Anda di halaman 1dari 22

Fico Cientfica: uma narrativa da subjetividade homem-mquina

Ftima Regis de Oliveira*

RESUMO As novas tecnologias de informao e a comunicao mediada por computador desafiam as fronteiras modernas que definiam o humano como sujeito natural, pensante e autnomo. Ao violar essas fronteiras, as novas tecnologias produzem seres hbridos e mundos possveis, antes restritos s narrativas de fico cientfica. Partindo das interrogaes como a fico cientfica conquistou a Atualidade e como nos tornamos ciborgues, o artigo desenvolve duas hipteses complementares. A primeira aposta que a fico cientfica uma narrativa que problematiza as fronteiras entre subjetividade, tecnocincia e espao-tempo como estratgia de interrogar o humano. A segunda hiptese cr que ao pr em questo as fronteiras ontolgicas e epistemolgicas modernas, as novas tecnologias permitiram os hibridismos que atualizam o ciborgue como devir humano e elegem a fico cientfica como fico da Atualidade.

177

ABSTRACT The new informational technologies and the computer mediated communication defy the boundaries of Modernity that had defined the human as a natural, thinking and autonomous subject. Fading the manmachine boundaries, the new technologies have enabled the creation of hybrid creatures and possible worlds, previously restricted to the science fiction genre. Starting from the questions how science fiction conquered the contemporary and how we became cyborgs, this article analyses two complementary hypothesis. The first one maintains that science fiction is a narrative that questions the boundaries separating subjectivity, technoscience and space-time as a strategy to question the human issue. The second one asserts that by questioning the ontological and epistemological boundaries, the new technologies give rise to the cyborg as the becoming of man and elect science fiction as the fiction of Today.

*Doutora em Comunicao (ECO/UFRJ), Professora do Departamento de Relaes Pblicas da UERJ

CONTRACAMPO

178

Na virada do sculo XX para o XXI assistimos a um fato curioso: os monstros e os mundos possveis da fico cientfica parecem escapar das pginas de livros e telas de cinema e se materializar em nossos laboratrios. O rato com orelha humana nas costas, o computador enxadrista Deep Blue, o canadense Steve Mann o cyberman,1 o ciberespao e a realidade virtual so alguns exemplos. Esses seres e mundos hbridos, frutos das tecnologias de informao e da comunicao mediada por computador, indicam a perda de nitidez nas fronteiras modernas entre orgnico/maqunico, natural/artificial, fsico/no-fsico, corpo/mente, factual/ficcional produzindo dois eixos de problematizaes que interessam a este artigo. O primeiro eixo refere-se s mudanas dos conceitos e relaes entre humanos e tcnica que nos faz repensar as fronteiras ontolgicas e epistemolgicas modernas. O segundo remete ao fato de os seres e mundos hbridos parecerem personagens e paisagens da fico cientfica, o que desperta a curiosidade por entender como o termo hbrido fico cientfica tornou-se to adequado para descrever o contexto cultural e cientfico da Atualidade. No primeiro eixo, mais especificamente no campo das fronteiras ontolgicas, percebemos deslocamentos nos conceitos de humano, de tcnica e de espacialidade. Alguns exemplos esclarecem estas mudanas. A biologia, ao descobrir o funcionamento do cdigo gentico e o modo como a informao se processa a nvel molecular, mudou o estatuto do ser vivo, inaugurando uma srie de estudos em diversas reas que tem produzido uma maquinao bioqumica do humano. Por sua vez, hoje, os dispositivos tecnolgicos no so apenas ferramentas, prteses ou extenses para os sentidos. Eles modulam nossas capacidades fsicas, sensoriais e cognitivas, reconfigurando as fronteiras e os modos de interao entre homens e mquinas. J o ciberespao e a realidade virtual oferecem a possibilidade de experimentar fisicamente mundos materiais e abstratos, espaos naturais e construdos, ampliando o campo da experincia de espacialidade. As tecnologias de informao proporcionam tambm novas formas de interveno e conhecimento do mundo, problematizando assim as fronteiras epistemolgicas modernas. Ao produzir clones e seres hbridos, as biotecnologias e a engenharia gentica permitem que o homem atue sobre os mecanismos da vida: at ento fora do alcance da cincia. Questes como a criao de seres clonados e hbridos, que antes preocupavam apenas os autores de fico cientfica, tornam-se algumas das indagaes ticas, cientficas e filosficas mais relevantes na Atualidade, o que nos conduz ao segundo eixo de problematizaes. Filsofos e cientistas contemporneos, ao discutir as articulaes entre tecnologia, subjetividade e experincias possveis, tm convergido para temas e elementos estticos da fico cientfica, evidenciando o curto-circuito entre factual e ficcional na Atualidade. Entusiasmado com os avanos na prtica

CONTRACAMPO

de imerso virtual, o cientista do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Hans Paul Moravec, analisa em seu livro de divulgao cientfica Mind Children (1988, p. 109) a possibilidade de transmigrar a mente humana para a memria do computador. 2 Da mesma forma, pensadores como Katherine Hayles (1999) e Bruce Mazlish (1993) utilizam indistintamente textos acadmicos e narrativas de fico cientfica como fontes de referncia para construir seus argumentos filosficos. O momento presente se v como fico cientfica. O fato tem sido observado por acadmicos e escritores do gnero. Marshall MacLuhan constata: Ns vivemos fico cientfica (Apud BUKATMAN, 1998, p. 6). O escritor J.G. Ballard percebe que Ns anexamos o futuro ao nosso prprio presente (Idem). Neste novo cenrio de fico cientfica, o humano passa a ser entendido como um ser em continuidade com animais e mquinas. O ciborgue figura hbrida de animal e mquina, habitante de mundos naturais e construdos, ponto de interseo entre realidade e fico a figura que melhor incorpora as complexas questes do humano em suas novas conexes com o mundo. Este novo devir humano desafia de modo inquietante o sujeito natural, pensante e autnomo forjado na Modernidade. Para examinar as novas relaes entre humanos e tecnologias duas questes parecem fundamentais. A primeira interroga a mudana no conceito de humano e tenta compreender como nos tornamos ciborgues? A segunda investiga por que a Atualidade se v como fico cientfica? Dito de outro modo: Como a fico cientfica, considerada um gnero menor, restrito a fs, conquistou o presente? Ou simplesmente: como a fico cientfica conquistou a Atualidade? O objetivo deste artigo mostrar que a histria de como nos tornamos ciborgue s baseia-se nas mesmas violaes de fronteiras da trama sobre como a fico cientfica conquistou a Atualidade . O entrelaamento inextricvel destas duas questes conduz as investigaes sobre o que o humano hoje. Duas hipteses complementares orientam o estudo. A primeira aposta que a fico cientfica uma narrativa que problematiza as fronteiras entre subjetividade, tecnocincia e espao-tempo como estratgia de interrogar o humano. A segunda indica que ao pr em questo as fronteiras ontolgicas e epistemolgicas modernas, as novas tecnologias de comunicao e de informao fazem surgir o ciborgue como novo devir do humano e elegem a fico cientfica como a fico da Atualidade . A estratgia para estabelecer a singularidade da mudana no conceito de humano a historicidade. Propor a historicidade como modo de investigao supor que o humano um conceito construdo cultural e historicamente a partir de desafios, invenes, encontros, oportunidades e transformaes surgidas em cada momento histrico. Para pensar o lugar do humano hoje necessrio que se realize um recuo ao passado recente a fim de entender, de modo muito breve, como foi construdo o conceito de humano na Modernidade.

