Anda di halaman 1dari 15

1

Em carne viva: a hiperfsica de Santiago Nazarian, Loureno Mutarelli e Valncio Xavier Por Ana Chiara Para Renata Chiara Nunca ir Grcia ,
o real fode com o mito. (Lugares aonde no ir .Kiki Peixoto)

Falo da carne do mundo, como no poema de Bilac: "Carne, que queres mais? Corao, que mais queres? Lembro o livro A carne de Julio Ribeiro que, segundo a crtica de Valentim Magalhes variava de acordo com o gosto carnvoro do leitor.1. Recupero estticas da materialidade, recusadas pela faca de um gume s do modernismo antinaturalista, espcies filogenticas do real, vitimadas pela derrocada da representao, superadas pela tcnica da fotografia para pensar os novos realistas da literatura brasileira do XXI, o procedimento da hiperfsica daquilo que chamo de cruel realismo, na esteira do pensamento da crueldade de Nietzsche a Clement Rosset. O Sculo XIX, com todo o exagero cientificista, exps o corpo, a carne, at o limite da presentificao. Esta vertente da arte escorregava, pelo excesso descritivo, desgarrando-se da prosa do mundo, para a excitabilidade dos sentidos do texto e do leitor. Equilbrio impossvel, corda bamba entre a estaturia frgida (o olhar distanciado, objetivo, imparcial do artista cientista) e os contorcionismos bacantes do estilo saturado de sexualidade aberrante e das famosas taras. Aqueles naturalistas traam assim o programa realista de cpia do real, de ordenao do real programado pela razo cientificista, por meio de uma esttica abusada e delirante2. Mesmo um crtico sereno como Antonio Candido confessou seu voyeurismo, seduzido pelo estilo sensual das palavras, pela forma exagerada e excitante: gemas que se engastam para serem contempladas por si mesmas (CANDIDO, 1993, 147).

cito o crtico: [...] os que acharem A Carne um romance rido, pouco interessante, chamar-lhe-o carne seca; os que o considerarem demasiado livre, extremamente cru, diro que carne...crua; os que a acharem pornogrfica diro que carne... podre (apud BROCA: 1991, 102) 2 Cf. os delrios de Magda no romance O Homem , de Aluzio Azevedo .

2 No entanto, Candido manteve o controle do enfoque sociolgico com que apontou a ambivalncia escorregadia dos naturalistas, entre o procedimento da mmesis e o julgamento moral, ou seja, segundo ele, o naturalismo do XIX oscila entre a esttica liberta pelo objetivismo cientificista e o moralismo condenatrio: Com efeito, frequentemente, [nos naturalistas], a viso fisiolgica se transforma em lubricidade e at obscenidade, que podem ser, de um lado, mera constatao da grosseria e da vulgaridade [...]; mas que de outro parece, s vezes, uma condenao [...]. (idem, ibidem) Do sculo XXI, considero, em certas expresses da arte e da cultura de massa, o movimento de volta carne do mundo. Depois do sculo de rarefao e perda progressiva da experincia da corporeidade ocasionada pelas tendncias abstrao da arte modernista do sculo XX, quero pintar as foras3 da demanda contempornea, de um retorno da arte carne, na contramar da espetacularizao dos corpos, da carne superexposta no frenesi das imagens, oferta impalpvel dos mass media. Este apelo carne retorna num sculo cuja fuga para o virtual exime o corpo a corpo, de modo a que o sujeito fique imerso em imagens de corpos erotizados, performatizados, imagens propagadas at a nusea, at a catatonia do desejo. Debord e Baudrillard, em suas especulaes a respeito da rarefao do mundo sob o imprio das imagens, no deram conta at onde esse fenmeno poderia ir. Nem a sociedade do espetculo, nem as trocas simblicas, analisadas por estes autores, previram a intensidade incontrolvel da inflamao miditica. Em contrapartida ao esvaziamento presencial, surgem sintomas de uma tendncia da arte ao real, Karl Erik Schollhammer traou recentemente esse quadro (SCHOLLHAMMER: 2003, 13-24) como ambivalncia entre resistncia e fascnio. Essa cartografia da passion du rel4, examina, em perspectiva comparatista, postulaes de Hal Foster, sobre o realismo traumtico e de Mario Perniola, sobre realismo inorgnico. Para Foster, isso se d com a insistncia em aspectos violentos, cruis, abominveis de certas obras de arte, em temas ligados ao sexo e morte, com potencial para talvez ressensibilizar o pblico, atravs do choque traumtico.

