Anda di halaman 1dari 20

Etapas da Construo

Qualquer construo ou reforma exige a participao de um profissional habilitado, responsvel pelo projeto e pela execuo da obra. TERRENO 1erificar se os documentos do terreno so legalmente do proprietrio. !sses documentos so a escritura ou o t"tulo de dom"nio expedido pelo poder p#blico municipal. $e no tiver esses documentos, procure se informar como e onde obt%-los. &- erificar se tem risco de desabamento da construo, se o solo do terreno ' fraco e se tem risco de enchente. (- )impe o terreno e confira no pr*prio local+

PROJETO ARQUITETNICO , a fase em que se decidem quantos c-modos vai construir e o tamanho deles. .omeando pelas partes mais necessrias, como quarto, co/inha e banheiro 0embrio1 e prever o aumento do n#mero de ambientes 0ampliao1.

Aprovao do pro eto erificar na 2refeitura 0ou no .3!41 quais so as exig%ncias para aprovar o projeto e autori/ar a construo 0afastamentos do limite do terreno, t'cnico responsvel etc.1. rias 2refeituras t%m plantas prontas para casas com diferentes tamanhos, que j saem aprovadas e com licena para iniciar a obra.

!o"ao da "asa 5eve-se nivelar o terreno onde a obra ser constru"da. .onstruir cavaletes, um gabarito ou uma tabeira e marcar a posio da obra no terreno. .onferindo sempre o esquadro. !sta etapa ' muito importante para garantir a construo das paredes na posio correta.

#UN$A%&O 4 fundao ou alicerce serve para apoiar a casa no terreno. 4 fundao depende do tipo de solo do terreno. 6ma sondagem permite saber qual ' a fundao mais indicada. !xistem firmas especiali/adas em sondagens de solos. 7as uma dica ' consultar os vi/inhos para saber como foram feitas as funda8es das casas pr*ximas. 'aldrame (sapata "orrida)
!m solo firme at' uma profundidade de 9: cm, pode-se abrir uma vala e fa/er o baldrame diretamente sobre o fundo dela. 2ode-se fa/er baldrame de blocos ou de concreto. 5eve-se impermeabili/ar para evitar que a umidade ;suba< nas paredes da obra.

'ro"a (esta"a)
=o encontrando terreno firme at' 9: cm de profundidade, vai ser necessrio apoiar o baldrame sobre brocas.

Radier
>utra forma de fundao ' construir uma laje de concreto sobre o solo, conhecida como radier. 4l'm de apoiar a obra, o radier j funciona como contra piso e calada. 7as o radier s* pode ser usado se o terreno todo tiver o mesmo tipo de solo. $e uma parte for firme e a outra fraca, o radier no pode ser utili/ado. ? 4s instala8es dos tubos de esgoto e os ralos devem ser efetuadas antes de concretar o radier.

ATEN%&O + 1. 2ara as medidas, use latas de 1@ litros. !vite latas amassadas. &. 7antenha o concreto molhado durante uma semana ap*s a concretagem. 5epois do terceiro dia j ' poss"vel executar outros servios sobre esse concreto.

Nivelamento
Qualquer um dos tipos de fundao deve ficar nivelado. .aso necessrio, deve-se fa/er uma camada de argamassa para nivelamento 0regulari/ao1 sobre a fundao pronta. 2ara evitar que a umidade do solo suba pelas paredes, aplica-se uma camada de argamassa com impermeabili/ante sobre a fundao ou sobre a camada de nivelamento. !sta argamassa deve ser desempenada sem alisar. Quando ela estiver seca, aplica-se uma pintura impermeabili/ante.

ATEN%&O* 4 lata de medida deve ter 1@ litros. !vite latas amassadas.

CO+O PREPARAR U+ 'O+ CONCRETO 6sa-se pedra e areia limpas 0sem argila ou barro1, sem materiais orgAnicos 0como ra"/es, folhas, gravetos etc.1 e sem gros que esfarelam quando apertados entre os dedos. 4 gua tamb'm deve ser limpa 0boa para beber1. , muito importante que a quantidade de gua da mistura esteja correta. Banto o excesso como a falta so prejudiciais ao concreto. !xcesso de gua diminui a resist%ncia do concreto. Calta de gua deixa o concreto cheio de buracos.

