Anda di halaman 1dari 18

Dossi

CONSTRUES DE SENTIDO

ZILBERBERG, Claude. Louvando o acontecimento. Revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

13

Louvando o acontecimento
Claude Zilberberg

Resumo: O artigo investiga a interdependncia existente entre o discurso e o acontecimento. A repercusso do acontecimento decorre do fato dele sincretizar trs modos semiticos distintos: 1. o modo de eficincia, que articula o sobrevir e o conseguir; 2. o modo de existncia, que articula a focalizao projetiva e a apreenso retrospectiva; 3. e o modo de juno, que articula a concesso e a implicao. Considerando previamente esses dados, o acontecimento recebe a seguinte definio-anlise: acontecimento = sobrevir + apreenso + concesso. O termo correlato plausvel do acontecimento, o exerccio, recebe uma definio-anlise simtrica e inversa precedente: exerccio = conseguir + focalizao + implicao. Se o acontecimento o cerne do discurso, sem dvida, isso se deve ao fato dele selecionar, para cada modo, o termo marcado. Palavras-chave: modo; sobrevir; conseguir; concesso; implicao Abstract: Extolling the event This article investigates the interdependence between discourse and event. The repercussion of the event lies in the fact that it syncretizes three different semiotic modes: (i) efficiency, which links occurrence and achievement; (ii) existence, which connects projective intent and retrospective apprehension; (iii) and junction, which correlates concession and implication. Considering these correlations, the analysis of the event leads to the definition of event = occurrence + apprehension + concession. The plausible correlated term for event, exercise, is analyzed and defined symmetrically and inversely to the former one, i.e., exercise = achievement + intent + implication. If the event is the core of the discourse, this is undoubtedly due to the fact that it selects a marked term for each mode. Keywords: mode; occurrence; achievement; concession; implication


Traduo de Maria Lucia Vissotto Paiva Diniz, professora do Curso de Comunicao Social e do Programa de Ps-Graduao em Comunicao da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicao da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em estgio ps-doutoral na rea de Cincias Sociais Aplicadas como bolsista da Capes em Paris, Frana (2005-6).

14

ZILBERBERG, Claude. Louvando o acontecimento. Revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

Cada coisa que vs um acontecimento e cada idia, um acontecimento, e tu mesmo que te percebes por acontecimentos (e tu s um nesse instante) s tambm capacidade de acontecimentos que ela mesma tambm . (Paul Valry)

Partilha da veridico
A problemtica da veridico, tal como ressalta da apresentao que lhe feita no Dicionrio de Semitica 1, retomando uma expresso de Hjelmslev, a de um resultado definitivo (1966, p. 27), mas suscetvel de ser pensado sob um ponto de vista novo. Se considerarmos a estrutura mnima do dizer dizer dizer alguma coisa a algum , os momentos de tal estrutura recebem denominaes cmodas: Dizer alguma coisa a algum

Enunciao

predicao

comunicao

As modalidades veridictrias privilegiaram a comunicao em detrimento da predicao, conforme demonstra a escolha dos termos tomados para qualificar as dixis: segredo e mentira. Gostaramos de nos deter um pouco na grandeza alguma coisa, examinando-a sob o ponto de vista do valor. O que merece, o que vale a pena ser dito seja esse dizer endereado a outrem ou a si mesmo? Que que esse? Quem, no mago dessa alguma coisa, convoca, de forma irresistvel, o dizer, o fazer-saber? Em virtude de que condies sou levado a pensar enfim que algum me ser grato por lhe comunicar essa alguma coisa em troca do quantum de ateno que ele me concede? V-se que estamos engajados em uma direo totalmente contrria quela que sustenta as modalidades veridictrias. Estas so moldadas na retrica da reteno, na qual a preservao do segredo pelo recurso da mentira a regra, enquanto nossa problemtica exatamente inversa, pois atende retrica da divulgao. Considerando que divulgar definido no dicionrio como levar ao conhecimento do pblico, somos reconduzidos em direo estrutura tensiva cannica, que v no contedo a interseo da intensidade e da extensidade. No caso da semitica da reteno, a conservao da intensidade, aqui a do segredo, exige sua concentrao na medida em que sua divulgao considerada disperso e desperdcio. Nesse caso, a divulgao negadora:


Simplificamos a problemtica que, para o enunciatrio, consiste em uma negociao acirrada entre as satisfaes que sua curiosidade recebe e os esforos de ateno cada vez mais custosos aos quais ele se presta.

ZILBERBERG, Claude. Louvando o acontecimento. Revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

15

Caso a pertinncia ou a acentuao, conceito similar, passe da intensidade para a extensidade, ou seja, se a divulgao tornar-se boa, teremos a inverso do valor, pois a divulgao de um contedo precioso significativa e experimentada como partilha altrusta, empatia, ao passo que o confisco do segredo, nesse caso, repreendido e reprovado segundo a seguinte estrutura: determinados determinantes intensidade extensidade reteno indivisibilidade tendencial pessoal divulgao divisibilidade pblica

Assim, projetando a estrutura tensiva sobre a estrutura elementar do dizer, acedemos aos estilos enunciativos da reteno e da divulgao. Para o estilo retensivo a intensidade que pertinente, exatamente pelo fato de evitar sua decadncia, ao passo que, para o estilo da divulgao, a extensidade, cuja ampliao favorecida no atual momento pela instantaneidade e pela gratuidade da informao, que detm a acentuao de sentido.

