Anda di halaman 1dari 21

SUPERINTENDNCIA DE SEGUROS PRIVADOS

CIRCULAR SUSEP N 019, de 6 de maro de 1978.

Aprova o Regulamento para a concesso de descontos aos riscos que dispuserem de meios prprios de deteco e combate a incndios, previsto no item 2, do ART. 16, da Tarifa de Seguro Incndio do Brasil TSIB.

O SUPERINTENDENTE DA SUPERINTENDNCIA DE SEGUROS PRIVADOS (SUSEP), na forma do disposto no art. 36, alnea c, do Decreto-lei n 73, de 21 de novembro de 1966; considerando o proposto pela Federao Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalizao e pelo Instituto de Resseguros do Brasil; considerando o que consta do processo SUSEP n 001.00167/78;

R E S O L V E:

1. Aprovar o Regulamento para a concesso de descontos aos riscos que dispuserem de meios prprios de deteco e combate a incndios, (item 2 do ART. 16 da TSIB), constante do anexo, que fica fazendo parte integrante desta circular. 2. Esta circular entrar em vigor 90 (noventa) dias aps a sua publicao, revogadas a 2 PARTE da Portaria n 21, de 05.05.1956, do extinto DNSPC e as demais disposies em contrrio.

APLHEU AMARAL Superintendente

* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

REGULAMENTO PARA A CONCESSO DE DESCONTOS AOS RISCOS QUE DISPUSEREM DE MEIOS PRPRIOS DE DETECO E COMBATE A INCNDIO (ITEM 2 do ART. 16 DA TSIB) 1. Instalao de combate a incndio por meio de Extintores, Mangueiras semi-rgidas (mangotinhos) e Hidrantes: 1.1 Classificao dos riscos a proteger. Para os fins de proteo de que trata este item, so os riscos isolados, no conceito da Tarifa de Seguro Incndio do Brasil, classificados em trs classes, de acordo com a natureza de suas ocupaes. 1.1.1 Classe A Riscos isolados cuja classe de ocupao, na Tarifa de Seguro Incndio do Brasil, seja 1 e 2, excludos os Depsitos que devem ser considerados como Classe B. 1.1.2 Classe B Riscos isolados cujas classes de ocupao, na Tarifa de Seguro Incndio do Brasil, sejam 3, 4,5 ou 6, bem como os Depsitos de classe de ocupao 1 e 2. 1.1.3 Classe C Riscos isolados cujas classes de ocupao, na Tarifa de Seguro Incndio do Brasil, sejam 7, 8, 9, 10, 11, 12 ou 13. 1.2 Pessoal Habilitado Para os sistemas de proteo de que trata este item exigida a organizao e manuteno de um grupo de pessoas devidamente treinadas e habilitadas que comporo a brigada prpria de incndio da empresa, suficiente para manejar, em qualquer momento, o aparelhamento de proteo existente. 1.2.1 O grupo dever ter um chefe, ao qual caber a obrigao de inspecionar a instalao, semanalmente, afim de examinar suas condies de funcionamento, devendo emitir e assinar o relatrio de inspeo, conforme modelo padronizado a ser enviado Seguradora mensalmente. 1.3 Sistema de proteo por extintores O Sistema de proteo por extintores dever obedecer aos seguintes requisitos: 1.3.1 O nmero mnimo, o tipo e a capacidade dos extintores necessrios para proteger um risco isolado dependem: a) da natureza do fogo a extinguir; b) da substncia utilizada para a extino do fogo; c) da quantidade dessa substncia e sua correspondente unidade extintora; e d) da classe ocupacional do risco isolado e de sua respectiva rea. 1.3.2 A natureza do fogo a extinguir classificado nas quatro classes seguintes: Classe A: Fogo em materiais combustveis comuns tais como materiais celulsicos (madeira, tecido, algodo, papis), onde o efeito do
* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

resfriamento pela gua ou por solues contendo muita gua de primordial importncia. Classe B: Fogo em lquidos inflamveis, graxa, leos, e semelhantes, onde o efeito de abafamento essencial. Classe C: Fogo em equipamento eltrico, onde a extino deve ser realizada com material no condutor de eletricidade. Classe D: Fogo em metais onde a extino dever ser feita por meios especiais. Por Exemplo: fogo em metal magnsio, em aparas, p, etc. 1.3.3 As Substncias a serem utilizadas para extino do fogo de acordo com a classificao constante do subitem anterior, so as seguintes: NATUREZA DO FOGO Classe A Classe B SUBSTNCIAS gua, espuma, soda cido, ou solues do mesmo efeito. Espuma, compostos qumicos em p, gs carbnico, compostos halogenados, aprovados. Compostos qumicos em p (p qumico), gs carbnico compostos halogenados, aprovados. Compostos qumicos especiais, limalha de ferro, salgema, areia e outros. .

Classe C

Classe D

1.3.4 O caso de proteo de transformadores ou outros equipamentos por meio de instalao de gua nebulisada dever ser sempre considerado como caso especial, devendo este tipo de instalao s ser feita por firma especializada e sob a responsabilidade da mesma. 1.3.5 Para efeito deste regulamento constitui-se unidade extintora um aparelho contendo o mnimo de capacidade e substncia a seguir especificadas: SUBSTNCIA (AGENTE EXTINTOR) a) gua Espuma Soda cida b) Bixido de Carbono (CO2) c) P qumico d) Compostos halogenados * a ser fixada oportunamente pela SUSEP. CAPACIDADE DO EXTINTOR 10 litros 6 quilos 4 quilos *

