Anda di halaman 1dari 6

X Encontro Nacional de Educao Matemtica

Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de ul!o de "#$#

O QUE E COMO ENSINAR GEOMETRIA NAS SRIES INICIAIS Cassia Sales cassiaosorio@hotmail.com 1 Denise Medina denise.medina@uol.com.br Resumo: O ensino de geometria nas sries iniciais deve levar o aluno a olhar e interpretar geometricamente o mundo que o cerca. Nesse sentido optamos tra!alhar a geometria em m"ltiplas perspectivas apresentando situa#$es em que h% necessidade de um olhar mais apurado so!re as &ormas encontradas no cotidiano escolar e n'o escolar do aluno. (rata)se de perce!er no *m!ito da geometria o que est% por tr%s daquilo que olhamos e muitas ve+es n'o perce!emos ao nosso redor. ,s atividades desenvolvidas no minicurso utili+am materiais manipul%veis di&erenciados procurando levar o aluno a desco!rir intuitivamente propriedades e regularidades nas &ormas geomtricas a descrever rela#$es espaciais e reali+ar trans&orma#$es geomtricas imprescind-veis para que mais tarde possam chegar mais naturalmente . a!stra#'o. , /n&ase do tra!alho geomtrico est% na e0plora#'o o!serva#'o visuali+a#'o classi&ica#'o e representa#'o de entes geomtricos com voca!ul%rio adequado retirados de lugares que olhamos em nosso cotidiano. Palavras-chave: 1eometria materiais manipul%veis sries iniciais.
2

Mestre em Educao Matemtica pela Uniban. Professora da rede privada de So Paulo. "outoranda da #EUSP. Mestre em Educao Matemtica pela PUC SP. $ntegrante do

Colaboradora na elaborao e produo de materiais pedag gicos.


!

%&EM'( ) %rupo de Pes*uisa em &istoria da Educao Matemtica do +rasil.

X Encontro Nacional de Educao Matemtica


Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de ul!o de "#$#

2m grande medida podemos di+er que nas sries inicias o ensino de geometria n'o priori+ado podendo dei0ar lacunas importantes na educa#'o do aluno. 2m!ora elementos geomtricos este3am presentes em nossa realidade a grande maioria das atividades escolares n'o &oca a aten#'o nas &ormas encontradas no entorno da crian#a nem educam seu olhar para perce!er regularidades. 2m nosso tra!alho o!servamos que na maioria das ve+es as atividades geomtricas limitam)se ao ensino das &ormas protot-picas sem re&le0'o de suas caracter-sticas e de seus atri!utos e n'o atri!utos. ,ssim pretendemos nesse minicurso pro!lemati+ar possi!ilidades de di&erentes a!ordagens com utili+a#'o de materiais diversos para a constru#'o dos conceitos geomtricos nas sries iniciais do 2nsino 4undamental. 2m!asados na a&irma#'o de que ho3e podemos tra!alhar a geometria muito alm do papel e do l%pis necess%rio e0plicitar qual entre as v%rias de&ini#$es de material manipul%vel vamos considerar neste tra!alho. Destacamos que o uso do material concreto em sala de aula deve possi!ilitar tanto construir conceitos a partir de sua manipula#'o como desconstruir a &im de permitir a an%lise dos elementos que constitui o todo. Diante disso corro!oramos com S255,67N, e M,(OS 8199:; que de&inem materiais manipul%veis como o!3etos ou coisas que o aluno capa+ de sentir tocar manipular e movimentar. 2stes podem ser concretos ou podem ser o!3etos que s'o usados para representar uma idia. Nessa perspectiva todos os materiais utili+ados nas atividades do curso como &erramentas s'o considerados manipul%veis.

Que geome r!a ra"alhar# O indiv-duo desde seus primeiros anos de vida desenvolve conceitos geomtricos e racioc-nio espacial em a#$es que reali+a a partir da e0plora#'o do espa#o e dos o!3etos que lhe rodeia. <or meio dessa intera#'o com o entorno adquire e processa conceitos so!re

X Encontro Nacional de Educao Matemtica


Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de ul!o de "#$#

&ormas e espa#o. 2sses conceitos rudimentares 3% constituem !ase para o conhecimento geomtrico e o racioc-nio espacial que dever% ser desenvolvido . medida que o indiv-duo cresce 8M2 2==> p1=;. Segundo o National Council o& (eachers o& Mathematics 8NC(M; o ensino e aprendi+agem de geometria t/m por o!3etivo? @,nalisar caracter-sticas e propriedades de &ormas geomtricas

!idimensionais e tridimensionais desenvolvendo argumentos matem%ticos a cerca das rela#$es geomtricasA 7denti&icar locali+a#$es e descrever rela#$es espaciais recorrendo . geometria de coordenadas e a outros sistemas de representa#'oA Btili+ar trans&orma#$es geomtricas e usar simetrias para analisar situa#$es matem%ticasA Cisuali+ar utili+ando o racioc-nio espacial e as &erramentas geomtricas na resolu#'o de pro!lemasD 8NC(M 2=== p.E1;. Mas como tra!alhar essa geometriaF

Os ma er!a!s co$cre os $as a !v!%a%es geom& r!cas , concep#'o das atividades a &im de concreti+ar e desenvolver conceitos matem%ticos constitu-da por situa#$es utili+ando materiais manipul%veis que redu+am o tra!alho mec*nico e penoso. O uso dos materiais pretende ainda encora3ar a &ormula#'o de con3ecturas na procura de novos caminhos para solucionar pro!lemas. , din*mica de sala de aula com o uso de materiais diversos propicia o di%logo entre os alunos? a provoca#'o originada pela tentativa de valida#'o de suas estratgias de resolu#'o &avorece discuss$es levando os alunos a aprenderem uns com os outros sempre tratando . matem%tica como um todo presente em todos os ramos da sociedade. ,s atividades com 3ogos e materiais concretos s'o propostas a &im de permitir aos alunos chegarem por si a algumas conclus$es que possi!ilitem o desenvolvimento do racioc-nio com criatividade.