Do acontecimento ao modo
Gostaramos agora, ao lado do conceito de modalidade, que j demonstrou sua eficincia, no introduzir, mas estender a noo de modo, termo corrente tanto na lingstica quanto na semitica. Na lingstica, com os modos do verbo; e na semitica, com a


Aderimos definio de estilo proposta por Merleau-Ponty em La prose du monde: o estilo o que torna possvel toda significao (1999, p. 81), mas permitimo-nos completar a tese desse autor com os ensinamentos de Wlfflin: os estilos andam aos pares, no mnimo.

16

ZILBERBERG, Claude. Louvando o acontecimento. Revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

problemtica dos modos de existncia inaugurada por Saussure e ampliada por Greimas. A definio de modo de..., no dicionrio escolar francs Micro-Robert, como forma particular sob a qual se apresenta um fato, se completa uma ao, rene ou confunde os dois aspectos. Logo, trata-se de responder a questo: do ponto de vista semitico, de que um fato feito? Antes de iniciar a anlise, cabe sublinhar que o fato tem por correlato intenso o acontecimento, o que equivale dizer: o fato o resultado do enfraquecimento das valncias paroxsticas de andamento4 e de tonicidade que so as marcas do acontecimento. Em outras palavras, o acontecimento o correlato hiperblico do fato, do mesmo modo que o fato se inscreve como diminutivo do acontecimento. Este ltimo raro, to raro quanto importante, pois aquele que afirma sua importncia eminente do ponto de vista intensivo afirma, de forma tcita ou explcita, sua unicidade do ponto de vista extensivo, ao passo que o fato numeroso. como se a transio, ou seja, o caminho que liga o fato ao acontecimento, se apresentasse como uma diviso da carga tmica (no fato) que, no acontecimento, est concentrada. Para medir a dependncia de nossos discursos em relao aos acontecimentos e fatos, basta imaginar, entrever, por um instante, a desolao, o tdio completo em que o mundo mergulharia se os acontecimentos e os fatos desertassem. Pascal e Baudelaire so insuperveis nesse ponto. No momento em que a astrofsica se centraliza novamente na histria do cosmos e no acontecimento que o fundamenta, agora em que, todas as isotopias confundidas, a novidade torna-se o valor para servir e desservir, seria incompreensvel que a semitica continuasse a agir como se o acontecimento no existisse. Introduzimos o conceito de modo com o objetivo e a esperana de deslindar o quanto for possvel, de resolver esse sincretismo existencial, esse precipitado de sentido que constitui, tanto coletiva quanto individualmente, o acontecimento. Salvo melhor juzo, distinguimos trs espcies de modos: de eficincia; de existncia; e os de juno, dos quais ser preciso apresentar ao menos um esboo.
4

[N. da T.] Tempo em francs. um termo italiano emprestado da msica. Foi traduzido em Tenso e significao (FONTANILLE & ZILBERBERG, 2001) por tempo. Entretanto, durante o curso do professor Claude Zilberberg, Tpicos de semitica tensiva, oferecido pelo Programa de Ps-graduao da FFLCH/USP, em 2003, o professor Iv Carlos Lopes, responsvel pela traduo simultnea, passou a utilizar andamento, termo musical que traduz tempo.  [N. da T.] Preferimos manter o paralelismo da expresso servir et desservir, lembrando que desservir, em francs, significa assegurar o servio, ocupar-se bem, sentido que se aproxima da idia de ritual.  [N. da T.] A expresso sous bnfice dinventaire (sob benefcio de inventrio) foi traduzida por salvo melhor juzo, como em geral traduzida, considerando sua significao mais usual em francs. Entretanto, gostaramos de assinalar que se trata de expresso pertencente ao discurso jurdico, utilizada tanto em francs quanto em portugus para questes relativas herana e partilha de bens. Como foi empregada mais uma vez no ltimo pargrafo deste texto e por encontrarmos termos como partilha e seus derivados em vrios momentos, gostaramos de acusar a isotopia jurdica aqui presente a fim de manter fidelidade ao texto original.

ZILBERBERG, Claude. Louvando o acontecimento. Revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

17

Os modos de eficincia
O contedo e a denominao foram emprestados da obra de Cassirer e, mais especificamente, da problemtica central em seu esprito do fenmeno de expresso. No terceiro tomo de La philosophie des formes symboliques, lemos: Pois, toda realidade efetiva que apreendemos menos, em sua forma primitiva, a de um mundo preciso de coisas erigido diante de ns, do que a certeza de uma viva eficincia experimentada por ns (CASSIRER, 1988, p. 90). Se levarmos a srio essa abordagem, isto , se a recebermos como diretriz e poitica para a compreenso do pensamento mtico, ela nos leva a recusar a tentao algebrista preconizada, por razes distintas, por Saussure e Hjelmslev. Em relao terminologia, admitimos grosso modo que o fenmeno de expresso de Cassirer e a substncia do contedo de Hjelmslev tratam das mesmas grandezas, ou seja, aquelas que comumente se referem afetividade. Ainda que esses dois mestres no se tenham conhecido um ao outro, salvo erro ou ignorncia de nossa parte, um e outro abordaram a mesma questo, a da primazia em observar a forma e a substncia. Nesse aspecto, Hjelmslev acompanha Saussure quando afirma: Dito de outro modo, a lngua uma forma e no uma substncia (1996, p. 141). No que diz respeito ao plano do contedo, a afetividade ento expulsa, depois reintroduzida, mas Cassirer quem contesta de forma precisa a legitimidade desse duplo gesto ao afirmar:
Uma determinada teoria psicolgica desconhece os fenmenos puros de expresso quando os faz nascer de um ato secundrio de interpretao, definindo-os como produtos da empatia. A deficincia capital de tal teoria e seu prton pseudos consiste em inverter a ordem dos dados fenomenais. Ela deve, previamente, tirar a vida da percepo, convert-la em um complexo de simples contedos da impresso sensvel para, em seguida, reanimar esse material morto da sensao, graas ao ato de penetrao afetiva. Mas a vida que lhe cabe assim compartilhada continua sendo, em ltima anlise, obra da iluso psicolgica. (CASSIRER, 1988, p. 89)

