Anda di halaman 1dari 11

Guilherme de Azevedo M. C.

Guimares

Anlise de investimentos

56 ::

Finanas para novos empreendimentos :: Guilherme de Azevedo M. C. Guimares

Meta

Apresentar as principais ferramentas de anlise de investimentos. Ensinar a calcular o retorno do investimento em termos do tempo envolvido (payback) e da rentabilidade (taxa interna de retorno). Ensinar a calcular a taxa interna de retorno e o valor presente lquido de investimentos utilizando planilhas eletrnicas.

Objetivos

Ao final desta aula, voc dever ser capaz de: 1. Conhecer as principais ferramentas de anlise de investimentos e aplic-las na resoluo de problemas. 2. Calcular a taxa interna de retorno e o valor presente lquido de investimentos atravs de planilhas eletrnicas.

Guia de Aula

1. Em cada deciso h uma taxa de juros a ser entendida 2. Ferramentas de anlise de investimentos Payback Valor Presente Lquido (VPL) Taxa Interna de Retorno (TIR) 3. Exerccios propostos Finalizando...

Aula 4 Anlise de investimentos

::

57

Em cada deciso h uma taxa de juros a ser entendida


Por Mara Luquet Valor Econmico - 27/6/2007 Sua famlia costuma conversar sobre taxas de juro? Quando esto reunidos na hora do jantar ou no carro nas viagens de fim de semana, vocs falam sobre taxas de juro? No? Tem certeza? Pense um pouco. No se trata da taxa bsica de juro da economia, aquela que voc tem ouvido falar que est em queda. Mas fundamentalmente da taxa de juro que voc e sua famlia esto praticando nas suas decises cotidianas. Quando decidem comprar uma televiso de plasma, antecipar ou adiar uma viagem, trocar de carro ou de casa, ou at o tnis novo. Tudo isso, rigorosamente tudo ter impacto na sua vida. So escolhas que voc faz e para todas elas haver um termo de troca, uma taxa de juro, que voc vai pagar se tiver antecipando ou vai ganhar se tiver adiando. Diariamente, vocs utilizam uma taxa de juro, uma taxa de desconto para fazerem suas escolhas. Se no prestam a ateno devida a essas taxas podem estar cometendo erros graves nas suas escolhas. A taxa de juro a taxa de desconto que voc utiliza para fazer suas trocas intertemporais. Trata-se de um prmio para aqueles que so pacientes e de um custo para os que tm pressa. Existe um livro, escrito por um brasileiro, o professor Eduardo Giannetti, que simplesmente no pode faltar na sua estante. Mais do que isso, o livro de Giannetti, O Valor do Amanh, tem que ser lido em famlia e depois servir de linha condutora de um debate que vai melhorar muito a forma como sua famlia encara receita e gastos e, principalmente, pensa e planeja o futuro. A leitura do livro de Giannetti deliciosa, recheada de exemplos histricos, literatura e uma viagem em diversos ramos do conhecimento, da biologia s prprias finanas. No se trata de um livro de teoria econmica, mas de filosofia, uma experincia que pode ser enriquecedora para toda famlia, principalmente para seu filho, que no poder cometer muitos erros com dinheiro. Por isso, fundamental que voc o ajude a entender o conceito de taxa de juro. Como explica Giannetti, a elevada impacincia infantil ocorre porque o equipamento cerebral e mental da criana ainda no est inteiramente constitudo. No entanto, coisa inteiramente distinta o fenmeno da impacincia juvenil. O jovem, diz Giannetti, ainda que naturalmente impulsivo e entregue s demandas e apelos do momento, tem a faculdade da anteviso. Ele figura em sua mente um amanh. O futuro, entretanto, o que ? Uma abstrao, um romance por ser escrito, uma pelcula virgem a ser filmada e roteirizada com a cmera da imaginao.

