Anda di halaman 1dari 13

PERODO: 3 DISCIPLINA: Tpicos Especiais III PROFESSOR(A):Narla Patrcia Rocha ANO: 2013 ALUNO: SEMESTRE: 1 Paulo Srgio Dutra

de Rezende MATRCULA: 00009168 Turma: RC13103NA DATA: 29/06/2013 Valor: 30 pontos

Com base na tecnologia de Cloud computing, elabore uma pesquisa que contemple os seguintes itens:

1. 2. 3. 4.

Conceito; Vantagens e Desvantagens; Saas (Software as Service) com um exemplo; Aplicaes existentes em cloud com exemplos.

Orientaes Gerais: 1. Envie o seu arquivo por e-mail atravs do e-mail: narlapatricia@gmail.com. 2. Salve o arquivo com o seu nome e turma: ex.:cloudcomputingnarlapatriciaBD13102NA.doc 3. A data de entrega dever obedecer o prazo de realizao da avaliao que ser 29/06/2013 impreterivelmente. No h possiblidade de prorrogao devido ao encerramento do semestre letivo. 4. Evite cpia pura, voc precisa pesquisar e elaborar o seu entendimento sobre o assunto. Bom trabalho!

CLOUD COMPUTING CONCEITO


O termo Cloud Computing, em portugus Computao nas Nuvens, chegou ao conhecimento de muita gente a partir de 2008. O termo se refere, essencialmente, ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicaes por meio da internet com a mesma facilidade de t-las instaladas em nossos prprios computadores. Por muito tempo tivemos habituados a armazenar arquivos e dados dos mais variados tipos e a utilizar aplicaes de maneira on premise, isto , instaladas em nossos prprios computadores. No ambiente corporativo, este cenrio apenas um pouco diferente, j que nele mais fcil encontrar aplicaes disponveis em servidores que podem ser acessadas por qualquer terminal autorizado por meio de uma rede. A principal vantagem deste modelo est no fato de ser possvel, pelo menos na maioria das vezes, utilizar as aplicaes mesmo sem acesso internet ou rede. Em outras palavras, possvel usar estes recursos de maneira off-line. Entretanto, todos os dados gerados esto restritos a este computador, exceto quando compartilhados em rede, coisa que no muito comum no ambiente domstico. Mesmo no ambiente corporativo, esta situao pode gerar algumas limitaes, como a necessidade de se ter uma licena de um determinado software para cada computador, por exemplo. A evoluo constante da tecnologia computacional e das telecomunicaes est fazendo com que o acesso internet se torne cada vez mais amplo e cada vez mais rpido. Em pases mais desenvolvidos, como Japo, Alemanha e Estados Unidos, possvel ter acesso rpido internet pagando-se muito pouco. Esta tendncia cria a condio perfeita para a popularizao da cloud computing, fazendo com que o conceito se torne conhecido no mundo todo, inclusive no Brasil. Com a cloud computing, muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, no precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usurio ou em um servidor prximo. Este contedo passa a ficar disponvel nas nuvens, isto , na internet. Ao fornecedor da aplicao cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manuteno, atualizao, backup, escalonamento, etc. O usurio no precisa se preocupar com nenhum destes aspectos, apenas com acessar e utilizar.

Um exemplo prtico desta nova realidade o Google Docs, servio onde os usurios podem editar textos, fazer planilhas, elaborar apresentaes de slides, armazenar arquivos, entre outros, tudo pela internet, sem necessidade de ter programas como Microsoft Office ou OpenOffice.org instalados em suas mquinas. O que o usurio precisa fazer apenas abrir o navegador de internet e acessar o endereo do Google Docs para comear a trabalhar, no importando qual o sistema operacional ou o computador utilizado para este fim. Neste caso, o nico cuidado que o usurio deve ter o de utilizar um navegador de internet compatvel, o que o caso da maioria dos browsers da atualidade.

