Anda di halaman 1dari 13

Aula de msica: Introduo: Regras, determinao, frequncia, tempo para praticar, instrumento. Meu primeiro instrumento foi de papelo.

. Minha busca pelo aprendizado, praticava na igreja, nos pianos das estaes, procurei at outros locais pr!"imo ao trabalho para praticar no tempo livre, como igrejas etc... Materiais para estudo# $eila %letcher

&lave de 'ol &lave de %( )autas &ompasso# *+*, *+,, *+-, ., ,+*, -+-, /+0 1otas musicais e s2mbolos )osio dos dedos 3pontas dos dedos4, e postura corporal. 5tividade localizar as notas

Pauta ou Pentagrama So cinco linhas e quatro espaos. A pauta musical serve para escrever as partituras (feitas com notas, pausas, claves, etc.) Linhas e espaos suplementares So linhas que existem acima ou abaixo da pauta porque nem sempre as 5 linhas e 4 espaos so suficientes para receberem todas as notas da m sica e representam sons a!udos (quando acima da pauta) e sons !raves (quando abaixo da pauta). Linhas de compasso "sada para separar dois compassos.

Linha de compasso dupla "sada para separar duas sec#es da m sica.

Linha de compasso tracejada Subdivide compassos.

Barra final $arca o fim de uma composio.

Figuras e pausas
%alores de durao de notas e &ausas no so definidas absolutamente, mas so proporcionais ' durao das demais notas e pausas. &ara efeito de definio a durao de uma semibreve ser( tomada como uma )durao de refer*ncia) (R). Nota Durao Mxima Arcaica. +o , usada desde a m sica medieval. Durao: -. tempos Pausa

Longa Arcaica. +o , usada desde a m sica medieval. Durao: /0 tempos Breve 1aramente utili2ada na m sica. Durao: 3 tempos emi!reve 4 a fi!ura usada atualmente como refer*ncia de tempo Durao: 4 tempos

M"nima Durao: . tempos

em"nima Durao: / tempo

#olcheia Durao: /5. tempo

emicolcheia Durao: /54 tempo

Fusa Durao:/53 tempo

emifusa Durao: /5/0 tempo

$uartifusa "so extremamente raro Durao: /5-. Notas unidas linhas de unio conectam !rupos de colcheias e notas menores, para facilitar a leitura. Nota pontuada 6 uso de pontos ' direita da fi!ura permite prolon!ar a durao de uma nota. "m ponto aumenta a durao de uma nota em metade do tempo ori!inal. 7ois pontos aumentam tr*s quartos da durao ori!inal, tr*s pontos aumentam sete oitavos e assim por diante. &ausas tamb,m podem ser pontuadas da mesma forma que as notas.

#ompassos de espera $arcao abreviada de pausa, indicando por quantos compassos deve8se manter a pausa.

Marcas de interrupo
Marca de respirao 9m uma partitura vocal, indica o momento correto de fa2er uma inspirao. #esura :ndica que o m sico deve silenciar completamente seu instrumento entre uma nota e a pr;xima.

#laves
<laves definem a faixa de altura ou a tessitura que a pauta representa. #lave de ol 6 centro da espiral define a linha onde ela pousa como o Sol4 (aproximadamente -=. >2). +a posio mostrada, o Sol4 est( na se!unda linha da pauta. #lave de F A linha entre os pontos indica o ?( abaixo do 7; central do piano, ou ?(- (aproximadamente /@5 >2). +esta posio a quarta linha indica a nota ?(-. #lave de D% 9sta clave indica qual linha representa o 7; central do piano 8 7;4 (aproximadamente .0. >2). +esta posio , a terceira linha que assume a nota 7;4. #lave de percusso "sada para instrumentos sem altura definida, em !eral instrumentos de percusso. <ada linha ou espao representa um instrumento diferente em um conAunto de percusso, tal como uma bateria. 7ois estilos de clave de percusso so mostrados aqui.

