Anda di halaman 1dari 20

01

Nome da Empresa Pessoa de Contacto Cargo Consultor Data

O presente questionrio deve ser utilizado em complemento dos Questionrios de Avaliao Financeira, de Gesto e Excelncia Mdulos Base dos ndices de Benchmarking (IBP ndice de Benchmarking Portugus e BI Benchmark Index).

A empresa est abrangida pelo Regulamento de Gesto do Consumo de Energia1:

No

Sim

A empresa utiliza co-gerao:

No

Sim

Potncia Instalada?

A empresa tem implementado um Sistema de Gesto Ambiental (NP EN ISO 14001:1999 ou EMAS)

No

Sim

(em cusrso de certificao)

Sim

(certificado)

A empresa est abrangida pela legislao e controlo de riscos de acidentes graves


(DL 164/2001 de 23 de Maio que transpe directiva n. 96/82/CE)

No

Sim

A empresa est abrangida pela legislao sobre preveno e controlo integrado da poluio
(directiva IPPC 96/64/CE, transposto para o DL 194/2000 de 21 de Agosto).

No

Sim

(em cusrso de licenciamento ambiental)

Sim

(j possui licena ambiental)

Critrios Aplicveis a Todos os Sectores: Consumo Energtico Superior a 1000 tep/ano; Soma dos Consumos Energticos Nominais dos Equipamentos Instalados Superior a 0,5 tep/hora; Consumo Energtico Nominal de pelo menos um Equipamento Instalado Excede 0,3 tep/hora. Critrios Aplicveis s empresas de Transportes e s Empresas com Frotas Prprias: Consumo Energtico Superior a 500 tep/ano.

02

UMA INTRODUO AO QUESTIONRIO


O presente questionrio foi concebido, pelo CTCV - Centro Tecnolgico da Cermica e do Vidro, de forma a avaliar o posicionamento competitivo da organizao e evidenciar a sua capacidade de gesto em matria de energia e ambiente (E&A). O mdulo abrangente de um conjunto de aspectos qualitativos e quantitativos, integrando aspectos de gesto interna e efeitos ambientais propriamente ditos, que reflectem as externalidades da actuao das empresas passando pela organizao, gesto e impacte ambiental (incluindo consumo de recursos e eficincia energtica). Para alm de considerar os principais requisitos legais associados energia e ao ambiente, particularmente no que se refere qualidade do ar (emisses gasosas), qualidade da gua (gua e efluentes lquidos), resduos slidos gerados, rudo, uso do solo e gesto de consumos de energia, objectivo estabelecer um conjunto de indicadores de avaliao do desempenho ambiental, nomeadamente que reflictam o impacte ambiental das empresas, seja ao nvel do consumo de recursos naturais ou do potencial de degradao ambiental. Optou-se por um conjunto de indicadores de gesto (ambiental e energtica) e outro conjunto de indicadores de desempenho operacional, incluindo parmetros ambientais mais relevantes e consumos de energia, de largo espectro de aplicao e que possam ser utilizados para efeito de comparaes inter ou intra-sectoriais, em particular:

Indicadores de Gesto e Capacidade. Permitem a parametrizao de aspectos qualitativos, traduzindo as competncias de gesto baseada em aspectos como organizao e estrutura, poltica e prticas de gesto ambiental e de energia. Este tipo de indicadores evidencia os esforos de gesto para alcanar um bom desempenho ambiental e de energia. Indicadores de Desempenho Operacional. Evidenciam a concretizao da
capacidade e descrevem o desempenho da organizao relativamente a aspectos especficos em matria de ambiente e energia. Estes indicadores descrevem o desempenho da organizao relativamente a aspectos especficos em matria de ambiente e energia. Para alm destes parmetros, foi utilizado um outro tipo de questo, com um cariz qualitativo:

Indicadores de Funcionamento. Pretendem identificar opes de funcionamento das organizaes, de cariz qualitativo e que normalmente no se podem classificar em termos de "melhor prtica" mas que ajudam a explicar o posicionamento da organizao, complementando os indicadores de capacidade e desempenho.