HISTRIA
Computao nas nuvens no um conceito claramente definido. No se trata, por exemplo, de uma tecnologia pronta que saiu dos laboratrios pelas mos de um grupo de pesquisadores e posteriormente foi disponibilizada no mercado. Esta caracterstica faz com que seja difcil identificar com preciso a sua origem. Mas h alguns indcios bastante interessantes. Um deles remete ao trabalho desenvolvido por John McCarthy. Falecido em outubro de 2011, o pesquisador foi um dos principais nomes por trs da criao do que conhecemos como inteligncia artificial, com destaque para a linguagem Lisp, at hoje aplicada em projetos que utilizam tal conceito.

John McCarthy - Imagem por Wikipedia Alm deste trabalho, no incio da dcada de 1960, John McCarthy tratou de uma ideia bastante importante: computao por tempo compartilhado (time sharing), onde um computador pode ser utilizado simultaneamente por dois ou mais usurios para a realizao de determinadas tarefas, aproveitando especialmente o intervalo de tempo ocioso entre cada processo.

Perceba que, desta forma, possvel aproveitar melhor o computador (na poca, um dispositivo muito caro) e diminuir gastos, uma vez que o usurio somente paga, por exemplo, pelo tempo de uso do equipamento. , de certa forma, uma ideia presente na computao nas nuvens. Quase que na mesma poca, o fsico Joseph Carl Robnett Licklider entrou para a histria ao ser um dos pioneiros da internet. Isso porque, ao fazer parte da ARPA (Advanced Research Projects Agency), lidou com a tarefa de encontrar outras utilidades para o computador que no fosse apenas a de ser uma "poderosa calculadora". Nesta misso, Licklider acabou sendo um dos primeiros a entender que os computadores poderiam ser usados de maneira conectada, de forma a permitir comunicao de maneira global e, consequentemente, o compartilhamento de dados. Seu trabalho determinou a criao da Intergalactic Computer Network, que posteriormente deu origem ARPANET, que por sua vez "abriu as portas" para a internet. Embora possamos associar vrias tecnologias, conceitos e pesquisadores ao assunto, ao juntarmos os trabalhos de John McCarthy e J.C.R. Licklider podemos ter uma grande ajuda na tarefa de compreender a origem e a evoluo da cloud computing. Por que uma nuvem? Ao consultar livros de redes, telecomunicaes e afins, pode-se perceber que o desenho de uma nuvem utilizado para fins de abstrao. Neste sentido, a nuvem representa uma rede de algum tipo cuja estrutura no precisa ser conhecida, pelo menos no naquele momento. Por exemplo, se a ideia a de explicar como funciona uma tecnologia de comunicao que interliga duas redes de computadores, no necessrio detalhar as caractersticas de cada uma. Assim, pode-se utilizar uma nuvem para indicar que h redes ali. A computao nas nuvens simplesmente absorveu esta ideia, mesmo porque o desenho de uma nuvem, seguindo a ideia da abstrao, passou tambm a representar a internet.

VANTAGENS

- Uma das vantagens da cloud computing a possibilidade de se utilizar aplicaes diretamente da internet, sem que estas estejam instaladas no computador do usurio. Na maioria dos casos, o usurio pode acessar

