Anda di halaman 1dari 12

A essncia do Twitter: Desvendando como o Twitter pode agregar valor a sua vida

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS

At o presente momento eu no me importo com qualquer tipo de cpias e uso desse livro. No sei se um dia pretendo vend-lo e pode ser tarde demais se algum copiar. Mas isso no me importa no momento. Usai-vos com sabedoria. Eu no me responsabilizo por qualquer resultado perante o uso dos conceitos desse livro digital em um twitter real, mas garanto que melhorias sero notadas.

SOBRE O AUTOR

NDICE
INTRODUO ................................................................................................................................3 CHEGANDO A TRIBO .................................................................................................................. 4 SER SOCIVEL ..............................................................................................................................5 SER TIL ....................................................................................................................................... 6 SER GENEROSO ............................................................................................................................7 RELAO GANHA-GANHA .......................................................................................................... 8 SER HUMANO .............................................................................................................................. 9 SNDROME DAS ESTATSTICAS ................................................................................................. 10 DICAS PARA TWITTAR MELHOR ................................................................................................ 10 AGRADECIMENTOS ..................................................................................................................... 12

A essncia do Twitter: Desvendando como o Twitter pode agregar valor a sua vida

Introduo
Nas primeiras experincias no Twitter as pessoas comeam por criar suas relaes. Acontece o seu primeiro post que normalmente algo como aprender a mexer nesse troo. inevitvel se voc no conhece nada sobre isso antes. O microblog tem um conceito atualmente invejado por outras redes sociais e que sendo moldado pouco a pouco com base nos feedbacks tirados pelos criadores da rede social dos comportamentos dos usurios. Surgindo ento vrias tendncias que passaram a moldar o que vem a ser o Twitter de hoje. No comeo, no to recentemente, o Twitter se mostrava de difcil adaptao, embora o seu conceito seja supersimples. O microblogging se esfora para que a nossa primeira experincia seja edificadora e se mostre necessrio no nosso dia-adia. Acredite, ele vai se tornar! O conceito muito simples de entender, porm se torna difcil encontrar estratgias para tomar o destaque que voc quer baseado em seu atual entendimento desse conceito. No Twitter s se pode utilizar 140 caracteres para levar o seu pensamento a pblico. O que extramente fazer porque a maioria das pessoas mal consegue organizar os seus pensamentos, alm de a dissertao ou escrita seja uma coisa muito pouco praticada por essa maioria. Tudo o que fizermos no Twitter cai na categoria de informao. Informao a moeda de troca. Um vdeo informao. Uma msica informao. Links levam a informaes, seus artigos so informao, suas ideias, pensamentos, conversas e tudo mais so informao. Coisas como oferecer ajuda, criar contedo de grande valia, criar relacionamentos saudveis, extrair feedbacks de valor diariamente e mais algumas prticas vo te mostrar que o Twitter sobre a troca de valores. Ento, se voc est entrando no Twitter agora eu vou te mostrar o que vem dando certo para mim para comear bem nessa rede e tirar bom proveito desde o incio.

A essncia do Twitter: Desvendando como o Twitter pode agregar valor a sua vida

Se voc j est h mais tempo no Twitter e s agora veio procurar apoio, eu estou aqui para dar o meu depoimento e mostrar como o meu perfil vem mudando extremamente e como conceitos simples de aplicar IMEDIATAMENTE vo melhorar EXTREMAMENTE as suas relaes com o Twitter. Vou te mostrar tambm como uma estratgia mudou DRASTICAMENTE conceitos no meu Twitter como a minha influncia, minha autoridade, minha quantidade de seguidores, meus relacionamentos e a minha visibilidade. Eu sinto muito cobrar um valor monetrio por esse ebook, mas como voc vai descobrir em pouco tempo e na prtica, eu estou te oferecendo um valor bem maior. Mas se voc colocou tudo em prtica em pelo menos uma semana e no conseguiu alguma evoluo ou no achou o valor justo e se sente lesado, pode entrar em contato comigo para que eu devolva o seu dinheiro. Eu no quero o seu valor se voc achar que eu no ofereci nenhum valor para voc. E se vem dando certo para voc, como para mim e meus amigos, gostaria que esse relacionamento continuasse e a gente permanecesse gerando valor uma para o outro. Tenha uma tima leitura e obrigado.

