Anda di halaman 1dari 20

Estado de Mato Grosso Assemblia Legislativa Despacho Protocolo Projeto de Lei Complementar n /2013

Autor: Poder Executivo

MENSAGEM N 85 /2013.

Excelentssimo Senhor Presidente, Excelentssimos Senhores Deputados:

No exerccio da competncia estabelecida no art. 39, inciso II, alnea d e art. 25, inciso IX, ambos da Constituio do Estado de Mato Grosso, tenho a honra de me dirigir a Vossa Excelncia e aos demais pares para apresentar e submeter apreciao dessa Colenda Casa de Leis, o anexo Projeto de Lei que Reestrutura rgos da Administrao Estadual, autoriza a constituio de Fundos de Investimento, alterando e acrescentando dispositivos Lei Complementar n 14, de 16 de janeiro de 1992, que dispe sobre a estrutura e funcionamento da Administrao Estadual, e Lei Complementar n. 254, de 02 de outubro de 2006, que trata da criao e organizao do Fundo Previdencirio do Estado de Mato Grosso e d outras providncias. A presente proposio tem por escopo reestruturar rgos da Administrao Estadual, de modo a centralizar todas as aes direcionadas gesto previdenciria na Unidade Gestora nica do Regime Prprio de Previdncia Social do Estado de Mato Grosso e adotar medidas de equacionamento do dficit previdencirio, mediante, entre outras, a constituio de Fundos de Investimento. Para que o objetivo almejado seja alcanado, o Estado de Mato Grosso prope a criao, por meio do projeto em apreo, da Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia, com competncias de definio das polticas, diretrizes, normatizaes, execuo e controle das atividades ligadas a pessoal, previdncia, desenvolvimento organizacional, patrimnio e servios de terceiros, imprensa oficial do Estado, protocolo e gesto de documentos, Escola de Governo, coordenao e controle das aes descentralizadas de assistncia sade dos servidores do Estado.

Da mesma forma, o projeto prev a criao de um rgo colegiado de deliberao superior da previdncia estadual vinculado nova Secretaria, denominado Conselho de Previdncia - CP, a ser integrado pelos dirigentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, do Ministrio Pblico, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pblica, bem como por representante dos militares, dos servidores civis ativos e dos aposentados. Pretende-se com a criao da nova Secretaria e do Conselho de Previdncia fortalecer ainda mais a previdncia estadual, mediante a implantao de uma estrutura mais adequada ao novo modelo de gesto centralizada, a ser adotado de forma integrada com os Poderes do Estado, com o Ministrio Pblico, o Tribunal de Contas e a Defensoria Pblica, consoante mandamento constitucional inserto no art. 40, 20 da Constituio Federal. Para tanto, alm das providncias j mencionadas, apresentou-se necessrio definir medidas direcionadas a equacionar o dficit previdencirio atualmente existente, de modo a garantir o equilbrio financeiro e atuarial do Regime Prprio de Previdncia Estadual, o que fora previsto no presente projeto, mediante autorizao para a constituio de Fundos de Investimento. Isso porque, diante das dificuldades encontradas pelo Regime Prprio de Previdncia do Estado de Mato Grosso em solucionar o problema do crescente dficit previdencirio com os recursos j existentes, houve a necessidade de se encontrar novas alternativas de financiamento da previdncia estadual. Assim, em um trabalho conjunto com o Ministrio da Previdncia Social, Mato Grosso objetiva solucionar seu passivo financeiro e atuarial com o aporte de bens e direitos decorrentes do patrimnio estatal, pretendendo promover a converso deste patrimnio em recursos financeiros, mediante a constituio de Fundos de Investimento. Para implementar as medidas pretendidas, alm da alterao das Leis Complementares n 14, de 16 de janeiro de 1992, que dispe sobre a estrutura e funcionamento da Administrao Estadual e a n 254, de 02 de outubro de 2006, que trata da criao e organizao do Fundo Previdencirio do Estado de Mato Grosso, houve a necessidade de revogao parcial da Lei Complementar n 126, de 11 de julho de 2003, que unificou o Sistema Previdencirio do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. Diante do exposto, fica claro a Vossa Excelncia e Ilustres Pares, o propsito deste Governo de lastrear as suas aes nos princpios constitucionais aplicveis Administrao Pblica, estatudos no art. 37 da Constituio da Repblica, alm do necessrio zelo pelo interesse pblico. Estas so as razes que me conduzem a submeter o presente projeto apreciao desse Parlamento, contando, como de costume, com a colaborao de Vossas Excelncias para a aprovao desta proposio, o mais clere possvel. Nesta oportunidade, reitero aos ilustres Deputados mato-grossenses expresses de estima e considerao. Palcio Paiagus, em Cuiab, 22 de novembro de 2013.

SILVAL DA CUNHA BARBOSA Governador do Estado

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N Autor: Poder Executivo

DE

DE

DE 2013.

Dispe sobre a reestruturao de rgos da Administrao Estadual, autoriza a constituio de Fundos de Investimento, alterando e acrescentando dispositivos Lei Complementar n 14, de 16 de janeiro de 1992, que dispe sobre a estrutura e funcionamento da Administrao Estadual, e Lei Complementar n. 254, de 02 de outubro de 2006, que trata da criao e organizao do Fundo Previdencirio do Estado de Mato Grosso e d outras providncias.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO , tendo em vista o que dispe o Art. 45 da Constituio Estadual, aprova e o Governador do Estado sanciona a seguinte lei complementar: CAPTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 Esta Lei Complementar dispe sobre a reestruturao de rgos da Administrao Estadual, de modo a centralizar todas as aes direcionadas gesto previdenciria na Unidade Gestora nica do Regime Prprio de Previdncia Social do Estado de Mato Grosso e adotar medidas de equacionamento do dficit previdencirio, mediante a constituio de Fundos de Investimento.