1.3.5.1 No caso de extintores de p qumico com capacidade de 8 quilos, o excesso de carga ser considerado para a formao de uma nova unidade extintora. 1.3.5.2 No caso de riscos protegidos em parte por extintores manuais e em parte por extintores montados sobre carretas, dever ser observado o seguinte critrio: a) Para calcular o nmero de unidade extintoras a carreta entra s com metade de sua carga.
* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

b) No mnimo, 50% do nmero total de unidades extintoras exigidas para cada risco deve ser constitudo por extintores manuais. c) No se admite a possibilidade de uma carreta proteger locais situados em pavimentos diferentes. d) S sero admitidas carretas no clculo das unidades quando constar no laudo da Seguradora Lder que a carreta tem livre acesso a qualquer parte do risco protegido sem impedimento de portas estreitas, soleiras ou de degraus no cho. e) Os extintores manuais possam ser alcanados sem que o operador tenha que percorrer mais de uma vez e meia as distncias normalmente exigidas. f) As carretas fiquem situadas em pontos centrais em relao aos extintores manuais e aos limites da rea do risco a proteger.

g) A possibilidade de uma carreta proteger mais de um edifcio dever ser apreciada, levando em conta o disposto nas alneas e e f anteriores.

1.3.5.3 Entende-se por extintor montado sobre carretas aquele que, provido de mangueira com, no mnimo, cinco metros de comprimento e equipada com difusor ou esguicho, tenha, no mnimo, as seguintes capacidades: SUBSTNCIA (AGENTE EXTINTOR) a) b) c) d) Espuma, Soda cida e gua Pressurizada Bixido de Carbono (CO2) P qumico Compostos Halogenados CAPACIDADE 50 litros 30 quilos 20 quilos *

* A ser fixada oportunamente pela SUSEP. 1.3.5.4 No ser considerado como carreta, o conjunto de dois ou mais extintores instalados sobre uma mesma carreta cuja capacidade, por unidade, seja inferior s determinadas no subitem anterior. 1.3.6 A utilizao como proteo auxiliar, de gua, ou solues do mesmo efeito ou areia, em baldes ou tambores, bem como extintores de qualquer substncia porm, de capacidades inferiores s indicada nesta tabela no ser considerada para fins de concesso de descontos, no conceito deste Regulamento. 1.3.7 A rea de ao mxima de uma unidade extintora deve ser, de conformidade com a classificao de riscos a que se referem os itens 1.1.1, 1.1.2 e 1.1.3 deste regulamento, a seguinte: Risco Classe A: 500m2 devendo os extintores ser dispostos de maneira tal que possam ser alcanados de qualquer ponto da rea protegida sem que haja necessidade de serem percorridos pelo operador mais do que 20 metros.
* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

Riscos Classe B e C: 250m2 devendo os extintores ser dispostos de maneira tal que possam ser alcanados de qualquer ponto da rea protegida sem que haja necessidade de serem percorridos pelo operador mais do que 15 metros. 1.3.7.1 Ser exigido o mnimo de duas unidades extintoras para cada pavimento, mezanino, galeria, jirau ou risco isolado. 1.3.7.2 Permite-se a existncia de apenas uma unidade extintora nos caos de rea inferior a 50m .
2

1.3.7.3 Aos riscos constitudos por armazns ou depsitos em que no haja processos de trabalho, a no ser operao de carga ou descarga, ser permitida a colocao dos extintores em grupos, em locais de fcil acesso, de preferncia em mais de um grupo e prximos s portas de entrada e/ou sada. 1.3.8 Alm das condies acima estipuladas, o sistema de proteo por extintores deve satisfazer aos seguintes requisitos: 1.3.8.1 Os extintores devem ter a sua carga renovada ou verificada nas pocas e condies recomendadas pelos respectivos fabricantes. 1.3.8.2 Os extintores no deve ter a sua parte superior a mais de 1,70m acima do piso, no devendo, tambm, ser colocados nas paredes de escada. 1.3.8.3 Os extintores devem ser colocados onde: a) haja menor probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso; b) sejam visveis, para que todos os operrios e empregados do estabelecimento fiquem familiarizados com a sua localizao; c) se conservem protegidos contra golpes; d) no fiquem encobertos ou obstrudos por pilhas de mercadorias, matrias-primas ou qualquer outro material. 1.3.8.4 Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados, para fcil localizao. 1.3.8.5 Os extintores devem possuir obrigatoriamente os selos de Vistoriado e/ou de Conformidade fornecidos pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). 1.4 Sistema de proteo por mangueiras semi-rgidas (mangotinhos) Sistema de proteo por mangueiras semi-rgidas (mangotinhos) um sistema constitudo de abastecimento dgua, canalizaes, vlvulas, registros, mangotinhos, esguichos e carretel ou dispositivos equivalente para, rapidamente, estender os mangotinhos, que obedecem aos seguintes requisitos mnimos. 1.4.1 Abastecimento dgua O sistema deve estar sempre abastecido e pressurizado, inclusive o mangotinho.
* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