determinadas aplicaes independente do seu sistema operacional ou de hardware; - O usurio no precisa se preocupar com a estrutura para executar a aplicao: hardware, procedimentos de backup, controle de segurana, manuteno, entre outros, ficam a cargo do fornecedor do servio; - Compartilhamento de dados e trabalho colaborativo se tornam mais fceis, uma vez que todos os usurios acessam as aplicaes e os dados do mesmo lugar: a "nuvem". Muitas aplicaes do tipo j so elaboradas considerando estas possibilidades; - Dependendo do fornecedor, o usurio pode contar com alta disponibilidade, j que se um servidor parar de funcionar, por exemplo, os demais que fazem parte da estrutura continuam a oferecer o servio; - O usurio pode contar com melhor controle de gastos. Muitas aplicaes em cloud computing so gratuitas e, quando necessrio pagar, o usurio s o far em relao aos recursos que usar ou ao tempo de utilizao. No , portanto, necessrio pagar por uma licena integral de uso, tal como acontece no modelo tradicional de fornecimento de software; - Dependendo da aplicao, o usurio pode precisar instalar um programa cliente em seu computador. Mas, neste caso, todo ou a maior parte do processamento (e at mesmo do armazenamento de dados) fica por conta das "nuvens". Note que, independente da aplicao, com a cloud computing o usurio no necessita conhecer toda a estrutura que h por trs, ou seja, ele no precisa saber quantos servidores executam determinada ferramenta, quais as configuraes de hardware utilizadas, como o escalonamento feito, onde est a localizao fsica do data center, enfim. O que importa ao usurio saber que a aplicao est disponvel nas nuvens, no importa de que forma. DESVANTAGENS

claro que num mundo ideal, a computao em nuvem no teria defeitos, mas se tratando em termos de informtica, nada perfeito, e a Cloud Computing apresenta tambm algumas desvantagens e problemas. A primeira preocupao de quem tem seus dados na nuvem seja um usurio domestico ou corporativo , onde de fato esto esses dados? Eles esto seguros? Como algum pode garantir isso? A questo que investir na nuvem pode ser algo arriscado do ponto de vista de segurana e confiabilidade, afinal, nunca se sabe quem realmente manipula essas informaes, ou onde elas realmente esto. possvel que os arquivos pessoais de um utilizador do Gmail estejam salvos em servidores localizados em outro pais, onde as leis que protegem a integridade dessas informaes seja outra, ou at mesmo que esse pais no tenha lei nenhuma. Outra preocupao que deve ser pensada para o caso de se precisar de algum dado em um determinado momento e no haver conexo disponvel, ningum est livre de precisar de uma planilha contendo informaes essenciais para um determinado momento e por algum motivo no ter internet para acessar esse documento. A segurana um fator crucial, quem garante que os dados armazenados na nuvem no possam ser acessados por outras pessoas e utilizados de forma indevida? Recentemente tivemos uma demonstrao do quanto pode ser constrangedor o vazamento de informaes (Wikileaks), e infelizmente esse tipo de acontecimento no est livre de acontecer no mundo das nuvens. A questo que esse um grande desafio para as empresas que participam deste mercado, e essa tendncia vem crescendo conforme vo sendo resolvidos alguns problemas relacionados a Cloud Computing. O grande problema ainda a questo da confiabilidade, enquanto no houver garantias de segurana de forma que todo s possam ficar tranquilos a computao em nuvem ainda ter seus opositores. Pode-se perceber a reao que essa tendncia traz em alguns setores, o que demonstra claramente que nem tudo so flores quando se fala em toda essa virtualizao: - uma estupidez! Pior que estupidez: uma campanha de marketing hype! - Alguns dizem que inevitvel toda vez que voc ouvir isso porque existe por trs uma srie de empresas forando para isso se tornar realidade. (Richard Stallman)

Existem muitos outros pensamentos que demonstram como a computao em nuvem pode no ser tudo o que promete: - Dados sensveis sendo processados fora da empresa trazem, obrigatoriamente, um nvel inerente de risco. Os servios terceirizados fogem de controles fsicos, lgicos e de pessoal que as reas de TI criam em casa. - As empresas so as responsveis pela segurana e integridade de seus prprios dados, mesmo quando essas informaes so gerenciadas por um provedor de servios. - Mesmo se a empresa no sabe onde os dados esto, um fornecedor em cloud devem saber o que acontece com essas informaes em caso de desastre - Quando uma empresa est usando o cloud, ela provavelmente no sabe exatamente onde os dados esto armazenados. Na verdade, a empresa pode nem saber qual o pas em que as informaes esto guardadas. Outro ponto importante de se pensar se uma empresa que oferece Cloud, pode realmente cumprir com todas as suas promessas, muito fcil garantir segurana baseando-se em meios de segurana atuais. A questo que a cada dia so criadas novas formas de segurana, mas ao mesmo tempo isso se torna um desafio para qualquer um que queira realizar um ataque. Cloud computing uma tendncia que tem se mostrado inevitvel, porm possui alguns pontos que ainda precisam ser discutidos e resolvidos, principalmente quando se trata de segurana. Uma preocupao que quem contrata a nuvem deve ter, so os provedores de nuvens, e os preos que eles cobram, quantos so e quais as diferenas de cada um, talvez buscar uma empresa que proporcione essa soluo de forma mais barata, pode significar o risco de contratar uma infra-estrutura que prometa, mas no atenda suas necessidades, ou ainda, que tenha falhas serias de segurana. Quando se fala em Cloud Computing preciso pensar em tudo isso.

