Anda di halaman 1dari 47

CENTRO NACIONAL EUROPASS

Realize de seguida o seu diagnstico e saiba qual o seu estilo de Comunicao e Trabalho em Equipa:

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

impossvel no comunicar! At no silncio comunicamos. Ateno por isso sua comunicao no-verbal!

Os gestos, a expresso facial, o contacto visual, o modo de vestir, o tom de voz e a distncia fsica pesam 90% na impresso que se d aos outros. Pensar na resposta em vez de ouvir o outro e reagir emocionalmente a certas palavras e ideias, so duas das principais barreiras a uma comunicao eficaz.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Num contexto de grupo lidamos com variadssimas pessoas. necessrio que nos oiam, mas igualmente importante sabermos ouvir. Saber comunicar em grupo permite usufruir das verdadeiras vantagens de se trabalhar em grupo criatividade;

responsabilizao individual;
rapidez na concretizao, logo maior produtividade;

NOVAS abordagens e solues para velhos problemas;

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Que estratgias que utiliza para que a/o oiam?


Procura antecipar potenciais causas de confuso? Comunica de forma diferente num contexto de grupo?

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

O questionrio que se segue ir ajud-lo/a a identificar a forma como se comporta em contextos de grupo, mais exatamente, se tem uma atitude mais passiva, agressiva ou assertiva.

Instrues
O questionrio composto por vrias frases. Em cada frase dever utilizar a seguinte escala de resposta:
Nunca Raramente Algumas Vezes Muitas Vezes Sempre

Exemplo: Para a frase Prefiro trabalhar individualmente., se a sua resposta Nunca, ou seja, em nenhuma situao prefere trabalhar individualmente, deve colocar frente da frase o nmero 1. Se a sua resposta Muitas Vezes deve colocar o nmero 4. Imprimir questionrio.
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

R 2 2 2 2 2 2 2

AV 3 3 3 3 3 3 3

MV 4 4 4 4 4 4 4

S 5 5 5 5 5 5 5

1. Quando sou elogiado/a, reajo com modstia mesmo se sinto que o meu trabalho foi
realmente bem feito. 2. Se algum rude para mim, respondo com dureza. 3. Sou capaz de dizer ao meu superior, de modo franco e educado, que no concordo. 4. Acho difcil falar francamente para um grupo de estranhos. 5. No deixo de usar o meu sarcasmo se isso me ajudar a defender o meu ponto de vista.

1 1 1 1 1 1 1

6. Peo naturalmente um aumento de salrio quando acho que o mereo.


7. Se me interrompem quando estou a falar, sofro em silncio. 8. Se criticam o meu trabalho arranjo maneira de responder na mesma moeda. 9. Consigo expressar orgulho com as minhas obrigaes sem ser gabarola.

1
1

2
2

3
3

4
4

5
5

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

N 10. As pessoas aproveitam-se de mim. 11. Digo s pessoas o que elas querem ouvir, se isso me permitir fazer aquilo que eu quiser. 12. No me custa pedir ajuda s outras pessoas. 13. Empresto coisas aos outros mesmo quando no me apetece faz-lo. 14. Consigo fazer prevalecer os meus argumentos dominando a discusso. 15. Consigo expressar o que realmente sinto a uma pessoa que aprecio. 16. Quando me sinto zangado/a com algum, guardo-o dentro de mim em vez de o mostrar. 17. Quando critico o trabalho dos outros, eles ficam furiosos. 18. Tenho confiana na minha capacidade de lutar por aquilo que mereo. 1 1 1 1 1 1 1 1 1

R 2 2 2 2 2 2 2 2 2

AV 3 3 3 3 3 3 3 3 3

MV 4 4 4 4 4 4 4 4 4

S 5 5 5 5 5 5 5 5 5

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Se j pontuou todas as frases, chega a altura de somar as suas pontuaes em cada quadro para perceber com que estilo se identifica mais. O estilo de relacionamento em que tiver maior pontuao ser aquele que tende a utilizar mais.
PASSIVIDADE Afirmao n. 1 4 7 10 13 16 Soma Soma Pontuao AGRESSIVIDADE Afirmao n. 2 5 8 11 14 17 Soma Pontuao ASSERTIVIDADE Afirmao n. 3 6 9 12 15 18 Pontuao