As fontes de alimentao admitidas so: a) reservatrio elevado com capacidade mnima de 4.000 litros reservada exclusivamente alimentao do sistema; b) reservatrio elevado, sem reserva exclusiva alimentao do sistema. Neste caso, o volume do reservatrio deve ser suficiente para atender simultaneamente ao consumo normal do local protegido e demanda do sistema, considerando-se demanda do sistema o fornecimento contnuo de 200 litros por minuto durante 20 minutos; c) tanque de presso contendo 4.000 litros destinados exclusivamente ao abastecimento do sistema. O reservatrio elevado ou tanque de presso deve estar equipado com um indicador de nvel. 1.4.2 Canalizao 1.4.2.1 No admitida canalizao de plstico. 1.4.2.2 permitido o uso da rede de consumo geral do local protegido desde que: a) A canalizao seja hidraulicamente dimensionada para que 2 (dois) mangotinhos possam ser utilizados simultaneamente, com sada dgua a uma presso mnima de 0,7 bar (7 metros col. dgua) ou 10 libras/po 12, medida no requinte. b) Seja possvel isolar as derivaes da canalizao de forma que se possa obter o mximo de aproveitamento dos mangotinhos. 1.4.3 Mangotinhos 1.4.3.1 Os mangotinhos, que podem ser apresentados em carretel axial ou em 8, devem possuir um cumprimento mximo de 20 metros e o dimetro de 19,00 mm (3/4) e estar permanentemente conectados fonte de alimentao. 1.4.3.2 Na extremidade do mangotinho deve estar instalado um esguicho jato slido e/ou neblina com sada efetiva de 6,35mm (1/4) ou 9,52mm (3/8). 1.4.3.3 Deve ser instalado na canalizao antes de cada mangotinho e prximo ao mesmo, um registro que deve ser mantido permanentemente aberto. Para que esta condio seja assegurada, recomenda-se que o volante do registro seja retirado ou selado. 1.4.4 Disposio e Quantidade 1.4.4.1 A rea de ao mxima de cada unidade a rea do crculo cujo raio o comprimento do mangotinho. 1.4.4.2 Os mangotinhos devem ser dispostos de modo que possam ser alcanados de qualquer ponto da rea protegida sem que haja necessidade de serem percorridos pelo operador mais do que o comprimento do mangotinho.

* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

1.4.4.3 exigido o mnimo de 2 (dois) mangotinhos para cada pavimento ou risco isolado sendo, entretanto, permitida a existncia de apenas 1 (um) mangotinho nos casos de reas inferiores a 100m2 . 1.4.4.4 As mangueiras devem ser colocadas em posio que facilite o seu manuseio, devendo o esguicho estar situado, no mximo, a 1,50m do piso. 1.4.4.5 Os mangotinhos devem ser colocados onde: a) no impeam ou prejudiquem o trnsito; b) haja menor probabilidade de fogo bloquear seu acesso; c) se conservem protegidos contra golpes; d) no fiquem obstrudos e permitam fcil acesso. . 1.4.4.6 Os locais destinados aos mangontinhos devem ser bem sinalizados. 1.4.4.7 Ser colocado, no mnimo, um mangotinho prximo ao ponto de acesso principal do pavimento ou risco isolado protegido; os demais, sempre que possvel, sero colocados nas reas de circulao do risco e prximos das paredes externas ou de divises internas.

1.4.5 Condies de fornecimento Os dois mangotinhos hidraulicamente mais desfavorveis devero ter, cada um, uma vazo mnima de 20 litros por minutos, operando com esguicho de 6,4 mm (1/4) e de 50 litros por minuto, operando com esguicho de 9,5mm (3/8). 1.4.6 Manuteno No relatrio mensal de inspeo devem ser acrescentados os mangotinhos. Instalaes de mangotinhos:

1 Semana Sim 1. Os acessos dos mangotinhos esto desimpedidos? 2. As vlvulas funcionam normalmente? 3. H vazamento no mangotinho? 4. A sinalizao est visvel? 5. O registro antes do mangotinho
* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

2. Semana Sim No

3. Semana Sim No

4. Semana Sim No

No

est sem o volante ou selado? 6. Todos os mangotinhos foram testados?

1.5 Sistema de Proteo por Hidrantes Sistema de proteo por hidrantes o conjunto de canalizaes, abastecimento dgua, vlvulas ou registros para manobras, hidrantes (tomadas de gua) e mangueiras de incndio, com esguichos, equipamentos auxiliares, meios de aviso e alarme, e obedecer aos seguintes requisitos: 1.5.1 - Hidrantes 1.5.1.1 Podero ser instalados interna ou externamente aos riscos a proteger. 1.5.1.2 Tero sadas duplas de 63 mm (2 ), possuindo, cada sada, uma vlvula ou registro, com engates do tipo utilizado pelo Corpo de Bombeiros local. Os hidrantes que iro operar exclusivamente com mangueiras de 1 de dimetro, tero em cada sada uma reduo para 38mm (1 ). 1.5.1.3 Hidrantes internos a) O nmero de hidrantes interno em cada risco ou edifcio e em cada seo do edifcio dividido por paredes, dever ser tal que qualquer ponto a proteger esteja no mximo a 10 metros da ponta do esguicho, acoplado a no mais de 30 metros de mangueira. b) - Ser colocado, no mnimo, um hidrante prximo ao ponto de acesso principal do pavimento ou risco isolado protegigo; os demais, sempre que possvel, sero colocados nas reas de circulao do risco, de preferncia prximos da paredes externas ou de divises internas.

1.5.1.4 Hidrantes externos a) O nmero de hidrantes externos dever ser tal que qualquer parte interior dos riscos ou edifcios no protegidos por hidrantes internos, ou qualquer parte externa dos mesmos, fique no mximo a 10 metros da ponta do esguicho, acoplado a no mais de 60 metros de mangueira. b) - Os hidrantes devero ser localizados cerca de 15 metros dos edifcios a proteger. Quando isso no for possvel, devero ser localizados onde a probabilidade de danos pela queda de paredes seja pequena e impea que o operador seja bloqueado pelo fogo e fumaa. Usualmente, em locais congestionados devem ser localizados ao lado de edifcios baixos, prximos a torres de concreto ou alvenaria munidas de escada ou prximo aos cantos formados por paredes resistentes, de alvenaria.

* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

c) Quando o risco dispuser apenas de proteo por hidrantes externos, qualquer parte do mesmo dever ser protegida pelos hidrantes externos na forma prevista na alnea a acima. 1.5.1.5 Todos os hidrantes devem ser sinalizados, de modo que possam ser localizados com presteza. 1.5.1.6 A rea ao redor dos hidrantes, bem como as vias de acesso aos mesmos devero estar sempre desobstrudas e livres de qualquer material ou equipamento. 1.5.1.7 Todos os dispositivos de manobra do sistema de hidrantes devero ser dispostos de maneira que sua altura, com relao ao piso, no ultrapasse de 1,50m. 1.5.2 Canalizao 1.5.2.1 As canalizaes do sistema sero usadas exclusivamente para o servio de proteo contra incndio. 1.5.2.2 As canalizaes sero compostas de tubos de ferro fundido, ao galvanizado, ao preto ou cobre, podendo ser includos, nas redes subterrneas, tubos de cloreto de polivinila (PVC) rgidos e os de categoria fibro-cimento e equivalente. 1.5.2.3 Os tubos empregados devero resistir presso de no mnimo 50% acima da presso mxima de trabalho do sistema. 1.5.2.4 As conexes, os registros, as vlvulas e demais peas sero empregadas de modo a no prejudicar o integral aproveitamento das canalizaes e possuiro resistncia igual ou superior exigida para os tubos. 1.5.2.5 No caso de as colunas da rede hidrulica de incndio se intercomunicarem, dever haver a possibilidade de isol-las por meio de registro, no sendo permitida a instalao de registro em uma coluna. 1.5.2.6 As canalizaes, alm de atenderem aos requisitos acima especificados, devero ser dimensionadas de modo a propiciarem as vazes e presses indicadas neste regulamento, no podendo ter dimetro inferior a 63 mm (2 ). Devero ser instaladas de forma a evitar a sua danificao acidental, a possibilitar a sua inspeo e a permitir a rpida execuo de eventuais reparos. 1.5.3 Abastecimento dgua 1.5.3.1 O sistema de hidrantes ter um suprimento dgua permanente. 1.5.3.2 O abastecimento dgua s redes de hidrantes ser feito: a) por ao de gravidade, isto , de forma que o suprimento da rede no dependa de bombeamento, ou b) por bombas fixas de acionamento automtico (conforme definido no subitem 1.5.3.6) para o suprimento no momento do combate ao incndio.
* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

1.5.3.3 Quando o abastecimento for feito pela ao da gravidade, os depsitos dgua elevados tero a altura necessria para o funcionamento do sistema quanto s vazes e presses previstas no item 1.5.4.1 e capacidade para reserva permanentemente a quantidade mnima de uso exclusivo para o sistema de hidrantes, para garantir o suprimento dgua durante 30 minutos, para a alimentao de duas sadas dgua, trabalhando simultaneamente, com as descargas (vazes), previstas no item 1.5.4.1, conforme seja a classe de proteo. 1.5.3.4 Quando o abastecimento for feito por bombas fixas, de acionamento automtico, estas devero estar ligadas a reservatrio ao nvel do cho, com capacidade mnima de 120 000 litros dgua permanentemente e exclusivamente reservados para o sistema de hidrantes. 1.5.3.5 Os pontos de ligaes do sistema s respectivas fontes de abastecimento sero providos de vlvulas de reteno, de forma a impedir o retorno da gua. 1.5.3.6 As bombas para recalque nas redes de hidrantes no podero ser usadas para outros fins que no os de combate ao incndio e devero: a) ser acionadas por motores com acoplamento direto; b) estar sempre escorvadas (afogadas), tanto por ao de gravidade como por meio de sistema de escorva automtico e ser de funcionamento automtico (iniciar a operao simples abertura de qualquer hidrante); c) dispor de sada permanentemente aberta de 6mm (1/4) de retorno ao reservatrio ou ao sistema de escorva; d) possuir dispositivo colocado em sua desligamento exclusivamente manual; proximidade para

e) possuir manmetro na sada em ponto onde a possibilidade de turbulncia mnima; f) ser estveis, com uma presso mxima de 10 bares (100 metros cl.. dgua). g) Ser dimensionada para atender s exigncias de funcionamento do sistema quanto as vazes de presses previstas no item 1.5.4.1. h) Estar protegida contra danos mecnicos, intempries, agentes qumicos, fogo ou umidade. 1.5.3.7 Em cada sistema de hidrante ser colocado, em lugar de fcil acesso, um ponto de ligao para o corpo de bombeiros local, para que este possa bombear a sua gua para a rede de hidrantes. 1.5.3.8 O ponto de ligao acima mencionado ter duas entradas de 63mm (2 ), com engate do tipo usado pelo corpo de bombeiros local e em cada entrada uma vlvula de reteno de 63mm (2 ), de modo a impossibilitar a sada da gua do sistema de hidrantes. 1.5.4 Condies de funcionamento
* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

1.5.4.1 O sistema de hidrantes dever manter a presso de funcionamento a seguir indicada, medida nos requintes, por meio de tubo Pitot, quando em operao simultnea duas linhas de mangueiras de 30 metros cada uma, providas de esguichos e requintes conectadas ao hidrante hidraulicamente mais desfavorvel em relao s fontes de abastecimento: Proteo Classe A - Vazo de 200 litros por minuto em cada requinte mangueira de 38mm (1 ) de dimetro; esguicho e requinte de 13mm (1/2) de dimetro;