SOFTWARE AS A SERVICE (SAAS)


Intimamente ligado cloud computing est o conceito de Software as a Service (SaaS) ou, em bom portugus, Software como Servio. Em sua essncia, trata-se de uma forma de trabalho onde o software oferecido como servio, assim, o usurio no precisa adquirir licenas de uso para instalao ou mesmo comprar computadores ou servidores para execut-lo. Nesta

modalidade, no mximo, paga-se um valor peridico - como se fosse uma assinatura - somente pelos recursos utilizados e/ou pelo tempo de uso. Para entender melhor os benefcios do SaaS, suponha que uma empresa que tem vinte funcionrios necessita de um software para gerar folhas de pagamento. H vrias solues prontas para isso no mercado, no entanto, a empresa ter que comprar licenas de uso do software escolhido e, dependendo do caso, at mesmo hardware para execut-lo. Muitas vezes, o preo da licena ou mesmo dos equipamentos pode gerar um custo alto e no compatvel com a condio de porte pequeno da empresa. Se, por outro lado, a empresa encontrar um fornecedor de software para folhas de pagamento que trabalha com o modelo SaaS, a situao pode ficar mais fcil: essa companhia poder, por exemplo, oferecer este servio por meio de cloud computing e cobrar apenas pelo nmero de usurios e/ou pelo tempo de uso. Desta forma, a empresa interessada paga um valor baixo pelo uso da aplicao. Alm disso, hardware, instalao, atualizao, manuteno, entre outros, ficam por conta do fornecedor. Tambm importante levar em conta que o intervalo entre a contratao do servio e o incio de sua utilizao extremamente baixo, o que no aconteceria se o software tivesse que ser instalado nos computadores do cliente. Este s precisa se preocupar com o acesso ao servio (no caso, uma conexo internet) ou, se necessrio, com a simples instalao de algum recurso mnimo, como um plugin no navegador de internet de suas mquinas. IBM, HP, Google e Microsoft so exemplos de companhias que j oferecerem solues em SaaS: HP SaaS; IBM SaaS; Google Apps, Microsoft Office 365.

APLICAES EM CLOUD COMPUTING


Os termos cloud computing e computao nas nuvens so relativamente recentes, como voc j sabe, mas se analisarmos bem, veremos que a ideia no , necessariamente, nova. Servios de e-mail, como Gmail e Yahoo! Mail; discos virtuais na internet, como Dropbox; sites de armazenamento e compartilhamento de fotos ou vdeos, como Flickr e YouTube. Todos so exemplos de aplicaes que, de certa forma, esto dentro do conceito de computao nas nuvens. Note que todos estes servios no so executados no computador do usurio, mas este pode acess-los de qualquer lugar, muitas vezes sem necessidade de instalar aplicativos em sua mquina ou de pagar licenas de software. No mximo, paga-se um valor peridico pelo uso do