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Na informao que se segue ter oportunidade de conhecer que comportamentos esto associados a cada estilo de relacionamento.
Agressividade Neste estilo de relacionamento verifica-se uma violao dos direitos dos outros, tal como um desejo de dominar o outro. Opta-se por decises unilaterais, ou seja, no se tem em conta o interesse dos outros. Uma pessoa que tende a utilizar este estilo pensa: Eu sou capaz de ganhar a qualquer um. Por todas estas atitudes e comportamentos no se consegue criar um ambiente de partilha e cooperao, bem pelo contrrio, cria-se hostilidade e desnimo por parte daqueles que sentem que no so ouvidos nem teis para a realizao da tarefa. Passividade Neste estilo torna-se difcil tomar iniciativa, realizar o que se pretende e satisfazer os seus objetivos pessoais, atribuindo-se o sucesso a ter-se sorte. Nestas pessoas reconhece-se um contacto visual evasivo, gestos nervosos e uma linguagem hesitante com bastantes pausas. Este conjunto de comportamentos evidencia ansiedade, reduzindo o impacto da mensagem que est a ser transmitida verbalmente, no gerando por isso, confiana nos que o/a rodeiam. Por se evitar conflitos ao mximo, acaba-se por deixar agravar problemas.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Assertividade

O estilo assertivo permite ao indivduo agir no seu interesse, defender-se sem ansiedade excessiva, expressar os seus sentimentos de forma honesta e adequada e fazer valer os seus direitos sem negar os dos outros indivduos. Uma pessoa assertiva capaz de exprimir o mais diretamente possvel o que pensa, o que quer, o que deseja, escolhendo um conjunto de comportamentos e atitudes adequadas para o local e o momento. A assertividade implica por isso dois tipos de respeito: o respeito por si prprio e o respeito pelos outros. Estas pessoas conseguem gerar no seio de um grupo um ambiente de confiana, partilha e cooperao. Os problemas que surgem so analisados abertamente e as solues so ponderadas por todos. Existe por isso espao e tempo para todos.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

impossvel no falar de comunicao, sobretudo quando estamos a trabalhar competncias de empregabilidade! Porqu? Damos-lhe duas razes: 1 - impossvel no comunicar! 2 - Se est numa equipa e depende de algum para alcanar objetivos, necessrio transmitir a mensagem de forma eficaz! A presente formao pretende ento aprofundar os seus conhecimentos nesta rea e passar-lhe algumas tcnicas de forma a tornar-se num melhor comunicador!

Agora DESENVOLVA a sua competncia para Comunicar e Trabalhar em Equipa:


1. Processo de Comunicao 2. Barreiras na Comunicao 3. Estratgias 4. Comunicao No-Verbal 5. Comunicao e Trabalho em Equipa 6. Estilos de Relacionamentos Interpessoais

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Sabia que
Depois das necessidades fisiolgicas, que determinam a sobrevivncia fsica do ser humano, a comunicao a mais vital de todas as necessidades.

Formas de comunicao

Falar Escrever Escutar

Objetivo de todas as formas de Comunicao:

Transmitir uma mensagem aos recetores.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

O que ?
Emissor O significado atribudo pelo recetor aos Receo e elementos verbais e descodificao do Recetor no verbais do emissor. A pessoa que deseja comunicar com determinado recetor.

Codificao

O cdigo ou linguagem utilizada pelo recetor.

Meio utilizado para transmitir a mensagem. Ex: fax, telefone, carta, internet, etc.

Meio de Transmisso

Mensagem

O que resulta da codificao. O objetivo do emissor.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Desafio da Comunicao
Emissor

Rudos
Receo e descodificao do Recetor

Rudos
Codificao

Durante todo este processo existem vrios fatores que dificultam a transmisso da informao.

Rudos
Rudos
Meio de Transmisso Mensagem

Rudos na Comunicao
Quando a mensagem chega ao recetor, a ideia principal percebida parcialmente diferente da ideia inicial.

Rudos
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Desafio da Comunicao
Os resultados da comunicao:

Mais

80%
ainda muito difcil que a nossa mensagem possa gerar algum impacto na outra pessoa.

O que se O que se aplica aplica 20 20%!!


%

O que se aceita 40%


O que se percebe 60% O que se ouve 80%

O que se diz 100%

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Obstculos
Resolver tarefas ao mesmo tempo
Ouvir rudo emocional Criticar o interlocutor Compreender a velocidade de discurso por oposio velocidade do pensamento Sobrecarga de informao Ouvir rudos exteriores

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Concentrar-se numa ordem de trabalhos pessoal


Resolver tarefas ao mesmo tempo
No utilize o tempo em que deve ouvir para pensar na resposta que quer dar. Se o fizer, no conseguir prestar ateno ao que o interlocutor est a dizer. Por isso: uma coisa de cada vez!