Por essa mesma razo, definimos a tensividade como uma determinao, na qual a intensidade subjetal a constante e a extensidade, varivel. Com o termo eficincia, Cassirer designa a assero, pelo sujeito, de uma afeio.10 A fim de dispor de uma metalinguagem operatria e adequada, admitamos que o modo de


A poitica refere-se ao conjunto de estudos que versam sobre a instaurao da obra, notadamente da obra de arte, citao de resumo confivel na internet: http://www.utp.br/proppe/relpesquisaslinhas.asp?linha=132.  Segundo Saussure, A lngua , por assim dizer, uma lgebra que teria somente termos complexos (1996, p. 141).  Segundo Hjelmslev, Portanto, no se deve esperar desse procedimento dedutivo nem uma semntica, nem uma fontica, mas, tanto para a expresso da lngua quanto para seu contedo, uma lgebra lingstica que constitui a base formal para uma ordenao das dedues de substncia no lingstica (2003, p. 103). 10 O TLF (Trsor de la Langue Franaise) lembra que o termo affection pertencia, no sculo 19, ao vocabulrio da geometria e designava a modificao, propriedade de uma linha, de uma figura, a affection de uma curva. [N. da T.] Para o termo afeio, o dicionrio Houaiss acusa o sentido de inclinao e pendor. O Aurlio, alm desses termos, aponta tendncia, declive ou aclive.

18

ZILBERBERG, Claude. Louvando o acontecimento. Revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

eficincia designe a maneira pela qual uma grandeza se instala num campo de presena. Se esse processo for efetuado a pedido, segundo o desejo do sujeito, nesse caso teremos a modalidade do conseguir11. Se a grandeza se instala sem nenhuma espera, denegando ex abrupto as antecipaes da razo, os clculos minuciosos do sujeito, teremos a modalidade do sobrevir. Do ponto de vista paradigmtico, o modo de eficincia estruturado pela distino do conseguir e do sobrevir. Essa introduo sumria exige quatro observaes: 1. a pregnncia do sobrevir, sem dvida, to antiga quanto o mundo, j que a filosofia reconheceu e reconhece no espanto, no thaumazein12 dos gregos, o centro de nossos afetos e de nossos pensamentos. Essa preeminncia foi sustentada por Descartes em sua anlise inaltervel da admirao:
Assim que o primeiro encontro de algum objeto nos surpreende e que o julgamos novo e muito diferente do que conhecamos at ento ou do que supnhamos que deveria ser, esse fato nos faz admir-lo e ficamos espantados. Como isso pode nos acontecer antes que saibamos se esse objeto nos conveniente ou se no o , parece-me que a Admirao a primeira de todas as paixes. (DESCARTES, 1991, pp. 108-9)

2. Sustentando que essa pregnncia sobrevinda to antiga quanto o mundo, pretendemos assinalar que, num grande nmero de sociedades, o divino inseparvel de um aparecimento e de uma epifania.
Conta-se, em especial, que a expresso manitou empregada sempre que a representao e a imaginao so excitadas por alguma coisa de novo, de extraordinrio. Se durante a pesca, algum pegar uma espcie de peixe ainda desconhecida, esse fato faz surgir, imediatamente, a expresso manitou. (CASSIRER, 1986, p. 104)

A modalidade do sobrevir teria, portanto, uma ligao com a exclamao, que consideramos o piv da estrutura frsica, mas talvez ainda um exagero. Segundo Cassirer, a pertinncia deve ser atribuda no exclamao, mas conferida interjeio: As expresses wakan e wakanda para os Sioux parecem tambm remontar etimologicamente a interjeies que traduzem o espanto (Idem). O acontecimento , portanto, essa grandeza estranha, por assim dizer, extraparadigmtica, ou melhor, essa grandeza se manifesta a princpio no plano sintagmtico por uma antecipao e, desse mesmo fato, espera sua identidade paradigmtica. A frmula do acontecimento comporia assim uma antecipao
11

[N. da T.] O termo em francs parvenir, que significa aceder, chegar a, alcanar, atingir, deslocando-se no espao. Mantemos a traduo em portugus acusada em Tenso e significao (FONTANILLE & ZILBERBERG, 2001). 12 [N. da T.] O termo designa o Coro que, nas tragdias gregas, tinha a funo de provocar no pblico o aumento da emoo.

