Anda di halaman 1dari 27

GUA: CAPTAO, TRATAMENTO E DISTRIBUIO NO MUNICPIO DE JARU 1

MS. Aparecido Silvrio Labadessa 3 Luciana Pardinho Santos


2

RESUMO
Os recursos hdricos so indispensveis vida, e possuem mltiplos usos, sendo que o abastecimento de gua representa parte dessa utilizao. O abastecimento de gua est inserido no sistema de saneamento bsico, desse modo a captao, o tratamento e a distribuio de gua possuem extrema relevncia para a sociedade. As pesquisas bibliogrficas, juntamente as pesquisas de campo e s entrevistas concedidas pelos funcionrios da empresa responsvel pelo abastecimento de gua no municpio de Jaru, inferem que a captao tem por objetivo transportar a gua bruta at o local de tratamento, neste local a gua passa por diversos procedimentos que fazem com que ela se torne potvel ao consumo humano, posteriormente esta gua transportada para os reservatrios, para depois ser distribuda, atravs das redes de distribuio, que so constitudas por diversas canalizaes. Durante todos esses processos, os maiores problemas encontrados se inserem principalmente na deficincia do sistema operacional e no desgaste dos seus equipamentos. Nesses diversos procedimentos pode ser observado desperdcio de gua pelo sistema que gerencia e realiza o abastecimento de gua no municpio de Jaru, bem como houve a constatao que a empresa responsvel pelo abastecimento, realiza diversas prticas na tentativa de conscientizar a populao sobre a importncia do uso racional da gua, contudo esse trabalho no est conseguindo obter muitos resultados, uma vez que esta uma rdua e nova tarefa para a empresa.

Palavras chave: gua, captao, tratamento, distribuio.

ABSTRACT
Water resources are indispensable to life, and have multiple uses, and the water supply is part of that use. The water supply is inserted into the sewerage system, thereby capturing, processing and distribution of water have great relevance to society. Literature searches, along with field surveys and interviews given by company employees responsible for water supply in the city of Jaru, infer that the collection aims to convey raw water to the treatment site, this location the water passes through several procedures that cause it to become drinkable for human consumption, then this water is transported to the tanks, then to be distributed through the distribution networks, which consist of several conduits. During all these processes the major problems encountered fall mainly on the operating system failure and wear of their equipment. In these various procedures can be observed by the waste water system that manages and conducts the water supply in the city of Jaru, and there was a finding that the company responsible for supply, performs various practices in an attempt to educate the public about the importance of using rational water, however this work is not getting much progress, since this is an arduous task for the new company.

Key words: Water, water collection, treatment, distribution.

Artigo apresentado como requisito parcial para obteno do ttulo de Licenciatura em Geografia das Faculdades Integradas de Ariquemes FIAR. 2 Professor orientador e docente das Faculdades Integradas de Ariquemes - FIAR 3 Discente do curso de Licenciatura em Geografia.

INTRODUO

Nessas ltimas dcadas possvel perceber que a populao mundial, est cada vez atribuindo maior importncia s questes ambientais, tendo-se como foco principalmente a utilizao dos recursos naturais. Desse modo os recursos hdricos possuem extrema relevncia. Para que o uso dos recursos naturais, particularmente a gua, ocorra de forma sustentvel, necessrio que o processo de desenvolvimento acontea com preservao da capacidade produtiva desses recursos (CIRILO, 2008, p.61). A ao antrpica imprudente tem feito com que haja mudanas tanto na qualidade, quanto na quantidade de gua disponvel, desse modo a m gesto dos recursos hdricos pode influenciar de forma crucial para diversos problemas, como destruio de importantes fontes de gua, pode inferir tambm nas altas taxas de desperdcio, e at mesmo na extino de mananciais. Sendo que a gesto do sistema operacional de captao, tratamento e abastecimento, tm como sua responsabilidade efetuar o controle sobre a quantidade e qualidade de gua distribuda. O abastecimento de gua est inserido no sistema de saneamento bsico, desse modo julga-se relevante a obteno de maiores informaes e

esclarecimentos sobre os objetivos da captao, do tratamento e da distribuio de gua, bem como a identificao dos problemas existentes, e decorrentes desses processos to imprescindveis populao. Com auxlio de pesquisa bibliogrfica, em livros, revistas, internet, juntamente s entrevistas realizadas na empresa responsvel pela operacionalizao do abastecimento de gua e os questionrios aplicados em residncias dos setores 4 e 5, foram adquiridas informaes sobre a relevncia da gua e do sistema operacional que garante a sua captao, tratamento e distribuio, sendo possvel o entendimento de diversos mtodos que possam ser utilizados na tentativa de conscientizao populacional sobre esse bem to precioso, que a gua.

1 GUA

gua um recurso natural com mltiplos usos. Alm disso, ela essencial vida humana e ao funcionamento dos ecossistemas (BRAGA, 2008, p.17). Sendo que atualmente encontra-se sendo utilizada pelo consumo humano em grande escala, fazendo com que este uso indiscriminado possa afetar a sua qualidade. Para Tundisi (2008) a ao antrpica imprudente, vem sendo responsvel por diversas implicaes ao que se refere gua; a falta de articulao e falta de aes consistentes na gesto dos recursos hdricos e na sustentabilidade ambiental, constituem uma das principais causas da crise da gua. Segundo Tucci (2008) diz que a crise da gua est diretamente ligada intensa urbanizao, que aumenta a demanda, e amplia a descarga de efluentes industriais e domsticos contaminados, sendo que estes devem ser lanados nos corpos de gua somente aps o devido tratamento, obedecendo s condies e padres de lanamentos de efluentes conforme resoluo 357\05 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). De acordo com Tundisi (2008) a crise da gua o resultado de um conjunto de problemas ambientais agravados com outros problemas relacionados economia e ao desenvolvimento social, e que a crise da gua no sculo XXI muito mais de gerenciamento do que uma crise real de escassez, acrescentando que o agravamento e a complexidade da crise da gua decorrem dos problemas de disponibilidade e aumento de demanda, juntamente a uma m gesto dos recursos hdricos.

