Anda di halaman 1dari 7

Questes - Eletrosttica

Cargas eltricas
1. Um corpo condutor inicialmente neutro perde elementar . Considerando a carga

, qual ser a carga eltrica no corpo aps esta perda de eltrons?

Inicialmente pensaremos no sinal da carga. Se o corpo perdeu eltrons, ele perdeu carga negativa, ficando, portanto, com mais carga positiva, logo, carregado positivamente. Quanto resoluo numrica do problema, devemos lembrar, da equao da quantizao de carga eltrica:

Sendo n o n mero de eltrons que modifica a carga do corpo:

!ogo, a carga no condutor ser"

2. Um corpo possui elementar

e , qual a carga deste corpo?

. Considerando a carga

#rimeiramente verificamos que o corpo possui maior n mero de pr$tons do que de eltrons, portanto o corpo est" eletrizado positivamente, com carga equivalente diferena entre a quantidade de pr$tons e eltrons. %ssa carga calculada por:

Eletrizao de corpos
1. Em uma atividade no laboratrio de fsica, um estudante, usando uma luva de material isolante, encosta uma esfera metlica A, carregada com carga ! "C, em outra id#ntica $, eletricamente neutra. Em seguida, encosta a esfera $ em outra C, tambm id#ntica e eltricamente neutra. %ual a carga de cada uma das esferas? &esolvendo o e'erc(cio por partes. #rimeiramente calculamos a carga resultante do primeiro contato, pela mdia aritmtica delas:

)omo a esfera * no faz mais contato com nen+uma outra, sua carga final ,- .).

)alculando o segundo contato da esfera /, com a esfera ) agora, temos:

#ortanto, as cargas finais das 0 esferas so:

Lei de Coulomb
1. Considere duas partculas carregadas respectivamente com conforme mostra a figura abai*o+ &,' "C e (),' "C, dispostas

%ual a intensidade da for,a que atua sobre a carga &? *nalisando os sinais das cargas podemos concluir que a fora calculada pela lei de )oulomb ser" de atrao, tendo o c"lculo de seu m$dulo dado por:

#ortanto a fora de atrao que atua sobre a carga 1 tem m$dulo 2,0345 e seu vetor pode ser representado como:

2. -r#s partculas carregadas eletricamente s.o colacadas sobre um tri/ngulo equiltero de lado d012cm conforme a figura abai*o. %ual o mdulo da for,a e um esbo,o do vetor for,a eltrica que atua sobre a carga 3?

#ara calcularmos o m$dulo da fora que atua sobre a carga 0 devemos primeiramente calcular separadamente a influ6ncia que as cargas 7 e 1 causam nela, e atravs das duas calcular a fora resultante. #ara calcularmos a fora de repulso sofrida entre as duas cargas positivas:

#ara calcularmos a fora de atrao sofrida entre a carga positiva e a negativa:

#ara calcularmos a fora resultante:

#ara esboarmos a direo e o sentido do vetor fora resultante devemos lembrar do sentido de repulso e de atrao de cada fora e da regra do paralelogramo:

3. %uatro cargas s.o colocadas sobre os vrtices de um ret/ngulo de lados 12cm e 32cm, como mostra a figura abai*o+

%ual a intensidade da for,a sentida na partcula 1? #ara calcularmos a fora resultante no ponto onde se localiza a part(cula -, devemos primeiramente calcular cada uma das foras eltricas que atuam sobre ela. #ara a fora da part(cula7 que atua sobre -:

#ara a fora da part(cula1 que atua sobre -:

#ara a fora da part(cula0 que atua sobre -+

#ara se calcular a fora resultante:

#ara esboarmos a direo e o sentido do vetor fora resultante devemos lembrar do sentido de repulso e de atrao de cada fora e da regra do paralelogramo:

*ssim como no c"lculodo m$dula das foras , no podemos somar todos os vetores de uma s$ vez, ento, por partes:

Campo Eltrico
1. Um campo eltrico gerado por uma carga puntiforme positiva. A uma dist/ncia de &2cm posta uma partcula de prova de carga q0 ()"C, sendo atrada pelo campo, mas uma for,a e*terna de &4 fa5 com que a carga entre em equilbrio, conforme mostra a figura+

%ual deve ser o mdulo da carga geradora do campo para que esta situa,.o se6a possvel? #ara fazer este c"lculo usamos a relao:

5o entanto o problema no diz qual a intensidade do campo eltrico, mas sendo 8 a fora necess"ria para que o sistema descrito fique em equil(brio:

Substituindo na primeira equao:

Potencial Eltrico
1. Uma carga eltrica de intensidade %0 7"C gera um campo eltrico no qual se representam

dois pontos, A e $. 8etermine o trabal9o reali5ado pela for,a para levar uma carga de um ponto ao outro :$ at A;, dada a figura abai*o+

#rimeiramente precisamos calcular o potencial eltrico em cada ponto, atravs da equao:

%m *:

%m /:

)on+ecendo estes valores, basta aplicarmos na equao do trabal+o de uma fora eltrica:

Anda mungkin juga menyukai