Anda di halaman 1dari 32

Uma Breve Histria da Msica Crist

Contexto
Algum j afirmou que o homem incuravelmente religioso. Certamente, a criatura humana sempre rendeu culto, ainda que no o faa com facilidade

Queda
Aps a queda, o homem conspurcou o seu senso de divino, dificultando a sua aproximao de Deus. O Senhor alcanvel. No entanto, o homem ainda acha difcil cultulO.

Adorao
A adorao exige esforo, estmulo. A msica no apenas uma parte do culto, mas tambm um dos mais importantes estmulos para despertar no homem a necessidade e o desejo da adorao.

O papel da msica
Todo verdadeiro crente deseja atingir o mais alto grau de espiritualidade. A msica tem um papel to importante na cristandade, que ningum pode negar-se a um leve esforo para atingir sempre mais alto.

A Antiguidade da msica
Encontramos indcios do uso da msica desde 3.500 a.C., em pases como a China, Palestina, Prsia, Egito e Babilnia. Pranchas de argila encontradas em tumbas antigas revelam a histria da msica. No h dvida de que, se houvessem documentos, a msica seria considerada da mesma idade que a raa humana.

Arquelogos
Os arquelogos afirmam que ainda no escavaram bastante fundo no nosso passado racial para encontrar uma idade, um stio, uma cultura ou uma condio de vida qualquer onde a msica no fosse conhecida.

A mais antiga meno


Talvez a mais antiga data associada msica seja 3850 a.C., mas evidente que a msica no surgiu nesta poca. A data mencionada refere-se poca da rainha Shubab,da Mesopotmia, que tinha uma orquestra de harpistas, sendo ela prpria uma harpista.

A msica no Velho Testamento


Em Gnesis 4:21 lemos que Jubal foi o pai de todos os que tocam harpa e flautas. Houve msica quando Moiss,Aro e Miri conduziram o povo hebreu em sua retirada do Egito (xodo 15) Dbora e Baraque cantaram a vitria que o Senhor havia concedido (Juzes 5:1-11) Sob Samuel, as escolas dos profetas cultivavam a msica (I Samuel 10:4)

A msica no Velho Testamento


Com o Rei Davi, chamado de o suave cantor de Israel, alcana seu maior prestgio. Em I Crnicas h pormenores que revelam a funo primordial da msica no servio divino.

No coro e orquestra do templo eram quatro mil figurantes, treinados e conduzidos em 24 divises por Asafe, Hem e Jedutum.

S o cativeiro fez calar os cnticos dos hebreus Como entoaremos o cntico do Senhor em terra estranha? (Salmos 137:4)

A msica no Novo Testamento


Maria cantou o seu belo Magnificat (Lucas 1:46-55) Os Anjos anunciaram o nascimento de Cristo (Lucas 2:13-14) Simeo o adorou (Agora, Senhor, despede em paz o teu servo, segundo a tua palavra. (Lucas 2:29) Jesus e os discpulos cantaram ao sair para o Monte das Oliveiras (Marcos 14:26)

A msica no Novo Testamento


Paulo e Silas cantaram na priso (Atos 16:25) Conselhos de Paulo aos novos crentes:

I Corntios 14:15 Efsios 5:19 Colossenses 3:16

Tiago ensinava: Est aflito algum entre vs? Ore. Est algum contente? Cante louvores. (Tiago 5:13)

O que so os Salmos?
So passagens bblicas especialmente do livro de Salmos, que so adaptadas a melodias simples. Ex :

Deus amou o mundo de tal maneira..., Ergo os meus olhos para os montes..., O Senhor a minha luz, etc.

Salmos no Hinrio Adventista


39 O Cu Azul (Salmo 19) 87 O Meu Bom Pastor Jesus (Salmo 23) 192 Infinita Graa (Salmo 51) 471 Confiei no Meu Senhor (Salmo 40:1-4)

O que so Hinos?
So oraes a Deus, nas quais exaltamos Seu carter, amor, grandeza, majestade, fora, poder e glria. Eles so definitivamente centrados em Deus. Exemplos no Hinrio Adventista:

Hinos de 01 a 20 Hinos de 31 a 40

O que so Cnticos Espirituais?


So testemunhos musicais da interao da Divindade sobre o corao e a vida do crente. Exemplos no Hinrio Adventista:

399 Salva-me Tambm 420 - Oh, Que Amigo em Cristo Temos 426 No Jardim

So exemplos e tstemunhos de relacionamento entre uma pessoa e Cristo.

Hinos no Apocalipse
O livro do Apocalipse fala de harpas, trombetas e cnticos, reunidos num coro de aleluia ao Senhor.