179

CONTRACAMPO

180

1. MODERNIDADE : SUBJETIVIDADE, TECNOCINCIA E FUTURO No decorrer dos sculos XVII e XVIII, o sucesso da produo de artefatos e das invenes cientficas legitimam a razo como mtodo verdico de conhecimento, conferindo profundidade subjetiva, autonomia e secularidade ao humano.3 O pensamento iluminista considera que, como ser dotado de razo, o homem deve ser capaz de administrar a si prprio e a sociedade, sem a tutela de um ser superior e a crena em iluses (emancipao da religio e do mito). Para tanto, a objetividade das cincias puras ou exatas deve servir de modelo para as cincias humanas e sociais nascentes promoverem o processo de educao civilizatria, ou seja, a passagem do mito razo, da barbrie civilizao. No incio do sculo XIX, corrente a idia de que o homem precisa superar seus instintos animais para alcanar o ideal de sujeito presente a si, auto-suficiente, racional e possuidor de livre arbtrio. Esta mesma racionalidade deve ser aplicada aos processos sociais, polticos e econmicos a fim de promover as mudanas necessrias criao de organizaes sociais democrticas e livres no futuro. A diviso epistmica entre cincias puras e cincias humanas funda tambm a separao ontolgica entre homens, animais e mquinas na Modernidade. Os animais pertencem natureza. Os humanos so seres entre a natureza (locus de fora, pureza, perfeio e animalidade) e a cultura (lugar de razo e civilizao), devendo superar a animalidade em prol da civilizao. E, por fim, os produtos da tcnica so meros instrumentos inertes, produzidos pela cultura para realizar a mediao entre natureza e cultura. Gestada em bero iluminista, a Revoluo Francesa consolida a fora do indivduo e a confiana na razo, propondo que: ns (indivduos, cidados) podemos mudar a sociedade. J a Revoluo Industrial mostra o potencial da expanso tcnica como instrumento que pode ajudar a emancipar o indivduo ou submet-lo dominao. O futuro o lugar da realizao do sujeito e da sociedade: Utopia Moderna. No apenas o conceito de homem como sujeito singular, pensante e autnomo que emerge do humanismo moderno. Ao combinar a profundidade de subjetividade do humano, o uso da tcnica para mudar a sociedade, e o sonho de novos espaos (utopia = u-topos = um outro lugar) em um tempo futuro, o pensamento moderno cria tambm as condies de surgimento da fico cientfica. Vamos primeiro buscar compreender a ascenso da fico cientfica na Atualidade e depois nos dedicaremos s mudanas nas relaes homem/tcnica que culminaro no ciborgue. 2. COMO A F ICO CIENTFICA CONQUISTOU A A TUALIDADE No sculo XIX a fico cientfica ganha popularidade com as histrias de Jlio Verne, H. G. Wells e Edward Bellamy. Em 1929 surge o nome fico cientfica. Considerada literatura menor, suas narrativas dirigem-se a pblicos

CONTRACAMPO

especficos, verdadeiras seitas que abrigam editores, escritores e fs. Classificada como produto da cultura de massa, na primeira metade do sculo XX a fico cientfica no merece a ateno de estudos acadmicos. Apesar disso, escritores e editores buscam circunscrever um campo terico para o gnero: o cunho educativo e a afinidade com o progresso so destacados por Hugo Gernsback o editor da primeira revista dedicada exclusivamente fico cientfica, a Amazing Stories (Apud Clute e Nicholls, 1995, p. 311); o pesquisador J. O Bailey enfatiza a familiaridade do gnero com as cincias terico-experimentais (Id, p. 312). A partir do movimento New Wave (dcada de 1960), as abordagens tericas sobre a fico cientfica escapam das propostas simplificadoras que a reduziam ao carter cientfico e buscam compreender e aprofundar as interfaces entre cincia, tecnologia, humanos e sociedade, sob a gide das cincias terico-experimentais e das cincias humanas e sociais. Surgem os termos fico cientfica hard e soft . Frederik Pohl (1997, p. 7), citando Tom Shippey, oferece um conceito bem mais amplo: prope que fico cientfica refere-se a mudanas (no homem, na Histria, na cultura, no tempo, entre outros). Estudos recentes de alguns pesquisadores norte-americanos tm privilegiado a articulao entre a sociedade e as mudanas tecnolgicas, enquanto outros pesquisadores e escritores do gnero defendem que o mago da fico cientfica reside nas imbricaes entre subjetividade e tecnocincia. O escritor Norman Spinrad define ironicamente: fico cientfica qualquer coisa publicada como fico cientfica(Apud SMITH, 1982, p. 9). Mas, por que uma forma de narrativa to facilmente reconhecida por seus cones (espaonaves, seres extraterrestres, robs, supercomputadores, planetas longnquos, viagens no tempo e a lugares exticos ou inexplorados, histrias alternativas e humanos com superpoderes) insiste em escapar dos aportes tericos mais inclusivos? Certamente todos esses cones referem-se a perspectivas trazidas pelo desenvolvimento cientfico e tecnolgico. Referem-se tambm a mudanas: no espao, no tempo, no homem e em seu modo de perceber e atuar sobre a realidade. Associam desenvolvimento tecnolgico a novas experincias do sujeito e, conseqentemente, novas formas de organizaes sociais. O desafio que se apresenta investigar uma abordagem para a fico cientfica sem priv-la de sua complexidade ou reduzir sua multiplicidade temtica. Procuremos buscar mais pistas por meio da investigao da rvore genealgica da fico cientfica e das condies modernas que produziram seu nascimento. As fices fantsticas (a fico cientfica e sua irm, a fantasia) so herdeiras das fbulas e das narrativas de viagens. As fbulas descrevem seres maravilhosos e lugares exticos. Seu objetivo, diz Asimov, o mesmo da fico cientfica: descrever a vida tal como no a conhecemos (ASIMOV, 1984, p. 120). A justaposio entre o conhecido e o estranho, o Eu e o Outro,

