Anda di halaman 1dari 4

OS PROCESSOS DA GLOBALIZAO1

Boaventura de Sousa Santos

Este consenso conhecido por "consenso neoliberal" ou "Consenso de Washington" por ter sido em Washington, em meados da dcada de oitenta, que ele foi subscrito pelos Estados centrais do sistema mundial, abrangendo o futuro da economia mundial, as polticas de desenvolvimento e especificamente o papel do Estado na economia. Nem todas as dimenses da globalizao esto inscritas do mesmo modo neste consenso, mas todas so afectadas pelo seu impacto. Apesar de no se esgotar nele, no campo da economia que a transnacionalizao da regulao estatal adquire uma maior salincia. No que respeita aos pases perifricos e semiperifricos, as polticas de "ajustamento estrutural" e de "estabilizao macroeconmica" impostas como condio para a renegociao da dvida externa cobrem um enorme campo de interveno econmica, provocando enorme turbulncia no contrato social, nos quadros legais e nas molduras institucionais: a liberalizao dos mercados; a privatizao das indstrias e servios; a desactivao das agncias regulatrias e de licenciamento; a desregulao do mercado de trabalho e a "flexibilizao" da relao salarial; a reduo e a privatizao, pelo menos parcial, dos servios de bem estar social (privatizao dos sistemas de penses, partilha dos custos dos servios sociais por parte dos utentes, critrios mais restritos de elegibilidade para prestaes de assistncia social, expanso do chamado terceiro sector, o sector privado no lucrativo, criao de mercados no interior do prprio Estado, como, por exemplo, a competio mercantil entre hospitais pblicos); uma menor preocupao com temas ambientais; as reformas educacionais dirigidas para a formao profissional mais do que para a construo de cidadania; etc. Todas estas exigncias do "Consenso de Washington" exigem mudanas legais e institucionais macias. Dado que estas mudanas tm lugar no fim de um perodo mais ou menos longo de interveno estatal na vida econmica e social (no obstante as diferenas considerveis no interior do sistema mundial), o retraimento do Estado no pode ser obtido seno atravs da forte interveno estatal. O Estado tem de intervir para deixar de intervir, ou seja, tem de regular a sua prpria desregulao.
1

Trecho do artigo: SANTOS, Boaventura de Sousa (2002). Os processos da globalizao. In: A globalizao e as cincias sociais. So Paulo: Cortez, p. 25-104.

Uma anlise mais aprofundada dos traos dominantes da globalizao poltica que so, de facto, os traos da globalizao poltica dominante levanos a concluir que subjazem a esta trs componentes do Consenso de Washington: o consenso do Estado fraco; o consenso da democracia liberal; o consenso do primado do direito e do sistema judicial. O consenso do Estado fraco , sem dvida, o mais central e dele h ampla prova no que ficou descrito acima. Na sua base est a ideia de que o Estado o oposto da sociedade civil e potencialmente o seu inimigo. A economia neoliberal necessita de uma sociedade civil forte e para que ela exista necessrio que o Estado seja fraco. O Estado inerentemente opressivo e limitativo da sociedade civil, pelo que s reduzindo o seu tamanho possvel reduzir o seu dano e fortalecer a sociedade civil. Da que o Estado fraco seja tambm tendencialmente o Estado mnimo. Esta ideia fora inicialmente defendida pela teoria poltica liberal, mas foi gradualmente abandonada medida que o capitalismo nacional, enquanto relao social e poltica, foi exigindo maior interveno estatal. Deste modo, a ideia do Estado como oposto da sociedade civil foi substituda pela ideia do Estado como espelho da sociedade civil. A partir de ento um Estado forte passou a ser a condio de uma sociedade civil forte. O consenso do Estado fraco visa repor a ideia liberal original. Esta reposio temse revelado extremamente complexa e contraditria e, talvez por isso, o consenso do Estado fraco , de todos os consensos neoliberais, o mais frgil e mais sujeito a correces. que o "encolhimento" do Estado produzido pelos mecanismos conhecidos, tais como a desregulao, as privatizaes e a reduo dos servios pblicos ocorre no final de um perodo de cerca de cento e cinquenta anos de constante expanso regulatria do Estado. Assim, como referi atrs, desregular implica uma intensa actividade regulatria do Estado para pr fim regulao estatal anterior e criar as normas e as instituies que presidiro ao novo modelo de regulao social. Ora tal actividade s pode ser levada a cabo por um Estado eficaz e relativamente forte. Tal como o Estado tem de intervir para deixar de intervir, tambm s um Estado forte pode produzir com eficcia a sua fraqueza. Esta antinomia foi responsvel pelo fracasso da estratgia dos USAID e do Banco Mundial para a reforma poltica do Estado russo depois do colapso do comunismo. Tais reformas assentaram no desmantelamento quase total do Estado sovitico na expectativa de que dos seus escombros emergisse um Estado fraco e, consequentemente, uma sociedade civil forte. Para surpresa dos progenitores, o que emergiu destas reformas foi um governo de mafias (Hendley, 1995). Talvez por isso o consenso do Estado fraco foi o que mais cedo deu sinais de fragilizao, como bem demonstra o relatrio do Banco Mundial de 1997, dedicado ao

