Anda di halaman 1dari 36

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)

absoro I absorption E absorcin Ao do organismo animal de captura dos nutrientes, primordialmente no intestino delgado. abomaso I abomasum, maw E abomaso, cuajar L abomasum Quarto estmago de um animal poligstrico. Sinonmia: coagulador. acabamento ver ENGORDA cido ascrbico I ascorbic acid, vitamin C E cido ascrbico, vitamina C Vitamina hidrossolvel responsvel pela formao da estrutura protica de ossos e dentes. Sinonmia: vitamina C. cido asprtico I aspartic acid E cido asprtico Aminocido dicarboxlico. Smbolos: Asp, D. cido esterico I stearic acid E cido esterico cido graxo saturado de frmula molecular C18H36O2, presente em gorduras e leos. cido flico I folic acid E cido flico Vitamina hidrossolvel que participa do metabolismo protico. cido glutmico I glutamic acid E cido glutmico Aminocido dicarboxlico. Smbolos: Glu, E. cido lctico I lactic acid E cido lctico cido carboxlico que exerce papel essencial na transformao da forragem em silagem. cido ltico ver CIDO LCTICO cido nicotnico I nicotinic acid, niacin, vitamin B3 E cido nicotnico, niacina, vitamina B3 Vitamina hidrossolvel do complexo B que participa do metabolismo de carboidratos, lipdios e protenas. Sinonmia: niacina, vitamina B3 cido pantotnico I pantothenic acid E cido pantotnico Vitamina hidrossolvel do complexo B que participa do metabolismo de energia. ad libitum I ad libitum E ad libitum L ad libitum Locuo latina usada para caracterizar o acesso `a vontade a alimentos ou gua. adenina I adenine E adenina Base nitrogenada prica de frmula molecular C5H5N5 que um dos blocos formadores do cido desoxiribonucleico. Smbolo: A. aditividade I additivity E aditividad Tipo de ao gnica em que cada alelo de um locus contribui para o fentipo independentemente do outro alelo. aditivo I additive E aditivo Substncia adicionada ao alimento, com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar suas propriedades, sem prejuzo de seu valor nutritivo, como os antibiticos, corantes, conservantes e antioxidantes.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
ADN Abreviatura de CIDO DESOXIRRIBONUCLEICO. ADP Abreviatura de ADENOSINA DIFOSFATO. alanina I alanine E alanina Aminocido aliftico que apresenta uma cadeia lateral saturada. Smbolos: Ala, A. albino I albine E albino Animal que, por no produzir melanina, apresenta reduzida pigmentao na pele e nos plos. Albinismo uma condio gentica determinada por um gene recessivo. aleatrio I random, stochastic E al azar Caracterstica de um processo que assegura a ausncia de um critrio que permita predizer resultados individuais. Sinonmia: estocstico. alfafa I alfalfa, lucerne E alfalfa L Medicago sativa L. Leguminosa forrageira perene da espcie Medicago sativa que apresenta alto contedo de protena bruta. alimentao I feeding E alimentacin Ramo da nutrio, sendo a parte dos conhecimentos cientficos e empricos que tem por finalidade fazer mais produtivos os animais atravs do uso mais eficiente dos alimentos. alimentao em dias alternados I skip-a-day feeding E alimentacin en das alternos Sistema de manejo alimentar em que as aves comem em dias alternados, usualmente recebendo rao dobrada nos dias em que comem. alimentao em lotes ver ALIMENTAO EM GRUPOS alimento I feed E alimento Todo material que, aps a ingesto por um animal, capaz de ser digerido, absorvido e utilizado, ou seja, possui valor nutricional para o animal. alimento volumoso I bulky feed E alimento de volumen Alimento que possui baixo teor energtico por unidade de volume, associando-se idia de apresentar um alto teor de fibra, como os pastos, fenos, silagens e palhas. alometria I allometry E alometra Medida do crescimento diferencial de partes de um organismo. alvolo I alveole E alveolo Cela ou cavidade de cera, de formato hexagonal, onde as abelhas depositam o nctar, o plen larvas de operrias ou de zanges, de acordo com as suas dimenses. amamentao ver ALEITAMENTO amansado I harness broken E desbravado para enganche Animal que aceita a aproximao do homem e seu domnio, especialmente atravs do cabresto. Sinonmia: manso de baixo. ambiente I environment E ambiente Totalidade de fatores que influem sobre a produo animal, exceto a constituio gentica.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
aminocido I amino acid E aminocido Composto orgnico que contm um grupo funcional amina e um cido carboxlico na mesma molcula. aminocido essencial I essential amino acid E aminocido esencial Aminocido necessrio vida de um animal mas que no pode ser sintetizado no seu organismo, necessitando ser adquirido via alimentao. aminocido limitante I limiting amino acid E aminocido limitante Aminocido necessrio sntese protica mas que se encontra em quantidade mais baixa do que a necessria. aminocido no-essencial I nonessential amino acid E aminocido esencial Aminocido necessrio vida de um animal que sintetizado no seu organismo. amostra I sample E muestra Subconjunto de animais que adequadamente representa uma populao e que possibilita a obteno de informaes com vista realizao de inferncias vlidas a respeito da populao original. AMP Abreviatura de ADENOSINA MONOFOSFATO. ancestral I ancestor E antepasado Qualquer indivduo em um pedigree do qual descende o animal em questo. Sinonmia: antepassado. andamento I gait E aire Nome genrico dado a uma das trs opes bsicas de deslocamento dos eqinos. antepassado ver ANCESTRAL apalpao ver TOQUE aptido I aptidude E aptitud Disposio natural que o animal domstico apresenta para uma ou mais funes zootcnicas, ou ainda, soma das virtualidades produtivas que o animal transmite aos seus descendentes. ardor gensico ver LIBIDO arginina I arginine E arginina Aminocido bsico hidroflico. Smbolos: Arg, R. ARN ver CIDO RIBONUCLEICO asa I wing E ala Membro anterior das aves usado, em algumas espcies, para o vo. asno ver BURRO

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
aspa I horn E cuerno Apndice rgido encontrado na poro frontal das cabea de alguns bovinos, ovinos e caprinos. Sinonmia: corno, guampa. aspado I horned E con cuernos Animal que apresenta um ou mais pares de aspas. asparagina I asparagine E asparraguina Aminocido que corresponde forma amdica do cido asprtico. Smbolos: Asn, N. assinalao I ear mark E marca de oreja Cortes realizados nas orelhas do animal, visando identificar o seu proprietrio. ATP Abreviatura de ADENOSINA TRIFOSFATO. ave I bird, poultry E ave L Aves Qualquer animal pertencente classe Aves cujas principais caractersticas so a presena de penas ao redor do corpo e a presena de asas como membros anteriores. avestruz I ostrich E avestruz L Struthio camelus L. Ave de grande porte pertencente espcie Struthio camelus, nativa da frica Central, criada comercialmente visando principalmente a produo de carne, couro e penas. B1 ver RETROCRUZA bacon I bacon E panceta, beicon, bacn Manta de gordura entremeada por fibras musculares proveniente da regio lteroventral do suno. bagagem hereditria ver GENTIPO banha I lard E manteca Nome vulgar dado gordura produzida por sunos. banheiro I bath E bao Instalao sanitria contendo uma soluo para eliminar ectoparasitos, onde os animais so banhados por imerso ou asperso. bero de origem ver BERO DA RAA bexiga ver PERA bezerro(a) ver TERNEIRO(A) biotina I biotine, vitamin H E biotina, vitamina H Vitamina hidrossolvel que participa de reaes de carboxilao. Sinonmia: vitamina H. boi I ox, stag E buey Macho castrado da espcie bovina, tanto o animal de servio (trao), como o animal em perodo de engorda.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