58 ::

Finanas para novos empreendimentos :: Guilherme de Azevedo M. C. Guimares

Estar ao lado, muito prximo do seu filho nesta fase pode ser fundamental para o sucesso dele, mais at mesmo do que qualquer ajuda financeira que voc possa desembolsar. Como explica o prprio Giannetti no livro: Ocorre que sua anteviso do amanh tudo, menos um esforo frio e sbrio de encarar limites, aceitar a existncia de trade-offs ou fixar probabilidades minimamente objetivas. Aos olhos de um jovem - e por razes compreensveis -, conceber o futuro, imaginar tudo o que a vida lhe promete e reserva, no exerccio de previso - sonho. As chances de seu filho conseguir realizar boa parte desses sonhos que alimenta na juventude tm uma correlao muito forte com o conhecimento dele sobre taxas de juro. Mais uma vez vale repetir: no apenas as taxas de juro praticadas na economia, o que tambm extremamente importante, mas fundamentalmente as taxas de juro que ele vai praticar por toda a vida.

Fonte: http://syslik.deviantart.com/art/Mathematics-27337018

Ferramentas de anlise de investimentos


Suponhamos que voc esteja considerando a viabilidade de abrir um negcio ou mesmo ampliar um j existente. Ou, ainda, que voc queira fazer as contas para saber se vale a pena substituir um equipamento antigo por um mais moderno. Nesses casos, o que est em jogo um processo de anlise de investimentos. Desde j, observe que h um forte elemento subjetivo e de risco nessa avaliao. Afinal, quem sabe com certeza como se comportaro os mercados nos prximos anos, ou mesmo, qual ser a vida til dos equipamentos adquiridos?

Aula 4 Anlise de investimentos

::

59

Um empreendedor mais otimista, ou menos avesso ao risco, pode realizar um investimento que outro, mais pessimista ou avesso ao risco, no realizaria. Uma conjuntura econmica favorvel pode tornar os empreendedores mais otimistas, resultando em um boom de investimentos. Apesar da subjetividade que cerca a deciso de investir, h alguns critrios que conferem um maior grau de racionalidade ao processo. O primeiro passo requer o levantamento exaustivo de todas as receitas e gastos, possibilitando a elaborao do fluxo de caixa do negcio. Por exemplo, a deciso de adquirir uma mquina requer que sejam conhecidos os seguintes itens: Vida til da mquina quanto tempo ela vai durar em termos fsicos ou tecnolgicos. Valor residual da mquina por quanto posso vend-la aps sua vida til, mesmo como sucata. Receitas lquidas futuras qual ser o resultado lquido por perodo (receitas com vendas menos os custos e as despesas) durante a sua vida til.

Vamos considerar um investimento em uma mquina no valor de $10.000,00 com vida til de 5 anos, valor residual de $1.250,00 e cujos produtos geraro receitas lquidas futuras anuais de $3.750,00. Nesse exemplo, teremos o seguinte diagrama de fluxo de caixa:

3.750

3.750

3.750

3.750

5.000

0 10.000

5 anos

60 ::

Finanas para novos empreendimentos :: Guilherme de Azevedo M. C. Guimares

Observe que h uma sada de caixa decorrente do investimento na mquina e uma srie de entradas peridicas decorrentes das vendas dos produtos, alm da venda da prpria mquina ao final do quinto ano. Por isso, o fluxo do ano 5 corresponde soma da receita lquida esperada ($3.750,00) mais o valor residual da mquina ($1.250,00). O segundo passo utilizar algum critrio de anlise de investimentos. Aplicaremos ao caso em questo as seguintes ferramentas: payback, valor presente lquido e taxa interna de retorno.