181

CONTRACAMPO

182

o existente e o no-existente, revela que o tema comum fbula, fico cientfica e fantasia a interrogao de nossa humanidade e de nosso mundo a partir da presena de um Outro ser (pigmeus e trogloditas, aliengenas e robs, ou duendes e ogros) ou de um Outro mundo (as culturas orientais, os planetas longnquos, os reinos de fadas). E claro que as viagens realizadas e os seres visitados (ou criados) dependem do potencial de saber (mgico, religioso ou cientfico) de cada cultura. A partir de uma ou vrias mudanas nas esferas de subjetividade, saber e espao-tempo, a fbula e a fico fantstica exercitam a curiosidade e o deslumbramento sobre seres e mundos desconhecidos como estratgia de problematizao de nossa prpria humanidade e de nosso potencial de explorao no mundo. Por exemplo, o monstro do Dr. Frankenstein (Cf. SHELLEY, s/d) e as criaturas do Dr. Moreau (Cf. WELLS, 1989) afrontam os limites do humano tanto em relao sua constituio biolgica quanto em relao sua capacidade de intervir sobre a criao de vida; j a mquina do tempo, do clssico homnimo de H. G. Wells (Cf. WELLS, 1989), desafia o determinismo das leis da fsica. No casual que o nascimento da fico cientfica tenha se dado no alvorecer da Revoluo Industrial, na Inglaterra. O sujeito autnomo e singular, legitimado pelo desenvolvimento tecnocientfico, e a idia de futuro como produto das mudanas realizadas no presente fornecem o terreno frtil para a narrativa de fico cientfica. A Modernidade fornece as condies de nascimento da fico cientfica, mas no pode pens-la. Ao erigir fronteiras entre homens, animais e mquinas, a epistemologia moderna trata a tecnologia como instrumento de alienao ou libertao do indivduo, mas nunca como algo que se imbrica com os modos de subjetivao e faz repensar os limites do humano. A Modernidade no apenas propicia as condies de aparecimento da fico cientfica quanto ela mesma uma narrativa: uma metanarrativa. O pensamento esclarecido tambm sonhou com um outro ser o sujeito civilizado e emancipado e um outro mundo a sociedade democrtica no futuro. O ailleurs moderno um espao a ser construdo num tempo futuro. As mudanas sonhadas pelos modernos - a emancipao do homem pela razo, a construo de organizaes sociais democrticas e o controle da natureza pela cincia - eram uma narrativa nica e linear. Enquanto pensadores e cientistas buscam as condies de concretizao da Utopia Moderna por meio da antecipao do futuro, os escritores de fico cientfica narram as outras utopias, distopias e heterotopias possibilitadas pelos deslocamentos de fronteiras nos campos da subjetividade, tecnocincia e configuraes de espao e tempo. Surgem histrias sobre viagens no tempo, aventuras em planetas distantes, novas tecnologias de transporte (bales e submarinos) e de comunicao (rdio), mquinas inteligentes, experimentos biolgicos com animais e homens, entre outros temas.

CONTRACAMPO

A fico cientfica enevoa os limites entre cincias humanas, sociais e terico-experimentais, doando a suas narrativas o carter mltiplo da experincia. Da sua dificuldade de ser apreendida pela epistemologia moderna. A multiplicidade que a fico cientfica atribui experincia s possvel de ser compreendida por procedimentos transdisciplinares. Para tanto, resgato dois conceitos de dois pensadores do sculo XX que buscaram entender o carter mltiplo do homem e do mundo. De Michel Foucault tomo emprestado o exerccio da curiosidade como estratgia de interrogar o pensamento por meio de um saber que lhe estranho (1984, p. 13). De Gilles Deleuze retomo o empirismo filosfico necessrio para produzir inesgotveis aquis e agoras (1988, p. 17-8). A curiosidade de Foucault e o empirismo de Deleuze provocam mudanas de perspectivas, caractersticas da abordagem transdisciplinar. O deslocamento de si mesmo e do pensamento permite que se vislumbrem as multiplicidades, os devires, as diversas possibilidades do humano e do mundo. Acredito que em suas narrativas, a fico cientfica exercita a tarefa filosfica de interrogar os modos do homem ser e atuar sobre o mundo por meio de duas prticas cientficas a curiosidade e o experimentalismo. A fico cientfica cria as condies de produo de sentido entre subjetividade, tecnocincia e espao-tempo , tornando-se campo propcio para interrogar o humano por meio da comunicao fecunda entre filosofia e cincia.5 O momento presente caracteriza-se pela expanso mundial da tecnologia e pelo esmaecimento de fronteiras que tm propiciado novas condies de produo de subjetividade, novas configuraes espao-temporais para a experincia humana e novas relaes com a tecnologia. Por reconfigurar as possibilidades de experincia dos homens e do mundo, a sociedade atual gera uma abertura para as multiplicidades, para fazer habitar o humano no inumano, a fico no real e vice-versa. A fico cientfica, como o gnero que investiga os modos de produo de subjetividade em uma sociedade tecnocientfica, parece tornar-se a fico da atualidade, ganhando respeitabilidade no mundo acadmico. 3 . COMO N OS T ORNAMOS C IBORGUES O ciborgue parece ser a figura que melhor problematiza a relao homemmquina hoje. Embora a idia de ciborgue date da primeira metade do sculo XX, as razes histricas da relao homem-mquina so bem anteriores. Ao contrrio do que possa parecer primeira vista, a relao homem-mquina no incorpora apenas as questes de definio do humano e da tcnica, refere-se tambm capacidade de interveno do homem sobre os mecanismos da vida e da realidade.

183

CONTRACAMPO

184

Nossos outros (I): autmatos e robs As figuras que mais diretamente problematizam a relao entre homens e suas mquinas so os autmatos engenhos mecnicos capazes de gerar seu prprio movimento e os seres animados pelas mos humanas ou divinas. A criao de vida artificial tem razes remotas na Histria e na imaginao da humanidade. Desde a Antiguidade o homem tem construdo, na realidade e na fico, autmatos e figuras animadas artificialmente. O relgio Clepsidra, as donzelas de ouro do deus Hefestos, a esttua de Pigmalio, o Golem, o Pato de Vaucanson, o menino artista de Pierre Jacquet-Droz6 so alguns exemplos. Na fico do sculo XIX, as figuras mecnicas que mimetizam seres humanos so vistas como blasfmias abominveis e trazem desgraas para seus criadores. Um bom exemplo O homem de areia (1816), de E.T.A Hoffman. Neste conto, o professor Spalanzani condenado judicialmente por ter apresentado Olmpia uma boneca de madeira animada por segredos alqumicos como sua filha legtima e t-la inserido no convvio social. Considerado por muitos o primeiro romance de fico cientfica, Frankenstein (1817), de Mary Shelley, a primeira histria em que matria inerte animada por meio de procedimentos cientficos. Na experincia do trgico Dr. Frankenstein repousam algumas das principais questes sobre as relaes entre homens e autmatos: a promessa de obteno da fora prometica, o medo de que o conhecimento sobre a criao da vida seja proibido e leve o homem runa, o receio de que a criatura se volte contra seu criador, e o temor de que a criatura se reproduza por conta prpria. Em O jogador de xadrez de Maelzel (1836), Edgar Allan Poe (POE, 1981) conta a histria sobre o que parecia ser a maior inveno de sua poca: o Autmato Jogador de Xadrez. O conto no uma fico cientfica. O autmato enxadrista existiu e derrotou Napoleo II em um torneio de xadrez. Determinado a desmascarar o autmato, Poe dedica-se ao problema de como diferenciar um rob de um humano, com base na mxima perfeio versus falha humana. Com uma narrativa detetivesca, o texto de Poe apresenta, j no sculo XIX, a questo da inteligncia artificial. Descartes (1996, p.111-2) estabeleceu dois critrios de diferenciao entre homens e autmatos: a capacidade de dar respostas a situaes inusitadas e a habilidade de agir pelo conhecimento (que implica a constituio de cadeias de razes, baseadas nas idias claras e distintas). Ambos os critrios implicam o uso da representao, conferido pela alma racional. O Deep Blue de Poe, entretanto, demonstra possuir capacidade de representar e inteligncia aguada. Fiel ao pensamento majoritrio de sua poca, Poe rejeita a hiptese de que a mquina possa desenvolver as faculdades da mente humana, e decide que s pode haver um ano no interior da caixa. Sua soluo correta. Pouco tempo depois a fraude revelada: um ano no interior da mquina movimenta as peas no tabuleiro.