03

SECO I - Avaliao de Gesto e Capacidade


O presente questionrio foi concebido de forma a apoiar uma organizao a avaliar a sua posio competitiva ao nvel da gesto e capacidade em matria de ambiente e energia. Ao preencher o questionrio importante ser honesto e objectivo. A finalidade deste estudo no fazer com que a sua organizao parea ser melhor que aquilo que na realidade , mas sim obter um registo objectivo e uma viso concisa, que possa ser apoiada em provas tangveis, caso seja solicitado. Respostas imprecisas iro conduzir a resultados errneos e iro limitar a anlise comparativa e o valor do estudo para a sua actividade. O questionrio abrangente para:

Aspectos ambientais da(s) sua(s) actividade(s), produtos ou servios; Avaliao do desempenho ambiental da organizao, cdigos de boas prticas e anlise de procedimentos de gesto do ambiente da organizao, princpios e guias de orientao Oportunidades para criar vantagens competitivas relativamente aos aspectos ambientais.
Por favor, assinale uma nica resposta, aquela que acha que representa e descreve da forma mais correcta a sua organizao e seus procedimentos. Dever utilizar os critrios definidos em anexo ao questionrio e estar preparado para validar formalmente as suas respostas a cada uma das perguntas, sempre que aplicvel, justificando e evidenciando a sua prtica. A qualificao em sim deve ser atribuda sempre que a organizao cumpra na generalidade os critrios definidos. A notao em parte deve cumprir pelo menos 50% dos critrios estabelecidos ou evidenciar um nvel de desenvolvimento organizacional equivalente. Os restantes casos devem ser qualificados em no. Em caso de dvida, o seu Consultor ir ajud-lo a escolher a notao mais adequada. Lista de Documentos e Informao a Disponibilizar Relatrio(s) de Caracterizao de Efluentes Gasosos (ltimo exerccio) Relatrio(s) de Caracterizao de Efluentes Lquidos (ltimo exerccio) Relatrio(s) de Caracterizao de Rudo Ambiental Mapa(s) de Resduos (ltimo exerccio) Auditoria Energtica (Exame das Condies de Utilizao de Energia), Plano de Racionalizao de Consumos Energticos (PRCE) e Relatrio(s) de Progresso Anual(is)2

Aplicvel apenas a empresas abrangidas pelo Regulamento de Gesto do Consumo de Energia.

04

SECO I Questionrio
1 Poltica, Estrutura e Responsabilidades - Este factor pretende avaliar se existe uma poltica formal e comunicada que reflecte o comprometimento da organizao na orientao pelos princpios gerais de preveno da poluio, no mnimo, cumprir a legislao e outros requisitos aplicveis sobre energia e ambiente em vigor, se esto estabelecidos objectivos que evidenciem um compromisso de melhoria. Pretende-se ainda avaliar a estrutura e responsabilidade associada gesto ambiental. 1) Existe uma declarao de poltica que reflecte o comprometimento da organizao com a proteco do ambiente? A empresa cumpre com os requisitos legais e outros aplicveis sua actividade? Esto definidas, documentadas e comunicadas as funes, responsabilidades e autoridade, do pessoal envolvido na gesto ambiental e gesto de energia?

No No

Em Parte Em Parte

Sim Sim

2) 3)

No

Em Parte

Sim

2 Planeamento e Programao da Gesto Ambiental e de Energia - O Planeamento das actividades de gesto ambiental incide sobre o levantamento dos aspectos e impactes ambientais associados s actividades, produtos ou servios, e na posterior determinao dos impactes ambientais significativos. Inclui ainda o estabelecimento de objectivos e metas ambientais, e o(s) programa(s) de gesto para os atingir, tendo em considerao a poltica ambiental definida, os aspectos ambientais significativos entre outros, alocando recursos tcnicos. financeiros e humanos convenientes. 1) Foram identificados os aspectos ambientais e determinados os tm ou possam vir a ter impacte significativo no ambiente? Esto identificados os requisitos legais e outros aplicveis na rea do ambiente e energia? A Organizao estabeleceu objectivos e metas ambientais e de racionalizao de consumos de energia? Existe(m) programa(s) de gesto ambiental e de energia, com aces definidas para atingir os objectivos e metas estabelecidos?