CAPTULO II DA UNIDADE GESTORA NICA Seo I Da Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia SEGEP/MT Art. 2 Fica criada, mediante transformao da atual Secretaria de Estado de Administrao - SAD, a Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia SEGEP/MT, rgo auxiliar direto do Governador do Estado, ao qual compete a definio das polticas, diretrizes, normatizaes, execuo e controle das atividades ligadas a Pessoal, Previdncia, Desenvolvimento Organizacional, Patrimnio e Servios de Terceiros, Imprensa Oficial do Estado, Protocolo e Gesto de Documentos, Escola de Governo, coordenao e controle das aes descentralizadas de Assistncia Sade dos Servidores do Estado. 1 Vincular-se-o estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Gesto e

Previdncia SEGEP/MT, no nvel de deciso colegiada, os seguintes rgos: I - o Conselho de Previdncia, rgo de deliberao superior da previdncia estadual, tendo por finalidade assegurar o regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, garantindo o equilbrio financeiro e atuarial; II - o Conselho Fiscal, rgo de fiscalizao, com o objetivo de monitorar e avaliar a gesto, na forma da legislao previdenciria, econmico-financeira e atuarial; III - o Conselho de Gesto de Pessoas COGEP, criado pela Lei n 8.274, de 29 de dezembro de 2004. Seo II Das Competncias da Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia SEGEP/MT Art. 3 Compete a Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia, alm de outras competncias j previstas em lei e em seu Regimento Interno, o seguinte: I - formalizar e consolidar as polticas de Gesto de Pessoas no mbito do Poder Executivo Estadual; II - gerir as despesas de pessoal do Poder Executivo; III - gerir as atividades de desenvolvimento organizacional do Poder Executivo, coordenando o processo de criao e manuteno das estruturas organizacionais e dos cargos em comisso e funes de confiana; IV - gerir o Regime Prprio de Previdncia Social dos servidores pblicos titulares de cargo efetivo do Estado de Mato Grosso, bem como dos militares, dos Conselheiros do Tribunal de Contas, dos Magistrados e Membros do Ministrio Pblico, na qualidade de Unidade Gestora nica; V - tornar pblicas todas as matrias oficiais do Governo, legitimando os atos e fatos dos poderes constitudos, dando f pblica s matrias previstas por lei; VI - formular, propor, executar e avaliar as polticas pblicas de formao, capacitao e aperfeioamento dos servidores e empregados pblicos civis e militares e de promoo, produo e divulgao de conhecimentos; VII - formular polticas e diretrizes de gesto do patrimnio e dos servios de terceiros do Poder Executivo; VIII - formular polticas e diretrizes de assistncia sade aos servidores e empregados pblicos do Poder Executivo; IX - formular polticas e diretrizes de gesto do Protocolo nico do Poder Executivo e Gesto de Documentos no Poder Executivo; X - emitir parecer sobre a constitucionalidade, legalidade e compatibilidade de pleitos relacionados com a poltica de pessoal do governo, especificando se os benefcios previstos com o atendimento da demanda so razoveis e proporcionais. Subseo I Das Competncias da Unidade Gestora nica do Regime Prprio de Previdncia Social Ar. 4 A Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia, na qualidade de Unidade Gestora nica do Regime Prprio de Previdncia do Estado de Mato Grosso, tem por finalidade administrar o Regime Previdencirio Estadual, competindo-lhe:

I - a gesto do Regime Prprio de Previdncia Social dos servidores pblicos titulares de cargo efetivo do Estado de Mato Grosso, bem como dos militares, dos Conselheiros do Tribunal de Contas, dos Magistrados e Membros do Ministrio Pblico; II - a anlise, concesso, o pagamento e a manuteno dos benefcios assegurados pelo regime previdencirio. III - a arrecadao dos recursos e cobrana das contribuies necessrias ao custeio do Fundo Previdencirio do Estado de Mato Grosso FUNPREV/MT; IV - o gerenciamento dos fundos, contas e recursos arrecadados; V - a manuteno permanente do cadastro individualizado dos servidores civis e militares ativos, aposentados, da reserva e reformados e seus pensionistas; VI - a compensao financeira entre o Regime Prprio de Previdncia dos Servidores do Estado de Mato Grosso e o Regime Geral de Previdncia Social, bem como entre os demais Regimes Prprios de Previdncia Social (RPPS); VII - a gesto dos dados dos servidores civis e militares ativos, aposentados, da reserva e reformados e seus pensionistas, inclusive junto ao Ministrio da Previdncia Social, atravs do Sistema Previdencirio de Gesto RPPS SIPREV/Gesto RPPS; 1 O cadastro a que se refere o inciso V do caput deste artigo, dentre outras informaes julgadas relevantes ou necessrias, nos termos da legislao aplicvel, conter: I - nome e demais dados pessoais, inclusive dos dependentes; II - matrcula e outros dados funcionais; III - remunerao mensal utilizada como base para as contribuies do servidor ou do militar ao respectivo regime de previdncia; IV - valores mensais e acumulados da contribuio de cada servidor ou militar e do Estado. 2 Aos servidores pblicos civis e militares ativos, aposentados, da reserva, reformados e seus pensionistas sero disponibilizadas, anualmente, as informaes constantes de seu cadastro individualizado, nos termos e prazos definidos no Regulamento. 3 Os valores constantes do cadastro individualizado a que se refere o inciso V do caput deste artigo sero consolidados para fins contbeis. 4 Compete aos Poderes do Estado, ao Ministrio Pblico, ao Tribunal de Contas e Defensoria Pblica encaminhar, mensalmente, os dados cadastrais previstos no 1 deste artigo, cabendo Unidade Gestora nica a consolidao e averiguao, a fim de corrigir eventuais erros materiais e reportar inconsistncias ao respectivo Poder ou rgo autnomo, para reavaliao, no mbito de sua autonomia constitucional. CAPTULO III DOS CONSELHOS Seo I Do Conselho de Previdncia Art. 5 Fica criado o Conselho de Previdncia, rgo de deliberao superior da previdncia estadual, competindo-lhe o seguinte: I - definir as polticas e normas aplicveis ao Regime Prprio de Previdncia do