ZILBERBERG, Claude. Louvando o acontecimento. Revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

19

sintagmtica e um retardamento paradigmtico. O acontecimento rompe o ajuste sintomtico comum do sintagmtico e do paradigmtico. 3. Do ponto de vista figural, o sobrevir e o conseguir so regimes de valncias regidos pelo andamento:

A princpio, as grandezas admitidas so quantitativas, mas aderimos hiptese segundo a qual as diferenas qualitativas regem as diferenas quantitativas, recorrendo a dois argumentos: o primeiro estipula que a gradualidade, pela qual Saussure, ao que parece, tinha grande estima13, permanece fora de alcance se as grandezas no so colocadas mentalmente como divisveis; em segundo lugar, sem essa mesma divisibilidade, a sintaxe estaria condenada ao tudo ou nada, condenada a desconhecer as virtudes da nuana e da lentido, antigamente consideradas superiores. Para a semitica greimasiana, essa carncia figural foi assumida pela aspectualidade, isto , um dado figurativo. Se voltarmos ao nosso diagrama, as duas tenses admitidas [subitaneidade vs progressividade] e [brevidade vs longevidade] se ajustam uma a outra por aumentos e diminuies correlatas. Mas, sejam quais forem seus mritos, o diagrama deixa escapar um dado semitico capital, a caracterstica. Sendo um diagrama nada mais do que a projeo de uma anlise e sua resultante, ou seja, a associao de pelo menos duas definies, partiremos de nossa anlise para, depois, esforarmo-nos em generaliz-la. Nos Cahiers, Valry, atormentado pelos segredos do tempo, observa: O tempo longo se faz sentir durante./ O tempo curto s se faz sentir depois (1973, p. 1329). A distenso paradigmtica ou morfolgica [longo vs breve] toma um sentido imperfectivo, se ela no compreender tambm uma marca sintagmtica [simultaneidade vs posterioridade]. A leitura dos Cahiers mostra bem que para a primeira frase, Valry considera um processo cujo sujeito agente, ao passo que, para a segunda, ele se refere surpresa, de forma que a extenso temporal a do agir e da pacincia, que o agir racional supe, e a brevidade, a do sofrer, que o inesperado, precipitadamente, impe ao sujeito. Entendemos por ca13

Diferena, termo incmodo, porque isso admite graus (fragment 19), citado por H. Parret (1995-6, p. 46).

20

ZILBERBERG, Claude. Louvando o acontecimento. Revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

racterstica a juno, a conivncia singular do paradigmtico e do sintagmtico. Portanto, a caracterstica em si est na interseo da morfologia e da sintaxe; uma preocupao permanente na reflexo hjelmsleviana:
O sintagmtico e o paradigmtico condicionam-se constantemente. [...] somos obrigados a introduzir as consideraes nitidamente sintxicas na morfologia ali introduzindo, por exemplo, as categorias da preposio e da conjuno, cuja nica razo de ser est no sintagmtico e de inserir na sintaxe fatos plenamente morfolgicos reservam, inevitavelmente, sintaxe a definio de quase todas as formas que se supe ter reconhecido na morfologia. (HJELMSLEV, 1971, p. 153)

4. Enfim, em nossa ltima observao para analisar a complexidade que os discursos nos propem, devemos introduzir uma distino suplementar entre modos de eficincia diretores e modos secundrios ou associados. O sobrevir e o conseguir se inscrevem agora como modos diretores. O conseguir est associado a dois modos secundrios: a) o prover, o qual, depois da virtualizao de seu classema, substitui o conseguir quando o sujeito operador no atinge o resultado que ele estabeleceu. O provir toma o lugar do conseguir quando o processo tem por agente suposto um sujeito no humano. Uma das dimenses da reflexo de Espinosa concerne justamente mutao-comutao do conseguir antropomorfo em provir: Essa liberdade humana tal que todos se orgulham de possuir, o que equivale a dizer simplesmente que os homens tm conscincia de seus apetites e ignoram as causas que os determinam (ESPINOZA, 1955, pp. 303-4). O paradigma prprio a esse modo de eficincia est na dependncia das vicissitudes paradigmticas e sintagmticas, afetando a identidade e a eficcia do sujeito operador; b) por sua vez, o sobrevir se apresenta na maioria das vezes como a negao do prevenir em sua acepo genrica: Impedir por suas precaues (um mal, um abuso). Absoluto: Mais vale prevenir do que remediar. Em La dialectique de la dure, Bachelard define o sujeito nesses termos: A conscincia pura nos parecer como um poder de espera e de espreita (1993, p. VI), mas o espetculo do mundo mostra que se essa definio motivada, porque o sujeito, e sem dvida o vivente em geral, esse ser que pode sempre ser surpreendido, ser pego desprevenido, e que, se procurarmos o objeto necessrio dos verbos esperar e espreitar empregados por Bachelard, no encontraremos seno o inesperado, a ponto de o prprio Greimas ter intitulado, como por deferncia para com a gravidade do sobrevir, o ltimo captulo de Da imperfeio: a espera do inesperado (2002, pp. 83-90). Enfim, a complementaridade antagonista do conseguir e do sobrevir assemelha-se, segundo uma medida que continua bem difcil de medir, ao princpio dos grandes estilos estticos, pois o estilo clssico, na descrio de Wlfflin, est do lado do conseguir, ao passo que o estilo barroco, centralizado sobre o aparecer e a acelerao, toma a forma do sobrevir. A esse respeito, a arte moderna deu largamente razo a Baudelaire quando este anunciava, no texto intitulado Exposio

ZILBERBERG, Claude. Louvando o acontecimento. Revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

21

universal de 1855, a chegada do Bizarro: O belo sempre bizarro14. [...] Digo que ele contm sempre um pouco de bizarria, de bizarria ingnua, no desejada, inconsciente, e que essa bizarria que o faz ser particularmente Belo. sua marca, sua caracterstica (BAUDELAIRE, 1954, p. 691). Sob essas condies, se cada arte , a partir das coaes e dos recursos do plano da expresso que ela encerra, uma deformao coerente, a totalidade virtual das artes das quais as obras de E. Faure e de A. Malraux do uma idia constitui uma mimese, do mesmo modo como a totalidade das lnguas, por si mesmas subjetivas, constitua para Humboldt nossa objetividade.