Chegando tribo
Tudo o que voc quer fazer nesse momento se enturmar. Somos seres sociais e em qualquer ambiente desconhecido que chegamos ns temos uma estratgia programada durante milhares de anos pela humanidade para essas situaes. Acompanhe comigo: ns chegamos a um bar sozinho. Damos uma olhada no ambiente, circulamos, procuramos conhecidos, talvez paremos para uma rpida conversa, tomamos alguma coisa, falamos com o bartender, sentamos em uma mesa e depois comeamos a nos divertir, temos bons momentos, ocorre uma briga, algumas atraes esto acontecendo, tem muita gente se divertindo e depois de algum tempo no lugar, nos despedimos e vamos embora. Espere a! Eu acabei de descrever o Twitter. Acontece que o Twitter exatamente como um bar. Ns entramos no Twitter, procuramos alguns conhecidos, seguimos alguns famosos, clicamos em alguns links que podem ter vdeos (atraes), talvez troquemos algumas palavras com uma @ conhecida, tem muita informao rolando, acontecem desentendimentos na sua timeline, voc passa um tempo e depois se despede e vai trabalhar ou qualquer outro compromisso.

A essncia do Twitter: Desvendando como o Twitter pode agregar valor a sua vida

Igualzinho! Incrvel no ? Assim sendo, o que voc faz algo natural. Voc chega desconfiado no Twitter, talvez sem conhecer ningum, um pouco intimidado, escuta as conversas dos seus seguidos, v o que est acontecendo e onde pode se encaixar e depois de algum tempo voc tem oportunidades de ser voc mesmo. Imediatamente depois de criar a conta a maioria das pessoas abandonam o perfil com 1, 2 ou at nenhum tweet enviado. Mas eu no estou aqui para te chocar. Estou aqui para ajudar a comear bem ou reiniciar bem a sua experincia no Twitter. O que voc precisa fazer inicialmente ...

Ser socivel
O Twitter basicamente sobre relacionamentos e informao. um microblogging que utiliza algumas tendncias prprias para tornar o ambiente de fcil uso e uma corrente interminvel de informaes. A informao abundante e fcil se perder no emaranhado de fontes das mais diversas naturezas. Mas voc pode utilizar alguns perfis como filtro para os assuntos que mais te interessam. Os alvos-chaves so pessoas que voc seguir com a inteno de selecionar as melhores fontes para formar sua rede de informaes. Esses so fundamentais para seu incio. Eles te ajudaro e faro com que tenha uma percepo de como bolar a sua estratgia pessoal. Voc pode inicialmente ver o que d certo para eles e o que lhes interessa. Assim, em uma oportunidade voc pode tentar captur-los como seus seguidores criando relacionamentos de igualdade com eles. Quem so essas pessoas? Podem ser tanto famosos, aqui existe um problema de essas pessoas terem muito mais relacionamentos para gerenciar, ou apenas autoridades em determinados assuntos, assim como entusiastas so vlidos. O segundo e terceiro so mais interessantes para quem est iniciando, mas no quer dizer que famosos no podem ser seguidos e escutados. Apenas que mais difcil o relacionamento ser de mo dupla.

A essncia do Twitter: Desvendando como o Twitter pode agregar valor a sua vida

Ento, vamos dar um exemplo real. Eu procurei um assunto do qual eu gosto de estar a par, que no caso foi Social Media. Eu segui gente como @Interney @BiaGranja e @Rosana. Tentei alguns contatos e enviei-lhes alguns tweets. Mas como esse pessoal j tem bastante audincia extremamente difcil para pessoas como eu serem alvo de respostas entusiasmadas e calorosas. Talvez no tenha sido uma estratgia to boa inicialmente. Imagine voc com 100.000 seguidores, o quo difcil seria responder a todos que est a buscar a sua ateno? Ento. Por isso, bem mais complicado ser visualizado e se ter um contato mais demorado com essas pessoas.

