Anda di halaman 1dari 15

Mecnica dos Fluidos

PRIMEIRAS PROpRIEDADES FSICAS DOS FLUIDOS

Determinando as primeiras propriedades de fluidos especficos, suas combinaes e mais...

APRESENTaO

l, querido(a) aluno(a)! Seja bem-vindo(a)!

Neste mdulo, iniciaremos com a diferenciao fundamental entre fluido e slido, para posteriormente, estudarmos as primeiras propriedades fsicas dos fluidos. Em meio ao processo de aprendizagem, recordaremos os sistemas de unidades Internacional e Tcnico.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Ao final desse mdulo voc dever ser capaz de:
Distinguir slidos e fluidos; Determinar as primeiras propriedades para um fluido especfico bem como para qualquer combinao de fluidos, cujas caractersticas sejam, previamente, conhecidas.

FICHA TCNICA

FUMEC VIRTUAL - SETOR DE EDUCAO A DISTNCIA Gesto Pedaggica Coordenao Gabrielle Nunes Paixo Transposio Pedaggica Camila Carla de Souza e Pollyana Barbieri

Produo de Design Multimdia Coordenao Rodrigo Tito M. Valadares Design Multimdia Alan Galego Bernini Raphael Gonalves Porto Nascimento

Infra-Estrututura e Suporte Coordenao Anderson Peixoto da Silva AUTORIA DA DISCIPLINA Profa. Maria da Glria Braz

BELO HORIZONTE - 2013

PRimEiRaS PROPRiEdadES FSiCaS dOS FLUidOS


Introduo
A Mecnica dos Fluidos apresenta e discute o comportamento dos fluidos na natureza, promovendo o conhecimento necessrio para a resoluo de problemas em diversas reas da engenharia. muito importante que vocs tenham o conhecimento necessrio na anlise e projeto de qualquer sistema, no qual um fluido o agente. A Mecnica dos Fluidos est presente na engenharia, mais precisamente, nos projetos de barragens e hidreltricas, estaes de tratamento de gua e esgoto, redes de distribuio de gua, drenagem urbana, etc. No caso especfico dos meios de transporte, utilizam-se os princpios da Mecnica dos Fluidos nos projetos de asas de avies, clculo do calado de navios, projetos de submarinos e automveis, sistemas de propulso para voos espaciais, dentre outros. Temos que lembrar, tambm, que o sistema circulatrio do corpo humano , essencialmente, um sistema de transporte de fluido, pois faz circular o sangue em nossos vasos sanguneos (tubulaes) atravs do corao (que uma bomba). Podemos, ento, dizer que o projeto de coraes e pulmes artificiais e, at mesmo, o stent (dispositivo mdico que mantm o vaso sanguneo aberto), se baseiam nos princpios da Mecnica dos Fluidos. Dessa forma, durante o curso, iremos introduzir, sempre que possvel, questes prticas da vida profissional do engenheiro, junto com o contedo ministrado.

Conceituao qualitativa de fluido


Se formos a um parque e nos permitirmos observar a natureza, rapidamente, veremos que, na natureza, existem trs estados distintos da matria: corpos slidos, como exemplo a rocha, corpos lquidos, como exemplo a gua e gasosos, como o ar que respiramos. De forma simples, dizemos que o slido duro e de difcil deformao e o fluido mole e deformvel. Observe uma gota de gua no instante do choque com a superfcie lquida. Verifique que, tanto a gota quanto a superfcie, se deformam. Podemos dizer que a gua um fluido. Agora observe a fumaa de chamins de um complexo industrial. Note que a fumaa se deforma, medida que se mistura no ar atmosfrico. Podemos dizer que a fumaa um fluido. Diante do que acabamos de constatar, podemos assumir que os lquidos e gases constituem os denominados fluidos.

