Anda di halaman 1dari 2

Fabbro SST

http://www.fabbro.com.br

eSocial: seus efeitos e consequncias


Aps lanar o Sped Fiscal (Sistema Pblico de Escriturao Digital Fiscal), que padronizou a emisso de documentos fiscais e o processo de prestao de informaes aos fiscos, o governo lanou o Sped Social, ou eSocial.

Segundo o Ministrio da Fazenda, o objetivo do projeto racionalizar e uniformizar as obrigaes acessrias para os empregadores, com o estabelecimento de transmisso nica para os diferentes rgos de governo, usurios da informao. Com a mudana do procedimento, o governo poder acompanhar em tempo real o fornecimento das informaes da folha de pagamento das empresas e o cumprimento das obrigaes previdencirias e trabalhistas.

Ou seja, antes o que o era declarado por meio de obrigaes isoladas de diferentes rgos, como Receita Federal, Ministrio da Previdncia, Ministrio do Trabalho e Emprego, Caixa Econmica Federal, entre outros, agora passa a ser unificado. O eSocial muda a dinmica atual e moderniza a forma como as empresas prestam informaes e cumprem as obrigaes legais. Haver um controle maior por parte das empresas e do governo.

No total, mais de 6 milhes de empresas devero se adequar ao eSocial a partir de janeiro de 2014.

Ao todo so 44 tipos de eventos relativos a cada empregado, divididos em trs grupos: eventos iniciais (ex: cargos, funes, horrio/turno de trabalho), aleatrios (ex: afastamento, pedido de frias, acidente de trabalho) e mensais (ex: remunerao, abertura e fechamento de folha).

O eSocial mais do que a escriturao digital da folha de pagamentos, j que relativa aos empregados celetistas, aos empregadores e tambm a todo o processo de contratao de servios no territrio brasileiro.

Qualquer trabalhador que contribua para o sistema previdencirio estar incluso no novo sistema.

O eSocial ser importante para o trabalhador. Todas as informaes do contrato de trabalho sero transferidas para o meio digital. Com o eSocial ser formado um banco de dados unificados com o histrico da vida profissional do trabalhador, facilitando o acesso e a utilizao destas informaes no futuro, reforando a proteo dos direitos previstos na legislao.

O eSocial tambm ser vantajoso para os empregadores, pois haver uma diminuio de custos e da burocracia das atribuies do departamento de Recursos Humanos, facilitando o dia a dia dos profissionais.

J para o governo, ser possvel reduzir o nmero de fraudes, de sonegao tributria e previdenciria, e o trabalho informal.

Com o novo sistema ser o fim de cerca de 80% das obrigaes acessrias mensais, eliminando redundncia das informaes nas diversas declaraes que so enviadas hoje em dia.

Seguem abaixo alguns exemplos das mudanas na prtica do repasse de informaes:

1. Nas admisses, o registro completo do funcionrio dever ser entregue em at 1 (um) dia antes da admisso. No sero aceitos registros retroativos;

2. O aviso prvio deve ser informado at o dia que efetivamente comeou, seja o aviso prvio do empregador ou do empregado;

3. A resciso tambm deve ser entregue em at 1 (um) dia antes do evento, observado o prazo correto do aviso prvio;

4. O Livro de Registro de Empregados ser digital e, por conta disso, todos os funcionrios devem ter um certificado digital do tipo e-cpf, para que o livro seja assinado digitalmente pelo empregado;

5. Os afastamentos por acidente de trabalho ou doena ocupacional devem ser informados no dia do afastamento, com o nome e CRM do mdico,

CID e perodo que o funcionrio ficar afastado, de acordo com o Atestado Mdico;

6. As frias dos funcionrios devem ser informadas 30 (trinta) dias antes de efetivamente comearem;

7. Haver cobrana de multa para futuras correes, por exemplo, se a empresa no comunicou admisses, demisses e afastamentos dentro do prazo legal e precisar promover acertos;

Por estes motivos, as empresas precisaro passar por uma grande mudana cultural para estarem prontas a esta nova formatao na prestao de informaes oficiais e nas declaraes relacionadas ao Departamento de Recursos Humanos, pois todas as informaes relativas aos empregados devero ser transmitidas em tempo real, no dando margem alguma a processos fora do prazo legal.

Se no observados os prazos legais, o sistema passar a emitir automaticamente as multas s empresas que descumprirem os prazos estipulados em lei.

Se as empresas no se adequarem ao novo sistema ficaro expostas, pois todas as suas irregularidades tero que ser imediatamente corrigidas, e mais do que nunca precisaro de um bom assessoramento tcnico contbil e jurdico a fim de se adequarem s novas regras, para no terem problemas pelo descumprimento da legislao

Fonte: Meregalli Autor: Fbio Maciel Ferreira Reviso e Edio: de responsabilidade da fonte

por Fabbro SST

criado em 05/02/2014

Anda mungkin juga menyukai