1.1 GESTO DAS GUAS URBANAS

Segundo Tucci (2008) a gesto das aes dentro do ambiente urbano pode ser definida de acordo com a relao de dependncia da gua atravs da bacia hidrogrfica4 ou da jurisdio administrativa do municpio, do estado ou da nao,

uma rea de captao natural da gua de precipitao que faz convergir o escoamento para um nico ponto de sada.

sendo que esta gesto possui a funo de minimizar os impactos da quantidade e melhorar a qualidade da gua no conjunto da bacia, alm de diversos fatores que podem evitar os impactos prpria populao; e para esse espao existem gestores, os instrumentos utilizados e as metas da gesto, descritos na Tabela 01.

Tabela 01 - Espao de gesto das guas urbanas

Espao Bacia hidrogrfica (> 1000 km)

Domnio Estado ou governo federal

Gestores Instrumento Comit e Plano de bacia agncias

Sub-bacias (< 50 km)

Municpio ou regio metropolitana

Municpio

Plano Diretor Urbano e Plano Integrado de Esgotamento, Drenagem Urbana e Resduo Slido

Caracterstica Gesto da quantidade e qualidade da gua nos rios da bacia hidrogrfica, sem transferir impactos Minimizar os impactos dentro da cidade, nas pequenas bacias urbanas e no transferir para o sistema de rios

Fonte: TUCCI, 2008, p.109.

O Brasil evoluiu no processo quanto Gesto dos Recursos Hdricos, pois ao implantar a Lei de Recursos Hdricos deu o primeiro passo instituindo o mecanismo amplo de gesto das guas, e em 2006 concluiu o Plano Nacional de Recursos Hdricos (PNRH), pelo Ministrio do meio Ambiente (MMA), e foi aprovada em 2007 uma nova Legislao de Saneamento Ambiental que integra os mecanismos econmicos. Alm de haver a implementao de instituies como a Agncia Nacional de guas (ANA), diz Tucci (2008). Segundo Porto (2008) a ANA foi desenvolvida e criada de forma a complementar a estrutura institucional da gesto dos recursos hdricos do pas, sendo uma entidade operacional do sistema, que tem como responsabilidade a implantao da poltica nacional de recursos hdricos e que detm o poder de fiscalizao e de cobrana pelo uso da gua.

Contudo Tucci (2008) acredita que atualmente, para haver um melhor gerenciamento das guas urbanas, deve ocorrer a integrao entre as metas da Gesto dos Recursos Hdricos s metas do Saneamento Ambiental, que apesar de estarem implicitamente prevista na legislao, na prtica no ocorrem. Sendo que Tundisi (2008) afirma explicitamente que deve ser melhorada a gesto dos recursos hdricos, para que possa apresentar efeitos no abastecimento de gua, e consequentemente ao estimulo economia.

1.2 SANEAMENTO BSICO

Segundo a Universidade da gua (UNIGUA) (on-line, 2010) a gua o elemento fundamental da vida, e utilizada de diversas formas, sendo indispensvel s atividades humanas; assim sendo empregada na irrigao agrcola e industrial, na produo de energia eltrica, nas atividades de laser e recreao, na preservao da vida aqutica e principalmente no abastecimento pblico e industrial. De acordo com Braga (2008) o uso mais intenso de gua para irrigao usada na produo de alimentos, no Brasil cerca de 70% do consumo de gua so destinados a essa finalidade, e j o abastecimento urbano representa 11%, a dessedentao animal 11%, o uso industrial 7% e o abastecimento rural 2%, como pode ser observado na figura 01.

Figura 01 Usos da gua no Brasil Fonte: ANA (2007)

O abastecimento de gua potvel se insere nos servios de saneamento bsico, que so imprescindveis para o ser humano; sendo que esses servios devem realizar os seus diversos processos de modo que consigam:
Melhorar a gesto dos recursos hdricos integrando e otimizando os usos mltiplos, alocando de forma flexvel a gua para os diferentes usurios e investindo em saneamento pblico (coleta, tratamento de esgotos, resolvendo problemas sanitrios de doenas de veiculao hdrica) uma das formas mais relevantes de desenvolvimento econmico e social, pois melhora a qualidade de vida, promove a gerao de empregos e renda e amplia a capacidade de abastecimento de gua para usos mltiplos e estimulo economia (TUNDISI, 2008, p.10).

Apesar de o tema da gesto dos recursos hdricos ser afeito Unio e aos Estados, os servios de abastecimento de gua e saneamento so de responsabilidade dos municpios. (BRAGA, 2008, p.18). Tundisi (2008) acrescenta que devem ser utilizadas tecnologias de baixo custo, contudo eficientes, de modo que possam ser implementadas medidas e desenvolvimento de aes em saneamento bsico, especialmente para as populaes de baixa renda, que em diversos momentos no usufruem de um sistema de saneamento bsico completo. Em relao aos servios de saneamento bsico, assegura-se na Lei N 11.445, de 5 de janeiro de 2007 no seu Art. 3o que:

Para os efeitos desta Lei, considera-se: I - saneamento bsico: conjunto de servios, infra-estruturas e instalaes operacionais de: a) abastecimento de gua potvel: constitudo pelas atividades, infraestruturas e instalaes necessrias ao abastecimento pblico de gua potvel, desde a captao at as ligaes prediais e respectivos instrumentos de medio.

