Anda di halaman 1dari 12

CAPTULO 3 _____________________________________________________________ PROCURA, OFERTA E PREOS

Introduo

As leis da procura e oferta so fundamentais para o entendimento correcto do funcionamento do sistema de mercado. O conhecimento destas leis requer que, em primeiro lugar, se compreenda o que determina a procura e a oferta de produtos especficos. Posto isto, veremos de que forma a procura e a oferta em conjunto determinam os preos e as quantidades que so compradas e vendidas dos bens. Finalmente, examinaremos o modo como o sistema de preos permite que a economia possa responder s muitas mudanas que sobre ela so impostas. Neste captulo introduzem-se os elementos bsicos da procura, da oferta e dos preos.

3.1

Procura

O que determina a procura de um dado produto? A razo substantiva desta questo reside na ideia de querermos compreender os motivos pelos quais os consumidores compram uma determinada quantidade de cada um dos produtos. Vamos por isso, de forma intuitiva, introduzir a teoria neoclssica que explica o consumo de um qualquer produto tpico.

3..1.1 Significado da Quantidade Procurada

A quantidade procurada de um produto a quantidade total desse produto que os consumidores de uma economia desejam comprar num dado perodo de tempo. Admitimos aqui o consumo total de um bem. Mais adiante, no captulo correspondente teoria do consumidor, discutiremos em detalhe o comportamento dos consumidores individuais, ou seja, examinaremos as procuras individuais. Voltando ao conceito da quantidade procurada, trs aspectos devem ser realados. Primeiro, a quantidade procurada uma quantidade desejada. a quantidade que os consumidores desejam comprar quando confrontados com um determinado preo do produto, os preos de outros produtos, os seus rendimentos, as suas preferncias e todos os outros factores de influncia. Observe-se que a quantidade desejada no o mesmo que a quantidade realmente (ou efectivamente) comprada. Segundo, a quantidade desejada no uma quantidade ilusria, simplesmente uma quantidade que as pessoas se dispem a comprar, dado o preo que tm de pagar. Terceiro, a quantidade procurada constitui um fluxo contnuo de compras. Deve por isso ser expressa quantitativamente por perodo de tempo. Por exemplo, 1 milho de unidades por dia, 7 milhes por semana, ou 365 milhes por ano. Ao conceito de varivel fluxo contrape-se o conceito de varivel stock que se mede num ponto bem determinado de tempo. Um exemplo deste ltimo caso a quantidade de um produto armazenado num dado dia. A quantidade de um produto, que os consumidores desejam comprar num perodo de tempo, depende das seguintes variveis: (1) preo do produto em causa; (2) rendimento mdio das famlias; (3) preos dos produtos relacionados; (4) preferncias dos consumidores; (5) distribuio do rendimento da economia; (6) populao da sociedade; e (7) expectativas quanto ao futuro. extremamente difcil determinar a influncia separada de cada uma destas variveis sobre a quantidade procurada quando se consideram as variaes simultneas de todas elas. O processo correcto de anlise destas influncias separadas consiste em manter

constantes todas as variveis excepo da varivel cujo efeito se pretende estudar. Uma vez feito o estudo do efeito separado de cada uma das variveis, ento possvel analisar o efeito combinado de todas as variveis. Em termos matemticos, o efeito separado estudado atravs da derivada parcial da varivel dependente em relao varivel escolhida; e o efeito total pelo diferencial total da varivel dependente. Na terminologia cientfica, a frase manter todas as outras variveis constantes referida por sendo outras coisas iguais ou outras coisas dadas ou ainda a frase ceteris paribus do latim. Exemplificando, a influncia do preo do trigo sobre a quantidade procurada de trigo, ceteris paribus, significa medir o efeito da variao do preo do trigo sobre a quantidade procurada deste produto, mantendo todas as outras variveis de influncia constantes.