bolsa de gordura I fat pad E bolsa de grasa Acmulo localizado de gordura nas aves. bolsa escrotal I scrotum E bolsa escrotal, escroto L scrotum Bolsa que abriga os testculos. Sinonmia: saco escrotal, escroto. borrego(a) I hogg (macho), gimmer E borrego(a) Ovino com um ano de idade (2 dentes). bovino I bovine E bovino L Bovinae Designao genrica dada a animais pertencentes a espcies de ungulados poligstricos de interesse zootcnico. bovino de corte ver GADO DE CORTE bovino de leite ver GADO DE LEITE bovino europeu I European cattle E vacuno europeo L Bos taurus taurus L. Designao genrica dada a animais de raas de bovinos de origem europia. bovino zebuno I zebu cattle E vacuno ceb L Bos taurus indicus L. Designao genrica dada a animais de raas de bovinos originrias do sul da sia, predominantemente da ndia. Sinonmia: zebu, zebuno. brinco I ear tag E botn Plaqueta metlica ou plstica, colocada na orelha do animal, com o objetivo de identificao. brucelose I brucellosis E brucelosis Zoonose causada por bactrias do gnero Brucella. bST ver SOMATOTROPINA BOVINA burdizo I burdizzo E burdizo Aparelho usado na castrao por meio do rompimento dos vasos sanguneos que alimentam os testculos. burro I donkey, ass E burro, asno L Equus asinus L. Animais pertencentes espcie Equus asinus. Sinonmia: asno. cabea I head E cabeza L caput Extremidade anterior do corpo dos animais que abriga o crebro e os principais rgos sensoriais. cabra I she-goat E cabra Fmea adulta da espcie Capra hircus L. cabrito(a) I kid E cabrito(a), chivo(a) Animal jovem da espcie caprina. cachao I boar E verraco Reprodutor macho da espcie suna, a partir dos 10 ou 12 meses de idade. Sinonmia: varro, marro.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
calciferol I calciferol, vitamin E calciferol, vitamina D2 Vitamina lipossolvel do grupo D com funo vitamnica nos mamferos. Sinonmia: vitamina D2. clcio I calcium E calcio Elemento qumico essencial integridade do esqueleto dos animais e em diversos processos fisiolgicos. Smbolo: Ca. Nmero Atmico: 20. Peso Atmico: 40. cameldeos I camelids E camlidos Nome genrico dado s espcies de cameldeos sul-americanos. campo ver PRADARIA camundongo I mouse E ratn L Mus musculus L. Roedor de pequeno porte da espcie Mus musculus comumente usado como organismo modelo na pesquisa zootcnica e biomdica. canibalismo I cannibalism E canibalismo Problema verificado em aves que picam umas s outras. canola ver COLZA cnula ver FSTULA capacidade de cobertura ver CAPACIDADE DE SERVIO capo I wether, capon E capn Macho ovino castrado, a partir de 1,5 a 2 anos de idade. capar ver CASTRAR capim ver GRAMNEA capim-de-Rhodes I Rhodes grass E grama Rhodes L Chloris gayana Kumth Gramnea forrageira perene da espcie Chloris gayana capim elefante I elephant grass, Napier grass E pasto elefante, pasto Napier L Pennisetum purpureum Schumach. Gramnea forrageira perene da espcie Pennisetum purpureum de alto porte. capim pangola I pangola grass E pangola L Digitaria decumbens Stent. Gramnea forrageira perene da espcie Digitaria decumbens resistente ao pisoteio. carter leiteiro I milking aptitude E temperamento lechero Apreciao subjetiva de caractersticas prprias de animais das raas leiteiras. Sinonmia: temperamento leiteiro. carbono I carbon E carbono Elemento qumico essencial vida, presente em protenas, lipdios e carboidratos. Smbolo: C. Nmero Atmico: 6. Peso Atmico: 12.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
carcaa I carcass, carcase E canal, carcasa Poro que resta do animal aps o abate e remoo do couro, patas, vsceras, cabea e cola. carga animal ver LOTAO ANIMAL carga gentica ver GENTIPO carne I meat E carne Nome genrico dado ao tecido muscular post mortem, aps a ocorrncia de diversos processos bioqumicos incluindo gliclise, acumulao de cido ltico e queda do pH. carne bovina I beef E carne de ganado Poro muscular comestvel obtida dos bovinos. carne de cordeiro I lamb E carne de cordero Carne de ovinos jovens, abatidos com at um ano de idade. carne de ovelha I mutton E carne de oveja Carne de ovinos maduros, abatidos com mais de um ano de idade.. carne de porco I pork E carne de cerdo Poro muscular comestvel obtida dos sunos. carneiro I ram, tup, buck E carnero, morueco Reprodutor macho da espcie ovina, a partir de 1,5 a 2 anos (4 dentes). carnitina I carnitine E carnitina Complexo proteico sintetizado a partir da lisina e da metionina cuja funo o transporte de cidos graxos livres do citoplasma para o interior das mitocndrias. casca I shell E cscara Invlucro calcreo do ovo. castrar I caponize, castrate, neuter, spay (fmeas) E capar Eliminar a capacidade reprodutiva de um animal, com consequente perda da libido. Sinonmia: capar. cavalo I horse, gelding, steed E caballo L Equus caballus L. Macho castrado da espcie Equus caballus. clula germinativa ver CLULA GERMINAL cepa ver TRONCO DE CONTENO cerca I fence E alambrada Estrutura independente utilizada no manejo da movimentao de animais em uma propriedade rural. chucro ver BAGUAL ciclo de Krebs ver CICLO DO CIDO CTRICO

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
ciclo ovariano ver CICLO ESTRAL cianocobalamina ver COBALAMINA cio ver ESTRO cistena I cysteine E cistena Aminocido sulfuroso. Smbolos: Cys, C. cistina I cystine E cistina Composto que se origina da oxidao de duas molculas de cistena. citosina I cytosine E citosina Base nitrogenada pirimdica de frmula molecular C4H5N3O que um dos blocos formadores do cido desoxiribonucleico. Smbolo: C clara ver ALBMEN classificao de carcaas I carcass grading E clasificacin de la canal Formao de classes ou grupos dentro dos quais as carcaas devem possuir caractersticas semelhantes. cloaca I cloaca E cloaca L cloaca Ponto terminal dos aparelhos digestivo e excretor das aves. clonagem I cloning E clonaje Ato de produzir um clone. coagulador ver ABOMASO cobaia ver PORQUINHO-DA-NDIA cobalamina I cobalamin, cyanocobalamin E cianocobalamina, vitamina B12, factor extrnseco de Castle Vitamina hidrossolvel que participa no metabolismo protico. Sinonmia: cianocobalamina, hidroxicobalamina, metilcobalamina, vitamina B12. cobertura I mounting, service E cubricin, monta, servicio, salto Acasalamento de um macho com uma fmea. Sinonmia: monta, servio, salto. codorna I quail E codorniz L Coturnix coturnix Ave pertencente espcie Coturnix coturnix. coelho I rabbit E conejo L Oryctolagus cuniculus L. Animal roedor, da espcie Oryctolagus cuniculus, explorado na produo de carne, pele e de fibra. coelho de engorde I broiler, grower E conejo de engorde Designao dada ao coelho macho ou fmea destinado ao abate, a partir da desmama. coelho fmea I doe E coneja L Oryctolagus cuniculus L. Fmea da espcie Oryctolagus cuniculus.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
coelho reprodutor I buck (macho), doe (fmea) E conejo (macho), coneja L Oryctolagus cuniculus L. Coelho que atingiu maturidade sexual e destinado produo de prole. cola ver CAUDA colecalciferol I cholecalciferol, vitamina D3 E colecalciferol, vitamina D3 Vitamina lipossolvel do grupo D com funo vitamnica nos mamferos e nas aves. Sinonmia: vitamina D3 colina I choline E colina Vitamina hidrossolvel do complexo B participante do metabolismo intermedirio. colostro I colostrum, beestings E colostro Leite produzido ao final da gestao e no incio do perodo de aleitamento, de composio distinta do leite normal (menor contedo de lipdios e grande quantitade de anticorpos), servindo como alimento e ajudando o desenvolvimento do sistema imunolgico do neonato. comprimento de mecha I staple length E longitud de la mecha Comprimento mdio das fibras de uma mecha de l. concepo I conception E concepcin Fecundao do vulo pelo espermatozide, quando, ento, forma-se o embrio. Considera-se o ponto de partida da gestao. condio corporal I body condition E condicin corporal Aspecto visual que o animal apresenta em determinado momento. Sinonmia: estado corporal confinamento I confinement, feedlot E confinamiento, engorde en lotes Forma de criao intensiva, onde os animais recebem alimentao basicamente de volumosos conservados, geralmente suplementados com concentrados. conformao I conformation E conformacin Avaliao subjetiva do desenvolvimento das diferentes partes do animal, em separado ou em conjunto. consanguinidade I inbreeding E consanguinidad Mtodo de acasalamento entre animais com elevado grau de parentesco. Sinonmia: endogamia. constituio I constitution E constituicin Estrutura de todo o corpo, avaliada pela conduta ante as influncias do ambiente e a capacidade de reao face a adversidade. A constituio pode ser grosseira, forte, delicada, dbil (fraca) ou linftica. consumo ver INGESTO coprofagia I coprophagy E coprofagia Ato de ingerir fezes, exibido por coelhos e animais de outras espcies. cordeiro(a) I lamb E cordero(a) Ovino com at um ano de idade.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