Cf. a expresso deleuziana em estudo sobre Francis Bacon no livro In. Deleuze, Gilles. A Lgica das Sensaes. Rio de Janeiro:ed. Zahar, 2007 4 Cf. Alan Badiou In. Le Sicle(Seuil, 2005)

3 Mario Perniola considera esta volta ao realismo como celebrao da aparncia, cuja negociao e integrao ao plano simblico substituram as rupturas e negaes modernas. E se, para Perniola, vigora o realismo extremo, o amor coisa, o esplendor do artefato5, no se trata do trauma como em Foster, mas de desejo de fuso. Arte do fsico e do material, cujo sujeito [...] completamente dissolvido numa exterioridade radical faz desaparecer limites entre o interior e o exterior. Perniola percebe uma inclinao ao gesto artstico, que engloba o produtor, a obra e o receptor numa espcie de epifania profana sem paz nem transcendncia6. Guardadas as devidas distncias de Foster e Perniola, considero o catatnico7 cansao dessas linguagens do realismo sculo XXI, manifestao de uma espcie de patologia do desejo nestes ltimos anos. Dada a manifestaes extremas como hipercinesia ou hipocinesia, a catatonia um distrbio afetivo, manifestando extrema suscetibilidade s sugestes exteriores ou tendendo passividade, e, no limite extremo, paralisia, considerada por alguns mdicos um dos sintomas da debilidade mental. Se o estilo paranico foi identificado por Todorov (1981) com a modernidade, o desvio catatnico situa-se no limite da recusa da linguagem como transparncia, a famosa janela para o real se fecha, fato que torna o real opressivo e opaco, com o abandono do poltico, predomina um imobilismo discursivo, inchao de sentidos, uma hiperfsica que pode descolar-se do cho do real numa espiral delirante ou alegrica do vazio. De um outro lado, parece vigorar o minimalismo exguo, o nada a dizer, cool and clean, a delicadeza hiper-idealizada do mnimo mltiplo comum dos pequenos eus, o neutro como busca existencial8. Num limite, o excesso da carne, enxndia; de outro, a anorexia fatal; falar excessivamente, loquacidade, ou recusa afsica, impotncia. O corpo da linguagem em manifestaes da produo cultural lembra o cadver embalsamado das sries de Tv. investigado no necrotrio sob o olhar dos
Verso do parnasiano Alberto Oliveira: Entre o frio esplendor dos artefato/ Em seu rgio vestbulo de assombros,/H uma guarda de anes estupefactos,/ Com trombetas de bano nos ombros. OLIVEIRA, Alberto de. Poesias. Edio melhorada (1877-1895), Primeira srie. Rio de Janeiro, Garnier, 1912. Apud CANDIDO, Antonio. Em sala de aula. So Paulo:ed. tica, 2008.p. 55. 6 Graziela Ravetti, por meio dos conceitos de catacrese e performance, aponta tambm para esse novo investimento no real, com aproximaes da oralidade, da memria no individual e com abertura a possibilidades de renomeaes para aquilo que resta indiscernvel, sem esperana de completude ou totalizaes como antes no realismo triunfante do sculo dezenove. 7 A catatonia foi descrita por Kahibaum como uma doena em separado em 1874, mas foi posteriormente considerada por Kraepelin como um dos subtipos da demncia precoce:
5

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070710091449AAcGoAM
8

De passagem, observo que Catatonia tambm uma banda de rock que, numa de suas letras, confessa que gostaria de estar liberada, mas se encontra cativa.

