Anda di halaman 1dari 9

Manual de Instrues 1.

APRESENTAO
Parabns, voc acaba de adquirir uma excelente soluo para bombeamento de gua em propriedades rurais de qualquer rea de atividade. A bomba ROCHFER representa a opo mais adequada quando se pretende um abastecimento eciente, prtico, seguro e econmico. acionada pela gua e dispe de regulagens que possibilitam perfeito funcionamento em diversas condies de instalao e durante todo ano.

2. PROCEDIMENTO PRELIMINAR PARA INSTALAO

Verique se o modelo da bomba e tamanho de roda correspondem descrio da nota scal.

2.1 - Identicao
A identicao das bombas ROCHFER feita mediante plaqueta xada tampa do crter, contendo informaes sobre srie, modelo, n e data de fabricao, como mostra a gura abaixo. Esses dados so de suma importncia e devero ser informados no caso de esclarecimentos de dvidas com relao ao funcionamento da bomba, bem como para aquisio de peas de reposio.

3. ESPECIFICAES TCNICAS
Tab. 01

4. MONTAGEM E INSTALAO DA BOMBA


A bomba ROCHFER embalada desmontada em 3 partes: Corpo da bomba, Mancal e Cmara estabilizadora. O cavalete desmontado tambm se encontra na mesma embalagem. (Nas sries M e A o cavalete no faz parte do conjunto, quando adquirido ser embalado junto com a bomba). A roda embalada separadamente. Observe que a caixa contm um comparti- mento com os parafusos de montagem do cavalete e sua base. (g. 01)

04

Manual de Instrues 4.1 LOCAL DE INSTALAO


Escolha o local mais conveniente para posicionar a bomba, de maneira a facilitar a captao da gua para o acionamento da roda, a instalao da tubulao de bombeamento e a captao da gua a ser bombeada, caso ela venha de outra fonte. Evite locais sujeitos a enchentes. Prepare a base de concreto de acordo com a tab. 02. Nivele a bomba tanto no sentido do eixo da bomba, como no sentido da roda (g. 02), utilizando o nvel de mo ou mangueira de nvel para essa operao. Se necessrio, retire a cmara estabilizadora e nivele atravs do difusor. O nivelamento pode ser completado colocando-se arruelas nos parafusos entre o mancal e o cavalete. Obs: Em terrenos sujeitos a eroso aconselhvel construir paredes de contenso na proporo da inclinao do local e em solos de baixa resistncia, alagadios por exemplo, pea orientao a uma pessoa especializada. Tab. 02

Obs.: As dimenses da coluna C referem-se s rodas padres

4.2 - MONTAGEM E FIXAO DO CAVALETE


As partes que compem o cavalete possuem encaixes bastantes justos. Dessa maneira, ao fix-las, no aperte os parafusos em definitivo, o que dever ser feito quando toda a pea estiver montada.

4.3 - MONTAGEM E FIXAO DO MANCAL


Aparafuse o mancal com a ponta do eixo voltada para o ngulo reto do cavalete onde ser fixada a roda, deixando o rolete posicionado para baixo, o que facilita o acoplamento. (fig. 03)

Fig. 03

4.4 - MONTAGEM DO CORPO DA BOMBA


Encaixe o corpo da bomba ao mancal e aparafuse (A), no se esquecendo de colocar antes a junta. (fig. 04)
Fig. 04

4.5 - FIXAO DA RODA


A fixao da roda ao eixo se faz mediante dois parafusos (fig. 05) que se encontram no cubo da mesma. Alm disso deve-se observar que no eixo da bomba h um pequeno encaixe para um desses parafusos, sendo que o outro serve apenas como apoio. Aperte-os com firmeza.
Fig. 05

Manual de Instrues 4.6 - FIXAO DA CMARA ESTABILIZADORA


A cmara estabilizadora pode ser colocada em 4 posies distintas de acordo com o sentido da rede de bombeamento. Gire-a para encontrar a posio mais conveniente. (fig. 06)

Fig. 06

4.7 - ABASTECIMENTO DO CRTER


Coloque leo SAE 30 ou 40, pela abertura da tampa no crter. Observe na tab. 01 da pgina 04, para cada modelo de bomba a capacidade do crter. Verifique o nvel mensalmente. (fig. 07)

5. REGULAGEM DO CURSO DOS PISTES

Fig. 07

A regulagem do curso dos pistes, ou seja, o quanto o pisto avana dentro do cilindro obtida pela alterao da posio do rolete no disco do eixo da roda. Essa regulagem deve ser alterada nos seguintes casos: A - Quando a vazo para acionamento e/ou a altura de bombeamento no permitirem a utilizao do curso mximo. B - Quando houver reduo ou aumento da vazo de acionamento.