Payback
Payback a ferramenta de anlise de investimentos que determina quanto tempo necessrio para que a empresa recupere o valor investido. Este mtodo muito usado por pequenas empresas, devido facilidade de clculo e ao fato de ser bastante intuitivo. Quanto maior o payback, maior o tempo necessrio para que o investimento se pague. Alm disso, quanto maior o payback, maior o risco envolvido, pois o futuro incerto. Dessa forma, por esse critrio, a regra bsica : quanto menor melhor. Em nosso exemplo, o projeto abate $3.750,00 do investimento no primeiro ano, restando $6.250,00 a ser pago. No segundo ano, outros $3.750,00 reduzem para $2.500,00 o saldo do investimento ainda a ser pago. Apenas no final do terceiro ano que o investimento estar totalmente pago. Uma forma simples, porm aproximada, de calcular o payback no caso de uma srie uniforme dividir o investimento total pela receita lquida anual ($10.000,00 $3.750,00 = 2,67). No exemplo, o investimento estar pago aps 2,67 anos (ou 2 anos e 8 meses). Embora seja bastante simples e muito usado, o payback no considera a mudana do valor do dinheiro no tempo. Quer dizer, os $3.750,00 do primeiro ano tm o mesmo valor dos $3.750,00 do ano seguinte, o que s seria verdade caso guardssemos dinheiro no colcho. Uma alternativa seria calcular o payback descontado, o qual sempre ser maior ou igual ao payback convencional (Por qu?).
Ateno

questo deve ser debatida com o tutor da disciplina.

Valor Presente Lquido (VPL)


O valor presente lquido uma ferramenta de anlise de investimentos que considera a mudana de valor do dinheiro no tempo. Nela, todos os fluxos de caixa futuros so descontados utilizando-se valores atuais, ou seja, cada um dos fluxos de caixa trazido ao valor presente a uma determinada taxa. Que tal voltar a refletir sobre os argumentos do texto da Mara Luquet?

Aula 4 Anlise de investimentos

::

61

Mas no se preocupe. Voc no precisar usar cinco vezes a funo VP para trazer cada uma das receitas lquidas futuras para a data zero. Ainda bem, pois imagine o trabalho que daria esse procedimento em um projeto com vida til de 25 anos. A planilha eletrnica torna bastante simples o que na verdade um clculo complexo: basta usar a funo VPL. Por ora, no vamos entrar em maiores detalhes sobre a taxa a ser usada. Por enquanto, adote o seguinte raciocnio: se h aplicaes sem risco (CDBs, por exemplo), qualquer negcio para valer a pena deve ter taxa superior a essas aplicaes. No exemplo que vamos apresentar, adotaremos arbitrariamente a taxa de 15% a.a., que ser considerada a taxa mnima de atratividade. Para calcular o VPL proceda da seguinte forma: Digite, em seqncia (em coluna ou em linha), o conjunto dos fluxos de caixa. Informe, com o cursor na clula de destino, isto , onde ficar o resultado, o conjunto das clulas que compe as entradas do fluxo de caixa. Informe a taxa mnima de atratividade.

Como interpretar o resultado, no valor de $13.192,05, da planilha?

62 ::

Finanas para novos empreendimentos :: Guilherme de Azevedo M. C. Guimares

Simples: considerando a taxa de 15% a.a., o investimento em questo, alm de reembolsar os $10.000,00 investidos, gerou uma sobra, cujo valor presente lquido igual a $3.192,05 (repare que o conjunto de valores usado para o clculo do VPL no incluiu o investimento). Refaa o exerccio utilizando uma taxa de atratividade menor. Qual foi o efeito sobre o clculo do VPL? De forma geral, um investimento ser aceito caso apresente um VPL positivo. Ao contrrio do payback, a regra a seguinte: quanto maior, melhor.

Taxa Interna de Retorno (TIR)


A ltima ferramenta de anlise de investimentos a ser aprendida neste curso a taxa interna de retorno. Tambm largamente utilizada nos meios financeiros, ela iguala o valor presente do somatrio das receitas lquidas futuras ao valor do investimento. Ou seja, no nosso exemplo, o somatrio das receitas lquidas futuras, quando descontado a taxa interna de retorno, seria igual aos $10.000,00 investidos. Para calcular a TIR, os procedimentos so quase os mesmos utilizados no clculo do VPL. Contudo, agora o valor investido deve ser includo no conjunto de valores considerado. Observe que no ser necessrio incluir a taxa de atratividade (Por qu?). Utilizando a funo TIR, o resultado desejado ser obtido.
Ateno

questo deve ser debatida com o tutor da disciplina.