Estado de Mato Grosso; II - propor as diretrizes gerais de atuao da Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia, na qualidade de Unidade Gestora nica do Regime Prprio, respeitadas as disposies legais aplicveis; III - elaborar e aprovar seu Regimento Interno e demais normas necessrias ao perfeito funcionamento do regime previdencirio estadual; IV - estabelecer as diretrizes relativas aplicao dos recursos econmicofinanceiros, observada a legislao vigente; V - deliberar sobre a alienao ou gravame de bens integrantes do patrimnio do FUNPREV-MT, sem prejuzo da satisfao das exigncias legais pertinentes; VI - decidir, na forma da lei, sobre a aceitao de doaes e legados com ou sem encargos, que possam ou no resultar em compromisso econmico-financeiro para o FUNPREVMT; VII - acompanhar e apreciar, mediante relatrios gerenciais por ele definidos, a execuo dos planos, programas e oramentos do Regime Prprio de Previdncia dos Servidores do Estado de Mato Grosso; VIII - praticar atos e deliberar sobre matria que lhe seja atribuda por lei ou regulamento, bem como receber e apreciar, em ltima instncia, recursos inerentes a questes previdencirias; IX - deliberar sobre a forma de financiamento do Regime Prprio de Previdncia dos Servidores do Estado de Mato Grosso, observada a legislao vigente; X - autorizar a Unidade Gestora nica a firmar contratos ou convnios com instituies financeiras pblicas para a administrao, aplicao ou investimentos dos recursos do Regime Prprio de Previdncia dos Servidores do Estado, observada a poltica anual de investimentos; XI - deliberar sobre os casos omissos, observadas as regras aplicveis ao Regime Prprio de Previdncia dos Servidores do Estado; XII - deliberar sobre a poltica de investimentos na rea previdenciria. 1 As decises ou deliberaes do Conselho de Previdncia, consubstanciadas em Resolues, sero publicadas no Dirio Oficial do Estado. 2 Para realizar suas atividades, o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Poder Judicirio, o Ministrio Pblico, o Tribunal de Contas e a Defensoria Pblica prestaro toda e qualquer informao necessria ao adequado cumprimento das competncias do Conselho de Previdncia, fornecendo-lhe, quando solicitados, os estudos tcnicos correspondentes. 3 O Conselho de Previdncia poder requisitar, a custo do FUNPREV-MT, desde que justificadamente, auditoria externa, elaborao de estudos e diagnsticos tcnicos relativos a aspectos atuariais, financeiros e organizacionais referentes sua competncia, conforme definido no Regulamento. 4 Incumbir Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia proporcionar ao Conselho de Previdncia os meios necessrios ao exerccio de suas competncias. Art. 6 O Conselho de Previdncia ser composto de 9 (nove) membros titulares e respectivos suplentes, sendo: I - Governador do Estado; II - Presidente da Assemblia Legislativa;

III - Presidente do Poder Judicirio; IV - Procurador Geral de Justia; V - Presidente do Tribunal de Contas; VI - Defensor Pblico-Geral; VII - 01 (um) representante dos servidores civis ativos; VIII - 01 (um) representante dos servidores civis aposentados; IX - 01(um) representante dos militares, escolhido entre os ativos e inativos. 1 O Conselho ser presidido pelo Governador do Estado, que ser substitudo nos casos de ausncia por seu suplente. 2 O Secretrio de Estado de Gesto e Previdncia ser o representante suplente do Governador do Estado no Conselho de Previdncia. 3 Os suplentes dos membros elencados nos incisos II a VI sero indicados pelos respectivos titulares, dentre os servidores integrantes dos seus quadros. 4 Os membros elencados nos incisos VII a IX, bem como os seus respectivos suplentes, sero indicados nos termos do regulamento. 5 Os membros suplentes dos dirigentes e os representantes dos segurados devero possuir curso superior completo, alm de comprovado conhecimento da legislao previdenciria ou experincia no exerccio de atividades nas reas de seguridade, administrao, economia, finanas, direito, contabilidade, aturia e auditoria. 6 O mandato dos representantes elencados nos incisos VII a IX ser de 2 (dois) anos, permitida uma reconduo. 7 Os membros do Conselho de Previdncia, titulares e suplentes, no recebero qualquer espcie de remunerao, subsdio ou vantagem em pecnia pelo exerccio da funo. 8 No caso de vacncia do cargo de membro titular elencado nos incisos VII a IX, o respectivo suplente assumir o cargo at a concluso do mandato, cabendo indicao de novo membro suplente para cumprir o restante do mandato, na forma do regulamento. Art. 7 O Conselho de Previdncia reunir-se-, ordinariamente, uma vez ao ms, por convocao de seu Presidente, exceto na hiptese de no haver pauta a ser discutida, com a presena da maioria absoluta de seus membros e deliberar por maioria simples dentre os presentes, ressalvada a matria disciplinada nos incisos I e V do art. 5 desta lei complementar, cuja deliberao se dar por 2/3 (dois teros) dos seus membros. 1 As reunies somente podero ser adiadas, por no mximo 15 (quinze) dias, a requerimento do seu Presidente ou de metade de seus membros. 2 O Presidente do Conselho de Previdncia ou a metade de seus membros podero convocar reunio extraordinria, com antecedncia mnima de 5 (cinco) dias teis para sua realizao, conforme dispuser seu Regimento Interno.