Os modos de existncia
Seremos mais breves em relao aos modos de existncia, na medida em que essa categoria uma aquisio da lingstica e da semitica. Tal categoria tem por germe a dualidade [virtual vs real] afirmada por Saussure no quinto captulo do Curso de lingstica geral, relativo diferena entre as relaes paradigmticas e as relaes sintagmticas: A relao sintagmtica existe in praesentia; repousa em dois ou mais termos igualmente presentes numa srie efetiva. Ao contrrio, a relao associativa une termos in absentia numa sria mnemnica virtual (1996, p. 143). Bem oportunamente, o Dicionrio de Semitica I introduz um termo complexo que ao mesmo tempo in praesentia e in absentia, o termo atualizado (GREIMAS & COURTS, 1983, pp. 9-10), o qual caracteriza, no plano figural, a disjuno entre o sujeito e o objeto de valor; no plano figurativo, a privao de um bem. Certamente, estamos diante de uma trade, mas heterognea, pois a virtualidade diz respeito ao sistema; a atualizao e realizao ao processo, sendo a primeira ao processo narrativo e a segunda ao processo lingstico. Em seguida, esse nmero foi levado a cinco, em Semitica das paixes (GREIMAS & FONTANILLE, 1993), pois a obra acrescentava, aos trs j estabelecidos, a virtualizao e a potencializao. Em princpio, essas cinco operaes deveriam permitir descrever a circulao, a entrada, a sada, a volta das grandezas no interior do campo de presena, mas esse objetivo no foi atingido imediatamente, parece-nos, por duas razes: foi preciso algum tempo para compreender que a virtualidade e a virtualizao, apesar de seu radical comum, no tinham nada a ver uma com a outra; foi preciso algum tempo para tornarem-se claras as relaes de pressuposio e discernir os protocolos observados nos discursos (FONTANILLE & ZILBERBERG, 2001; ZILBERBERG, 1997, pp. 65-76). Nos limites restritos desse trabalho, ficaremos satisfeitos de justificar a distino entre modos diretores e modos associados. O par diretor constitudo pela alternncia entre a
14

[N.da T.] Em portugus, o termo bizarro pode tambm ser traduzido por esquisito ou estranho.

22

ZILBERBERG, Claude. Louvando o acontecimento. Revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

focalizao e a apreenso15. A palavra vise, que o dicionrio Micro-Robert define nesses termos: Ter em vista, esforar-se para atingir (um resultado). Ele visava esse posto h muito tempo, subentende o modo de eficincia do conseguir, em virtude do trao imanente/esforo. A focalizao se inscreve como mediao entre a atualizao e a realizao. O caso da apreenso no deixa de se assemelhar ao da focalizao, pois designa o estado do sujeito de estado s voltas com o sobrevir, em admirao cartesiana, em poucas palavras, o estado do sujeito inicialmente espantado, impressionado, depois, dali em diante, marcado pelo que lhe aconteceu, estado que corresponde potencializao, formao desse mistrio: o sobrevir. Assim, a apreenso produz uma boa transio entre o sobrevir e a potencializao. O jogo dos modos de existncia, que aparece na dependncia dos modos de eficincia, necessita de duas observaes. Em primeiro lugar, ele nos faz assistir a um processo intrigante: a emergncia, no oceano da durao, de um incio, de uma novidade: O que nos toca persiste e se projeta sobre as coisas seguintes. O intenso tem ento uma qualidade prpria que de persistir alm da durao de sua causa (VALRY, 1973, p. 1235). Essa persistncia est no princpio da continuidade do sujeito de estado. Em segundo lugar, sendo os modos de existncia solidrios do estado de surpresa do sujeito, devemos dizer, do sujeito espantado que satura de alguma forma o processo, o sujeito apreende e ele mesmo apreendido por aquilo que o apreende, pois apreender um acontecimento, um sobrevir, , antes de tudo, e talvez principalmente, ser apreendido pelo sobrevir, termo que emprestamos da anlise de Cassirer: Toda experincia vivida de expresso no , primeira vista, seno uma prova sofrida, um ser-apreendido muito mais do que um apreender, e essa receptividade contrasta nitidamente com a espontaneidade, sobre a qual se fundamenta toda conscincia de si enquanto tal (CASSIRER, 1988, pp. 91-2). O alinhamento dos modos de existncia apresenta-se assim:

modo de existncia

focalizao voz ativa agir

apreenso voz passiva suportar

Ditese16

modalidade do sujeito

sujeito operador

sujeito de estado

15

[N. da T.] Vise e saisie em francs foram traduzidos como foco e apreenso, respectivamente, em Tenso e significao do mesmo autor (ZILBERBERG, 2001). Embora nossa preocupao seja conservar a mesma metalinguagem traduzida em obras anteriores, consideramos que o termo focalizar apresenta um sentido mais prximo do termo francs vise, definido pelo autor na frase seguinte do texto. 16 Ditese um termo emprestado da medicina que significa predisposio de um indivduo para determinadas doenas. A etimologia da palavra composta de di (a) thesis (grego) significa disposio, estado, condio, ao de colocar, de arranjar.

ZILBERBERG, Claude. Louvando o acontecimento. Revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

23

Enfim, se a potencializao est relacionada memorizao, a virtualizao ser a figura inversa e correspondente ao esquecimento, que pode ser absoluto ou relativo. Geralmente, em funo da intercesso de outrem que a prpria virtualizao chega ao campo de presena, mas o sobrevir, atravs da figura da reminiscncia pode, como se l em Rousseau e em Proust, projetar a reminiscncia num campo de presena. A psicanlise freudiana atribui censura e ao recalque a afetividade da virtualizao e a atividade do psicanalista consiste em desfazer as mscaras que a condensao e o deslocamento colocaram sobre os contedos.