4 betoneira deve ser limpa antes de ser usada 0livre de p*, gua suja, restos da #ltima utili/ao1. >s materiais devem ser colocados com a betoneira girando e no menor espao de tempo poss"vel.

Con"reto pronto > concreto tamb'm pode ser comprado pronto, misturado no trao desejado e entregue no local da obra por caminh8es betoneira. !sse tipo de fornecimento s* ' vivel para quantidades acima de ( mD e para obras no muito distantes das usinas ou concreteiras, por questo de custo.

CO+O PREPARAR U+A 'OA AR,A+A--A 7istura-se apenas a quantidade suficiente para 1 hora de aplicao. !sse cuidado evita que a argamassa endurea ou fique dif"cil de ser trabalhada.

Ar.amassas prontas !xistem tamb'm argamassas prontas, para assentamento, revestimento e rejuntamento, E venda nas lojas de material de construo. !ssas argamassas v%m embaladas em sacos e devem ser misturadas com gua na quantidade recomendada na embalagem.

PARE$E 4s paredes internas e externas podem ser levantadas com blocos de concreto ou tijolos. 2odem-se calcular quantos milheiros vai precisar. Caa as contas e veja como os blocos de concreto rendem mais.

ATEN%&O + 1. 4 lata de medida deve ter 1@ litros. !vite latas amassadas. &. 4s lojas e dep*sitos de material de construo t%m argamassas prontas para assentamento. Quando us-las, siga as instru8es do fabricante.

.omeam-se cada parede pelos cantos, assentando os blocos em amarrao 0fa/endo junta amarrada1. =o se esquecendo de verificar o n"vel e o prumo de cada fiada.

/os de portas e anelas 6sa-se uma verga na primeira fiada de blocos acima do vo. !ssa verga pode ser pr'-moldada ou feita no local. !la deve ter, no m"nimo, &:cm a mais para cada lado do vo. =o se esquea tamb'm de escorar as f-rmas das vergas concretadas no pr*prio local.

Cinta de amarrao
4 boa prtica recomenda fa/er uma cinta de amarrao na #ltima fiada das paredes 0respaldo1. )embrando sempre de deixar passagens para canos e condu"tes 0eletrodutos1 na cinta de amarrao.

, importante chumbar tarugos de madeira nas bordas dos vos. >s batentes de portas e janelas, que sero instalados depois, vo ser pregados nesses tarugos. 6se uma argamassa bem forte de cimento e areia 01 parte de cimento e ( partes de areia1 para chumbar os tarugos.

!AJE 4s lajes aumentam o valor, o conforto e a segurana de sua casa. 4s mais comuns so as de concreto armado, executadas no local, ou as pr'-moldadas de concreto, compostas de vigotas FBF ou vigotas treliadas e lajotas 0tavelas1. 4s lajes pr'-moldadas so as mais econ-micas e mais simples de executar.

4s lajotas 0tavelas1 podem ser de concreto ou cerAmica. !las servem de guia para medir a distAncia entre as vigotas. 2or isso, as lajotas devem ter sempre o mesmo tamanho.

+onta.em
4s vigotas devem se apoiar pelo menos G cm de cada lado da parede. 4s lajotas devem ser encaixadas sobre as vigotas. 4 primeira e a #ltima carreiras de lajotas podem ser apoiadas na pr*pria cinta de amarrao.

Es"oramento
$e o vo a ser vencido pela laje for menor que (,H: m, coloca-se uma fileira de pontaletes para escorar as vigotas. $e o vo for maior 0(,H: m a G m1, escora-se as vigotas com duas fileiras de pontaletes. =os dois casos, os pontaletes devem ser um pouco mais altos que as paredes. 4 laje deve ficar levemente curvada para cima, formando a contraflecha, recomendada pelos fabricantes. > pr*ximo passo ' colocar as caixas de lu/ e os condu"tes 0eletrodutos1 para a fiao el'trica. Ceito isso, prega-se uma tbua de testeira nas extremidades da laje, que vai funcionar como f-rma da capa de concreto da laje.