As claves de 7;, ?( e Sol podem ser modificadas por n meros de oitavas. "m oito ou quin2e sobre a clave indica que a tessitura da pauta ser( elevada em uma ou duas oitavas respectivamente. 7e forma similar um oito ou quin2e sob a clave rebaixa a tessitura em uma ou duas oitavas respectivamente.

&cidentes e armaduras de clave


Acidentes modificam a altura das notas ' sua direita e de todas as notas na mesma posio na pauta at, o final do compasso corrente.

Bemol Abaixa a altura da nota que se se!ue em um semitom.

Duplo !emol Abaixa a altura da nota em seu nBvel em um tom (dois semitons).

Meio !emol Abaixa a altura da nota que se se!ue em um quarto de tom.

Bemol e meio Abaixa a altura da nota que se se!ue em tr*s quartos de tom.

ustenido 9leva a altura da nota que se se!ue em um semitom.

Duplo sustenido 9leva a altura da nota em seu nBvel em um tom (dois semitons).

Meio sustenido 9leva a altura da nota que se se!ue em um quarto de tom.

ustenido e meio 9leva a altura da nota que se se!ue em tr*s quartos de tom.

Be'uadro <ancela qualquer acidente pr,vio na mesma nota.

&rmadura de clave 8 define a tonalidade da m sica, indicando quais notas t*m sua altura modificada por bem;is ou sustenidos durante toda a m sica ou at, que uma nova armadura de clave seAa utili2ada. Se nenhum acidente for colocado Aunto ' clave, o tom da m sica , 7; maior ou C( menor. 6s exemplos mostrados esto em clave de sol. &rmadura com !em%is Abaixa a altura de todas as notas indicadas pelos bem;is nas posi#es indicadas Aunto ' clave e as notas de mesmo nome em qualquer oitava. 6s bem;is so acrescentados de acordo com a sequ*ncia do ciclo das quartas, ou seAa Si, $i, C(, 1,, S;l, 7; e ?(. Donalidades diferentes so indicadas pelo n mero de acidentes. &or exemplo, se os dois primeiros bem;is so usados (Si e $i), a tonalidade , Si maior ou Sol menor. &rmadura com sustenidos 9leva a altura de todas as notas indicadas pelos sustenidos nas posi#es indicadas Aunto ' clave e as notas de mesmo nome em qualquer oitava. 6s sustenidos so acrescentados de acordo com a sequ*ncia do ciclo das quintas, ou seAa ?(E, 7;E, SolE, 1,E, C(E, $iE e SiE. Donalidades diferentes so indicadas pelo n mero de acidentes. &or exemplo, se os quatro primeiros sustenidos so usados (?(E, 7;E, SolE e 1,E), a tonalidade , $i maior ou 7;E menor.

F%rmula de compasso
A marcao de Dempo define a m,trica das notas, a durao dos compassos e a pulsao da composio. F%rmula de compasso 6 n merador indica o tamanho do compasso em batidas ou pulsos. 6 denominador indica qual valor de nota (em fra#es de uma semibreve) serve de refer*ncia de tempo para o pulso. &or exemplo 454 indica que h( quatro pulsos por compasso e a semBnima (/54 de uma semibreve) , a

unidade de tempo. (empo 'uaternrio 9ste , o tempo mais usado e representa abreviadamente uma f;rmula de 454.

(empo )*) :ndica um tempo de .5.. Marca de metr+nomo 9scrita no inBcio da partitura ou ap;s uma mudana de andamento, indica precisamente a durao de uma unidade de tempo (ou de um pulso), em batidas por minuto. +este exemplo, a marca indica que /.F unidades de tempo (semBnimas) ocupam um minuto, ou que a pulsao , de /.F batidas por minuto (/.F G&$).