4 aparelhos tecnolgicos de perscrutao que substituram o olhar e o toque do mdico. Belos corpos violados, belas adormecidas indiferentes exumao. O efeito catatnico contamina o pblico, perdido entre um apetite voraz por cada vez mais imagens, em busca de ressensibilizao, ou pelo que lembra o enjo fin de sicle XIX, narcisismos doentios9. O olho parece magnetizado por projees de corpos perfeitos: a musa deve ser esqueltica ou carnuda? O macho, o garanho, o gay da capa de revista, so estratgias alucinatrias para excitar desejo? Desejo operado no limite da estetizao/banalizao criando ilusrios modos de provocar os sentidos anestesiados. Os novos crimes sociais so violaes da imagem. Formas do simulacro manipulam o desejo, enquanto controlam proibies com relao s trocas simblicas10. Quem entendeu o vestido feito de carne da Lady Gaga, concebido por Franc Fernandez, na premiao VMA Awards? Customizao da carne? Corpo sobre o corpo? Protesto vegetariano? Manifesto contra a matana dos bois? E que mais? Elogio da putrefao? Lady Gaga advertia contra a perda da substncia? Contra corpos plsticos, de beleza cirrgica, botomixada? Revestia sua carne de carne, repetindo de forma dissoluta e abjeta o branco sobre branco, de Malevich? Lady Gaga teria conscincia do uso do tema barroco do memento mori? O vestido que usou fedia? Estaria repleto de vermes, como os corpos pr-cadveres11?

Cf. de Des Esseintes, heri do romance s Avessas, de J.K.Huysmans, ou o Jacynto de As Cidades e as Serra, de Ea de Queiros, intoxicados de civilizao. 10 Lembro a proibio da obra de Alexandre Voegler, Fani Dark, de ser apresentada, este ano de 2010, no MAM de So Paulo. O cartaz da ex-BBB de costas, proposto por Voegler s intervenes do pblico, durante exposio no MAC, em 2007, fora rabiscado por pixaes que afrontaram a imagem calipgea (perfeita ou retocada em photoshop) da celebridade de quinze minutos. Antes que isso se repetisse em So Paulo, Fanny e seus advogados venceram o artista cuja obra restou excluda da mostra.
11

Na Revista Cult Mrcia Tiburi escreveu que corpo seria a vscera eviscerada, j que o que se considera corpo nada mais que a vestimenta de vsceras: a nudez jamais foi outra coisa do que roupa (TIBURI, CULT:2010, 34)

Fig 1. Lady Gaga Mario Perniola advertiu contra a persistncia da impossibilidade de se abandonar a diviso entre corpo e alma: A verdadeira oposio no entre corpo e alma, mas sim entre vida e roupa (PERNIOLA: 2005,61). O corpo, para o professor de esttica, constitui uma roupa assim o provam a maquiagem, o tratamento de cabelo, as tatuagens, a diettica, a aerbia, todavia resta preso a um esteticismo parasitrio do orgnico, ao ideal de uma eterna juventude e beleza. Perniola nos oferece um corpo na bandeja de uma sexualidade inorgnica, de uma sensualidade neutra, sensciente, que exclui dela o discurso amoroso e mais, indo alm dos porngrafos e um pouco diferente da pospornografia12, o discurso sensualista, para ele o desafio da filosofia conceber a entrega ao imediatismo da coisa, de ser um corpo-coisa. Afinal Lady Gaga fez pastiche ou pardia da filosofia? Talvez tenha querido vestir nexo entre o vesturio mas e o esplendor do sensvel, ofertando na bandeja que
Cf. pornstudies Ligado aos estudos de gnero e afirmao da arte queer , a pospornografia, postula uma superao da pornografia , como fechamento codificado e narrativa ligada heterossexualidade, as tericas desta corrente so Beatriz Preciado (Manifeste Contra-sexuel, 2002 )e Marie-Hlne Bourcier!(Sexpolitiques: Queer Zones 2005).
12

6 volta, o corpo morto do artista ao pblico saciado. Lady Gaga d gargalhadas e vende muito. (Isso nunca foi to bom, querida, a despeito de tudo, eu continuo). O pblico vidrado quer mais e expressa a sensibilidade contempornea, pedindo bite me, batame, para poder achar que tem um corpo, para sentir-se vivo. Entre bites de informao, morde a carne do mundo, o mundo corresponde com pequenas mordidas de uma boca banguela, sorriso do gato de Alice.