Subseo I Do Comit de Investimento Art. 8 Fica criado o Comit de Investimento, no mbito da Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia, para acompanhar, fiscalizar e auxiliar na execuo da Poltica de Investimento do RPPS, observando e promovendo os princpios de governana, transparncia e eficincia na gesto e aplicao dos recursos do Fundo Previdencirio do Estado de Mato Grosso FUNPREV/MT, competindo-lhe ainda: I - a emisso de parecer, quando necessrio, sobre as anlises tcnicas, econmicas, financeiras e conjunturais da gesto de poltica de investimento; II - a avaliao e o acompanhamento das opes de investimentos e estratgias que envolvam compra, venda, renovao e realocao dos ativos da carteira, em consonncia com a poltica de investimento; 1 O Comit de Investimento ser composto pelo Secretrio de Estado de Gesto e Previdncia, Secretrio Adjunto de Gesto Previdenciria e por um representante dos segurados, indicado nos termos do regulamento. 2 As atribuies dos membros do Comit de Investimento sero definidas em regulamento. 3 O Comit de Investimento ficar vinculado ao Conselho de Previdncia, e sob o seu controle finalstico. Seo II Do Conselho Fiscal Art. 9 O Conselho Fiscal o rgo de fiscalizao do FUNPREV-MT, incumbindo-lhe tambm o acompanhamento da execuo das polticas e diretrizes fixadas para o Regime Prprio de Previdncia do Estado de Mato Grosso. 1 O Conselho Fiscal ser composto de 9 (nove) membros titulares e respectivos suplentes, sendo: I - 01 (um) representante do Poder Executivo; II - 01 (um) representante do Poder Legislativo; III - 01 (um) representante do Poder Judicirio; IV - 01 (um) representante do Ministrio Pblico; V - 01 (um) representante do Tribunal de Contas; VI - 01 (um) representante da Defensoria Pblica; VII - 01 (um) representante dos servidores civis ativos; VIII - 01 (um) representante dos servidores civis aposentados; IX - 01 (um) representante dos militares, escolhido entre ativos e inativos.

2 Os membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal sero nomeados pelo Governador do Estado. 3 Os representantes elencados nos incisos I a VI, bem como seus respectivos suplentes, sero indicados pelos dirigentes dos Poderes do Estado, do Ministrio Pblico, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pblica, dentre os servidores integrantes do quadro. 4 Os membros elencados nos incisos VII a IX, bem como os seus respectivos suplentes, sero indicados nos termos do regulamento. 5 No podero integrar o Conselho Fiscal, ao mesmo tempo, representantes que guardem entre si relao conjugal ou de parentesco, consanguneo ou afim at o segundo grau. 6 Os representantes que integraro o rgo de que trata o caput deste artigo, sero escolhidos dentre servidores civis e militares, ativos e inativos, para um mandato de 2 (dois) anos, permitida uma reconduo. 7 O Presidente e o Vice-Presidente do Conselho sero eleitos entre os seus membros, na forma do regimento interno, para exerccio do mandato de 2 (dois) anos, sendo permitida uma reconduo. 8 No caso de ausncia ou impedimento temporrio de membro titular do Conselho Fiscal, este ser substitudo por seu suplente. 9 No caso de vacncia do cargo de membro titular elencado nos incisos VII a IX, o respectivo suplente assumir o cargo at a concluso do mandato, cabendo indicao de novo membro suplente para cumprir o restante do mandato, na forma do regulamento. 10 O Conselho Fiscal reunir-se-, trimestralmente, em sesses ordinrias e, extraordinariamente, quando convocado pelo seu Presidente, ou a requerimento de 2/3 (dois teros) de seus membros. 11 O qurum mnimo para instalao do Conselho de 4 (quatro) membros. 12 As decises do Conselho Fiscal sero tomadas por maioria simples, prevalecendo em caso de empate o voto do Presidente ou de quem o estiver substituindo. 13 Perder o mandato o membro do Conselho que deixar de comparecer a 2 (duas) sesses consecutivas ou a 4 (quatro) alternadas, sem motivo justificado, a critrio do mesmo Conselho.

14 Os membros do Conselho Fiscal, bem como os respectivos suplentes, no recebero qualquer espcie de remunerao, subsdio ou vantagem pelo exerccio da funo. 15 Os membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal devero possuir curso superior completo, alm de comprovado conhecimento da legislao previdenciria ou experincia no exerccio de atividades nas reas de seguridade, administrao, economia, finanas, direito, contabilidade, aturia e auditoria.

16 As deliberaes do Conselho Fiscal dar-se-o por intermdio de Resolues ou Portarias, observado o Regimento Interno. Subseo I Da Competncia do Conselho Fiscal Art. 10 Compete, privativamente, ao Conselho Fiscal: I - aprovar e alterar o regimento do prprio Conselho; II - acompanhar e avaliar sistematicamente a gesto econmica e financeira dos recursos; III - acompanhar e apreciar, atravs de relatrios gerenciais por ele definidos, a execuo dos planos, programas e oramentos previdencirios; IV - examinar os balancetes e balanos do FUNPREV-MT, bem como as contas e os demais aspectos econmico-financeiros, quando se fizer necessrio; V - examinar livros e documentos; VI - fiscalizar o cumprimento da legislao e normas em vigor; VII - lavrar as atas de suas reunies, inclusive os pareceres e os resultados dos exames procedidos; VIII- praticar quaisquer outros atos julgados indispensveis aos trabalhos de fiscalizao; IX- sugerir medidas para sanar irregularidades encontradas. X - comunicar ao Conselho de Previdncia fatos relevantes que apurar no exerccio de suas atribuies; Subseo II Das Atribuies do Presidente do Conselho Art. 11 So atribuies do Presidente do Conselho Fiscal: I - dirigir e coordenar as atividades do Conselho; II - convocar, instalar e presidir as reunies do Conselho; III - designar o secretrio do Conselho, independentemente de este figurar dentre os integrantes do Conselho;

IV - praticar os demais atos atribudos por esta Lei como de sua competncia CAPTULO IV DO PROCEDIMENTO DE CONCESSO E PAGAMENTO DE BENEFCIOS Art. 12 O ato de concesso de aposentadoria, para o membro ou servidor dos Poderes Executivo, Judicirio e Legislativo, do Ministrio Pblico, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pblica, assim como o ato de reforma do militar ou de sua transferncia para a reserva remunerada, da atribuio da autoridade competente para a prtica do ato no mbito do respectivo Poder ou rgo governamental autnomo, observado o seguinte:

I - concedida a aposentadoria, o ato de concesso ser remetido Unidade Gestora nica que analisar os requisitos materiais a ele pertinentes; II - caso se verifique indcio de irregularidade no ato de concesso, a Unidade Gestora nica proceder a sua impugnao junto autoridade concedente, no prazo de 30 (trinta) dias contados da cincia do referido ato, prorrogveis, fundamentadamente, por igual perodo, permanecendo o beneficirio na folha de pagamento do Poder ou rgo de origem; III - aprovado o ato de concesso, nos termos do inciso I deste artigo, e procedida a incluso dos proventos em folha de pagamento, ser ele encaminhado ao Tribunal de Contas Estadual para controle e registro; IV - na hiptese de a autoridade concedente no adotar as medidas saneadoras suscitadas na impugnao de que trata o inciso II deste artigo, o processo respectivo ser remetido ao Conselho de Previdncia, para deliberao. Art. 13 O ato de concesso da penso por morte, ressalvado o disposto no artigo 12, para os dependentes dos membros ou servidores dos Poderes Executivo, Judicirio e Legislativo, do Ministrio Pblico, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pblica da Unidade Gestora nica, assim como o respectivo pagamento e sua manuteno. Art. 14 O pagamento dos benefcios de aposentadoria e penso respeitar: I - o calendrio de pagamento do pessoal ativo do Poder Executivo Estadual; II - o limite remuneratrio mximo previsto no 2 do art. 145 da Constituio Estadual, com a redao definida pela Emenda Constitucional n 60, de 13 de julho de 2011. Pargrafo nico. O pagamento dos benefcios provenientes de aposentadoria, penses, reserva e reforma dos servidores pblicos civis e militares do Estado de Mato Grosso, darse- por meio do sistema unificado gerenciado e operado pela Unidade Gestora nica.

CAPTULO V DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO Seo I Disposies Gerais Art. 15 O Poder Executivo do Estado de Mato Grosso destinar, por ato administrativo, patrimnio imobilirio e direitos ao FUNPREV-MT, no montante total que corresponda ao passivo atuarial apontado na avaliao referente ao ano de 2013. Art. 16 Fica a Unidade Gestora nica autorizada a contratar instituio financeira pblica e suas subsidirias, mediante processo de credenciamento e apresentao de modelagem mais conveniente para a estruturao e administrao de fundos de investimento adequados, exclusivos ou no, segundo a legislao vigente, objetivando a monetizao dos bens e direitos de que trata o art. 15 desta lei. 1 As cotas dos fundos de investimentos estruturados com a finalidade de monetizao dos bens e direitos do FUNPREV-MT, podero ser integralizadas mediante a transferncia direta da titularidade destes bens e direitos ao respectivo fundo.

2 As despesas decorrentes da estruturao dos fundos de investimentos de que trata este artigo podero ser custeadas pelo Tesouro do Estado ou por recursos da taxa de administrao de que trata o art. 17 da Lei Complementar n 254, de 02 de outubro de 2006, facultado o ressarcimento futuro pelos prprios fundos de investimentos.

Seo II Do Fundo Especial de Dvida Ativa - FEDAT Art. 17 Fica autorizada a constituio do fundo especial denominado Fundo Especial de Dvida Ativa FEDAT, sem personalidade jurdica, vinculado Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia. 1 O FEDAT deter como ativo permanente crditos inadimplidos, inscritos ou no em dvida ativa, atuais e que venham a ser constitudos que estejam com parcelamento em vigor ou no. 2 O patrimnio do FEDAT no compreende os valores referentes aos honorrios advocatcios, devidos na forma da legislao estadual, bem como vinculaes previstas em lei. Art. 18 Fica o Estado de Mato Grosso autorizado a ceder o fluxo financeiro decorrente de recuperao dos crditos de que trata o art. 17 desta lei. 1 A cesso autorizada no extingue ou altera a obrigao tributria, assim como no extingue o crdito tributrio, nem modifica sua natureza, ficando preservadas todas as suas garantias e privilgios legais. 2 Permanecero sob a responsabilidade da administrao pblica estadual, todos os atos e procedimentos relacionados cobrana dos crditos inadimplidos. 4 Fica determinada a transferncia de crditos inadimplidos junto Fazenda Estadual que surjam aps a publicao da presente lei complementar, at o limite do tempo necessrio para o resgate dos ativos financeiros resultado da securitizao promovida pelo FEDAT. Art. 19 Fica o Estado de Mato Grosso autorizado a contratar instituio financeira pblica, mediante processo de credenciamento e apresentao de modelagem mais conveniente para a realizao de operao de securitizao dos ativos do FEDAT, nos moldes estipulados na legislao vigente, inclusive as normas estabelecidas pelo Banco Central do Brasil - BACEN e da Comisso de Valores Mobilirios - CVM. 1 A securitizao no poder envolver qualquer tipo de compromisso financeiro do Estado com terceiros nem inserir o Estado na condio de garantidor dos ativos securitizados. 2 Para a realizao da operao de securitizao, fica autorizada a cesso, nos moldes estabelecidos no art. 18 da presente lei, da totalidade dos direitos creditrios referentes s negociaes e recuperaes dos ativos do FEDAT, a Fundo de Investimento em Direitos Creditrios FIDC, institudo segundo as normas estabelecidas pela Comisso de Valores Mobilirios CVM.

3 A Instituio Financeira Pblica de que trata o caput do presente artigo ficar responsvel pela estruturao e administrao do FIDC e pelo apoio cobrana dos crditos inadimplidos na prestao de servio destinado a tal finalidade, em modelo de cooperao tcnica. 4 Em contraprestao pela cesso dos direitos creditrios, o FEDAT receber quotas do FIDC e os recursos advindos da negociao de tais quotas no mercado financeiro.