ATEN%&O* 4 lata de medida deve ter 1@ litros. !vite latas amassadas.

TE!0A$O > primeiro passo ' construir as empenas 0oit8es1 sobre a laje, para dar caimento ao telhado. $e a casa no tiver laje, constroem-se as paredes de modo que cheguem direto at' a altura do telhado. > caimento do telhado depende do tipo de telha escolhida, mas a altura da empena depende tamb'm da altura da caixa dIgua que ficar debaixo do telhado. ! lembre-se de que ' preciso deixar espao para abrir a tampa da caixa dJgua. Knstale a caixa sobre uma base de caibros. , desejvel ter uma distAncia m"nima de 1,G: m entre o fundo da caixa dJgua e o chuveiro, para que a gua desa com presso suficiente.

=os telhados de fibrocimento 0cimento-amianto1 o consumo de madeira ' menor porque no so usadas ripas. 4 montagem tamb'm ' mais rpida.

E-QUA$RIA>s batentes das portas e das janelas de madeira so fixados diretamente nos tarugos chumbados nas paredes. !sses batentes devem ser nivelados e esquadrejados. 5eixando espao para o acabamento do piso, marcando as soleiras das portas e a altura dos peitoris das janelas.

RE/E-TI+ENTO
> revestimento mais usado ' feito com argamassa. > ideal ' fa/er tr%s camadas+ chapisco, emboo e reboco. 4ntes de aplicar a primeira camada, devem-se tapar os rasgos feitos quando foram colocados os encanamentos e os condu"tes. ! espera-se cada camada secar, antes de aplicar E seguinte.

ATEN%&O* 1. 4 lata de medida deve ter 1@ litros. !vite latas amassadas. &. 4s lojas de material de construo t%m argamassas prontas para revestimento e para assentamento e rejuntamento de a/ulejos. =este caso, siga as instru8es do fabricante.

PI-O 4ntes de fa/er o piso, colocam-se os tubos de esgoto do banheiro e da co/inha com as esperas para os ralos. .alando os tubos com concreto magro. 5epois, nivela-se o cho e soca-se bem. .oloca-se uma camada de, no m"nimo, @ cm de concreto magro sobre o cho para formar o contra piso. Bacos, ladrilhos e cerAmicas podem ser assentados diretamente sobre o contra piso de concreto magro. $e for necessrio, regulari/a-se o contra piso com uma argamassa de cimento e areia, mas lave o contra piso antes, para aumentar a ader%ncia. 4s caladas so feitas do mesmo jeito. =o se esquecendo dos caimentos para escoar a gua dos pisos do banheiro e da co/inha.

ATEN%&O* 1. 4 lata de medida deve ter 1@ litros. !vite latas amassadas. &. 7antenha o concreto molhado durante uma semana ap*s a concretagem 0cura1. 5epois do terceiro dia, j ' poss"vel executar outros servios sobre esse concreto. 7as, para assentar cerAmica no piso, ' preciso aguardar quatro semanas.

ATEN%&O* 1. 4 lata de medida deve ter 1@ litros. !vite latas amassadas. &.4s lojas de material de construo t%m argamassas prontas para pisos e para assentamento de ladrilhos e cerAmica. =este caso, siga as instru8es do fabricante.

IN-TA!A%1E-

2.ua 2rimeiro monta-se o cavalete para a ligao do medidor de gua. 4s lojas de material de construo t%m cavaletes prontos 0Lits1. !m seguida, coloca-se a caixa dIgua no ponto mais alto da casa. Ca/endo ento a ligao do cavalete at' a caixa dIgua. =o se esquecendo de colocar uma b*ia com registro, uma sa"da para limpe/a e um ladro na caixa dIgua. Ceito isso, desce-se com a tubulao da co/inha, do tanque e do banheiro. )embrando de colocar um registro na sa"da dessas tubula8es. 2ara o vaso sanitrio, existem vrios sistemas de descarga. 5eve-se escolher um modelo e executar a instalao de acordo com a exig%ncia do produto.

Es.oto
$e a rua no tiver rede de esgoto, opta-se por uma fossa s'ptica com sumidouro no local mais baixo do terreno e mais afastado da casa. > vaso sanitrio ' ligado com um tubo de 1:: mm E caixa de inspeo. > ralo sifonado do chuveiro, o tanque, a pia e o lavat*rio so ligados com tubo de H: mm.