Ouvir rudo emocional Reagimos emocionalmente a certas palavras, conceitos e ideias, e a outros sinais dos interlocutores, como a aparncia e os sinais no-verbais. Faa um esforo para calar as suas prprias reaes emocionais para que possa prestar a devida ateno.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Criticar o interlocutor
Criticar o interlocutor

No se deixe distrair por avaliaes crticas sobre o interlocutor. Concentre-se no que ele estiver a dizer na mensagem.
Compreender a velocidade de discurso por oposio velocidade do pensamento

A velocidade do discurso inferior velocidade com que pensamos. Pode precisar de se concentrar e usar algum tempo mental adicional para clarificar e organizar mentalmente o que o interlocutor est a dizer. Por outro lado, quando o ouvinte est a comunicar numa segunda lngua, pode ser importante que o interlocutor abrande a velocidade do discurso.
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Ter sobrecarga de informao


Sobrecarga de informao Demasiados estmulos ou demasiada informao podem fazer com que seja difcil prestar ateno ao discurso. Tente concentrar-se na informao relevante e nos pontos fundamentais que esto a ser transmitidos.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Ouvir rudos exteriores


Ouvir rudos exteriores
O rudo audvel pode ser extremamente desconcentrante. Mas pode minimizar estes rudos. Por exemplo: baixe o som da campainha do telefone e o som do e-mail no computador quando tiver uma reunio. Outros rudos podem, ainda assim, ser inevitveis e.g., barulho provocado por obras no edifcio ou no exterior, outras pessoas.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Ou seja

O processo de comunicao influenciado por vrias barreiras.

difcil fazer com que a mensagem chegue a 100% ao recetor.

Aprenda de seguida como comunicar de forma eficaz!


MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Estratgias para comunicar de forma eficaz


Pare; Olhe; Oua; Crie empatia; Faa perguntas.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Pare
Dirija toda a sua ateno para o interlocutor. Concentre-se na outra pessoa, nos seus pensamentos e sentimentos.

Concentre-se de forma consciente na tarefa. Uma coisa de cada vez!

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Olhe
Preste ateno s mensagens no-verbais.. Repare na linguagem corporal e nos sinais no-verbais que possam ajudar a compreender o discurso do seu interlocutor. Evite, contudo, distrair-se e perder a mensagem verbal.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Oua
Oia
Preste ateno e tente captar os pormenores e as ideias principais da mensagem. Procure uma compreenso global do que o interlocutor est a comunicar em vez de reagir a palavras ou termos individuais que ele utilize para se exprimir.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Crie empatia
Crie Empatia
Imagine como se sentiria na situao do interlocutor. Crie empatia para com os sentimentos do interlocutor, enquanto mantm um ncleo tranquilo dentro de si.

No precisa de aderir a todos os problemas ou questes do interlocutor, desde que reconhea o que ele est a sentir.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Faa perguntas
Faa Perguntas
Use as perguntas para clarificar a informao do emissor. Fazer perguntas demonstrar interesse pelo que est a ser dito.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Para alm da comunicao verbal, existe ainda a Comunicao No-Verbal.

Como que a comunicao no-verbal pode beneficiar ou prejudicar a eficcia de uma comunicao?

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Exemplos de Comunicao No-Verbal

A Linguagem Corporal (movimentos fsicos inconscientes)

Gestos Sons Mmica


Expresso Facial
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Pode reforar a comunicao ou ento prejudic-la.

utilizada como suporte e apoio comunicao verbal.

Impacto da Mensagem
7% Verbal 55% No Verbal 38% Vocal

A comunicao no verbal tem mais impacto do que a comunicao verbal!

O sorriso amarelo retira o impacto de qualquer elogio. O bater dos dedos desmente o estado tranquilo.
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Exemplos:

Distncia fsica entre as pessoas

Contacto Visual

Expresses Faciais

Postura

As aparncias iludem mas interessam! Julga-se que os cinco segundos iniciais de qualquer primeiro encontro so mais importantes do que os cinco minutos seguintes, por isso a preocupao com a comunicao no-verbal pode fazer uma grande diferena.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Postura

Postura Positiva O olhar franco e direto e o sorriso aberto mostram uma ateno amigvel. O corpo virado para a frente e postura aberta revelam confiana. A colocao das mos indicam determinao.

