Anda di halaman 1dari 48

O que Semntica?

a parte da gramtica que estuda os sentidos.


At Paulo danou na rua. Paulo at danou na rua. Paulo danou at na rua. Paulo danou na at rua. Se voc s tem amigo cachorro, compre um cachorro

amigo.

Denotao X Conotao
Janine tem um corao de gelo. (sentido figurado) Sempre tomo usque com gelo. (sentido prprio)

Mulher recebe gravata e vai parar no hospital.

Sentido e contexto
ESTE ANO

VOU COMEAR COM O P DIREITO!

(CFN) Observe: Um dia me disseram que as nuvens no eram de algodo. As afirmaes abaixo explicam possveis sentidos conotativos do verso acima, exceto: A) Um dia me disseram que a vida no era to bela como eu imaginava que ela fosse. B) Um dia me disseram que meus sonhos e meus desejos no poderiam ser realizados. C) Um dia me disseram que nem tudo o que eu via era como eu imaginava em minha mente. D) Um dia me disseram que as nuvens so um conjunto visvel de partculas de gua ou gelo em suspenso na atmosfera.

Manchete divulgada no jornal em O Liberal


Britney Spears no tem nada na cabea

Expresses do dia-a-dia

Em qual das mensagens publicitrias, a seguir apresentadas, o texto foi construdo predominantemente com linguagem denotativa?

Sinonmia
So palavras de sentidos idnticos ou aproximados,

que podem ser substitudas uma pela outra em diferentes contextos.

veloz
Cmico

rpido

ligeiro
engraado

O combate inflao, a luta pelo equilbrio

oramentrio, (...) a batalha da moralizao da coisa pblica (...) esto sendo levados a srio.
(Dirio de Pernambuco)

O governo vem se preocupando com o problema da

reduo de gastos do errio, atacando um dos setores mais melindrosos o das despesas com o funcionalismo.
(Dirio de Pernambuco)

Cuidado!
Voc j vacinou seu co? Voc j vacinou seu cachorro?

Voc quer um cachorro-quente? Voc quer um co-quente?

Antonmia
so palavras de sentidos contrrios.

Hiperonmia e Hiponmia
Hipernimo: termo mais genrico, de sentido mais abrangente. Hipnimo: termo mais especfico, mais limitado.

To grande quanto as baleias a sua discrio. Nunca um ser humano presenciou uma cpula de jubartes, mas sabe-se que seu intercurso muito rpido, dura apenas alguns segundos.
(VEJA)

Hiperonmia e Hiponmia na coeso textual


H uma informao nos rtulos dos remdios a que pouca gente presta ateno: o teor de lcool contido nos produtos. O Conselho Federal de Farmcia est bastante preocupado com o assunto. O rgo encaminhou um pedido ao Ministrio da Sade para que a taxa mxima de lcool nos medicamentos seja regulado por lei; o Conselho quer que, no caso dos medicamentos infantis, o teor no ultrapasse os 5%. Nos outros medicamentos, no deve ficar alm dos 10%. Acima disso, afirmam os especialistas, a substncia pode causar dependncia em quem precisa usar medicamentos com freqncia.
(Veja 10/05/2001)

Exercitando
Graas a Deus eu no experimentei a fora e eficincia do air bag, pois nunca fui vtima de um acidente. Mas sou totalmente a favor do equipamento. Jamais soube de casos em que pessoas que dirigiam um carro com esse dispositivo tiveram um ferimento mais grave. (...) Na compra de um automvel, o brasileiro deve levar em conta os diversos parmetros de segurana, e no somente a disponibilidade do air bag. Este ltimo item, sozinho, no pode ser considerado o salvador da ptria.
(Isto)

Muitos so os processos usados para evitar a repetio de palavras em um texto. O mais comum a substituio por um termo equivalente, de contedo geral, denominado hipernimo, como mostra o modelo. Faa o mesmo com as frases a seguir: Modelo: O carro atropelou o cachorro, e o motorista no parou para cuidar do animal.
Ra vestiu pela primeira vez a camisa do clube francs. O _______________ deve embarcar para a Europa no fim do ano.
A polcia apreendeu a cocana, mas no conseguiu prender os traficantes que trouxeram a _______________ da Bolvia. No bal existem tantos homossexuais quanto em qualquer profisso. O que

ningum percebe que _______________ uma arte essencial masculina. A baleia apareceu morta ontem, mas o _______________ foi visto boiando terafeira, e os ferimentos na pele do _______________ mostram que morreu h cinco dias. Hoje, quem abre credirio para quitar uma televiso em seis vezes, leva o _______________, mas acaba desembolsando o equivalente a dois. A to conhecida gripe suna, aos poucos, vai deixando de estar nas primeiras pginas dos jornais. No entanto, a _____________ ainda est se proliferando.

Homonmia
a relao entre duas ou mais palavras que, apesar de

possurem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonolgica ou morfolgica. As palavras homnimas podem ser:
Homgrafas Homfonas

Perfeitos

Homnimos Homgrafos
so as palavras iguais na escrita e diferentes na pronncia.