3.1.2

Quantidade Procurada e Preo

A teoria sobre o modo como os preos dos produtos so determinados requer o estudo da relao funcional entre as quantidades procuradas de cada produto e os seus preos. Quer isto dizer que as outras influncias so mantidas constantes. A proposio econmica bsica sobre esta relao funcional afirma que o preo e a quantidade procurada de um produto esto negativamente relacionadas, ceteris paribus. Ou seja, quanto maior o preo, menor a quantidade procurada; e quanto menor o preo, maior a quantidade procurada. O grande economista britnico Alfred Marshall (1842-1924) designou esta relao fundamental por lei da procura. Veremos, no Captulo 6, de que modo esta relao deduzida a partir de hipteses bsicas sobre o comportamento do consumidor. Contudo, mesmo nesta fase de estudo, legtimo que se pergunte sobre os motivos essenciais dessa relao. Fazendo apelo intuio, possvel que se chegue resposta. Considere um qualquer produto e admita que o seu preo varia, mantendo-se todas as outras influncias constantes. Quando o preo aumenta, o produto torna-se mais caro para satisfazer as vontades humanas. Em consequncia, alguns consumidores deixaro de

comprar o produto; outros diminuiro a quantidade do produto que desejam comprar; haver no entanto um grupo mais restrito de consumidores que continuar a desejar comprar a mesma quantidade. Em resumo, porque muitos consumidores procuraro transferir, parcial ou totalmente, o consumo para outros produtos similares, menos ser comprado do produto cujo preo aumentou. Raciocnio anlogo se aplica quando o preo do produto baixa.

3.1.3

Lista de Procura e Curva de Procura

A lista de procura uma forma de ilustrar a relao entre a quantidade procurada e o preo de um produto, sendo outras coisas iguais. um quadro numrico que mostra a quantidade procurada para cada nvel de preo. Sugere-se que se veja o Quadro 3.2 em [Lipsey e Chrystal (2004) 43]. Uma forma alternativa de ilustrar a relao entre a quantidade procurada e o preo desenhar um grfico. A Figura 3.3 [Lipsey e Chrystal (2004) 43] um exemplo. O preo est representado no eixo vertical e a quantidade procurada do produto (ovos medidos em milhares de dzias por ms) est expressa no eixo horizontal. A curva suave de inclinao negativa designada curva de procura, que mostra a quantidade que os consumidores desejam comprar para cada nvel de preo. A inclinao negativa da curva indica que a quantidade procurada aumenta quando o preo baixa. Um ponto qualquer na curva um par ordenado que exprime uma combinao especfica de preo e quantidade procurada. A curva de procura, como um todo, mostra mais do que isto. Representa a relao entre a quantidade procurada e o preo, mantendo-se outras coisas iguais. Quando os economistas se referem procura num mercado especfico, referem-se no a uma quantidade especfica que procurada num dado perodo de tempo (ou seja, um ponto especfico na curva), mas curva no seu todo. Diferente a noo da quantidade procurada que geometricamente traduzida por um ponto na curva.

3.1.4

Deslocaes da Curva de Procura

A curva de procura desenhada assumindo-se que, excepo do preo do produto, as outras variveis explicativas da procura se mantm constantes. O que sucede se estas variveis se alterarem? Por exemplo, admitamos um aumento nos rendimentos das famlias, permanecendo o preo do produto constante. Se as famlias aumentarem as compras do produto, a nova quantidade procurada no pode ser representada por um ponto na curva de procura original. A nova quantidade representada numa nova curva de procura situada direita da curva original, como se mostra na Figura 3.4 [Lipsey e Chrystal (2004) 44]. O processo da deslocao da curva de procura resulta de uma regra geral. A alterao em qualquer das variveis explicativas da procura, previamente mantidas constantes, implica a deslocao da curva de procura para uma nova posio. Consideremos apenas o caso das variaes nos preos dos produtos relacionados. Outros casos, tambm relevantes, so explicados no manual recomendado [Lipsey e Chrystal (2004) 43-46]. A inclinao negativa da curva de procura implica que quando o preo de um produto baixa, o produto torna-se menos dispendioso em relao aos produtos que proporcionam a mesma satisfao das necessidades e desejos. Estes produtos so chamados produtos substitutos. O mesmo efeito analisado emerge quando os preos destes substitutos aumentam. Em qualquer dos casos, a quantidade procurada do produto em causa aumenta. Mas, a variao nos preos dos substitutos de um produto implica a deslocao da curva de procura deste produto para uma nova posio. Se os preos dos substitutos aumentarem, a curva de procura do produto relacionado desloca-se para a direita. Contrariamente, se os preos dos substitutos baixarem, a curva de procura desloca-se para a esquerda. Situao distinta a dos produtos complementares que so produtos que tendem a ser usados conjuntamente. Por exemplo, automveis e gasolina so complementares. A baixa de preos num destes produtos ocasiona o aumento da quantidade comprada de ambos os produtos. Consequentemente, a diminuio do preo de um complementar de um produto implica a deslocao para a direita da curva de procura deste produto.