5.1 - PARA BOMBAS INSTALADAS


1 Pare a bomba cortando o fluxo de gua sobre a roda; 2 Desconecte as tubulaes de suco e bombeamento (entrada e sada) (fig. 06); 3 Esgote o leo do crter retirando o tampo do dreno, localizado na parte inferior; (fig. 07); 4 Solte os parafusos que prendem a flange do mancal ao crter, e retire o corpo da bomba, tomando cuidado para evitar acidentes; (fig. 03); 5 Solte e substitua* a porca de fixao do rolete, conforme fig. 08; * OBS.: esta uma porca do tipo parlock que no pode ser reaproveitada. 6 Coloque o rolete no furo desejado e aperte a porca com firmeza utilizando chaves adequadas; 7 Encaixe o corpo da bomba ao mancal e aparafuse, no se esquecendo de colocar antes a junta e de deixar o rolete posicionado para baixo o que facilita o acoplamento; (item 4.4 e 4.3) 8 Reponha o leo, observando o seu nvel; (fig. 07) 9 Conecte as tubulaes de suco e bombeamento (entrada e sada); 10 Acione a roda, liberando o fluxo de gua sobre a mesma.
Fig. 08

5.2 - PARA BOMBAS NO INSTALADAS


Realizar as operaes anteriores de 4 a 7.

6. ACIONAMENTO DA RODA
Instale o tubo de acionamento com a inclinao e distncia em relao roda indicadas na fig. 09.

Fig. 09

Manual de Instrues

Sugere-se cortar o tubo de acionamento 15 centmetros antes do centro da roda, e sobre ele encaixar um tubo de complemento do mesmo dimetro de aproximadamente 60 centmetros, aberto na parte superior (fig. 10). Deste modo possvel regular a cada da gua na posio mais eficiente em funo da inclinao do tubo e da quantidade de gua.

7. CAPTAO DA GUA A SER BOMBEADA


A captao dever ser feita por suco. Se a gua a ser captada estiver acima do nvel da bomba a mesma dever ser canalizada at a caixa de suco, preferivelmente ao lado da bomba. fundamental que a gua a ser bombeada esteja isenta de detritos como folhas que podem obstruir as vlvulas da bomba. Portanto no se deve esquecer de instalar o filtro que acompanha a bomba (fig. 11), e para proteo adicional, cubra-o com tela tipo mosquiteiro. Alm disso a presena de areia na gua fator de desgaste prematuro e excessivo dos pistes e esferas. Nesses casos fundamental a construo da caixa de decantao, cujo desenho se encontra no item 12 deste manual.
Fig. 11 Fig. 10

8. PEAS DE REPOSIO
Para aquisio de peas, indique o nmero correspondente ao modelo da bomba que se encontra inscrito na plaqueta de identificao, confome indicado no item 2 deste manual.
A ROCHFER se reserva o direito de alterar as caractersticas tcnicas do produto indicado neste manual sem prvio aviso

Manual de Instrues 9. TUBULAO DE RECALQUE


Posicione a cmara estabilizadora com a sada no sentido da rede a qual deve ter o dimetro adequado conforme tab. 03 (pgina 20). Outro aspecto importante que a tubulao deve ter resistncia compatvel com a altura de bombeamento (altura manomtrica). No ato da compra seu revendedor deve informar sobre as caractersticas da tubulao a ser utilizada. Obs: Utilizar conexes galvanizadas.

Fig.12

10. MANUTENO 10.1 - TROCA DE LEO


A bomba ROCHFER possui lubrificao automtica por meio de bomba de leo de acionamento mecnico a qual lubrifica constantemente as partes sujeitas a desgaste. Troque o leo no perodo indicado, pois mant-lo em bom estado significa durabilidade para o equipamento. No utilize leos fora da especificao, leo queimado, misturas de leo com graxa etc. Obs: Na linha MS no necessria a reposio de graxa em nenhum de seus componentes. 1 Pare a bomba cortando o fluxo de gua sobre a roda; 2 Retire a tampa do crter; (fig. 13) 3 Retire o tampo do dreno (A) na parte inferior do crter para esgotar o leo. importante que seja usado um recepiente qualquer para armazenar o leo usado, evitando assim a contaminao da gua; 4 Recoloque o tampo do dreno e abastea o crter com o leo indicado at o nvel correspondente; 5 Gire a roda manualmente para verificar o funcionamento da bomba injetora e dos tubos de lubrificao; 6 Recoloque a tampa do crter; 7 Acione novamente a bomba; Obs: Pelo menos uma vez por ms abra a tampa do crter para verificao do funcionamento da bomba injetora de leo e dos tubos lubrificadores, alm do nvel do leo.
Fig. 13