CONTRACAMPO

A primeira obra importante do sculo XX a tratar a questo da vida artificial foi a pea teatral R.U.R. (Rossums Universal Robots), escrita em 1920 pelo tcheco Karel Capek (s/d). Metfora da mecanizao dos operrios nas fbricas, R.U.R. apresenta de modo pujante o temor de que nossas criaes nos superem. O cientista Rossum incorpora o desejo de controle do mundo natural ao criar vida por meio de um processo mais simples, flexvel e rpido que ainda no ocorreu natureza. Em R.U.R., enquanto os robs so superiores aos humanos em fora fsica e inteligncia, no representam ameaa. Quando so modificados e exibem comportamentos e sentimentos humanos, fogem ao controle. Eis o perigo: se nossas mquinas forem idnticas a ns em natureza e grau, elas agiro exatamente como ns, humanos: tomando o lugar do Criador e as rdeas sobre os outros seres vivos do planeta. Nas primeiras dcadas do sculo XX, os sentimentos ambivalentes em relao aos robs prevaleceram nas narrativas de fico cientfica. No perodo que os tericos do gnero classificam como Golden Age (1938-1950), a balana comea a pender favoravelmente aos robs. Isaac Asimov foi um dos maiores defensores da causa dos robs . Sua maior preocupao era demonstrar a segurana e a fidelidade dos robs em relao aos humanos. Os robs de Asimov so dotados de crebros positrnicos compatveis com o pensamento e a fala dos humanos. As famosas Trs Leis da Robtica agem sobre os robs de forma semelhante s normas de conduta disciplinares: com o objetivo de estancar os atos indesejveis vida social. Entretanto, as Trs Leis de carter moral freqentemente entram em conflito com o raciocnio lgicoformal do rob. Eles se tornam confusos. Na tentativa de conciliar as informaes contraditrias, cometem delitos, mentem, demonstram sentimentos e desejos, e chegam at mesmo a sonhar. 7 Produzidos pelo poder divino ou pelas mos humanas, por meio da cincia ou da magia, feitos de material orgnico ou mecnico, animados por uma centelha ou por um mecanismo de corda, produtos da imaginao ou da engenhosidade humana, os autmatos colocam sempre a questo de sua diferena com os humanos. Subjacente interrogao o que o humano?, residem as indagaes sobre o que a vida? e quem tem o poder de gerla?. As novas tecnologias de informao e a subjetividade homem-mquina A cincia do sculo XX relaciona-se com essas questes de forma inquietante. Por um lado, ao explicar os mecanismos da vida em termos de interaes moleculares e programa gentico, a biologia molecular elimina a possibilidade de vitalismo (um princpio de origem desconhecida, uma fora ou energia vital intrnseca aos seres vivos que escaparia s leis da fsica), produzindo uma maquinao do humano a nvel bioqumico. Por outro lado,

185

CONTRACAMPO

186

ocorre uma humanizao da tcnica. As mquinas de ltima gerao so providas de organizao, interagem com o ambiente e executam tarefas cognitivas. As tecnologias so invasivas e biocompatveis, tornando ambguas as diferenas entre natural e artificial, corpo e mente, orgnico e metlico. preciso repensar os conceitos de humano e de tcnica. Comecemos pelos humanos. A biologia revela que no h outra explicao para os fenmenos da vida que no seja por reaes fsico-qumicas. As noes de informao, cdigo e programa, quando aplicadas a seres vivos, situam-se no ponto de articulao entre matria e pensamento, trazendo novos questionamentos sobre a organizao e a evoluo do mundo vivo. Na segunda metade do sculo XX inmeras pesquisas de diversas disciplinas se dedicam aos temas da organizao dos sistemas vivos e maqunicos. reas como filosofia, biologia, neurocincias, cincias cognitivas, inteligncia artificial e vida artificial defendem idias distintas e polmicas sobre o estatuto do humano, do pensamento e da vida. Conceitos fundamentais para a compreenso do humano, como vida, corpo biolgico, inteligncia, conscincia, mente e pensamento tm significados e graus de importncia completamente distintos em funo das correntes tericas que os investigam. Por escapar ao escopo e tamanho deste artigo, no apresentamos aqui descries ou anlises de cada termo. O objetivo somente ressaltar os dois pontos que ajudam a compreender porque estamos nos tornando ciborgues. O primeiro refere-se ao modo como, apesar de defenderem concepes distintas sobre a vida e as relaes corpo/crebro/pensamento, as principais correntes tericas entendem que no h diferena de natureza entre o ser vivo e a matria inerte. O geneticista Franois Jacob sentencia: H diferena entre o mundo vivo e o mundo inanimado: diferena de complexidade, no de natureza (1983, p. 283). O segundo diz respeito ao modo como pensamento e inteligncia tm sido dissociados da conscincia de si, deixando de ser faculdades exclusivas do humano. Autorizadas pelas cincias biolgicas a reconfigurar o corpo como um sistema que processa informaes, as novas tecnologias informacionais prometem tambm remapear os domnios mentais do humano. As cincias cognitivas demonstram que 95% das aes realizadas pelo pensamento humano so automticas (LAKOFF e JOHNSON, 1999, p. 13). Surge a idia de que, se os humanos exibem comportamento inteligente ao realizar tarefas automticas, nada impede de pensar que outras entidades que agem mecanicamente tenham mentes. Inteligncia e cognio no dependem de conscincia. Associam-se a comportamento inteligente.8 As disputas tericas sobre as novas relaes entre humano, cincia, cultura e tecnologia so acirradas. Afinal, subjacente ao questionamento preciso estar vivo para pensar? , esto em jogo a subjetividade e a intensidade do ser vivo. Ambos os pontos relacionam-se ao sombreamento das fronteiras modernas natural/artificial, orgnico/

CONTRACAMPO

maqunico, interior/exterior, visvel/invisvel que garantiam a diferena de natureza entre humano, animal e mquina, revelando a interrogao sobre o lugar do humano no mundo hoje. Se os humanos parecem cada vez mais automatizados, as mquinas, medida que se desenvolvem, tornam-se capazes de imitar, e depois ampliar, habilidades humanas cada vez mais sofisticadas. Os estudos da ciberntica foram os principais precursores da mudana de estatuto das mquinas. Para Norbert Wiener as mquinas atuam de modo semelhante aos organismos biolgicos e esse funcionamento baseia-se na troca de mensagens com o ambiente a fim de diminuir a entropia. Hoje, robtica, inteligncia e vida artificial buscam conceder s mquinas habilidades cognitivas e sociais e a capacidade de estar vivo. Construdos com o objetivo de compreender o modus operandi do ser humano, nossos robs so cada vez mais feitos nossa imagem e semelhana. Uma das novidades nas geraes mais recentes so os robs situados ou ancorados. Esta nova tendncia na robtica busca construir robs mais autnomos e mais prximos dos organismos vivos. Busca-se desenvolver inteligncia e aes cognitivas com base em aparatos sensriomotores por meio do qual os robs troquem informaes com o meio. Desse modo, a inteligncia do autmato estabelecida em um suporte corporal e leva em conta o histrico das aes do rob ao se confrontar com situaes concretas. Um dos robs mais sofisticados construdos at o momento Cog . Rodney Brooks, seu criador, o define como um modelo de rob social que est lenta e metodicamente evoluindo (Apud MENZEL e DALUISIO, 2000, p.64). Brooks espera que um dia Cog atinja a inteligncia de um beb de seis meses. Cog foi criado com o objetivo de modelar a inteligncia humana em um rob com corpo fsico, possibilitando a investigao de temas como desenvolvimento, incorporao fsica, integrao sensrio-motora e interao social. O desenvolvimento tecnocientfico ao produzir uma maquinao do humano e uma humanizao da tcnica no aponta apenas para as complexas questes fronteirias sobre onde termina o humano e comea a tecnologia. Indica uma nova relao entre humanos e tcnica: a tecnologia constituinte do humano. Esta lio nos dada pelas recentes pesquisas das cincias cognitivas e neurocincias. Na sociedade atual nossas atividades mais corriqueiras, sejam de carter orgnico, sensorial, cognitivo ou laborativo, esto to imbudas de artefatos tecnolgicos que a distino entre natural e artificial perde a nitidez. O uso de mquinas em atividades laborativas no novidade. J h algum tempo, as mquinas invadem nossos lares, locais de trabalho e hospitais para nos ajudar a respirar, andar e ver. Hoje, no se pode negar tambm sua participao em tarefas cognitivas. Edwin Hutchins cunhou o conceito de cognio distribuda a partir de seu estudo sobre sistemas de navegao em alto-mar ( Apud HAYLES, 1999, p.289). O pesquisador demonstra

