Anda di halaman 1dari 9

Grupo II Euglena gracilis As euglenfitas so algas unicelulares dotadas de mobilidade que vivem, predominantemente, em gua doce, embora possam

tambm ser encontradas em ambiente marinho. Cerca de um tero dos 40 gneros conhecidos so fotoautotrficos, enquanto os restantes gneros so quimio-heterotrficos. Mesmo os gneros fotoautotrficos podem sobreviver em heterotrofia, ilustrando, claramente, a impossibilidade de incluir as euglenfitas no grupo dos protistas semelhantes a plantas ou no grupo dos protistas semelhantes a animais. A alga Euglena gracilis, representada na Figura 1, um protista que possui, alm de estruturas celulares comuns maioria dos eucariontes, dois flagelos que partem do reservatrio. Esta estrutura responsvel pela fagocitose e pelo armazenamento de alimento, sob a forma de paramilo, um glcido de reserva. A presso osmtica desta alga regulada pela ao do vacolo contrctil, que recolhe o excesso de gua de todas as partes da clula e a lana para o exterior, atravs do reservatrio. O periplasto, uma pelcula estriada e flexvel, permite-lhe a mudana de forma. Euglena gracilis pode tornar-se exclusivamente quimio-heterotrfica se for colocada em ambientes privados de luz. Nessa condio perde a sua colorao esverdeada, mas recupera-a se for, de novo, colocada em ambientes iluminados. Diversas experincias revelam que, submetida a antibiticos ou a agentes mutagnicos, Euglena gracilis perde definitivamente os seus pigmentos fotossintticos. O tipo selvagem Euglena gracilis estirpe Z tem, entre outras, a particularidade de apresentar uma capacidade fotossinttica 60 vezes superior da planta do arroz.

Fig 1 . Euglena gracilis

1. Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes respeitantes aos constituintes qumicos dos seres vivos. A. O DNA e as protenas so os responsveis pelo armazenamento da informao gentica das clulas. B. A gua tem uma funo de regulao da temperatura corporal e de veculo de transporte de algumas substncias. C. Os lpidos e os glcidos podem ser usados para fornecer energia s clulas e aos organismos. D. A funo enzimtica uma das principais funes desempenhadas pelas protenas. E. Os aminocidos ligam-se entre si por ligaes peptdicas, constituindo pptidos. F. O amido um monmero, porque as suas molculas resultam da ligao de muitas molculas de glicose em cadeia. G. Os fosfolpidos so molculas que possuem uma poro polar e uma poro apolar. H. Da hidrlise completa de cidos nucleicos podem resultar aminocidos. Na resposta a cada um dos itens de 2. a 6., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. 2. Em Euglena gracilis, as macromolculas alimentares (A) (B) (C) (D) ligam-se a glicolpidos, passando ao meio intracelular por difuso facilitada. atravessam a membrana plasmtica pela bicamada fosfolipdica. passam para o meio intracelular envolvidas pela membrana plasmtica. so transportadas atravs de protenas da membrana plasmtica.

3. O paramilo um (A) (B) (C) (D) monmero do grupo das protenas polmero do grupo dos cidos gordos. monmero do grupo dos glcidos. polmero do grupo dos hidratos de carbono.

4. Nas algas euglenfitas de gua doce, de esperar que a presso osmtica intracelular, relativamente presso osmtica extracelular, seja (A) maior, o que provoca a entrada de gua por osmose. (B) menor, o que provoca a sada de gua por osmose.

(C) menor, o que provoca a entrada de gua por osmose. (D) maior, o que provoca a sada de gua por osmose. 5. Em Euglena gracilis, o periplasto uma estrutura que substitui (A) (B) (C) (D) a parede celular. a membrana celular. o complexo de Golgi. o citoplasma.

6. As clulas vegetais so resistentes lise, porque possuem uma _______ celular constituda, essencialmente, por um polissacardeo _______. (A) (B) (C) (D) membrana (...) de reserva. parede (...) estrutural. membrana (...) estrutural. parede (...) de reserva.

As membranas biolgicas delimitam as clulas, separando os contedos celulares do meio envolvente. As membranas podem tambm delimitar compartimentos intracelulares que facilitam a ocorrncia de processos metablicos diversificados e eficientes. O conhecimento da estrutura das membranas biolgicas fundamental para compreender as suas funes.

A figura seguinte representa algumas interaces entre sistemas membranares intracelulares e a membrana plasmtica.

Na resposta a cada um dos itens de 4. a 8., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. 4. A poro glicdica das glicoprotenas encontra-se no ______ das vesculas golgianas, de forma a que, na membrana plasmtica, contacte com o meio ______. (A) (B) (C) (D) exterior () extracelular interior () intracelular interior () extracelular exterior () intracelular

5. A fluidez das membranas biolgicas importante para o funcionamento das clulas, o que confirmado pelos processos representados na figura anterior, porque (A) efectuado o transporte de diferentes protenas. (B) efectuado o transporte do mesmo tipo de biomolculas. (C) as membranas possuem a mesma composio qumica. (D) ocorre a fuso de diferentes pores de membrana. 6. As afirmaes seguintes dizem respeito ao transporte atravs da membrana plasmtica. 1. A difuso facilitada e o transporte activo so transportes mediados. 2. O transporte activo e a difuso facilitada so transportes com consumo de ATP. 3. A difuso simples um transporte que conduz anulao do gradiente de concentraes. (A) 1e 3 so verdadeiras; 2 falsa. (B) 3 verdadeira; 1 e 2 so falsas. (C) 1 e 2 so verdadeiras; 3 falsa. (D) 1 verdadeira; 2 e 3 so falsas. 7. Quando vertidos numa superfcie aquosa, os fosfolpidos tendem a dispor-se numa monocamada superficial. Este comportamento resulta do fato destas molculas serem (A) polares e insolveis em gua. (B) anfipticas e possurem menor densidade do que a gua. (C) polares e possurem menor densidade do que a gua.

Anda mungkin juga menyukai