X Encontro Nacional de Educao Matemtica


Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de ul!o de "#$#

,s atividades em que representamos concretamente determinado conceito matem%tico permitem tam!m novos olhares para o mesmo conte"do o que possi!ilitar% a compreens'o em v%rios registros de representa#'o. 2is algumas atividades que utili+am o geoplano como material concreto. ) ,tividade com geoplano quadrangular? os alunos devem construir pol-gonos o!servando e analisando algumas de suas caracter-sticas por e0emplo n"mero de lados e de vrtices. 2sta atividade permite que os alunos discutam o que um pol-gono e reconhe#am alguns pol-gonos n'o protot-picos.

Figura 1. Polgonos construdos no geoplano quadrangular. O!serve que os pol-gonos representados acima t/m G= e 12 lados respectivamente. ) ,tividade com geoplano circular? os alunos devem construir &iguras a partir de pontos destacados na circun&er/ncia. 2m um primeiro momento privilegie a constru#'o de &iguras mais simples.

Figura 2. Figuras simples construdas no geoplano circular. <ara num segundo momento construir &iguras mais comple0as.

4igura H. 4iguras comple0as constru-das no geoplano circular.

X Encontro Nacional de Educao Matemtica


Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de ul!o de "#$#

2sta atividade permite perce!er &iguras inscritas na circun&er/ncia.

As m'%!as %!g! a!s $o e$s!$o %e geome r!a O uso das m-dias digitais na escola deve incluir o ensino de geometria pois possi!ilita uma intera#'o direta entre o indiv-duo e os conceitos. 4unciona como um instrumento &acilitador da aprendi+agem alm de respeitar o ritmo de cada indiv-duo 3% que as atividades s'o desenvolvidas individualmente ou em pequenos grupos de alunos. SCI24425 et al 82==: p.1J; a&irmam que nos am!ientes computacionais a ordem em que os conceitos s'o tra!alhados se inverte pois a e0perimenta#'o ocorre antes da constru#'o de con3ecturas e conceitos promovendo atividades investigativas e uma intera#'o maior entre os estudantes e entre os estudantes e os pro&essores. Bm aspecto importante nas atividades desenvolvidas em am!iente virtual a agilidade dos programas suas intera#$es em tempo real com o usu%rio e os movimentos dos o!3etos na tela que muitas ve+es s'o revers-veis 8S,K2S 2==9 p.29;. 2stas caracter-sticas permitem um dinamismo nas atividades propostas e uma resposta em tempo real do sucesso ou n'o nas atividades reali+adas levando os alunos a con&irmarem suas con3ecturas ou &ormularem novas con3ecturas. 2is um e0emplo de atividade so!re simetria que utili+a um so&tLare matem%tico. Nesta atividade os alunos movimentam as &iguras rerodu+idas a partir da &igura inicial 8cachorro ou tigre; encai0ando)as de modo a pavimentar o plano. O encai0e sM con&irmado 8mudando a cor da &igura; quando a mesma se encai0a per&eitamente na outras &iguras do plano.

Figura 5. Atividades de simetria em ambiente computacional.

X Encontro Nacional de Educao Matemtica


Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de ul!o de "#$#

4iguras retiradas do site? LLL. pagesperso)orange.&r 8acesso em 19N=HN1=; 2sta atividade permite que os alunos discutam de maneira intuitiva simetria de rota#'o e transla#'o. Co$s!%era()es *!$a!s Sa!emos que os materiais manipul%veis por si sM n'o s'o su&icientes para garantir a aprendi+agem mas sim as rela#$es e con3ecturas que s'o esta!elecidas durante a reali+a#'o das atividades propostas que permitem que os conceitos que se desenvolvam a partir dos o!3etivos propostos. 2speramos que as discuss$es e atividades propostas no minicurso possam o&erecer um novo olhar so!re as pr%ticas do ensino de geometria em sala de aula visto que este @olharD so!re o que nos rodeia in&luenciado pelos conhecimentos geomtricos que adquirimos e aprimoramos ao longo de nossas vidas. Re*er+$c!as M,(OS Oos ManuelA S255,67N, Maria de Kurdes. Kis!oa Bniversidade ,!erta 199:. <O5(B1,K. Ministrio da 2duca#'o. ,!rec(.o-Geral %e I$ova(.o e %e ,!%-c !ca %a Ma em- !ca.

,ese$volv!me$ o Curr!cular: Geome r!a. Kis!oa 2==>. NC(M. Pr!$c!/les a$% S a$%ar%s *or School Ma hema !cs. 5eston? NC(M 2===. <O<2P David. Per/le0!$g Perce/ !o$s. Metro QooRs? NeL PorR 2==9. S,K2S Cassia. E0/lora$%o 1u$(.o a rav&s %e re/rese$ a()es %!$2m!cas: $arra !vas %e es u%a$ es %o E$s!$o M&%!o. 2==9. 1EE&. Disserta#'o 8Mestrado em 2duca#'o Matem%tica; Bniversidade Qandeirante de S'o <aulo S'o <aulo 2==9. SCI24425 N. 4. et al. Ma em- !ca e ec$olog!as: mo%elagem ma em- !ca. 2rechim 2di&apes 2==:.

Anda mungkin juga menyukai