Subseo I Das Receitas do FEDAT Art. 20 Constitui receita do FEDAT: I - os recursos obtidos em virtude da recuperao dos crditos inadimplidos, inscritos ou no em dvida ativa, transferidos a este, observado o disposto no 1 do art. 17 desta lei; II - os recursos obtidos em virtude de vendas das quotas dos FIDC mencionados no art. 19 desta lei. Art. 21 Os recursos de que trata o art. 20 devero ser depositados em 2 (duas) contas bancrias distintas: I - os recursos oriundos da recuperao dos crditos inadimplidos em conta corrente bancria denominada Conta de Recuperao; II - os recursos oriundos da venda das quotas do FIDC, em conta corrente bancria denominada Conta de Resultado. 1 Em caso de realizao de operaes de securitizao, o fluxo financeiro decorrente de recuperao dos crditos inadimplidos, que compem o patrimnio do FEDAT, devero ser transferidos ao FIDC no prazo mximo de 2 (dois) dias teis e, para fins de execuo do disposto no art. 22 da presente lei, conta resultado. 2 A movimentao da Conta de Recuperao, para a finalidade definida no 1 deste artigo, caber exclusivamente prpria instituio financeira pblica responsvel pelas operaes de securitizao e administrao do FIDC. 3 Os recursos definidos no inciso II do art. 20 da presente lei complementar, sero depositados na Conta de Resultado, no prazo mximo de 2 (dois) dias teis, de movimentao exclusiva do Estado. 4 At a estruturao das operaes de securitizao, com a efetiva custdia das quotas do FIDC em nome do FEDAT, os recursos oriundos da recuperao dos crditos inadimplidos podero, a critrio do Estado, ser depositados regularmente em conta do Tesouro Estadual. Art. 22 Os recursos depositados na Conta de Resultado ficam vinculados s seguintes finalidades: I - aportes para o FUNPREV-MT, nos montantes definidos pelo Conselho de Previdncia;

II - pagamento dos custos e despesas para a realizao das operaes de securitizao e para constituio e administrao do FIDC; 1 Os recursos depositados na Conta de Recuperao sero destinados aos resgates das quotas do FIDC emitidas em caso de securitizao do ativo do fundo. 2 Cumprida a obrigao de que trata o 1, por deciso do Conselho de Previdncia, os recursos depositados na Conta de Recuperao, podero ser transferidos s Contas de Resultado para as finalidades estabelecidas nos incisos I e II do presente artigo.

Subseo II Da Comisso de Gesto do FEDAT Art. 23 Fica criada a Comisso de Gesto do FEDAT, com a finalidade de observar a destinao de seus recursos e exercer a fiscalizao da sua gesto, com a seguinte composio: I - 01 (um) membro da Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia, que a presidir; II - 01 (um) membro da Secretaria de Estado da Fazenda, III - 01 (um) membro da Procuradoria-Geral do Estado. 1 A movimentao da Conta de Recuperao estar sujeita a prestao de contas para a Comisso de Gesto do FEDAT. 2 A Comisso de Gesto do FEDAT ser composta por servidores do quadro efetivo e estveis indicados pelos titulares da pasta e nomeados pelo Governador do Estado. Art. 24 Para atender ao disposto nesta lei complementar, fica includo o Programa de Trabalho do FEDAT na Lei n 9.675, de 20 de dezembro de 2011, que dispe sobre o Plano Plurianual para o quadrinio 2012-2015. Pargrafo nico. Fica o Poder Executivo autorizado a criar programas de trabalho e elementos de despesas especficas para atender o FEDAT e a abrir crditos adicionais e especiais de at 20% (vinte por cento) do patrimnio total do FEDAT, conforme disposto nos artigos 40 a 46 da Lei Federal n 4.320/64. Art. 25 O oramento do FEDAT integrar o oramento do Estado, em obedincia ao princpio da unidade. Art. 26 A aplicao das receitas oramentrias vinculadas ao FEDAT ser feita por meio de dotao consignada na Lei de Oramento ou em crditos adicionais. Seo III Do Fundo Especial Imobilirio FEI Art. 27 Fica autorizada a constituio do fundo oramentrio especial denominado Fundo Especial Imobilirio FEI, sem personalidade jurdica, vinculado Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia, tendo como ativo permanente patrimnio imobilirio do Estado.

1 Fica o Estado autorizado a ceder o fluxo financeiro decorrente de negociao dos imveis que componham os ativos do FEI, inclusive alienao, locao e Parcerias Pblico Privadas - PPP. 2 Aplica-se ao FEI, nos termos do regulamento, a modelagem de securitizao prevista para o FEDAT, e as disposies contidas nos artigos 24, 25 e 26 desta lei complementar. 3 Os recursos do FEI sero destinados exclusivamente ao Fundo Previdencirio do Estado de Mato Grosso FUNPREV/MT, enquanto houver insuficincia financeira. 4 A destinao dos recursos do FEI, aps cumprida a disposio do pargrafo anterior, e a sua fiscalizao ficar sob a responsabilidade da comisso de que trata o artigo 23 desta lei complementar. Seo IV Do Fundo Especial de Direitos FEDIR Art. 28 Fica autorizada a constituio do fundo oramentrio especial denominado Fundo Especial de Direitos FEDIR, sem personalidade jurdica, vinculado Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia, tendo como ativo os direitos do Estado de Mato Grosso. 1 Fica o Estado autorizado a ceder o fluxo financeiro decorrente de negociao dos direitos do Estado de Mato Grosso que componham os ativos do FEDIR, inclusive alienao, cesso e Parcerias Pblico Privadas - PPP. 2 Aplica-se ao FEDIR, nos termos do regulamento, a modelagem de securitizao prevista para o FEDAT, e as disposies contidas nos artigos 24, 25 e 26 desta lei complementar. 3 Os recursos do FEDIR sero destinados exclusivamente ao Fundo Previdencirio do Estado de Mato Grosso FUNPREV/MT, enquanto houver insuficincia financeira. 4 A destinao dos recursos do FEDIR, aps cumprida a disposio do pargrafo anterior, e a sua fiscalizao ficar sob a responsabilidade da comisso de que trata o artigo 23 desta lei complementar. CAPITULO VI DAS ALTERAES LEGAIS, TRANSFORMAES E TRANSFERNCIAS DE COMPETNCIAS DE RGOS Art. 29 Ficam transferidas para a atual Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenao Geral SEPLAN, todas as competncias vinculadas gesto do Sistema de Aquisies Governamentais e do Sistema de Arquivo Pblico do Poder Executivo. 1 A Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenao Geral passa a ser denominada de Secretaria de Estado de Planejamento e Aquisies Governamentais SEPLAG.

