Anda di halaman 1dari 3

Juliana Frederico

SMULAS VINCULANTES TRIBUTRIAS COMENTADAS TURMA: X EXAME DE ORDEM


Ano 2013 Edio 13

Juliana Frederico Fontes Pgina: Professora Juliana Frederico @julianaoab julianafredericofontes@gmail.com

SMULAS VINCULANTES TRIBUTRIAS O nico rgo do Poder Judicirio que pode editar smulas com efeitos vinculantes (isto , de observncia obrigatria pelos demais rgos do Poder Judicirio e pela administrao pblica direta e indireta), o Supremo Tribunal Federal (STF), conforme determina o art. 103-A, da CF (Constituio Federal), abaixo descrito (dispositivo que foi includo na CF pela Emenda Constitucional n 45/2004).
Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poder, de ofcio ou por provocao, mediante deciso de dois teros dos seus membros, aps reiteradas decises sobre matria constitucional, aprovar smula que, a partir de sua publicao na imprensa oficial, ter efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder sua reviso ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) (Vide Lei n 11.417, de 2006). 1 A smula ter por objetivo a validade, a interpretao e a eficcia de normas determinadas, acerca das quais haja controvrsia atual entre rgos judicirios ou entre esses e a administrao pblica que acarrete grave insegurana jurdica e relevante multiplicao de processos sobre questo idntica. 2 Sem prejuzo do que vier a ser estabelecido em lei, a aprovao, reviso ou cancelamento de smula poder ser provocada por aqueles que podem propor a ao direta de inconstitucionalidade. 3 Do ato administrativo ou deciso judicial que contrariar a smula aplicvel ou que indevidamente a aplicar, caber reclamao ao Supremo Tribunal Federal que, julgando-a procedente, anular o ato administrativo ou cassar a deciso judicial reclamada, e determinar que outra seja proferida com ou sem a aplicao da smula, conforme o caso."

A seguir, breves comentrios s selecionadas Smulas Vinculantes que tratam de matria tributria, contendo a respectiva data de publicao do Dirio Oficial (DJ): Smula Vinculante 8 (DJ 20/06/2008) So inconstitucionais o pargrafo nico do artigo 5 do Decreto-Lei n 1.569/1977 e os artigos 45 e 46 da Lei n 8.212/1991, que tratam de prescrio e decadncia de crdito tributrio. Somente lei complementar poder determinar os prazos de decadncia e prescrio em matria tributria art. 146, III, b, CF. O CTN (Lei n 5.172/66), apesar de formalmente ser lei ordinria, materialmente lei complementar e determina que os referidos prazos so, em regra, de 5 anos. A Lei n 8.212/1991 lei ordinria - determinava que para as contribuies previdencirias seriam de 10 anos, o que foi reconhecidamente julgado inconstitucional. Smula Vinculante 12 (DJ 22/08/2008) A cobrana de taxa de matrcula nas universidades pblicas viola o disposto no art. 206, IV, da Constituio Federal. Ao assegurar a gratuidade do ensino em seu art. 206, IV, a CF no fez distino entre ensino fundamental, mdio ou superior, prestado por estabelecimentos oficiais. Referido servio pblico, apesar de ser especfico e divisvel, no pode ser objeto de cobrana de taxa, nem mesmo pelas universidades pblicas. Trata-se do reconhecimento de imunidade especfica.

Pgina 1 de 3

Juliana Frederico

SMULAS VINCULANTES TRIBUTRIAS COMENTADAS TURMA: X EXAME DE ORDEM


Ano 2013 Edio 13

Juliana Frederico Fontes Pgina: Professora Juliana Frederico @julianaoab julianafredericofontes@gmail.com

