Anda di halaman 1dari 6

William Morris

William Morris(1834-1896) viveu na Inglaterra na Era Vitoriana, em meados do sculo XIX, este perodo foi marcado pela prosperidade e paz (Pax Britannica) para os britnicos, com os lucros adquiridos com a expanso do Imprio Britnico e com a consolidao da Revoluo Indstrial. Na Inglaterra Vitoriana surge um novo caminho da cultura romntica, resultante da soma do Iluminismo ingls tardio e do nascente Idealismo alemo. A Inglaterra opunha-se as ideologias revolucionrias, e com isso houve um retrocesso social, uma involuo cultural e mais tarde um hipocrita moralismo vitoriano. Devido a isso, a arte segundo Argan recai a um nvel de baixo anedotismo, de um humorismo de clube; com uma moral gorsseiramente utilitria no poderia coexistir um interesse esttico. Quando renasce um interesse esttico, para combater a moral grosseiramente utilitria. Na Inglaterra paleoindustrial, afinal, a arte pretende ter uma funo no tanto humanitria, e sim corretiva e saneadora.. William Morris estudou na Faculdade de Exeter, em Oxford, onde interessou-se pela arquitetura, belas artes e pela arte indstrial. E foi em Oxford que conheceu as obras de John Ruskin( 1), um crtico de arte que, foi conselheiro e defensor da Irmandade dos Pr-Rafaelistas(2). William Morris segue fielmente as teorias de Ruskin e o que singular em Morris que ele avana sobre a teoria e chega at a prtica, segundo Benevolo, Morris traz para essa linha de pensamento, assim, uma srie de determinaes concretas, extradas de sua experincia no trabalho, e entrega ai movimento moderno no apenas uma bagagem de idias, mas uma experincia ativa de importncia infinitamente maior.. Em 1856, Morris entra para o estdio gtico do arquiteto Street, e no ano seguinte tm contado com os prRafaelistas, o que o instiga a pintar e a escrever poesias. Em 1857, Morris questiona sobre a compatibilidade do lugar em que o artista habita com a sua personalidade, segundo Nikolar Deusner, Morris foi assaltado pela confico de que para algum se dedicar a pintar quadros sublimes precisa esse algum de habitar num ambiente compatvel com o seu temperamento, de viver numa casa decente, com cadeiras e mesas decentes, e no tinha meios para comprar as coisas que o poderiam satisfazer. Foi esta situao que despertou subitamente o seu gnio pessoal; se no podemos comprar uma slida e honesta moblia, faamo-la ns prprios.

Morris casa-se em 1859, e decide construir uma casa e convida Philip Webb para projeta-la, ento constroise a clebre Red House, em Bexley Heath, que tz-Top of Form;eve a inteo Comment;de ser uma mostra das capacidades da empresa de Weeb. uma arquitectura de expresso pelos materiais aplicados pois eram materiais no tratados. A casa foi construda em tijolo e telhas vermelhas, expressando a rebeldia contra a frmula dominante e a tirania das paredes de estuque e os telhados de ardsia. A planta era organizada em 2 grupos, o primeiro era destinado as actividades sociais enquanto que o 2 andar ao privado. Segundo Argan, a Red House: responde s exigncias concretas da vida: um novo modelo de ambiente para a famlia, ncleo originrio da sociedade..

Morris liga-se ao interior por ser o autor de um determinado mobilirio e ordenamento, com isso, comea-se a pensar em um laboratrio de arte decorativa, que em 1862 culminou-se na firmaMorris, Marshall, Faulner & Co., sendo uma firma de Operrios de Belas-Artes em Pintura, Gravuras, Mveis e Metais, esta que, segundo Argan prope a arte como fim da prpria arte, isto , a colocar o problema no mais da finalidade, e sim da funcionalidade social da arte..

Segundo Nikolas Deusner, Morris Tomou como ponto de partida a situao social da arte que via sua volta . A arte j no tem quaisquer razes. Os artistas perderam o cantacto com a vida quotidiana, e perdem-se a sonhar com a Grcia e a Itliaas quais hoje em dia muito pouca gente p retende sequer compreender ou achar interessante. Esta situao deve ser considerada extremamente perigosa para quem estiver relacionado com a arte. Morris proclama: No quero arte s para alguns, e formula aquela pergunta fundamental que havia de decidir o destino da arte do nosso sculo: Que intesse pode ter a arte se no puder ser acessvel a todos? Morris assim o verdadeiro prefeta do sculo XX. A ele devemos que a residncia de um homem qualquer tenha voltado a ser uma criaao valiosa do pensameto do arquiteto,e que uma cadeira, um papel de parede ou um vaso seja de novo criaes valiosas da imaginao do artista.

