Anda di halaman 1dari 7

UNASUL A Unio de Naes Sul-Americanas (UNASUL) formada pelos doze pases da Amrica do Sul.

. O tratado constitutivo da organizao foi aprovado durante Reunio Extraordinria de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Braslia, em 23 de maio de 2008. Dez pases j depositaram seus instrumentos de ratificao (Argentina, Brasil, Bolvia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela), completando o nmero mnimo de ratificaes necessrias para a entrada em vigor do Tratado no dia 11 de maro de 2011

A UNASUL tem como objetivo construir, de maneira participativa e consensual, um espao de articulao no mbito cultural, social, econmico e poltico entre seus povos. Prioriza o dilogo poltico, as polticas sociais, a educao, a energia, a infra-estrutura, o financiamento e o meio ambiente, entre outros, com vistas a criar a paz e a segurana, eliminar a desigualdade socioeconmica, alcanar a incluso social e a participao cidad, fortalecer a democracia e reduzir as assimetrias no marco do fortalecimento da soberania e independncia dos Estados.

Segundo dispe o texto do Tratado, os seguintes rgos compem a estrutura institucional da UNASUL: a) Conselho de Chefes de Estado e de Governo; b) Conselho de Ministros das Relaes Exteriores; c) Conselho de Delegados; e d) Secretaria Geral. Est prevista ainda a constituio de Conselhos de nvel Ministerial e Grupos de Trabalho. Todas essas instncias j se encontram em plena atividade.

A UNASUL conta hoje com oito conselhos ministeriais: a) Energia; b) Sade; c) Defesa; d) InfraEstrutura e Planejamento; e) Desenvolvimento Social; f) Problema Mundial das Drogas; g) Educao, Cultura, Cincia, Tecnologia e Inovao; h) Economia e Finanas. A UNASUL conta ainda com dois Grupos de Trabalho: a) Integrao Financeira (agora subordinado ao Conselho de Economia e Finanas); e b) Soluo de Controvrsias em Matria de Investimentos, em cujo mbito estuda-se a possibilidade de criar mecanismo de arbitragem, Centro de Assessoria Legal e cdigo de conduta para membros de tribunais arbitrais.

A nova Secretria-Geral da UNASUL, Maria Emma Meja, tomou posse em 9 de maio de 2011, por um perodo de um ano, aps o qual ser sucedida pelo venezuelano Al Rodriguez, por igual perodo Nos termos do Tratado Constitutivo, cabe ao Secretrio-Geral a execuo dos mandatos que lhe forem conferidos pelos rgos da UNASUL e a representao legal da Secretaria-Geral. O Secretrio-Geral cumpre mandato de dois anos, renovveis uma nica vez, por igual perodo. Em princpio, no pode ser sucedido por pessoa da mesma nacionalidade e deve exercer o cargo com dedicao exclusiva. A seleo de funcionrios para a SecretariaGeral deve seguir critrios de representao equitativa dos Estados Membros, incluindo, entre outros, critrios de gnero, tnicos e de idioma.

A UNASUL tambm possui uma Presidncia Pro Tempore (PPT), que alterna a cada ano, seguindo a ordem alfabtica dos pases membros. O Chile (2008-09) e o Equador (2009-10) j ocuparam a presidncia do bloco. Durante a III Cpula Ordinria da UNASUL (Georgetown, novembro de 2010), a Guiana assumiu a Presidncia de turno, que dever ser transferida para o Paraguai no final de 2011.

A UNASUL tem-se revelado um instrumento particularmente til para a soluo pacfica de controvrsias regionais e para o fortalecimento da proteo da democracia na Amrica do Sul. Pouco aps sua criao, a organizao desempenhou importante papel mediador na soluo da crise separatista do Pando, na Bolvia, em 2008. Em resposta crise institucional ocorrida no Equador, em setembro de 2010, os Chefes de Estado da UNASUL decidiram incorporar um Protocolo Adicional ao Tratado Constitutivo, no qual foram estabelecidas medidas concretas a serem adotadas pelos Estados Membros da UNASUL em situaes de ruptura da ordem constitucional. O Protocolo foi adotado na Cpula de Georgetown, em novembro de 2010.

