Anda di halaman 1dari 3

O que o GPS?

? O GPS, Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System), um sistema de navegao que utiliza informao proveniente de satlites para fornecer com rigor as coordenadas de um lugar. Indica a direo e sentido do movimento numa viagem; Localiza pontos num mapa atravs das suas coordenadas; Armazena as coordenadas das posies na memria, podendo inverter o percurso da viagem e regressar ao ponto de partida.

A tecnologia atual permite que qualquer pessoa se possa localizar no planeta com uma preciso nunca imaginada por navegantes e aventureiros h at bem pouco tempo. O sofisticado sistema que tornou realidade esse sonho chamado "GPS" e foi concebido pelo Departamento de Defesa dos EUA no incio da dcada de 60, sob o nome de 'projeto NAVSTAR'. O sistema foi declarado totalmente operacional apenas em l995. O seu desenvolvimento custou 10 bilhes de dlares. Consiste em 24 satlites que orbitam a terra a 20.200 km duas vezes por dia e emitem simultaneamente sinais de rdio codificados. Testes realizados em 1972 mostraram que a pior preciso do sistema era de 15 metros. A melhor, 1 metro. Preocupados com o uso inadequado, os militares americanos implantaram duas opes de preciso: para usurios autorizados (eles mesmos) e usurios no-autorizados (civis). Os recetores GPS de uso militar tm preciso de 1 metro e os de uso civil, de 15 a 100 metros. Como funciona o GPS? O GPS contm informao do instante em que um satlite lhe envia sinais atravs de ondas eletromagnticas. Estes sinais propagam-se velocidade da luz ( c = 300 000 km/s ) , logo ocorre uma variao de tempo entre a emisso do sinal pelo satlite at a chegada ao GPS que nos possibilita calcular a distncia entre o GPS e o satlite. Para localizar um lugar na Terra, o recetor recorre ao mtodo geomtrico da Triangulao, aps ter calculado a sua distncia a trs satlites.

Depois de calculadas as distncias aos satlites A, B e C, como na figura, podemos ento determinar a posio do ponto P, onde est localizado o recetor.

Quais so as aplicaes do GPS? Navegao terrestre, martima e area (Transportes convencionais, excursionistas, desportistas, pescadores ou investigadores em zonas desconhecidas); Segurana de veculos como txis ou camies de transporte de mercadorias; Mapeamento (Produo de mapas e estudo da topografia dos terrenos); Gesto de trfego e deteo de situaes de emergncia; Guardas florestais, trabalhos de prospeo e explorao de recursos naturais, gelogos, arquelogos, bombeiros, so enormemente beneficiados pela tecnologia do sistema; Com a popularizao do GPS, um novo conceito surgiu na agricultura: a agricultura de preciso. Uma mquina agrcola dotada de recetor GPS armazena dados relativos produtividade num carto magntico que, tratados por programa especfico, produz um mapa de produtividade da lavoura. As informaes permitem tambm otimizar a aplicao de fertilizantes. Lavouras americanas e europeias j utilizam este processo que tem enorme potencial.

Limitaes do GPS O recetor no um altmetro confivel, pois o erro de 15 a 100 metros introduzido propositadamente se aplica tambm altitude. Os sinais dos satlites no penetram na vegetao densa, vales estreitos, cavernas ou na gua. Montanhas altas ou edifcios prximos tambm afetam a sua preciso. Para o uso automvel, deve-se providenciar uma extenso para fixar a antena externamente ou posicion-lo junto ao para-brisas. Os conectores so do tipo LM-1 e LF-1, usados por rdio-amadores. importante que o recetor utilize pilhas comercializadas no nosso mercado e que tenha como acessrio um adaptador para lig-lo no isqueiro do veculo. Para o uso em ambiente marinho, fundamental que o recetor seja prova de gua para evitar corroso nos seus componentes. Encontram-se em funcionamento dois sistemas de navegao por satlite: o GPS americano e o GLONASS russo. Existem tambm dois outros sistemas em implementao: o Galileo da Unio Europeia e o Compass chins. GLONASS O GLONASS (Global Navigation Satellite System) um sistema de posicionamento geogrfico, similar ao GPS, conta com uma constelao de 24 satlites divididos em trs rbitas, pertence Federao Russa. O primeiro satlite GLONASS foi lanado em 12 de outubro de 1982, mas tinha apenas objetivos militares, datando a verso comercial do sistema apenas de 1993. Os satlites GLONASS orbitam a uma altitude de 19,100km mais baixo que a rbita do GPS que de 20,200km. Esta rbita mais baixa significa que os satlites GLONASS completam uma volta Terra em 11horas e 15minutos comparado s 11 horas e 58 minutos da rbita do GPS. Segundo Parkinson e Spilker (2006) o propsito do sistema global de navegao por satlite GLONASS prover a um nmero ilimitado de usurios com servios de posicionamento tridimensional, medida de velocidade e de tempo em qualquer lugar do globo terrestre e em qualquer condio climtica.