187

CONTRACAMPO

188

que os sistemas de orientao de navios deve-se a interaes complexas em um ambiente que envolve humanos e no-humanos. A noo de cognio distribuda refere-se ao modo como a produo e difuso de conhecimentos na atualidade realiza-se como um processo partilhado por humanos e dispositivos tecnolgicos (redes de comunicao, programas de computadores, entre outros). O autor argumenta que cotidianamente participamos de ambientes cuja capacidade cognitiva total excede nosso conhecimento individual, entre eles carros com sistemas de ignio eletrnica, microondas com chips de computador que ajustam nveis de potncia com preciso e mquinas de fax que dialogam com outras mquinas de fax (Idem). Hutchins conclui que o homem moderno tem habilidades cognitivas mais sofisticadas do que os homens da caverna, no por serem mais inteligentes, mas por terem construdo ambientes de trabalho mais inteligentes (Idem). Por fim, a tecnologia oferece novas configuraes espao-temporais, constituindo outras experincias de espacialidade para o humano. Desde o telgrafo, tornou-se possvel separar a informao dos corpos fsicos que lhe davam suporte. Hoje, as interfaces grficas permitem a imbricao fsica e cognitiva de seres humanos com o computador, gerando um espao informacional que dilui fronteiras entre fsico e no-fsico, interior e exterior, orgnico e maqunico. As tecnologias de informao permitem imbricaes do corpo com as mquinas, ao fsica com os bancos de memria do computador. O ciberespao e a realidade virtual so desafios para ns, ocidentais, que pelo menos desde a fsica newtoniana, estamos acostumados a associar a totalidade da realidade ao espao fsico tridimensional. Mas, a fico cientfica sempre explorou configuraes espao-temporais inusitadas: planetas exticos, universos alternativos, universos paralelos, espao sideral, hiperespao, e at mesmo, artrias e veias do sistema sangneo. Na dcada de 80, as simulaes de computador, a rede Arpanet e as janelas de hipertexto j existiam como fenmenos separados, mas s a partir da obra de fico cientfica Neuromancer, de William Gibson, publicada em 1984, foram constitudas como um espao de interao informacional. Foi preciso um escritor de fico cientfica para dar unidade, nome e sentido s tecnologias nascentes. Enquanto nosso ciberespao uma rede espao sem lugar, sem escala e sem tempo , o ciberespao de Gibson campo narrativo, lugar de ao e de circulao. A fico cientfica preenche o ciberespao com subjetividade, espacialidade e temporalidade. Nossos Outros (II): andrides e computadores No decorrer do sculo XX, medida que as tecnologias se aprimoram, as histrias sobre os nossos outros ficam cada vez mais inquietantes. Com o desenvolvimento da ciberntica e da biologia molecular nas dcadas de 40 e 50, os robs da fico cientfica comeam a se tornar ainda mais semelhantes

CONTRACAMPO

fisicamente aos humanos surgem os andrides. O uso atual do termo andride em geral denota robs que reproduzem a aparncia humana, podendo ser produzidos com substncias orgnicas ou revestidos com materiais sintticos que imitam fielmente musculatura e pele. Autnticas reprodues humanas, os andrides so considerados seres mais evoludos que os robs, e freqentemente alcanam nveis de complexidade mental e at emocional que rivalizam com os humanos. Os autores tradicionalmente relacionados ao perodo denominado New Wave produziram obras marcantes sobre andrides e sua relao com humanos. Os andrides descritos por Robert Silverberg em A torre de vidro (1970) no so meras mquinas, possuem alma; no so assassinos tentando destruir a raa humana, mas indivduos que lutam pelo direito de ser livres (Cf. SILVERBERG, s/d). Em Blade Runner o caador de andrides (1980), Phillip K. Dick desenvolve a questo de se um andride for construdo com a mesma constituio bioqumica de um humano e agir como tal, como diferencilos? . primeira vista pode parecer que o autor pretende distingui-los pela capacidade emptica que os humanos tm e os andrides, no. Como um grande problematizador das relaes entre subjetividade, desenvolvimento tecnocientfico e experincias possveis, Philip K. Dick no se encanta com solues fceis e dicotmicas. No livro, a personagem andride cantora de pera Luba Luft sugere ao heri Rick Deckard que ao aposentar andrides ele no demonstra nenhum tipo de empatia pelo outro ser, tornando-se portanto um andride. A questo tica do humano exposta por Luba Luft: se um humano extermina um outro ser s porque no possui empatia, ele no est da mesma forma demonstrando ausncia de empatia e, portanto, agindo como um andride? No se torna igual a ele? (DICK, 1989, p.115) A impossibilidade de diferenciar humanos e mquinas causa profundo dilaceramento no autor. A ambigidade perpassa toda a obra. No final do livro, uma grande revelao anunciada no programa de televiso lder de audincia Buster Amigo: Wilbur Mercer o Messias vivo da religio mercerismo, principal forma de se provar a empatia uma farsa. Encontraram um ator da velha Hollywood que representava seu papel. Se a fuso que ocorre no mercerismo um embuste, toda experincia de empatia colocada em questo. A andride Irmgard Baty expe o problema: Isso no uma maneira de provar que os humanos podem fazer uma coisa que ns no podemos? Isto porque, sem a experincia de Mercer, temos simplesmente a palavra de vocs de que sentem esse negcio de empatia, essa coisa compartilhada, coletiva (Id, p.228). Constitudos por caixas gigantescas e opacas que encerram circuitos eltricos indecifrveis e insondveis, os computadores representam a frieza e a assepsia do clculo perfeito, isento de emoes. Eles so o ideal mximo de perfeio: desvencilham-se dos inconvenientes do corpo prprio, ao mesmo