O estabelecimento de um mecanismo de Medidas de Fomento da Confiana e da Segurana pelo Conselho de Defesa Sul-Americano tambm foi um instrumento valioso para o fortalecimento da estabilidade, paz e cooperao na Amrica do Sul. Como resultado de duas reunies de Ministros das Relaes Exteriores e da Defesa, realizadas em setembro e novembro de 2009, no Equador, foi adotado um conjunto de medidas nas reas de intercmbio de informao e transparncia (sistemas de defesa e gastos de defesa), atividades militares intra e extraregionais, medidas no mbito da segurana, garantias, cumprimento e verificao. Os procedimentos a serem adotados na aplicao dessas medidas foram aprovados pelos Ministros de Defesa reunidos em Guaiaquil, em maio de 2010, e pelos Ministros de Relaes Exteriores, em reunio realizada em Georgetown, em novembro do mesmo ano.

Avanos igualmente significativos tm sido logrados em outras vertentes do processo de integrao. O Conselho de Sade Sul-Americano criou o Instituto Sul-Americano de Governana em Sade (ISAGS), com o objetivo de apoiar os pases da UNASUL no fortalecimento das capacidades nacionais e regionais de seus sistemas de sade pblica e no desenvolvimento adequado de recursos humanos. Uma de suas funes principais ser a gesto do conhecimento j existente e a produo daquele que ainda se faz necessrio, de forma compartilhada com os atores sociais e polticos relevantes na esfera social e da sade.

O ISAGS, cuja sede ser no Rio de Janeiro, uma instituio de natureza comunitria, de carter pblico, da qual participaro todos os Estados Membros da UNASUL. Seu programa de trabalho ser articulado com instituies nacionais dos Estados Membros e com centros

multilaterais de formao e pesquisa, atravs da integrao em redes das chamadas instituies estruturantes dos sistemas de sade, como os institutos nacionais de sade, as graduaes em medicina, enfermagem e odontologia, as escolas de sade pblica e as escolas para a formao de tcnicos em sade. Informaes detalhadas sobre o ISGAS podem ser obtidas em sua pgina eletrnica (http://isags-unasul.org). CELAC A Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos CELAC foi criada na Cpula da Unidade da Amrica Latina e do Caribe, realizada na Riviera Maya (Mxico), em fevereiro de 2010, em histrica deciso dos Chefes de Estado e de Governo da regio. A Cpula da Unidade compreendeu a II Cpula da Amrica Latina e o Caribe sobre Integrao e Desenvolvimento CALC e a XXI Cpula do Grupo do Rio.

A Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) tem origem na Declarao da Cpula da Unidade, adotada pelos Chefes de Estado e de Governo da Amrica Latina e do Caribe durante reunio de Cpula realizada na Riviera Maya, Mxico, em fevereiro de 2010. Naquela ocasio, houve consenso em constituir um novo mecanismo de concertao poltica e integrao, que abrigar os trinta e trs pases da Amrica do Sul, Amrica Central e Caribe. A CELAC assumir o patrimnio histrico do Grupo do Rio (concertao poltica), cuja Secretaria de turno exercida atualmente pelo Chile, e da CALC (desenvolvimento e integrao), cuja presidncia temporria venezuelana. Em julho de 2011, ser realizada, na Venezuela, a III CALC, quando dever ser completado o processo de constituio da CELAC.

A Declarao da Cpula da Unidade da Amrica Latina e do Caribe determinou ainda a constituio de um Foro Unificado como grupo de trabalho encarregado de redigir as regras de funcionamento do novo organismo. A convergncia da CALC e do Grupo do Rio ocorrer de forma gradual. Ambos os mecanismos mantero suas agendas e mtodos de trabalho paralelos at a concluso do processo de construo da CELAC.

Para o Brasil, a CELAC dever contribuir para a ampliao tanto do dilogo poltico, quanto dos projetos de cooperao na Amrica Latina e Caribe. O novo mecanismo tambm facilitar a conformao de uma identidade prpria regional e de posies latino-americanas e caribenhas comuns sobre integrao e desenvolvimento.

