Anda di halaman 1dari 5

ESCOLA ESTADUAL PROF ANTONIO MAGALHES ALVES AVALIAO DIAGNSTICA NOME:_________________________________________N_____ SRIE:9 ANO____DATA:_____/______2012 As questes seguintes destinam-se a avaliar

os teus conhecimentos em relao aos contedos que foram ministrados no ano anterior. Deves Fazer uma leitura atenta e sublinhar uma s res osta em cada questo.

ESCOLA ESTADUAL PROF ATONIO MAGALHES ALVES AVALIAO DIAGNSTICA 9ANOS

QUESTO 4

QUESTO 1
O sistema imunolgico muito importante, pois sua funo garantir a segurana do corpo, mantendo-o saudvel. Marque a opo que indica os rgos que esto envolvidos na defesa do organismo. (A) amgdalas e medula ssea (B) pulmo e rim (C) fgado e corao (D) estmago e pncreas

Com base no esquema do sistema excretrio, numere a 1 coluna, que apresenta os nomes dos rgos, de acordo com a 2 coluna, que apresenta as funes que esses rgos realizam.

QUESTO 2
Embora no seja o programa favorito de crianas e adolescentes, a ida ao posto de sade para tomar vacinas um momento importante para a sade. A carteira de vacinao um documento que mostra todas as vacinas j tomadas e aquelas que precisam de reforo. A vacina uma eficiente arma no controle de doenas e sua ao se baseia (A) na introduo de anticorpos prontos produzidos em outro organismo. (B) no aumento da temperatura do corpo e aumento da produo de clulas de defesa. (C) na fagocitose dos micro-organismos invasores. (D) no estmulo formao de anticorpos especficos contra organismos causadores de doenas.

http://corpohumanoini.blogspot.com/2010/05/aparelhossistema s-do-corpo-humano.html

QUESTO 3
Uma criana mordida por um cachorro com suspeita de raiva foi imediatamente encaminhada emergncia de um hospital. L chegando, o procedimento a ser adotado dever ser o seguinte: (A) Aplicao de soro antitetnico. (B) Aplicao de soro contra o vrus que causa a raiva. (C) Limpeza do local e indicao de um remdio para dor. ( D ) Aplicao de vacina contra poliomielite.

1 Coluna: rgos 2 Coluna: funes (1) rim ( ) armazena at cerca de meio litro de urina (2) ureter ( ) elimina a urina para o meio externo (3) bexiga ( ) conduz a urina formada at a bexiga (4) uretra ( ) filtra o sangue e produz a urina A alternativa correta que indica a ordem que relaciona rgos e funes (A) 3 - 4 - 2 - 1 (B) 1 - 2 - 4 - 3 (C) 3 - 2 - 4 - 1 (D) 2 -1 - 4 3

QUESTO 5

ESCOLA ESTADUAL PROF ATONIO MAGALHES ALVES AVALIAO DIAGNSTICA 9ANOS


O corpo produz constantemente substncias por meio do metabolismo das clulas, que precisam ser eliminadas, ou porque esto em excesso ou por serem txicas. Para que a manuteno do equilbrio interno do corpo (homeostase) acontea preciso que (A) a saliva elimine o excesso de sal do corpo. (B) o suor e a urina eliminem as toxinas. (C) o pus elimine os glbulos brancos mortos. (D) o espirro e a tosse expulsem as partculas indesejveis. (A) auxiliar na circulao da linfa. (B) acelerar o metabolismo de gordura. (C) revestir o organismo. (D) produzir vitamina C.

QUESTO "
A pele e as mucosas so a primeira barreira natural do organismo contra a invaso de micro-organismos. Alm destas, tambm as secrees e a flora natural exercem essa funo. Isso se deve a vrias estruturas que trabalham colaborativamente. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que exemplifica a funo de proteo e defesa. (A) O muco produzido pelas clulas do tecido epitelial faz com que os invasores fiquem aderidos, dificultando que penetrem no organismo. (B) Os clios presentes, por exemplo, no nariz e traquia tm funo apenas na conduo do ar. (C) A saliva produzida pelas glndulas salivares atua somente na digesto do amido. (D) As lgrimas tm a funo exclusiva de lubrificar os olhos, mantendo a crnea mida. QUESTO 1# A funo do tato possvel pela existncia, na pele, de (A) glndulas sudorparas. (B) folculo piloso. (C) poro sudorparo. (D) corpsculos sensveis ao contato.