2 Ficam transferidas para a Secretaria de Estado de Planejamento e Aquisies Governamentais, a Secretaria Adjunta de Gastos e a Secretaria Adjunta de Administrao, passando esta a ser denominada de Secretaria Adjunta de Aquisies Governamentais, assim como todos os demais cargos em comisso e funes de confiana alocados nas respectivas Secretarias Adjuntas e nas atuais superintendncias de: I - Aquisies Governamentais; II - Arquivo Pblico. Art. 30 Os servidores efetivos ou estveis permanecero lotados nas respectivas unidades administrativas, devendo ser promovido o aproveitamento integral dos mesmos e a devida transferncia, para a Secretaria de Estado de Planejamento e Aquisies Governamentais, do quantitativo de cargos de carreira que compe o atual quadro de pessoal efetivo das unidades a serem transferidas. Art. 31 O Art. 10 da Lei Complementar n 14, de 16 de janeiro de 1992, alterado pelo Art. 14 da Lei Complementar n 413, de 20 de dezembro de 2010 e pela lei Complementar n 427, de 17 de julho de 2011, passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 10 (...) II - ADMINISTRAO INDIRETA: (...) 3. Secretarias de Estado: 3.1. Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia SEGEP; (...) 3.14. Secretaria de Estado de Planejamento e Aquisies Governamentais - SEPLAG; (...) II - ADMINISTRAO INDIRETA: 1. Autarquias: 1.1. vinculado Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia - SEGEP: 1.1.1. Instituto de Assistncia Sade dos Servidores do Estado MATO GROSSO SADE. (...).

Art. 32 Ficam alterados os dispositivos a seguir relacionados da Lei Complementar n 14, de 16 de janeiro de 1992, que passam a vigorar com a seguinte redao:

Seo VII Da Secretaria de Estado de Planejamento e Aquisies Governamentais Art. 28 Compete Secretaria de Estado de Planejamento e Aquisies Governamentais gerir o Sistema de Planejamento e Informao Estadual, o Sistema de Oramento Estadual, o Sistema de Arquivo Pblico, o Sistema de Aquisies Governamentais e coordenar a poltica do desenvolvimento econmico, social, cientfico e tecnolgico, coordenar o sistema de pesquisa, planejamento e execuo dos planos regionais e setoriais do desenvolvimento do Estado, em articulao com os municpios. Seo VIII Da Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia Art. 29 Compete Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia, a definio das polticas, diretrizes, normatizaes, execuo e controle das atividades ligadas a Pessoal, Previdncia, Desenvolvimento Organizacional, Patrimnio e Servios, Protocolo e Gesto de Documentos, Imprensa Oficial do Estado, Escola de Governo, coordenao e controle das aes descentralizadas de Assistncia Sade dos Servidores do Estado. Art. 33 Acrescem os incisos XIII e XIV, bem como o 3 ao art. 2 da Lei Complementar n 254, de 02 de outubro de 2006, que passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 2 (...) (...) XIII - ttulos, quotas e aes de fundos de investimentos integrados por patrimnio, direitos creditrios e verbas anteriormente destinados ao FUNPREVMT, na forma dessa Lei; XIV - provenientes da recuperao de crditos inadimplidos junto ao Estado. () 3 Os recursos elencados no presente artigo, somente podero ser utilizados para o pagamento de benefcios previdencirios aos segurados e pensionistas vinculados ao Regime Prprio de Previdncia do Estado de Mato Grosso, salvo o valor destinado taxa de administrao.

Art. 34 Acrescenta o pargrafo nico no Art. 16 da Lei Complementar n 254, de 02 de outubro de 2006, que passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 16 (...) Pargrafo nico. Realizada a doao ou a destinao dos bens de que tratam o caput, a alienao, a cesso, a onerao ou qualquer outro ato que implique na transferncia do domnio ou da posse dos bens mveis e imveis e direitos destinados ao

FUNPREV-MT, passa a ser de competncia exclusiva da Unidade Gestora nica, mediante autorizao do Conselho de Previdncia. Art. 35 O artigo 17 da Lei Complementar n 254, de 02 de outubro de 2006, passa a vigorar com as seguintes modificaes: Art. 17 A taxa de administrao para cobertura de despesas do Regime Prprio de Previdncia Social do Estado de Mato Grosso, oriunda dos recursos previstos no art. 2 desta lei, ser de 2% do valor total das remuneraes, proventos e penses dos segurados vinculados ao Regime Previdencirio Estadual, relativo ao exerccio financeiro anterior. (NR) CAPITULO VII DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS: Art. 36 Ficam mantidos na Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia SEGEP os saldos remanescentes das dotaes oramentrias, os saldos financeiros, os direitos e obrigaes dos programas, projetos e atividades vinculados s unidades que executam os processos relativos aos sistemas de Gesto de Pessoas, Previdncia, Desenvolvimento Organizacional, Escola de Governo, Protocolo e Gesto de Documentos, Patrimnio e Servios, Imprensa Oficial do Estado e Instituto de Assistncia Sade dos Servidores do Estado - MATO GROSSO SADE. Art. 37 Ficam transferidos para a Secretaria de Estado de Planejamento e Aquisies Governamentais - SEPLAG os saldos remanescentes das dotaes oramentrias, os saldos financeiros, os direitos e obrigaes dos programas, projetos e atividades vinculados s unidades que executam os processos relativos aos Sistemas de Aquisies Governamentais e de Gesto do Arquivo Pblico. Pargrafo nico. Ficam transferidos para a Secretaria de Estado de Planejamento e Aquisies Governamentais sucessora das competncias transferidas, os bens patrimoniais, mobilirios, equipamentos, instalaes e acervos existentes, na forma a ser estabelecida em Decreto. Art. 38 Os contratos, convnios, acordos, ajustes e demais crditos, direitos e obrigaes firmados pela antiga Secretaria de Estado de Administrao ficam sub-rogados pelo Estado de Mato de Grosso, por meio da atual Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia, sem prejuzo de reviso ou resciso, conforme convenincia e oportunidade, ou razes de interesse pblico. Art. 39 Ficam sub-rogados para a Secretaria de Estado de Planejamento e Aquisies Governamentais SEPLAG os contratos, convnios, acordos, ajustes e demais crditos, direitos e obrigaes firmados pela Secretaria de Estado de Administrao, vinculados s unidades que executam processos relativos aos Sistemas de Aquisies Governamentais e de Gesto do Arquivo Pblico, sem prejuzo de reviso ou resciso, conforme convenincia e oportunidade, ou razes de interesse pblico. Art. 40 Fica criada, no mbito da Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia, a Secretaria Adjunta de Gesto Previdenciria, como unidade administrativa auxiliar na gesto do Regime Prprio de Previdncia do Estado de Mato Grosso.