10.2 - TROCA DE GAXETAS


As gaxetas servem para vedar os pistes e se desgastam naturalmente com o uso. Entretanto, sua durabilidade varia em funo da presena de areia na gua bombeada, da altura de bombeamento e de sua correta substituio, conforme indicado adiante neste item. Obs: Nesse tipo de vedao comum ocorrer um pequeno gotejamento entre o pisto e a sobreposta. Quando houver vazamento exagerado nesse local, gire suavemente a sobreposta at o ponto de gotejamento.

Manual de Instrues
1 Pare a bomba cortando o fluxo de gua sobre a roda; 2 Desconecte as tubulaes de suco e bombeamento (entrada e sada); 3 Desaperte os parafusos (A) que fixam a vlvula inferior ao crter e os parafusos (B) que fixam as curvas aos cilindros; (fig.14) 4 Remova toda a parte superior da bomba; 5 Solte os parafusos (C) que fixam o cilindro ao seu suporte; (fig. 15) 6 Retire o cilindro; 7 Retire o pisto da seguinte maneira: A - Solte a porca (D) que fixa o pisto sem retir-la totalmente; B - Insira um pino na parte aberta da base do cilindro, atravessando-a de modo que se possa fixar o pisto (Fig. 15 - abaixo) C - Gire a roda com um pequeno golpe para solt-lo; D - Desenrosque a porca at o final e retire o pisto; 8 Retire as gaxetas velhas, o retentor e limpe a parte rosqueada do cilindro; 9 Coloque o retentor do cilindro com seu lado cnico voltado para as gaxetas; (fig. 16) 10 Introduza o pisto dentro do cilindro, para que sirva como guia na colocao das gaxetas novas; 11 Coloque anis de gaxetas, aos pares, entre o pisto e o cilindro, de maneira que suas pontas fiquem desencontradas 180 entre si; (fig. 17) 12 Enrosque a sobreposta, utilizando o pino para esse fim, at que os anis toquem no fundo do cilindro e fiquem compactados; 13 Retire a sobreposta e repita a operao at completar o processo; 14 Com a sobreposta enroscada no cilindro, retire o pisto. Gire-o para facilitar a sua sada; 15 Recoloque o pisto na haste e tambm a porca, aproveitando para ved-la com veda-rosca tipo teflon; 16 Recoloque o cilindro e a parte superior da bomba apertando por ltimo os parafusos que fixam vlvula inferior. curvas ao cilindro; 17 Conecte novamente as tubulaes de suco e bombeamento (entrada e sada); 18 Acione novamente a bomba; 19 Se necessrio, comprima as gaxetas utilizando o pino para essa finalidade. (fig. 18) Obs: Comprimir exageradamente as gaxetas ocasiona seu desgaste prematuro como tambm dos pistes, alm de frenar a bomba diminuindo a rotao da roda e a vazo obtida. Isso facilita o alinhamento e fixao das
Fig. 16 Fig. 15 Fig. 14

11. DVIDAS SOBRE FUNCIONAMENTO


Quando houver interrupo de bombeamento ou diminuio da quantidade bombeada leia as orientaes a seguir e faa as correes necessrias. Informaes adicionais esto disponveis em nosso site: www.rochfer.com.br
Fig. 17

Fig. 18

Manual de Instrues

Manual de Instrues 12. CAIXA DE DECANTAO


(medidas em milmetros)

Corte AA

Capacidade interna: 250 litros

Detalhe B
Obs.: necessrio que a caixa de decantao possua tampa para evitar a entrada de folhas, insetos etc.

13. TABELAS
Tab 03: Dimetro mnimo da tubulao de recalque

Tab 04: Dimetro do tubo de acionamento da roda de acordo com a vazo Tab 05: Distncia e profundidade de suco Tab 06: Vazo bombeada de acordo com a rotao por minuto

* A vazo obtida varia de acordo com o volume de gua disponvel para o acionamento da roda, da altura de bombeamento, do dimetro da tubulao e do comprimento da rede.

Anda mungkin juga menyukai