No No

Em Parte Em Parte

Sim Sim

2)

3)

No

Em Parte

Sim

4)

No

Em Parte

Sim

05

3 Implementao, operao e monitorizao - Pretende-se avaliar as prticas de gesto ambiental na organizao, nomeadamente as questes como o controlo de parmetros ambientais relevantes, preveno e capacidade de resposta a emergncias, informao, formao e sensibilizao dos trabalhadores nestas matrias. 1) A organizao proporciona formao que assegura as competncias adequadas s exigncias da(s) funo(es) e aspectos ambientais significativos inerentes? A organizao possui procedimentos para controlo dos parmetros ambientais, incluindo critrios operacionais e de monitorizao ambiental? A organizao possui procedimentos ou plano de emergncia no combate a situaes de emergncia ambiental? A organizao efectua periodicamente auditorias na rea ambiental e energtica?

No

Em Parte

Sim

2)

No

Em Parte

Sim

3)

No No

Em Parte Em Parte

Sim Sim

4)

06

Seco I Anexo Descrio, Critrios e Definies


1.1 Descrio Sumria A poltica do ambiente estabelece uma orientao geral e define os princpios de aco relacionados com o desempenho ambiental e dever incluir o comprometimento da direco de topo, no cumprimento de requisitos legais e outros, na preveno da poluio e na melhoria contnua. Poltica Ambiental Declarao da Organizao das suas intenes e princpios no que respeita totalidade do seu comportamento ambiental, que proporciona o quadro para a aco e para o estabelecimento dos seus objectivos e metas ambientais. Parte interessada Indivduo ou grupo preocupado, ou afectado, pelo desempenho ambiental de uma organizao (ex. accionistas, colaboradores, investidores, entidades oficiais, ONG, vizinhos, publico em geral). Critrios Existe uma declarao de poltica documentada, actualizada e assinada pela gesto de topo. A poltica ambiental est acessvel para as partes interessadas e comunicada a todos os colaboradores. A poltica ambiental inclui o compromisso de melhoria contnua, de preveno da poluio e de cumprimento com os requisitos legais em vigor 1.2 Descrio Sumria Pretende-se saber se existe algum ponto de incumprimento com a legislao em vigor aplicvel, nomeadamente referente a efluentes gasosos, gua e efluentes lquidos, resduos, rudo, energia e substncias qumicas. Critrios A organizao possui licena de laborao, a ttulo definitivo ou provisrio Cumprimento de critrios estipulados por lei (ex. monitorizao peridica de parmetros ambientais, aspectos construtivos, gesto de resduos, etc.) Cumprimento e conformidade de valores limite de emisso estipulados por lei ou outros requisitos aplicveis para o ar, gua e solos 1.3 Descrio Sumria Pretende-se saber se esto atribudas funes e responsabilidades que facilitem e garantam a eficcia da gesto ambiental. Critrios Existe uma definio de funes, responsabilidade e autoridade, documentada e comunicada, dos colaboradores envolvidos na gesto ambiental. A gesto de topo designou (pelo menos) um representante da direco com responsabilidades directas na gesto ambiental.