Primeiras Propriedades Fsicas dos Fluidos

OS ESTadOS fSiCOS da maTRia E a TEORia CiNTiCa mOLECULaR


A teoria cintica molecular da matria, data do sculo XIX e, inicialmente, indicava uma explicao possvel da constituio da matria no seu estado gasoso e como era a sua organizao molecular. Segundo essa teoria, as molculas constituintes dos materiais se atraem por diversos tipos deforas que as mantm unidas, denominadas foras intermoleculares. Atravs dessas foras que podemos entender o comportamento dos materiais no nosso dia a dia. De acordo com essa teoria, as foras intermoleculares so responsveis pelos estados fsicos da matria e, consequentemente, pela interao entre uma substncia e outra. O fato de se conseguir dissolver uma substncia em outra ou no dissolver a comprovao da interao das foras intermoleculares. De fato, ao se dar conta da existncia dessas foras, podemos entender porque a gua e o leo no se misturam, porque o acar e o sal de cozinha se misturam na gua, porque alguns insetos caminham sobre a gua, dentre outras tantas questes que podem ser explicadas por ela.

ReFLita
Os critrios que utilizamos para identificar os materiais em nosso cotidiano no dia a dia so bastante simples, tais como: rgido ou flexvel, escoa ou no escoa, seco ou molhado, etc. No entanto, esses critrios esto sujeitos a erros grosseiros, pois se os slidos so rgidos, a borracha macia e slida. Se o fluido escoa, por que a areia fina escorre pelos nossos dedos? Se os fluidos molham, por que o mercrio (utilizado nos termmetros e barmetros) no molha?

Do ponto de vista cientfico, os critrios utilizados na identificao dos estados da matria so os da teoria cintica molecular, descritos por Vianna (2009), a saber: 1. Os slidos so corpos cujas molculas oscilam em torno de posies fixas e os fluidos so corpos em que h trocas de posies, constante e continuamente, entre as molculas. 2. Nos lquidos, prevalecem foras de atrao intermolecular de intensidade suficiente para que, nas condies ambientais em que se encontram, suas variaes de volume sejam desprezveis, embora tais foras no sejam mais capazes de mant-las em suas posies originais, vale dizer, que sua forma seja mantida. Assim sendo, os lquidos assumem a forma dos recipientes que os contm. 3. Nos gases, as foras de atrao intermolecular so muito pequenas em relao s condies ambientais em que se encontram, fazendo com que suas formas e volumes sejam variveis. Assim sendo, os gases ocupam todo o volume dos recipientes que os contm, assumindo, em consequncia, suas formas.

Figura 1 Estados fsicos da matria

Primeiras Propriedades Fsicas dos Fluidos

De acordo com a teoria cintica molecular, qualquer substncia sujeita s condies do ambiente em que esteja inserida, pode se apresentar sob qualquer dos trs estados fsicos fundamentais. A substncia gua, primordial para a nossa existncia, um exemplo disso, pois encontrada nos trs estados fsicos no meio ambiente.

A HiPTESE dO CONTNUO
A hiptese do contnuo assume que os materiais, slidos e fluidos so distribudos continuamente pela regio de interesse do espao. Vamos explicar melhor: Observe novamente a figura 1, mais precisamente, os estados fsicos, lquido e gs. Agora, pense: Se fssemos dividir um volume de um gs em partes muito pequenas, a ponto de irmos dividindo, dividindo e dividindo cada vez mais. O que aconteceria? Chegaramos a uma situao, que no encontraramos molculas dentro de um volume, conforme apresentado na figura 2.

Figura 2 - Diviso hipottica de um volume de gs

Sim, no teramos a molcula e teramos, ainda, um volume. A que lanamos mo da hiptese do contnuo. Com base nela os fluidos so meios contnuos, no possuindo vazios em seu interior e havendo correspondncia entre ponto e espao, em qualquer volume. Isso ocorre porque a hiptese do contnuo despreza a mobilidade das molculas e os espaos intermoleculares, isto , o fluido tratado como um contnuo. Vale dizer, entretanto que, a hiptese do contnuo s se aplica quando o fluido dividido por corpos/partculas que so pequenos o suficiente para que se possa assumir que todas as suas propriedades so uniformes e grandes, o suficiente, para conter um valor mdio estatisticamente grande de molculas.

ateno
Ressalta-se que a hiptese do contnuo no se aplica ao estudo do escoamento de gases rarefeitos, tais como os escoamentos hipersnicos e tecnologia de alto vcuo. Na avaliao desses casos, os estudos devero se pautar na teoria cintica molecular, explicitada no item "Os Estados Fsicos da Matria" e que leva em conta a estrutura microscpica ou molecular da matria e descreve a dinmica do gs, por meio da utilizao de recursos estatsticos. Gases Rarefeitos so aqueles que se encontram em pouca concentrao na atmosfera. Nos escoamentos hipersnicos, os efeitos das altas temperaturas e de reaes qumicas se iniciam, especificamente, na regio delgada, delineada pela forte onda de choque originada pela passagem do corpo e a superfcie desse mesmo corpo. A denominao vcuo empregada, na Mecnica dos Fluidos, quando a densidade de partculas em um determinado volume de fluido menor do que aquele que encontramos na atmosfera, em condies normais de temperatura e presso.

