Anda di halaman 1dari 12

Cincia e Tecnologia Dos Materiais Joinville SC, 18 de Junho de 2008 Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Mecnica

a Professor Dr. Cesar Edil da Costa Professor Dr. Julio Cesar G. Milan Acadmicos: Auzany Freitas Barbosa Jnior David Roza Jos Ronan Diego de Oliveira Sumrio Resumo 1.Introduo 2. O Ao 1020 3. O processo de Cementao 3.1 Cementao Slida 3.2 Cementao Lquida ou Banho de Sair 3.3 Cementao Gasosa 4. A Tmpera 5. O Revenido 5.1 Fragilizao por Revenido 6. Experimentao 6.1 Materiais 6.2 Mtodo Experimental 6.3 Anlise dos Resultados 6.3.1 Fotos da metalografia da amostra temperada 6.3.2 Fotos da metalografia da amostra temperada e revenida 7. Concluso 8. Bibliografia Resumo Este trabalho discorrer sobre as tcnicas e procedimentos para a cementao, tmpera e revenido de amostras de ao de baixo teor de carbono. Aplicaremos a teoria atravs de um ensaio experimental e analisaremos os resultados obtidos. 1. Introduo A escolha do material e dos tratamentos aos quais ele ser submetido crucial para o sucesso de um projeto. Uma vez determinado o material, fundamental termos certo nvel de controle sobre a sua microestrutura e, consequentemente, sobre as suas propriedades, para que os resultados estejam conforme o esperado. Algumas aplicaes exigem propriedades diferentes em regies estratgicas de uma mesma pea ou de um mesmo componente mecnico. Como exemplo, podemos citar uma engrenagem, cuja aplicao requisita elevadas dureza e resistncia ao desgaste nos dentes, onde h contato com outros elementos de mquinas, mas ductilidade e tenacidade no ncleo, para absorver choques eventuais. Uma das alternativas para se atingir esse conjunto de propriedades submetendo o material aos processos de cementao, tmpera e revenido que, se realizados sob condies adequadas, proporcionaro ao material essas caractersticas. Esse trabalho trata de um experimento feito com uma amostra de ao 1020, que passou pelo tratamento termoqumico de cementao e pelos tratamentos trmicos de tmpera e revenido.

A cementao tem finalidade de aumentar o teor de carbono na superfcie da amostra, conferindo-lhe resistncia ao desgaste, dureza e temperabilidade. Para maximizar a dureza da superfcie, realizada a tmpera, que transforma em martensita a microestrutura da periferia, mas no afeta o ncleo, devido ao seu baixo teor de carbono, mantendo a ductilidade e a tenacidade nessa regio. Por fim, o revenido feito visando tirar algumas tenses residuais da martensita e modificar a sua microestrutura, para que a superfcie tenha um mnimo de ductilidade. A seguir, os tratamentos sero explicados, o procedimento experimental ser apresentado e os resultados, analisados. Ao a definio para uma liga ferro-carbono cuja composio no excede 2%pC e que pode conter alguns elementos de liga. Dentre os metais, o material mais importante na engenharia, devido sua vasta rea de aplicao, que explora diferentes combinaes das suas propriedades mecnicas. Uma classificao existente para esse material, o divide em dois grupos: os aos comuns ao carbono, nos quais ferro e carbono so os principais elementos, e os aos liga, que contm quantidades apreciveis de outros elementos como nquel, cromo, silcio, mangans e outros. De acordo com a norma ABNT, a nomenclatura "ao 1020" indica que ele pertence ao grupo dos aos comuns ao carbono e que possui 0,20%pC, encaixando-se no subgrupo de aos de baixo carbono, os quais contm, no mximo, 0,25%pC. Esse material de boa maleabilidade, fcil de ser forjado, soldado e usinado. Geralmente usado em estruturas mecnicas, como chapas de automveis, em peas rosqueadas, barras laminadas e perfiladas e em muitas outras aplicaes que tirem vantagens da sua ductilidade e tenacidade e que no estejam sujeitas ao desgaste. A empresa Gerdau, por exemplo, indica esse tipo de ao para aplicao em parafusos, eixos, componentes forjados sem maiores exigncias, barra de distribuio, pea cementada e tubos soldados. Em catlogos da Brasimet, constatamos que esse material tambm utilizado na fabricao de certos moldes para a injeo de plstico. Para diferenciar ainda mais o seu campo de atuao, o fato de haver pequena quantidade de carbono na composio torna o ao 1020 suscetvel cementao, que proporcionar propriedades superficiais de aos com maiores teores de carbono. Normalmente, o ao 1020 no adquire tmpera, pois a sua composio faz com que se forme perlita durante o resfriamento do material austenitizado, mas sendo submetido cementao, possvel transformar uma camada superficial em martensita, em virtude do enriquecimento de carbono nessa regio durante o processo. Com esse procedimento podemos aplicar o ao 1020 em casos mais especficos como o da engrenagem, j citado. Essa uma situao em que necessria resistncia ao desgaste na superfcie, pois a interao com outras engrenagens e componentes mecnicos sujeita aos efeitos do atrito, e tenacidade no ncleo, para absorver as vibraes e os choques inerentes transmisso de movimento.