Estado e no qual se reabilita a ideia de regulao estatal e se pe o acento tnico na eficcia da aco estatal (Banco Mundial, 1997). O consenso da democracia liberal visa dar forma poltica ao Estado fraco, mais uma vez recorrendo teoria poltica liberal que particularmente nos seus primrdios defendera a convergncia necessria entre liberdade poltica e liberdade econmica, as eleies livres e os mercados livres como os dois lados da mesma moeda: o bem comum obtvel atravs das aces de indivduos utilitaristas envolvidos em trocas competitivas com o mnimo de interferncia estatal. A imposio global deste consenso hegemnico tem criado muitos problemas quanto mais no seja porque se trata de um modelo monoltico a ser aplicado em sociedades e realidades muito distintas. Por essa razo, o modelo de democracia adoptado como condicionalidade poltica da ajuda e do financiamento internacional tende a converterse numa verso abreviada, seno mesmo caricatural, da democracia liberal. Para constatar isto mesmo, basta comparar a realidade poltica dos pases sujeitos s condicionalidades do Banco Mundial e as caractersticas da democracia liberal, tal como so descritas por David Held: o governo eleito; eleies livres e justas em que o voto de todos os cidados tm o mesmo peso; um sufrgio que abrange todos os cidados independentemente de distines de raa, religio, classe, sexo, etc.; liberdade de conscincia, informao e expresso em todos os assuntos pblicos definidos como tal com amplitude; o direito de todos os adultos a oporse ao governo e serem elegveis; liberdade de associao e autonomia associativa entendida como o direito a criar associaes independentes, incluindo movimentos sociais, grupos de interesse e partidos polticos (1993: 21). Claro que a ironia desta enumerao que, luz dela, as democracias reais dos pases hegemnicos, se no so verses caricaturais, so pelo menos verses abreviadas do modelo de democracia liberal. O consenso sobre o primado do direito e do sistema judicial uma das componentes essenciais da nova forma poltica do Estado e tambm o que melhor procura vincular a globalizao poltica globalizao econmica. O modelo de desenvolvimento caucionado pelo Consenso de Washington reclama um novo quadro legal que seja adequado liberalizao dos mercados, dos investimentos e do sistema financeiro. Num modelo assente nas privatizaes, na iniciativa privada e na primazia dos mercados o princpio da ordem, da previsibilidade e da confiana no pode vir do comando do Estado. S pode vir do direito e do sistema judicial, um conjunto de instituies independentes e universais que criam expectativas normativamente fundadas e resolvem litgios em funo de quadros legais presumivelmente conhecidos de todos. A proeminncia da propriedade individual e dos contratos refora ainda mais o primado do direito. Por outro lado, a expanso do consumo,

que o motor da globalizao econmica, no possvel sem a institucionalizao e popularizao do crdito ao consumo e este no possvel sem a ameaa credvel de que quem no pagar ser sancionado por isso, o que, por sua vez, s possvel na medida em que existir um sistema judicial eficaz. Nos termos do Consenso de Washington, a responsabilidade central do Estado consiste em criar o quadro legal e dar condies de efectivo funcionamento s instituies jurdicas e judiciais que tornaro possvel o fluir rotineiro das infinitas interaces entre os cidados, os agentes econmicos e o prprio Estado. O Consenso de Washington uma deciso poltica dos Estados centrais como so polticas as decises dos Estados que o adoptaram com mais ou menos autonomia, com mais ou menos selectividade. No podemos esquecer que, em grande medida, e sobretudo ao nvel econmico e poltico, a globalizao hegemnica um produto de decises dos Estados nacionais. A desregulamentao da economia, por exemplo, tem sido um acto eminentemente poltico. A prova disso mesmo est na diversidade das respostas dos Estados nacionais s presses polticas decorrentes do Consenso de Washington.

Anda mungkin juga menyukai