Anda di halaman 1dari 51

Revestimento de Pisos e Paredes

2012 Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados. A reproduo no autorizada desta publicao, no todo ou em parte, constitui violao dos direitos autorais (Lei n. 9.610). Informaes e contatos Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas Sebrae SGAS Quadra 605 Conjunto A Braslia/DF 70200904 Fone: (61) 3348 7100 Fax: (61) 3347 4120 www.sebrae.com.br Presidente do Conselho Deliberativo Nacional Roberto Simes Diretoria Executiva do Sebrae DiretorPresidente Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho DiretorTcnico Carlos Alberto dos Santos Diretor de Administrao e Finanas Jos Claudio dos Santos Gerente da Unidade de Acesso a Mercados e Servios Financeiros Paulo Alvim Equipe da Coordenao Nacional do Programa Sebrae 2014 Dival Schmidt Filho Ivan Lemos Tonet Rafael Gonalves de Castro Joelisson Oliveira Apoio Tcnico e Reviso Setorial UACIN Unidade de Atendimento Coletivo Indstria Renato Perlingeiro Especialista e Elaborador de Contedo Luiz Carlos Ciocchi Consultoria Tcnica e Reviso Metodolgica Silvio Oliveira Filho Reviso Gramatical Liberdade de Expresso

Importncia do Negcio Ficha Tcnica da Atividade Sumrio Executivo Divulgao Mercado Canais de Comercializao Estrutura Localizao Equipamentos Tecnologia Pessoal Custos Capital de Giro Fontes de Recursos Planejamento Financeiro Dica do Especialista Legislao Geral e Especfica Solues Sebrae Feiras e Eventos Sites teis Glossrio Bibliografia Complementar Anexo - Requisitos de Contratao do Segmento

1 4 5 7 9 16 18 20 21 22 24 26 27 28 30 32 33 35 37 39 41 43 45

CONSTRUO CIVIL

Oportunidade Produto Principal

Setor Funo rea Atividade Atividades Relacionadas Cdigo CNAE 2.0 Descrio CNAE 2.0

Revestimento de Pisos e Paredes Servios de revestimentos de pisos e paredes em edificaes comerciais e residenciais Construo Civil Obras Civis Edificaes Servios de Revestimento de Pisos e Paredes Pintura de reas internas e externas 43.30-4 Obras de Acabamento

CONSTRUO CIVIL

Geral: O revestimento de paredes e pisos a fase de acabamento da obra, em que se faz a uniformizao dos servios de alvenaria. executado para proporcionar maior resistncia ao choque ou abraso (resistncia mecnica), impermeabilizar, tornar as superfcies mais higinicas (lavveis), decorar e adequ-las ao projeto arquitetnico ou ainda aumentar as qualidades de isolamento trmico e acstico. Tendncias e Oportunidades: Economia e segmento em expanso: Os grandes eventos desportivos Copa do Mundo da FIFA 2014 e Olimpadas de 2016 tm atrado para o Brasil um grande fluxo de recursos. Estima-se que, s com a Copa de 2014, a economia do pas ter um incremento de R$ 183 bilhes at 2019. Merece destaque a participao da construo civil na absoro destes investimentos. Arquitetura destaque: Alm dos estdios e demais instalaes para os jogos, tambm so elevados os montantes investidos em construo e reformas de hotis, restaurantes, centros comerciais com grande visibilidade de pblico. Novos materiais e tecnologias: Esta uma atividade em que a inovao dos materiais e das tecnologias de aplicao constante. A atualizao profissional fundamental. Clientes: Fornecimento s grandes obras: As melhores oportunidades para os pequenos negcios esto no fornecimento de produtos e servios aos grandes consrcios, inserindo-se na cadeia de fornecimento das obras de grandes estdios, portos e aeroportos que serviro aos grandes eventos esportivos que se avizinham. Empreendimentos imobilirios, manuteno e reparos: alm das grandes obras pblicas, outras grandes obras privadas, como a construo de hotis e centros comerciais, bem como vrias manutenes e reparos, demandaro os servios de revestimento de pisos e paredes nas cidadessede dos jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Produtos e Servios Demandados: Principais demandas: As grandes obras que abrigaro o


5

CONSTRUO CIVIL

pblico dos grandes eventos da Copa do Mundo da FIFA 2014 e Olimpadas 2016 exigiro diversos servios, em especial o revestimento de pisos de quadras e centros esportivos, a colocao de pisos das reas de grande movimentao de pessoas e o revestimento de fachadas com fins decorativos e funcionais. Outras demandas: As empresas prestadoras desse servio recebem ainda demandas de residncias, escritrios comerciais, hotis, bares, restaurantes, entre outros, dos mais variados tipos de revestimentos, como cermica, pedra, blocos e tijolos, frmica, emborrachados, vitrificados etc.