Smula Vinculante 17 (DJ 10/11/2009) Durante o perodo previsto no pargrafo 1 do artigo 100 da Constituio, no incidem juros de mora sobre os precatrios que nele sejam pagos. A referida smula se refere redao do art. 100, 1, da CF, antes da edio da edio da EC 62/2009 publicada em 09/12/2009). Se o precatrio for pago dentro do perodo previsto, no haver juros (mas haver correo monetria). Se pago com atraso, haver juros aps as referidas datas. Art. 100. (...) 1 - obrigatria a incluso, no oramento das entidades de direito pblico, de verba necessria ao pagamento de seus dbitos constantes de precatrios judicirios, apresentados at 1 de julho, data em que tero atualizados seus valores, fazendo-se o pagamento at o final do exerccio seguinte. Smula Vinculante 19 (DJ 10/11/2009) A taxa cobrada exclusivamente em razo dos servios pblicos de coleta, remoo e tratamento ou destinao de lixo ou resduos provenientes de imveis, no viola o artigo 145, II, da Constituio Federal. Foi reconhecido que o referido servio de coleta divisvel e especfico e, por isso, constitucional a respectiva taxa exigida. Diferentemente da limpeza pblica (limpeza, varrio, etc) prestado de forma genrica, sem distino, que no pode ser remunerada por taxa. Smula Vinculante 21 (DJ 10/11/2009) inconstitucional a exigncia de depsito ou arrolamento prvios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo. Essa smula fruto da mudana radical (virada jurisprudencial) de entendimento do STF sobre a questo. Tal deciso atinge inclusive os processos tributrios, em razo do princpio da ampla defesa e contraditrio. Por outro lado, tem por objetivo afastar a clusula solve et repete (paga e depois reclame/solicite restituio). Smula Vinculante 24 (DJ 11/12/2009) No se tipifica crime material contra a ordem tributria, previsto no art. 1o, incisos I a IV, da Lei no 8.137/90, antes do lanamento definitivo do tributo. Enquanto no finalizado o processo administrativo relativo exigncia tributria, no h justa causa para o Ministrio Pblico propor a ao penal. Smula Vinculante 28 (DJ 17/02/2010) inconstitucional a exigncia de depsito prvio como requisito de admissibilidade de ao judicial na qual se pretenda discutir a exigibilidade de crdito tributrio. O depsito suspende a exigibilidade do crdito tributrio (art. 151, II, CTN), mas no pode ser requisito para admissibilidade de ao judicial (anulatria ou declaratria). Diferentemente ocorre nos Embargos Execuo Fiscal, que pressupe garantia da dvida, seja por meio de depsito, bens ou direitos.

Pgina 2 de 3

Juliana Frederico

SMULAS VINCULANTES TRIBUTRIAS COMENTADAS TURMA: X EXAME DE ORDEM


Ano 2013 Edio 13

Juliana Frederico Fontes Pgina: Professora Juliana Frederico @julianaoab julianafredericofontes@gmail.com

Smula Vinculante 29 (17/02/2010) constitucional a adoo, no clculo do valor de taxa, de um ou mais elementos da base de clculo prpria de determinado imposto, desde que no haja integral identidade entre uma base e outra. A taxa no pode ter base de clculo de imposto (art. 145, 2, CF). Mas, a lei, ao determinar a base de clculo da taxa, pode incluir dentre vrios fatores, algum elemento utilizado para apurao da base de determinado imposto, desde que no seja o nico a ponto de verificar plena identidade de ambos. Smula Vinculante 31 (DJ 17/02/2010) inconstitucional a incidncia do Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza ISS sobre operaes de locao de bens mveis. Servio obrigao de fazer, ou seja, no obrigao de dar. Assim, considerando que locao obrigao de dar, no poder haver incidncia do ISSQN, por no ocorrer o fato gerador desse tributo. Smula Vinculante 32 (DJ 24/02/2011) O ICMS no incide sobre alienao de salvados de sinistro pelas seguradoras. Os referidos salvados de sinistro no so considerados mercadorias, porquanto as seguradoras no realizam a venda desses bens com o intuito de lucro. Ao contrrio, assim fazendo apenas recuperam parte do prejuzo. Por no estarem includos no conceito de mercadoria, os salvados no podem ser tributados pelo ICMS.

Pgina 3 de 3

Anda mungkin juga menyukai