Anda di halaman 1dari 9

A CHARGE NO ENSINO DE HISTRIA

Jos Emerson Tavares de Macdo Ac. UEPB Maria Lindaci Gomes de Souza - UEPB Dr. UEPB

RESUMO Este trabalho um recorte do projeto de iniciao cientifica /PIVIC da UEPB. Tendo como propsito, apresentar o uso da charge, como um dos recursos didtico-pedaggico possvel de ser utilizado em sala de aula no decorrer do processo ensino-aprendizagem. Um dos aspecto importante na utilizao de tais recursos a sua proximidade com o cotidiano, pois estes so geralmente encontrados em jornais e revistas tratando temas atuais, atemporais, divertindo e marcando pocas. Alm disso, permite que o aluno passe a entender a imagem como discurso, atribuindo-lhe sentidos sociais e ideolgicos. Assim tentaremos buscar melhorias no ensino de Histria pois a charge trabalhada pelo professor(a) tornar as aulas mais dinamizadas. Palavras-chave: Charges; Ensino-aprendizagem; Ensino de Histria.

INTRODUO Este pesquisa apresenta uma proposta do uso da charge, como valioso recurso didtico-pedaggico possvel de ser facilmente utilizado em sala de aula no decorrer do processo ensino-aprendizagem a partir do ensino fundamental at o superior. Tal atividade requer a compreenso e interpretao da charge, com base nas inferncias que o aluno possa realizar de acordo com seu conhecimento de mundo. Outro aspecto importante na utilizao desse recurso a sua proximidade com o cotidiano, pois a charge geralmente so encontrados em jornais e revistas tratando temas atuais, atemporais, divertindo e marcando pocas. Alm disso, permite que o aluno passe a entender a imagem como discurso, atribuindo-lhe sentidos sociais e ideolgicos. Sabe-se que a valiosa contribuio dos aspectos visuais so bem recebidos pelos alunos. Esta pesquisa pode servir como um facilitador da integrao prtica, como subsdio para professores de histria que tem como um dos grandes objetivos atuais desconstruir a viso de que a Histria decoreba. HUMOR No mundo dominado pelo imperialismo das sensaes quer sejam auditivas ou visuais, nos deparamos com textos visuais diludos no cotidiano do espao urbano a todo o momento. So textos no-verbais que despertam e chamam a ateno do leitor como os outdoors, cartazes, vdeos,

cartuns, charges e caricaturas. Artefatos culturais ou produtos, chamados por Marc Ferro de imagem-objeto, que se integram ao mundo, comunicando. (1989, p. 87). Portanto, so instrumentos de disseminao da informao histrica e cultural, destinados a difundir a memria histrica. As imagens nem sempre tiveram grande importncia para a historiografia, pois durante muito tempo, elas eram consideradas como um elemento ilustrativo, no fundamental para a explicao da histria. Segundo Ulpiano Bezerra de Menezes, o potencial cognitivo da imagem se dar a partir da Histria da Arte, no sculo XIX, tambm nesse mesmo sculo, a Antropologia Visual e a Sociologia Visual, seguindo as trilhas abertas pela Histria da Arte, vo se encaminhando no sentido da percepo das iconografias e seu potencial cognitivo. Menezes (2003, p.12) afirma que,
Na antigidade e na Idade Mdia no h traos de usos cognitivos da imagem, sistemticos consistentes. Ao contrrio, dominava o valor afetivo, envolvendo no s relaes de subjetividade, mas, sobretudo a autoridade intrnseca da imagem. Autoridade independente do conhecimento, mas derivada do poder que atribua efeito ao prprio objeto visual. O primeiro campo do conhecimento em que se ter um reconhecimento sistemtico do potencial sistemtico do potencial cognitivo da imagem visual a Histria da Arte, que se consolida no sculo XVIII e no por acaso, j que se trata de seu objeto referencial especfico.