Concorrncia: Qualidade: Aproximadamente 54% das empresas registradas neste segmento so classificadas como micro ou pequenas. A qualidade do produto utilizado, incluindo o atendimento aos padres, normas tcnicas e especificaes do cliente, bem como a qualificao dos profissionais, so fundamentais nessa atividade. Preo: Existem vrias alternativas de materiais de revestimento, inclusive importados, e a escolha da melhor alternativa para o cliente, incluindo o preo final, fundamental para o pequeno negcio. Dica do Especialista: O negcio de revestimentos de pisos e paredes tem dois requisitos bsicos: funcionalidade e esttica. Para atender aos requisitos funcionais, a qualidade do material e da aplicao so essenciais, bem como o atendimento das normas tcnicas. Para os requisitos estticos e arquitetnicos, a aplicao deve ser cuidadosa, com ateno nos detalhes. uma combinao de tcnica e arte. Para mais detalhes, acesse o material completo (clique aqui).

CONSTRUO CIVIL

Os servios de revestimentos de pisos e paredes so geralmente contratados diretamente pelo construtor, ou em obras menores pelo proprietrio do imvel.

Quando estamos falando em Copa do Mundo da FIFA 2014 temos que considerar dois grandes focos: obras de infraestrutura e grandes estdios e as obras privadas.

No caso das grandes obras de infraestrutura e estdios os principais clientes so as grandes empreiteiras ou consrcios. Em geral a deciso de compra desse servio tomada no escritrio local da obra, sendo, portanto, importante que voc divulgue seus servios nesses locais. Folhetos, catlogos de produtos e telefones para contato so essenciais para que o cliente saiba como encontr-lo e saber que produtos so oferecidos.

Caso a deciso de compra seja central, informe-se no canteiro de obras a quem dever encaminhar seu material de divulgao.

No caso das obras privadas, que incluem construo e reformas de hotis, restaurantes, casas de espetculos, centros comerciais, entre outros, fique atento ao que est acontecendo na sua regio. Identifique esses locais e o construtor responsvel, ofertando diretamente seus servios e deixando com ele seus folhetos promocionais.

Acompanhe tambm as feiras de negcio do seu setor, seja para conhecer as tendncias e novidades, fazer networking com potenciais clientes ou parceiros de negcios, seja para expor seus produtos e servios. Confira, na Bibliografia Complementar, as feiras de negcios promovidas pelo Sebrae a importncia desses eventos para seu
7

CONSTRUO CIVIL

negcio.

Nos dias de hoje importante ter presena na internet. Muitas decises de compras comeam pela pesquisa eletrnica nos sites de busca por produtos e servios. A existncia de um site de sua empresa, que contenha as informaes bsicas necessrias para sua localizao, muito importante.

importante lembrar que os servios de revestimento de pisos e paredes, apesar de serem muito demandados pelos grandes eventos esportivos, no se esgotam com eles. H tambm uma demanda perene, que existe e se manter aps a realizao dos eventos. A existncia de um site na internet ser uma ferramenta importantssima na divulgao de sua empresa tambm para as pequenas obras domsticas. Consulte o site do Sebrae para conhecer vrias formas e ferramentas para a sua atualizao no mundo do marketing digital.

O planejamento das atividades de marketing no pode ser esquecido. importante conhecer essas ferramentas e como elas podem influenciar positivamente o seu negcio. Confira a ferramenta Click Marketing (ver Sites teis) para saber como o Sebrae poder ajudar a sua empresa.