Aula 4 Anlise de investimentos

::

63

A planilha retorna o valor 27,3% a.a.. Por esse critrio, o investimento ser aceito caso a TIR seja maior do que a taxa mnima de atratividade. Dessa forma, quanto maior a TIR, maior a probabilidade de um investimento ser considerado vivel. No nosso exemplo, como ela igual a 15,0% a.a., esta mquina um timo negcio!
Ateno

e voc estiver usando uma planilha com verso na lngua inglesa, as funes so:
Funo NPV IRR Net Present Valuer Internal Rate of Return (VPL) (TIR)

64 ::

Finanas para novos empreendimentos :: Guilherme de Azevedo M. C. Guimares

ATIVIDADE

1) Calcular o payback de um projeto com o seguinte perfil: investimento de R$: 500,00; retornos mensais, em R$: 145,00, 110,00, 100,00, 145,00, 120.00 e 150,00. 2) Dos projetos A e B qual tem o payback menor? Investimento A, em R$: 230,00; retornos mensais, em R$: 80,00, 80,00, 80,00, 80,00 e 80,00. Investimento B, em R$:100,00; retornos mensais, em R$: 30,00, 30,00, 40,00 e 30,00. 3) Calcular a TIR de um projeto com as seguintes caractersticas: investimento de R$: 150,00; retornos mensais, em R$: 30,00; 36,00, 45,00 e 65,00. 4) Utilizando o critrio da TIR, qual o melhor projeto? A: Investimento de R$: 100,00; retornos mensais, em R$: 40,21, 40,21 e 40,21. B: Investimento de R$: 100,00; retornos mensais, em R$: 30,00, 30,00, 30,00 e 30,00. 5) Calcular o VPL do seguinte projeto, considerando uma taxa de desconto de 10% a.m.: investimento de R$: 200,00; retornos mensais, em R$: 83,00; 84,00, 85,00 e 86,00. 6) Utilizando o critrio do VPL e considerando uma taxa de desconto de 10% a.m., qual o melhor projeto? A: Investimento de R$: 100,00; retornos mensais, em R$: 40,00, 45,00, 60,00 e 23,00. B: Investimento de R$: 100,00; retornos mensais, em R$: 45,00, 52,00, 20,00 e, 30,00. 7) Considere os seguintes projetos: Em R$
Projeto A B C Investimento 100,00 100,00 100,00 Ano 1 60,00 15,00 50,00 Ano 2 30,00 80,00 50,00 Ano 3 35,00 43,00 20,00 Ano 4 35,00 25,00 30,00

Calcular o payback, a TIR e o VPL (taxa de desconto de 5% a.a.). Em sua opinio, qual o melhor projeto?

Aula 4 Anlise de investimentos

::

65

RESPOSTAS 1) 4 meses. 2) Ambos tm o mesmo payback: 3 meses. 3) 5,90%. 4) TIRA = 10,00%; TIRB=7,71%. O projeto A melhor. 5) VPL= R$ 67,48. 6) O VPLA= R$34,34; VPLB = R$19,40. O projeto A melhor. 7) Qual o melhor projeto? Bem, voc decide... Vai depender do critrio utilizado. - Payback: C o que se paga mais rpido (2 meses); - TIRA = 25%, TIRB = 23% e TIRC = 21% (A melhor); - VPLA = R$43,38, VPLB = R$44,56 e VPLC = R$34,93 (B melhor).

Finalizando...
Mostramos os critrios comumente utilizados para analisar investimentos. Nas prximas duas aulas vamos lidar com o embasamento matemtico das questes que apresentamos nos contedos j explorados. Vamos apresentar tambm o conceito de desconto, e aplic-lo na resoluo de problemas prticos.

Anda mungkin juga menyukai