Fig 2 Lady Gaga Num outro campo que no o da comunicao de massas, certos artistas permitem que esse mundo encarnado se manifeste por nervuras, fibras, desenho de cor como no Livro de carne(1978/1979), de Artur Barrio. Tambm suas Trouxas Ensaguentatadas (1970) foram afrontas antropofgicas ao gosto pblico, levando ao insuportvel o uso de materiais precrios e intimidadores como o sal, o papel higinico, o sangue, o p de caf, o po, a carne. Retorno materialidade do Livro-carne de Barrio at ele comear a apodrecer entre os dedos.

Fig 3 Artur Barrio: Livro de carne (1978-1979)

Fig 4 Artur Barrio: Trouxa / Bundle (1969)

8 Outros artistas, como Tunga, recriam metonimicamente emblemas do corpo, que, segundo Anglica de Moraes, revelam a estratgia potica do artista de explorar contgio de estados:
Muitos podem ser os dispositivos disparadores de obras, operadores de contgio e hibridao.[...] . Um deles, [...] a gelatina. Matria orgnica gosmenta, prxima dos fluidos corporais - baba, meleca, esperma - que lambuza tudo, produzindo um continuum. [...]. 13

Em Threatned Witness series, Tunga leva adiante as propostas sensorialistas de Oiticica e Ligia Clark, numa progresso irreparvel em que um banho de sangue ficcional enche o corao do pblico de desgosto e excitao, e talvez medo, volumes se dissolvem numa frico gozosa de sangue, erotismo e morte, onde corpos so indiscernveis das coisas, numa mistura de sexo /seco, pulso/ desafio e possesso.

Fig 5 Tunga: Threatened Witness Series Make-up Number 1

13

Anglica continua: Outro dispositivo recorrente na fabricao de hbridos: os ms. primeira vista, us-los para ligar materiais parece bvio: a vocao dos ms justamente produzir atrao entre minrios. No entanto, ao cumprir seu destino no contexto inesperado de uma obra de arte, eles provocam estranhamento.[...] (...)Outros inesperados operadores de juno: batom, base e p compacto maquiam clices, urnas e 'lbios' e fazem deles um s corpo. (idem)

Fig 6 Tunga: Threatened Witness Series Make-up Number 2

Fig 7 Tunga: Threatened Witness Series Make-up Number 3

10

So respostas da arte catatonia, so formas de resistncia? Sintomas elevados potncia de arte capaz de afetar, vibrao capaz de deslocar o pescoo, realinhar a coluna do pblico, ou so mais uma dose de antiinflamatrio, analgsico, esquecimento e compaixo? Detesto estar alucinando corpos nessa onda reativa, passo a considerar os autores aqui reunidos Santiago Nazarian, Loureno Mutarelli e Valncio Xavier. Num primeiro aporte, eles manifestam inclinao para a hiperfsica (DIDIHUBERMAN,1985) descritiva do corpo, uma espcie de tirania dos detalhes srdidos, por meio de imagens emblemticas do corpo, prximas do abjeto, e muitas vezes de forma hbrida, como em Valncio cujos textos misturam os cdigos verbal e visual. Alheios, contudo, a explicaes de ordem metafsica ou cientificista, exploram o universo alienante e brutalista dos centros urbanos, onde corpos deriva dos sentimentos padecem beira do esgotamento, universo pardico de um naturalismo, esvaziado de referncias substancialistas, naturalismo de superfcie, de efeitos disjuntivos, sem profundidade, culpa ou utopias. Estes autores, com diferenas sutis, assinam embaixo de uma concepo da arte onde o acaso emerge como uma marca da antinatureza em que o sentimento trgico da existncia mergulha sua cauda. Apesar de estarem colados ao cho de um realismo de fachada, deixam que os furos do real exibam a esttica do artifcio. Se, para os naturalistas do sculo XIX, a arte tinha o poder de encadear o inenarrvel do rolar dos dias, submetido ao controle extremo da lgica, da cadeia cientificista de causa e consequncia, criando efeitos de juno onde elos se partiam, basta conferir o Efeito de real, de Barthes e Um discurso Determinado de Phillipe Haumont; estes novos realistas j se distanciaram demais da idia de natureza, suas criaes se pautam talvez por um deus ex machina que nem metafsico, nem cientfico, talvez nem tecnolgico, sampleado, saiu dos comics, dos grafic novels, e mora na memria run do computador. Estamos num universo de pastiches e ironia. O limite entre distanciamento irnico e sentimento trgico indiscernvel como nas bravatas suicidas dos adolescentes. Santiago Nazarian mastiga humanos num romance psicodlico de 2006, no qual um jacar dos esgotos paulistanos narra a odissia de uma cidade em trnsito, uma