servio

ou

pela

contratao

de

recursos

adicionais,

como

maior

capacidade

de

armazenamento de dados, por exemplo. Abaixo, uma breve lista de servios que incorporam claramente o conceito de cloud computing: - Google Apps: este um pacote de servios que o Google oferece que conta com aplicativos de edio de texto, planilhas e apresentaes (Google Docs), ferramenta de agenda (Google Calendar), comunicador instantneo integrado (Google Talk), e-mail com o domnio prprio (por exemplo, contato@infowester.com), entre outros. Todos estes recursos so processados pelo Google - o cliente precisa apenas criar as contas dos usurios e efetuar algumas configuraes. O Google Apps oferece pacotes gratuitos e pagos, de acordo com o nmero de usurios. Um dos maiores clientes do Google Apps a Procter & Gamble, que contratou os servios para mais de 130 mil colaboradores; - Amazon: a Amazon um dos maiores servios de comrcio eletrnico do mundo. Para suportar o volume de vendas no perodo de Natal, a empresa montou uma superestrutura de processamento e armazenamento de dados, que acaba ficando ociosa na maior parte do ano. Foi a partir da que a companhia teve a ideia de "alugar" estes recursos, o que acabou resultando em servios como o Simple Storage Solution (S3) para armazenamento de dados e Elastic Compute Cloud (EC2) para uso de mquinas virtuais.; - Panda Cloud Antivirus: como o nome indica, este um programa antivrus da Panda Software, mas com uma grande diferena: a maior parte do trabalho necessrio ferramenta para pesquisar e eliminar malwares fica por conta das "nuvens". Com isso, de acordo com a Panda, essa soluo acaba evitando que o antivrus deixe o computador lento;

Panda Cloud Antivirus - Aprex: brasileiro, o Aprex oferece um conjunto de ferramentas para uso profissional, como calendrio, gerenciador de contatos, lista de tarefas, disco virtual, blog, servio de e-mail marketing, apresentaes, entre outros. Tudo feito pela Web e, no caso de empresas, possvel at mesmo inserir logotipo e alterar o padro de cores das pginas. H opes de contas gratuitas e pagas; iCloud:Trata-se de um servio da Apple que armazena msicas, fotos, vdeos, documentos e outras informaes do usurio. Seu objetivo o de fazer com que a pessoa utilize "as nuvens" em vez de um computador em sua rede como "hub" para centralizar suas informaes. Com isso, se o usurio atualizar as informaes de um contato no iPhone, por exemplo, o iCloud pode enviar os dados alterados automaticamente para outros dispositivos.

OUTRAS CARACTERSTICAS DA CLOUD COMPUTING


Nuvem privada (private cloud) At agora, tratamos a computao nas nuvens como um sistema composto de duas partes: o provedor da soluo e o utilizador, que pode ser uma pessoa, uma empresa ou qualquer outra organizao. Podemos entender este contexto como um esquema de nuvem pblica. No entanto, especialmente no que diz respeito ao segmento corporativo, possvel tambm o uso do que se conhece como nuvem privada.

Do ponto de vista do usurio, a nuvem privada (private cloud) oferece praticamente os mesmos benefcios da nuvem pblica. A diferena est, essencialmente, nos "bastidores", uma vez que os equipamentos e sistemas utilizados para constituir a nuvem esto dentro da infraestrutura da prpria corporao. Em outras palavras, a empresa faz uso de uma nuvem particular, construda e mantida dentro de seus domnios. Mas o conceito vai mais alm: a nuvem privada tambm considera a cultura corporativa, de forma que polticas, objetivos e outros aspectos inerentes s atividades da companhia sejam respeitados. A necessidade de segurana e privacidade um dos motivos que levam uma organizao a adotar uma nuvem privada. Em servios de terceiros, clusulas contratuais e sistemas de proteo so os recursos oferecidos para evitar acesso no autorizado ou compartilhamento indevido de dados. Mesmo assim, uma empresa pode ter dados crticos por demais para permitir que outra companhia responda pela proteo e disponibilizao destas informaes. Ou, ento, a proteo oferecida pode simplesmente no ser suficiente. Em situaes como estas que o uso de uma nuvem privada se mostra adequado. Uma nuvem privada tambm pode oferecer a vantagem de ser "moldada" com preciso s necessidades da companhia, especialmente em relao a empresas de grande porte. Isso porque o acesso nuvem pode ser melhor controlado, assim como a disponibilizao de recursos pode ser direcionada de maneira mais eficiente, aspecto que pode impactar diretamente na rotina corporativa. Empresas como Microsoft, IBM e HP oferecem solues para nuvens privadas. As entidades interessadas, no entanto, devem contar com profissionais ou mesmo consultoria especializada na criao e na manuteno da nuvem, afinal, uma implementao mal executada pode interferir negativamente no negcio. Os custos de equipamentos, sistemas e profissionais da nuvem privada podero ser elevados no incio. Por outro lado, os benefcios obtidos a mdio e longo prazo, como ampla disponibilidade, agilidade de processos e os j mencionados aspectos de segurana compensaro os gastos, especialmente se a implementao for otimizada com virtualizao, padronizao de servios, entre outros. Nuvem hbrida (hybrid cloud)