3. O Processo de Cementao O ferro, quando na forma de austenita, solubiliza uma quantidade de carbono bem maior que em temperatura ambiente, na forma de ferrita. Isso se deve estrutura cristalina CFC cbica de face centrada na austenita, que capaz de comportar mais carbono intersticial que a C cbica de corpo centrado da ferrita. E para manter o ferro austenitizado devemos mant-lo sob altas temperaturas, nas quais as taxas de difuso atmica so bastante significativas. A reside o princpio da cementao. Segundo Amrico Yoshida [1]: chama-se cementao o processo de saturao com carbono da camada superficial dos aos de baixo de carbono. O ao de baixo carbono austenitizado, envolto por uma atmosfera rica em carbono, tende a absorv-lo, devido difuso favorecida pelas altas temperaturas. No final do processo uma fina camada externa do material ter uma composio diferente da do ncleo, contendo um teor de carbono elevado. Geralmente esse tratamento precede a tmpera, com a finalidade j mencionada de se obter dureza e resistncia ao desgaste na periferia e tenacidade no ncleo de uma pea. A cementao pode ser realizada por via slida, lquida ou gasosa. No experimento feito no laboratrio, utilizamos a cementao slida. 3.1 Cementao Slida Nesse processo, as peas de ao so acondicionadas em caixas metlicas, imersas em carvo vegetal e carbonatos como substncias ativadoras (carbonato de brio e/ou de sdio, principalmente). Sob temperaturas normalmente entre 815 e 950C, forma-se a camada rica em carbono, cuja profundidade funo do tempo de exposio ao patamar de altas temperaturas. Dentro da caixa metlica, as peas so colocadas em pontos eqidistantes e devem estar de 25 a 30mm das paredes do recipiente. O espao restante, preenchido com o meio slido carburizador, ser o responsvel pelas transies de carbono que acontecem sob as condies adequadas para o tratamento. O mecanismo de difuso tem incio na associao, que acontece em altas temperaturas, de carbono com o oxignio contido na caixa metlica: Em seguida o CO2 reage com carbono, resultando na formao de CO, favorecida pela presena dos carbonatos. O carbono atmico, C , difunde para a pea aps a decomposio do CO. CO2 + C 2 CO 2 CO 2 C + O2 As vantagens desse tipo de cementao resumem -se em custo e praticidade. Uma grande variedade de fornos pode ser utilizada, a atmosfera no precisa ser

controlada, no exige muita experincia do operador e econmica para pequenos lotes de peas ou para peas muito grandes. Contudo, um processo mais lento que os demais e no oferece controle ou homogeneidade da distribuio de carbono pelas camadas superficiais da pea cementada. Isso o torna inaplicvel para peas muito pequenas ou finas ou que devam ter um controle preciso sobre a espessura da camada cementada.. A fig. 6.3.1.1 mostra a camada cementada da amostra de ao 1020 referida nesse trabalho. Aps o ataque qumico com nital possvel observar, com ampliao de 5x, uma camada cementada, mais clara na figura. Conforme uma tabela retirada do livro Nova Mecnica Industrial, de Amrico Yoshida, para temperaturas entre 850 e 950C, os valores mdios que relacionam tempo de cementao e profundidade da camada cementada so: Tempo (h) Profundidade (m) Tempo (h) Profundidade (m)