189

CONTRACAMPO

190

tempo em que, sendo mquinas, renem atributos de lgica, inteligncia e razo puras. O rob e o andride ainda so feitos imagem e semelhana do homem, mas o computador, destitudo de aspectos antropomrficos, parece tocar diretamente o divino. Em geral, os computadores da fico cientfica so inteligncias artificiais puras que prescindem da forma corporal dos robs, mantendo apenas os mecanismos constituintes do crebro. Freqentemente desejam evoluir condio divina. Ao se posicionarem no limiar do humano, robs, andrides e computadores colocam a questo de o qu define o humano: o corpo fsico, a constituio biolgica, as emoes, a percepo sensrio-motora, o pensamento, a capacidade de criar vida, e que relao existe entre esses elementos. No sculo XX, quando robs e computadores passam a realizar tarefas cognitivas, um novo matiz adicionado problematizao dos seres artificiais. s questes o que a vida? e quem tem o poder de ger-la?, soma-se a intrigante pergunta o que podem os seres criados artificialmente?, trazendo para a vida real a tenso do par criador/criatura. primeira vista a criao de vida artificial equilibra-se sobre a tnue linha que separa o desejo humano de alcanar a fora prometica do medo de que a criatura nos supere. Mas, o medo e o desejo despertados pela criao de vida artificial pertencem ao mesmo campo de sentidos, uma vez que se o humano alcanar a fora prometica ele estar rivalizando com o seu Criador. A vida artificial parece ser um terreno extremamente profcuo para uma inquietao filosfica das mais angustiantes: a prpria condio de existncia humana. Mais que interrogar, os autmatos desafiam o humano, o vigor de seu saber e os limites de sua interveno na natureza. Vimos como as novas tecnologias informacionais dissolvem as fronteiras ontolgicas modernas. Agora veremos que as barreiras epistemolgicas tambm no saem ilesas. Simular: um mtodo entre a realidade e a fico O computador tornou possvel o uso de procedimentos de sntese. Diferente do mtodo analtico em que a pesquisa comea com o comportamento de interesse e decompe (analisa) o todo em suas partes constituintes , a sntese inicia com as partes constituintes, colocando-as juntas na tentativa de sintetizar o comportamento de interesse. A partir de descries pormenorizadas de componentes e leis de comportamento mecnico, eltrico e qumico, o computador calcula todas as possibilidades de variao do sistema, permitindo criar todos os fenmenos possveis, existentes ou no. Sintetizar mais que reproduzir em laboratrio os processos naturais, criar objetos e substncias que no existem na natureza. Sintetizar criar mundos possveis. Um exemplo interessante o do antibitico sinttico Zyvox, desenvolvido para combater as bactrias mutantes e resistentes aos mais potentes antibiticos existentes

CONTRACAMPO

at ento. Os cientistas forneceram ao computador todas as informaes disponveis sobre a biologia dos micrbios. Tomando por base os pontos fracos das bactrias, o computador simulou inmeras substncias inexistentes na qumica e as testou virtualmente, at chegar linezolida. Totalmente sinttica, a molcula de linezolida jamais foi vista por um microorganismo: sua apario surpreende as bactrias que invade, destruindo-as sem que possam se defender (LUCIRIO, 2000, p. 78). A simulao intrinsecamente um mtodo entre a realidade e a fico. Mas, simular e criar modelos no so procedimentos novos. A originalidade tambm no est em fabricar artefatos e instrumentos que no existem na natureza. A novidade consiste no uso das tcnicas de engenharia como procedimento cientfico1 e na possibilidade de gerar, modificar, clonar e hibridizar seres vivos, intervindo inclusive sobre nosso patrimnio gentico, at ento fora de alcance de nossas aes. Ao tornar imprecisas as fronteiras entre o fsico e o no-fsico, o natural e o artificial, as biotecnologias e a engenharia gentica prometem remodelar o mundo e o ser vivo com um vigor sem precedentes. Talvez este seja o ponto polmico: a fsica e a qumica modernas desmistificaram os fenmenos naturais ao revelar seus segredos fsico-qumicos, mas a biologia ao sustentar a tese do vitalismo manteve a vida como locus de um naturalismo dogmtico. A interveno sobre o cdigo gentico parece fornecer os segredos do conhecimento proibido, permitindo ao homem rivalizar com o Criador (ou Me-natureza ou Seleo Natural). Assim como o Dr. Rossum, de R.U.R., o cientista hoje sintetiza substncias que no ocorreram Me-Natureza, e reivindica a co-autoria do mundo junto a ela. Milho hbrido, rato com uma orelha humana nas costas, macaco com gene de gua-viva e a ovelha clonada Dolly, parecem ter escapado do clssico A ilha do Dr. Moreau, escrito por H.G.Wells em 1896. No romance de Wells, o cientista realiza transplantes de rgos e pele entre humanos e animais (Cf. WELLS, 1989). A simulao por computador inspirou o surgimento de uma abordagem sinttica para a biologia a vida artificial. Para os pesquisadores desta rea (LANGTON, 1996), seu campo de estudos no precisa se restringir tentativa de recriar os fenmenos biolgicos existentes: est livre para explorar a natureza tal como poderia ter sido. A vertente forte acredita na possibilidade de se criar modelos to parecidos com a vida que deixariam de ser modelos e se tornariam exemplos de vida eles prprios. A idia foi posta em prtica por Tomas Ray. Os organismos digitais de Ray vivem num espao chamado Tierra, u m computador virtual simulado dentro de um computador real (RAY, in: GIANNETTI, 1998, p. 253-263). Na fico cientfica este tema apareceu em 1964 no livro Simulacron 3, de Daniel F. Galouye (1968), que serviu de base ao filme 13 andar (1999, Josef Rusnak). David Pringle, autor de The ultimate guide to science fiction, define a obra como uma histria de realidade virtual frente de seu tempo. Para ns, a existncia de pesquisas como a de Thomas

191

CONTRACAMPO

Ray, mais um sintoma de que as tecnologias informacionais, ao problematizar fronteiras modernas, trazem para o seio da cincia questionamentos antes restritos fico cientfica. De um lado, no h evidncia de que asrealizaes de computador possam incorporar a complexidade subjetiva dos seres vivos superiores. Por outro lado, as realizaes de computador interrogam sobre como agir se os organismos digitais, tais como os personagens simulados de Simulacron 3, comearem a se sentir vivos. Uma vez que conhecem apenas o universo virtual, este pode lhes parecer suficientemente real . Um aprofundamento conceitual sobre a vida artificial que escapa aos objetivos deste estudo conduziria a questionamentos sobre o que a vida , quem est vivo, o que realidade, entre outros. O que evidentemente remete incmoda possibilidade de existncia de outras configuraes espao-temporais desconhecidas por ns, contudo mais reais que a nossa, das quais seramos meras simulaes. Esta tese que soa como especulao leviana das histrias de fico cientfica foi proposta de modo semelhante pelos fsicos Edward Fredkin e Stephen Wolfram, que acreditam que a realidade um programa que roda em um computador csmico (Apud HAYLES, 1999, p. 11). O devir ciborgue As complexas relaes entre corpo e mente, as imbricaes entre humanos e tecnologia, as novas possibilidades de viagens dentro da mquina e no espao sideral , a contrao de presente e futuro, as associaes entre fico e realidade e a capacidade de intervir sobre a vida levaram o sujeito moderno a uma crise de referncia. A discusso sobre o novo conceito de humano, as novas potencialidades do corpo e da mente, e as novas condies de subjetividade tem encontrado solo frtil na figura do ciborgue. Produtos da imbricao entre humanos e autmatos, as misturas entre corpos biolgicos e artefatos mecnicos, inteligncias naturais e memrias artificiais recebem o nome de seres binicos ou ciborgues. O mito do ciborgue se tornou familiar cultura ocidental desde o incio do sculo XX. A palavra ciborgue do ingls cyborg a abreviatura para organismo ciberntico (cybernetic organism). Donna Haraway em seu j clssico Um manifesto para os ciborgues define ciborgue como um organismo ciberntico hbrido: mquina e organismo, uma criatura ligada no s realidade social como fico. (...) criaturas simultaneamente animal e mquina que habitam mundos ambiguamente naturais e construdos (1994, p. 243-4). O devir-ciborgue significa que, hoje, o modo como construmos nossa subjetividade, nossa experincia no mundo, intimamente relacionado tecnologia. Tradicionalmente, o conceito de humano construdo a partir de sua diferena com a alteridade. Robs, andrides, computadores e outros monstros esto no limiar do humano, so o outro do eu. O ciborgue incorpora