Desse modo, de acordo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) (on-line, 2010) para que ocorra o abastecimento de gua potvel, necessria a captao, o tratamento para que posteriormente se possa haver a distribuio de gua. Sendo que para que ocorram todos esses processos indispensvel utilizao de diversas infra-estruturas e instalaes adequadas contribuindo para que haja a obteno dos objetivos almejados, sendo que em todos

esses processos haver a possibilidade da ocorrncia de empecilhos, que podero estar dificultando o seu desenvolvimento.

1.3 CAPTAO DE GUA

Segundo a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S.A. (SANESUL), (on-line, 2010) o processo de captao utilizado para que seja retirada a gua das nascentes, represas e mananciais, de modo adequado, sem que haja prejuzos ambientais, e ainda acrescenta que a captao constitui a primeira unidade do sistema de abastecimento de gua, sendo interessante ressaltar que todos os outros procedimentos seguintes dependero do bom funcionamento da captao de gua, nessa unidade de captao, no se pode admitir a interrupo do seu funcionamento, logo destaca que a escolha do local de captao deve assegurar diversos fatores.

Assegurar condies de fcil entrada da gua em qualquer poca do ano; Assegurar, tanto quanto possvel, a melhor qualidade da gua do manancial; Garantir o funcionamento e a proteo contra danos e obstrues; Favorecer a economia das instalaes; Facilitar a operao e manuteno ao longo do tempo; Planejar com cuidado a execuo de estruturas junto ou dentro da gua, j que sua ampliao geralmente muito trabalhosa; Prever proteo contra inundao (SANESUL..., on-line, 2010).

De acordo com a SANESUL (on-line, 2010), tem grande importncia a escolha adequada do local de captao de gua, essa opo garante que sejam evitados possveis transtornos no decorrer do funcionamento, bem como assegurar que haja uma economia nos gastos oramentrios de instalao e funcionamento de toda a infra-estrutura, alm de existir maior preocupao e controle referente aos danos ambientais que podem ser evitados.
Alm da preocupao com a estabilidade das estruturas, proteo contra correntezas, inundaes, desmoronamentos, etc., devemos tomar medidas que no permitam obstrues com a entrada indevida de corpos slidos, como peixes, por exemplo. Esta proteo conseguida com emprego de

grades, telas ou crivos, conforme for o caso, antecedendo a entrada da gua na canalizao (UFCG, on-line, 2010).

A SANESUL (on-line, 2010) acrescenta que alm dos fatores mencionados anteriormente, extremamente relevante que a escolha do local seja antecedida pela a avaliao de diversos fatores, entre estes a distncia da captao at o local de tratamento, necessidade de utilizao de estao elevatria, facilidade de acesso, eventuais custos com desapropriaes, bem como a disponibilidade de energia eltrica para a alimentao dos motores. Na captao de guas superficiais interessante que seja avaliada a capacidade do curso de gua, ou seja, o potencial da bacia hidrogrfica, junto ao estudo sobre sua qualidade, e para isso deve-se buscar a avaliao fsica e qumica da gua, incluindo tambm a relevncia sobre as diferenas que ocorrem durante o perodo da chuva e estiagem, bem como imprescindvel a busca sobre a existncia de locais que possam estar poluindo as guas, atravs principalmente dos efluentes (DACACH, 1975).
A captao composta geralmente por: barragens ou vertedores para manuteno do nvel ou para regularizao da vazo; rgos de tomada dgua com dispositivos para impedir a entrada de materiais flutuantes ou em suspenso na gua; dispositivos para controlar a entrada de gua; canais ou tubulaes de interligao e rgos acessrios; poos de suco e casa de bombas para alojar os conjuntos elevatrios, quando necessrio. Os reservatrios de elevao de nvel so utilizados para facilitar a retirada da gua, permitindo a submerso permanente de canalizaes e vlvulas de todas de p de bombas, em cursos dgua pouco profundas. Os reservatrios de ao de acumulao so necessrios quando a vazo a ser retirada maior que a vazo mnima natural que o curso dgua apresenta em alguns perodos do ano (SANESUL, on-line, 2010).

Acrescenta a SANESUL (on-line, 2010) que na captao de guas subterrneas do lenol fretico pode ocorrer uma captao de fonte aflorante ou de fonte emergente, sendo que na captao de fonte aflorante as caixas de tomada protegidas estaro recolhendo a gua diretamente do lenol, ou indiretamente atravs de uma canalizao simples perfurada ou com ramificaes que penetram o lenol adentro; e na captao de fonte emergente normalmente utilizado um sistema de drenagem subsuperficial, que tambm conhecido por galeria de infiltrao, consiste num sistema de drenos, que termina em um coletor central, atravs do qual a gua encaminhada a um poo.

Segundo a COPASA (on-line, 2010) na captao em poo raso ou fretico, tambm conhecido como cisterna, ir ocorrer uma escavao circular, e a sua profundidade ir depender do alcance, da localizao do lenol fretico. De acordo com a SANESUL (on-line, 2010) na captao de guas subterrneas do lenol confinado, realizada a escavao de poos profundos ou artesianos, onde haver a operao de perfurao, a instalao da tubulao de revestimento, que serve para suportar desmoronamentos; colocao de filtro, teste de bombeamento para avaliar a vazo, e a instalao do equipamento de bombeamento.