Ser til
A mais honrosa das ocupaes servir o pblico e ser til ao maior nmero de pessoas. Michel de Montaigne

Ser til no Twitter se resume a mostrar que voc tem algum valor a oferecer. Seja atravs da criao do seu prprio contedo ou do compartilhamento de bons contedos que voc indicaria para as pessoas que tem os mesmos interesses que voc. A menos que voc seja famoso, voc tem que oferecer algum valor para os seus seguidores. Um famoso j de grande valor e qualquer tweet por ele postado vai criar grande repercusso por sua fama. Mas mesmo assim interessante como eles sabem fazer isso e tem uma grande variedade de coisas interessantes para compartilhar. Por exemplo, eles postam fotos de bastidores, vdeos da nova msica, conversas com outros famosos, retutam mensagens de fs, postam fotos da plateia durante o show, respondem a fs no intervalo, fotos do instagram, novas promoes, novo CD, novas faixas, novos filmes, foto com os amigos e assim por diante. Embora a quantidade de perfis teis seja pequena, a quantidade de perfis que querem utilidades resumida em apenas o twitter inteiro; Todo mundo quer boas informaes. Qualquer tipo de perfil.

A essncia do Twitter: Desvendando como o Twitter pode agregar valor a sua vida

Essa a essncia do Twitter. Funciona muito bem. Oferea valor e obtenha valor. No seja um mendigo no twitter. Ou uma sanguessuga que apenas consome. Crie contedo interessante. Partilhe. Tenha um blog de apoio para expressar suas opinies. Tenha um canal no youtube com bons vdeos e assim por diante. Compartilhe aquilo que te serviu e provavelmente ser til para seus seguidores, e o seu seguidor ainda te agradecer por isso. Em breve eu estarei compartilhando mais experincia com relao a contedo. At a presente data, eu estou testando alguns hacks para obter mais feedbacks, agradecimentos e compartilhamento dos meus contedos. Isso nos leva ao prximo ser.

Ser generoso
A generosidade ajuda mais que um bom conselho. Vauvenargues Algo que aconteceu comigo me fez pensar sobre as oportunidades que so criadas quando se pede ou oferece ajuda espontnea para a sua rede de contatos. Quando eu cursava minha graduao participei de uma palestra sobre Comrcio Eletrnico com um Empreendedor dessa rea da cidade de Fortaleza. Foi muito interessante e eu at interagi com ele atravs de uma pergunta no microfone. Esse primeiro contato se estendeu para o Twitter e nos mantemos conversando por alguns meses. Em um projeto da faculdade, minha equipe decidiu que o projeto era bom o suficiente para ir para o mercado. Tratava-se de um e-commerce de produtos artesanais da minha regio supervalorizados mundo a fora. Ao entrar em um dilema sobre comrcio eletrnico eu procurei ajuda com esse meu amigo, agora presidente da Associao Brasileira de Comrcio Eletrnico (ABCOM). Ele se mostrou imediatamente disposto a ajudar e posteriormente entusiasmado a fazer parte como scio no negcio.

A essncia do Twitter: Desvendando como o Twitter pode agregar valor a sua vida

Eu no acreditava! Um cara dessa capacidade querendo ser meu scio. Eu pirei. Divulguei para a equipe, marcamos uma reunio. Por alguns motivos o negcio no se concretizou, mas voc entende o papel do Twitter para que isso fosse possvel? Para que pessoas com pensamentos iguais se ajudem e possam realizar coisas incrveis? Uma pena que no seja um caso de sucesso para embasar melhor esse conceito. Outro caso aconteceu com a jornalista @Rosana. Certa vez, eu escutei o que ela publicava. Eu peguei algumas possveis brechas para entrar em uma conversa. Ela ento publicou que queria sugestes para um quadro que ela tinha em um programa que ela participava na Record News. No quadro ela indicava bons links e ferramentas da Internet. Em pouco tempo eu pensei sobre algo que recentemente eu tinha visto que poderia chamar a sua ateno e imediatamente indiquei um site chamado ToonDoo, que facilitava a criao de quadrinhos voc mesmo com muitos recursos e vrias possibilidades. Para a minha surpresa, eu apareci como o contribuinte em um vdeo e fui indicado no seu blog Querido Leitor. Assim, ganhando uma visibilidade que me fez ganhar alguns seguidores. Para ela tambm foi bom porque eu ajudei com que ela tivesse contedo para os leitores do seu blog e para seus seguidores do Twitter. E tambm para as pessoas que tirariam proveito da ferramenta atravs de ns dois. Ento, eu percebi um padro em que se voc oferece ajuda autentica ou se voc pede ajuda humildemente no Twitter, o que acontecer um mutualismo ou uma relao de ganha-ganha.