Primeiras Propriedades Fsicas dos Fluidos

DimENSES, UNidadES E QUaNTidadES fSiCaS.


Antes de iniciarmos estudos mais detalhados da mecnica dos fluidos, temos que rever ediscutir as dimenses e unidades que sero utilizadas em nosso curso. Primeiro, devemos entender que quantidades fsicas requerem definies quantitativas, ao se resolver problemas de engenharia. Existem nove quantidades consideradas dimenses bsicas: comprimento, massa, tempo, temperatura, quantidade de um elemento, corrente eltrica, intensidade luminosa, ngulo plano e ngulo slido. As dimenses de outras quantidades so derivadas das dimenses fundamentais. importante descrevermos qualitativamente e quantitativamente uma quantidade. Vamos, ento, a uma pergunta. Quem maior 1 ou 20? Ora, no existe significado para essa pergunta, pois at que a unidade seja definida no sabemos a resposta. Por exemplo: pode ser 1 metro ou 20 centmetros. Assim, 1 metro seria maior.

ImpoRtante
Sem se indicar a unidade e estabelecer um padro para ela, no h como responder. Dessa forma, imperativo estabelecer uma unidade para cada quantidade fsica.

Existem vrios sistemas de unidades, mas no caso da engenharia, vamos considerar apenas dois sistemas: O Sistema Internacional (SI) e o Sistema Tcnico (MKf S). Sistema Internacional (SI): Foi adotado pela Resoluo 12 da 11 Conferncia Geral de Pesos e Medidas (CPGM), em 1960. O SI o nico em que as unidades de base compem um sistema lgico, onde as unidades derivadas so expressas em funo das unidades bsicas, sem a utilizao de constantes de proporcionalidade. O quadro1 apresenta as trs unidades bsicas do Sistema Internacional (SI) que utilizamos na Mecnica dos Fluidos.
QUADRo 1 - UNiDADEs BsiCAs Do SisTEmA INTERNACioNAL UTiLiZADAs Em MECNiCA Dos FLUiDos Grandeza Comprimento Massa Tempo Unidade metro quilograma segundo Smbolo m kg s Dimenso [L] [M] [T]

Fonte: prprio autor

A unidade derivada o Peso (W), W=MG, onde:

W = Peso, em Newtons (N) M = massa (kg); G = acelerao da gravidade (m/s2)


Sistema Tcnico (MKf S): O Sistema Tcnico se baseia na 2 lei de Newton, sendo suas unidades fundamentais apresentadas no quadro 2:
QUADRo 2 - UNiDADEs BsiCAs Do SisTEmA TCNiCoL Grandeza Comprimento Peso Tempo Unidade metro kgf/m
2

Smbolo m F s

Dimenso [L] [M] [T]

segundo

Fonte: prprio autor

10

Primeiras Propriedades Fsicas dos Fluidos

A unidade de massa do sistema MKf S a utm ou unidade tcnica de massa ou, ainda, kgf/m.s2, dada por:

M=
Onde;

W G

M = massa (kgf/m.s2) W = peso (kgf) G = acelerao da gravidade (m/s2)

PRimEiRaS PROPRiEdadES fSiCaS


Os fluidos possuem diversas propriedades que os caracterizam e, at mesmo, podem individualiz-los. Na verdade, uma vez conhecidas essas propriedades, podemos prever o comportamento dos fluidos mediante alteraes no meio em que se encontram e quais alteraes podem ocorrer nessas propriedades, caso haja deslocamento de um ponto a outro, dentro da massa fluida.