A dimenso poltica da CELAC partir da base construda pelo Mecanismo Permanente de Consulta e Concertao Poltica, estabelecido no Rio de Janeiro em 1986 e conhecido como Grupo do Rio. Concebido como instrumento de articulao poltica de alto nvel, o Grupo do Rio atuou tradicionalmente na consolidao da democracia, tendo como pressuposto o bem sucedido trabalho diplomtico dos Grupos de Contadora e de Apoio em favor da paz na

Amrica Central. Sua interseo com a CALC natural, uma vez que, por ser um foro de discusso poltica, o Grupo do Rio sempre prescindiu de atuao mais aprofundada na rea econmica e de formas institucionalizadas de cooperao.

Os fundadores do Grupo do Rio resolveram delimitar seu escopo de atuao a reunies de carter informal, destinadas a servir como espao exclusivamente poltico, apropriado para consultas, troca de informaes e eventuais iniciativas conjuntas, decididas sempre por consenso. Ao longo de mais de duas dcadas, foram realizadas vinte Cpulas, vinte e nove reunies ministeriais ordinrias e trs extraordinrias. Sua temtica foi aberta, tratando, em geral, de temas importantes para a regio. Em suas mais recentes reunies, o Grupo do Rio abordou questes como a promoo dos direitos humanos e o impacto das migraes.

O Grupo do Rio fortaleceu-se gradualmente como espao presidencial privilegiado e como um mecanismo regional representativo da Amrica Latina e do Caribe em relao a outros pases e blocos. Os contatos polticos institucionalizados do Grupo do Rio com terceiros promoveram o dilogo interregional entre autoridades do mais alto nvel, com o intercmbio de pontos de vista sobre importantes temas da agenda internacional. Atualmente, so dezenove parceiros de dilogo com o Grupo do Rio, que devem ser herdados pela CELAC: Unio Europia, Conselho de Cooperao do Golfo, China, Rssia, Canad, ndia, Japo, Coria do Sul, ASEAN, Israel, Ucrnia, Liga rabe, G-77, Grupo GUUAM (Gergia, Ucrnia, Uzbequisto, Azerbaijo e Moldova), CEI, Austrlia, EUA e Unio Africana. MERCOSUL Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai assinaram, em 26 de maro de 1991, o Tratado de Assuno, com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). O objetivo primordial do Tratado de Assuno a integrao dos quatro Estados Partes por meio da livre circulao de bens, servios e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoo de uma poltica comercial comum, da coordenao de polticas macroeconmicas e setoriais, e da harmonizao de legislaes nas reas pertinentes. Em dezembro de 1994, foi aprovado o Protocolo de Ouro Preto, que estabelece a estrutura institucional do MERCOSUL e o dota de personalidade jurdica internacional. O MERCOSUL caracteriza-se pelo regionalismo aberto, ou seja, tem por objetivo no s o aumento do comrcio intrazona, mas tambm o estmulo s trocas com terceiros pases. So Estados Associados do Mercosul a Bolvia (desde 1996), o Chile (desde 1996), o Peru (desde 2003), a Colmbia e o Equador (desde 2004). Ainda que no sejam Estados Associados, em 2012,Guiana e o Suriname passaram a contar com formas de participao nas reunies do MERCOSUL. O Tratado de Assuno aberto, mediante negociao, adeso dos demais Pases Membros da ALADI. Em 2012, o MERCOSUL passou pela primeira ampliao desde sua criao, com o ingresso definitivo da Venezuela. No mesmo ano, foi assinado o Protocolo de Adeso da Bolvia ao MERCOSUL, que, uma vez incorporado ao ordenamento jurdico dos Estados Partes,