Outra referncia disponvel a tabela a seguir, que relaciona as duas caractersticas mencionadas com temperaturas especficas.

3.2 Cementao Lquida ou Banho de Sais Caracterizado por manter o ao em um banho de sais fundidos, contendo carbono em suspenso, o processo de cementao lquida dividido de acordo com a espessura final da camada cementada desejada:

O banho para baixas temperaturas ocorre entre 845 e 900C e permitem obter camadas de 0,08 a 0,8mm de espessura. Para camadas compreendidas no intervalo de 0,5 e 3,0mm, usase o banho para altas temperaturas, operando entre 900 e 955C Essa tcnica oferece a obteno de grandes profundidades de penetrao do carbono na pea em pequenos intervalos de tempo, proteo contra a descarbonetao e flexibilidade na operao, no sentido de permitir a colocao ou a retirada de algumas peas enquanto outras ainda esto sendo tratadas. Por outro lado, o processo txico, devido empregabilidade de cianetos, e sujeito neutralizao dos banhos via processamento qumico, aps um determinado perodo de operao. 3.3 Cementao Gasosa O mais importante processo industrial de cementao utiliza uma atmosfera com potencial de carbono controlado como meio de difuso. O forno, fechado hermeticamente, oferece as condies adequadas quando mantido entre 900 e 950C. So empregados hidrocarbonetos na atmosfera do forno, como o propano, o butano, o metano e o gs natural. Esses gases so responsveis pelo enriquecimento de carbono na pea e trabalham em conjunto com gases veculos, usados para diluir os gases cementantes. Apesar de ser um processo oneroso, devido aos equipamentos caros utilizados, e de requerer habilidade mais apurada do operador, a cementao gasosa mais limpa que a slida, proporciona um controle muito maior do teor de carbono e da espessura da camada cementada, possibilita a tmpera direta, procedimento invivel quando se usa o meio slido de difuso, e muito mais rpido, podendo produzir camadas de 1mm em aproximadamente 45 minutos de tratamento. 4. A Tmpera Consiste no resfriamento do ao de uma temperatura superior sua critica em um meio como leo, gua,salmoura ou mesmo ar. O objetivo precpuo da tmpera a obteno da estrutura martenstica. Num diagrama T isso significa que a curva de resfriamento deve passar esquerda do cotovelo da curva que dita o incio de formao de outra microestrutura. A velocidade de resfriamento, nessas condies,depender do tipo de ao, da forma e das dimenses das peas. Na tmpera o constituinte final a martensita, e essa operao sob o ponto de vista de propriedades mecnicas, o aumento do limite de resistncia trao do ao e tambm da sua dureza.Como outros efeitos do temperamento de um ao resultam a reduo da ductilidade, tenacidade e o aparecimento de apreciveis tenses residuais.

