Anda di halaman 1dari 3

Meditao - Por Magnus Azurra

A meditao uma tcnica muito antiga utilizada para diversos fins. Autoconhecimento, harmonia e paz interior, sade so alguns exemplos comuns. Muitos o fazem por finalidades religiosas/espirituais, como comum de se ver dentro do budismo, por exemplo. Outros, apenas para aprender a lidar com o estresse e as angstias do dia-a-dia, equilibrar as energias interiores, e coisa e tal. Fato que no de hoje que se conhece a poderosa eficcia da prtica da meditao. Mas o que meditao?!

Consiste em conseguir alcanar um estado de silncio mental, ou estado Alfa, como muitos chamam, de forma que o praticante encontra dentro de si mesmo, de modo sensitivo, respostas para questes cotidianas, para as questes internas... Descobre coisas a respeito de si mesmo e do universo como um todo. Diz-se que estar em Alfa estar em comunho com a conscincia de Deus, a conscincia do Tudo e do Nada. A mente humana funciona diariamente como um desenfreado turbilho de ideias e pensamentos, que em momento algum cessa sua atividade. como na antiga analogia dos pensamentos e emoes como se fossem um rebelde cavalo, e a conscincia da pessoa como sendo o cocheiro que conduz a carruagem, coordenando o animal com fora e disciplina. Se a selvageria do cavalo prevalecer, obviamente que o destino da carruagem um terrvel acidente... Isso significa que para se conseguir controlar a ns mesmos, temos de ser como muito bravos e ordenados cocheiros. Nossa mente possui uma fora muito poderosa, e tambm muito susceptvel a cair em tendncias destrutivas como, por exemplo, o pessimismo, os maus-hbitos, os medos, as angstias, a ansiedade, o pnico, a depresso. J o nosso corao a morada de nossos verdadeiros almejos, sentimentos e sabedoria, e tambm nunca se engana. No ato de

meditar, calamos a voz geralmente confusa da mente, e passamos a ouvir nosso corao, que nos d aquilo que realmente precisamos. Meditar elucidar a razo. educar a prpria emoo. ouvir a voz do corao.

Meditao simples Como fazer


Realizar a prtica da meditao uma coisa bem mais simples do que pode parecer primeira vista. Est muito longe de ser uma coisa restrita aos iniciados nas tradies orientais ou coisa parecida. Primeiro de tudo: escolha um lugar. Para esta escolha, tenha como critrio que seja calmo, organizado, limpo, de preferncia em contato com a natureza. Definido o lugar, crie o ambiente de acordo com sua preferncia. Acenda incensos, queime essncias, coloque uma msica calma (se possvel, apenas instrumental), ou quaisquer outras coisas que faam voc se sentir em paz. Essncia de alfazema, sndalo, mirra, por exemplo, so sempre bem-vindas. Pronto, o ambiente est criado. Agora, escolha uma posio para a meditao. No, no obrigatrio ficar sentado em posio de ltus como costumam fazer os iogues. A prioridade que se sinta vontade. Ento pode ser deitado, pode ser sentado numa poltrona confortvel, por exemplo, ou qualquer coisa assim. Agora, comeando. Definida a posio, feche os seus olhos e respire lenta e profundamente. De incio, pode comear fazendo uma contagem at 10, contando a cada respirao que fizer, de forma rtmica. Prossiga com o mesmo ritmo de respirao, sempre puxando e soltando o ar pelo nariz. Agora, um passo muito importante: no pensar em nada. Esse uma parte delicada da coisa. Se voc pensar em no pensar em nada, por si s j estar gerando um pensamento. E a nossa mente, de natureza desenfreada que s, vai responder a esse estmulo gerando mais uma corrente de vrios outros pensamentos, fazendo com que voc perca completamente o foco da coisa. Ento, voc vai fazer o seguinte: durante o processo, se foque apenas em sua respirao. Sim, simples dessa forma. Focalize toda a sua ateno no ato de respirar. medida que for fazendo isso, aos poucos a sua mente vai se desligando, e em dado momento, voc nem vai mais se lembrar da respirao. Voc vai estar em estado meditativo. Uma vez tendo alcanado o ponto desejado, deixe-se levar pelas suas sensaes, pelo mar de coisas que viro at voc de forma intuitiva e abstrata. Voc vai estar conectado fonte superior de compreenso.

Efeitos da Meditao
Quando uma pessoa entra em estado meditativo ela se liga com a fonte da perfeita compreenso de tudo. Meio a esse transe, o praticante se liga tambm ao seu eu interior. Tal encontro consigo mesmo resulta em uma maior compreenso a respeito dos problemas internos, das questes do dia-a-dia, acerca de todas aquelas coisas que necessitam de um maior esclarecimento. Dentre os efeitos percebidos no cotidiano, podemos destacar: maior sensao de bemestar, uma notvel melhora na sade fsica, mental, emocional e espiritual, sensao de completude, leveza, melhor qualidade no sono, melhora na capacidade de percepo do mundo ao redor... os benefcios so incontveis. E estudos baseados na metodologia cientfica atual h tempos j comprovam a eficcia da prtica da meditao.
Muitos outros efeitos da meditao so muito subjetivos, ento no adianta tentar explicar... S sabe quem pratica.

Anda mungkin juga menyukai