1.3.1 Aduo e Estaes Elevatrias

Segundo Barros (on-line, 2010) aps a captao da gua o objetivo principal ser transportar a gua at o local de tratamento, e para que isso ocorra acontece a aduo5, e posteriormente o transporte at os reservatrios de distribuio. Nesse contexto poder ser necessria a utilizao de Estaes Elevatrias (EE), que conforme Barros (on-line, 2010) so as instalaes que garantem o bombeamento, que possuem a funo de transportar a gua para locais mais distantes ou ate mesmo mais elevados, que so utilizadas principalmente em sistemas de abastecimento de grande porte. Com a realizao desses processos a gua ser transportada para o local de tratamento, esse local denominado Estao de Tratamento de gua (ETA).

1.4 TRATAMENTO DE GUA

A gua bruta chega ETA para ser tratada de forma que haja garantia de que se tornar potvel, ou seja, inofensiva sade, agradvel aos sentidos e adequada aos usos domsticos, fazendo com que ocorra a desinfectao e assim seja evitada a contaminao e a proliferao de doenas, uma vez que esta estar atendendo a um grande nmero de pessoas, e a estas deve ser assegurada gua

Tubulao utilizada para que haja a conduo da gua do ponto de captao at o local de tratamento.

10

de qualidade para atender sua demanda, bem como atendendo aos padres de qualidade exigidos pelo Ministrio da Sade (DACACH, 1975). Segundo Barros (on-line, 2010), para que a gua seja levada distribuio populacional, esta dever ter essencialmente qualidade suficiente que garanta a preveno do aparecimento de doenas de veiculao hdrica, alm de ter o objetivo de prevenir o aparecimento de crie dentria, tornando-se adequada aos diversos servios domsticos, sempre atendendo aos padres de qualidade exigidos pelo Ministrio da Sade que so aceitos internacionalmente. Algo extremamente relevante acrescentado por Barros (on-line, 2010), que os procedimentos realizados na gua, devem fazer com que todo o sistema de abastecimento seja protegido dos efeitos da corroso e da deposio de partculas do interior das tubulaes; essa proteo se refere s tubulaes e a todos os outros instrumentos da rede de distribuio. Desse modo, de acordo com a COPASA (on-line, 2010), em relao ao tratamento da gua pode-se relatar que se inserem todos os procedimentos qumicos e fsicos que retiram todas as impurezas existentes, controlando o aspecto e gosto, e tornam a gua prpria para o consumo humano e industrial, no tratamento da gua de captao subterrnea, geralmente no necessrio o tratamento completo, precisa que se faa apenas a desinfeco. Entretanto, no tratamento da gua de captao superficial sero necessrios diversos procedimentos, que so compostos normalmente por oito fases distintas, que a COPASA (on-line, 2010) leva a compreender da seguinte forma: inicialmente ocorre a oxidao, onde haver o adicionamento de cloro ou outro produto similar, para que os metais se tornem insolveis na gua, fazendo com que estes se tornem vulnerveis remoo nas outras etapas do tratamento; em seguida acontece a coagulao onde acontece o inicio da remoo das partculas de sujeira, nesta etapa adicionado sulfato de alumnio ou cloreto frrico, para aglomerar a sujeira, com o auxilio do cal que faz a manuteno adequada do Potencial Hidrogeninico (Ph) da gua. A COPASA (on-line, 2010) continua, inferindo sobre a floculao que o processo onde a gua j coagulada vai se movimentar nos tanques, fazendo com que os flocos se misturem e estes iro ganhar peso, volume e consistncia, para

11

que na prxima etapa chamada de decantao, esses flocos j formados iro se separar da gua, se sedimentando no fundo dos tanques e a gua limpa ir ficar na superfcie; contudo a gua ainda ir conter impurezas que no puderam ser sedimentadas, por isso ela vai passar por mais um processo chamado de filtrao, onde ir passar por diversos filtros que tem a capacidade de reter a sujeira que ainda existia; assim a gua j limpa poder passar para aproxima fase denominada desinfeco.

Desinfeco o tratamento destinado a exterminar os germens patognicos porventura existentes na gua, atravs de desinfetantes que agem por ao fsica, oxidante ou venenosa. Embora sejam numerosos os desinfetantes, poucos tm aplicao prtica, destacando-se o cloro e seus compostos (DACACH, 1975, p.263).

A COPASA (on-line, 2010), relata sobre a prxima etapa que a correo do pH, onde existe a aplicao de cal, que serve para evitar que ocorra a corroso ou incrustao na canalizao das redes e das casas e finalmente se tem a ltima etapa do processo do tratamento da gua de captao superficial, a fluoretao onde ser acrescentado gua um composto de flor, que tem como funo reduzir a ocorrncia da crie dentria, principalmente nas crianas e adolescentes. A partir destes processos a gua estar tratada e prpria para consumo, sendo armazenada no reservatrio adequado, sendo que a COPASA (on-line, 2010) destaca que esse armazenamento possui duas finalidades principais que so a manuteno da regularidade do abastecimento, e o atendimento s necessidades extraordinrias, que ocorrem principalmente em horrios de pico, ou em perodos de calor intenso que faz com que seja aumentado o consumo de gua.

1.5 ABASTECIMENTO DE GUA

Posteriormente ser feita a distribuio da gua, que j foi tratada, e esta etapa ir ocorrer atravs de um conjunto de tubulaes, com grande quantidade de canos e outras peas necessrias, que chamado de rede de distribuio de gua e serve para garantir que essa gua chegue aos locais de consumo.

12

Alm das conexes, utilizam-se nas tubulaes peas especiais e aparelhos, tais como: registros, vlvulas de borboleta, comportas, adufas, registros automticos de entrada, crivos, vlvulas de p com crivo, vlvulas de reteno, ventosas, vlvulas antigolpe de arete, juntas de expanso e hidratantes. (DACACH, 1975, p.181).