corno ver ASPA corpo cetnico I ketone body E cuerpo cetnico Componente qumico intermedirio no metabolismo de lipdios. corte I cut E corte, pieza Nome genrico de qualquer seco comercial da carcaa de um animal, constituda de carne, ossos e gordura. corte de crista I dubbing E corte del peine Reduo no tamanho da crista de machos de espcies avcolas por meio de corte ou cauterizao. crescimento I growth E crecimiento Aumento do tamanho do animal, produzido pelo aumento em peso e tamanho do esqueleto, tecidos e rgos. criao intensiva I intensive farming E criacin intensiva Forma de criar animais em pequena extenso de rea por unidade animal, podendo aqueles receber alimentao suplementar s pastagens. criptorquidia I cryptorquidy E criptorquidia Condio de machos que no apresentam os dois testculos na bolsa escrotal. curral ver MANGUEIRA curva de crescimento I growth curve E curva de crecimiento Descrio matemtica da alterao de peso de um animal com o decorrer do tempo. curva de lactao I lactation curve E curva de lactacin Descrio matemtica da produo de leite de uma fmea durante uma lactao. curva de postura ver CURVA DE PRODUO curva de produo I egg-laying curve E curva de puesta Representao matemtica da produo de ovos de uma ave. debicagem I debeaking E corte del pico Remoo da clula germinal localizada na ponta do bico de algumas espcies avcolas, por meio de cauterizao. dejetos ver FEZES delineamento experimental I experimental design E diseo experimental Critrio adotado para o agrupamento das unidades experimentais a serem utilizadas em um experimento. depenar I pluck E desplumar Ato de remover as penas de uma ave. desaleitamento ver DESMAMA descarte I cull E desecho Eliminao de animais improdutivos ou inservveis do rebanho. Sinonmia: refugo.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
descendncia ver PROGNIE desmama I weaning E destete Operao que consiste na separao da fmea da cria que est sendo amamentada. Sinonmia: desaleitamento DFD ver CARNE ESCURA, FIRME E SECA diferencial de seleo I selection differential E diferencial de seleccin Diferena numrica entre a mdia dos fentipos dos animais selecionados e a mdia geral da populao original. difiodonte I diphyodont E difiodonte Espcie que possui duas denties, uma de leite e outra definitiva. digesto I digestion E digestin Srie de processos enzimticos que sofrem os alimentos ingeridos at a liberao de substncias assimilveis digesto intestinal I intestinal digestion E digestin intestinal Parte do processo digestivo que ocorre no intestino. digestibilidade I digestibility E digestibilidad Qualidade do que digestvel. DNA ver CIDO DESOXIRRIBONUCLEICO domado I saddle broken E desbravado para silla Eqino que aceita a monta e responde aos commandos dados pelo cavaleiro com as rdeas ou os ps. Sinonmia: domado de cima. domado de cima ver DOMADO dureza (da carne) I (meat) toughness E dureza (de la carne) Medida da resistncia das fibras de carne, determinada principalmente pela quantidade de tecido conectivo no corte. eclodibilidade I hatchability E capacidad de eclosin ndice de animais nascidos normais em relao ao nmero de ovos incubados. Sinonmia: percentagem de ecloso ecloso I hatch E eclosin Ato do nascimento de uma ave, quando se d a quebra da casca do ovo. ectoparasita I ectoparasite E ectoparsito Parasita que vive no exterior do organismo hospedeiro. eficincia reprodutiva I reproductive efficiency E eficiencia reproductiva Padro subjetivo de avaliao do comportamento reprodutivo de um rebanho. gua I mare E yegua L Equus caballus Fmea da espcie Equus caballus aps a primeira cobertura. Termo tambm usado para a fmea destinada s exposies a partir dos quatro anos de idade.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
ejaculado I ejaculate E eyaculado Quantia de smen produzida por um macho em uma coleta, seja esta natural ou induzida. ema I rhea E and L Rhea americana L. Ave de grande porte pertencente espcie Rhea americana, nativa da Amrica do Sul, criada comercialmente visando principalmente a produo de carne, couro e penas. empenamento precoce I fast feathering E emplume precoz Padro de crescimento rpido e uniforme das penas em aves jovens. empenamento tardio I slow feathering E emplume tardo Padro de crescimento lento e desuniforme das penas em aves jovens. endocrinologia I endocrinology E endocrinologa Estudo das funes do sistema endcrino e de suas secrees, os hormnios. endogamia ver CONSANGUINIDADE endoparasita I endoparasite E endoparsito Parasita que vive no interior do organismo hospedeiro. engorda I fattening, finishing E terminacin Fase final do processo de produo, onde os animais so preparados para o abate. Sinonmia: terminao, acabamento. epistasia I epistasis E epistasis, epistasia Interao entre genes localizados em loci diferentes. eqideo ver EQINO eqino I equine E quido L Equus caballus L. Designao genrica dos animais pertencentes ao gnero Equus e s espcies Equus caballus e Equus asinus. Sinonmia: eqideo. escroto ver BOLSA ESCROTAL espao de comedouro I feeder space E espacio de comedera Medida linear do espao disponvel em um comedouro para um animal ou ave. espcie I species E especie Grupamento composto por animais mais ou menos semelhantes entre si e ligados pela interfecundidade no tempo e no espao. esperma ver SMEN espermatozide I spermatozoon, sperm E espermatozoide, clula espermtica Clula germinal masculina, contendo metade da carga gentica do macho que a produziu. esquila ver TOSQUIA estado corporal ver CONDIO CORPORAL

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
estril I sterile, barren E estril Animal com completa inabilidade para produzir prole. estirpe ver LINHAGEM estocstico ver ALEATRIO estmago I stomach E estmago L ventriculus Principal rgo responsvel pela digesto dos alimentos. Pode ser nico em animais monogstricos ou mltiplo em animais poligstricos. estro I estrus, heat E estro, celo Fase do ciclo ovariano em que a fmea aceita a monta, estando preparada para ser fecundada. Sinonmia: cio. etologia I ethology E etologa Estudo sistemtico do comportamento animal. eviscerao I evisceration E evisceracin Remoo das vsceras de um animal aps o abate, durante o processamento. ex situ I ex situ E ex situ L ex situ Locuo latina usada para identificar uma atividade realizada fora do local de origem. excreta ver FEZES exogamia ver CRUZAMENTO F.D.P. Abreviatura de FUNO DE DENSIDADE DE PROBABILIDADE F1 I F1 E F1 Prognie do cruzamento entre duas raas. Os indivduos contm metade dos genes de cada uma das raas originais e mxima heterose individual. F2 I F2 E F2 Prognie do cruzamento de animais F1. Indivduos F2 contm, em mdia, metade dos genes de cada uma das raas originais e, em mdia, metade da heterose individual mxima. fabcea ver LEGUMINOSA falo ver PNIS famlia I family E familia Descendentes diretos e colaterais de um animal ou de um casal, usualmente limitados terceira ou quarta gerao. farelo de soja I soybean meal E harina de torta de soya L Glycine max Merr. Subproduto do processamento da soja (Glycine max Merr.) usado como fonte protica em raes.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