A firma de Morris o plano de ao de suas teorias, para Morris a questo da arte de sua poca devia ser colocada como uma questo poltica, qual deveria corresponder uma ao. Como seguidor de Ruskin e das idias socialistas de Marx, Morris nega a produo mecnica e acredita que o operrio deve tornar-se artista. Quero falar daquele lado da arte que deveria ser sentido e executado pelo simples operrio em seu trabalho cotidiano, e que com razo se chama arte popular. Esta arte no existe mais, destruda pelo comercialismo. Mas ela viveu e floreceu desde o incio da luta entre o homem e a natureza at o surgimento do sistema capitalista. Enquanto durou, tudo que o homem fazia era ornamentado pelo homem, assim como tudo o que o faz a natureza ornamentada pela natureza. William Morris

Para Morris, a verdadeira arte deve ser feita pelo povo e para o povo, como uma beno para quem a faz e pra quem a desfruta.Contudo, Morris no conseguiu alcanar o que acreditava, uma vez que, por seus produtos serem realizados manualmente eram mais custosos e no acessveis a todos, somente aos ricos. Com isso, a firma no teve grande sucesso, sendo portanto dissociada em 1874,quando somente Morris era o proprietrio dos laboratrios. Morris define arte como a maneira de o homem expromir o prazer que lhe vem do trabalho, acredita que impossvel dissociar arte da moral, da poltica e da religio, mantendo-se aqui como fiel seguidor de Ruskin, uma vez que, este acreditava que realizar com verdade realizar manalmente, e realizar manualmente realizar com alegria . Apesar de no citar, Morris mostra-se inclinado s teorias de Pugin, este que devende o catolicismo, as formas gticas como as nicas formas crists e tambm a honestidade e sinceridade na criao e no fabricio. Por acreditar da vinculao entre arte e as estruturas sociais, e por condenar as de sua poca, Morris comea a agir paralelamente no campo poltico, em 1877, para ele A civilizao h-de matar a arte se este sistema continuar. Quanto a mim, ela implica na condenao de todos o sistema.

De acordo com Benevolo: Morris em 1877, inscreve-se na seo radical do Partido Liberal, e em 1833 passa para a Federao Democrtica e torna-se tesoreiro do partido, no ano seguinte funda a Liga Socialista, dirige o jornal The Commonweal e desempenha um papel importante nos movimentos operrios daqueles anos; contudo, uma vez que em 1890 predominam na Liga dos anarquistas, Morris, deixa o jornal de depois tambm a vida poltica ativa. Logo aps publica o romance News from Nowhere, onde descreve o mundo transformado pelo socialismo, tal como ele o concebe. Morris inclina-se portanto para o socialismo, a sua problemtica como podemos restabelecer um estado das coisas em que todo o trabalho tenha utilidade e seja ao mesmo tempo agradvel de fazer?, e segundo Nikolas Deusner, Morris olhava para o passado, para a poca das sagas Islmicas, da construes das catedrais, das corporaes de ofcio. Para Morris, a nica alternativa esperanosa para o futuro era imaginar que a brbrie mais uma vez assolava o mundoque este mais um a vez se tornava belo e ao mesmo tempo dramtico. O socialismo de Morris utpico, uma vez que, associa a produo mecnica ao sistema capitalista, e devido a isso, acredita que a revoluo socialista acabar com a mecanizao do trabalho e tambm com as cidades, e com isso, instaurar pequenas comunidades onde os objetos so produzidos por trabalhos manuais. Sendo portanto, uma socialismo que no se adequa para combater os problemas do sculo XIX. Nikolas Deusner conclui em seu livro: esta a antinomia fundamental da vida e da doutrina de Morris. O seu trabalho, a ressureio do artesanato, construtivo, mas destrutiva a parte essencial da sua doutrina, Defender apenas o artesanato equivale a defender um regresso s primitivas condies medievais, e sobretudo a defender a destruio de todos os eventos introduzidos pela civilizao durante o Renascimento.