07

2.1 Descrio Sumria Pretende-se avaliar se a organizao identificou os aspectos e impactes ambientais das suas actividades, produtos ou servios, e efectua a avaliao dos impactes respectivos de uma forma sistemtica. Critrios A organizao realizou um levantamento dos aspectos e impactes ambientais e existe registo actualizado desse levantamento. O levantamento ambiental abrangeu a identificao dos requisitos legais e regulamentares relevantes, as prticas e procedimentos de gesto ambiental existentes e a avaliao dos resultados da investigao de incidentes anteriores e/ou de no-conformidades. Na identificao dos aspectos ambientais com impacte significativo para o ambiente foram considerados, quando relevantes, os seguintes tpicos, entre outros: emisses gasosas, gua, efluentes lquidos, resduos, rudo, consumos de matrias primas, recursos naturais (incluindo energia), impacte nas comunidades locais. 2.2 Descrio Sumria Pretende-se avaliar se a organizao estabeleceu e mantm um procedimento para identificar e aceder legislao e a outros requisitos aplicveis aos aspectos ambientais das suas actividades produtos ou servios. Critrios A organizao dispe de mecanismos para se manter actualizada em relao s alteraes de legislao e outros requisitos. A nova legislao (ou eventuais alteraes) comunicada ao pessoal das reas envolvidas. 2.3 Descrio Sumria Ao estabelecer e analisar os objectivos energticos e ambientais, pretende-se avaliar se estes so coerentes com a poltica, requisitos legais e outros aplicveis, se consideram os aspectos ambientais significativos, as suas opes tecnolgicas e os recursos financeiros e humanos, bem como a opinio das partes interessadas. Critrios Ao definir as suas opes tecnolgicas, a Organizao teve em conta o recurso melhor tcnica disponvel, quando economicamente vivel, considerada eficaz e adequada? Foram estabelecidos objectivos especficos, mensurveis, documentados e comunicados, incluindo o recurso a indicadores de desempenho ambiental e de energia? Os objectivos esto em conformidade com os requisitos legais, regulamentares e outros requisitos relevantes. Os objectivos consideram a opinio das partes interessadas. Reflectem os aspectos ambientais com impacte ambiental significativo. So monitorizados e analisados periodicamente e, se necessrio, revistos e actualizados.

08

2.4 Descrio Sumria O programa de gesto ambiental e de energia consiste na definio de aces, atribuio de responsabilidades, alocao de recursos (tcnicos, humanos e financeiros) necessrios e definio de prazos para se atingirem os objectivos e metas ambientais definidos no ponto anterior. Critrios O programa de gesto ambiental especifica os recursos, responsabilidades, prazos e prioridades? Existe um plano de racionalizao de consumos de energia? Existe um processo de acompanhamento e reviso dos programas. 3.1 Descrio Sumria Pretende-se avaliar se a organizao proporciona a formao, sensibilizao e treino adequados aos seus colaboradores, em funo das suas necessidades e dos impactes ambientais respectivos. Critrios A organizao assegura a identificao das necessidades de formao adequada sua incidncia no ambiente. Os colaboradores esto adequadamente informados e formados sobre os riscos e aspectos ambientais. A organizao assegura o treino apropriado para agir em situaes de emergncia. A empresa dispe de meios/procedimentos para avaliao da eficcia da formao. 3.2 Descrio Sumria Pretende-se verificar se a organizao estipulou critrios operacionais e procedimentos actualizados de controlo operacional para as operaes, actividades, produtos ou servios com impacto ambiental significativo, bem como se efectua a monitorizao dos parmetros ambientais relevantes. Critrios A organizao estipulou critrios operacionais e procedimentos actualizados de controlo operacional para as operaes, actividades, produtos ou servios com impacto ambiental significativo. A organizao estabeleceu e mantm procedimentos ou plano de monitorizao/medio para as caractersticas-chave ou parmetros ambientais relevantes que podem ter impacte significativo no ambiente. A organizao dispe de (ou subcontrata) meios adequados para a monitorizao, calibrados e sujeitos a manuteno de acordo com os procedimentos da organizao. Existem procedimentos documentados para tratamento de noconformidades e so implementadas aces correctivas e preventivas por forma a eliminar e/ou prevenir as suas causas.