GALILEO Galileo um Sistema de Posicionamento Global por satlite europeu. Concebido desde o incio como um projeto civil, em oposio ao GPS americano e ao GLONASS russo que so de origem militar, tendo, vrias vantagens: maior preciso (ainda a ser confirmado em testes reais), maior segurana (possibilidade de transmitir e confirmar pedidos de ajuda em caso de emergncia) e menos sujeito a problemas (o sistema tem a capacidade de testar a sua integridade automaticamente). Alm disso, o sistema ser inter-opervel com os outros dois sistemas j existentes, permitindo uma maior cobertura de satlites. O sistema completo incluir 30 satlites, dos quais 3 ficaro em reserva como suplentes caso sejam necessrios, e prev-se a sua entrada em funcionamento em 2010, embora com um atraso de dois anos face s perspetivas iniciais. Os primeiros sinais Galileo foram transmitidos no dia 12 de janeiro de 2006 pelo satlite GIOVE-A que tinha sido colocado em rbita a 28 de dezembro de 2005. Em 2008 o GIOVE-B, o segundo satlite de teste, comeou a transmitir sinais de navegao. Compass Compass ou Beidou-2 o sistema chins de posicionamento global por satlite. A China est a implementar o seu prprio sistema global de navegao por satlites, similar ao GPS norte-americano e ao GLONASS russo; contar com 35 satlites: cinco geoestacionrios e trinta em rbita mdia. Os chineses tambm participam do sistema de posicionamento global Galileo em parceria com a Unio Europeia. O primeiro sistema BeiDou composto por 3 satlites e tem cobertura e aplicaes limitadas. Tem oferecido servios de navegao, principalmente para clientes na China e de regies vizinhas, desde 2000. A segunda gerao do sistema, conhecido como Compass ou BeiDou-2, que ser um sistema de navegao global por satlite constitudo por 35 satlites, est ainda em construo. Tornou-se operacional, com cobertura da China, em dezembro de 2011, com 10 satlites. Foi planeado para oferecer servios a clientes do leste asitico em 2012 e o sistema global deve estar concludo at 2020. Curiosidades histricas No dia 23 de agosto de 1499, o navegador italiano Amrico Vespcio acreditava estar a navegar pela costa da ndia, baseado nos relatos de seu colega e patrcio Cristvo Colombo. Levava a bordo da sua caravela um Almanaque - livro que lista as posies e os eventos relacionados com os corpos celestes - que previa o alinhamento da Lua com Marte para a meia-noite daquele dia. Vespcio esperou quase at ao amanhecer para observ-lo. Sabendo que a referncia dos dados contidos no Almanaque era a cidade de Ferrara, na Itlia, avaliou a diferena de tempo entre as duas observaes e, com o valor do dimetro da Terra j conhecido, pde calcular a que distncia se encontrava de Ferrara a sua longitude. Concluiu que no poderia estar na costa da ndia e afirmou categoricamente que Colombo havia descoberto um novo continente. Foi a primeira pessoa a saber a verdade sobre o Novo Mundo. O nome AMRICA homenageou-o e perpetuou esse romntico acontecimento. Filipa Santos, n9, 12J

Anda mungkin juga menyukai