3.1.5 Variao na Procura e Variao na Quantidade Procurada

Vimos que a noo de procura est associada totalidade da curva de procura e que a noo de quantidade procurada est associada quantidade que procurada para um dado preo, ou seja, um ponto especfico na curva de procura. Por isso, o termo variao na procura descreve a variao da quantidade procurada para cada um dos nveis de preo, e o termo variao na quantidade procurada descreve o movimento de um ponto da curva de procura para um outro ponto que pode estar posicionado na curva de procura original ou numa nova curva de procura. Deste modo, a variao na quantidade procurada pode resultar de modo seguinte: (1) da deslocao da curva de procura com o preo constante; (2) do movimento ao longo da curva de procura em consequncia da variao no preo; e (3) da combinao destes dois efeitos.

3.2 Oferta

O que determina as quantidades de produtos que so produzidos e oferecidos para a venda? A discusso mais detalhada dos problemas da oferta ser feita mais adiante, na Parte 3, do programa da disciplina. Por agora importa apenas examinar a relao bsica entre o preo de um produto e a quantidade produzida e oferecida para a venda e, ainda, examinar os factores que promovem a alterao desta relao bsica.

3.2.1

Significado da Quantidade Oferecida

A quantidade de um produto que uma empresa deseja vender, num dado perodo de tempo, designada quantidade oferecida desse produto. A quantidade oferecida uma varivel fluxo, ou seja, uma dada quantidade por unidade de tempo. Observe-se tambm que a quantidade oferecida a quantidade que as empresas se dispem a oferecer para a

venda, ou seja, no corresponde necessariamente quantidade que de facto vendida. Esta ltima expressa por quantidade realmente (ou efectivamente) vendida. A quantidade de um produto que as empresas se dispem a produzir e oferecer para a venda influenciada pelas seguintes variveis: (1) preo do produto; (2) preos dos factores de produo (inputs); (3) tecnologia; e (4) nmero de empresas. Para o estudo da influncia separada de cada uma destas variveis sobre a produo e a oferta, fazemos uso da hiptese ceteris paribus, como explicmos anteriormente.

3.2.2

Quantidade Oferecida e Preo

Observa-se que existe uma relao funcional entre a quantidade oferecida e o preo de um produto. Para um grande nmero de produtos, a proposio econmica bsica sobre esta relao funcional afirma que o preo e a quantidade oferecida de um produto esto positivamente relacionadas, ceteris paribus. Ou seja, quanto maior o preo, maior a quantidade oferecida; e quanto menor o preo, menor a quantidade oferecida. Mais adiante, no captulo correspondente teoria do produtor, ofereceremos uma explicao mais detalhada e fundamentada desta questo. Nesta fase de estudo, fazemos apenas apelo intuio sobre a razo de ser dessa relao funcional. Facilmente se aceita que haja mais produo se com isto os lucros das empresas aumentarem. Quando o preo do produto aumenta e os preos dos factores de produo permanecem constantes, os lucros aumentam com o mesmo nvel de produo. Contudo, neste cenrio, os lucros crescem ainda mais se houver uma maior produo. Conclui-se assim que, quando o preo de um produto cresce, a quantidade oferecida deste produto cresce.

3.2.3

Lista de Oferta e Curva de Oferta

A relao funcional discutida pode ser ilustrada por uma lista de oferta que um quadro numrico que mostra a relao entre a quantidade oferecida e o preo de um produto,

mantendo-se outras coisas iguais. A Tabela 3.4 [Lipsey e Chrystal (2004) 47] uma lista de oferta de ovos. A curva de oferta de um produto a representao grfica da lista de oferta desse produto. A Figura 3.6 [Lipsey e Chrystal (2004) 47] um exemplo da curva de oferta. Cada um dos pontos na curva de oferta representa uma combinao especfica de preo e quantidade. A curva no seu todo mostra mais do que isto. A curva de oferta exprime a relao entre a quantidade oferecida e o preo, permanecendo constantes outras variveis de influncia. A inclinao positiva da curva indica que a quantidade oferecida aumenta quando o preo aumenta. Note-se que o termo oferta reporta-se relao funcional total entre a quantidade oferecida e o preo de um produto, estando subjacente a ideia de que as outras variveis explicativas permanecem constantes. Um ponto especfico na curva de oferta exprime apenas a quantidade oferecida para um dado preo.