O gosto est excelente (substantivo) Eu gosto de viajar bastante (verbo gostar) Almoo () substantivo Jogo () substantivo Conserto () substantivo Almoo () verbo Jogo () verbo Conserto () - verbo

Homnimos Homfonos
so as palavras iguais na pronncia e diferentes na

escrita.
Acento sinal grfico Ascender subir Ao metal Cerrar fechar Coser costurar Cela quarto de priso Assento banco Acender pr fogo Asso verbo Serrar cortar Cozer cozinhar Sela verbo selar

Homnimos Perfeitos
so as palavras iguais na pronncia e na escrita.

Eles vero a minha vitria. Vou viajar muito no vero.

vero (verbo) vero (substantivo) Cura (verbo) cura (substantivo) cedo (verbo) cedo (substantivo)

Paronmia
a relao que se estabelece entre duas ou mais palavras

que possuem significados diferentes, mas so muito parecidas na pronncia e na escrita. O trfego era intenso naquela estrada. O trfico de escravos uma vergonha em nossa histria. Absolver perdoar Emergir Vir tona Infringir desobedecer Flagrante evidente Absorver - sorver Imergir afundar Infligir aplicar Fragrante perfumado

Leia o texto abaixo para responder questo seguinte:

DESTRATAR ou DISTRATAR?
DESTRATAR significa "tratar mal"; DISTRATAR significa "romper um

trato". Quando um contrato rompido, o documento que se assina chamase DISTRATO. Portanto, a frase "Ela foi DISTRATADA pelo marido na frente dos vizinhos" est errada. O certo : "Ela foi DESTRATADA pelo marido na frente dos vizinhos".
Na expresso analisada no texto acima, as palavras destratada e

distratada, semanticamente so: a) homnimas. b) polissmica c) parnimas. d) sinnimas. e) antnimas.

Polissemia
A cabea a parte superior do corpo.
Sabia de cabea todos os versos do poema. Ele vinha cabea de todos os concorrentes. Pagaram dez tostes por cabea. Feriu-se na cabea do dedo. O cabea da conspirao foi aprisionado. Isso no tem p nem cabea. Ento, perdeu-se por completo a cabea. Ele sabe bater um papo cabea.

Exercitando
Leia e responda: Aps um passeio pela Praa do Pescador, dois belenenses conversavam sobre as delcias de nossa terra: - Vamos preparar um tacac? - Claro! Eu topo! - Ento, voc faz o molho de pimenta enquanto eu molho o jambu, lavo e preparo a goma com os demais ingredientes. As palavras destacadas apresentam uma relao de: a) Sinonmia. c) Homonmia. b) Paronmia. d) Antonmia.

Nessa tira, surpreendentement e, a expresso "MAIS TERRA" acaba assumindo sentido: a) conotativo. b) denotativo. c) simblico. d) implcito.

[...] Mais do que o destino do Velho Chico e do que a situao das favelas cariocas, porm, a questo que a meu ver est mobilizando as pessoas, despertando paixes e dios o referendo sobre a proibio de comercializar armas, que por si s vale uma coluna. Por enquanto, fica a minha impresso de que sobre o desarmamento est havendo muito pouco esclarecimento. Talvez se saiba tanto dessa complexa questo quanto sabem os dois vendedores ambulantes cujo dilogo, verdadeiro samba do crioulo doido, ouvi ontem: E a, malandro, tu vais votar no reverendo? Eu no, irmo, eu sou evanglico.[...]
(Zuenir Ventura. Votando no Referendo. O Liberal. 11/10/05)

Lido, com ateno, o excerto acima, constata-se que o humor, que dele se extrai, provocado por uma seleo lexical inadequada, resultante de uma: a) sinonmia. c) antonmia. b) homonmia. d) paronmia.

Assinale o item em que a palavra destacada est

incorretamente aplicada: Trouxeram-me um ramalhete de flores fragrantes. A justia infligiu a pena merecida aos desordeiros. No havia funcionrios na sesso de registros. Devemos ser fiis ao cumprimento do dever. A cesso de terras compete ao Estado.

O cheque do xeque
Eta duplinha danada! No ltimo domingo (31/05/98), a capa do caderno

de esportes de um dos grandes jornais do pas estampava o ttulo: Defesa em Cheque. Tratava-se da defesa da seleo brasileira de futebol. Fiquei pensando quanto vale cada um dos zagueiros do time de Zagallo, para ter uma ideia do valor do tal cheque. Do jeito que a coisa anda, o cheque deve ser magrinho, magrinho. A expresso colocar em xeque vem do xadrez. Trata-se de um lance em que o rei atacado. Figurativamente, quando se diz que se coloca algo ou algum em xeque, coloca-se em dvida sua reputao, seu mrito, seu valor. Definitivamente, coloca-se algo ou algum em xeque, e no em cheque. (Cipro Neto, Pasquale. Inculta e Bela. PUBLIFOLHA, 2000)
Na expresso analisada por Pasquale Cipro Neto, as palavras cheque e

xeque, semanticamente so: a) homnimas. c) parnimas. b) polissmica d) sinnimas.

e) antnimas.

Anda mungkin juga menyukai