&rticulao
Ligadura A li!adura , um sinal de forma semicircular que se coloca acima ou abaixo das notas para li!ar sons. 9xistem - tipos de li!aduraH valor, articulao e de frase ou fraseado. A de valor , a unio de duas ou mais notas da mesma altura e mesmo nome. As dura#es das notas so somadas e ela , tocada como uma nica nota. A li!adura de articulao li!a duas notas de nomes diferentes. A li!adura de frase ou fraseado li!a tr*s ou mais notas de nomes diferentes. Legato +otas cobertas por este sBmbolo devem ser tocadas sem nenhuma interrupo como se fossem uma s;.

,lissando "ma variao contBnua de altura entre os dois extremos.

Marca de fraseado :ndica como as notas devem ser li!adas para formar uma frase. A execuo varia de acordo com o instrumento.

(ercina <ondensa tr*s notas na durao que normalmente seria ocupada por apenas duas. Se as notas forem unidas por uma barra de li!ao, as chaves ao lado do n mero podem ser omitidas. Irupos maiores podem ser formados e recebem o nome !en,rico de qui(lteras, em que um certo n mero de notas , condensado na durao da maior pot*ncia de dois menor que aquele n mero. &or exemplo, seis notas tocadas na durao que seria ocupada por quatro notas. &corde Dr*s ou mais notas tocadas simultaneamente. Se apenas duas notas so tocadas isso , chamado de intervalo. &rpejo- .arpejo ou arpeggio <omo um acorde, mas as notas no so tocadas simultaneamente, mas sim uma de cada ve2 em seqJ*ncia.

Din/mica
7inKmica musical , a forma como a intensidade ou volume de som varia ao lon!o da m sica.

Pianissimo 9xecuo muito suave.

Piano Suave.

Me00o1piano Suave, mas li!eiramente mais forte que o piano.

Me00o1forte $etade da intensidade do forte.

Forte 9xecuo com intensidade elevada.

Fortissimo $uito forte.

for0ando 7enota um aumento s bito de intensidade. #rescendo "m crescimento !radual do volume. 9sta marca pode ser estendida ao lon!o de muitas notas para indicar que o volume cresce !radualmente ao lon!o da frase musical. Diminuendo "ma diminuio !radual do volume. &ode ser estendida como o crescendo.

&centos
Acentos indicam como notas individuais devem ser tocadas. A combinao de v(rios sBmbolos pode indicar com mais preciso a execuo esperada. taccato A nota , destacada das demais por um breve sil*ncio. +a pr(tica h( uma diminuio no tempo da nota. Citeralmente si!nifica )destacado).

taccatissimo A nota , mais curta ficando mais separada das demais.

&cento A nota deve ser atacada com vi!or e suavi2ada em se!uida.

Pi00icato "ma nota de um instrumento de corda com arco, em que a corda , pinada ao inv,s de tocada com o arco. nap pi00icato 2pi00icato Bart%34 9m um instrumento de corda indica que a corda , muito esticada lon!e do corpo do instrumento e solta para provocar um estalo. .arm+nica natural Docada em um instrumento de corda pela diviso suave da corda em fra#es da s,rie harmLnica. &rodu2 um timbre diferente da execuo normal. (enuto "ma nota sustentada. A combinao de um tenuto com um staccato produ2 um )portato), ou portamento em que cada nota , tocada pelo tempo normal, como o marcato mas levemente li!ada 's notas vi2inhas. Fermata "ma nota sustentada indefinidamente, tendo sua durao ori!inal prolon!ada ao !osto do executante. A fermata tamb,m pode aparecer sobre pausa, indicando uma suspenso, ou sobre a barra de compasso, indicando uma cesura. ull5arco 9m um instrumento de corda, a nota , produ2ida pela subida do arco.

,i6 arco <omo o anterior, mas na descida do arco.

7rnamentos
6rnamentos provocam diversas altera#es na altura, durao ou forma de execuo de cada nota.

