Anda di halaman 1dari 2

Constitucionalistas chocados com "obsesso" do Governo

Mafalda Ganho hoje s 13:38

Ouvidos pelo Expresso, constitucionalistas revelam-se chocados com o anunciado alargamento da CES. preciso conh dizem, mas a medida pode violar vrios princpios da Constituio.

" incompreensvel que o Governo insista em fazer uma correco oramental sempre sacrificando os mesmos", disse ao Expresso a constitucionalis anunciado alargamento da base de incidncia da contribuio extraordinria de solidariedade (CES) dos pensionistas.

Para alm do plano poltico, Isabel Moreira refere a questo jurdica, para defender que - tal como afirmou j o ano passado em relao criao da inconstitucional.

No mesmo sentido se pronuncia Jorge Miranda. "Trata-se, no fundo, de um imposto sobre os mais fracos". Salvaguardando que necessrio "conhe Governo", este constitucionalista no duvida "pessoalmente, que se trata de uma medida inconstitucional".

Tal como Isabel Moreira, que aguarda conhecer os pormenores da proposta, mas que a classifica, partida, como "uma tremenda injustia", Jorge M da proteco da confiana e da proporcionalidade".

"Persistncia obsessiva"

"H muito por onde cortar no Estado. O que preciso fazer um estudo objetivo sobre a to falada reforma, para se perceber o que h a fazer. Seja

instituies particulares de solidariedade pessoal, ou ainda na despesa com pessoal nos ministrios, h outras solues, e a mim choca-me profunda relao a um grupo mais frgil", acrescenta Jorge Miranda.

J Bacelar Vasconcelos fala numa "persistncia obsessiva no mesmo tipo de medidas". O constitucionalista considera "extemporneo" um juzo sobr proposta - "isso s possvel conhecendo a sua formulao" -, mas admite que "h esse risco", nomeadamente por "ser visado o mesmo grupo".

"Em vez de se fazerem as reformas necessrias para que a estrutura do Estado passe a estar de acordo com as nossas possibilidades, o Governo in constitucionalista. "A medida s confirma a continuidade da poltica que tem vindo a ser seguida" e assenta numa "conversa inconsistente", diz ainda

Por sua vez, Jos Carlos Andrade admitiu Lusa "que o Tribunal Constitucional possa no declarar inconstitucionalidade" das medidas anunciadas n passam tambm por aumentar os descontos dos funcionrios pblicos para a ADSE.

A possibilidade de o Tribunal Constitucional aprovar as medidas adotadas pelo Governo para compensar o chumbo da convergncia das penses va constitucionalista, da deciso dos juzes sobre os cortes nos salrios dos funcionrios pblicos, previstos no Oramento do Estado para 2014.

Pensionistas "no so alvo"

Sobre as mesmas medidas, o lder parlamentar do PSD, Lus Montenegro, garantiu hoje que as alternativas apresentadas pelo Governo ao chumbo d

nas penses pretendem "encerrar um ciclo" de aumento da carga fiscal que prejudica a economia, assegurando que o Governo no tem os pensionis

Atualmente, a CES aplica-se s penses a partir de 1350 euros, com uma taxa de 3,5%. Os descontos para a ADSE so, desde agosto de 2013, de 2 aumentassem para 2,5% a 1 de janeiro deste ano.

O aumento, somado aos aplicados s contribuies dos subsistemas dos militares e dos polcias, representa 132 milhes de euros, segundo a propo 2014.

Anda mungkin juga menyukai