Era isso que ele no queria,; e como, por outro lado, se recusava a empregar as suas oficinas quaisquer metdos de trabalho ps-medievais, resultava dai que todos seu trabalho era caro. Numa poca em que praticamente todos os objectos de uso cotidiano so fabricados com o auxilio de maquinas, os produtos do artista- artficie so podem ser comprados por um reduzido nmero de pessoas. Apesar de Morris desejar uma arte pelo povo e para o povo, tinha de reconhecer que impossivel uma arte barata porque toda arte custa tempo, trabalho e esforo mental. E por isso criava uma arte apesar de ser uma arte aplicada, e ja no a arte oitocentista da pintura de cavalete - que era igualmente apenas acessivel e alguns conhecedores ou, tal como ele prprio uma vez disse, uma arte para o luxo imundo dos ricos. certo que a arte de Morris acabou por ter uma aco benfica sobre diversos ramos da produo comercial, mas saber isto no lhe daria certamente qualquer prazer, pois a difuso em grande escala do seu estilo implicaria que se voltassem a usar mquinas, e da que se destrusse mais uma vez a alegria do autor. Morris considerava a mquina o seu inimigo figadal: a produo mecnica, como condio de vida, um mal absoluto. Desejando a vinda da barbrie, certamente esperava que se destrussem as mquinas, apesar de nos ltimos discursos ser suficientemente cuidadoso (e incoerente) para admitir que devamos tentar tornar-nos senhores das nossas mquinas e us-las como instrumentos para conseguir melhores condies de vida. Em 1877, William Morris funda a Sociedade para a Proteo dos Monumentos Antigos, no ano de 1878 muda-se para Merton Abbey, em Surrey, onde em 1881 funda uma fbrica de tapetes e em 1890, uma oficina tipogrfica, a Kelmscott Press. Morris, no ano de 1883 promove a Art Workers Guild e, a partir de 1888, organiza as exposies com o nome de Arts and Crafts(3). A arquitetura abrange a considerao de todo o ambiente fsico

que circunda a vida humana; no podemos subtrair-nos a esta, enquanto faamos parte da civilizao, pois a arquitetura o conjunto de modificaes e alteraes, introduzidas na superfcie terrestre tendo em vista as necessidades humanas, executando-se apenas o deserto puro. Nem podemos confiar nossos interesses na arquitetura a um pequeno grupo de homens instrudos, encarreg-los de procurar, descobrir, forjar o ambiente onde depois ns deveremos ficar e maravilhar-nos de como funciona, apreendendo-o como uma coisa totalmente feita;isso,pelo contrrio, diz respeito a ns mesmos, a cada um de ns, que deve vigiar e cuidar do justo ordenamento da paisagem terrestre, cada um com seu esprito e com suas mos, na proporo que lhe cabe. William Morris Notas 1. John Ruskin John Ruskin(1819-1900) um literato, cujo interesse estende-se teoricamente realidade inteira,ele dedica-se a Economia, Poltica, Arte, Geografia, Botnica e outros assuntos. Para Ruskin, a arte um fenmeno muito mais complexo do que parece a seus contemporneos. Segundo Ruskin, a obra de arte uma entidade abstrata isolada de um processo contnuo, o qual inclui as circunstncias econmicas e sociais. O crtico de arte diz, que a obra de arte assemelha-se a um iceberg, onde a parte flutuante, a nica visvel, move-se segundo leis que so incompreensveis se no se levar em conta a parte imersa, no visvel. Ruskin um teorico revolucionista para sua poca, uma vez que, ao observar a desintegrao da cultura artstica de sua poca nota que as causas devem ser procuradas nas condies econmicas e sociais em que a arte exercida, no no campo da arte como os outros pensadores diziam. 2. Irmandade dos Pr-Rafaelistas

A Irmandade dos Pr-Rafaelistas foi fundada na Inglaterra em 1848 por: Holman Hunt, John Everett Millais e Dante Gabriele Rossetti. Atravs da pintura pretendiam recuperar a eticidade e religiosidade inerente do trabalho, segundo Argan, para os Pr-Rafaelistas A arte no deve persuadir, e sim estar intimamente persuadida; apenas assim ser poesia, pois a poesia o esprito de verdade que est no fundo das coisas e das pessoas. No se renuncia ligao com a literatura, prpria de toda a cultura inglesa, mas necessrio que haja na pintura, assim como na literatura, uma profunda humildade e honestidade do ofcio, por ser ele o intermedirio entre o homem e as coisas.. A partir dos Pr-Rafaelistas inicia-se um questionamento acerca da representao figurativa, uma vez que, fica claro que h uma grande consquista em uma matria com o trabalho do arteso, e por isso, este deve fazer, ensinar a fazer coisas que sejam simultaneamente naturais e espirituais, teis e belas.segundo Argan. 3. Arts and Crafts Arts and Crafts foi um movimento esttico que aconteceu no sculo XIX, na Inglaterra. O movimento contribuiu para a renovao do artesanato artistico, teve como principal objetivo defender o artesanato como meio contra a produo em massa, os principais representante so: Walter Crane(1845-1915) e P. R. Ashbee (1863-1942). Walter Crane seguidor fiel da doutrina morriana, para ele a verdadeira base, as verdadeiras razes da arte esto no trabalho manual. Diferente de Crane, Ashbee um pensador mais autntico e reformador, para ele: as artes da construo e da decorao so a verdadeira espinha dorsal de toda a cultura artstica, e de que todos os objetos devem ser produzidos em condies agradveis.

Anda mungkin juga menyukai