- presso mnima de 3,5 bares (35 metros col. dgua). Proteo Classe B - Vazo de 500 litros por minuto em cada requinte; - mangueira de 64mm (2 ) de dimetro; - esguicho e requinte de 25mm de dimetro ; - presso mnima: 1,5 bares (15 metros col. dgua). Proteo Classe C - Vazo de 900 litros por minuto em cada requinte; - mangueira de 64mm (2 ) de dimetro; - esguicho e requinte de 25mm (1) de dimetro; - presso mnima: 4,5 bares (45 metros col. dgua). 1.5.4.2 O funcionamento do sistema em plena carga ser obtido pela simples abertura de uma vlvula de hidrante. 1.5.4.3 O sistema de hidrantes ser dotado de dispositivos de alarmes sonoros acionados concomitantemente com o funcionamento de qualquer hidrante, com intensidade suficiente para alertar os ocupantes do local protegido e avisar os responsveis pela vigilncia ou os bombeiros privados eventualmente existente. O alarme ser acionado pelo funcionamento da prpria bomba, ou pela passagem da gua na tubulao. 1.5.4.4 Os sistemas de hidrantes enquadrados na Classe B e na Classe C de proteo exigem para a sua operao bombeiros profissionais que devem fazer parte da brigada prpria de incndio da empresa, prevista no item 1.2 deste regulamento. Durante as 24 horas do dia dever haver o mnimo de 1 (um) bombeiro profissional na empresa. Havendo um acrscimo de 1 (um) bombeiro para cada 10 000 m2 de rea construda excedentes a 40 000m2. Os bombeiros profissionais podero acumular as funes de vigilantes. 1.5.4.5 A brigada de incndio a que se refere o item 1.2 quando tratar-se de sistemas de hidrantes das classes B e C, dever satisfazer as seguintes condies alm daquela referida no subitem 1.5.4.4:

a) O nmero mnimo da brigada por turno de trabalho ser de 8 membros. Para cada 10 000m2 de rea construda ou
* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

frao excedente a 10.000m2 haver um acrscimo de 4 membros por turno. b) A brigada de incndio dever ser treinada semanalmente, inclusive com exerccios fsicos. c) As empresas que no operam, permanentemente, nos turnos em que no operar, a exigncia relativa ao nmero dos seus componentes poder ser reduzida a metade. 1.5.5 Equipamento 1.5.5.1 Cada hidrante dispor do seguinte equipamento: a) quatro peas de mangueira de 15 metros de comprimento cada uma, dotadas de unio, sendo: de 38mm (1 ) de dimetro para os sistemas de Classe A de proteo e de 65 mm (2 ) de dimetro para os sistemas de Classe B e C de proteo; b) tratando-se de hidrantes externos, alm das mangueiras previstas na alnea a, dever haver um mnimo de 120 metros de mangueiras em reserva localizadas estrategicamente em relao aos hidrantes. c) Dois esguichos de jato slido, com requintes de 13mm (1/2) de dimetro, para os sistemas de Classe A de proteo e requintes de 25mm (1) de dimetro para os sistemas de Classe B e C de proteo, ou esguichos regulveis para jato slido e neblina, respectivamente de 13mm (1/2) de dimetro e de 25mm (1) de dimetro; d) Duas chaves de unio; e) Uma chave para a abertura da vlvula do hidrante, podendo ser conjugada com a chave de unio. 1.5.5.2 Os hidrantes que protegerem os riscos constitudos de equipamentos eltricos sob tenso (cabines de fora, sub-estaes, transformadores e outras) sero dotados de esguichos especiais para uso em tais equipamentos. 1.5.5.3 O equipamento ser colocado prximo ao respectivo hidrante e dever estar suficientemente protegido, para evitar a sua danificao. 1.5.5.4 A utilizao de equipamentos e substncias especiais que transformem a gua natural dos hidrantes em neblina, espuma, gua molhada ou outros, ser aceitvel, no proporcionando, contudo, outros descontos alm dos previstos neste regulamento.

1.5.6 Instalao de fora

* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

1.5.6.1 A instalao eltrica para o funcionamento das bombas e demais equipamentos do sistema de hidrantes dever ser independente da instalao ou ser executada de modo a se poder desligar a instalao geral sem interromper a sua alimentao. 1.5.6.2 Quando se tratar de bombas de acionamento automtico, dever existir no local da bomba dispositivo indicando a disponibilidade de energia para o funcionamento da mesma.. (Acionamento automtico conforme no subitem 1.5.3.6). 1.5.6.3 Quando for empregado motor a combusto interna para a bomba de hidrantes, dever o mesmo dispor de combustvel suficiente para o funcionamento ininterrupto a plena carga, durante duas horas. 2 Instalaes de Chuveiros Contra Incndio (Sprinklers) Instalaes de Chuveiros contra Incndio um sistema constitudo de uma canalizao fixa onde so colocados regularmente os chuveiros,ligada permanentemente a um abastecimento dgua, de forma a possibilitar, em caso de sinistro, que a gua de extino seja aplicada diretamente no local afetado, acionando, simultaneamente, o respectivo dispositivo de alarme. 2.1 Locais a serem protegidos Os locais a serem protegidos obedecero seguinte especificao: 2.1.1 Sero protegidos por Chuveiros contra Incndio todos os prdios, seus pavimentos, compartimentos externos ou internos, vos de escada, pores, stos, marquises, mezaninos e jiraus, que constituam o mesmo risco isolado. 2.1.2 Tero Chuveiros contra Incndio instalados na parte inferior, as prateleiras, escadas, bancadas, passarelas, mquinas, equipamentos, dutos de ar condicionado ou de transporte de material e tudo mais que constitua obstruo distribuio da gua dos chuveiros. 2.1.3 No se consideram, para efeito desta exigncia: a) os objetos que tenham menos de 1m de largura e que se encontrem a mais de 1,50m abaixo dos chuveiros e ainda os que tenham espaos inferiores e ainda os que tenham espaos inferiores a menos de 1,50 do piso; b) os objetos mveis, como mesas de reunio e plataformas mveis para manuteno; 2.1.4 Sero protegidos internamente por Chuveiros contra Incndio: a) estufas e secadores ou similares acima de 6 m3 de capacidade, usados para secagem ou processamento de materiais ou peas combustveis ou que possam conter no seu interior vapores ou gases inflamveis; b) cabines de pintura ou similares; c) dutos que faam parte de sistemas pneumticos de transportes de produtos ou materiais combustveis, quando de dimetro superior a 60 cm.
* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