Foi a partir da Escola dos Annales que a forma de pensar e fazer histria mudou. As primeiras geraes dos Annales revolucionarem o conceito de documento histrico, a grande nfase na utilizao das imagens como fonte ser dos Annales significou um desenvolvimento extraordinrio de temas novos e um interesse marcante pelo emprego de novos tipos de fonte. Na terceira gerao conhecida por Nova Histria (Nouvelle Histoire), houve uma sensvel mudana na construo da Histria, onde vrias fontes de pesquisa passaram a ser utilizadas pelos historiadores. A partir de ento, o historiador passou a abordar os mais diferentes temas, Segundo afirma Ttart (2000) citado por: (SOUZA, 2007, p.15) Nova Histria enriqueceu fundamentalmente a reflexo histrica: s outras cincias; inscrio do homem na globalidade de seu entorno natural, tcnico, afetivo, simblico, etc.. Ainda, citando Burke (1992, p.11) [...] a nova histria comeou a se interessar por virtualmente toda a atividade humana e que todo o material do passado potencialmente admissvel como evidncia para a histria. De acordo com as citaes acima, o historiador passou a abordar os mais diferentes temas, j que a Nova Histria enriqueceu fundamentalmente a reflexo histrica. O historiador que emprega a imagem como fonte histrica precisa ver alm da imagem, decifrar seus cdigos, fazer uma leitura critica. As imagens so representaes do mundo elaboradas para serem vistas. Como afirma Pesavento (2004, p.86).
As imagens estabelecem uma mediao entre o mundo do espectador e do produtor, tendo como referente realidade, tal como, no caso do discurso, o texto mediador entre o mundo da leitura e da escrita. Afinal, palavras e imagens so formas de representao do mundo que constituem o imaginrio.

A importncia de se trabalhar com a produo humorstica de um dado perodo, justifica-se principalmente aquelas que evidenciam as manobras do poder institudo, no caso especifico deste estudo, o perodo militar, quando h uma nova configurao de estado. Um dos aspectos a ser destacado no que diz respeito importncia do humor visual na imprensa, deve-se constatao da fora crtica, quando nos posicionamos enquanto historiadores. Nesse sentido podemos contribuir, quando ressaltamos o descaso que atinge a documentao visual enquanto fonte histrica na academia ou nos centros de estudo, mais habituados e afeitos a aceitar a palavra como nica forma de expresso, impondo certo dogmatismo cultural. Destacamos que a no aceitao desse tipo de leitura, deve-se a uma viso estereotipada do poder da iconografia humorstica, ou seja, a suposta idia de uma objetividade e transparncia da arte caricatural, considerada sem importncia e secundria para a anlise das experincias culturais, sociais ou polticas de um povo. Parte do menosprezo ao estudo do humor visual deve-se ao tipo de concepo inserida no campo da criao artstica. De acordo com Paiva (2002, p.19):
A iconografia tomada agora como registro histrico realizado por meio de cones, de imagens pintadas, desenhadas, impressas, ou imaginadas e ainda esculpidos, modelados, talhados, gravados em material fotogrfico e cinematogrfico. So registros com os quais os historiadores e os professores de Histria devem estabelecer um dialogo continuo. preciso saber indag-los e deles escutar as respostas.

Alm da importncia cultural, ideolgica e social, as iconografias humorsticas registram, constroem fatos cotidianos atravs dos elementos risveis, historiando os aqui e agora, os instante-tipo, que foram se sedimentando na memria popular, mas que atravs dos intelectuais do trao so reinventados e apropriados atravs das prticas sociais. A CHARGE O termo charge proveniente do francs charger (carregar, exagerar). Sendo fundamentalmente uma espcie de crnica humorstica, a charge tem o carter de crtica, provocando o hilrio, cujo efeito conseguido por meio do exagero. Ela se caracteriza por ser um texto visual humorstico e opinativo, criticando um personagem ou fato especfico. Segundo (RABAA e BARBOSA, 1978: 89), a charge um tipo de cartum cujo objetivo a crtica humorstica de um fato ou acontecimento especfico, em geral de natureza poltica. De acordo com estes autores, uma boa charge deve procurar um assunto atual e ir direto onde esto centradas a ateno e o interesse do pblico leitor. A construo da charge tambm muitas vezes baseada na remisso