Para o sucesso do processo de temperamento vrios fatores devem ser levados em conta. Inicialmente todo o ao deve estar austenitizado. A velocidade resfriamento da austenita deve ser tal que impea a formao de outro microconstituinte que no a martensita. Um fato importante a considerar na operao de tmpera, devido ao que exerce na estrutura final do ao, a temperatura de aquecimento. Em princpio,qualquer que seja o tipo de ao - hipoeutetide ou hipereutetide - a temperatura de aquecimento para tmpera deve ser superior linha transformao eutetide, quando a estrutura consistir de gros de austenita, em vez de perlita.O ao sendo hipoeutetide,entretanto, alm da austenita, estaro presentes gros de ferrita. Assim sendo, um ao com tal estrutura, quando resfriado em gua, por exemplo, apresentar martensita conjuntamente com ferrita, pois esta que estava presente acima da temperatura eutetide, no sofre qualquer alterao ao ser o ao temperado.Tem-se, portanto, tmpera ou endurecimento incompleto do material,o que geralmente deve ser evitado, pois na visa-se obter a mxima dureza. Em conseqncia, ao aquecer-se um ao hipoeutetide para a tmpera,deve-se elevar sua temperatura acima do limite superior da zona critica - linha austentica - pois ento a sua estrutura consistir exclusivamente de austenita que se transformar em martensita no resfriamento rpido subseqente. evidente que devem ser evitadas temperaturas muito acima da eutetide,devido ao superaquecimento que se poderia produzir, e que ocasionaria uma martensita acicular muito grosseira e de elevada fragilidade. Ao contrrio dos aos hipoeutetides, os aos hipereutetides so normalmente aquecidos acima da eutetide, sem necessidade de se ultrapassar a temperatura correspondente austenitica. De fato, acima da eutetide o ao ser constituido de gros de austenita e pequenas particulas de carbonetos secundrios.No resfriamento subseqente,a estrutura resultante apresentar martensita e os mesmos carbonetos secundrios.Como estes apresentam uma dureza at mesmo superior da martensita, no haver maiores inconvenientes. Procura-se, por outro lado, evitar, nesses aos hipereutetides, aquecimento acima da austentica, visto que a austenita resultante apresentar granulao grosseira, com conseqente martensita acicular grosseira. A martensita nada mais que uma soluo slida de ferro supersaturada com carbono. Quando a microestrutura austentica os tomos de carbono distribuem-se no interior das unidades cristalinas CFC. Entretanto as unidades cristalinas C da ferrita so incapazes de acomodar os tomos de carbono sem que se produza considervel deformao do reticulado. Aumentando a velocidade de resfriamento da austenita, podemos ultrapassar a velocidade de difuso do carbono. Ao atingirmos e superarmos esse ponto, impedimos a expulso do carbono da soluo slida para a formao de cementita. Ao fazermos isso conseguimos prender o carbono dentro da estrutura do ferro alfa; e isto damos o nome de martensita. A extrema dureza desta atribuda distoro do reticulado causada pela supersaturao. cabonetos grandemente dispersas Admite-se hoje que a martensita apresenta uma estrutura tetragonal centrada e no cbica, formada por um movimento de tomos em planos especficos da austenita. Essa estrutura est

sujeita a microtenses elevadas e se apresenta tambm supersaturada de carbono ou contm particulas de Abaixo segue um grfico da dureza obtida em tmpera para diversas concentraes de carbono:

Aps 0,8pC% a dureza comea a decrescer devido formao de austenita retida. 5. O Revenido O revenido o tratamento trmico que normalmente acompanha a tmpera, pois elimina a maioria dos inconvenientes produzidos por esta: alm de aliviar ou remover as tenses internas, corrige a excessiva dureza e fragilidade do material, aumentado sua ductilidade e resistncia ao choque. Recomenda-se revenir logo aps a tmpera, para diminuir a perda de peas por ruptura, a qual pode ocorrer sem se aguardar muito tempo para realizar revenido. O aquecimento da martensita permite a reverso do reliculado instvel ao reticulado estvel cbico centrado, produz reajustamentos internos que aliviam as tenses e , alm disso, uma precipitao de partculas de carbonetos que crescem e se aglomeram, de acordo com a temperatura e o tempo. Na operao de revenido importa no s a temperatura do tratamento como igualmente o tempo de permanncia temperatura considerada. 5.1 Fragilizao por revenido