Massa especfica ou densidade absoluta ()


A massa especfica ou densidade absoluta o quociente entre a massa do fluido e o volume que contm essa massa:

=
Onde:

M V

= massa especfica M = massa do fluido V = volume correspondente


Ao colocarmos como grandeza qualitativa, ou seja, ao verificarmos quais unidades bsicas compem essa propriedade, encontraremos:

=
Onde:

M = ML3 = FL4T 2 V

M =massa L = comprimento T= tempo F = fora

Primeiras Propriedades Fsicas dos Fluidos

11

No Sistema Internacional, tem-se, para , a unidade kg/m3 e no Sistema MKf S, kgf.m-4.s2 O quadro 3 apresenta alguns valores de massas especficas de alguns fluidos.
QUADRo3 - MAssAs EsPECfiCAs DE ALgUNs fLUiDos Fluido gua destilada a 4 C gua do mar a 15 C Ar atmosfrico presso atmosfrica e 0 C Ar atmosfrico presso atmosfrica e 15,6 C Mercrio Tetracloreto de carbono Petrleo
Fonte: BASTOS, apud. Vianna, 2009.

(kg/m3)
1000 1022 a 1030 1,29 1,22 13590 a 13650 1590 a 1594 880

Densidade relativa ou densidade ()


A densidade relativa o quociente entre a massa especfica de um fluido e a do fluido, tomado como referncia, sendo, dessa forma, adimensional. onde:

= massa especfica do fluido em estudo o = massa especfica do fluido tomado como referncia

ImpoRtante
O fluido de referncia adotado para os lquidos a gua a 4 C, sendo: Sistema SI: o = 1000 kg/m3 Sistema MKf S: o = 102 kgf.m-4.s2 No caso dos gases, adota-se o ar atmosfrico a 0 C, sob a presso atmosfrica, sendo o valor de referncia: Sistema SI: o = 1,29 kg/m3 Sistema MKf S: o = 0,132 kgf.m-4.s2

Peso especfico ()
A relao entre o peso de um determinado fluido e o volume que o contm denominado peso especfico, conforme apresentado abaixo: Onde:

W V

= peso especfico W = peso do fluido V= volume correspondente

12

Primeiras Propriedades Fsicas dos Fluidos

Ao colocarmos como grandeza qualitativa, temos:

{ } = FL3
Onde:

F = fora L = comprimento
Colocando as unidades utilizadas, nos sistemas usuais, temos: Sistema SI: N/m3 Sistema GCS: dinas/m3 Sistema MKfS: kgf.m3 Mas, se o peso (W) = g , ento, podemos escrever que:

W mg = = g V V

Volume especfico (Vs)


O volume especfico o inverso do peso especfico:

VS =
Onde:

1 V = W

VS = volume especfico
= peso especfico
Qualitativamente:

{VS } = F 1 L3
Sendo que nos sistemas usuais, tm-se as seguintes as unidades: Sistema SI: m3/N Sistema CGS: m3/dinas Sistema MKf S: m3/kgf

Calor especfico (C*)


O calor especfico consiste na quantidade de calor necessria (energia necessria) a se fornecer a um fluido, para que haja variao da sua temperatura. Para a gua, o calor especfico foi convencionado em 1 caloria por grama por grau centgrado (1 cal/gC). Deve-se lembrar de que 1 caloria = 4,18 joules e, dessa forma, podemos escrever que 1 cal/(kgC) = 4180J/(kgC). O quadro 4 mostra os valores do calor especfico de diversas substncias, em diferentes faixas de temperatura.

Primeiras Propriedades Fsicas dos Fluidos

13

QUADRo 4 - CALoREs EsPECfiCos DE DiVERsAs sUBsTNCiAs Substncia Alumnio Alumnio Cobre Cobre Chumbo Chumbo Ferro Gelo Gelo Lato Madeira Mercrio Prata Vidro Calor especfico [cal/g.C] 0,219 0,0093 0,093 0,0035 0,0310 0,0150 0,119 0,55 0,45 0,094 0,42 0,03 0,056 0,118 Temperatura [C] 15 a 185 -240 10 a 100 -250 20 a 100 -250 20 a 100 -10 a 0 -30 15 a 100 0 0 a 100 0 a 100 10 a 100

Fonte: RESNICK,1969, apud Vianna, 2009.