Art. 41 O Poder Executivo dever regulamentar, mediante decreto, no prazo de at 90 (noventa) dias contados da publicao desta lei complementar, os procedimentos para indicao e nomeao dos representantes dos segurados nos Conselhos de que trata o Captulo III desta lei complementar. Pargrafo nico. Caso no seja feita a indicao dos representantes titulares e suplentes dos segurados para o Conselho de Previdncia e Conselho Fiscal, aps 90 (noventa) dias da publicao do ato disposto no caput, a indicao caber ao Governador do Estado, observados os requisitos previstos nos artigos 6 e 9 desta Lei Complementar. Art. 42 O Conselho de Previdncia avaliar, no prazo mximo de 36 (trinta e seis) meses da publicao da presente lei, o modelo de gesto adotado para a Unidade Gestora nica do Regime Prprio de Previdncia do Estado de Mato Grosso, podendo propor eventuais alteraes ao Governador do Estado. Art. 43 Enquanto no implantado e consolidado o sistema unificado de pagamento dos benefcios previdencirios dos inativos e pensionistas vinculados aos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, ao Ministrio Pblico, ao Tribunal de Contas do Estado e Defensoria Pblica, o sistema atual ser mantido, observado o disposto no art. 21 da Lei Complementar estadual n 254, de 02 de outubro de 2006. Art. 44 O pagamento dos benefcios previdencirios dos aposentados e pensionistas vinculados aos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, ao Ministrio Pblico, ao Tribunal de Contas do Estado e Defensoria Pblica, ser processado na Secretaria de Gesto e Previdncia, com recursos financeiros e oramentrios originados dos respectivos Poderes e rgos autnomos, observado o disposto no art. 21 da Lei Complementar estadual n 254, de 02 de outubro de 2006. 1 Para a operacionalizao das atividades descritas no caput deste artigo, os Poderes Legislativo e Judicirio, o Ministrio Pblico, o Tribunal de Contas e a Defensoria Pblica devero encaminhar o resumo das folhas de pagamento dos benefcios previdencirios, contendo todas as vantagens e descontos, dos respectivos inativos e pensionistas, assim como a informao detalhada do valor das contribuies previdencirias dos respectivos servidores ativos, at o dia 15 (quinze) de cada ms.

2 As regras para transferncias de dotaes oramentrias entre o Poder Legislativo, o Poder Judicirio, o Ministrio Pblico, o Tribunal de Contas, a Defensoria Pblica e a Secretaria de Gesto e Previdncia para o pagamento dos benefcios previdencirios dos aposentados e pensionistas, sero previamente dispostas em ato conjunto ou ajuste que definir sua execuo financeira e contabilizao, formalizado por meio de Termo. Art. 45 Ficam assegurados os direitos constitudos at a vigncia desta lei e mantidos os benefcios anteriormente concedidos. Art. 46 Ficam excludos das disposies da presente lei, os beneficirios da Lei n. 4.675, de 09 de maio de 1984, revogada pela Lei n. 6.623, de 18 de maio de 1995. Art. 47 Os rgos, as entidades e unidades dos Poderes Legislativo e Judicirio, do Ministrio Pblico, do Tribunal de Contas do Estado e da Defensoria Pblica devero fornecer Secretaria de Gesto e Previdncia, mensalmente, as informaes relativas a dados cadastrais e de

folha de pagamento dos servidores pblicos ativos, dos militares em atividade, dos servidores licenciados ou cedidos, necessrias ao atendimento das exigncias contidas na Lei federal n 9.717, de 27 de novembro de 1998, com alteraes introduzidas pela Lei federal n 10.887, de 18 de junho de 2004. Art. 48 Ficam criados, para a Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia, os seguintes cargos: I - 01 (um) cargo de Secretrio Adjunto, nvel DGA-2; II 01 (um) cargo de Superintendente, nvel DGA-4; III - 03 (trs) cargos de Coordenador, nvel DGA-6; IV - 04 (quatro) cargos de Gerente, nvel DGA-8. V 01 (um) cargo de Assessor, nvel DGA-2; VI 04 (quatro) cargos de Assessor, nvel DGA-6. Pargrafo nico. As despesas decorrentes do caput correro pelo oramento da Secretaria de Estado de Gesto e Previdncia. Art. 49 Para efeito do cumprimento desta lei complementar, fica o Poder Executivo autorizado a proceder aos ajustes que se fizerem necessrios, na lei do Plano Plurianual para o quadrinio 2012-2015 ou em suas alteraes e na Lei Oramentria de 2013. Art. 50 Esta lei complementar entra em vigor na data de sua publicao, revogando-se as disposies em contrrio, em especial os artigos 1, 2, 3, 4 e 6 da Lei Complementar n 126, de 11 de julho de 2003, bem como os artigos 10, inciso II, 11, 12, 13 e 23 da Lei Complementar n. 254, de 02 de outubro de 2006. Palcio Paiagus, em Cuiab, 125 da Repblica. de de 2013, 192 da Independncia e

SILVAL DA CUNHA BARBOSA Governador do Estado

Anda mungkin juga menyukai