farinha de penas I feather meal E harina de plumas Resduo industrial do processamento de aves, composto essencialmente de penas; utilizado como fonte protica, em quantidades limitadas, na composio de raes. fecundidade I fecundity E fecundidad Capacidade para formar e produzir clulas germinais frteis. fmea I female E hembra Animal ou ave do sexo feminino. fmea alfa I alpha female E hembra alpha Fmea hierarquicamente dominante em um grupo social. fenao I hay making E henificacin Ato de produo de feno. fenilalanina I phenylalanine E fenilalanina Aminocido aromtico hidrofbico que apresenta um grupo benzil na cadeia lateral. Smbolos: Phe, F. feno I hay E heno Forragem conservada mediante a prtica da desidratao. fertilidade I fertility E fertilidad Capacidade para conceber e produzir filhos viventes. fezes I feces, excreta, droppings E heces, excrementos Resduos da digesto eliminados pelo nus ou cloaca. Sinonmia: excreta, dejetos. fgado I liver E hgado L lecur rgo responsvel pela excreo da bile e que tem importante participao no metabolismo de carboidratos e de lipdios. fil mignon I beef tenderloin E filete L Longissimus dorsi Corte bovino macio e saboroso, obtido do msculo Longissimus dorsi. fio de l ver FIBRA DE L Flock Book I Flock Book E Flock Book, libro de registro general Registro genealgico dos ovinos. flora ruminal I ruminal flora, ruminal microflora E flora del rumen, microflora del rumen Complexo sistema microbiano presente no rmen que o principal responsvel pelas etapas iniciais da digesto nos poligstricos. Sinonmia: microflora ruminal. forrageira anual I annual forage E forraje anual Espcie forrageira que completa seu ciclo de vida em um ano ou menos, necessitando ser estabelecida todos os anos. forragem I forage, fodder E forraje Aquilo que serve para alimentar os animais domsticos. Exemplos: alfafa, leite desnatado, farinha de carne, forrageiras. fraldinha I flank steak E arrachera Corte muscular bovino localizado entre as costelas e o trem posterior do animal.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
franga I pullet E polla L Gallus domesticus Fmea da espcie Gallus domesticus destinada reproduo. frango ver FRANGO DE CORTE frango de corte I broiler (corte), roaster (inteiro) E pollo de carne, broiler Ave da espcie Gallus domesticus destinada ao abate, independente de seu sexo. fumigador I fumigator E fumigadora Aparelho usado para produzir fumaa, necessria para o bom manejo da apicultura. funo econmica ver FUNO ZOOTCNICA funo produtiva ver FUNO ZOOTCNICA funo zootcnica I production functions E funciones de produccin Funes fisiolgicas que resultam em utilidade ou servio para o homem. Como exemplo, a funo fisiolgica da glndula mamria se transforma em funo zootcnica em razo da lactao produzir utilidade para o homem. Sinonmia: funo econmica, funo produtiva funes incompatveis I incompatible functions E funciones incompatibles Funes antagnicas em seu mais alto grau; constituem o antagonismo. Interessam mais as modalidades das funes do que a sua diversidade. o caso do cavalo para trao onde se requer um animal pesado e de andar lento, enquanto a velocidade supe um indivduo leve e ligeiro. gado de corte I beef cattle E ganado de carne L Bos taurus L. Designao a animais de raas da espcie bovina criados com o objetivo principal de produo de carne. Sinonmia: bovinos de corte. gado de leite I dairy cattle E vacuno de leche L Bos taurus L. Designao a animais de raas da espcie bovina criados com o objetivo principal de produo de leite. Sinonmia: bovinos de leite. galinha ver MATRIZ galo I cock, rooster E gallo L Gallus domesticus L. Reprodutor macho da espcie Gallus domesticus, a partir de 7 meses de idade. galo jovem I cockerel E gallo joven Galo ainda sem atividade sexual. galope I gallop E galope Andamento mais veloz dos eqinos, executado em trs tempos; no quarto tempo as patas no mantm contato com o solo. ganho de peso dirio I daily weight gain E ganancia diaria de peso Acrscimo de peso corporal por dia de um animal, durante um perodo especificado de tempo. garanho I stallion, stud E semental Macho inteiro da espcie Equus caballus destinado reproduo, a partir dos quatro anos de idade. Sinonmia: pastor, padrilho.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
garrote ver NOVILHO gen ver GENE gentipo I genotype E genotipo Totalidade da constituio hereditria de um indivduo, proveniente dos gametas paterno e materno. Fator determinante das caractersticas e do potencial produtivo dos indivduos. Sinonmia: patrimnio gentico, carga gentica, bagagem hereditria. germoplasma ver PLASMA GERMINAL gestao I pregnancy E gestacin Perodo de desenvolvimento do embrio e do feto no tero. Vai desde a fecundao at o nascimento do animal. Sinonmia: prenhez. glicdio ver CABROIDRATO glicina I glycine E glicina Aminocido aliftico que apresenta a estrutura mais simples dos aminocidos comuns. Smbolos: Gly, G. glicose ver GLUCOSE glbulo branco ver LEUCCITO glucdio ver CABROIDRATO glutamina I glutamine E glutamina Aminocido que corresponde forma amdica do cido glutmico. Smbolos: Gln, Q. gordura subcutnea I subcutaneous fat E grasa subcutnea Poro da gordura animal encontrada imediatamente sob a pele. grama ver GRAMNEA gramnea I grass E mod L Poaceae, Gramineae (ant.) Nome genrico dado a plantas forrageiras anuais da familia Poaceae. Esta famlia botnica tambm inclui espcies de cereais. Sinonmia: capim, grama. guampa ver ASPA guanina I guanine E guanina Base nitrogenada prica de frmula molecular C5H5N5O que um dos blocos formadores do cido desoxiribonucleico. Smbolo: G. herana citoplasmtica ver HERANA MITOCONDRIAL Herd Book I Herd Book E Herd Book, libro de registro general Registro genealgico dos bovinos.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
heritabilidade ver HERDABILIDADE heterose I heterosis, hybrid vigor E heterosis, vigor hbrido Superioridade percentual dos produtos de cruzamentos em relao mdia dos grupos genticos a que pertence Sinonmia: vigor hbrido. hbrido I hybrid E hbrido Produto de uma hibridao ou do acasalamento entre animais de raas diferentes. hidroxicobalamina ver COBALAMINA histerectomia I hysterectomy E histerectoma Remoo cirrgica do tero. histidina I histidine E histidina Aminocido bsico com cadeia lateral cclica. Smbolos: His, H. hormnio de crescimento ver SOMATOTROPINA IGF ver FATOR DE CRESCIMENTO DE TIPO INSULNICO ndice de seleo I selection index E ndice de seleccin Combinao de dois ou mais valores genticos em valor agregado nico, obedecendo critrios pr-estabelecidos, visando a seleo simultnea de animais para vrios caracteres. indivduo I individual E individuo Denominao de um ser vivo, indivisvel, com carga gentica diferente de qualquer outro, exceo feita aos gmeos univitelinos. ingesto I ingestion E ingestin Ato ou efeito de ingerir ou deglutir alimentos. ingrediente I ingredient, feedstuff E ingrediente Qualquer matria prima utilizvel na composio de uma rao. in sacco I in sacco E in sacco L in sacco Locuo latina usada para designar reaes ou fenmenos que ocorrem dentro de um recipiente. inseminao artificial I artificial insemination E inseminacin artificial Processo de reproduo que consiste em coletar o esperma, dilu-lo e congel-lo quando necessrio, injetando-o, posteriormente, no aparelho genital de fmeas. in situ I in situ E in situ L in situ Locuo latina usada para identificar uma atividade realizada no local de origem. insulina I insuline E insulina Hormnio anabolizante regulador do metabolismo dos carboidratos e dos lipdios. intestino I gut, intestine E intestino L intestinum rgo do aparelho digestivo onde ocorrem processos de digesto de alimentos e absoro de nutrientes.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