(rilo "ma alternKncia r(pida entre a nota especificada e o tom ou semitom imediatamente mais a!udo, durante toda a durao da nota (forma !eralmente tocada, pode variar consoante o estilo da pea. 9xH no Garroco, !eralmente comea8se o trilo pela nota acima da que est( escrita, e no pela nota real.) Mordente A execuo da nota especificada se!uida do semitom acima do especificado e a volta ' altura normal, durante o valor da nota 9quivale a tocar tr*s notas li!adas no tempo do valor da nota. +a forma da fi!ura , chamado de mordente superior. Muando cortado por uma linha vertical, o semitom inserido na nota , abaixo da nota normal e o mordente , chamado de inferior. ,rupetto 6 !rupetto , uma fi!ura(ornamento musical) que se parece com um )S) deitado, que transforma a execuo da nota marcada como se fosse um mordente superior e um inferior nesta ordem, de acordo com a durao da nota. Sua execuo , feita tocando8se a nota acima da marcada, se!uindo com a nota marcada, a nota abaixo da marcada e ento a nota marcada novamente. 6 tempo da execuo do !rupetto deve ser o mesmo tempo da nota marcada. appoggiatura A primeira metade da durao da nota principal , tocada com a altura da nota ornamental. acciaccatura Semelhante ' appo!!iatura, mas a nota ornamental , tocada muito rapidamente e no che!a a )roubar) metade do tempo da nota principal.

7itavas
7ttava alta 6u oitava acima. +otas abaixo da linha pontilhada so tocadas uma oitava acima do escrito.

7ttava !assa 6u oitava abaixo. +otas abaixo da linha pontilhada so tocadas uma oitava abaixo do escrito. $uindicesima alta +otas abaixo da linha pontilhada so tocadas duas oitavas acima do escrito. $uindicesima !assa +otas abaixo da linha pontilhada so tocadas duas oitavas abaixo do escrito.

Marcas de pedal
$arcas de pedal usadas pelos pianistas.

8nicia pedal :ndica ao pianista que pise no pedal de sustentao.

Li!era pedal :ndica ao pianista que solte o pedal de sustentao. Marca de pedal varivel 7enota o uso freqJente do pedal de sustentao. A linha inferior indica que o pedal deve permanecer abaixado por todas as notas em que ela se encontra. As marcas em % invertido indicam que o pedal deve ser liberado brevemente e apertado novamente.

9epeti:es e codas
(remolo "ma nota repetida rapidamente. Se a marca est( entre duas notas ento elas devem ser alternadas rapidamente.

Marcas de repetio ou rittornello 7elimitam uma passa!em que deve ser tocada mais de uma ve2. Se no houver uma marca ' esquerda, a marca ' direita fa2 retornar para o inBcio da m sica. imile :ndica que os !rupos precedentes de compassos ou tempos devem ser repetidos. #haves de volta 7enotam que uma passa!em repetida deve ser tocada de forma diferente a cada ve2. A chave / , tocada antes da repetio, o trecho anterior , repetido e quando che!a novamente ao mesmo ponto, a execuo passa para a se!unda chave. &ode haver variaoes para uma terceira repetio e assim sucessivamente. Da capo :ndica que o m sico deve repetir a ltima parte. 9m obras extensas, freqJentemente indica voltar ao inBcio da pea. Se se!uido por al fine indica que a m sica s; deve ser repetida at, a marca fine. Se for se!uida por al coda a m sica deve ir at, a marca de coda (ver abaixo) e pular para o trecho final. Dal segno :ndica que a execuo deve ir para o se!no mais pr;ximo. 4 se!uido por al fine ou al coda, da mesma forma que da capo.

egno $arca usada com dal segno. #oda :ndica um pulo para a frente na m sica at, a passa!em final, indicada pelo mesmo sinal. S; , usada depois que a m sica A( foi executada uma ve2 e uma indicao D.S. al coda ou D.C. al coda foi se!uida.

Anda mungkin juga menyukai