11 cidade que corre no underground, no lixo. Hilda Hilst j havia tocado talvez com mais contundncia nessa ferida, em Cartas de um Sedutor, cujo narrador um mendigo que encontra o mundo da alta cultura jogado no lixo. Em Mastigando Humanos, Santana, um ser fmea, por quem o jacar nutre desejo, um tonel de leo, que, em determinado momento, vaza para o esgoto. Procurada pelo narrador e seus amigos, um verdadeiro exrcito de brancaleone mal comportado, Santana encontrada nos Achados e Perdidos, gerenciado pelos ratos. Ela, segundo o narrador, transformou-se numa outra pessoa: Em seu interior se acumulavam recortes de jornal, livros de filosofia e teses de mestrado [...] era um tonel com repertrio (NAZARIAN, 2006:91). Santana estava arruinada. O narrador um monstro falastro e esfomeado que mistura crtica histrinica, referncias dspares e certa pretenso filosofante e curiosa. Ao se apaixonar por Ana Rosa e seus sapatos de crocodilo, sem saber que era um travesti, o jacar indaga sobre corpos mutantes:
Ento qual seria o gosto daquela carne que se apresentava como feminina, mas que crescera dentro de um homem? Modificada pelos hormnios, injees, silicones. Seria apenas um alimento industrializado, contaminado pela cosmtica, pela farmcia, pelos txicos? Ou seria uma iguaria mais sofisticada, como um touro castrado, boi, res, animal que foi afastado de sua natureza para ganhar sabor e maciez? Eu queria descobrir... (NAZARIAN, 2006: p.72).

Fbula? Alegoria? Fbula alegrica sem moral. O mrito no est na verossimilhana, me diz o jacar de Nazarian. O pequeno romance investe numa crueldade ou crueza que atia o apetite da sensibilidade contempornea acostumada esttica do lixo, aos filmes trash, ao rebotalho dos mass media. Provocante, o jacar seduz o leitor com a metfora antropofgica e sexual, misturando delcia e perverso: Entre na minha boca e me faa feliz. Mastiguei-a demoradamente, separando o corpo da roupa, os ossos da carne. Ossos ocos como gua de-coco (idem, p.74). Nazarian se desdobra em altercorpus neste pequeno livro. Ao final, so conversas entre literatos, nas quais se revela o grande apetite pela conquista de um corpo imortal, talvez com um fardo. Mastigando humanos tem o mrito de rir de si mesmo, enquanto retira dos dentes afiados restos de carne e pelos pubianos dos corpos devorados, inclusive, os corpus literrios, aproximando a poesia do assassinato: Sem o devido estmulo das papilas, uma refeio no passa de poesia ou assassinato (idem, p.104). Diagnstico aguado ou agudo? Diagnstico de efeito para um mundo de perplexidade, aberto pelas condies da contemporaneidade? Trata-se tambm de uma

