Anda di halaman 1dari 13

essoIndice:

1. Introduo. 2. Tubulao para esgoto domestico. 2.1. Material. 2.2. Acessrios. 3. Tubulao para sistema de esgoto pblico . 3.1 .Tubos para drenagem e esgoto de Pluvial. 3.2 Tubos para Esgoto . 3.3 Tubos para esgoto industrial. 4. Concluso.

(Esgoto pluvial, lama e drenagem, esgoto e drenagem, dbrejo = esgoto industrial, esgoto sanitrio, dubrejo=gases residuais, dubreju =drenagem de emergncia.) http://www.abtc.com.br/site/download/tubos_aduelas.pdf

1) Introduo
Antes do estudo das tubulaes e os materiais nos quais so compostas, precisamos conhecer a composio do fluido transportado, no caso o esgoto. Esgoto o termo utilizado para guas que, aps a utilizao humana apresentam suas caractersticas naturais alteradas. Conforme o uso essas guas apresentaro composies qumicas diferentes. O esgoto deve ser transportadas para estaes de tratamento onde posteriormente ser devolvido para o curso natural de gua .Infelizmente ainda h muitas cidades que jogam esgoto no tratado nos rios no Brasil.O esgoto basicamente composto por matria orgnica e mirais, em soluo e em disperso, assim como uma alta quantidade organismos patognicos e no patognicos. Nas casas, comrcios ou indstrias, ligaes com dimetro pequeno formam as redes coletoras. Estas redes so conectadas aos coletores-tronco (tubulaes instaladas ao lado dos crregos), que recebem os esgotos de diversas redes. Dos coletores-tronco, os esgotos vo para os interceptores, que so tubulaes maiores, normalmente prximas aos rios. De l, o destino ser uma Estao de Tratamento, que tem a misso de devolver a gua, em boas condies, ao meio ambiente, ou reutiliz-la para fins no potveis.

2) Tubulao para esgoto domstico


A instalao de esgoto domstico tem como finalidade afastar da residncia todos os dejetos provenientes do uso da gua com fins higinico, encaminhandoos para o local adequado. O dimensionamentos das tubulaes e seus respectivos equipamentos deve ser feito de acordo com a norma regulamentadora NBR 8160/83 ( Antiga NB 19). A figura 1 abaixo ilustra um sistema de tubulaes residencial. O ramal de ventilao tem como finalidade de proteo das tubulaes hdricas contra presso e aspirao de ar.O ramal de descarga o ramal onde escoa a gua proveniente do uso humano.

Figura 1 - Sistema de tubulaes domstico .

2.1) Material
Antes de discutir sobre a concepo do PVC vamos estudar um pouco sobre a classe de material em que este se enquadra. Polmeros

So materiais de origem natural, artificial (polmeros naturais modificados) ou sinttica, de natureza orgnica ou inorgnica, constitudos por muitas macromolculas, sendo que cada uma dessas macromolculas possui uma estrutura interna em que h a repetio de pequenas unidades (meros). A palavra polmero vem do grego, significando: - Poli= muitas; - Meros= partes, unidades de repetio. Quanto forma final de utilizao, os polmeros podem ser divididos em plsticos, fibras polimricas, borrachas (ou elastmeros), espumas, tintas e adesivos. O termo plstico tambm derivado do grego, cujo significado moldvel. Os plsticos podem ser subdivididos em duas categorias, segundo seu comportamento tecnolgico diante das condies de processamento: Termoplsticos: materiais plsticos que apresentam a capacidade de ser repetidamente amolecidos pelo aumento de temperaturae endurecidos pelo resfriamento. Essa alterao , portanto, reversvel. O PVC considerado um termoplstico, uma vez que exibe essas caractersticas. Termofixos ou termorrgidos: materiais plsticos que, quando curados, com ou sem aquecimento, no podem ser reamolecidos por meio de um aquecimento posterior. O processo de curaconsiste em uma srie de reaes qumicas que promovem a formao de ligaes qumicas primrias (ligaes covalentes) entre as macromolculas da resina termofixa, mediante o uso de calor, presso, radiao ou catalisadores, tornando-a rgida, insolvel e infusvel. Monmeros Matria-prima para obteno de cada polmero. O monmero uma molcula simples, pelo menos bifuncional, ou seja, capaz de reagir por pelo menos duas de suas terminaes, que em condies adequadas d origem unidade de repetio (mero) das muitas cadeias polimricas que formam o polmero. O monmero utilizado na polimerizao do PVC o monmero cloreto de vinila (MVC). Polimerizao Conjunto de reaes qumicas que levam monmeros a formar polmeros. Os principais processos de polimerizao, do ponto de vista tecnolgico, podem ser diferenciados em polimerizao em cadeia (baseada na reao de monmeros com duplas ligaes carbono-carbono) e polimerizao em etapas (envolvendo, na sua maioria, reaes entre monmeros com grupos funcionais reativos, com ou sem a formao de subprodutos de baixo peso molecular). Homopolmeros Polmeros cujas macromolculas so formadas por um nico tipo de unidade de repetio (mero), podendo ser representados genericamente por: ~A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A~ ] Copolmeros1 Polmeros cujas macromolculas so formadas pela repetio de dois ou mais tipos de meros. Quanto formao das macromolculas, os copolmeros podem ser subdivididos em aleatrios (randmicos ou estatsticos), alternados, em bloco e enxertados (ou graftizados):