192

CONTRACAMPO

a alteridade seguindo a lgica do fantasma que aponta para a diferena entre eu e eu. A fuso entre homem e mquina explicitada pelo ciborgue revela a nova natureza da tcnica: as tecnologias de informao e a comunicao mediada por computador so modos de constituio do humano. As definies de ciborgue mais recentes incluem todo tipo de interveno tecnolgica, seja o uso de medicamentos (restauradores da sade, psicotrpicos ou preventivos contra doenas), seja a conexo com instrumentos de mecnica, eletrnica ou informtica. Para Gray, Mentor e Figueroa-Sarriera: Qualquer pessoa com um rgo, membro ou suplemento artificial (como um marca-passo), qualquer um reprogramado para resistir a doenas (imunizado) ou drogado para pensar/ comportar-se/sentir-se (psicofarmacologia) melhor tecnicamente um ciborgue. (1995, p.2) Katherine Hayles defende uma viso semelhante: Ciborgues realmente existem; estima-se que cerca de 10% da populao atual dos E.U.A. so ciborgues no sentido tcnico, incluindo pessoas com marca-passos eletrnicos, juntas artificiais, sistema automtico de administrao de medicamentos, lentes implantadas na crnea, e pele artificial. Um percentual muito maior participa em ocupaes que os torna ciborgues metafricos, incluindo o tecladista de computador unido a um circuito ciberntico com a tela, o neurocirurgio guiado por um microscpio de fibra tica durante uma operao e o adolescente que brinca com videogames no salo de diverses eletrnicas de seu bairro (HAYLES, in: GRAY, MENTOR e FIGUEROASARRIERA, 1995, p. 322). O ciborgue torna-se realidade a partir de rupturas de fronteiras ontolgicas construdas sobre o que acreditvamos ser slidas fundaes culturais, histricas e epistemolgicas. O marco zero dessas rupturas se refere dissoluo de fronteiras entre humano e animal, inaugurada pela teoria da evoluo de Charles Darwin. O cientista desfere um golpe vital na superioridade da espcie humana ao enunciar que o ser humano evoluiu de animais e defender o acaso como mecanismo principal na variao entre as espcies (Cf. DARWIN, 2002). Darwin no se restringe ao plano fisiolgico: explora as semelhanas das expresses de emoes humanas e animais, concluindo que os principais atos expressivos exibidos pelo homem e pelos animais so inatos ou hereditrios ( Cf. DARWIN, 2000). A principal ruptura subjacente lgica atual o esmaecimento de fronteiras entre orgnico e maqunico, natural e artificial, animado e inanimado. Como vimos, a continuidade entre o ser vivo e a matria inerte foi impulsionada pelas
CONTRACAMPO

193

194

pesquisas da biologia molecular ao descobrir que os nveis mais elementares do ser vivo so formados pelos mesmos compostos qumicos da matria inorgnica. O segundo rompimento de fronteiras refere-se aos estudos nas reas de cincias cognitivas, inteligncia artificial e filosofia que tm se esforado em mostrar que o pensamento e a inteligncia no dependem da conscincia de si. Atividades como tomada de decises e raciocnio lgico-matemtico so executadas por mquinas inteligentes, deixando de ser atividades exclusivas do humano. As fronteiras entre seres biolgicos e maqunicos, corpo e pensamento, matria viva e inerte so colocadas em movimento. Assim como a fico cientfica, o ciborgue dilui as fronteiras ontolgicas e epistemolgicas modernas, permitindo que o carter mltiplo da vida e da experincia aflore. O ciborgue convida reflexo sobre o humano e as novas experincias possibilitadas pela interao com a tecnologia. Um exemplo ficcional ajuda a compreender esta idia. Em Robocop o policial do futuro (Paul Verhoven, 1987), o policial Alan Murphy aps ser morto em confronto com bandidos tem o pouco que restou de seu corpo usado para a constituio de um superpolicial ciborgue: o Robocop. medida que a histria se desenrola, o ciborgue reconstitui as lembranas de Murphy por meio de imagens biolgicas e eletrnicas. Ao se deparar com um dos bandidos que matou o policial, Robocop o reconhece; a manifestao da promessa de humano na mquina. Na fico, a tecnologia no elimina o humano. O ciborgue no negao do humano. O ciborgue ocasio de explorao das novas experincias tornadas possveis pela associao com a tecnologia. A juno com a mquina revigora as capacidades fsicas, sensoriais e cognitivas, permitindo a emergncia de novas experincias subjetivas. No entanto, a aceitao do ciborgue como devir humano no nenhum consenso. Para muitos, a mistura com a mquina perda de nossa humanidade. Para os detratores do ciborgue, vale lembrar as pesquisas de Scott Bukatman e Bruce Mazlish autores que enfatizam que a produo de ferramentas como modo de interagir com o ambiente definidora de nossa espcie. Bukatman (1998) sugere que as novas concepes de humano devem situar homens e tecnologia como co-extensivos, co-dependentes e definidos mutuamente. Mazlish (1993) revela que sob os questionamentos atuais sobre a natureza do humano e da tcnica reside um longo percurso de co-evoluo entre os homens e suas mquinas. Mas, ento, se a relao homem-mquina natural, porque chamar o humano de ciborgue? Justamente para destacar a singularidade do pensamento contemporneo. A produo de ferramentas pode ser definidora de nossa espcie, mas esta forma de pensar especfica da Atualidade. Apenas hoje consideramos que a interrogao do humano indissocivel da tecnologia. Podemos acolher ou rejeitar o devir ciborgue. O que no parece possvel se furtar de refletir sobre a relao homem-mquina hoje. O sonho que o