Relao ganha-ganha
A relao de ganha-ganha fundamental para os relacionamentos no Twitter e foi mostrada a importncia das relaes em Ser Socivel.

A essncia do Twitter: Desvendando como o Twitter pode agregar valor a sua vida

Na ganha-ganha, quem oferece valor tende a receber algo que seja de valor pessoal tambm. Se voc publica frequentemente dicas para sucesso dos seus seguidores e isso os ajuda, eles tendem a te indicar e cada vez mais voc mencionado, aparece nos Follow Fridays, retweetado e finalmente reconhecido como um expert. Eles ganharo por ter contedo de tima qualidade para agregar valor na vida deles e voc ganhar a visibilidade que quer, alm do reconhecimento. Isso tambm pode voltar em benefcios diretos como recompensas. Em um caso mais distante, eu comecei a recomendar os artigos de um twitter que eu comecei a seguir. O cara utiliza o perfil @WMazza. Em pouco tempo, eu criei uma relao de troca de tweets com ele. Em seguida, ele lanou um sorteio que consistia em saber quem retweetava mais tweets dele em uma semana. Mas por incrvel que parea eu j fazia isso antes mesmo desse concurso existir. Quando eu fiquei sabendo do concurso, eu j estava muito a frente dos concorrentes porque eles estariam compartilhando e fazendo Flood de informao. Mas eu no, j era do meu interesse divulgar seus tweets. Como resultado, eu fui o vencedor e ganhei um maravilhoso livro de sua autoria que me fez ficar muito feliz. Para ele, 4 dos meus amigos perguntaram porque eu compartilhava tanto contedo desse cara e o resultado foi mais 4 seguidores vidos para o @WMazza.

Relao ganha-ganha!

Ser humano
Seja corts com todos, socivel com muitos, ntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum . Benjamim Franklin

A essncia do Twitter: Desvendando como o Twitter pode agregar valor a sua vida

Ser humano quer dizer que ningum quer seguir uma pessoa como se fosse um jornal apenas com notcias. Ser generoso e ajudar as pessoas so uma parte da equao. Outra parte muito importante que voc no deixe de ter a sua personalidade humana. Muitas pessoas influentes preenche essa parte divulgando causas que apoiam. Ou algo que ajude outras como um grupo especialista e faz essa divulgao gratuitamente. E ainda, no Twitter, temos que saber que estamos seguindo uma pessoa. Com opinies, vontades, gostos, reclamaes tambm, demonstrao de apreo e reaes.

Sndrome das estatsticas


O que provavelmente possa acontecer com voc o que estava acontecendo comigo. Eu estava mudando completamente a minha forma de twittar e o contedo que eu entregava. A maioria dos meus novos seguidores era dos Estados Unidos. Nenhum com menos de 50000 seguidores. Todos influentes. A maioria falava sobre liderana. Ou seja, perdi a identidade do meu twitter e ainda bem que eu percebi logo. O meu crescimento em nmero de seguidores e reaes as minhas postagens estavam aumentando INCRVELMENTE. Tudo era muito exponencial. Mas no fundo eu sabia que estava perdendo a essncia e passava a ser vislumbrado pelas estatsticas recorrentes. Eu ganhei mais de 100 seguidores em menos de um ms. Voltei a minha essncia e o que aconteceu foi uma queda massiva do nmero de seguidores. Voc pode pensar que foi um erro. Mas as minhas interaes melhoraram depois disso. Posso dizer que consegui equilibrar a essncia do meu twitter que expressar quem eu sou, que tipo de contedo gosto e compartilho e quais so meus interesses. Alm de ajudar e ser ajudado. Por fim, eu reuni algumas das melhores dicas para aplicar nesse momento e extrair o melhor do seu perfil no Twitter.

Dicas para Twittar melhor


Faz muito tempo desde a minha primeira postagem no Twitter, esse microblog que pode tanto nos ajudar quanto tomar todo o nosso tempo se no nos controlarmos.