intestino delgado I small intestine E intestino delgado L intestinum tenue Poro terminal do intestino onde ocorrem principalmente processos de absoro de nutrientes. intestino grosso I large intestine E intestino grueso L intestinum crassum Poro inicial do intestino onde ocorrem principalmente processos de absoro de nutrientes. intrauterino ver IN UTERO in utero I in utero E in utero L in situ Locuo latina usada para denominar fenmenos que ocorrem no interior do tero. in vitro I in vitro E in vitro L in vitro Locuo latina usada para designar reaes ou fenmenos ocorridos fora do organismo de um animal. in vivo I in vivo E in vivo L in vivo Locuo latina usada para designar reaes ou fenmenos que ocorrem no organismo de um animal. irmos I full sibs E hermanos Dois ou mais indivvuos descendentes do mesmo pai e da mesma me, ainda que no nascidos juntos. Sinonmia: irmos inteiros, irmos prrios. irmos inteiros ver IRMOS irmos prprios ver IRMOS isocalrico I isocaloric E isocalrico Com o mesmo contedo de calorias. isoleucina I isoleucine E isoleucina Aminocido aliftico de cadeia lateral saturada. Smbolos: Ile, I. jejuno I jejunum E yeyuno L jejunum Segmento do intestino delgado localizado aps o duodeno e antes do leo. Joule I joule E joule Unidade de medida de energia, definida como o trabalho para exercer a fora de um Newton no espao de um metro. Um Joule equivale a 0,2388459 calorias. l I wool E lana Nome genrico dado fibra produzida por ovinos. l de velo ver VELO lactao I lactation E lactacin Perodo em que as fmeas de mamferos produzem leite, que vai do parto at a supresso natural, ou imposta pelo homem, do estmulo da glndula mamria.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
lactognese I lactogenesis E lactognesis Processo fisiolgico nas fmeas dos mamferos pelo qual clulas epiteliais mamrias alteram seu estado de no-secretrio para secretrio, dando incio produo de leite. lparo I bunny E gazapo Coelho na primeira fase da vida, do nascimento at a desmama. leguminosa I legume E leguminosa L Fabaceae, Leguminosae (ant.) Nome genrico dado a plantas forrageiras da familia Fabaceae, cuja principal caracterstica a capacidade de fixao de nitrognio do ar, tornando-o disponvel no solo. Sinonmia: fabcea. leilo ver REMATE leito I piglet E lechn Animal suno jovem, do nascimento at a desmama. leite I milk E leche Fludo produzido por fmeas de mamferos que serve como alimento para os rebentos na fase inicial de suas vidas. leitegada I litter E camada Conjunto de leites desde o parto at a desmama ou 21 dias de idade. Sinonmia: ninhada. leptina I leptin E leptina Hormnio que participa do metabolismo energtico, com papel regulatrio do apetite. leucina I leucine E leucina Aminocido aliftico de cadeia lateral saturada. Smbolos: Leu, L. libido I libido, sex drive E libido, impulso sexual Instinto ou desejo sexual dos reprodutores. Sinonmia: ardor gensico lisina I lysine E lisina Aminocido bsico diamnico. Smbolos: Lys, K. lombinho I loin, rib eye E lomo L Longissimus dorsi Designao, no suno, do msculo Longissimus dorsi, que est situado em paralelo coluna vertebral na regio dorso-lombar. longevidade I longevity E longevidad Capacidade de um animal (ou raa) de prolongar sua vida produtiva em um nmero de anos superior mdia de sua raa (ou espcie). lotao animal I stocking density, stocking rate E densidad de carga, tasa de carga Relao entre o nmero de animais que pastejam e a rea ocupada por eles na unidade de tempo. Sinonmia: carga animal. macho I male E macho Animal ou ave do sexo masculino. macho alfa I alpha male E macho alpha Macho dominante, sob o ponto de vista fsico ou psicolgico, num grupo de candidato a reprodutores.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
magno I magnum E magno L magnum Regio do aparelho digestivo das aves responsvel pela secreo do albmen. mamfero I mammal E mod L Mammalia Animal pertencente ordem Mammalia cuja principal caracterstica a presena de glndulas mamrias nas fmeas. mamilo ver TETA manejo I husbandry E manejo Prticas de criao a que so submetidos os animais para obteno de melhor desempenho funcional ou maior eficincia produtiva. manga ver BRETE mangueira I corral E cercado rea, geralmente circular, limitada por cerca de arame ou de madeira, para onde os animais so levados para a realizao de determinadas prticas. Sinonmia: curral. manso de baixo ver AMANSADO marcao I branding E marcacin Colocao de uma marca ou desenho na parte externa do couro, com ferro quente ou frio, visando a identificar o animal, seu proprietrio, ou seu status de seleo. marmoreio I marbling E veteado Medida da quantidade de gordura intramuscular em cortes de carne bovina. marr I gilt E cerda joven Fmea da espcie suna selecionada para ser reprodutora, antes de produzir sua primeira leitegada. marro ver CACHAO matriz (coelha) I doe E liebre hembra, coneja hembra Reprodutor fmea da espcie Oryctolagus cuniculus, a partir de cinco meses de idade. matriz (galinha) I hen, chicken E gallina Reprodutor fmea da espcie Gallus domesticus, a partir de seis meses de idade. mxima verossimilhana I maximum likelihood, ML E mxima verosimilitud, ML Mtodo estatstico usado na estimao de componentes de varincia. Sinonmia: ML. mdia ver MDIA ARITMTICA meio I medium E medio Tudo que est em torno do animal. constitudo por todas as condies exteriores naturais (clima, solo, pastagens) e artificiais (alimentao, higiene, abrigos) a que esto sujeiros os seres vivos. melhoramento gentico animal ver MELHORAMENTO ANIMAL

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
melhor predio linear no-tendenciosa ver BLUP melhor predio linear no-viesada ver BLUP metabolismo I metabolism E metabolismo Conjunto de reaes qumicas e fsico-qumicas mediante as quais ocorre a assimilao e desassimilao das substncias necessrias vida animal.. metabolismo basal I basal metabolism E metabolismo basal Quantidade de calor que o organismo animal despreende quando em jejum e em repouso absoluto. metilcobalamina ver COBALAMINA metionina I methionine E metionina Aminocido sulfuroso cuja cadeia lateral apresenta um tioter no polar. Smbolos: Met, M. menadiona I menadione, vitamin K E menadiona, vitamina K Vitamina lipossolvel responsvel pela integridade do mecanismo de coagulao do sangue. Sinonmia: vitamina K. microflora ruminal ver FLORA RUMINAL ML ver MXIMA VEROSSIMILHANA mochamento ver AMOCHAMENTO mocho I polled, hornless E mocho Animal desprovido de aspas, seja naturalmente, seja artificialmente. modelo misto I mixed model E modelo mixto Modelo estatstico que inclui simultaneamente efeitos fixos e efeitos aleatrios. monogstrico I nonruminant, monogastric E monogstricos Nome genrico dado s spcies que possuem mais de um estmago, como os sunos e os equinos. Sinonmia: no-ruminante. monta ver COBERTURA morbidez I morbidity E morbosidad Estado de aves enfraquecidas e com crescimento retardado que, no entanto, continuam vivas. muda forada I molting E muda forzada Processo pelo qual um lote de aves levado a realizar uma troca de todas as penas, com vista a retornar a nveis mais altos de postura. multpara I multiparous E multpara Fmea a partir do seu segundo parto.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
msculo I muscle E msculo Tecido constitudo de celulas elongadas que se contraem quando estimuladas. nanismo I dwarfism E enanismo Condio gentica que resulta em indivduos de estatura baixa e desenvolvimento incompleto. no-ruminante ver MONOGSTRICO natimorto I stillborn E mortinato Animal que parido sem vida ou que morre no perodo perinatal. niacinamida ver NICOTIDAMIDA niacina ver CIDO NICOTNICO nicotidamina I nicotidamine E nicotidamina Forma alternativa do cido nicotnico que exerce as mesmas funes vitamnicas. ninhada (aves) I brood E pollada, pollitos de una misma incubacin Pintos nascidos numa mesma incubao ou choca. ninhada (sunos) ver LEITEGADA novilha E heifer cow I novilla, vaca primpara Fmea da espcie bovina, a partir de 1 ano de idade at a primeira cria. Sinonmia: vaquilhona. novilho E heifer, steer, feedlot cattle I novillo Macho castrado da espcie bovina destinado engorda. nutrio I nutrition E nutricin Conjunto de processos que vo da ingesto dos alimentos at o metabolismo dos nutrientes. nutriente I nutrient E nutriente Todo constituinte do alimento, ou grupo de constituintes do alimento com uma mesma composio qumica geral, que participa na manuteno da vida (hidratos de carbono, lipdios, protenas, vitaminas, minerias, ar, gua, etc.). omaso I omasum E omaso L omasum Terceiro estmago de um animal poligstrico. ordenha I milking E ordea Retirada do leite de fmeas de espcies leiteiras, de forma manual ou mecanizada. ordenhadeira I milking machine E ordeadora Equipamento utilizado para ordenhar fmeas de espcies leiteiras. ovelha I ewe E oveja Reprodutor ovino fmea, a partir de 1,5 a 2 anos (4 dentes). ovino I ovine E ovino L Ovis aries L. Mamfero da espcie Ovis aries.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