3.2.4

Deslocaes da Curva de Oferta

A deslocao da curva de oferta implica que, para cada nvel de preo, uma quantidade diferente da inicial oferecida. A deslocao direita significa uma maior quantidade oferecida e a deslocao esquerda uma menor quantidade oferecida, para cada um dos nveis de preo de um produto. A Figura 3.7 [Lipsey e Chrystal (2004) 48] constitui um exemplo de deslocao direita. A regra geral que explica a deslocao da curva de oferta a que se segue. A alterao em qualquer das variveis explicativas da oferta, excepo do preo do produto, causa a deslocao da curva para uma nova posio. Enumermos acima as variveis que motivam isto: preos dos factores de produo, tecnologia e nmero de empresas. Consideremos aqui apenas o caso do nmero de empresas. Admitindo um dado conjunto de preos e tecnologia, a quantidade oferecida de um produto depende do nmero de empresas que produzem e vendem esse produto. Se o nmero de empresas que fabricam este produto aumentar, ento a oferta de produo no mercado aumentar e, em

consequncia, a curva de oferta do produto deslocar-se- para a direita. Contrariamente, a reduo do nmero de empresas deslocar a curva para a esquerda.

3.2.5

Variao na Oferta e Variao na Quantidade Oferecida

relevante a distino entre o movimento ao longo de uma curva de oferta e a deslocao dessa curva para uma nova posio. O termo variao na oferta descreve a deslocao da curva de oferta, ou seja, a variao na quantidade oferecida para cada um dos nveis de preo. O termo variao na quantidade oferecida descreve o movimento de um ponto da curva de oferta para um outro ponto, situado na mesma curva ou numa nova curva de oferta. Deste modo, a variao na quantidade oferecida pode resultar: (1) da variao na oferta, com o preo mantido constante; (2) do movimento ao longo de uma dada curva de oferta motivado pela variao no preo; e (3) da combinao destes dois efeitos.

3.3 Determinao do Preo

Examinmos at agora a procura e a oferta de modo separado. Mas a interaco entre estas duas foras de mercado central para se compreender a forma de determinao do preo de mercado de um produto. A Figura 3.9 [Lipsey e Chrystal (2004) 49] mostra as curvas de procura e de oferta conjuntamente. As quantidades procuradas e oferecidas de ovos, para cada nvel de preo, podem agora ser comparadas. Observe-se que, na figura, existe apenas um preo que permite igualar a procura e a oferta. Quando o preo igual a 1,5 unidades monetrias1, as quantidades procurada e oferecida so iguais a 77,5 milhares de dzias de ovos por ms. O ponto E exprime esta situao. O preo abaixo de 1,5 unidades monetrias implica um excesso de procura, porque a quantidade procurada maior que a quantidade oferecida. O preo acima de 1,5

unidades monetrias implica um excesso de oferta, porque a quantidade oferecida maior que a quantidade procurada. Em todos os casos de excesso de oferta, as empresas procuraro baixar o preo do produto para se livrarem dos excedentes de produo existentes. Similarmente, os compradores, ao observarem a existncia desses excedentes, oferecero tambm preos mais baixos na compra do produto. Ou seja, o excesso de oferta conduz diminuio do preo do produto. Em todos os casos de excesso de procura, haver potenciais compradores que no podero realizar a compra de quantidades do produto que desejam. Gerando-se uma situao de rivalidade de consumo entre os compradores insatisfeitos, estes procuraro oferecer preos mais altos de compra. Apercebendo-se disto, os vendedores procuraro colher mais ganhos com a subida do preo do produto. Ou seja, o excesso de procura conduz ao aumento do preo do produto. Admitamos agora de novo o preo de 1,5 unidades monetrias. Neste caso, a quantidade de venda desejada pelas empresas igual quantidade de compra desejada pelos compradores. No havendo, nem excesso de procura, nem excesso de oferta, no haver qualquer presso sobre o preo do produto no sentido de aumento ou de diminuio. uma situao de equilbrio de mercado. O equilbrio implica uma situao de repouso entre foras opostas. O preo de equilbrio o preo para o qual o preo de mercado efectivo tende. Uma vez estabelecido e no havendo quaisquer choques exgenos, o preo de equilbrio persistir no mercado. Significa isto que poder mudar de posio com as deslocaes das curvas de procura e de oferta (estas deslocaes so provocadas pelos choques exgenos). A igualdade da quantidade procurada e da quantidade oferecida constitui uma condio de equilbrio de mercado. Mais rigorosamente ento, o preo de equilbrio o preo que requer a verificao desta condio.