Os modos de juno
Consideramos o termo juno em uma acepo distinta daquela admitida no Dicionrio de semitica I, no qual a juno designa a relao que une o sujeito ao objeto, ou seja, a juno constitutiva dos enunciados de estado. Na perspectiva de nossa pesquisa, o termo se refere condio de coeso pela qual um dado, sistemtico ou no, afirmado. Assim, ele se aproxima da noo de dependncia que Hjelmslev estabelece como o ncleo que define a estrutura: a linguagem [] essencialmente uma entidade autnoma de dependncias internas, em uma palavra, uma estrutura (1971, p. 28). As estruturas elementares da significao na concepo greimasiana apresentam dois traos inegveis, aos nossos olhos: 1) elas so tidas como lgico-semnticas, o que significa que elas so racionais; 2) elas admitem, em princpio, a possibilidade da complexidade, mas sem explor-la, e assim, quando o quadrado semitico introduzido, favorecem as estruturas antagonistas da contrariedade e da contradio. Hjelmslev, ao contrrio, no dcimo primeiro captulo dos Prolegmenos que trata das funes, considera a possibilidade de um termo complexo, a constelao, que seria, em relao necessidade que regula a interdependncia e a determinao, o caso do fortuito. a partir de tal tenso que introduzimos a categoria do modo de juno e distinguimos o modo implicativo do modo concessivo. No caso da implicao, o direito e o fato se respaldam mutuamente. Sua esfera a da implicao: se a, ento b e geralmente da causalidade legal. Ela tem como emblema o porque17. No caso da concesso, o direito e o fato esto em discordncia um com o outro. A esfera da concesso, segundo os gramticos, a da causalidade inoperante. Ela tem como emblemas a dupla formada pelo embora e o entretanto: embora a, entretanto no b18. Sem dvida, a concesso menos rara do que supomos e, por exemplo, a definio da estrutura vai alm do quantum de concesso que ela comporta, pois o termo dependncia o centro da definio hjelmsleviana da estrutura, embora a noo de dependncia faa parte da lista dos termos julgados indefinveis por Hjelmslev. A concesso duplamente ligada noo de limite. Do ponto de vista da extenso, ela
17 18

[N. da T.] Trata-se da traduo de parce que, utilizado na resposta de um pourquoi. No b significa tanto a ausncia de b quanto o contrrio de b.

24

ZILBERBERG, Claude. Louvando o acontecimento. Revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

marca o limite, mas, ao mesmo tempo, deve se limitar a si mesma, seno recriaria, a sua revelia, uma regularidade que ela vem abalar.

Estrutura do acontecimento
Como se pode perceber, em nossa abordagem, o acontecimento um sincretismo compreensvel como interseo dos trs modos seguintes: o sobrevir para o modo de eficincia; a apreenso para o modo de existncia; a concesso para o modo de juno. O sincretismo pode ser recebido de duas maneiras: como um fato ou como uma concordncia, na acepo gramatical do termo, uma adequao entre categorias. No estudo intitulado Essai dune thorie des morphmes, Hjelmslev admite que entre as categorias possa se exercer uma certa afinidade:
Dessa forma, sem que haja conformidade absoluta entre as categorias que acabamos de estabelecer e certas categorias nocionais, existe, entretanto, uma certa afinidade, que faz com que uma categoria nocional se preste a ser formada em uma dada categoria morfolgica familiar e que se possa prever um resultado timo, no qual essa afinidade resulte em uma harmonia absoluta entre forma e substncia. (1971, p. 170)

o momento de formularmos a seguinte questo: se uma dada categoria, nesse caso o acontecimento, se apresenta como uma integrao de modos que por si mesmos so oferecidos em alternncia, qual seria o correlato que corresponderia integrao do conseguir como modo de eficincia, da focalizao como modo de existncia, e enfim da implicao como modo de juno? Vrias respostas podem ser consideradas. Para a semitica greimasiana, a resposta seria a noo de estado, na qualidade de sincretismo do conseguir, da focalizao da permanncia, enfim, da implicao na qualidade de consolidao. Um fragmento dos Ecrits de Saussure, infelizmente no acompanhado de discusso, prope a distino [acontecimento vs estado], que recordamos:
Parece que s em lingstica existe uma distino sem a qual os fatos no seriam compreendidos em nenhum grau [...]. Como em lingstica a distino entre estado e acontecimento, pois podemos nos perguntar se essa distino, uma vez reconhecida e compreendida, ainda permite a unidade da lingstica... (SAUSSURE, 2002, p. 233)

Uma segunda possibilidade existe a partir da leitura dos Cahiers de Valry. O termo acontecimento pouco representado no ndice dos Cahiers e muitas vezes desqualificado.19 Num fragmento reflexivo, lemos: Eu. Observo mais uma vez que as coisas humanas me interessam tanto menos quanto mais se afastam da vida comum e se impem por acontecimento, no por funcionamentos (grifos do autor, 1973, p. 186). Portanto, Valry nos prope a dupla: acontecimento vs funcionamento.
19

Em um fragmento, datado de 1917-8, l-se: Os acontecimentos so espuma das coisas (1974, p. 1383).