ou arsnio, so suscetveis ao fenmeno Diversos aos, principalmente aos-liga de baixo teor em liga, caracterizam-se por adquirirem fragilidade quando so aquecidos na faixa de temperaturas 375 575 C, ou quando so resfriados, lentamente atravs dessa faixa. Esse fenmeno possui o nome de f ragilidade de revenido. A fragilidade ocorre mais rapidamente na faixa de 450 475 C. Os aos-carbono comuns contendo mangans abaixo de 0,30 % no apresentam o fenmeno. Contudo, aos contendo apreciveis quantidades de mangans, nquel e cromo, alm de uma ou mais impurezas, tais como antimnio, fsforo,estanho elemento de liga, para provocar essa fragilidade No se tem uma explicao clara desse fato, embora se tenha observado concentrao de impurezas nos contornos dos gros, o que comprova que necessria a presena dessas impurezas, juntamente com Esta somente revelada no ensaio de resistncia ao choque, pois as outras propriedades mecnicas e a prpria microestrutura no so afetadas. 6. Experimentao A experimentao consiste em, embasado na literatura disponvel, aplicar conceitos tericos na prtica. Atravs de um trabalho didtico e de anlise metalogrfica possvel confirmar, atravs do ver acontecendo, o que a literatura prega. 6.1 Materiais - Amostra de ao 1020. - Forno tipo Mufla - Granulado de Carbonato de Brio - Tenaz - leo para resfriamento. 6.2 Mtodo Experimental A partir de uma amostra de ao 1020, foi executado o processo de cementao slida. Numa caixa contendo pequenos carbonato de brio granulado, a amostra foi depositada e em seguida levada ao forno a uma temperatura de 930C por 6 horas, para que suas camadas mais superficiais adquirissem maior teor de carbono. Retirou-se a amostra do forno com auxlio da tenaz para que fosse resfriada ao ar quiescente. O processo seguinte foi a tmpera - agora possvel - a uma temperatura de 860C durante meia hora, para que ocorresse a austenitizao. Com o auxlio da tenaz para retirar a amostra

do forno, esta foi rapidamente submergida no leo para que atingisse as taxas de resfriamento necessrias para formar a soluo slida supersaturada de carbono. Este processo, infelizmente, deixa o ao com muitas tenses residuais e com uma fragilidade alta. Como condies de projeto necessitamos de um material com resistncia ao desgaste, alta dureza e uma boa tenacidade. Para atingir estes objetivos o revenimento se faz necessrio. Deixando nossa amostra por duas horas numa temperatura de 300C foi possvel eliminar as tenses residuais e conferir a tenacidade sem comprometer a dureza, obtendo a microestrutura de martensita revenida. Assim concluido o procedimento experimental, e so necessrias as anlises metalogrficas para conferir o sucesso deste. 6.3 Anlise dos Resultados Atravs da metalografia do material temperado foi possvel observar dois fenmenos importantssimos: a formao de uma camada com maior teor de carbono (Fig. 6.3.1.1 e Fig. 6.3.1.2) e a estrutura martenstica nesta (Fig. 6.3.1.3 e Fig. 6.3.1.4). Ou seja, a teoria casou perfeitamente com a prtica, pois era exatamente isso o esperado. A camada cementada teve uma espessura mdia de 0,76mm, conforme mostra a tabela de medidas abaixo: 0,87 0,76 0,80 0,70 0,67 0,76 Tabela de espessuras da camada cementada, medidas em pontos aleatrios. E este resultado est dentro da faixa que a literatura prev para seis horas de cementao slida. Outro efeito bastante notvel da cementao slida a heterogeneidade da espessura da camada cementada. Com um ensaio de microdureza fica evidentemente comprovado o aumento da dureza do material. Abaixo constam, em escala Vickers, os ensaios realizados a partir da borda cementada em direo ao ncleo malevel da liga:

evidente que a dureza diminui exponencialmente conforme nos afastamos da extremidade externa, o que comprova a natureza de difuso para a transmisso do carbono em nossa soluo slida. Ao analisarmos os valores de microdureza mais afastados, vemos que eles atingem um valor assinttico de aproximadamente 210 HV. Este valor comprova que a microestrutura no interior da pea continua sendo a de um ao 1020 (Fig. 6.3.2.1 e Fig. 6.3.2.2).

