Anda di halaman 1dari 9

OS 5 PASSOS PARA PROSPERAR SUA CLNICA MDICA

Atravs do Planejamento Financeiro

Os mdicos brasileiros possuem excelente formao tcnica, mas pouco sabem sobre empreendedorismo ou gesto dos negcios. Nas cadeiras das universidades essa nova realidade do nosso mercado ainda no chegou. Neste intuito, a MedConsulting uma empresa especializada na gesto mdica. Temas estratgicos so desenvolvidos para cada modelo de negcios, visando o pleno desenvolvimento do potencial de cada profissional.

Assuntos do cotidiano mdico podem ser resolvidos com profissionalismo e segurana.


Abaixo algumas questes fundamentais para o seu negcio:
Quando devo comprar um laser? o momento certo para investir no equipamento? Devo mudar para uma clnica maior? Espao fsico ou localizao? Acho que meu custo est muito alto, preciso reduzir despesas urgentemente! Preciso ganhar mais! Por onde comear?

Mas afinal, o que o Planejamento Financeiro?

Segundo a literatura, planejamento financeiro um processo de desenvolvimento e implementao de um plano personalizado para evitar ou resolver problemas financeiros com objetivo de alcanar metas previamente determinadas. Esse plano personalizado consiste basicamente em:

Essas so queixas e indagaes que diariamente ouvimos dos mdicos em suas clnicas e sempre devolvemos com perguntas do tipo: Qual o seu custo fixo? Quanto voc faturou no ltimo semestre? Qual a meta de faturamento para esse ano? Em 99% dos casos, a resposta : No tenho a menor ideia. E a resposta dada por que independente do tamanho, no existe um planejamento financeiro na grande maioria das clnicas no Brasil.

Conhecer o custo fixo da empresa Analisar a viabilidade de cada procedimento Conhecer a margem de lucro por Procedimentos; Estabelecer metas e objetivos por procedimento para a clnica. Acompanhamento dos resultados.

Conhecendo o custo fixo da empresa


Antes de mais nada precisamos estabelecer o que entra no custo fixo da clnica.
Despesas como aluguel, condomnio, energia, funcionrios, gua, enfim, custos que independentemente de atendermos ou no pacientes, teremos. Os demais custos como Toxina, Preenchedores e material cirrgico, entre outros, no devem ser considerados. E os impostos? Se o imposto incidir sob o faturamento da empresa, no deve ser considerado, os demais devem. Aps considerarmos esses valores, conseguimos determinar o custo operacional da clnica. Se avaliarmos o nmero de salas de atendimento e o perodo de funcionamento, conseguimos definir o custo de cada sala por hora.

Analisando a viabilidade de cada procedimento


Nesta conta, devemos considerar a taxa de sala, os custos com equipamentos e produtos, impostos, taxa de carto de crdito e possveis repasses para assistentes, para definirmos o valor lquido que fica para a clnica e entender se um procedimento vivel ou no.

Participao por procedimento.


A clnica deve analisar o histrico de vendas de cada servio nos ltimos 12 meses e entender o desempenho de cada um deles. Essa anlise fundamental, pois agora que conhecemos a margem de contribuio de cada procedimento, podemos visualizar quais os procedimentos so os mais rentveis para a clnica e o quanto podemos vender mais de cada um deles.

Metas e Objetivos.
Agora que o mdico j tem uma boa viso e entendimento do seu negcio hora de traar metas e objetivos. Com essa anlise, o mdico tem totais condies de alcanar as metas por procedimento. Estabelecer essas metas extremamente essencial, para definir o quanto a clnica deve faturar nos prximos meses e a partir da, planejar investimentos de forma segura estruturada.

Acompanhamento de resultados
Acompanhar os resultados deve ser um exerccio dirio que o mdico e seu staff devem fazer.
Indicamos reunies semanais para anlise dos resultados da semana anterior e implementao de estratgias para as semanas seguintes. Pois bem, agora que voc j conhece as finanas da sua clnica, tem metas estabelecidas, hora de montar o planejamento financeiro da clnica para atingir essas metas, sejam elas quais forem.

Comprar um imvel, uma nova tecnologia para a clnica, investir em uma obra de ampliao, aumentar o quadro de funcionrios, enfim, seja l qual for seu objetivo, atravs do Planejamento Financeiro voc consegue desenvolver estratgias para atingir essas metas.

Essas estratgias devem ser revisadas periodicamente. Pode acontecer de uma ou mais metas no estejam no caminho certo, portanto hora de revis-las ou mudar o caminho para alcan-las.

O Planejamento Financeiro nos mostra onde estamos, onde queremos ir, quando chegaremos e por qual caminho iremos.

Rua Jlia Garita, 51 cj 92 Morumbi - So Paulo www.medconsulting.com.br

Anda mungkin juga menyukai