10

A essncia do Twitter: Desvendando como o Twitter pode agregar valor a sua vida

Fico fascinado com os tipos de tuiteiros que existem e as figuras que encontro por a. Alguns fazem do seu jeito e conseguem o resultado que esperam. O Twitter tem muito disso, sucesso depende do objetivo. Se voc, como eu, tem o objetivo de usar o twitter de forma consciente e conseguir agregar valor a sua vida e a vida de outras pessoas na sua rede de contatos, vou dar dicas que eu atualmente estou seguindo para trazer valor para as minhas interaes na web. Como j falei, o Twitter como um bar. E em um bar nos comportamos diferentemente de outros lugares a que vamos. mais descontrado. O ambiente aconchegante. Precisamos focar em trazer algo de bom para ns e fazer os outros se divertirem. Algo que vem dando resultado pensar em quatro pilares principais: ser socivel, ser generoso, ser til e ser humano. Assim, eu procuro ajudar os outros (ajuda sincera e espontnea, animada), criar e promover contedo ideal para o tipo de seguidores que eu quero atingir, e realmente atingi-los para aumentar minha base de interaes que podem em algum momento retornar e agregar algum valor para mim e ter minhas prprias atitudes demonstradas. O ser humano tem muito disso. Se voc ajuda algum, a pessoa diz obrigado. Se voc d um presente, as pessoas querem retribuir e te do um tambm. No twitter funciona igual. Tente adotar esses princpios e um dia me procure ou me diga no meu twitter se isso tem funcionado para voc. Agora eu vou dar dicas mais prticas para que voc aplique imediatamente no seu marketing pessoal no Twitter e consiga mais valor para sua vida com o seu perfil no nosso amado microblog:

1. Poste sobre informaes no relacionadas ao trabalho tambm 2. Compartilhe notcias relacionadas ao seu negcio e do interesse dos seus seguidores 3. Opinio sobre alguma coisa ou algo engraado, voc humano e tem opinies. 4. Responder as mensagens que te enviam, seja simptico. 5. Leia os tweets dos seus seguidos e d RT ao menos uma vez por dia

11

A essncia do Twitter: Desvendando como o Twitter pode agregar valor a sua vida

6. D RT manual em posts interessantes e ganhe visibilidade, alm de promover seu contato. 7. D #FF na sexta-feira para suas fontes mais interessantes 8. Compartilhar vitrias: negcio fechado, grato por algo, gato novo, 1 palavra do seu beb e etc., afinal... Voc tem uma vida interessante 9. Elogiar publicamente as @s que agregam valor a sua timeline, pelo contedo, vdeo, mensagem e frase compartilhada que te motivou a crescer... 10. Crie seu contedo e compartilhe sem medo de ser feliz 11. Siga-me, eu te amo! Rsrs @KellvynAtary

Agradecimentos
Chegamos assim ao fim desse e-book, mas no ao fim da nossa experincia com o Twitter. A ferramenta evoluiu muito desde que comecei a escrever esse pequeno guia sobre a essncia que o twitter carrega a partir da sua criao. Novos conceitos vo surgindo, novas funcionalidades so adotadas e novas maneiras de usar so criadas. Porm uma coisa voc pode ter certeza, a essncia do Twitter no mudou desde a primeira palavra desse livro e no deve mudar enquanto a rede social existir. Fica aqui o meu agradecimento por dispor seu tempo a ler esse trabalho, e ainda mais o agradecimento a partir do momento que esse livro te fornecer algum insight ou melhoria na forma de enviar seus tweets. Garanto que entendendo isso, a sua relao com o Twitter no ser a mesma. E se voc notou alguma semelhana com o livro The Tao of Twitter voc no est enganado. Essa obra foi criada baseada no desenvolvimento de insghts a partir desse incrvel livro que ainda no est disponvel em portugus at o presente momento. A partir desse momento, conte com o meu apoio no uso do seu perfil no Twitter me contactando a partir de @KellvynAtary. Pode me enviar seu feedback ou sua sugesto. Podemos bater um papo e lever isso adiante. O limite de 140 caracteres, mas um relacionamento requer 140 conversas, inicie esse papo. Volte sempre ao bar Twitter que no fecha nunca.

12

Anda mungkin juga menyukai