2.1.5 Sero protegidos especificamente por Chuveiros contra Incndio, extratores de leo por solventes inflamveis, tanques de leo de tmpera, instalaes de tanques, bombas e vaporizadores de gs liquefeitos de petrleo, tanques e misturadores de tintas, reatores e outros equipamentos semelhantes quando se encontrarem em reas protegidas por chuveiros. 2.2 Locais dispensados de proteo So dispensados de proteo por Chuveiros Contra Incndio: a) interiores de banheiros, lavatrios e instalaes sanitrias; b) compartimentos ocupados exclusivamente por subestaes eltricas, por equipamentos eltricos ou eletrnicos construdos de material incombustvel e cobertos por lajes de concreto armado ou pr-moldadas, sem janelas ou quaisquer outras aberturas de comunicao com as reas protegidas, excetuadas as aberturas protegidas de acordo com as exigncias mnimas constantes da TSIB; c) marquises de menos de 1,5m de largura; d) passagens abertas com menos de 2m de largura, ligando dois prdios distanciados a mais de 3m um do outro, cobertas com material incombustvel, permitindo-se travejamento de material combustvel, quando usadas somente para proteger o trnsito de pessoas e no sirvam, nem excepcionalmente, para abrigo de mercadorias ou quaisquer outros fins; e) dependncias anexas aos locais protegidos, coberturas com material incombustvel, permitindo-se travejamento combustvel, que sirvam de abrigo de bicicletas, motonetas, compressores, bombas dgua e semelhantes, desde que exista nas aberturas de comunicao com locais protegidos um chuveiro corta-fogo para cada metro linear de abertura; f) interiores de silos de cereais; g) pores e stos cuja altura no atinja em nenhum ponto a mais de dois metros, com piso de material incombustvel, permitindo-se travejamento de material combustvel no telhado, permanentemente desocupados e que no sejam usados, nem excepcionalmente para armazenagem ou guarda de material; h) vos com menos de 0,5m de altura, subdivididos em compartimentos de reas mximas de 10 m2 desde que na subdiviso seja utilizado material incombustvel. 2.3 Locais que no podero ser protegidos No ser admitida a instalao de Chuveiros Contra Incndio em locais onde existam produtos ou processos cujo contato com gua possa colocar em perigo a vida humana ou contribuir para maior extenso dos danos materiais, tais como: depsitos de carburetos de clcio, fornos de alta temperatura, tanques de sais minerais fundidos, fornos de fundio e, em geral, locais onde a gua, porventura aplicada, possa evaporar-se explosivamente ou reagir com violncia ao material existente no local.
* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

2.4 Regulamentao supletiva As instalaes de Chuveiros Contra Incndio obedecero, naquilo que no contrariarem a este Regulamento, s normas do Fire Office Committee (Foreign) (FOC) ou da Nacional Fire Protection Association (NFPA), ou as que vierem a ser estabelecidas pela Comisso Especial de Instalao de Chuveiros Automticos (CEICA) da FENASEG. 2.5 Projetos de Instalaes 2.5.1 Os projetos de instalao de Chuveiros Contra Incndio sero elaborados por firmas devidamente autorizadas pelos fabricantes e devero ser apresentados aos rgos de classe das seguradoras, para aprovao,antes de iniciada a execuo. 2.5.2 As firmas responsveis pela execuo dos projetos, apresentaro aos rgos de classe das Seguradoras: a) declarao expressa de que a instalao foi montada de acordo com o projeto aprovado na forma do item 6.1, com especificao das modificaes porventura introduzidas; b) especificao das provas de funcionamento realizadas e data de entrega da instalao ao interessado. 3 Instalaes de Sistemas Automticos de Deteco e Alarme de Princpio de Incndio Sistema de deteco e alarme de princpio de incndio um conjunto de aparelhos ativados por qualquer processo fsico, qumico, ou fsico-qumico, independentemente de ao humana, capaz de anunciar e localizar um princpio de incndio pela deteco de fenmenos conhecidos tais como: elevao de temperatura, ocorrncia de luz, fumaa, gases de combusto ou quaisquer outros elementos denunciadores da ecloso de fogo e ainda transmitir o fato imediata e automaticamente, a local pr-determinado, onde ser dado alarme e indicado o local afetado. 3.1 Composio Compem o sistema os seguintes elementos: a) detectores de ponto ou contnuos; b) estao central com quadro indicador dos locais protegidos; c) rede de conexes interligando os grupos de detectores e ligando estes estao central; d) sistema de alarme, tanto de incndio quanto de defeito na instalao (sistema supervisionado); e) fontes de energia eltrica permanentes e exclusivas, funcionando mesmo na eventualidade de falta de fornecimento externo; f) equipamento incorporado ao sistema para efetuar testes de instalao

* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

g) alarme sonoro caracterstico, de intensidade suficiente para pedir socorro externo ou, onde possvel, equipamento de transmisso de alarme para o corpo de bombeiros local. 3.2 Operao Todo o sistema, inclusive alarmes, dever entrar em funcionamento dentro de 60 segundos a contar do momento em que forem produzidas no ponto mais desfavorvel do local protegido, as condies especificadas para a deteco, segundo a caracterstica de cada aparelho. Em qualquer hiptese, o sistema dever ainda apresentar: a) operao em circuito fechado, seja eltrico ou pneumtico; b) fontes de energia, dos alarmes, independentes; c) dispositivos de acionamento manual; d) independncia dos circuitos ou redes de deteco e os de alarme, de modo que, uma vez ativado o sistema com a indicao do local afetado, continuem funcionando, mesmo no caso de cessao da causa determinante do seu funcionamento; e) indicador, com alarme acstico e tico, na falta ou insuficincia de energia eltrica para o sistema. 3.3 Instalao do Sistema 3.3.1 A instalao do sistema obedecer s seguintes exigncias: a) a existncia de detectores em todos os compartimentos do risco isolado e pavimento protegido, inclusive nos forros falsos, marquises, plataformas, poos de elevadores, patamares e corredores;

b) tratando-se de detectores de ponto, exigir-se- a instalao de duas unidades detectoras em cada compartimento com rea superior a 50% da rea mxima dominada pelo detector;

c) os circuitos de deteco sero independentes e separados por risco isolado e por pavimento. 3.3.2 Cada risco isolado e pavimento ter no mnimo um dispositivo de acionamento manual colocado prximo ao ponto de acesso ao mesmo. 3.3.3 A estao central e o quadro indicador sero instalados em local sob vigilncia permanente. 3.3.4 Os detectores sero dispostos pelos locais protegidos e instalados de acordo com as caractersticas de cada um, estabelecidas por testes efetuados por organizaes tcnicas de reconhecida idoneidade. 3.4 Aceitao dos Sistemas
* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

3.4.1 Somente sero aceitos detectores cujos fabricantes ou firmas instaladoras tenham encaminhado aos rgos de classe dos seguradores os detalhes tcnicos e os laudos e testes efetuados pelas organizaes mencionadas no item 3.3.4 acima. 3.4.2 Os testes acima referidos sero feitos no sentido de estabelecer: a) rea mxima especfica dominada pelo tipo de detector; b) condies mnimas para funcionamento;

c) relao entre tempo e temperatura em casos de detectores termovelocimtricos; d) tempo decorrido entre o momento de atingir no ambiente as condies mnimas de funcionamento e o efetivo acionamento. 3.4.3 Alm da documentao referida no subitem 3.4.1 acima, devero os fabricantes e firmas instaladoras encaminhar completa descrio dos sistemas e detalhes dos respectivos mtodos de funcionamento. 4 Outros Equipamentos Contra Incndio 4.1 Os riscos que dispuserem de quaisquer outros equipamentos, fixos ou mveis, contra incndio, no previstos no presente regulamento, podero ser objeto de estudos pelos rgos competentes, que decidiro sobre o desconto cabvel, em cada caso concreto. 4.2 No sero objeto de apreciao, com fundamento no presente captulo, as instalaes de extintores, de mangueiras semi-rgidas, de hidrantes, de Chuveiros Contra Incndio e deteco e alarme que apresentarem deficincias em relao s exigncias deste Regulamento. 5 Descontos Mximos Os riscos, cujas instalaes de deteco e combate a incndio, satisfizerem s exigncias do presente Regulamento, gozaro dos descontos a seguir determinados, aplicveis as taxas bsicas da TSIB. 5.1 No sero concedidos descontos sobre prmios correspondentes a Riscos Acessrios e Coberturas Especiais, previstos no artigo 4 da TSIB. 5.2 Os descontos a que se referem os subitens 5.3.2, 5.3.3, 5.3.4 e 5.3.5 somente sero concedidos a risco que dispuserem de sistema de proteo por extintores instalados de acordo com este Regulamento. 5.3 Os descontos mximos atribuveis so os seguintes: 5.3.1 para sistema de proteo por extintores, 5% (cinco por cento); 5.3.2 para sistema de proteo por mangueiras semi-rgidas, 10% (dez por cento); 5.3.3 para sistema de proteo por hidrantes os descontos sero os constantes das tabelas a seguir:
* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

a) sistema de hidrantes internos ou externos, de abastecimento por gravidade:

Classe de Proteo conforme o subitem 1.5.4.1 CLASSE A CLASSE B CLASSE C

Classe de Riscos, conforme subitem 1.1 Classe A Classe B Classe C 20% 15% 10% 20% 20% 15% 20% 20% 20%

b) sistema de hidrantes internos ou externos, de abastecimento por bombas fixas de acionamento automtico para o suprimento, no momento do combate ao incndio: Classe de Proteo conforme o subitem 1.5.4.1 CLASSE A CLASSE B CLASSE C Classe de Riscos, conforme subitem 1.1 Classe A Classe B Classe C 15% 10% 5% 15% 15% 10% 15% 15% 15%

5.3.3.1 Para os riscos protegidos por sistemas de hidrantes internos e externos, simultaneamente, o desconto cabvel ser obtido, de conformidade com as tabelas acima, para o sistema interno ou externo de classe de proteo mais elevada, acrescido de 5%. 5.3.4 para sistemas de deteco e alarme, 10% (dez por cento). 5.3.5 para instalaes de chuveiros contra incndio: - 60% (sessenta por cento) com duas fontes de abastecimento de gua e acionamento automtico; - 40% (quarenta por cento) com uma fonte de abastecimento e acionamento automtico; - 30% (trinta por cento) com duas fontes de abastecimento manual; - 20% (vinte por cento) com uma fonte de abastecimento e acionamento manual; 5.3.6 Os riscos que dispuserem de mais de um tipo de proteo contra incndio gozaro de descontos correspondentes a cada tipo de proteo, limitado, porm, o desconto mximo final a : a) pela conjuno de aparelhos sob comando e instalao de sistema de deteco e alarme , 40% (quarenta por cento). b) Pela conjuno de aparelhos sob comando, instalaes de sistema de deteco e alarme e chuveiros contra incndio 70% (setenta por cento).