2ara evitar mau cheiro, faa um respiro, ap*s o ralo sifonado, subindo um tubo de H: mm at' o telhado. 4 sa"da da caixa de inspeo para a fossa s'ptica tamb'm ' feita com tubo de 1:: mm.

!ouas e metais
4 maioria das lojas de material de construo tem vrios tipos de vasos ou bacias sanitrias, lavat*rios, pias, tanques, torneiras, sifo e ralos. $iga as instru8es do fabricante para colocar as louas e metais.

Eletri"idade
.onsulte a companhia de eletricidade para saber onde colocar o poste e como fa/er a ligao do rel*gio de lu/. 4 caixa de lu/, onde vo ficar os fus"veis ou disjuntores, deve ficar em local de fcil acesso. 4s caixas de passagem e os condu"tes 0eletrodutos1 podem ser embutidos nas paredes ou ficar aparentes, fixados com presilhas 0braadeiras1. 4s tomadas devem ficar, no m"nimo, (: cm acima do piso acabado e os interruptores, a 1,&: m. 2ara o chuveiro, utili/e um circuito pr*prio, com fio terra, para evitar choques.

PINTURA 4 pintura ' importante para proteger a casa do sol e da chuva. .ada tipo de pintura exige uma preparao da superf"cie, uma mistura, uma t'cnica de aplicao e um certo n#mero de demos. =o caso de pintura sobre concreto ou reboco, aguarda-se pelo menos (: dias para a cura total da superf"cie a ser pintada. 4 superf"cie deve estar seca e limpa de poeira, gordura, graxa, sabo ou mofo. Bodas as partes soltas ou esfarelentas devem ser raspadas. 4s grandes irregularidades das paredes devem ser corrigidas com reboco. 4s pequenas, com massa acr"lica ou 2 4. 7anchas de gordura ou graxa podem ser eliminadas com gua e detergente. 2aredes mofadas devem ser raspadas e lavadas com gua sanitria dilu"da em gua 0meio a meio1. 5epois, lava-se a superf"cie com gua limpa e espera-se secar. =o caso de repintura sobre superf"cies brilhantes, elimine o brilho com lixa fina. , necessrio raspar e remover totalmente a cal de uma superf"cie que vai ser pintada novamente com

outra tinta. =a pintura de portas, janelas e batentes de madeira, a superf"cie deve ser limpa, aparelhada, seca e isenta de *leos e graxas. 7adeiras resinadas ou com n*s devem ser seladas antes com verni/, inclusive a parte traseira e os cantos da madeira. 4 corroso ' o principal problema das esquadrias de ferro. 2or isso, toda a ferrugem deve ser removida antes da pintura.

+URO E CA!%A$A .omea-se sempre pela limpe/a da faixa onde o muro e a calada vo ser constru"dos 0retire lixo, vegetao e solo fraco1 e marque a rea com piquetes de madeira. > ideal ' fa/er o muro e a calada ao mesmo tempo. Ca/-se a fundao do muro e o contra piso da calada. 5epois, levanta-se o muro e, por fim, fa/-se o piso da calada. +uro
>s muros podem ser feitos com blocos de concreto de 1: cm x &: cm x H: cm.> sistema de placas de concreto pr'-moldadas tamb'm pode ser usado. $ua execuo ' rpida. >s muros de blocos de concreto devem ser subdivididos em trechos de comprimento mximo de &,@: m 0M blocos de H: cm1. !ntre cada trecho deixa-se um espao de &: cm, onde ser feito um pilarete de concreto armado, para travamento do muro. 4 construo do muro comea pela abertura da vala da fundao. $ua profundidade vai depender da altura do muro e do tipo de solo do terreno. !m alguns casos ' necessrio usar brocas. > fundo da vala deve ser bem compactado. .oloca-se uma base de concreto magro de G cm e preenche-se o restante da vala com concreto normal 0baldrame1.