Aleatrios: Alternados: ~A-A-B-A-A-A-B-B-A-B-B-B-B-A-A-B~ ~A-B-A-B-A-B-A-B-A-B-A-B-A-B-A-B~

Em bloco: Enxertados ou graftizados: ~A-A-A-...-B-B-B-B-B-B-...-A-A-A~ ~A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A-A~ |B|B|B|

Matria prima
CLORO A produo do cloro feita por meio da eletrlise do cloreto de sdio (sal comum) em meio aquoso, ou seja, na forma de salmoura altamente saturada. Nesse processo, o gs cloro liberado no anodo da clula eletroltica, enquanto o hidrxido de sdio (soda custica) e o gs hidrognio so produzidos no catodo. A equao abaixo esquematiza a estequiometria dessa reao.

A matria-prima bsica desse processo o sal comum, da terra ou cloreto de sdio, cujas reservas mundiais so estimadas em cerca de 37 quatrilhes de toneladas. A demanda mundial de cloro da ordem de 80 milhes de toneladas anuais, das quais aproximadamente 34% so utilizadas na produo de PVC. Nesse ritmo de consumo, essas reservas seriam suficientes para mais de 200 milhes de anos de produo. ETENO O eteno ou etileno obtido por meio de processos convencionais da indstria petroqumica a partir de petrleo, gs natural ou etanol.Fraes dessas matrias-primas so ricas em hidrocarbonetos leves, particularmente etano, propano e butano, os quais so convertidos em eteno e propeno por processos de craqueamento, nos quais ocorrem desidrogenao e quebra das molculas dos hidrocarbonetos saturados. As reservas mundiais de petrleo conhecidas so da ordem de 136 bilhes de toneladas, suficientes para os prximos 40 anos nas taxas de consumo registradas atualmente. As reservas mundiais de gs natural so estimadas em 119 trilhes de metros cbicos, suficientes para mais 60 anos no ritmo de consumo atual. Cerca de 4% do petrleo consumido no mundo utilizado na produo de plsticos. A produo de PVC responsvel atualmente por cerca de 0,25% do consumo mundial de petrleo. A figura 3 apresenta a distribuio do consumo de petrleo por tipo de aplicao, na qual se observa que o consumo com fins de aquecimento, produo de energia e transporte responsvel por cerca de 86% do consumo mundial de petrleo. O PVC possui cerca de 57% de cloro e 43% de eteno (derivado do pretrleo). Por reao qumica, eteno e o cloro combinam-se para formar o dicloreto de etileno, que por sua vez

transformado em um gs chamado "VCM".O passo final a polimerizao, que converte o monmero num polmero de vinil, que o PVC, ou simplesmente, vinil. A resina do PVC comercializada em forma de p fino e branco, ao qual devero ser adicionados aditivos que tornam o PVC processvel, alem de conferir caractersticas especificas. Os aditivos so usados de acordo com as caractersticas exigidas, podendo ser, rgidos ( como tubos para gua e esgoto), ou ainda ser flexvel como uma

mangueira. A figura 2 abaixo ilustra a composio qumica PVC, composto basicamente de carbono, hidrognio e cloro, disposto em uma cadeia longa e repetida.

Quanto as propriedades fsicas do PVC temos: densidade 1,38-1,4 g/cm. ponto de fuso maior que 180C. formula qumica: (C2H3Cl)xn

2.2) Tubos e acessrios:


Atualmente no Brasil exitem vrios fabricantes de tubos em pvc, entre os mais importantes vamos citar a Tigre, Amanco, Magestic entre outras. Como os produtos bsicos de todos os fabricantes so os mesmos vamos citar apenas os produtos encontrados no catlogo da Tigre.

Tubos:
So utilizado no escoamento de gua e esgoto em residencias, possuindo dimetro e comprimento de acordo com a necessidade de projeto. As ilustraes e respectivas medidas foram retiradas do catalogo da Tigre.

Curvas e Joelhos
As ilustraes baixo foram retiradas do catalogo do fabricante Tigre, ao lado segue as respectivas medidas.

Junes e T

Luvas

Outros

Ralos e caixas

A caixa de gordura possui a funo de evitar que a gordura seja arrastada durante o escoamento e venha a causar possveis entupimentos.

3) Tubos para drenagem esgoto pluvial


O processo de drenagem consiste no escoamento das guas que esto em excesso num terreno, atravs de valas ou tubulaes. O termo pluvial refere-se s guas que tenham origens naturais como chuvas, granizo e neve. Essas guas so coletadas pelos sistemas urbanos de saneamento bsico, sendo posteriormente lanadas nos cursos dgua, lagos, lagoas, baas ou no mar. Os tubos para drenagem pluvial so feitos de concreto e so regulamentados pela norma ABNT NBR 8890/2007.

Para os tubos de concreto simples os dimetros variam de 200 a 600 mm (subdiviso de 100 em 100 mm), e comprimento a partir de 1000 mm para os pluviais e 2000 mm para os de esgoto. Para os tubos de concreto armado os dimetros variam de 300 mm at 2000 mm, e comprimento a partir de 1000 mm para os pluviais e 2000 mm para os de esgoto. A figura abaixo ilustra uma tubulao em concreto:

Anda mungkin juga menyukai