A instalao das tubulaes nas valas deve prever o seu recobrimento adequado com uma camada de terra, de forma a absorver o impacto de cargas mveis (automveis, caminhes, tratores). (SANESUL, on -line, 2010). Barros (online, 2010) sugere que o sistema funcione de forma que estejam protegidas da poluio externa, que seja instalada as tubulaes com a distncia mnima de 3 metros das tubulaes de esgoto, para que seja evitado qualquer tipo de contaminao, mas se no houver possibilidade recomenda-se adotar outras solues, como por exemplo, a rede de gua deve ser colocada em nvel superior de esgotos; sendo que a partir da execuo dessas medidas a gua chegar ao consumidor, sua destinao final. Contudo de acordo com Dacach (1975) necessrio que ocorra a manuteno adequada da rede de distribuio de gua para que sejam evitados transtornos tanto para a populao que ir usufruir desse bem, quanto para o sistema operacional; que se no se ater aos cuidados relevantes pode ter enorme prejuzo financeiro. Os sistemas de abastecimento podem ser insatisfatrios, se no for conduzido com seriedade:

Dizemos que um sistema deficiente, quando apresenta uma ou mais das seguintes falhas: gua distribuda de m qualidade; gua insuficiente para consumo; interrupes freqentes no fornecimento de gua; presso insuficiente da gua na rede de distribuio (DACACH, 1975, p.49).

1.5.1 Problemas nas tubulaes A Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo (SABESP) (online, 2010) destaca que podem ocorrer acidentes no percurso da gua, e estes por sua vez so causadores de rompimentos das tubulaes, que ocasionam a perda de gua pelo sistema. E acrescenta que as perdas de gua sero de dois tipos: a fsica (a perda de gua por vazamentos, sendo que ela nem chega ao consumidor) e a

13

no fsica (se refere utilizao que no e medida pelo sistema de abastecimento de gua, principalmente devido fraudes). Acrescentando que As perdas de gua potvel so calculadas tendo como base a diferena entre o volume consumido registrado pelo conjunto de hidrmetros e o volume produzido pelos sistemas. (SABESP, on-line, 2010). O desperdcio deve ser encarado com o devido cuidado nos abastecimentos dgua, tanto urbanos como rurais. (DACACH, 1984, p.71).

1.6 PROGRAMAS DE CONSCIENTIZAO IMPORTNCIA E O USO DA GUA

POPULACIONAL

SOBRE

A SABESP atravs de uma poltica voltada para a conservao dos recursos hdricos realiza poltica de incentivo ao uso racional da gua.
Assim, em 1996, foi criado o Programa de Uso Racional da gua (PURA), um programa de combate ao desperdcio. As solues para diminuir o consumo de gua so compostas de diversas aes, como deteco e reparo de vazamentos, troca de equipamentos convencionais por equipamentos economizadores de gua, estudos para reaproveitamento da gua e palestras educativas. Em geral, o retorno do investimento para adoo do programa rpido e imediato, em alguns casos (SABESP..., online, 2010).

Com a existncia de programas desse tipo pode ser possvel a diminuio do desperdcio e mau uso da gua, havendo reduo de gastos tanto para os consumidores quanto para os sistemas de abastecimento de gua, uma vez que estar sendo realizada a conscientizao populacional sobre a importncia deste recurso indispensvel vida, acrescenta a SABESP (on-line 2010).

2 METODOLOGIA

O mtodo empregado para a elaborao do artigo foi uma pesquisa qualiquantitativa, havendo a interpretao dos fenmenos ocorridos. Inicialmente houve a necessidade do estudo de tericos que definem a histria da operacionalizao do sistema de captao, tratamento e distribuio de gua, bem como a busca de leis brasileiras que sustentam e norteiam as aes

14

referentes ao abastecimento de gua potvel para a populao. Conforme a pesquisa explicativa foi empregada a pesquisa bibliogrfica em livros, revistas, jornais, internet e panfletos. Posteriormente houve a realizao da pesquisa de campo, com visitas e entrevistas, na empresa responsvel pela captao, tratamento e distribuio de gua no municpio de Jaru, a Empresa Companhia de guas e Esgotos do Estado de Rondnia, juntamente s visitas na estao de tratamento de gua, aplicao de questionrios com obteno de amostra (universo: 50 pessoas/setor), englobando a populao residente nos setores 4 e 5, localizados no municpio de Jaru; para obter informaes pertinentes pesquisa. Aps a coleta dos dados, os resultados foram analisados e interpretados, e com o auxilio de registros fotogrficos, estes dados foram decodificados conforme a necessidade estrutural, e de forma que melhor fossem apresentados os dados coletados, para que estes sejam compreendidos com maior clareza.

3 RESULTADOS E DISCUSSO

A empresa Companhia de guas e Esgotos do Estado de Rondnia (CAERD), CPNJ 05.914.254/0001-39 IE: 00000027648-1, localizada na Avenida Pinheiro Machado, 2112, Bairro So Cristovo CEP 78901-250, Porto Velho/RO; foi criada com a finalidade de gerenciar e distribuir os recursos hdricos no estado de Rondnia. Na cidade de Jaru as instalaes da CAERD esto localizadas na Rua Belo Horizonte, S/N Bairro Novo Horizonte.