09

3.3 Descrio Sumria Pretende-se verificar se a organizao identificou os riscos e potenciais situaes de emergncia associados sua actividade, produtos ou servios, e desenvolveu modos de actuao capazes de prevenir e reduzir os impactes associados. Incluindo os meios tcnicos e humanos existentes na sua organizao. Critrios Existncia de um ou mais procedimentos ou planos de emergncia (p.e. incndio, sismo, derrames de substncias) em resposta a situaes potenciais de ocorrncia de acidentes ou situaes de emergncia para o meio ambiente. Esto identificados e disponveis meios tcnicos / fsicos e humanos adequados. So efectuados regularmente simulacros para avaliar a capacidade e a eficcia de resposta, e, se necessrio, rever e actualizar o plano. 3.4 Descrio Sumria Pretende-se verificar se a organizao efectua auditorias ambientais e energticas como forma sistemtica de avaliao, controlo e deteco de oportunidades de melhoria das suas actividades, produtos e servios. Critrios Existncia de um plano de auditoria ambientais e energticas A empresa efectua periodicamente auditorias ambientais para avaliao de aspectos ambientais A empresa efectua periodicamente auditorias energticas para exame das condies de utilizao de energia. Os resultados so comunicados Direco e existem procedimentos documentados para tratamento de no-conformidades e so implementadas aces correctivas de forma a eliminar as suas causas Para alm do tratamento das no conformidades, aces correctivas e preventivas, esto estabelecidos planos de melhoria em resultado das auditorias.

10

Seco II Dados Gerais

Ano Unid.

1 Consumo Especfico de Referncia 2 Quantidade de Referncia 3.1 N total de dias trabalhados 3.2 N de Horas.Homem Trabalhadas 4.1 Consumo Anual de ... (forma de energia) 4.2 Consumo Anual de ... (forma de energia) 4.3 Consumo Anual de ... (forma de energia) 4.4 Consumo Anual de ... (forma de energia) 4.5 Consumo Anual de ... (forma de energia) 5 Consumo de gua da Rede Pblica 6 Consumo de gua (outras fontes) 7 gua Residual Sada do Processo 8 gua Residual Reciclada 9 Resduos Gerados Totais 10 Resduos Valorizados 11 Resduos Perigosos Gerados 12 rea Ocupada 13 rea Reversvel 14 Materiais Consumidos (Total) 15 Materiais Consumidos Renovveis 16 Materiais Consumidos Perigosos

Tep/unid. t ou t km dia h m m m m t t t ha ha t t kg
3 3 3 3

11

17 Acidentes ou Incidentes Ambientais 18 rea Abrangida pelos Acidentes 19 Reclamaes Ambientais 20 em Energia e Ambiente 21 Custos Ambientais 22 com Certificao Ambiental 23 Vendas de Produtos Reciclveis
N de Fornecedores Horas de Formao

n ha n h n

SECO II Dados Especficos EL1 (mdia)


SST - Slidos Suspensos Totais CQO Carncia Qumica de CQO Carncia Biolgica de

mg/l mg/l mg/l

EL2 Oxignio (mdia)


5 EL3 Oxignio (mdia)

EG1 Partculas (mdia) EG2 xidos de enxofre (SO2 mdia) EG3 xidos de Azoto (NOX mdia) EG4 seco/ano)
Caudal de efluente (Nm3 gs

mg/Nm mg/Nm mg/Nm


3

3 3 3

Nm gs seco/ano

RE Ponderado n Nmero de Pontos de Medio

Nvel Sonoro Contnuo Equivalente

dB(A) n

Tenha em ateno que os valores devem referir-se ao ano consolidado em anlise. Se no tem a certeza sobre que informao est a ser solicitada, por favor, consulte as definies apresentadas na pgina anexa ou o seu consultor.

12

Seco II Anexo Definies de Dados


1 Consumo Especfico de Referncia Valor do consumo especfico de referncia para a empresa, calculado pela ponderao da quantidade de referncia de cada produto pelos valores publicados pela Direco Geral de Energia para o subsector/produto respectivo e expresso em kgep/unidade.
Fontes: Regulamento de Gesto dos Consumos de Energia - Legislao Aplicvel

2 Quantidade de Referncia A quantidade de referncia corresponde ao valor da produo vendvel anual de produtos (acabados), expressa em toneladas ou outras unidades fsicas de acordo com a seguinte tabela:
Ramo de Actividade Indstria Transportes Servios e outros Unidade Toneladas Tonelada-kilmetro transportada [t] [t km] No aplicvel Obs.