Apocalipse 5:8; 14-2; 15:2

Os primeiros hinos Cristos


Plnio disse Os cristos costumavam reunir-se aos primeiros alvores do dia e cantar um hino a Cristo e a Deus, com vozes intercaladas, uma aps a outra. O primeiro hinrio cristo das igrejas ocidentais foi preparado por Hilrio da Glia, 350 da era Crist.

Msica na Idade mdia


A msica confinada aos mosteiros Surge o canto Gregoriano (560-604 d.C) Mesmo envolto nas trevas deste perodo o povo no deixava de cantar. Os Valdenses, Morvios Anabatistas Lombardos e outros mesmo escondidos louvavam a Deus com hinos, e pagaram o preo por sua f.

Msica da Reforma(1517)
Gregrio havia retirado os hinos do povo e passado aos clrigos Lutero os faz retornar ao devido lugar Seus hinos se transformam nas armas de Deus para a Reforma.

A obra de Lutero
Lutero organiza as coletneas de hinos congregacionais e corais no seu prprio idioma. Dinamizava e espalhava o evangelho e encorajava o povo a prosseguir na verdade. Compe a Marselhesa da Reforma - Castelo Forte (H.A. 33)

Lutero disse:
A msica a bela e gloriosa ddiva de Deus... A msica transforma as pessoas em gente mais gentis, mais auto-controladas e mais razoveis. meu plano... escrever salmos no vernculo para o povo... Procuramos em todos os lugares por poetas... Mas desejo que expresses da moda e da Corte sejam evitadas e que as palavras possam todas ser muito simples e comuns para que o povo comum possa compreender, entretanto manejadas com arte e pureza

Msica com Calvino


Eliminou a tradio da msica catlica, erudita e da cano folclrica Diferenciou a msica profana da msica religiosa. Admitia somente textos Bblicos Canto em unssono e sem acompanhamento instrumental

Hindia Inglesa
Mostra a transio entre o salmo e o hino Isaac Watts (16741748), denominado o pai da hindia inglesa John e Charles Wesley, evangelizam as massas analfabetas atravs dos hinos Seus hinos tinham at 18 estrofes Em 50 anos de ministrio foram compostos 8.989 hinos

As Campanhas Evangelsticas
Modelo de Campanhas Evangelsticas das massas no incio do sculo XIX Moody, Sankey, Torrey e Finney, inauguram um estilo prprio de evangelismo Nasce um estilo prprio de msica: Gospel Songs ou Canes Evangelsticas

Gospel Songs - Caractersticas


Gnero musical bem definido e que tinha uma finalidade especfica: sensibilizar os grandes auditrios. No tinha compromisso em ser perfeita para adorao. No diferenciava-se da msica secular Agora a msica destina-se ao homem, compromete-se com o publico.

Msica Popular X Msica Sacra


A msica sacra no tem a mesma importncia que tivera anteriormente. Os grandes compositores no esto mais a servio da igreja como Bach. Os compositores agora so pblicos e no esto mais restritos ao ambiente litrgico. A msica sacra antes destinava-se aos ouvidos de Deus, agora destina-se ao pblico, aos ouvidos do homem.

Conseqncias atuais
Assim, a rigor, no que se refere ao aspecto tcnico da composio e independentemente do texto, podemos dizer que a msica tocada e cantada nas nossas igrejas, do sculo dezenove at hoje, msica destinada a ouvidos humanos, dirigida a homens.

Conseqncias atuais
por isso que, infelizmente, os critrios para avali-las, hoje em dia, passam sempre pela discusso do gosto pessoal do ouvinte, das suas preferncias individuais. E o ouvinte aqui o homem,no Deus.

Sculos XX e XIX
Mudanas profundas na sociedade,nas artes, nos conceitos cientficos, na produo de bens de consumo

Tempo de Revoluo e Restaurao

Grandes avanos na tecnologia e na informao Era do medo e da morte

Violncia urbana, guerras, atentados terroristas, etc...

Declarao da morte de Deus

E agora?
Desconhecemos, por conta da nossa herana musical mais recente, o conceito, muito antigo, de msica especial, diferente da secular, melhor que a profana, aperfeioada, utilizada no culto a Deus exatamente porque destinada a um Deus perfeito.

Nossa responsabilidade
Qual a vontade de Deus para o Seu povo? Cabe a ns, conhecendo o processo que nos trouxe at aqui e sabedores dos fatos que influenciaram nossas preferncias e atitudes de hoje, sermos sbios para fazer escolhas acertadas e tomar as decises corretas, que determinaro os caminhos futuros para a igreja e para a nossa vida espiritual

Anda mungkin juga menyukai