a outros textos, verbais ou no. O que a torna singular o modo perspicaz como demonstra sua capacidade de congregar, num jogo de polifonia e ambivalncia, o verso e o reverso tematizado A charge um tipo de texto atraente aos olhos do leitor; pois, a imagem de rpida leitura, transmitindo mltiplas informaes de uma s vez. A charge uma fonte histrica das mais ricas, [...] uma fonte como qualquer outra e, assim como as demais, tem que ser explorada. (PAIVA, 2002, P.17). No entanto, o leitor do texto chrgico tem que estar bem informado acerca do tema abordado para que possa compreender e captar seu teor crtico. Afinal, ali est focalizada e sintetizada uma certa realidade. E somente os que conhecem essa realidade efetivamente entendero a charge. Ela pode ser definida como uma modalidade de linguagem iconogrfica e que se caracteriza essencialmente por sua natureza dissertativa e ideolgica, alm de primar pela presena do humor com o propsito de denunciar, criticar e satirizar atravs do apelo ao exagero, tambm deve ser reconhecida em seu potencial como fonte histrica, capaz de contribuir para a reflexo sobre uma determinada poca, pois expressa e transmite, assim como toda configurao visual, idias, sentimentos, valores e informaes a respeito de seu tempo e lugar, bem como de outros tempos e lugares. A produo de uma charge est necessariamente vinculada ao contexto scio-histrico imediato e, portanto, apresenta elementos concretos para anlise do seu respectivo tempo histrico. A charge, como tambm pretendemos mostrar neste trabalho, mais do que um instrumento ideolgico a servio de um ideal poltico; ela , para alm disso, uma importante fonte histrica capaz de fornecer elementos preciosos para reconstituir uma histria, tomado como produto de um tempo e de um lugar scio-histrico. Se a Histria Cultural visa a atingir as representaes, individuais e coletivas, que os homens constroem sobre o mundo, a Histria Cultural do Poltico difundiu-se, tendo como uma de suas preocupaes centrais a definio de uma cultura poltica. A Histria Cultural trouxe novos aportes ao poltico, colocando questes renovadoras e sugerindo novo objetos, trazendo assim uma renovao do poltico. Essa histria poltica renovada teve, a rigor, ainda muito a ver com as novas formas assumidas pelos movimentos polticos, fazendo uso da mdia e, cada vez mais, apostando na credibilidade obtida pelas imagens e pelos discursos. A palavra iconografia pode ser traduzida literalmente como escrita da imagem e vem do grego eikon (imagem) e graphia (escrita). Pintura, desenho, gravura, fotografia, arquitetura, cinema, so exemplos de artes visuais. De acordo com Paiva (2002, p. 19)
A iconografia tomada agora como registro histrico por meio de cones, de imagens pintadas, desenhadas, impressas, ou imaginadas e ainda esculpidos, modelos, talhados, gravados em material fotogrfico e cinematogrfico. So registros com os quais os historiadores e

5
professores de Histria devem estabelecer um dialogo continuo. preciso saber indag-los e deles escutar as respostas.

Neste sentido, entendemos que a imagem s responde quando inquirida, porque, caso no haja uma interlocuo, ela nada fala, nada transmite. A charge, um exemplo de linguagem iconogrfica, ela vem acompanhada de textos ou palavras, uma vez que o elemento lingistico se torna importante para explicitar a sua intencionalidade ou completar o sentido humorstico e poltico. Costumamos chamar de novas linguagens, diversos recursos e metodologias, atualmente, focos de debates em torno da renovao do ensino de Histria. So possibilidade de trabalhar com as linguagens iconogrficas, sonoras, poticas, literrias, humorsticas, dentre outras. Evidentemente que so linguagens diferenciadas, cada uma tem a marca da especificidade, porm, todas elas so representaes pois so, no dizer de Chartier (1989, p.29)
[...] configuraes intelectuais mltiplas, atravs das quais a realidade contraditoriamente construda pelos diversos grupos, as prticas que visam fazer reconhecer uma identidade social, exibir uma maneira prpria de estar no mundo, significa simbolicamente um estatuto e uma posio [...].

As representaes so elaboradas pelos diversos grupos sociais, nada harmoniosas. So vises de mundo que se quer projeta no imaginrio social, so produtos de conflitos e embates, por isso, contraditrias. Falando em linguagens diferentes, elas nada tm de imparcialidade ou inocncia, pelo contrrio, esto a servio dos grupos que esto no poder e dos que querem um dia alcana-lo, dos regimes polticos e ideolgicos e das vrias configuraes identitrias. A charge por ser um texto imagtico, tem na sua capacidade levar informaes no apenas aos assinantes de jornais, diante das novas linguagens que esto sendo trabalhada em sala de aula no caso de novas metodologias, a charge pode ser muito bem trabalhada por professores de histria, pois as charges tm a capacidade de prender a ateno dos alunos. Costumamos chamar de novas linguagens, diversos recursos e metodologias, atualmente, focos de debates em torno da renovao do ensino de Histria. So possibilidade de trabalhar com as linguagens iconogrficas, sonoras, poticas, literrias, humorsticas, dentre outras. Evidentemente que so linguagens diferenciadas, cada uma tem a marca da especificidade, porm, todas elas so representaes. Portanto justifica-se pensar da importncia do uso da charge para as leituras dos fatos histricos, de uma maneira diferente, atravs da satirizao reportado no humor das charges, podemos compreender como foi observado o governo de Joo Baptista Figueiredo como tambm o movimento das Diretas J. Desta forma abarcamos a idia de que a charge, embora traga o riso para alguns ela pode trazer dio para outros, j que se trata de uma arma poltica.