ZILBERBERG, Claude. Louvando o acontecimento. Revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

25

Existe uma terceira possibilidade que emprestamos das anlises magistrais, sem igual, talvez inigualveis, da pintura holandesa feitas por Claudel. L-se:
Quero dizer que eles [os quadros] no constituem simplesmente uma presena, eles a exercem. Atravs deles, uma solidariedade eficaz se estabelece entre ns e esse mundo que est por trs, l longe abandonado pelo sol. Trazemos conosco bastante passado para amalgam-lo ao deles, e o modo como temos que nos bastar a nossa prpria existncia no estranho a essa utilizao da durao, a essa consolidao do rosto pela expresso que os habita na persistncia. (1973, p. 184)

As naturezas mortas e sobretudo os retratos pertencem ao exerccio, ou seja, ao conseguir e lentido que pertencem focalizao: ... sentimos [...] a plenitude de uma alma que se enderea nossa e que a incita ao dilogo, algum que oferece seu rosto (Idem), enfim, implicao, ou seja, necessidade. Recolhemos trs termos possveis: o estado, o funcionamento, o exerccio. Qual escolher? De forma apenas intuitiva, admitimos que, dos trs, o belo termo exerccio est mais prximo do agir que os dois outros. O termo estado muito pouco dinmico, mesmo se evocarmos um fazer considerado estativo20, e o termo funcionamento muito organicista. Dito isso, o exerccio e o acontecimento apresentam-se como integraes concordantes de trs modos reconhecidos: determinados determinantes modo de eficincia modo de existncia modo de juno

o exerccio conseguir

o acontecimento sobrevir

focalizao

apreenso

implicao

concesso

Concluso
A essas duas integraes categoriais, o exerccio e o acontecimento, correspondem duas grandes orientaes discursivas: o discurso do exerccio e o discurso do aconteci20

Esse termo empregado no sentido de esttico, que pressupe um estado permanente, uma idia de durao. Grande um adjetivo estativo, embriagado no-estativo. Os verbos estativos excluem toda progresso entre seu trmino a quo e seu trmino ad quem.

26

ZILBERBERG, Claude. Louvando o acontecimento. Revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

mento. Apenas por comodidade de nossa explanao, associamos o discurso histrico ao discurso do exerccio, tal como corrente na tradio dita ocidental, e o discurso dito mtico ao discurso do acontecimento. Assim entendido, em razo do desencantamento do mundo, de Max Weber, o discurso mtico estaria perdendo terreno, afirma o autor:
O selvagem sabe como fazer para encontrar sua alimentao diria e quais instituies lhe servem para isso. A intelectualizao e a racionalizao crescentes no significam portanto o conhecimento geral cada vez maior das condies de vida nas quais nos encontramos. Mas significam algo diferente: o fato de saber ou crer que pelo simples querer, em todo momento se possa adquirir o conhecimento, que no h portanto, em princpio, nenhum poder misterioso e imprevisvel a ser atribudo e que podemos muito bem dominar tudo (em princpio) pelo clculo. Mas isso significa o desencantamento do mundo. No teremos mais que recorrer aos meios mgicos para dominar os espritos ou para solicit-los. (2003, p. 83-84)

Mas, segundo F. Jullien, bem parece que o acontecimento magnetiza nossos afetos e, conseqentemente, os nossos pensamentos:
por isso que me pergunto se, a esse respeito, a cultura europia no poderia ser definida em sua totalidade como uma cultura do acontecimento. Pela ruptura que produz e todo o imprevisto que instaura, pelo que permite de concentrao, por conseguinte, de tenso e portanto tambm de pathos, o acontecimento conserva um prestgio ao qual a cultura europia jamais renunciou. Jamais pde renunciar, porque ela encontra-se apaixonadamente (passionalmente) presa ao carter fascinante, inspirador do acontecimento. (JULLIEN, 2001, p. 88)

Por outro lado, o discurso histrico que tradicionalmente tinha por objeto na perspectiva dos acontecimentos o jogo dos efeitos e das causas, o jogo dos fins e dos resultados tende a afastar-se da espuma dos acontecimentos, para interessar-se pela mincia dos exerccios e dos funcionamentos, deixando assim um espao vazio, disponvel para o discurso dito mtico. Do mesmo modo, certos pensadores, especialmente Foucault em De lordre du discours, reclamaram que se desse ao acontecimento a mesma considerao que a tradio e o consenso dos historiadores atriburam at hoje ao determinismo: precisamos aceitar a introduo do aleatrio como categoria na produo dos acontecimentos. Nesse caso ainda se faz sentir a ausncia de uma teoria que permita pensar as relaes do acaso e do pensamento (FOUCAULT, 1976, p. 61). Hannah Arendt vai ainda mais longe, ao convidar-nos a redirecionar a histria a partir da categoria do acontecimento, em uma palavra, a atribuir histria sua dimenso intrinsecamente mtica, no limite: miraculosa. Em seu livro, Condition de lhomme moderne, no escreve assim:
Esse carter de inesperado, de surpresa inerente a todos os comeos, a todas as origens. Assim, a origem da vida na matria uma improbabilidade infinita de processos inorgnicos; como a origem da terra no ponto de vista dos processos do universo ou a

ZILBERBERG, Claude. Louvando o acontecimento. Revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

27

evoluo do homem a partir da vida animal. O novo tem sempre contra si as chances esmagadoras das leis estatsticas e de sua probabilidade que, praticamente, nas circunstncias comuns, equivale a uma certeza; o novo aparece ento sempre como um milagre. (ARENDT, 2005, p. 234)

