Anda di halaman 1dari 4

Uma Histria de Evoluo Isac Machado de Moura Da fumaa internet, quantas formas de comunicao, os tambores, os horrores de uma civilizao:

: invaso, colonizao, intolerncia cultural: discordou, mete o pau. Lnguas se sobrepem, costumes se alteram, religies so impostas, guerras pela paz, da espingarda ao antraz, evolues da humanidade, capacidade de auto-destruio; encara-se tudo, tem-se medo de avio... eh! mundo! Avanos na terra,

festa de arromba: queremos guerra... temos bomba. No sculo da comunicao, o dilogo emperra: argumentao para justificar a guerra. Internet, o breguete do sculo cheio de artimanha, no se conhece o vizinho, mas tem-se amigo na Alemanha, milagres da comunicao, da globalizao, / da distncia, da aproximao. Comunicao, / necessidade humana e humanitria, / ora para o bem, ora para o mal; / atravs dela, mata-se, / salvam-se vidas... o homem domina, / o centro, o ser, / o dono .... ns.

Cultura, Comunicao e Linguagem

O homem um ser social, logo apresenta uma necessidade intrnseca de interao com a realidade que o cerca, ou seja, com o seu meio-ambiente. A estainterao(troca de informaes), d-se o nome decomunicao. Atravs da comunicao o homem divide com seus semelhantes sua viso de mundo, suas experincias, seus sentimentos, suas descobertas e criaes, ou seja, sua cultura. Com relao a cultura, podemos afirmar que todo grupo social detentor de determinados traos culturais peculiares, no havendo, portanto, cultura inferior ou superior, mas sim diferente. No existe nenhum grupo social desprovido de cultura. Toda e qualquer manifestao cultural deve ser respeitada, nunca violada, como mostra o texto. A lngua de um povo parte integrante de sua cultura, devendo, portanto, ser valorizada. Mais do que um ser racional ou social, o que realmente caracteriza e individualiza o ser humano alinguagem, isto , a sua capacidade de se comunicar. atravs da linguagem que o ser humano consegue transmitir e/ou expressar suas idias, seus pensamentos. Segundo o professor e gramtico Celso Cunha,linguagem todo sistema de sinais que serve de meio de comunicao entre os indivduos. Desde que se atribua valor convencional a determinado sinal, existe uma linguagem. Assim, podemos distinguir, basicamente, dois tipos de linguagem:

Linguagem Verbal utiliza-se de palavras(escritas ou faladas): telegrama, jornal, telefone, rdio, tv, etc. Podemos, ento, dizer que toda lngua umalinguagem verbal.

Linguagem No-Verbal no se utiliza de palavras; baseia-se nos sentidos: fotografias, gestos, cores, etc.

Lngua um conjunto de estruturas verbais portadoras de significado, que combinam as frases, sendo produzidas a partir de sons organizados pelo homem. Sendo uma criao da sociedade, no pode ser imutvel; muito pelo contrrio, vive em perptua evoluo.

EXERCCIOS

1. Marque C para certo e E para errado.

a) ( )Qualquer forma de comunicao uma linguagem. b) ( ) A lngua de um povo, ou seja, seu idioma, um tipo de linguagem. c) ( ) A lngua em sua modalidade falada a forma de linguagem mais utilizada. d) ( ) O exerccio da lngua nos dado pela natureza. e) ( ) Alguns grupos humanos no tm nenhum tipo de cultura.

2. Seria correto dizer que o homem um ser lingstico? Justifique.

3. O que linguagem?

4. Quais so os tipos de linguagem? Explique-os.

5. Lngua e linguagem verbal a mesma coisa? Explique.

6. Toda linguagem uma lngua? Por qu?

7. Explique com suas palavras o que comunicao.

8. Explique com suas palavras: no existe nenhum grupo social desprovido de cultura."

9. Voc se considera uma pessoa comunicativa? Por qu?

10. Explique com suas palavras os versos a seguir, do texto Uma Histria de Evoluo: No se conhece o vizinho, / mas tem-se amigo na Alemanha.

11. Explique: A lngua limita. (Focault)

Anda mungkin juga menyukai