Na figura as unidades monetrias esto representadas em libras. A converso em outras unidades de moeda um mero exerccio matemtico.

10

O preo que no iguala a quantidade procurada e a quantidade oferecida designado preo de desequilbrio. O excesso de procura ou o excesso de oferta colocam o mercado em estado de desequilbrio, no qual o preo de mercado estar em processo de mudana.

3.4 Leis da Procura e Oferta

Variaes em qualquer das variveis, excepo do preo do produto, que influenciam a quantidade procurada ou oferecida causam a deslocao da curva de procura ou da curva de oferta ou de ambas, dependendo cada caso de deslocao das variveis que mudam. So possveis quatro cenrios: (1) o aumento da procura implica a deslocao para a direita da curva de procura; (2) a diminuio da procura implica a deslocao para a esquerda desta curva; (3) o aumento da oferta implica a deslocao para a direita da curva de oferta; e (4) a diminuio da oferta implica a deslocao para a esquerda desta ltima curva. O efeito de cada uma das deslocaes pode ser estudado pelo mtodo de esttica comparada. Ou seja, compara-se o equilbrio inicial com o equilbrio final que resulta da mudana da varivel exgena. O termo esttica indica que se deixa de lado a anlise da trajectria temporal do preo de equilbrio de uma posio inicial para uma nova. O estudo desta trajectria descrito pela anlise dinmica. Cada uma das quatro deslocaes possveis causa alteraes que so descritas por uma das quatro leis da procura e oferta. Cada uma destas leis resume o que acontece quando uma posio inicial de equilbrio perturbada pela deslocao da curva de procura ou da curva de oferta. necessrio notar que, do ponto de vista da cincia econmica, o termo lei utilizado para significar que uma dada teoria confirmada por um nmero substantivo de testes empricos, no havendo certezas absolutas que as suas previses estejam sempre asseguradas. As quatro leis da procura e oferta, ilustradas na Figura 3.10 [Lipsey e Chrystal (2004) 52], podem ser sintetizadas de modo seguinte: (1) o aumento da procura causa o aumento do preo de equilbrio e da quantidade transaccionada de equilbrio; (2) a diminuio da

11

procura causa a diminuio do preo de equilbrio e da quantidade transaccionada de equilbrio; (3) o aumento da oferta causa a diminuio do preo de equilbrio e o aumento da quantidade transaccionada de equilbrio; e (4) a diminuio da oferta causa o aumento do preo de equilbrio e a diminuio da quantidade transaccionada de equilbrio. A explicao intuitiva de cada uma destas leis simples. Oferecemos a explicao para a primeira lei: o aumento da procura gera uma escassez no fornecimento do produto e, por isso, os compradores insatisfeitos dispem-se a oferecer um preo mais alto pelo produto; a subida do preo motiva o aumento da produo e, deste modo, no novo equilbrio de mercado, mais quantidades so transaccionadas com o preo mais alto. As explicaes para os outros casos devem ser lidas no manual recomendado [Lipsey e Chrystal (2004) 51-52]. A teoria da determinao do preo de um produto, atravs da procura e da oferta, elegante na sua simplicidade. Contudo, poderosa e efectiva nas suas diversas aplicaes. Nos captulos subsequentes veremos isso.

3.5 Preos Absolutos e Preos Relativos

At agora no se definiu, de modo preciso, o preo de um produto. Assume uma grande importncia, na teoria microeconmica, a definio do preo. Nesta fase de anlise, importa apenas oferecer uma noo breve deste conceito, uma vez que a questo ser retomada nos captulos correspondentes s teorias do consumidor e do produtor. O preo de um produto a quantia de dinheiro que deve ser gasta para se adquirir uma unidade desse produto. Este valor designado preo absoluto ou preo monetrio. Mas contm mais interesse a noo de preo relativo. O preo relativo de um produto o quociente de dois preos absolutos. Mais precisamente, o preo relativo de um produto exprime o preo deste produto em termos de unidades fsicas de um outro produto. Por exemplo, o preo relativo de um computador igual a 10 mquinas de clculo matemtico. O que relevante na anlise da procura e da oferta o preo de um produto relativamente aos preos de outros produtos, ou seja, o que relevante o preo relativo.

12

Anda mungkin juga menyukai