ENSINO DE HISTRIA Ao falarmos em construo do conhecimento histrico escolar, estamos considerando no s aquele tipo de conhecimento que o aluno traz para a escola, mas tambm aquele que aperfeioado na mesma, formando o que chamamos de conhecimento histrico escolar. Segundo Bittencourt (2005, p.25) diz que;
O conhecimento histrico escolar uma forma de saber que pressupe um mtodo cientfico no processo de transposio da cincia de referncia para uma situao de ensino, permeando-se em sua reelaborao, com o conhecimento proveniente do senso-comum, de representaes sociais de professores e alunos e que so redefinidos de forma dinmica e contnua em sala de aula. Nenhuma disciplina escolar uma simples filha da cincia-me, adverti-nos Henri Moniot, e a histria escolar no apenas uma transposio da histria acadmica, mas constitui-se por intermdio de um processo no qual interferem o saber erudito, os valores contemporneos, as prticas e os problemas sociais.

Portanto, o conhecimento histrico escolar compreende a soma de vrios conhecimentos: o acadmico, o popular e as vivencias do cotidiano do aluno. Para desenvolvemos o conhecimento histrico, necessrio analisarmos como se desenvolve a conscincia histrica humana. Circe Bittencourt, ainda, faz outra colocao sobre o ensino de Historia:
O ensino de Historia pode possibilitar ao aluno reconhecer a existncia da historia crtica e da historia interiorizada e a viver conscientemente as especificidades de cada uma delas. O estudo de sociedades de outros tempos e lugares pode possibilitar a constituio da prpria identidade coletiva na qual o cidado comum est inserido, medida que introduz o conhecimento sobre a dimenso do outro, de uma outra sociedade, outros valores e mitos, de diferentes momentos histricos. Identidade e diferena se complementam para a compreenso do que ser cidado e suas reais possibilidades de ao poltica e de autonomia intelectual no mundo da globalizao, em sua capacidade de manter e gerar diferenas econmicas, sociais e culturais como as do nosso pas. E, nessa perspectiva preciso considerar o papel do professor na configurao do currculo real, ou interativo, que acontece na sala de aula, lembrando que ele sujeito fundamental na transformao ou na continuidade do ensino da Historia. (Idem. 27).

O ensino de Historia visa contribuir para a formao de um cidado crtico diante da sociedade em que vive. Ao estudar as sociedades passada, a Histria contribui para que o aluno compreenda o tempo passado, e perceba-se como membro da sua sociedade, e portando que possa contribuir para uma sociedade mais justa. A UTILIZAO DA CHARGE NA SALA DE AULA Uma das questes histricas e culturais atuais tem sido a forma como se registra a associao entre imagem, arte e Histria. Nessa perspectiva convm destacar a reflexo de Menezes (2003) quando comenta: significativo que alguns dos estudos que vem trabalhando no campo artstico produzam conhecimento histrico da melhor qualidade e, de fato historicizam as

imagens, mas no tem a pretenso de fazer Histria Social da Arte. (2003: 12), destacando que foi na virada da dcada de 1980 que eles deram no s uma convergncia de varias abordagens. Desse modo, as iconografias introduzidas no campo das pesquisas educacionais e historiogrficas, possibilitam aos professores desvendar mundos desconhecidos. De certa forma, porque as temticas associadas ao sentimento, paixes, subjetivo, e cotidiano, se identificavam com o indivduo e sua vida privada, mas no eram considerados objetos relevantes para Histria (NEVES, 2003: 70). A proposta da utilizao da charge vem para conseguir unir conceitos, contedos e normas ao conhecimento de mundo do discente, para que dessa forma o aprendizado no seja passageiro, que se mantenha e evolua conforme as novas informaes que o aluno for recebendo ao longo de sua formao acadmica. A charge aquela que une a imagem ao texto e s normas, fazendo com que o aluno consiga entender o que se passa, e no tenha que decorar ou repetir as normas e os padres que esto sendo ensinados. Ela deve ter uma ligao direta com o contedo que est sendo lecionado no momento, no se desviando do assunto em foco, isto , o professor como orientador deste recurso, deve ter objetivos pedaggicos em relao escolha do material a ser trabalhado, para que este no se perca durante o processo de compreenso e de interpretao, e assim consiga trocar informaes sobre o contedo que est sendo passado. Essas escolhas devem ser incaradas to significativas como se faz na escolha dos materiais didticos que so levados pra sala de aula. Ressaltamos a questo da transparncia da imagem, quando o foco da ateno direcionado para a representao interna do quadro, limitando-se a identificar tipos sociais, fatos caracterizados no trao. Assim, ressaltamos que no importa apenas identificar o que est representado, mas dar respostas, aos por qus, como o cronista do trao desenhou dessa forma, situando-o temporalmente dando respostas a partir do que est por traz do desenho. Segundo Souza (2004 p.254)
Alm da contextualizao, considerada em Histria uma questo essencial para no correr o risco de isolar o acontecimento, fato ou personagem. preciso ter uma bagagem prvia e acumulada de conhecimentos, em termos de contedos. Essa a funo do professor, ter um conhecimento prvio, ou seja, fazer uso da sua bagagem cultural e histrica, trazendo a baila outras leituras para contextualizar o acontecimento. Dessa forma, o professor, enquanto mediador, transcende a configurao interna da dimenso visual, no se limitando a perceber apenas os indcios visuais ali representados.

