Anda di halaman 1dari 2

ULCERAS DE PRESSO

As lceras por presso tambm so conhecidas como lceras de decbito e escaras. Elas representam m si!ni"icati#o problema na pop la$o idosa e portadores de de"ici%ncias "&sicas. So 'reas locali(adas de in)ria tecid al* + e se desen#ol#em + ando o "l ,o san! &neo da pele pre) dicado de#ido - presso .por "alta de m dan$a de posi$o/* por cisalhamento .+ e ocorre + ando o paciente arrastado na cama d rante m dan$a de posi$o o hi!ieni(a$o/* por "ric$o .es"re!a$o na pele/ o ma combina$o dos tr%s. 0ormalmente acometem as sali%ncias 1sseas* con"orme es+ ema abai,o2

Alm dos "atores e,ternos* h' ma !rande in"l %ncia de "atores internos no desen#ol#imento dessas "eridas* tais como2 comprometimento do estado !eral* de"ici%ncia n tricional* idade* so de medicamentos* edema .incha$o/* inade+ ado s primento san! &neo* peso corporal* imobilidade* " mo* estado emocional e incontin%ncias rin'rias e "ecais. A a#alia$o !lobal* sistemati(ada e interdisciplinar permite a detec$o das condi$3es o co4 "atores* locais e sist%micos* + e in"l enciam no potencial para o desen#ol#imento de les3es. A de#ida a#alia$o cl&nica e interpreta$o desses sinais e sintomas so essenciais para s a pre#en$o e tratamento. Quadro clnico: Os sinais precoces das UP incl em o eritema .#ermelhido local + e no desaparece at 56 min tos ap1s a m dan$a de posi$o/ e a hipersensibilidade da re!io .o paciente pode relatar a sensa$o de + eima$o no local a"etado/ Os pacientes acamados o con"inados - cadeiras de rodas t%m ma !rande probabilidade de desen#ol#erem esse tipo de leso* o essencial nestes casos o empre!o de medidas pre#enti#as* + e alm de e"ica(es so bastante econ7micas.

As lceras por presso so classi"icadas de acordo com s a pro" ndidade* sendo2

Estgio I: Destr i$o parcial de tecido en#ol#endo apenas a epiderme. 8 caracteri(ado por2 eritema* #ermelhido da pele + e no red ( ap1s 56 min tos de al&#io da presso. Estgio II: En#ol#e a epiderme e possi#elmente atin!e a derme* mas no totalmente. Pode ha#er a presen$a de bolhas. O leito da leso mido* rosado* doloroso e li#re de tecido necr1tico. Estgio III: 9' o comprometimento da derme e en#ol#e tambm o tecido s bc t:neo. 0o pro" nda* a menos + e recoberta por escara. Pode apresentar tecido necr1tico* descolamento das bordas* "orma$o de sin s* po co e,s dato e possi#elmente in"ec$o. 0ormalmente o leito da leso indolor. Estgio IV: ;ambm considerada como leso de perda total* se e,tende desde o s bc t:neo at a "'scia m sc lar* podendo tambm en#ol#er m sc lat ra e ossos. 8 ma ca#idade pro" nda com !rande #ol me de e,s dado e + e pode incl ir2 tecido necr1tico* descolamento de bordas* "orma$o de canais + e se com nicam com o tras partes da pele o o tras "erids e in"ec$o. O leito da leso tambm no doloroso. Radioterapia: os #asos san! &neos de 'reas e,postas - radioterapia so"rem ma dimin i$o de se lmen .parte central/* conse+ entemente red (indo o s primento san!<&neo para as "eridas nesta 'rea. Complicaes:

As lceras por presso podem ser complicadas por processos in"ecciosos + e podem le#ar o paciente a + adro !ra#es de septicemia .in"ec$o !enerali(ada/ e at a morte.

Anda mungkin juga menyukai