Anda di halaman 1dari 4

A Vida demasiado curta para chorar, suficientemente longa para tentar " Kai Hansen

De todas as causas de morte, a nica que verdadeiramente previsvel e inevit vel o envelhecimento! "as nem sempre o envelhecimento foi visto da mesma forma, uma ve# que depende de uma srie de factores econ$micos, sociais, demogr ficos, polticos etc!% &o entanto, ao longo de toda a evolu'(o da humanidade, os idosos foram um elemento referencial na sociedade!

Envelhecimento ) *on+unto de modifica',es morfol$gicas e fisiol$gicas


que aparecem como consequ-ncia da ac'(o do tempo so.re os seres vivos! / envelhecimento d origem a uma diminui'(o da capacidade da adapta'(o e de resposta s variadas solicita',es criadas ao idoso, havendo consequentemente uma insta.ilidade do equil.rio homeost tico, que condu# a uma maior facilidade em adoecer, condu#indo assim a um aumento de depend-ncia do idoso!

A etapa da velhice su.divide)se em v rias fases! A primeira corresponde 0 fase de entrada na velhice e a.arca o perodo dos 12)32 anos4 a 5egunda corresponde a uma fase intermdia entre 32 ) 36782 anos, e, por fim, a terceira e ultima fase a partir dos 36782 anos! 9odavia, a su.divis(o mais utili#ada cria, apenas duas fases: os " jovens idosos " ) desde a entrada at aos 36782 anos e os " velhos velhos " ou " grandes idosos " a partir dos 36782 anos at 0 morte! A esta ultima fase, denominada por " ;< idade " , associa)se uma progressiva = acentuada > deteriora'(o das capacidades .iol$gicas, psicol$gicas e sociais do indivduo e so.re ela recai um ponto de vista e?tremamente negativo! &a ;< idade h uma grande pro.a.ilidade de o indivduo se transformar numa pessoa senil e aumentam as possi.ilidades de entrada definitiva numa institui'(o especiali#ada!

@ara termos uma concep'(o precisa dos cuidados a prestar aos idosos, deveremos ter a compreens(o clara dos termos Aerontologia e Aeriartria!

GERONTOLOGIA ) Designa o estudo do processo de envelhecimento so. todos os aspectos! Arego Geros, gerontos ) Velho A gerontologia a.arca quatro aspectos aparentados mas distintos: Envelhecimento Fsico: perda progressiva da capacidade do corpo para se renovar4 Envelhecimento Psicolgico: 9ransforma'(o dos processos sensoriais, perceptuais e cognitivos e da vida afectiva do indivduo! Envelhecimento Com ortamental: modifica',es da auto ) imagem, das motiva',es, dos papeis sociais da personalidade e da adapta'(o! Conte!to social do envelhecimento: Bnflu-ncia que o indivduo e a sociedade e?ercem um so.re o outro! Cste aspecto di# respeito 0 sade, ao rendimento econ$mico, ao tra.alho, ao laser, 0 famlia etc!! Cstes quatro aspectos est(o em interac'(o constante na vida dos idosos! GERIARTRIA Designa no sentido estrito do termo, os cuidados a prestar aos idosos! &um sentido menos restritivo pode ser designada como: / ramo da medicina que trata dos aspectos mdicos, psicol$gicos e sociais da sade e da doen'a dos idosos!

Dual dos dois termos ) cuidados gerontolgicos ou cuidados geritricos ) devemos utili#arE A geriartria uma disciplina da medicina que descreve o tratamento mdico apropriado 0 velhice e s doen'as do envelhecimento e fornece medidas de preven'(o inerentes 0 idade avan'ada da vida! Duanto 0 gerontologia, ela define o processo de envelhecimento so. todos os aspectos! 5itua)se no ponto de encontro de v rias disciplinas e permite uma vis(o mais glo.al do fen$meno velhice! &a realidade privilegia)se so.retudo a utili#a'(o do termo gerontologia, que descreve de forma mais precisa o papel a desempenhar +unto do idoso!

A geriartria tem uma conota'(o mais ao nvel mdico!

/ estudo cientifico dos cuidados de gerontologia tem por o.+ectivo utili#ar todos os conhecimentos so.re o processo de envelhecimento a fim de determinar os cuidados e os servi'os que visem a sade, a longevidade e a autonomia = ou o mais alto nvel de funcionamento durante a velhice > do idoso! /s cuidados em gerontologia .aseiam)se no seguinte : /s idosos representam um grupo heterogneo com estilos de vida e necessidades variadas4 /s idosos devem ser livres de escolher como e onde querem viver4 A maior parte dos idosos , em geral, saud vel4 A maioria dos idosos mem.ro activo da sociedade e dese+a continuar a s-)lo4 / potencial de uma pessoa n(o est ligado 0 sua idade cronol$gica4 As necessidades de sade e as necessidade de servi'os sociais variam muito entre os " +ovens idosos " e "velhos idosos " e tam.m entre os homens idosos e as mulheres idosas! A manuten'(o da autonomia da pessoa idosa est mais ligada a factores socio)econ$micos e familiares que a servi'os profissionais! A partir destes princpios possvel enunciar tr-s o.+ectivos que suportam os cuidados em gerontologia: F! A+udar o cliente idoso a compreender o envelhecimento e a destinguir os aspectos normais e patol$gicos4 G! A+udar o cliente idoso a controlar o processo de envelhecimento atravs de interven',es que visem a promo'(o da sade, a conserva'(o da energia e a qualidade de vida4 H! A+udar o cliente idoso a seleccionar os pro.lemas patol$gicos que por ve#es acompanham o envelhecimento! De acordo com o que atr s foi descrito, interessa ent(o definir o conceito de " depend-ncia "! Dependncia ) 5itua'(o na qual uma pessoa carente de meios para conseguir .ens ou servi'os econ$micos essenciais a um nvel de vida

mnimo, v-)se o.rigada a solicitar e aceitar assist-ncia pu.lica ou privada! *ondi'(o de vida de uma pessoa, cu+o desenvolvimento normal depende em parte ou no todo, de factores alheios aos seus pr$prios recursos!

Anda mungkin juga menyukai