CONTRACAMPO

ciborgue seja um convite a novas experincias e construo de pontos de vista subjetivos em que o parentesco com animais e mquinas promova a potencializao da vida e amplie as possibilidades da aventura humana no mundo. O pesadelo que todo o potencial tecnolgico permanea sob domnio dos pases ricos e das megacorporaes. Como o que est em jogo a possibilidade de gesto coletiva das novas tecnologias e o estatuto do humano e do ser vivo, preciso estar atento para que a reflexo sobre as experincias tornadas possveis pelas novas tecnologias no se restrinja s pesquisas acadmicas e s histrias de fico cientfica. A narrativa sobre a aventura da humanidade no est concluda. Ns escreveremos seus prximos captulos. Cabe a ns decidir se seremos zumbis, robocops ou qualquer devir-outro que desejarmos. Como diz o menino Hogart para o rob no desenho animado O Gigante de Ferro (Warner, 1999): Voc o que escolhe ser. Bibliografia ASIMOV, Isaac. No mundo da fico cientfica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1984. BUKATMAN, Scott. Terminal Identity: the virtual subject in post-modern science fiction. 4 ed. Duke University Press: 1998. CAPEK, Karel. R.U.R.. In: Os melhores contos de FC de Jlio Verne aos astronautas. Lisboa: Livros do Brasil, s/d. (Coleo Argonauta, n 100 volume duplo comemorativo). CLUTE, John, NICHOLLS, Peter. The Encyclopedia of Science Fiction. New York: St. Martins Griffin, 1995. DARWIN, Charles. A expresso das emoes no homem e nos animais. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. _________. Origem das espcies. 4 ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002. DELEUZE, Gilles. Diferena e repetio. Rio de Janeiro: Graal, 1988. DENNETT, Daniel C. A perigosa idia de Darwin. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. _________. Kinds of minds. Nova York: Basic Books, 1996. DESCARTES, Ren. Discurso do mtodo. So Paulo: Nova Cultural, 1996. DICK, P. K. O caador de andrides. 4 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. DOMINGUES, Diana. A arte no sculo XXI a humanizao da tecnologia. So Paulo: Unesp, 1997. FOUCAULT, Michel. Histria da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. 6 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984. GIBSON, William. Neuromancer. So Paulo: Aleph, 1991. GRAY, Chris Hables, MENTOR, Steven, and FIGUEROA-SARRIERA, Heidi J. Cyborgology: Constructing the Knowledge of Cybernetic Organisms. In:

195

CONTRACAMPO

196

The Cyborg Handbook . New York e Londres: Routledge, 1995. HARAWAY, Donna. Um manifesto para os cyborgs: cincia, tecnologia e feminismo socialista na dcada de 80. In: HOLLANDA, Helosa Buarque de. Tendncias e Impasses: o feminismo como crtica da cultura. Rio de Janeiro, 1994. HAYLES, Katherine. How we became posthuman. Chicago: The University of Chicago Press, 1999. JACOB, Franois. A lgica da vida. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1983. LAKOFF, George, JOHNSON, Mark. Philosophy in the flash. Nova York: Basic Books, 1999. MAZLISH, Bruce. The fourth discontinuity: the co-evolution of humans and machines. Nova Haven, Londres: Yale University Press, 1993. MENZEL, Peter, DALUISIO, Faith. Robo Sapiens: evolution of a new species. Cambridge: MIT, 2000. MORAVEC, Hans Paul. Mind Children. Cambridge: Harvard University Press, 1988. OLIVEIRA, Ftima Cristina Regis Martins de. Ns, ciborgues: a fico cientfica como narrativa da subjetividade homem-mquina. Rio de Janeiro: UFRJ/Escola de Comunicao, 2002. xii, 227 p. POE, Edgar Allan. O jogador de xadrez de Maelzel. In: Histrias Extraordinrias. So Paulo: Abril Cultural, 1981. POHL, Frederik. The politics of prophecy. In: HASSLER, Donald M., WILCOX, Clyde (ed.). Political Science Fiction. University of South Carolina Press, 1997. PRINGLE, David. The ultimate guide to science fiction. 2nd ed. Cambridge: Scolar Press, 1995. SHELLEY, Mary. Frankenstein. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. SILVERBERG, Robert. A torre de vidro. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, s/d. (Coleo Fico Cientfica, n o 13) SMITH, Nicholas D. (ed.) Philosophers look at science fiction. Chicago: Nelson-Hall, 1982. STELARC. Das estratgias psicolgicas s ciberestratgias: a prottica, a robtica e a existncia remota. In: DOMINGUES, Diana (org.). A arte no sculo XXI: a humanizao das tecnologias. So Paulo: Unesp /Edusp, 1997. WELLS, Herbert George. A ilha do Dr. Moreau. 2 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. (Coleo Mestres do Horror e da Fantasia) _______. A mquina do tempo. 3 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. (Coleo Mestres do Horror e da Fantasia) Peridico: LUCIRIO, Ivonete, MENAI, Tnia. Bactrias em pnico. Superinteressante,

CONTRACAMPO

So Paulo, jun de 2000. p. 78. Filmes: 13o. Andar / The Thirteenth Floor. EUA: Columbia / Tri-Star Studios, 1999. Dir.: Josef Rusnak. 100 min. O gigante de ferro / The Iron Giant. EUA: Warner, 1999. Dir: Brad Bird. 86 min. Robocop, o policial do futuro / Robocop. EUA: Orion Pictures, 1987. Dir.: Paul Verhoven. 103 min. Notas: 1 Steve Mann um dos pioneiros no uso de acessrios tecnolgicos para alterar a percepo da realidade. Desde 1981, Mann utiliza uma cmera de vdeo no olho direito um eyetap para amplificar e intensificar as percepes de seu corpo. A percepo visual que Mann tem do mundo inteiramente mediada pela cmera. Cf.Filme Cyberman / Cyberman. EUA, 2000. Dir.: Peter Lynch. Mostra Rio, 2001. Na Internet: http://cbc.ca/cyberman. 2 Em Mind Children (Cambridge: Harvard University Press, 1988) Hans Paul Moravec especula sobre a possibilidade de se fazer cpias da mente e, at mesmo mesclar memrias de pessoas diferentes em uma mesma mente. O autor de fico cientfica Robert Silverberg j havia explorado essas possibilidades em 1969, no romance To live again (Warner Books) no qual os vivos disputam as mentes gravadas de gnios falecidos para serem mescladas s suas prprias, na condio de conscincias secundrias. 4 O livro de Charles Taylor Sources of the self (Cambridge: Harvard University Press, 1996) uma referncia importante para o aprofundamento desta questo. 5 O desenvolvimento completo deste argumento est na tese Ns, ciborgues: a fico cientfica como narrativa da subjetividade homem-mquina. Rio de Janeiro: UFRJ/Escola de Comunicao, 2002, cap. 3. 6 Cf. OLIVEIRA, Ftima Cristina Regis Martins de. Ns, ciborgues: a fico cientfica como narrativa da subjetividade homem-mquina. Rio de Janeiro: UFRJ/Escola de Comunicao, 2002, cap. 4. 7 Na tese, os contos Robbie, O pequeno rob desaparecido, Razo e Sonhos de rob, todos de Isaac Asimov, fornecem o cenrio para o desdobramento dessas questes 8 No texto integral da tese, esta idia desenvolvida com o apoio dos trabalhos de Daniel Dennett, em particular: DENNETT, Daniel. Kinds of minds. Nova York: Basic Books, 1996. DENNETT, Daniel C. A perigosa idia de Darwin. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. 9Herbert Simon explica que historicamente e tradicionalmente h uma diviso de mtodos entre as cincias ditas naturais e a engenharia e o design (cincias artificiais): as primeiras se ocuparam de explicar as coisas naturais como so e como funcionam. Coube s escolas de engenharia estudar as coisas artificiais

197

CONTRACAMPO

como projetar e fazer artefatos com as propriedades desejadas. Cf. Sciences of Artificial. 3rd. ed. Cambridge: The MIT Press, 1999, p. 111.

198

Palavras-chave
1. 2. 3. 4. 5. Subjetividade Tecnologia Fico cientfica Ciborgue Ciberespao

CONTRACAMPO

Anda mungkin juga menyukai