12 forma de proemia, de vmito do que incha, excede, adoece. Ao contrrio da antropofagia triunfante e positiva dos modernistas, a esttica realista contempornea segue o ritual brbaro da proemia, vomita. Lvi_Strauss usou o conceito de forma crtica com relao cultura ocidental, no caso da proemia punitiva que simbolicamente exclui o inimigo, mas, neste caso, trata-se , talvez, de uma forma de resistncia do corpo aos excessos contemporneos, como na letra de Gerao Cocacola, de Renato Russo: Desde pequenos ns comemos lixo Comercial e industrial Mas agora chegou nossa vez Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocs14 Nazarian parece escrever deliberadamente mal, repete o torneio da frase como um carro em ponto morto, uma esttica chicletes quando provoca engulhos. No pequeno romance Olvio, as metforas da ejaculao por masturbao e do vmito so frequentes. A personagem Olvio de cotidiano comunssimo e de mente denotativa perde o controle de sua vida rotineira mergulhando num clima obsessivo de um crime, o assassinato de uma prostituta, da perda das chaves de sua casa, clima de desconsolo e abandono. Devolvo Nazarian, neste momento, ao esgoto do jacar; sua escrita, embora divertida e sugestiva, no resolve o enigma, a interrogao de Bilac: "Carne, que queres mais? Corao, que mais queres?. No artigo Esttica do artifcio( 1989: 87-121), Clement Rosset entende que a representao da natureza (entendida como o natural) converte, s vezes, a iluso esttica do realismo convencional (prtica naturalista por despeito) nos efeitos estticos do artifcio de modo a negar as falhas irrepetveis da chamada realidade, citando Baudelaire, Mallarm e outros em modulaes diferentes. Nesta literatura dos autores do presente ensaio, a realidade est recoberta da ptina do artificial, o acaso surge como sintoma do absurdo cotidiano, num clima paranico que leva ao exerccio de decifrao de modo obsessivo, degradante e tendente ao fracasso. Loureno Mutarelli pe em xeque essas emergncias do artifcio15, em narrativas presas ao ranger de dentes da mquina do cotidiano mas que esbarram no absurdo e na parania, quando os dentes da mquina gripam desarranjados por uma
14 15

Cf. http://www.youtube.com/watch?v=rgBCAjoFs3w Cf. ttulo de captulo de Clement Rosset no livro A Anti-Natureza

13 ocorrncia do acaso, compondo uma das obras mais interessantes e bem escritas deste recorte. Suas personagens frequentemente submetidas a um esforo de leitura de uma mensagem criptografada, que nada revela dos impasses existenciais, desestabilizam-se em mais dvidas impotentes diante do desmascaramento de uma rotina que s fazia recobrir de lgica o absurdo real, eis a inverso que converte o realismo convencional e cruel realismo: so as emergncias do artificial no natural que configuram a vitria do real sobre o fictcio e o fracasso do mascaramento do artifcio em natureza (ROSSET: 1989, p.80). A novela o O Minotauro, de Valncio Xavier, cria este efeito de desorientao a partir de um enredo sufocante, no qual, uma voz em primeira pessoa se perde no labirinto escuro de um hotel, onde ocorre um assassinato. A linguagem impressiona pelo abandono das imagens visuais, o sentido da modernidade, por um mundo tctil, onde as mos tentam decifrar as superfcies j que tudo est imerso numa escurido significativa impenetrvel. Mas, o mais notvel e intrigante sintoma de um apelo a um mundo cujo mistrio no est alm das coisas, mas no mundo como coisa, encontra-se no conto O mistrio da prostituta japonesa & Mimi- Nasshi-Oichi, cuja narrativa de cunho muito descritivo esbarra numa cena de sexo na qual a prostituta japonesa se transforma numa quase-boneca, sem reagir aos estmulos do parceiro, como na seguinte passagem:
Imvel, silencioso o corpo ao meu lado, como uma fotografia. No fosse por um lento respirar, eu diria completamente imvel. Contudo, me parece imvel somente na superfcie visvel. Eu diria que por dentro dele existe toda uma mobilidade tranqila? (XAVIER, 1998, p.188)

A prostituta cuja mobilidade tranqila lembra o motor de uma mquina intriga o narrador e desidealiza qualquer triunfo do amor ou do sexo. Carne que queres mais? A japonesa permanece, depois do sexo, sem dizer nada que esclarea o enigma. Tal como a natureza (o real), o conto perverte as premissas do narrador realista: a impassibilidade, a imparcialidade, a objetividade devolvidos ao leitor num jogo perverso. Estas qualidades pertencero agora ao prprio mundo indevassvel e que se oferta como o corpo da japonesa, assim percebido pelo prprio narrador: Nunca encontrarei uma resposta que me satisfaa Na contramo dessa derriso, pode-se pensar o corpo dessemelhante na cruel alegria. Pens-lo em modelos inditos. Modelos que ainda no fracassaram. Corpos por virem. Leio n`O Globo, (12/11/10). Soltos no Caribe, mosquitos transgnicos usam