QUESTO 6
Uma pessoa pode ter uma vida normal com apenas 50% de sua funo renal, ou seja, ela pode viver com apenas um dos rins em funcionamento. No entanto, quando a funo renal cai muito abaixo de 50% , todo o funcionamento do organismo pode ficar comprometido. Isso se deve ao fato de que (A) com o funcionamento comprometido dos rins, os gases obtidos durante a respirao no chegaro aos pulmes. (B) o sistema excretrio controla a entrada e sada de substncias que circulam no sangue para serem entregues s clulas. (C) nosso organismo no sobrevive apenas com alimentos e oxignio, mas eliminando substncias em excesso ou txicas tambm. (D) o mau funcionamento renal leva desidratao do organismo.

QUESTO
A pele um rgo que realiza vrias funes, como proteger clulas da radiao ultravioleta, defender o organismo de microorganismos causadores de doenas, produzir vitamina D, entre outras. Dentre as estruturas presentes na pele, as que contribuem para o equilbrio da temperatura do corpo so (A) melanina. (B) glndulas sebceas. (C) papilas tteis. (D) glndulas sudorparas.

QUESTO ! funo da pele

QUESTO 11 Na nossa pele h um tipo de clula conhecida


como melancito, que responsvel

ESCOLA ESTADUAL PROF ATONIO MAGALHES ALVES AVALIAO DIAGNSTICA 9ANOS


pela produo e acmulo de melanina. Apesar de parecer nome de menina charmosa, a melanina um pigmento. Isso quer dizer que ela d a colorao tpica de cada indivduo (uns bem branquinhos, outros morenos, outros negros etc.).
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2009/208/ai-uiestou-ardendo/?searchterm=cor%20da%20pele

Diante dessa informao, assinale a alternativa que explica a razo pela qual nossa pele escurece quando em contato com o sol. (A) As clulas se agregam e morrem. (B) A produo de melanina aumenta e o resultado o bronzeado. (C) As clulas incham e se hidratam. (D) As clulas se reproduzem rapidamente.

a me da Maria j ia abrindo a carteira para pag-lo, quando Maria anunciou: Mame, no leve este peixe porque no est fresco! A explicao de como Maria identificou que o peixe estava inadequado ao consumo a seguinte: (A) A qualidade dos alimentos s pode ser percebida atravs da viso. (B) A qualidade dos alimentos pode ser percebida atravs de vrios sentidos. (C) A qualidade dos alimentos somente percebida atravs do olfato. (D) A qualidade dos alimentos somente percebida atravs do tato. QUESTO 14 Observe atentamente a figura abaixo e assinale a alternativa que contm a sequncia correta dos rgos assinalados.

QUESTO 12
Leia o texto abaixo. Um turista ao fazer um passeio na Floresta Amaznica se afasta de seu grupo e no percebe a aproximao de uma ona. Quando se vira e v o animal, seu corao dispara, identificando uma reao causada pelo aumento da adrenalina no sangue. Sua reao imediata a de sair correndo, fugindo. Marque a alternativa que explica a situao descrita no texto. (A) O olfato no identifica aromas que podem ser prejudiciais, evitando que uma mensagem chegue aos msculos para que voc se afaste. (B) O paladar reage viso de objetos que podem ser prejudiciais e manda mensagem aos msculos para que voc se afaste. (C) A viso recebe estmulos do ambiente, transmite-os ao sistema nervoso que, junto com o sistema endcrino, envia estmulos aos msculos e ossos, para que voc fuja. (D) A viso recebe estmulos do ambiente, mas no os transmite ao crebro, impedindo a reao muscular de fuga.