Para a flexibilizao de operaes e at mesmo para maior controle sobre os custos, as organizaes podem optar tambm pela adoo de nuvens hbridas. Nelas, determinadas aplicaes so direcionadas s nuvens pblicas, enquanto que outras, normalmente mais crticas, permanecem sob a responsabilidade de sua nuvem privada. Pode haver tambm recursos que funcionam em sistemas locais (on premise), complementando o que est nas nuvens. Perceba que nuvens pblicas e privadas no so modelos incompatveis entre si. No preciso abrir mo de um tipo para usufruir do outro. Pode-se aproveitar o "melhor dos dois mundos", razo pela qual as nuvens hbridas (hybrid cloud) so uma tendncia muito forte nas corporaes. A implementao de uma nuvem hbrida pode ser feita tanto para atender a uma demanda contnua, quanto para dar conta de uma necessidade temporria. Por exemplo, uma instituio financeira pode integrar sua nuvem privada um servio pblico capaz de atender a uma nova exigncia tributria. Ou ento, uma rede de lojas pode adotar uma soluo hbrida por um curto perodo para atender ao aumento das vendas em uma poca festiva. claro que a eficcia de uma nuvem hbrida depende da qualidade da sua implementao. necessrio considerar aspectos de segurana, monitoramento, comunicao, treinamento, entre outros. Este planejamento importante para avaliar inclusive se a soluo hbrida vale a pena. Quando o tempo necessrio para a implementao muito grande ou quando h grandes volumes de dados a serem transferidos para os recursos pblicos, por exemplo, seu uso pode no ser vivel.

CONCLUSO
Apesar de j estarmos usufruindo das novidades dessa tecnologia, qualquer tentativa de definir o que cloud computing pode no ser muito precisa. Isso porque as ideias por trs da noo de computao nas nuvens so muito novas e as opinies de especialistas em computao ainda divergem. Mas a idia bsica o que foi proposto nesse trabalho. Sabemos, claro que ainda h muita coisa por fazer. Por exemplo, a simples ideia de determinadas informaes ficarem armazenadas em computadores de terceiros, mesmo com documentos garantindo a privacidade e o sigilo, preocupam pessoas e, principalmente, empresas, motivo pelo qual este ponto precisa ser melhor estudado. Alm disso, h outras questes, como o problema da dependncia de acesso internet. Algumas companhias j trabalham em formas de sincronizar aplicaes off-line com on-line, mas tecnologias para isso ainda precisam evoluir bastante. De qualquer forma, o futuro aponta para esse caminho.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Sites acessados em 21/06/2013: http://www.infowester.com/cloudcomputing.php http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_como_servi%C3%A7o https://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem http://teclealgo.wordpress.com/2011/04/01/cloud-computing-vantagens-desvantagens-e-ofuturo-dessa-tendencia/ http://www.primehost.com.br/index.php/cloud-computing-%E2%80%93-vantagens-edesvantagens-dessa-tendencia/

Anda mungkin juga menyukai