3 Nmero Total de Dias Trabalhados Nmero dias trabalhados, excluindo frias laborais e outras paragens programadas. Nmero Total de Horas Trabalhadas Nmero de horas trabalhadas, obtidas pelas horas de funcionamento (horas / dia x nmero de dias trabalhados), acrescidas das horas de trabalho suplementar e deduzidas as horas no trabalhadas. Nmero Total de Horas.Homem Trabalhadas Nmero de horas contabilizadas, depois de s horas trabalhveis se terem adicionado as horas de trabalho suplementar e deduzido as horas no trabalhadas. Total de horas efectivamente trabalhadas, que inclui o tempo passado no local de trabalho durante o ano, as horas extraordinrias , e exclui as horas remuneradas no trabalhadas, como frias anuais pagas, feriados, ausncia por doena remunerada e as horas no trabalhadas por aces de formao profissional.
Fonte: Balano Social Ponto 1.17.4

4 Consumo Energtico Consumo anual de energia, em valor e quantidade, expresso de acordo com as seguintes unidades:
Electricidade Gs Natural Propano Butano GPL Gasleo Gasolina Kwhe m (N) ou t t t t l l
3

Thick Fuel Thin Fuel Petrleo leo Reciclado Energia Trmica Casca e Serrim Lenha
3

t t t m
3

Coque Carvo Bagao Azeitona Casca Amndoa

t t t t

kwht t t Outras fontes tep

Custo Energtico Custo Anual de Energia, expresso em , relativo a todas as formas de energia utilizadas pela empresa.

Aplicvel a instalaes com produo combinada de energia trmica e elctrica (Co-gerao)

13

5/6 Consumo de gua Quantidade de gua consumida (por leitura ou estimativa), i.e., utilizada ou desperdiada, com indicao da sua provenincia: RP - rede pblica, CS captao superficial (p.e. rios, lagos), PC poos, FR furos, MN minas, RT redes de terceiros, outros (especifique na coluna das observaes). Exclui a gua resultante de reciclagem interna da do que representa um consumo efectivo nulo de recursos hdricos. 7 Quantidade de gua Sada Quantidade de gua residual dos processos que fazem parte da cadeia de produo, classificadas como industriais, ou seja, o efluente lquido da actividade industrial sada do processo. 8 Quantidade de gua Reciclada gua que reciclada corresponde quantidade de gua residual sada que reaproveitada na instalao, independentemente da finalidade de utilizao. 9 Resduos Gerados Por resduo entende-se quaisquer substncias ou objectos provenientes da actividade da empresa, independentemente da sua tipologia (como industriais, urbanos ou hospitalares, perigosos, no perigosos ou inertes), de acordo com a lista de resduos da Unio Europeia (LER) (deciso da comisso 2001/118/CE de 16 de Janeiro de 2001) e nos termos previstos na legislao aplicvel. 10 Resduos Valorizados Resduos sujeitos a operaes de valorizao (operaes que visam o reaproveitamento), de acordo com a legislao aplicvel e independentemente da forma da sua valorizao (reutilizao, reciclagem, valorizao energtica ou orgnica, entre outras). 11 Resduos Perigosos Gerados Resduos que apresentam caractersticas de perigosidade para a sade ou para o ambiente, de acordo com a lista de resduos perigosos da Unio Europeia (LER). 12 rea Ocupada Somatrio das reas totais ocupadas, utilizadas no ciclo de vida do produto ou na actividade, independentemente da renovabilidade do uso do solo e da propriedade (patrimnio, reas concessionadas ou alugadas). Consideram-se reas permanentemente afectadas actividade: rea edificada (escritrios, lojas, fbricas e respectivos espaos anexos), depsitos de matrias primas e de resduos, estaleiros e parques de mquinas permanentes, extraco mineira (totalidade de rea concessionada). No se consideram reas afectas actividade as ocupadas temporariamente nem patrimnio imobilirio detido pela empresa mas sem qualquer relao com a actividade em anlise. 13 rea Reversvel Considera-se ocupao reversvel quando se perspective uma recuperao e se verifique a possibilidade de repor a situao anterior ocupao. 14 Materiais Consumidos Quantidade de matrias-primas, subsidirias e de consumo (p.e. leo lubrificante, solventes, material para embalagem, material de escritrio, material sobresselente). Caso a actividade principal seja o comrcio de materiais ou equipamentos, a aquisio de bens destinados exclusivamente a revenda no so includos nesta tabela, excepto se a empresa realizar a sua instalao no cliente, caso em que os equipamentos para instalao se consideram como "matrias -primas". 15 Materiais Consumidos Renovveis - Quantidade de matrias primas ou subsidirias renovveis, ponderadas pelo factor de regenerao do meio ambiente, que considera tanto a reposio do material como a relao entre a abundncia e a taxa de consumo desse material. f = (1 1/T) em que T o tempo (em anos) de regenerao/renovao do recurso. Definies. Os recursos no renovveis no se reproduzem a si prprios na Natureza. O conceito de materiais renovveis varia com a evoluo tecnolgica e as necessidades de mercado. O princpio da sustentabilidade implica que utilizemos os recursos em taxas iguais ou inferiores da sua regenerao.