3.1 CAPTAO

A CAERD faz a seleo da fonte abastecedora de gua, sendo que este constitui o processo importante na construo de um sistema de abastecimento, desse modo precedida a procura de um manancial com vazo capaz de

15

proporcionar perfeito abastecimento comunidade, sendo que a localizao da fonte e a qualidade da gua possuem dois aspectos extremamente relevantes para que o abastecimento de gua seja realizado com eficcia. A CAERD realizou estudo prvio sobre a presena de possveis focos de contaminao, alm de analisar a topografia da regio e a distncia da captao at o local de tratamento, atentando-se ao custo o mais baixo possvel. O manancial superficial utilizado pela CAERD, para o abastecimento de gua no municpio de Jaru, est localizado no Rio Jaru a 400 metros a montante, ou seja, para o lado da nascente, a gua bruta captada atravs de trs (03) bombas que ficam em uma boia flutuante, (figura 02) que realiza a captao durante 24 horas, sendo que cada uma possui a capacidade de captar cerca de 150 m de gua por hora. Aps a captao, atravs de bombas e das diversas tubulaes (em conjunto chamadas de aduo), a gua bruta ser transportada at o local de tratamento, a ETA. (informao verbal).6

Figura 2 - Bombas de captao, sobre boias flutuantes no rio Jaru Fonte: Arquivo da autora

COSTA, Jos Giovanni Marques. Entrevista concedida pelo operador da ETA da CAERD de Jaru.

16

3.2 TRATAMENTO

Uma vez que a CAERD responsvel pelo abastecimento de gua no municpio de Jaru, possui uma ETA em pleno funcionamento. A gua bruta chega nessa ETA, onde passa por diversos procedimentos, fsicos, qumicos e biolgicos at se tornar potvel para o consumo humano; desse modo, existe a remoo das substncias em suspenso, a eliminao de patognicos.7 Na ETA a gua passa pelos seguintes processos: coagulao, floculao, decantao, filtrao,

desinfeco, correo da acidez e correo do pH.

3.2.1 Coagulao

A gua bruta chega estao de tratamento, e a remoo das impurezas se inicia no tanque de mistura rpida (Calha Parshal), quando houver necessidade a gua recebe a aplicao de cal para a correo do pH e aplica-se o coagulante ( Sulfato de alumnio), que tm o poder de aglomerar a sujeira, formando floco e desse modo todas as impurezas que se encontram em suspenso fina vo se agregando, como pode ser observado na figura 03.

Figura 3 - Tanque de mistura rpida (Calha Parshal), com adio de cal e sulfato de alumnio Fonte: Arquivo da autora

Capaz de produzir doenas.

17

3.2.2 Floculao

Aps a mistura rpida, a gua segue para os tanques de floculao, (Figura 04) onde ser ligeiramente agitada estimulando a produo dos flocos (material em suspenso); a gua j coagulada movimenta-se de tal forma, que dentro dos tanques os flocos se misturam, ganhando peso, volume e consistncia.

Figura 4 - Tanques de floculao da ETA da CAERD de Jaru Fonte: Arquivo da autora

3.2.3 Decantao

Logo depois de passar pelos floculadores, a gua floculada entra nos tanques decantadores, (Figura 05) onde os flocos, por serem mais pesados, depositam-se no fundo dos tanques, formando uma camada de material sedimentado ou lodo 8, que descartado periodicamente e devolvido ao manancial, e a gua limpa recolhida na superfcie; esse processo permite uma melhora da aparncia e da qualidade sanitria da gua.

Existe um projeto em andamento, para que haja uma destinao correta destes resduos, para que este lodo no seja devolvido ao manancial, uma vez que possvel a sua utilizao para outros fins, como a fabricao de tijolos.

18

Figura 5 - Tanques de decantao da ETA da CAERD de Jaru Fonte: Arquivo da autora

3.2.4 Filtrao

Depois da decantao, a gua ainda contm impurezas que no foram sedimentadas, por isso precisa passar por filtros (Figura 06) que so compostos por camadas de carvo mineral e areia (grossa, mdia e fina), suportadas por cascalhos de diversos tamanhos, para a retirada das partculas de sujeira restantes.

Figura 6 - Filtros da ETA da CAERD de Jaru Fonte: Arquivo da autora

19

3.2.5 Desinfeco, correo da acidez e correo do pH

Nesta etapa realizada a adio de produtos qumicos (cloro, cal). O cloro gasoso assegura a qualidade da gua, sendo realizada a sua adio, para eliminar os micro-organismos, e para se manter nos reservatrios e redes de distribuio. Na ETA de Jaru no ocorre o processo de fluoretao, que tem a funo de prevenir o aparecimento de cries dentrias, esta inexistncia se deve ao grau de acidez da gua, acrescentando que no estado de Rondnia o nico municpio que realiza esse processo Ariquemes (informao verbal) 9. Costa (2010) afirma que para proteger as canalizaes das redes e das casas contra corroso ou incrustao, a gua recebe uma dosagem de cal, a cal hidratada atua na correo da acidez, que corrige seu pH. (informao verbal)10. No decorrer de todos os processos citados os problemas que podem existir, se referem principalmente aos equipamentos, contudo com a deteco de algum defeito no equipamento, este ser inutilizado, at que ocorra o seu ajuste. E outro fator relevante, que a quantidade de produtos utilizados so adequadamente proporcionais qualidade da gua captada.

3.3 RESERVAO E DISTRIBUIO

Segundo Costa (2010) aps todos esses processos, a gua estar tratada e prpria para consumo, sendo armazenada no reservatrio (Figura 07) at a sua distribuio, possuindo uma capacidade de distribuio de 576.000 litros / hora. E acrescenta que existe a instalao de diversos canos nas valas, sendo que esses so cobertos por terra, essas canalizaes so chamadas redes de distribuio, e so instaladas com a distncia adequada das tubulaes de esgoto, para que no exista a possibilidade de contaminao da gua, durante a distribuio. A gua chega a essas tubulaes a partir de suas diversas bombas (Figura 08) que

DOS ANJOS, Ilma Oliveira. Funcionria da CAERD de Jaru. Atuando no Servio de Atendimento ao Consumidor SAC. 10 COSTA, Jos Giovanni Marques.