http://www.escolakids.com/public/images/legenda/5d7d7ef94b2 60d02f8372f6fc3f43b8d.jpg

(A) a msculos b articulaes c ossos (B) a ossos b articulaes c msculos (C) a articulaes b ossos c msculos (D) a articulaes b msculos c ossos

QUESTO 13
Maria e sua me foram feira para comprar peixe. O feirante embrulhou o pacote e

QUESTO 15
Paulo entra na cozinha de sua casa e, inadvertidamente, encosta o brao numa panela quente com feijo. Rapidamente, Paulo retira seu brao e coloca sob a gua

ESCOLA ESTADUAL PROF ATONIO MAGALHES ALVES AVALIAO DIAGNSTICA 9ANOS


fria. O movimento de Paulo, ao retirar o brao, se deve ao conjunta (A) de msculos, ossos, nervos e articulaes. (B) de ossos, pele, rins e articulaes. (C) da viso, pele, ossos e rins. (D) do olfato, tato, nervos e msculos.

Ques$o 16
Durante uma aula de Cincias, o professor entregou aos alunos dois cartes com esquemas de clulas e solicitou que os alunos identificassem a clula animal e a clula vegetal: CLULA I (http://www.searadaciencia.ufc.br/donafifi/mitocondrias/e
ucariotica.jpg)

Assinale a alternativa que contm a relao correta entre organela e funo: (A) Centrolos inibir a diviso celular. (B) Retculo endoplasmtico liso digesto intracelular. (C) Complexo de Golgiense produzir protenas. (D) Mitocndria respirao celular.

CLULA II (http://acmarretti.files.wordpress.com/2009/04/digitalizar0
002.jpg)

Aps a observao, correto afirmar que (A) a clula I vegetal, por apresentar ncleo. (B) a clula II animal, por apresentar mitocndria. (C) a clula II vegetal, por apresentar parede celulsica. (D) a clula I animal, por apresentar ribossomos.

Ques$o 1
Observe o esquema. Ele representa uma clula eucaritica com algumas organelas identificadas.

Ques$o 1!
O corpo humano possui vrios tipos de clulas que se organizam, de acordo com suas especializaes e funes, formando os tecidos.

ESCOLA ESTADUAL PROF ATONIO MAGALHES ALVES AVALIAO DIAGNSTICA 9ANOS


Leia a tirinha: (a tirinha est ampliada abaixo):

A alternativa que caracteriza corretamente um dos tecidos acima : (A) Tecido sseo clulas longas, com capacidade de contrao. (B) Tecido muscular clulas com espaos preenchidos por clcio. (C) Tecido cartilaginoso - clulas longas, com capacidade de contrao. (D) Tecido epitelial - clulas muito juntas, sem material intercelular.

So muitos os mitos que envolvem a origem dos bebs. Mas, de fato, o beb se origina de uma relao sexual entre um homem e uma mulher, em que acontea o encontro de um espermatozide com um vulo.
!Ada tado de htt "##crv.educacao.mg.gov.br#sistema$crv#inde%.as & id$ ro'eto()*+,D$-./01-(2 342)5+ti o(ob+c ( 556677+cb (+n2(+n)(89F7dulos9)3Did902ticos+n7(0nsino 9)3Fundamental+n:(;i90Ancias+b(s<

Ques$o 1"
Correr,estudar e danar so atividades que necessitam de muita energia e que podemos realizar graas s nossas clulas que trabalham sem parar. Ao conjunto de reaes qumicas que ocorrem ao nvel das clulas chamamos de (A) multiplicao celular. (B) metabolismo celular. (C) respirao celular. (D) digesto celular.

A esse respeito, assinale a alternativa correta: (A) vulos so gametas femininos, produzidos nos ovrios. (B) vulos so gametas femininos, produzidos nas tubas uterinas. (C) Espermatozides so gametas masculinos, produzidos na prstata. (D) vulos e espermatozides no so clulas sexual.

Ques$o 2#

Anda mungkin juga menyukai