$e o muro for de blocos de concreto, deixa-se no concreto da fundao as pontas de ferro 0esperas1 para os pilaretes de travamento do muro. .ada pilarete leva H barras de ferro de @ mm de bitola, amarradas com estribos de 9 mm de bitola. .ada trecho de muro com &,@: m de comprimento e & m de altura precisa de M: blocos de concreto.

)evantam-se os blocos de cada trecho do muro da mesma forma que as paredes da casa. !m seguida, fecham-se os espaos de &: cm entre os trechos do muro com duas tbuas, que vo funcionar como f-rma para a concretagem dos pilaretes.

!m muros com mais de & m de altura ' preciso fa/er uma cinta de concreto armado, a meia altura do muro, em toda a sua extenso, armada com duas barras de ferro de @ mm de bitola. !ssa cinta pode ser feita com blocos- canaleta.

Caladas
.omea-se pela compactao do solo sobre o qual vai ser constru"da a calada. !m seguida, faa o contra piso com uma camada de concreto magro de ( cm, no m"nimo. =o se fa/ o contra piso nos locais que sero usados como canteiro de flores ou grama. > contra piso deve

ser compactado e nivelado. 6ma maneira rpida e econ-mica de fa/er o piso da calada ' usar uma camada de concreto de G cm de espessura. =as entradas de carro, essa camada deve ter M cm. .olocando ripas de madeira no sentido da largura da calada, a cada 1,G: m. !ssas ripas devem ficar aparentes na calada e vo funcionar como juntas, evitando rachaduras. $e a calada tiver mais de 1,G: m de largura, tamb'm ser preciso colocar uma ripa de madeira no sentido do comprimento. !ssas juntas no devem ser desencontradas. =o se esquecendo do caimento da calada para evitar gua empoada. !m caladas planas, o caimento deve ser de 1 cm para cada metro de largura da calada. !m ladeiras, o piso da calada deve ter a superf"cie spera. 2ara que as pessoas no escorreguem. 5ependendo do caso, a calada pode ter um ou mais degraus. 2odem-se fa/er as caladas com placas de concreto, com revestimento de ladrilhos hidrulicos ou outros materiais.

+uro de arrimo
> muro de arrimo ' um muro resistente, que serve para conter aterros e encostas 0barrancos1. $e a obra estiver acima ou abaixo do n"vel da rua, pode ser necessrio cortar ou aterrar o terreno para apoiar a casa em local plano. !sses cortes ou aterros podem gerar acidentes, sobretudo em dias de chuva forte.

E-CO!0A O CI+ENTO CERTO


4tualmente, o cimento ' vendido em sacos de G: Lg, H: Lg e &G Lg, que podem ser arma/enados por cerca de ( meses, desde que o local esteja fechado, coberto e seco. 2ara evitar umidade e empedramento, os sacos devem ser estocados sobre estrados de madeira, em pilhas de 1: sacos, no mximo. 4s principais mat'rias-primas do cimento so calcrio, argila e gesso. 4 sua fabricao exige enormes instala8es industriais, como um possante forno girat*rio que atinge temperaturas de 1.G:: :.. > cimento ' um p* fino que, em contato com a gua, ' capa/ de unir firmemente, como uma cola, diversos tipos de materiais de

construo. 5epois de endurecido, ele no se decomp8e mais, mesmo em contato com a gua. 2or isso, as constru8es feitas com materiais E base de cimento so resistentes e durveis.

!xistem diversos tipos de cimento no mercado. 4 diferena entre eles est na composio, mas todos atendem Es exig%ncias das =>374$ B,.=K.4$ N34$K)!K34$.

OUTRO- PRO$UTO- $E CI+ENTO


5iversos produtos feitos com cimento j podem ser comprados prontos+

Quanto mais produtos de cimento prontos usar na obra, maior a economia vai fa/erO ' menor o desperd"cio de materiais componentes e menos mo-de-obra.

RECO+EN$A%1E=a compra de materiais de construo, o barato pode sair caro. 2refira materiais de qualidade comprovada, que so aqueles fabricados de acordo com as =>374$ B,.=K.4$ N34$K)!K34$. 5eve-se dar prefer%ncia tamb'm ao uso de ferramentas adequadas e em bom estado de conservao.

Anda mungkin juga menyukai