20

possuem presso suficiente para chegar ao seu destino final, ou seja, a populao (informao verbal)11. interessante ressaltar que existem na CAERD de Jaru, 3 bombas novas que no esto sendo utilizadas, e que existem 4 bombas antigas, sendo que duas esto danificadas e no esto funcionando, e as duas que esto em funcionamento apresentam vazamentos.

Figura 7 Reservatrio de gua Fonte: Arquivo da autora

Figura 8 Bombas com vazamento Fonte: Arquivo da autora

3.3.1 Problemas nas tubulaes

Dos Anjos (2010) informa que diariamente ocorrem problemas nas redes de distribuio, como a quebra de tubulaes que ocasionam a perda de gua pelo sistema, atravs de vazamentos, juntamente a descobertas das perdas ocasionadas pelo uso irregular dos consumidores, ou seja, a adoo de fraudes no sistema de medio de gua consumida, todavia acrescenta que a CAERD ainda no

11

COSTA, Jos Giovanni Marques.

21

disponibiliza de equipamentos e infraestruturas adequadas que possam medir a quantidade da perda de gua. (informao verbal).12 Contudo pode ser observado que esse desperdcio no ocorre apenas nas redes de distribuio, mas esses vazamentos se iniciam durante o funcionamento de bombas obsoletas e defeituosas, que desperdiam grande quantidade de gua, como foi observado na figura 08. Estes eventuais problemas inferem sobre a possibilidade de suspenso do fornecimento de gua, desse modo atravs da aplicao de questionrios em residncias dos setores 4 e 5, foi possvel obter resultados extremamente pertinentes. A figura 09 demonstra claramente a deficincia da CAERD, uma vez que 71% das pessoas afirmaram a ocorrncia de interrupo no fornecimento de gua, sendo que esses dados percentuais englobam os dois setores mencionados.

Figura 09 Interrupo no fornecimento de gua. Fonte: Levantamento englobando a populao residente nos setores 4 e 5 de Jaru (2011).

Considerando as pessoas que afirmaram a ocorrncia de interrupo no fornecimento de gua, que equivalem a 71% englobando os dados percentuais dos setores mencionados (setor 04 e 05), torna-se indispensvel analisar a frequncia dessa interrupo. Os dados obtidos demonstram ndices alarmantes, (figura 10) uma vez que 41% das pessoas informaram que a suspenso no fornecimento de gua ocorre uma ou duas vezes por semana, enquanto outras 20% dizem que essa

12

DOS ANJOS, Ilma Oliveira.

22

falha acontece diariamente, seguida por 25% de consumidores inferindo que essa suspenso incide mensalmente (uma ou duas vezes ao ms), e a alternativa que poderia ser admissvel seria de que essa interrupo acontece apenas uma ou duas vezes ao ano, foi citada por apenas 14% das pessoas questionadas.

Figura 10 Frequncia na interrupo do fornecimento de gua Fonte: Levantamento englobando a populao residente nos setores 4 e 5 de Jaru (2011).

Desse modo esses dados afirmam a deficincia da empresa responsvel pelo abastecimento de gua no municpio de Jaru, j que Dacach (1975) deixa transparecer que interrupes frequentes no fornecimento de gua uma falha que faz com que o sistema possa ser denominado como deficiente.

3.4 PROGRAMAS DE CONSCIENTIZAO IMPORTNCIA E O USO DA GUA

POPULACIONAL

SOBRE

Segundo Dos Anjos, a CAERD tem buscado cada vez mais se aperfeioar, no que se refere conscientizao populacional, acreditando que esta uma rdua tarefa, contudo pode obter resultados extremamente relevantes, o grupo de desenvolvimento institucional da CAERD, vem atuando de uma maneira scio-

23

ambiental no Estado, realizando a conscientizao ambiental atravs de seminrios, palestras (com exposio de mini-ETA), atravs de meios diversos de comunicao: disponibilizao de contedos educativos no site www.caerd-ro.com.br, distribuio de panfletos alm de entrevistas nas rdios e programas televisivos locais. Acrescentando ainda que apesar de ser uma difcil tarefa a CAERD est se preocupando e vm desenvolvendo prticas que possam atenuar o mau uso da gua pelos consumidores, alm de informar sobre a ilegalidade da construo de gatos13 no sistema de abastecimento (informao verbal)14. Torna-se necessrio ser ressaltado o empenho da empresa responsvel pelo abastecimento de gua no municpio de Jaru por sua atuao socioambiental em prol da conscientizao populacional, todavia a aplicao de questionrios em residncias dos setores 4 e 5, fez com que fosse esclarecido que essas aes no esto abrangendo a populao por completo; uma vez que no setor 4 aproximadamente 28% das pessoas entrevistadas disseram que j foram informados ou participaram de programas de conscientizao sobre a relevncia da gua, enquanto no setor 5 este contingente corresponde a apenas 16% das pessoas entrevistadas; como pode ser observado na figura 11. Desse modo perceptvel, dentro da amostra pesquisada, que a maioria da populao no recebeu nenhuma informao sobre a relevncia dos recursos hdricos, e muito menos sobre aes a serem realizadas visando o uso racional da gua.

13 14

Ligao eltrica clandestina. DOS ANJOS, Ilma Oliveira.

24

Figura 11 Participao em programas de conscientizao sobre o uso da gua Fonte: Levantamento englobando a populao residente nos setores 4 e 5 de Jaru (2011).