ovo I egg E huevo Produto da postura das aves, sem necessidade de que ocorra a fecundao do gameta feminino. ovo ver ZIGOTO ovulao I ovulation E ovulacin Liberao do vulo pelo ovrio em virtude do rompimento do folculo. padrilho ver GARANHO palha I straw E paja Resduo da agricultura utilizado como alimento ou como cama para animais. palpao ver TOQUE pana ver RMEN pangola ver CAPIM PANGOLA parasita I parasite E parsito Organismo causador de parasitose. passo I walk E paso Andamento mais lento dos eqinos, executado em quatro tempos; em cada tempo, trs patas mantm contato com o solo. pastagem I pasture, grassland E pastizal Solo coberto pela associao de plantas herbceas (forrageiras) naturais ou cultivadas, utilizada para o pastejo animal ou para a colheita destinada conservao. pastagem associada ver PASTAGEM CONSORCIADA pastagem estreme ver PASTAGEM SINGULAR pastagem melhorada I improved pasture E pasto mejorado Pastagens naturais que sofrem a ao do homem atravs da adubao, introduo de novas espcies ou irrigao, com o fim de melhorar a sua produtividade. pastagem nativa I native pasture E pastizal nativo Pastagem formada naturalmente mediante a influncia das condies ecolgicas predominantes, sem interveno do homem. pasteurizao I pasteurization E pasteurizacin Processamento do leite por aquecimento seguido de rpido resfriamento, para destruir bactrias patognicas. pastor ver GARANHO

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
pastoreio contnuo I continuous grazing E pastoreo contnuo Sistema de pastoreio em que os animais permanecem numa mesma rea durante um determinado espao de tempo. pastoreio rotativo I rotation grazing E pastoreo rotativo Sistema de pastoreio em que os animais permanecem numa mesma rea durante um determinado espao de tempo. patrimnio gentico ver GENTIPO PC ver PURO POR CRUZAMENTO PCOC ver PURO POR CRUZAMENTO DE ORIGEM CONHECIDA PCOD ver PURO POR CRUZAMENTO DE ORIGEM DESCONHECIDA PCR ver REAO EM CADEIA DA POLIMERASE pedilvio I foot bath E pediluvio Tanque de paredes baixas onde se coloca uma soluo para eliminar enfermidades que afetam os cascos dos animais. pele I skin, fur E piel rgo que recobre exteriormente o corpo dos animais. pena I feather E pluma Cobertura do corpo adulto de uma ave. pnis I penis, phallus E verga L penis rgo sexual externo masculino dos mamferos. Sinonmia: falo. percentagem de ecloso ver ECLODIBILIDADE perna I leg E pierna Membro locomotor posterior dos animais. Anatomicamente, a perna consiste da poro do membro posterior que abriga a tbia e a fbula. pernil I haunch E pernil Todo o trem posterior do animal, seccionando-se a carcaa entre a penltima e ltima vrtebra lombar. O termo normalmente empregado para designar esta seco da carcaa dos sunos. perodo aberto ver PERODO VAZIO perodo seco I dry period E perodo seco Perodo que vai do final de uma lactao at o incio da lactao seguinte. perodo vazio I open period E perodo abierto Perodo que vai do parto at a nova cobertura frtil. peru I turkey E pavo L Meleagris gallopavo L. Ave pertencente espcie Meleagris gallopavo.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
peru macho I tom E pavo macho Reprodutor macho da espcie Meleagris gallopavo. peruzinho I poult E pavipollo, pavito Ave jovem da espcie Meleagris gallopavo, da ecloso at o incio do aparecimento das penas. pinto I chick E pollito Ave jovem da espcie Gallus domesticus, da ecloso at o incio do aparecimento das penas. piridoxina I pyridoxine, vitamin B6 E piridoxina, vitamina B6 Vitamina hidrossolvel que participa no metabolismo de aminocidos. Sinonmia: vitamina B6. PO ver PURO DE ORIGEM pocilga I sty, pen E pocilga, celda Nome vulgar dado s instalaes onde so criados sunos. poedeira I layer E gallina Ave destinada produo de ovos. poligstrico I polygastric, ruminant E poligastrico, rumiante Nome genrico dado s spcies que possuem mais de um estmago, como os bovinos e os ovinos. Sinonmia: ruminante. populao I population E poblacin Total de indivduos de uma espcie, raa ou outro grupamento qualquer, ou ainda o total de indivduos semelhantes que habitam determinada rea. porca I sow E cerda Reprodutor fmea da espcie suna, aps produzir sua primeira leitegada. porco Designao vulgar de machos da espcie suna. porquinho-da-ndia I guinea pig E cuy L Cavia porcellus L. Roedor sul-americano comestvel de porte mdio da espcie Cavia porcellus que tambm ocasionalmente usado como organismo modelo na pesquisa zootcnica e biomdica. Sinonmia: cobaia. post mortem I post mortem E post mortem L post mortem Locuo latina usada para designar processos ocorridos aps a morte de um animal. potranco(a) ver POTRO(A) potreiro I paddock E potrero, paddock Diviso de uma rea maior que permite melhor distribuio dos animais, ou para mant-los classificados por grupos. potrilho(a) I foal E potrillo Eqino enquanto mama. Nas criaes intensivas considera-se at os seis ou sete meses de idade, ao passo que nas extensivas, at os dez ou doze meses de idade.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
potro(a) I colt (macho), filly (fmea) E potro(a) Macho jovem da espcie Equus caballus aps a desmama e at os quatro anos de idade. Sinonmia: potranco(a). PP ver PURO DE PEDIGREE PPC ver PURO POR CRUZAMENTO pradaria I prairie E pradera Extenso de terreno plana cuja vegetao predominante composta de capins e ervas de baixo porte. premix I premix E premezcla Nome genrico dado a misturas de vitaminas, minerais ou aminocidos que so comumente adicionados em raes, visando suplementar nutrientes deficientes em dietas. prenhez ver GESTAO presso de pastejo I grazing pressure E presin del pastoreo Relao entre o nmero de animais que pastejam uma determinada rea e a quantidade de forragem disponvel na unidade de tempo. presunto I ham E jamn Poro muscular do pernil dos sunos. primeira cobertura ver PRIMEIRO SERVIO primeira monta ver PRIMEIRO SERVIO primeiro servio I first service E primer servicio Primeiro acasalamento de um animal. A variao da poca para sua ocorrncia depender do desenvolvimento corporal ou da idade. Sinonmia: primeira cobertura, primeira monta. primpara I primiparous E primpara Fmea que teve seu primeiro parto. produo I production E producin Produto global fsico e econmico de uma ou mais funes zootcnicas de um animal ou de um rebanho. produo animal ver ZOOTECNIA produtividade I productivity E productividad Produo fsica e econmica por unidade animal ou por rea, num determinado espao de tempo. prognie I offspring, progeny E decendencia Descendncia direta de um indivduo. Sinonmia: descendncia.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
progresso gentico ver GANHO GENTICO prole ver PROGNIE prolificidade I prolificacy E prolificidad Capacidade de produo de muitos descendentes. Este atributo pode ser inerente a um indivduo, a uma famlia, a uma raa ou a uma espcie. prolina I proline E prolina Aminocido aliftico de cadeia lateral cclica. Smbolos: Pro, P. provitamina I provitamin E provitamina Composto que precursor de uma vitamina. PS ver PURO SANGUE PSE ver CARNE PLIDA, MACIA E EXSUDATIVA PST ver SOMATOTROPINA PORCINA puberdade I puberty E pubertad Fase da vida do animal que caracteriza o incio da aptido reprodutiva. puro de pedigree ver PURO DE ORIGEM puro por cruza ver PURO POR CRUZAMENTO puro sangue I thoroughbred E puro sangre Designao comum para eqinos puros de origem. Sinonmia: PS. quadrado latino I latin square E cuadrado latino Delineamento experimental em que as unidades experimentais so agrupadas simultaneamente de acordo com dois critrios de heterogeneidade. quebra ver DOMA QTL ver LOCUS DE CARTER QUANTITATIVO rabo ver CAUDA raa I breed, race E raza Grupo de animais com origem comum, e que possuem certos caracteres distintos, no comuns a outros animais da mesma espcie, os quais so to fixos que se transmitem uniformemente dos genitores para a prognie. raa autctone I autochthone breed E raza autctona Raa que natural de uma regio.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