far do pas andino o sexto membro pleno do bloco. Houve tambm avano no dilogo exploratrio com o Equador, exerccio que deve prosseguir nas prximas reunies. O aperfeioamento da unio aduaneira um dos objetivos basilares do MERCOSUL. Como passo importante nessa direo, os Estados Partes concluram, em 2010, as negociaes para a conformao do Cdigo Aduaneiro do MERCOSUL. Ademais, com objetivo de reduzir os custos financeiros nas transaes comerciais, o Conselho do Mercado Comum aprovou o Sistema de Pagamento em Moedas Locais para o comrcio entre os Estados Partes do MERCOSUL. O Sistema de Pagamentos em Moeda Local j est em funcionamento para operaes entre Brasil e Argentina. O mesmo mecanismo est sendo implementado entre Brasil e Uruguai. Visando ao aprofundamento do processo de integrao, o tratamento das assimetrias ocupa posio relevante na agenda interna. De acordo com esse objetivo, o Fundo para a Convergncia Estrutural do MERCOSUL (FOCEM), destina-se a financiar programas para promover a convergncia estrutural, desenvolver a competitividade e promover a coeso social, fortalecendo o processo de integrao. No mbito da integrao produtiva, o Fundo MERCOSUL de Garantias para Micro, Pequenas e Mdias Empresas instrumento relevante, criado para garantir, direta ou indiretamente, operaes de crdito contratadas por empresas de menor porte que participem de projetos dessa natureza. O aperfeioamento institucional do bloco e o fortalecimento de sua dimenso jurdicoinstitucional tambm tm papel fundamental na agenda. Em consonncia com esses objetivos, foi aprovado, em 2002, o Protocolo de Olivos para a Soluo de Controvrsias entre os Estados Partes. A partir da aprovao desse Protocolo, foi criado o Tribunal Permanente de Reviso com o objetivo de garantir a correta interpretao, aplicao e cumprimento do conjunto normativo do Bloco. Ainda no mbito institucional, o Parlamento do MERCOSUL, constitudo em dezembro de 2006, representa importante avano, conferindo maior representatividade e transparncia ao processo de integrao. A dimenso social do bloco foi fortalecida pela criao do Instituto Social do MERCOSUL, com a finalidade de subsidiar a formulao de polticas sociais no mbito regional. O estabelecimento da Comisso de Coordenao de Ministros de Assuntos Sociais do MERCOSUL, encarregada de apresentar propostas de trabalho relativas ao Plano Estratgico de Ao Social, refora esse aspecto relevante do processo de integrao. Ainda na vertente social, foi possvel avanar em uma nova agenda para o MERCOSUL, com nfase em reas relevantes para os pases da regio, como Cincia, Tecnologia, Inovao e Capacitao. Destacam-se as seguintes iniciativas: criao do Sistema Integrado de Mobilidade no MERCOSUL (o SIM MERCOSUL), que representa salto qualitativo e quantitativo nos programas de bolsas para estudantes e docentes no MERCOSUL; e criao da Rede MERCOSUL de Pesquisa, a partir da integrao da infraestrutura das redes avanadas de pesquisa dos Estados Partes. A dimenso empresarial do MERCOSUL tem sido, igualmente, rea de interesse renovado. Em paralelo Cpula de Braslia de 2012, foi organizado o "I Frum Empresarial do MERCOSUL", com a participao de lideranas empresariais e altas autoridades de governo, que trataram de agronegcio, energia, inovao, infraestrutura e logstica. A partir de 2013, o Frum