3.5 IMPLEMENTAO DA CAERD

De acordo com Dos Anjos, a CAERD est realizando forte investimento nas suas instalaes, adquirindo novos fluvimetros15 e pluvimetros16 nas bacias, alm de passar a contar com o Centro de Controle Operacional, que um novo programa que est informatizando todo o sistema operacional da CAERD. Sendo ressaltado que o objetivo de atender 100% da populao j se encontra em pleno desenvolvimento, desse modo a CAERD est conseguindo cumprir com o seu papel: atender a grande demanda populacional, atendo-se aos padres de qualidade da gua exigidos pela portaria 518, de 25 de maro de 2004 do Ministrio da Sade (informao verbal)17.

15 16

Instrumento com que se mede a altura das enchentes fluviais. Instrumento usado para medir a quantidade de chuva cada em determinado lugar e em determinado tempo. 17 DOS ANJOS, Ilma Oliveira.

25

CONSIDERAES FINAIS

Este estudo foi desenvolvido com o intuito de esclarecer sobre os objetivos e os problemas existentes durante e depois dos processos de captao, tratamento e distribuio de gua no municpio de Jaru, e foi possvel compreender atravs da pesquisa de campo que os resultados corresponderam com veracidade s hipteses descritas no projeto. Sendo que os objetivos so realmente de realizar a captao de gua com a maior qualidade possvel; bem como o tratamento tem como funo retirar todos os resduos particulados da gua, alm de garantir a potabilidade desta, sendo que neste processo o maior problema que pode ocorrer se refere aos equipamentos de tratamento, foi comprovado tambm que os resduos particulados provenientes da gua bruta so destinados novamente aos mananciais, contudo existe um projeto para tratar este dejeto, de modo que possa ser utilizado para outros fins (como a fabricao de tijolos). Aps esta etapa ocorre a distribuio que realizada atravs de diversas canalizaes e que tem como principais problemas o desperdcio de gua pelo sistema, atravs de redes de distribuio desgastadas; apesar disso acontece o alcance do objetivo final que fornecer gua de qualidade para a populao. Existem diversas atividades realizadas em prol da conscientizao

populacional, mas por ser uma difcil e nova tarefa, essas aes no esto possuindo a eficcia desejada, uma vez que ainda existem grupos populacionais que fazem o mau uso da gua fornecida, realizando aes que contribuem para o desperdcio desse elemento essencial vida, deve ser ressaltado o interesse da CAERD em realizar medidas de conscientizao populacional, todavia os resultados obtidos nos setores 4 e 5 deixam claro que estes programas no esto alcanando a populao em geral, deixando lacunas a serem preenchidas. Esse estudo pode servir como um instrumento de anlise para a sociedade, alm de servir como base para outros estudos, uma vez que consegue inferir sobre a gesto dos recursos hdricos no municpio de Jaru, e sobre os procedimentos realizados para que a gua bruta, aquela gua suja dos rios, chegue limpa, sem cheiro, sem gosto e sem cor aos lares e s indstrias.

26

REFERNCIAS

BARROS, Raphael T. de V. Saneamento. Manual de saneamento e proteo ambiental para os municpios. Belo Horizonte: Escola de Engenharia da UFMG, 1995. Disponvel em: <http://www.sanesul.ms.gov.br/Abastecimentodegua/ADistribuiodagua/tabid/20 9/Default.aspx >. Acesso em: 12 de setembro 2010. BRAGA, Benedito P. F. Pacto federativo e gesto das guas. So Paulo: Instituto de Estudos Avanados, 2008. CAPTAO de gua. UFCG. Universidade Federal de Campina Grande. 2003. Disponvel em: <http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/Captac01.html>. Acesso em: 9 setembro 2010. CIRILO, Jos Almir. Polticas pblicas de recursos hdricos para o semi-rido. So Paulo: Instituto de Estudos Avanados, 2008. COPASA. Companhia de Saneamento de Minas Gerais.Tratamento da gua. Minas Gerais. 17 janeiro 2007. Disponvel em : <http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23&sid=98&tpl=printe rview>. Acesso em: 10 setembro 2010. DACACH, Nelson Gandur. Saneamento bsico. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC Livros Tcnicos e Cientficos, S.A.,1984. DACACH, Nelson Gandur. Sistemas Urbanos de gua. Rio de Janeiro: LTC Livros Tcnicos e Cientficos, S.A.,1975. PORTO, Mnica F. A. Gesto de bacias hidrogrficas. So Paulo: Instituto de Estudos Avanados, 2008. PRESIDNCIA da repblica. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurdicos. Lei N 11.445, de 5 de janeiro de 2007. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11445.htm>. Acesso em: 11 setembro 2010. QUALIDADE das guas. UNIGUA. Universidade da gua. Disponvel em:< http://www.uniagua.org.br/ >. Acesso em: 21 agosto 2010. SABESP. Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo. Disponvel em: <http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=129>. Acesso em: 12 setembro 2010.

27

SANESUL. O sistema de abastecimento de gua. A captao de gua. Disponvel em: <http://www.sanesul.ms.gov.br/default.aspx?tabid=205>. Acesso em: 10 setembro 2010. TRATAMENTO de gua. Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo. Sabesp. gua um bem limitado - 1997 . Disponvel em: <http://www.agua.bio.br/botao_d_L.htm>. Acesso em: 10 setembro de 2010. TUCCI, Carlos E. M. guas urbanas. So Paulo: Instituto de Estudos Avanados, 2008. TUNDISI, Jos Galizia. Recursos hdricos no futuro: problemas e solues. So Paulo: Instituto de Estudos Avanados, 2008.

Anda mungkin juga menyukai