raa cosmopolita I cosmopolitan breed E raza cosmopolita Raa que expandiu-se por extensa rea geogrfica, graas s suas qualidades de adaptao e produo. raa de dupla aptido ver RAA MISTA raa de duplo propsito ver RAA MISTA raa derivada I synthetic breed E raza sinttica Raa proveniente do cruzamento de duas outras, visando combinar caractersticas positivas das raas. Sinonmia: raa sinttica. raador I imprinter E razador Reprodutor que possui a capacidade de transmitir, aos seus descendentes, com grande fixidez, muitas de suas prprias caractersticas externas e de produo. raa especializada I specialized breed E raza especializada Raa na qual uma funo zootcnica exaltada ao mximo. raa melhorada I improved breed E raza mejorada Raa em cuja formao houve sensvel influncia do homem, com a finalidade de exaltar uma ou duas funes zootcnicas. raa nativa ver RAA AUTCTONE raa natural ver RAA PRIMITIVA raa sinttica ver RAA DERIVADA rao I ration, diet E racin Alimento fornecido a um animal durante 24 horas, quer seja dado de uma s vez, ou distribudo em pores ao longo do dia. Sinonmia: dieta. rao balanceada I balanced ration, balanced diet E racin equilibrada Rao que fornece os diferentes nutrientes em quantidades e pores apropriadas para alimentar o animal por 24 horas. rao basal I basal ration, basal diet E racin de base Rao formulada de forma a fornecer a quantidade de energia suficiente para repor o calor desprendido pelo organismo quando em jejum e em repouso absoluto. ranicultura I frog farming E ranicultura Criao de anuros comestveis, especialmente rs dos gneros Leptodactylus e Rana. reao em cadeia da polimerase I polymerase chain reaction, PCR E reaccin en cadena de la polimerasa, PCR Tcnica in vitro que permite isolar e ampliar fragmentos de cido desoxirribonucleico. Sinonmia: PCR refugo (1) ver DESCARTE

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
refugo (2) I runt E refugo Leito que apresenta tamanho ou peso notadamente menor (normalmente menos de 1 kg) do que seus contemporneos de leitegada. regime de luz ver PROGRAMA DE LUZ regresso ver ANLISE DE REGRESSO reto I rectum E recto L rectum Poro terminal do intestino delgado. relao energia/protena I energy/protein ratio E relacin energa/protena Quociente obtido dividindo-se o contedo de energia pelo contedo de protena de uma rao ou dieta.. relincho I neigh E relincho Som emitido pelos equinos. remate I auction E subasta, remate Evento em que animais so comercializados por meio de ofertas de valor crescente, apresentadas de forma sucessiva at que uma oferta vencedora no seja sobrepujada. Sinonmia: leilo. REML ver MXIMA VEROSSIMILHANA RESTRITA repetibilidade I repeatability E repetibilidad Frao (porcentagem) da variancia fenotpica que explicada pela varincia gentica total mais a varincia ambiental permanente. reprodutor testado ver REPRODUTOR PROVADO reprodutor provado I proven breeder, tested breeder E reproductor testado Reprodutor avaliado pelo comportamento produtivo prprio ou de sua prole, sob critrios que visam determinar a sua capacidade de transmitir de forma comprovada as suas caractersticas produtivas. Sinonmia: reprodutor testado. resposta indireta ver RESPOSTA CORRELACIONADA retculo I reticulum E retculo, redecilla L reticulum Segundo estmago de um animal poligstrico. retinol ver RETINALDEDO retinaldedo I retinal, retinaldehyde, vitamin A E retinaldehdo, vitamina A Vitamina lipossolvel cujas principais funes so a regulao do mecanismo da viso e o controle do desenvolvimento do sistema nervoso. Sinonmia: vitamina A. retrocruza I backcross E retrocruza Animal nascido de um retrocruzamento. Sinonmia: B1.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
retrocruzamento I backcrossing E retrocruzamiento Cruzamento de indivduos F1 com uma das raas que originou os indivduos F1. Os indivduos resultantes (retrocruzas) contm, em mdia, 75% dos genes da raa com a qual foi feito o retrocruzamento e, exibem metade da heterose individual mxima. riboflavina I riboflavin E riboflavina Vitamina hidrossolvel essencial ao metabolismo dos lipdios. Sinonmia: vitamina B2. ritmo aemrrico I ahemeral rhythm E reloj ahemeral Ritmo biolgico que artificialmente estabelece dias com durao diferente de 24 horas. ritmo circadiano I circadian rhythm E reloj circadiano Ritmo biolgico natural, baseado num dia de 24 horas. RNA ver CIDO RIBONUCLEICO rufio I ruffian E rufin Macho com instinto sexual, sem capacidade de fecundao, utilizado com o objetivo de detectar fmeas em cio. rmen I rumen E rumen, panza Primeiro estmago de um animal poligstrico. ruminao I rumination E ruminacin Ato ou efeito de ruminar; processo existente nos ruminantes pelo qual o alimento retorna boca, para nova mastigao. ruminante ver POLIGSTRICO saco escrotal ver BOLSA ESCROTAL sal mineralizado I mineral salt, mineral block E sal mineral Mistura de microelementos e macroelementos minerais com cloreto de sdio, para ser administrada isolada e diretamente aos animais. salto ver COBERTURA sangue I blood E sangre Tecido lquido constitudo de um poro lquida (plasma) e de uma poro slida (clulas sangneas e plaquetas). seleo I selection E seleccin Estratgia de planejamento reprodutivo numa populao na qual alguns indivduos so escolhidos para deixar maior nmero de descendentes do que outros, geralmente de acordo com critrios de base econmica. serina I serine E serina Aminocido do grupo dos lcoois. Smbolos: Ser, S. seringa ver BRETE

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
servio ver COBERTURA sexagem I sexing E sexaje Determinao do sexo de um animal ou ave jovem mediante exame dos rgaos genitais. silagem I silage E ensilaje, ensilado Forragem conservada mediante a fermentao anaerbica com formao de cido lctico. SNC ver SISTEMA NERVOSO CENTRAL sobreano I yearling E aojo Animais da espcie bovina, com aproximadamente um ano e meio de idade (550 dias). sobredominncia I overdominance E sobredominancia Tipo de ao gnica em que os indivduos heterozigotos apresentam valor fenotpico superior ao dos dois homozigotos correspondentes. somatomedina ver FATOR DE CRESCIMENTO DE TIPO INSULNICO somatotropina bovina I bovine somatotropine, bST E somatotropina bovina, bST Hormnio produzido pelos bovinos que participa do metabolismo do crescimento e da produo de leite. Sinonmia: bST. suarda I wool grease E suarda Produto das glndulas sudorparas e sebceas dos ovinos, cuja finalidade proteger a fibra de l contra as intempries. suco gstrico I gastric juice E jugo gstrico Conjunto de secrees produzidas pelo estmago com a finalidade de auxiliar na digesto. sucrose ver SACAROSE suculncia I juiciness E suculencia, jugosidad Medida subjetiva ou objetiva da quantidade de lquidos contida num corte de carne. suno I swine E cerdo L Sus scrofa L. Denominao genrica dada a animais da espcie Sus scrofa. suno de engorda I swine E cerdo L Sus scrofa L. Macho suno castrado destinado engorda. suplemento I hog, barrow E cerdo macho capado Ingrediente ou mistura de ingredientes capaz de enriquecer a rao em vitaminas, animocidos ou minerais. tatuagem I tattoo E tatuaje Identificao de um animal atravs da impresso de nmeros na face interna da orelha ou da virilha.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