5.3.7 Os dispositivos de deteco e alarme componentes das instalaes automticas e chuveiros contra incndio no sero considerados, para efeito de desconto a que se refere o subitem 5.3.4.
* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

5.4 A concesso dos descontos a que se refere este captulo depender de aprovao dos seguintes rgos: 5.4.1 Para sistemas de proteo por extintores, mangueiras semi-rgidas e hidrantes: a) Sindicato de Classe ou Comit Local das Seguradoras, em cuja jurisdio estiver localizado o risco protegido ou, no caso do pedido de concesso de desconto abranger riscos situados em mais de uma localidade, o rgo de Classe da localidade onde a aplice for emitida. b) No havendo rgos de Classe das Seguradoras, com jurisdio no local do risco, nem da emisso da aplice, o pedido de concesso de desconto dever ser encaminhado Federao Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalizao (FENASEG). 5.4.2 Para Sistema de deteco e alarme e instalao de Chuveiros contra Incndio: Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), ouvidos o Sindicato de Classe ou Comit Local, dos Seguradores, nas jurisdies onde se situam os riscos protegidos, e a Federao Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalizao (FENASEG). 6 Disposies Gerais 6.1 Os pedidos de concesso dos descontos a que se refere este Regulamento devero ser encaminhados pela Seguradora Lder do seguro ao Sindicato de Classe ou Comit Local dos Seguradores em cuja jurisdio esteja localizado o risco protegido ou em que seja emitida a aplice, no caso desta cobrir riscos em mais de um Estado da Federao, devendo os pedidos ser acompanhados dos seguintes documentos: a) planta do risco ou dos riscos,confeccionada de acordo com as convenes padronizadas pelo IRB, com a indicao detalhada, dos meios de deteco e combate a incndio existentes; b) laudo da inspeo procedida no risco ou riscos, pela Seguradora Lder; c) descrio pormenorizada da aparelhagem de deteco e combate a incndio, sendo que as instalaes de chuveiros contra incndio e de deteco e alarme devero apresentar a documentao exigida nos subitens 2.5.2 e 3.4.1 deste Regulamento; d) cpia da aplice ou aplices em vigor; e) Q.T.I. devidamente preenchido e assinado, conforme modelo anexo. 6.1.1 Em caso do pedido se referir a instalaes de chuveiros contra incndio e de sistemas de deteco e alarme, os documentos enumerados no subitem anterior devero ser apresentados em 3 (trs) vias, uma das quais ser encaminhada ao IRB pela FENASEG, juntamente com o seu parecer sobre o pedido.

* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

6.2 Os rgos de Classe e o IRB tero, cada um, o prazo mximo de 2 (dois) meses para pronunciarem sobre o pedido, findo o qual a requerente poder dirigir-se ao rgo imediatamente superior, considerando-se ultrapassada a competncia do rgo que no se houver pronunciado. 6.3 Os descontos concedidos vigoraro pelo prazo de at 5 (cinco) anos fixado pelo rgo de Classe competente, que tambm determinar a data de incio da concesso, aplicada obrigatoriamente a clusula n 308, a seguir: CLUSULA 308 Instalao e Aparelhamento de Preveno e Combate a Incndio Fica entendido e concordado que os descontos pela instalao de sistemas de combate e/ou deteco contra incndio, aprovados pelos rgos competentes para os locais relacionados, em quadro anexo, estaro sujeitos reviso imediata, se houver modificao no risco ou for verificada a existncia de fatores de agravao no apresentados na instruo dos processos respectivos. Fica tambm entendido e concordado que as instalaes e aparelhamento de preveno e combate a incndio devero ser conservados em perfeitas condies de funcionamento, obrigando-se ainda o Segurado a realizar inspees peridicas, observadas as seguintes normas: 1 No caso de extintores, hidrantes e mangueiras semi-rgidas: Apresentar, mensalmente, Seguradora o relatrio semanal, fornecido pelo chefe do grupo de combata a incndio, sobre as condies de funcionamento e eficincia do equipamento. 2 No caso de chuveiros automticos (sprinklers) 2.1 Apresentar Seguradora laudos trimestrais de inspeo fornecidos por firmas especializadas e credenciadas, sobre a eficincia da respectiva instalao. 2.2 Manter as mercadorias depositadas pelo menos em plano de 100cm abaixo das cabeas dos chuveiros automticos. A inobservncia das obrigaes prevista nesta Clusula implicar, em caso de sinistro, na reduo da indenizao a que o Segurado teria direito, na hiptese de haver cumprido o disposto acima, na mesma proporo do prmio pago para o que seria devido se no tivesse concedido o respectivo desconto. Quadro de Descontos (Sistemas de Combate e/ou Deteco) Desconto Perodo de Vigncia rgo Concedente Locais % de a Sigla Ofcio n / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /

Equipamento

6.4 Sob pena de a concesso de descontos ficar automaticamente cancelada, a correspondente renovao ou reviso dever ser solicitada pelo interessado, conforme o caso: a) Renovao seis meses antes do vencimento de seu prazo de vigncia; b) Reviso - na data da modificao das instalaes e/ou do risco.
* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

6.5 Nos pedidos de renovao ou reviso, devem ser observados os mesmos requisitos do pedido inicial, dispensando-se os documentos que no tiverem sofrido alterao. 7 DISPOSIES TRANSITRIAS 7.1 Fica estabelecido que os sistemas de proteo representados por instalaes de deteco e alarme, de hidrantes, de extintores e de chuveiros automticos (Sprinklers), aprovados de acordo com as normas anteriormente vigentes, que se vencerem durante os primeiros 24 (vinte e quatro) meses a contar da data de vigncia desta circular, continuaro vlidos para fins de descontos, limitados, porm, aos percentuais definidos no presente Regulamento. 7.2 A SUSEP divulgar, oportunamente, os modelos de Q.T.I. e de Relatrio Mensal de Inspeo de Aparelhos contra Incndio.

* Este texto no substitui o publicado no DOU de 17.03.78.

Anda mungkin juga menyukai