14

16 Materiais Consumidos Perigosos - Quantidade de matrias primas ou subsidirias classificadas como perigosas, de acordo com a legislao aplicvel (classificao, embalagem e rotulagem de substncias perigosas). 17 Acidentes ou Incidentes Ambientais Situao potencial de emergncia associado s actividades da organizao, quer em termos de riscos tecnolgicos (ex. incndio, exploso, derrame de produtos qumicos perigosos ou outros, fuga de gases ou lquidos perigosos), quer em termos de riscos naturais (ex. inundaes, tempestades, sismos, abatimento de terrenos, ou outra catstrofe natural). 18 rea Abrangida pelos Acidentes Somatrio das reas afectada pelos acidentes ou incidentes ambientais. 19 Reclamaes Ambientais Queixas ou descontentamento das partes interessadas, formais ou informais, registadas na organizao e directamente relacionadas com o ambiente. 20 Horas de Formao Nmero total de horas de formao, sensibilizao e/ou treino em matria de ambiente e energia. Calcula-se pelo somatrio do produto das aces realizadas pela durao de cada aco, no mbito de cursos ou aces que tratem a rea especfica de energia e ambiente. No treino incluem-se as sesses prticas de utilizao de exerccios e simulacros de situaes de emergncia para resposta a acidentes/incidentes ambientais. 21 Custos Ambientais Total de custos com a preveno ambiental, monitorizaes peridicas, custos de operao e manuteno de sistemas de fim de linha, amortizao de equipamentos directamente relacionado com preveno ambiental, custos com a formao em matria de energia e ambiente (ver item anterior) e outros custos (diagnsticos, auditorias, consultoria, entre outros). 22 N de Fornecedores com Certificao Ambiental Nmero de fornecedores com Sistema de Gesto Ambiental implementado, certificado ou em curso de certificao, de acordo com a NP EN ISO 14001:1999 ou EMAS. 23 Vendas de Produtos Reciclveis Vendas de produtos concebidos para reciclagem, reutilizao e/ou com instrues para uso e deposio ambiental. EL1 a EL4 Efluentes Lquidos O impacte ambiental em termos de efluentes lquidos avaliado atravs de trs poluentes regulamentados (DL 236/98): Slidos Suspensos Totais (SST), Carncia Qumica de Oxignio (CQO) e Carncia Biolgica de Oxignio (CBO5). Devem ser determinadas as emisses totais da instalao referidas ao somatrio de todas as descargas para o meio receptor (gua ou solo), sendo a concentrao mdia de cada parmetro (SST, CQO, CBO5) calculada com base na ponderao da concentrao de cada amostra pelo caudal correspondente.