14 sexo para matar transmissores do vrus da dengue. Um corpo de inseto -emtransmutao provoca. Mosquitos com pnis pistoleiros? Homem com seios? Chifres implantados, orelhas alargadas, caroos (bilhas de titnio) nos pnis, dentro das vaginas, nas lnguas. Sorrisos luminosos com dentes iridescentes, de porcelana pura ameaam com mordidas. Bite me, bata-me, o corpo pede a volta carne do mundo, mesmo que seja transgnica, transgenrica.Hilan Besusan pergunta Quantos trizes fazem uma performance? Uma vida? Quantos centmetros, quantos centilitros de hormnio, quantas centenas de palavras? Dizem que os padres de ativao do crtex so diferentes entre cis-homens e trans-mulheres. Trans-pessoas so aquelas que fizeram uma transio desde sua categoria de sexo de nascena. Cis-pessoas so aquelas que no atravessaram o Rubico. (HILAN: 2009, por e-mail). Para Besusan, o novo emblema do corpo trabalha na dessemelhana alegre, sem possibilidade de sustentao referencial, ou de representao por substituio. Cis e triz lutam para superar nossos esquemas mentais aferrados a uma ordem do humano demasiado humano. Pergunto onde se esconder o desejo no corpo desta dcada que vem? Na esponja do dia, onde tudo se apaga, na protuberncia, na frincha de um corpo real? Na fantasia de um assassinato completo deste real, como imaginou Baudrillard, crime perfeito, soltura da imaginao? Hilan Besusan me provoca: No meandro se costuram as tramas. Tramas nunca so feitas de um fio s, nunca ficam num Lcus Solus (BESUSAN: 2009). Ser que vou at o fim deste strip-tease? O que atia meu desejo acerta o alvo na alucinao do impossvel, do gozo perfeito? Quem tramar este corpo potente? Fruto suculento de um parto da arte ou da cincia?

15

Referncias: BESUSAN, Hilan. Entregneros literais e entregneros literrios: a filosofia e a fico do triz. Aparecida, SP: Idias & letras,2008. BROCA, Brito. Naturalistas, Parnasianos e Decadistas. Vida Literria do Realismo ao Pr-Modernismo. Campinas, UNICAMP, 1991. CANDIDO, Antonio. De cortio a cortio. In. O Discurso e a Cidade. So Paulo:Duas Cidades, 1993. CANDIDO, Antonio. Em sala de aula. So Paulo:ed. tica, 2008.p. 55. NAZARIAN, Santiago. Mastigando Humanos. Um romance psicodlico. [ilustaes Marco Tlio.R.] . Rio de Janeiro: Nova Fronteira. PERNIOLA, Mario. O sex-appeal do inorgnico, trad. Nilson Moulin, So Paulo, Studio Nobel, 2005. SCHOLLHAMMER, Karl Erik. "Os novos realismos da cultura do espetculo", In. ECO-Publicao de ps-graduao em comunicao e cultura, e-papers, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, 2003 SONTAG, Susan. Fotografia: uma pequena suma. In. Ao mesmo tempo. Ensaios e discursos. Trad. Rubens Figueiredo. So Paulo: Companhia das letras, 2008. Todorov, Tzevetan. Gneros do Discurso Edies 70, 1981. Peridicos: BARSOTTI, Andra. Onde fica a privacidade?. In. Prosa & Verso, sbado, 13 de novembro de
2010.

MORAES, Anglica de. "Tunga expe metforas do amor". In: O Estado de S. Paulo, So Paulo, 15 mar. 1994. Caderno 2, p.D1. TIBURI, Mrcia. CULT:2010.

Anda mungkin juga menyukai