Empresarial ter periodicidade semestral e passar a integrar a programao oficial das Cpulas do MERCOSUL. ALADI A ALADI o maior mecanismo latino-americano de integrao, composto por 12 pasesmembros: Argentina, Bolvia, Brasil, Chile, Colmbia, Cuba, Equador, Mxico, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Esse conjunto de pases totaliza 20 milhes de quilmetros quadrados e mais de 500 milhes de habitantes. Atualmente, a ALADI passa por um processo de expanso para a Amrica Central, com a Adeso de Nicargua e Panam. O Tratado de Montevidu 1980 (TM80) instrumento jurdico constitutivo da ALADI estabeleceu os seguintes princpios gerais: pluralismo em matria poltica e econmica, convergncia progressiva de aes parciais para a criao de um mercado comum latinoamericano, flexibilidade, tratamentos diferenciais com base no nvel de desenvolvimento dos pases-membros e multiplicidade nas formas de concertao de instrumentos comerciais. O TM80 prev e faculta a celebrao de acordos entre todos os pases-membros (acordos de alcance regional) ou entre alguns dos pases-membros (acordos de alcance parcial), que podem abranger diferentes matrias relacionadas integrao econmica e comercial. Dentre as modalidades de acordos de alcance parcial, figuram os Acordos de Complementao Econmica (ACEs). Os ACEs constituem pilar essencial das relaes econmico-comerciais entre os pases membros da ALADI, a exemplo do ACE-18, que regulou os laos de comrcio do MERCOSUL, criado pelo Tratado de Assuno de 1991. Por meio dos Acordos de Complementao Econmica, o Brasil, em conjunto com os scios do MERCOSUL ou individualmente, estabeleceu uma rede de acordos comerciais cujo propsito central a integrao regional, dentre os quais se destacam o ACE-35 (MERCOSUL-Chile), o ACE-36 (MERCOSUL-Bolvia), o ACE-55 (MERCOSUL-Mxico: setor automotivo), o ACE-58 (MERCOSULPeru), o ACE-59 (MERCOSUL-Colmbia/Equador/Venezuela) e o ACE-62 (MERCOSUL-Cuba). O ACE-36, o ACE-59 e o ACE-58 constituem a espinha dorsal do processo de integrao entre o MERCOSUL e a Comunidade Andina de Naes (CAN). CALC Desde meados do sculo XX, a integrao regional consolida-se como importante fenmeno internacional. O estreitamento dos laos polticos e econmicos entre povos que compartilham herana histrica e vizinhana geogrfica permite enfrentar melhor os desafios do mundo globalizado. Com vistas a fortalecer as relaes entre os pases da regio, o Brasil props, em 2008, a realizao da I Cpula da Amrica Latina e do Caribe sobre Integrao e Desenvolvimento (CALC), na Costa do Saupe, Bahia. A CALC foi uma iniciativa histrica: pela primeira vez, em dois sculos de independncia poltica, as naes latino-americanas e caribenhas reuniram-se em torno de uma agenda prpria, constituda a partir da identificao conjunta de prioridades e desafios regionais compartilhados. A I Cpula contou com a participao dos trinta e trs pases que compem a Amrica Latina e

o Caribe: Antgua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolvia, Brasil, Chile, Costa Rica, Colmbia, Cuba, Dominica, El Salvador, Equador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, Mxico, Nicargua, Panam, Paraguai, Peru, Repblica Dominicana, Santa Lcia, So Cristvo e Neves, So Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela. O tema central da CALC foi a integrao e o desenvolvimento sustentvel. Os Chefes de Estado e de Governo adotaram, ao final do encontro, a Declarao de Salvador, na qual os mandatrios destacaram a importncia da integrao regional, da cooperao, do desenvolvimento sustentvel, da erradicao da pobreza e da promoo da justia social e da democracia. Expressaram, ainda, preocupao com os efeitos das crises financeira, energtica, alimentar e ambiental. Reafirmaram a importncia de manter o dilogo e a cooperao permanentes, a fim de fazer frente aos referidos desafios. Na seo operativa da Declarao, decidiram adotar iniciativas com vistas ao fortalecimento da cooperao, construo de posio comum sobre a crise financeira e promoo da cooperao regional em energia e infra-estrutura. Acordaram, ademais, promover o combate regional fome e pobreza, fomentar a cooperao em matria de manejo sustentvel de recursos naturais, incitar o desenvolvimento sustentvel em mbito regional e estimular a cooperao para a proteo dos direitos humanos na Amrica Latina e no Caribe. Os resultados da Cpula incluram, ainda, a adoo de cinco Declaraes Especiais sobre as Ilhas Malvinas, o bloqueio econmico imposto a Cuba, apoio solicitao do SICA para que o Panam continue a receber os benefcios do SGP+, apoio Bolvia e iniciativa da CALC frente crise financeira mundial. A Reunio Ministerial Preparatria para a II CALC realizou-se em novembro de 2009, na Jamaica, e aprovou o Plano de Ao de Montego Bay. O Plano estabelece iniciativas concretas nas seguintes reas: cooperao entre os mecanismos regionais e sub-regionais de integrao; crise financeira internacional; energia; infra-estrutura; desenvolvimento social e erradicao da fome e da pobreza; segurana alimentar e nutricional; desenvolvimento sustentvel; desastres naturais; e mudanas climticas. Essa ampla agenda de cooperao foi assimilada no processo de constituio da CELAC e dever ser implementada pelo novo organismo regional.

Anda mungkin juga menyukai