(Ci x Qi) Qi

Cmd=

15

EG1 a EG4 Efluentes gasosos O impacte ambiental em termos de efluentes gasosos avaliado atravs de trs poluentes regulamentados e referenciados, nomeadamente na Directiva 2001/81/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de Outubro: dixido de enxofre e xidos de azoto e ainda partculas. Devem ser determinadas as emisses totais da instalao referidas ao somatrio de todas as emisses pontuais (chamins). A concentrao mdia de cada parmetro (partculas, SO2, NOX) calculada com base na ponderao da concentrao de cada fonte pelo caudal correspondente.
Cmd=

(Ci x Qi)
Qi

RE Rudo para o Exterior Deve ser calculado o rudo para o exterior, efectuando o somatrio nveis sonoros contnuos equivalentes, medidos em cada ponto, divididos pelos respectivos valores limite. LAeq o limite do nvel sonoro contnuo equivalente emitido para o exterior em dB(A) em cada ponto de medio fi o limite legal aplicvel (diurno e/ou nocturno, zona mista ou zona sensvel) RE = ( LAeq-i / fi) n Nmero de Pontos de Medio Somatrio dos pontos de medio considerados no clculo do RE. Outras Definies Volume de Negcios Anual Definido como o valor total das Vendas (de produtos e mercadorias) e Prestaes de Servios em Euros.
Nota Importante: Dado introduzido no Questionrio Financeiro Proveitos e Custos Financeiros Fonte: Modelo 22 Anexo A - A104 (POC 71+72)

Valor Acrescentado Bruto (VAB) Diferena entre os custos de produo e as receitas de vendas. a quantidade de valor que a empresa acrescentou s matrias transformadas.
Nota Importante: Indicador calculado no Indicadores de Rentabilidade Vendas e Prestaes de Servios Custos de Produo Variveis.

N. de Trabalhadores Nmero mdio de pessoas ao servio durante o ano, calculado pela diviso do somatrio do nmero de pessoas ao servio no final de cada ms por 12 (ou pelo nmero de meses de actividade da organizao). Caso no tenha disponvel este nmero, e no se tenham verificado entradas/sadas extraordinrias de pessoas, pode ser considerado o nmero de pessoas a 31 de Dezembro do ano correspondente ao exerccio.
Nota Importante: Dado introduzido no Questionrio de Gesto Gesto de Recursos Humanos. Fontes: Balano Social Ponto 6; Relatrio da Actividade do Servio de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho Ponto II - 4.3.

gua Residual Descarregada Quantidade de gua residual descarregada, obtida pela diferena entre a gua residual sada e a gua residual reciclada, independentemente do meio receptor (solo ou gua).

N Total de Fornecedores Somatrio dos fornecedores das principais matrias primas, subsidirias, de equipamento, servios, entre outros. Fornecedores de bens e servios indirectos, p. ex., de material de escritrio, esto excludos.
Nota Importante: Dado introduzido no Questionrio de Gesto Fornecedores

16

CRITRIOS DE BENCHMARKING
Por favor seleccione os critrios relativamente aos quais deseja comparar o desempenho da sua organizao. Identifique as categorias que deseja incluir. Para efectuar seleces regionais pode escolher mais que uma regio. No entanto, para as outras categorias apenas pode escolher um critrio. Pode escolher um cdigo CAE ou uma rea de Actividade, mas no ambos.

Regies Nacionais: Todas Norte Centro Lisboa Alentejo Algarve CAE Classificao das Actividades Econmicas Cdigo CAE Madeira Aores

17

reas de Actividade: Agricultura, Silvicultura e Pescas Txteis e Vesturio Fabrico de Produtos Metlicos Indstria de Transportes Turismo Servios Sociais/ Governamentais Outras Indstrias Volume de Negcios: Mais de Menos de 0m 1m 1m 5m 5m 10m 10m 50m 50m Minas e Extraco de Minrios Madeira e Papel Produo de Mquinas em Geral Servios Pblicos, Energia, Correios e Telecomunicaes Servios de Transporte Outros Servios Educao Alimentao, Bebidas e Tabaco Qumica, Plsticos e Cermica Indstria Elctrica e Electrnica Comrcio por Grosso e de Retalho Servios Financeiros/ Imobilirios Construo Civil/ Obras Pblicas

Nmero de Trabalhadores: Mais de 0 100 Menos de 10 250 10 250 20 500 20 500 50 100 50

Anda mungkin juga menyukai