Aps o revenimento, metalografia e um novo ensaio de microdureza foi realizado nos mesmos moldes do ensaio anterior. Os resultados constam a seguir na escala Vickers:

A dureza atingiu valores levemente menores do que para a amostra temperada. Isso se deve ao fato de que, com o recozimento, a martensita transforma-se em martensita revenida (Fig. 6.3.2.3 e Fig. 6.3.2.4), que menos dura - porm muito mais tenaz e malevel. O crescimento de gro tambm tem efeitos apreciveis na diminuio da dureza. O valor assinttico para a dureza da amostra revenida de aproximadamente 190 HV. Com isso encerramos a anlise dos resultados satisfatoriamente. Conseguimos realizar corretamente os tratamentos trmicos e obter os resultados esperados que so previstos pela literatura. Maiores detalhes podem ser observados nos tpicos a seguir, que contm fotos metalogrficas das amostras em dois estgios distintos da experimentao. 6.3.1 Fotos Metalogrficas da Amostra Temperada

Fig. 6.3.1.1 - Vista geral da camada cementada, aumento de 5x. Fig. 6.3.1.2 - Transio da camada cementada para a de baixo teor de carbono, aumento de 10x. Fig. 6.3.1.3 - Martensita em foco, aumento de 100x. Fig. 6.3.1.4 - Martensita em foco aps outro ataque, agora mais ntida, aumento de 100x. 6.3.2 Fotos Metalogrficas da Amostra Temperada e Revenida Fig. 6.3.2.1 - Centro da amostra, afastada da borda cementada, aumento de 10x. Fig. 6.3.2.2 Centro da amostra, afastada da borda cementada, aumento de 100x.

Fig. 6.3.2.3 - Martensita revenida, aumento de 100x. Fig. 6.3.2.4 - Martensita revenida, aumento de 100x. 7. Concluso Com o procedimento experimental foi possvel comprovar a eficcia de alguns tratamentos trmicos. Observou-se tambm a dificuldade e o cuidado que se deve ter em algumas etapas do processo. Fica imperativo notar que, caso uma pea necessite de uma camada de cementao extremamente homognea, a cementao slida no a indicada. Todos os procedimentos utilizados foram extremamente rudimentares, o que possibilita a execuo deles sem maiores entraves e cuidados excessivos. Para projetos que no necessitam de alta acuidade, os laboratrios e os mtodos ensinados so plenamente satisfatrios. No caso de projetos de alta preciso, como necessita a engenharia aeronutica, mais estudo e laboratrios melhor equipados se fazem necessrios. 8. Bibliografia YOSHIDA, Amrico. Metais, ligas e tratamentos trmico; volume 3. 1 edio, So Paulo, Edies Fortaleza, 1973 [1]. INCROPERA, Frank P, DEWITT, David P. Fundamentos de Transferncia de Calor e Massa. 5 edio, Rio de Janeiro, LTC, 2003. CALLISTER, William D. Jr. Cincia e Engenharia de Materiais: Uma Introduo. 5 edio, Rio de Janeiro, LTC, 2002.

SHACKELFORD, James F. and; ALEXANDER, William. Materials Science and Engineering Handbook. 3rd edition, New York, CRC Press LLC, 2001. ASHBY, Michael and; SHERCLIFF, Hugh and; CEBON, David. Materials Engineering, Science, Processing and Design. 1st edition, Oxford, Elsevier Ltd, 2007. SILVA, Andre Luiz da Costa e; MEI, Paulo Roberto. Aos e ligas especiais. 2 edio, Sumare: Eletrometal S.A., 1988. SASS, F; BOUCHE, Ch; LEITNER, A; DUBBEL, Heinrich, Dubbel. Manual do engenheiro mecnico. 13 edio, So Paulo, Hemus, 1979. ASM INTERNACIONAL HANDBOOK COMITEE. Metals handbook. 10th edition, ASM International, 1990. http://www2.furg.br/projeto/gefmat/material_did/materiais/Vitor/Disciplin/MatCon s/ApostTT/Cap10.htm, acessado em 15/06/08.

Anda mungkin juga menyukai