Incentiva a comunicao.
Postura Negativa Os ombros descados demonstram falta de confiana. Mexer no pescoo/orelhas indica dvida; O corpo de lado significa rejeio relativamente opinio de outra pessoa.

No incentiva a comunicao.
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Resumo
Existem vrias barreiras na comunicao.
Concentre-se no assunto e no na pessoa. Crie empatia em vez de permanecer desinteressado e use respostas de confirmao. A linguagem corporal difcil de interpretar e controlar. No entanto, compreender a linguagem corporal meio caminho andado para identificar as verdadeiras opinies dos outros. Seja coerente quanto aos sinais verbais e aos no-verbais.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

E comunicar em equipa?

Quais os desafios?

Quais as vantagens?

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

A comunicao em equipa traz outros desafios.

Num grupo de pessoas existem mais opinies para coordenar. Mas tambm se pode usufruir de experincias e conhecimentos diferentes.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Vantagens do Trabalho em Equipa


Rentabilizao dos talentos de cada um

Novas solues para problemas velhos

Maior Criatividade

Complementaridade de funes

Descentralizao do Poder que resulta em maior responsabilidade individual

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Desvantagens - Maior probabilidade de disperso e distrao; Apercebeu-se que todos estes problemas podem ser eliminados com uma comunicao eficaz na equipa?

- Dificuldade de aplicao de mtodos de trabalho;


- Confuso nas funes que cada um deve desempenhar, o que resulta em desgaste do grupo; - Falta de produtividade de alguns membros que resulta no desequilbrio da equipa.
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Aspectos essenciais para uma Comunicao Eficaz na equipa

Escutar ativamente; Dar e receber feedback; Perguntar e reformular.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Uma boa parte da informao de uma conversa no chega corretamente ou mal interpretada pelo ouvinte. Isso acontece por excesso de informao, falta de concentrao, stress ou por vrias outras razes.

A escuta ativa uma tcnica de comunicao que implica que, num dilogo, o ouvinte comece por interpretar e compreender a mensagem que recebe.

Fomenta o bom relacionamento pois facilita o bom entendimento entre diferentes partes e reduz os conflitos.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

O feedback essencial.

Dar Feedback

Receber Feedback

Incentiva o desenvolvimento e o pensamento inovador de uma equipa .

Incentiva o desenvolvimento e o pensamento inovador de uma equipa. D a oportunidade de aprender mais sobre si mesmo.

Dar feedback no s dizer a algum o que se pensa. Implica tambm ouvir, fazer perguntas e clarificar informao.
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Perguntar e Reformular permite:


Esclarecer informao Identificao dos verdadeiros objetivos e opinies das pessoas

Demonstrar interesse

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Agressividade
- Violao dos direitos dos outros, justificada pelo desejo de dominar o outro. - No se tem em conta o interesse dos outros. - Ausncia de um ambiente de partilha e cooperao. - Os elementos da equipa sentem que no tm qualquer utilidade para este grupo.
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Passividade
Falta de Iniciativa Evitamento de Conflitos Reduzida Confiana Passividade

Neste estilo, as pessoas apresentam gestos nervosos e uma linguagem hesitante com bastantes pausas. Este conjunto de comportamentos evidencia ansiedade, reduzindo o impacto da mensagem que est a ser transmitida verbalmente.

No gera confiana nos elementos da equipa.


MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Assertividade
Uma pessoa assertiva consegue: - Defender-se sem ansiedade excessiva.
- Fazer valer os seus direitos sem negar os dos outros indivduos. - Gerar no seio de um grupo um ambiente de confiana, partilha e cooperao. A assertividade implica por isso dois tipos de respeito o respeito por si prprio e o respeito pelos outros.
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Assertividade
Comportamentos tpicos de uma pessoa assertiva: - breve e direta;
Evita comparaes entre as pessoas; Escuta ativamente as opinies dos outros; No pensa que presuno concordar com os elogios; No caso de se considerar o elogio no merecido, agradece-se e exprime-se a nossa opinio.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Existem por isso estilos relacionais que favorecem uma comunicao mais ou menos eficaz.

Todos os estilos podem ser teis e eficazes consoante a situao.

O estilo assertivo gera um ambiente mais apelativo para uma comunicao eficaz.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Anda mungkin juga menyukai