Anda di halaman 1dari 3

Instalao hidrulica

No existe construo sem instalao hidrulica. Nessa parte do site Fazer Fcil voc vai aprender como fazer a instalao hidrulica de sua construo ! Lembre-se que a instalao hidrulica uma das etapas da construo onde mais ocorrem erros por falta de planejamento na hora de construir. Por isso, para evitar erros que podem ser carros de consertar (ou at mesmo impossveis) gaste um tempo planejando. Repare que tudo comea pela caixa de gua posicionada na laje ou no forro da construo. Imaginando que voc tenha construido uma laje, voc deixou duas sadas de canos, que no futuro so ligados na caixa d'gua. Um cano com 1 e 1/2 polegada para o vaso sanitrio, e outro de 3/4" para o restante da casa. Na figura 28, apresentamos um esquema de instalao hidrulica.

Quando voc usa um vaso sanitrio com caixa de descarga, pode levar a gua at ela atravs da tubulao de 3/4"; porm, se pretende utilizar um vaso com vlvula de presso, o ideal a colocao do tubo de l e 1/2", o qual aparece pontilhado na figura

acima. Se voc tiver o tubo de 1 e 1/2" e colocar um vaso com caixa de descarga, far uma reduo para 3/4". O tubo que atende todo o resto do sistema de 3/4". Antigamente, fazia-se a reduo para 1/2" um pouco antes das sadas, mas hoje isso feito com o simples uso de uma luva no momento da instalao. Embora o desenho no mostre, voc usar um registro para cada tubo que sair da caixa d*gua. Alguns construtores usam um cano de 3/4" exclusivo para servir o chuveiro (tambm com registro). As respectivas instalaes dos aparelhos, torneiras e mesmo da caixa de gua encontram-se definidas no tpico colocao de sanitrios. A tubulao principal ser de 3/4", havendo uma reduo na luva para 1/2" nos aparelhos: lavatrios (pia do banheiro); bid; tanque de lavar roupa; filtro; torneira do jardim. No haver necessidade de reduo para: banheira; pia de cozinha. Quanto ao chuveiro, depender do tipo a ser usado. Alguns no exigem reduo e fornecem gua farta mas sem presso; outros , para fornecer gua com presso (tipo ducha), precisam de reduo. Informe-se quanto ao tipo de chuveiro na hora da compra para saber a forma correta de instalao. Caso pretenda colocar aquecedor, pode manter o mesmo tubo de 3/4" sem reduo. A instalao hidrulica no requer maiores habilidades, mas necessrio agir com ateno. A partir do cano de 3/4", deixado na laje, voc vai puxar os demais canos, colocando curvas se necessrio. Os canos seguiro dentro da parede, em um canal previamente aberto; ao rosquear os canos, use a fita apropriada (tipo teflon), para evitar vazamento futuros. Na ausncia da fita, pode-se utilizar vedajunta, mas o trabalho deve ser cuidadoso. O cuidado que voc tiver agora, quando da colocao dos canos, pode lhe poupar inmeros aborrecimentos futuros. No seja apressado e verifique bem as conexes; se tiver dvidas, se houver a menor possibilidade de vazamentos, melhor refazer a etapa do que ser forcado a quebrar a parede depois de pintada... Seguindo a planta e estas instrues, voc far a instalao com facilidade. O dado importante saber ant ecipadamente onde as sadas sero instaladas. Em relao altura, obedea ao seguinte:

Vaso sanitrio Banheira Lavatrio Bid Chuveiro Pia de cozinha Descarga comum Descarga tipo montana Descarga tipo primor Tanque de lavar roupa Filtro Registro banheira Registro chuveiro

30 cms 50 cms 60 cms 15 cms 210 a 239 cms 120 cms 120 cms 140 cms 130 cms 120 cms 75 cms 75 cms 130 cms

As alturas acima so a partir do piso (considerado pronto). Desta forma ao fazer a instalao antes do acabamento do piso, de uma diferena de pelo menos 5 cms (a mais) nas alturas discriminadas na tabela. Repetimos a necessidade de um cuidado especial com as conexes, para evitar infiltraes nas paredes.

Anda mungkin juga menyukai