saiba mais
Analisando os valores do quadro 3, note que o calor especfico do gelo, temperatura de -10 a 0 C, muito grande, se compararmos com as outras substncias listadas. Dado que a gua possui 1 cal/gC, podemos concluir que o gelo e a gua so elementos essenciais no equilbrio trmico. por isso que a gua utilizada para a refrigerao de motores de automveis. Deve-se, tambm, observar que a enorme quantidade de energia que a gua necessita para variar sua temperatura fundamental na estabilidade climtica de algumas regies da Terra. Ento aluno(a), voc deve estar se perguntando como todos esses clculos sero aplicados na prtica, para a resoluo de problemas do quotidiano. Para que voc tenha uma melhor compreenso do contedo abordado, reservei abaixo alguns problemas resolvidos para que sua aprendizagem seja mais significativa. Divirta-se! PROBLEMAS RESOLVIDOS 1. A massa de 6000kg de um elemento qumico se encontra dentro de um recipiente de 10 m3 de volume, enchendo-o at a borda. Calcule sua massa especfica, densidade, peso e volume especfico nos sistemas (SI) e (MKf S). Considere g = 9,8 m/s2. Resoluo: Sistema SI Massa especfica:

m 6000kg = = 600kg / m3 3 V 10m

Densidade:

6000kg / m3 = = 0, 6 0 1000kg / m3

14

Primeiras Propriedades Fsicas dos Fluidos

Peso especfico:

= g = 600kg / m3 x 9, 8m / s 2 = 5880 N / m3
Volume especfico:

VS =

1 1 = VS = 1, 70 x 104 m3 / N 3 5880 N / m

Sistema Tcnico Massa especfica:

= g =

Se a massa do elemento 6000 kg, seu peso, no sistema MKf S, ser W = 6000 kgf. Ento: Peso Especfico:

W 6000kgf = = 600kgf / m3 3 10m V

Massa especfica:

600kgf / m3 = = 61, 22kgf .m 4 .s 2 g 9, 8m / s 2 61, 22kgf .m 4 .s 2 = = 0, 60 0 102kgf .m 4 .s 2


1 1 = VS = 1, 67 x103 m3 / kgf 600kgf / m3

Densidade:

Volume especfico:

VS =

Ao compararmos os resultados, percebemos que:

( MK f S ) =

( MK f S ) = ( SI ) ( MK f S ) =

( SI ) g

VS ( MK f S ) = VS ( SI ) . g
Diante dos resultados, podemos dizer que d adimensional, no depende de qualquer sistema de unidades e o os nmeros da massa especfica (r) no SI e do peso especfico (g) no sistema MKf S so os mesmos.

( SI ) g

Primeiras Propriedades Fsicas dos Fluidos

15

2. O peso especfico da gua a presso atmosfrica e temperatura usuais , aproximadamente, igual a 9,8 kN/m3. A densidade do mercrio 13,6. Calcule a densidade, a massa especfica e o volume especfico do mercrio, nos sistemas SI e MKf S (Retirado de Vianna, 2009). Resoluo: Densidade da gua: Se = onde:

= massa especfica do fluido em estudo; o = massa especfica do fluido tomado como referncia;
Mas, com base no item 1.5.2, a referncia adotada para os lquidos a gua a 4C, sendo: Sistema SI:

o = 1000 kg/m3

Sistema MKfS: o = 102 kgf.m-1.s2 Ento, a partir da expresso:

0 g = 0 g 0 g
9, 8kN / m3 9, 8kN / m3 = =1 1000kg / m3 x 9, 8m / s 2 9800 N / m3

Podemos escrever:

Substituindo os valores, encontramos:

Conforme vimos, esse valor o mesmo em qualquer sistema de unidades; em particular, portanto, no SI e no MKf S. Massa especfica da gua: Foi dado o peso especfico da gua:

= 9,8 kN/m3 = 9800 N/m3.


Portanto, a massa especfica da gua no sistema SI ser:

W m g W 1 9800 N / m3 = = = = = = 1000kg / m3 gV g 9, 8m / s 2 V V
No sistema MKf S:

= 1000kgf / m3 = 1000kgf / m3 = = 102kgf .m 4 .s 2 g 9, 8m / s 2

16

Primeiras Propriedades Fsicas dos Fluidos

Volume especfico da gua:

VS =

Os valores de , nos dois sistemas de unidades, j so nossos conhecidos:

(SI) = 9800 N/m3 (MKfS) = 1000 N/m3


Substituindo os valores, encontramos:

VS ( SI ) =

1 1 = = 1, 02 x 104 m3 / N 9800 N / m3

VS ( MK f S ) =

1 = = 103 m3 / kgf g 1000kgf / m3

Massa especfica do mercrio

Substituindo os valores:

mercrio ( SI ) = 0 = 13, 6 x 1000 = 13600kg / m3 mercrio ( MK f S ) = = = 13, 6 x 102 = 1387 kgf .m 4 .s 2 g

W mg m = = g = g V V V

Substituindo os valores obteremos:

mercrio ( SI ) = g = 13600kg / m3 x 9, 8m / s 2 = 133280 N / m3


Peso especfico do mercrio A partir da definio de peso especfico:

mercrio ( MK f S ) = g = 1387 kgf .m 4 .s 2 x 9, 8m / s 2 = 13595kgf / m3

Volume especfico do mercrio A partir da definio de volume especfico:

VS =

Substituindo os valores obteremos:

VS ( SI ) =

1 = 7, 5 x 106 m3 / N 3 133280 N / m 1 = 7, 35 x1 105 m3 / kgf VS ( MK f S ) = 13600kgf / m3

Primeiras Propriedades Fsicas dos Fluidos

17

Existem vrias aplicaes dos conceitos que aprendemos, mas vamos mostrar uma que, provavelmente, voc j teve oportunidade de conhecer.

Indicador de qualidade de combustvel


A figura 3 representa um equipamento utilizado na verificao de pureza do lcool combustvel e a figura 4, um desenho esquemtico desse dispositivo. Dado que a legislao determina a faixa de pureza que o lcool combustvel deve se adequar, o dispositivo consiste em um tanque transparente para cujo interior parte do lcool bombeado desviada continuamente. Dentro desse tanque, encontram-se dois pequenos recipientes plsticos, hermeticamente fechados. Em cada um deles h determinado volume de um lquido colorido artificialmente, com densidade igual a uma das densidades extremas da faixa indicadora de qualidade (mxima e mnima) determinada pela legislao (para efeito de simplificao, desprezamos o peso prprio dos pequenos recipientes). Sejam mn e mx essas densidades e c a densidade do combustvel que alimenta o tanque transparente.
Fig. 3- Indicador de qualidade de combustvel

Fig. 4 - Indicador de qualidade de combustvel. Fonte: Vianna, 2009.

Caso o combustvel esteja com sua densidade dentro da faixa de tolerncia estabelecida pela legislao, ou seja, se mn<c<mx, ento ele far com que o recipiente que contm o lquido mn flutue em seu interior. J o recipiente que contm o lquido mx ir para o fundo. Mas, se a densidade do combustvel estiver acima do mximo permitido pela legislao, ou seja, mn<mx<c, ele far com que ambos os recipientesindicadores de qualidade flutuem em seu interior. Estando a densidade do combustvel abaixo do mnimo permitido pela legislao (isto : c < mn < mx), ele far com que ambos os recipientes indicadores de qualidade afundem em seu interior.

18

Primeiras Propriedades Fsicas dos Fluidos

Sntese
Nesse mdulo, voc aprendeu sobre os trs estados da matria, a hiptese do contnuo e, consequentemente, como distinguir fluidos dos slidos. Aprendeu, tambm, como se estuda fenomenologicamente a consistncia de um corpo por meio das equaes da mecnica e quais so as unidades fsicas importantes utilizadas na Mecnica dos Fluidos. Todos os conceitos estudados neste mdulo sero a base para o aprendizado dos mdulos subsequentes. Dessa forma, querido aluno, memorize esses conceitos, para que o entendimento dos estudos posteriores possa ser fcil e prazeroso.

Referncias
Bibliografia Bsica: BRUNETTI, Franco. Mecnica dos fluidos. So Paulo. Ed.Prentice Hall. 2005 FOX, R.W., McDonald, A.T. and Pritchard, P.J.; Introduo Mecnica dos Fluidos, LTC, 6a ed. (2004) VIANNA, Marcos Rocha , Mecnica dos Fluidos para Engenheiros. 5 Ed. Nova Lima, Imprimatur, 2009. Bibliografia Complementar: FAY, J.A., Introduction to Fluid Mechanics, MIT Press, 1994 GILES, Ranald; EVETT, Jack. Mecnica dos fluidos e hidrulica. So Paulo. Ed. Makron Books, 1996. coleo Schaum. WHITE, F.M., "Fluid Mechanics" Mc Graw Hill, 2002

19

Anda mungkin juga menyukai