taxa de mortalidade E mortality rate E tasa de mortalidad Percentual de animais mortos, calculado sobre o efetivo do rebanho. taxa de natalidade I birth rate E tasa de natalidad Percentual de animais nascidos, calculado sobre o nmero de fmeas aptas reproduo num rebanho. taxa de postura I lay, laying percentage E tasa de postura Nmero de ovos postos durante um intervalo padro ou a percentagem de produo de ovos num intervalo de tempo. temperamento leiteiro ver CARTER LEITEIRO terminao ver ENGORDA terneiro(a) I calf (macho), cow calf (fmea) E ternero(a) Animal jovem da espcie bovina at 1 ano de idade. tesoura I scissors E tijeras Instrumento de corte usado na esquila dos ovinos. tesoura ver TRONCO DE CONTENO testculo I testicle E mod L testis Gnada sexual masculina, responsvel pela produo de espermatozides. testosterona I testosterone E testosterona Hormnio esteride sintetizado principalmente pelos testculos nos machos e, em quantitade mais baixas, pelos ovrios nas fmeas, cujas principais funes so a manuteno da libido e a regulao do comportamento agressivo. tiamina I thiamine E tiamina Vitamina hidrossolvel essencial ao metabolismo dos carboidratos (transforma carboidratos em gorduras). tilpia I tilapia E tilapia L Oreochromis spp., Sarotherodon spp., Tilapia spp. Denominao genrica dada a peixes de gua doce, originrios da frica, pertencentes aos gneros Oreochromis, Sarotherodon e Tilapia. timina I thymine E timina Base nitrogenada pirimdica de frmula molecular C5H6N2O2 que um dos blocos formadores do cido desoxiribonucleico. Smbolo: T. tipificao I grading standard E esquema de clasificacin Classificao que tem sua origem em fatores econmicos, sendo previamente estabelecida uma escala de importncia visando a atribuio de valores diferenciais de remunerao. tipo tnico I breed type E tipo racial Conjunto de caracteres exteriores de uma raa. tipo racial ver TIPO TNICO

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
tipo zootcnico ver BIOTIPO tirosina I tyrosine E tirosina Aminocido aromtico cujo cadeia lateral apresenta um grupo fenlico. Smbolos: Tyr, Y. tocoferol I tocopherol, vitamin E E tocoferol, vitamina E Vitamina lipossolvel cuja funo principal atuar como antioxidante biolgico. Sinonmia: vitamina E. toicinho ver TOUCINHO tolerncia ao calor I heat tolerance E tolerancia al calor Capacidade que um animal apresenta de se adaptar a temperaturas um pouco mais elevadas do que o normal, sem que haja queda no desempenho produtivo ou reprodutivo. tosa ver TOSQUIA tosquia I shearing, clipping E esquila, esquileo Conjunto de operaes que se processa para retirar periodicamente a l dos ovinos. Sinonmia: tosa, esquila. toucinho I backfat E tocino Manta de gordura que envolve, principalmente, as regies dorsal e lateral do corpo do animal. Sinonmia: toicinho. tourinho I bull, yearling bull E toro, toro joven Reprodutor macho da espcie bovina, a partir de 1,5 ano de idade. tourito ver TOURINHO touro I bull E toro Reprodutor macho da espcie bovina, normalmente a partir dos 3 anos de idade, em condies de criao extensiva. touruno I stag E toro castrado en la edad adulta Touro que, por tornar-se inservvel reproduo, castrado e, posteriormente, engordado. transferncia de embries I embryo transfer E transferencia de embriones Tcnica cirrgica que consiste na remoo do embrio de uma fmea doadora e posterior implantao em uma fmea receptora. transgnico I transgenic E transgnico Animal cuja carga gentica original sofreu modificao, por adio ou remoo de material gentico. treonina I threonine E treonina Aminocido do grupo dos lcoois. Smbolos: Thr, T. trevo branco I white clover E trbol blanco L Trifolium repens L. Leguminosa forrageira perene da espcie Trifolium repens com alto contedo de protena bruta que tolera alta presso de pastejo.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
trevo vermelho I red clover E trbol rojo L Trifolium pratense L. Leguminosa forrageira bianual da espcie Trifolium pratense com alto contedo de protena bruta, especialmente a variedade sativum. tronco ver TRONCO DE CONTENO trote I trot E trote Andamento de velocidade intermediria dos eqinos, executado em dois tempos; em cada tempo, duas patas mantm contato com o solo. UA ver UNIDADE ANIMAL bere I udder E ubre Glndula mamria dos bovinos, ovinos e caprinos, caracterizada por apresentar mltiplas tetas. unidade animal I animal unit E unidad animal Medida de referncia que equivale a 450 quilogramas de peso vivo. Sinonmia: UA. unidade Haugh I Haugh unit E unidade Haugh Medida de qualidade interna do ovo, obtida em funo da altura do albmen e do peso do ovo. uracil ver URACILA uracila I uracil E uracilo Base nitrogenada pirimdica de frmula molecular C4H4N2O2 que um dos blocos formadores do cido ribonucleico. Smbolo: U. Sinonmia: uracil. tero I uterus, womb E tero, matriz L uterus rgo onde gerado o feto nas fmeas dos mamferos. vaca I cow, E vaca Reprodutor fmea da espcie bovina, a partir da primeira cria. vaca amamentando ver VACA COM CRIA AO P vaca cheia ver VACA PRENHE vaca em lactao I lactating E vaca en lactacin Fmea da espcie bovina que se encontra em perodo de produo de leite, sem terneiro ao p, prprio das raas leiteiras. vaca em produo ver VACA EM LACTAO vaca seca I dry cow E vaca seca Fmea da espcie bovina que no est lactando. vaca servida ver VACA COBERTA vaca vazia I empty cow, open cow E vaca vaca Fmea da espcie bovina que no est gestando.

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
valina I valine E valina Aminocido aliftico com cadeia lateral saturada. Smbolos: Val, V. varro ver CACHAO vagina I vagina E vagina L vagina Canal que liga o colo do tero vulva. vaquilhona ver NOVILHA velo I fleece, fleece wool E velln L produzida por um ovino adulto nas diferentes regies do corpo, com exceo dos membros, barriga e cabea, por um perodo mnimo de crescimento de 12 meses. Sinonmia: l de velo. velo limpo I clean fleece E velln limpio L de velo, aps passar por um conjunto de processos industriais ou artesanais com o intuito de remoo da suarda e de outras impurezas. velo sujo I greasy fleece E velln sucio L de velo no estado em que se encontra imediatamente aps a tosquia, sem sofrer qualquer tipo de alterao. vicunha I vicua E vicua L Vicugna vicugna (Molina) Cameldeo sul-americano de pequeno porte pertencente espcie Vicugna vicugna. vigor hbrido ver HETEROSE vitamina I vitamin E vitamina Nome genrico dado a compostos orgnicos necessrios em quantitades baixas por animais e que so participantes essenciais do metabolismo. vitamina A ver RETINALDEDO vitamina B1 ver TIAMINA vitamina B2 ver RIBOFLAVINA vitamina B3 ver CIDO NICOTNICO vitamina B6 ver PIRIDOXINA vitamina B12 ver COBALAMINA vitamina C ver CIDO ASCRBICO vitamina C ver CIDO ASCRBICO

Pequeno Glossrio Nunes de Zootecnia Copyright Frank Siewerdt, 2007 Verso 4 (Resumida)
vitamina D I vitamin D E vitamina D Nome genrico dado s vitaminas responsveis pela regulao da absoro do clcio no intestino e no fgado. vitamina D2 ver CALCIFEROL vitamina D3 ver COLECALCIFEROL vitamina E ver TOCOFEROL vitamina H ver BIOTINA vitamina hidrossolvel I water-soluble vitamin E vitamina hidrosoluble Vitamina que dissolvida em gua. So hidrossolveis as vitaminas do complexo B e a vitamina C. vitamina K ver MENADIONA vitamina lipossolvel I fat-soluble vitamin E vitamina liposoluble Vitamina que dissolvida em gorduras. So lipossolveis as vitaminas A, D, E e K. vulva I vulva E vulva L vulva Genitlia das fmeas dos mamferos. zango I drone E zngano L Apis mellifera L. Macho da especie Apis mellifera, desprovido de ferro e sem responsabilidade de trabalho. zebu ver BOVINO ZEBUNO zebuno ver BOVINO ZEBUNO zigoto I zygote, egg E cigoto, huevo Clula produzida pela unio dos gametas masculino e feminino (vulo fecundado), que d origem ao indivduo. Sinonmia: ovo. zoonose I zoonosis E zoonosis Doena infecciosa que pode ser transmitida dos animais para o homem e vice-versa. zootecnia I animal science, animal production E zootecnia, produccin animal Cincia e arte de criar animais domsticos, economicamente. Sinonmia: produo animal. Verso 4 (603 termos) Como citar esta trabalho: Siewerdt, F. (2007) Pequeno glossrio Nunes de zootecnia. Disponvel em: http://ansc.umd.edu/siewerdt/Publications(en)/Nunes.pdf.

Anda mungkin juga menyukai