A alternncia discursiva obtida se junta problemtica da fidcia e de sua partilha em regimes fiducirios distintos. Essa partilha no do tipo [presena vs ausncia], aqui projetando um discurso dirigido por uma fidcia bem identificada, l, um discurso que seria isento de todo investimento fiducirio, mas, ao contrrio, do tipo de partilha entre dois regimes fiducirios diferentes, dos quais os trs modos que reconhecemos seriam, ainda uma vez salvo melhor juzo, os pressupostos plausveis. Sob tal considerao, a modalidade do crer , sobretudo, uma metamodalidade que no apenas dirige as outras modalidades, mas que pode afetar-se a si mesma, pois aquele que cr cr, pelo menos, que o verbo crer tem um sentido...21

Referncias
ARENDT, Hannah (2004). Condition de lhomme moderne. Trad. do ingls: Georges Fradier. Paris: Pocket. BACHELARD, Gaston (1993). La dialectique de la dure. Paris: PUF. BAUDELAIRE, Charles (1954). uvres compltes. Paris: Gallimard, coll. La Pliade. CASSIRER, Ernst (1986). La philosophie des formes symboliques. Tome 2. Paris: Les ditions de Minuit. ______ (1988). La philosophie des formes symboliques. Tome 3. Paris: Les ditions de Minuit. CLAUDEL, Paul (1973). uvres en prose. Paris: Gallimard, Coll. La Pliade. DESCARTES, Ren (1991). Les Passions de lme. Paris: Vrin. ESPINOZA, Bento de (1955). Lettre Schuller. In: uvres. Tome 4. Paris: Garnier-Flammarion. FONTANILLE, Jacques & ZILBERBERG, Claude (2001). Tenso e significao. (Trads. de Iv Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas.) So Paulo: Discurso Editorial/Humanitas. FOUCAULT, Michel (1976). Lordre du discours. Paris: Gallimard. GREIMAS, Algirdas Julien; COURTS, Joseph (1983). Dicionrio de semitica. Trad. de Alceu Dias Lima et alii. So Paulo: Cultrix (s/d). ______ & FONTANILLE, Jacques (1993). Semitica das paixes. (Trad. de Maria Jos Rodrigues Coracini.) So Paulo: tica. GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeio. (Trad. de Ana Cludia de Oliveira.) So Paulo: Hacker Editores, 2002.
21

Este estudo um complemento do quarto captulo de nosso ensaio lment de grammaire tensive (ZILBERBERG, 2006), e do quinto captulo do ensaio Prcis de grammaire tensive (Idem, 2002), este ltimo traduzido por Iv Carlos Lopes e Luiz Tatit, sob o ttulo Sntese da gramtica tensiva, a ser publicado.

28

ZILBERBERG, Claude. Louvando o acontecimento. Revista Galxia, So Paulo, n. 13, p. 13-28, jun. 2007.

HJELMSLEV, Louis (1966). Le langage. Paris: Les ditions de Minuit. ______ (1971). Essais linguistiques. Paris: Les ditions de Minuit. ______ (2003). Prolegmenos a uma teoria da linguagem. (Trad. de J. Teixeira Coelho Netto.) 2. ed., So Paulo: Perspectiva. JULLIEN, Franois (2001). Du temps lments dune philosophie du vivre. Paris: Grasset Le collge de philosophie. MERLEAU-PONTY, Maurice (1999). La prose du monde. Paris: Tel-Gallimard. PARRET, Herman. Rflexions saussuriennes sur le temps et le moi. Les manuscrits de la Houghton Library Harvard. in: Cahiers Ferdinand Saussure. Genve: Droz, pp. 1995-6. SAUSSURE, Ferdinand de (1996). Curso de lingstica geral. (Trad. de Antnio Chelini et all.) 25a ed., So Paulo: Cultrix. ______ (2002). crits de linguistique gnrale. Paris: Gallimard. VALRY, Paul (1973). Cahiers. Tomo 1. Paris: Gallimard - Coll. La Pliade. ______ (1974). Cahiers. Tomo 2. Paris: Gallimard - Coll. La Pliade. WEBER, Max (2003). Le savant et le politique. Paris: La Dcouverte-Poche. ZILBERBERG, Claude (1997). Essai de description figurale des tats subjectifs. In: OUELLET, Pierre. Action, passion, cognition daprs A. J. Greimas. Qubec: Nuit Blanche Editeur/ Pulim. ______ (2002). Prcis de grammaire tensive. In: Tangence, n. 70, pp. 111-43. Rimouski: Canad. Disponvel em: <http://www.erudit.org/revue/tce/2002/v/n70/index.html>. ______ (2006). lment de grammaire tensive. Nouveaux Actes Smiotiques. Limoges: Pulim. CLAUDE ZILBERBERG co-responsvel pelo Sminaire Intersmiotique de Paris, vinculado ao Centre National de Recherche Scientifique (CNRS) e cole des Hautes tudes en Sciences Sociales, Universidade de Paris IV (Sorbonne). Foi aluno e colaborador de Algirdas Julien Greimas, participando de seu Seminrio desde a fundao. Enfatizando a questo do afeto, expresso no andamento, tonicidade, tempo e espao do discurso, estabeleceu os princpios da gramtica tensiva. Professor convidado em vrias universidades, vem difundindo sua teoria, dirige revistas e publica livros e artigos que beiram a centena. Dentre suas obras, citamos: Raison et potique du sens (1988); Tension et signification (com J. Fontanille, 1998, traduzido no Brasil em 2001, no Peru, 2004); Semiotica tensiva y formas de vida (Mxico, 1999); Ensayos sobre semiotica tensiva (Peru, 2001); lments de grammaire tensive (2006). Zilberberg.claude@numericable.fr www.claudezilberberg.net Artigo recebido em 30 de janeiro de 2007 e aprovado em 16 de junho de 2007

Anda mungkin juga menyukai