Lanar mo deste recurso que a charge em sala de aula dar a chance de o aluno adentrar outros universos, conhecer outros discursos, debater sobre sua realidade e ter novas maneiras de expressar uma opinio, estando atualizado com o que est acontecendo ao redor. Dessa forma, o trabalho a ser realizado pode ajudar a melhorar a qualidade das aulas, diminuir os ndices de evaso e repetncias entre os alunos e estimular os professores a modificar sua prtica pedaggica com o

objetivo de modificar o papel passivo do aluno (mero receptor de conhecimentos) tornando-o um ser ativo e participativo podendo mudar a realidade na qual est inserido. Tendo em vista que essa uma das formas em que propomos para trazer uma discursam na melhoria do ensino de histria, ressaltarmos de que h outras formas de tornarem as aulas mais construtivas, como: (literatura, fotografias, filme, cordel, entre outros), no deixando apenas o professor, juntamente com o livro didtico reproduzir conhecimentos, mas que o aluno possa ter uma viso critica dos contedos de Histria. Contudo, as charges possuem uma dosagem cmica, crtica e irreverente em uma medida suficiente para colaborar com o ensino de Histria. Pode-se concluir que o uso da charge em sala de aula um poderoso aliado dos professores. A charge tem um grande aproveitamento, j que atravs do uso da iconografia juntamente com o humor que uma das caractersticas da charge, sem deixar de lado a critica que ela carrega, que vai ser fundamental para o despertar do aluno para o ensino de histria. CONSIDERAES FINAIS Este trabalho vem a contribuir no projeto de iniciao cientifica /PIVIC da UEPB, que est em andamento, j que o grande objetivo desse projeto e fazer uma analise das charges publicadas no Jornal Dirio da Borborema, tendo em vista que a utilizao da charge no de apenas criticar um sistema ou um governo poltico. Ela se inserem nas novas metodologias no ensino de histria. Com isso percebemos que fazer uma analise das charges desse projeto leva contribuies no apenas a esfera do poltico mas tambm para o ensino de histria. As imagens invadem cada vez mais o nosso cotidiano, tornando impossvel deixar de lado as possibilidades que oferecem no campo pedaggico e no cotidiano da sala de aula. Sabemos que as reflexes tericas sobre a utilizao da imagem ou sobre as iconografias ou ainda os trabalhos sobre a pedagogia do olhar, so ainda embrionrios, e no caso da escola brasileira quase inexistente. Percebemos que h na charge um grande potencial para ser utilizado em salas de aula, a maioria dos estudantes, rejeita a disciplina de Histria. So relatos na grande maioria dos professores e estagirios dessa disciplina, muitos deles colocam a Histria como decoreba, e no como uma cincia que se reflete a sociedade no passado aos dias atuais, observando os processo de rupturas e continuidades em que a Histria promove. Por isso necessrio que os professores de Histria busque concientizar o seu aluno da importncia que o conhecimento da histria tem para ele, pois ele faz parte da histria de uma sociedade. O uso da charge em sala de aula possibilitaria mais descontrao, o que levaria o estudante a se interessar pelo contedo transmitido. Assim o professor tornaria suas aulas mais

dinmicas. Compreendemos que h uma enorme dificuldade em utilizar esse tipo de recurso j que so poucos os estudo ligados a essa temtica. E que por algumas vezes no h como o professor utilizar a charge para determinado contedo, pois ela pode at existir, mas o seu acesso acaba dificultando o jogo entre o ensino e aprendizagem dos contedos de Histria. A outros problemas como o pouco tempo em que o professor tem para poder procurar, selecionar e analisar a charge para leva para sua turma, esse problema e devido alta jornada de trabalho que o professor se submete chegando a muitos deles a trabalharem os trs turnos do dia.

Anda mungkin juga menyukai