CONSTRUO CIVIL

Tendncias e Oportunidades

O setor de construo civil um dos mais aquecidos da economia. Grandes obras de infraestrutura, como Minha Casa Minha Vida, e as obras para a Copa do Mundo FIFA 2014, alm de grandes investimentos privados na construo de edifcios comerciais e residenciais, mostram uma tendncia de crescimento para todo o setor e sua cadeia produtiva. O setor apresenta nmeros significativamente positivos desde 2004. Segundo dados da Associao Brasileira da Indstria de Materiais de Construo (Abramat), em parceria com a Fundao Getulio Vargas (FGV), durante o ano de 2010, a cadeia produtiva da construo civil no Brasil passou a representar 8,1% do produto interno bruto (PIB) nacional. Em valores absolutos, o total gerado pela cadeia produtiva foi de R$ 297,6 bilhes. O revestimento de pisos e paredes uma das fases finais da obra, o acabamento, e seu custo bastante significativo, mas influi diretamente na satisfao do cliente, pois reala a ideia ou projeto original. A preocupao com materiais sustentveis tem levado os fabricantes a uma crescente oferta de produtos que usam matriaprima reciclada ou cuja produo demanda menor carga energtica. As normas brasileiras de construo civil (NBR) j contemplam aspectos de sustentabilidade e impacto ambiental, sendo um fator de competitividade o seu conhecimento e adequao s mesmas. Os chamados "edifcios verdes" contam com a adoo de padres internacionais nos aspectos de conservao de energia, consumo de gua e reciclagem de materiais, alm do uso de materiais de construo e acabamento com certificao de origem. Essas tendncias, alm da sofisticao das construes residenciais e comerciais, indicam que o revestimento de pisos e paredes um negcio com boas possibilidades no curto e mdio prazos.
9

CONSTRUO CIVIL

Clientes

Identificar onde esto as oportunidades de negcios um diferencial competitivo importante para o empreendedor desse segmento.

Os grandes consrcios responsveis pelas obras nos estdios e na melhoria da infraestrutura das cidades-sede j dispem de parceiros. Em geral so mdias e grandes empresas que absorvem suas demandas e geram demandas para as pequenas empresas locais. Muitos pequenos negcios podem ofertar seus produtos e servios aos parceiros dos grandes consrcios, inserindo-se na cadeia de fornecimento das obras estruturadoras dos grandes eventos esportivos que se avizinham.

Para isso, essas empresas devem oferecer produtos e servios de qualidade, que respeitem as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), prazos e contratos, alm de praticar preos competitivos. As grandes construtoras, alm das normas tcnicas, possuem requisitos ligados a questes trabalhistas, ambientais e legais, exigindo adequao dos seus fornecedores.

Tambm so clientes potenciais as mdias e pequenas construtoras, condomnios, empreendedores autnomos que constroem e executam reformas sob encomenda para residncias, hotis, restaurantes e centros comerciais. Para estes mercados, importante ter um bom site, com visibilidade e facilidade de acesso a informaes, e uma boa rede de contatos para divulgao e indicao de clientes.

Cabe ainda ressaltar que o Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro de 2006) garante tratamento diferenciado de acesso a
10

CONSTRUO CIVIL

mercado nos casos em que as licitaes pblicas tenham valor de at R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), licitaes em que seja exigida dos licitantes a subcontratao de micro e pequenas empresas (MPEs), desde que o percentual mximo do objeto a ser subcontratado no exceda a 30% do total licitado e que se estabelea cota de at 25% do objeto para a contratao de MPEs em certames para a aquisio de bens e servios de natureza divisvel.

Produtos e Servios Demandados

Os produtos e servios demandados dependem de vrios fatores intrnsecos obra, entre eles: caractersticas funcionais, como durabilidade, resistncia, manuteno, aspectos trmicos, acsticos e antiderrapantes; e caractersticas estticas, como forma, funo, cores, texturas, padres e acabamento.

Os produtos mais populares so: tijolo de vidro, pastilhas de vidro, porcelana, cermica, pisos sintticos e a base de resinas, tacos, pedras (mrmores, granitos, ardsias etc.), cimento queimado, porcelanatos, pisos cermicos, lajotas, gesso, papel, cortia, carpete e as mais variadas tintas.

Ateno para os revestimentos de pisos, que, alm de sua funcionalidade tradicional, tambm devem atender s exigncias legais quanto acessibilidade e segurana.

A aplicao do revestimento deve seguir a orientao do fabricante e a especificao do arquiteto ou construtor, que depender no s das caractersticas tcnicas da obra e do produto, mas tambm da criatividade e da esttica desejada.

11

CONSTRUO CIVIL

Os servios de aplicao desses materiais podem ser simples e triviais, como a colocao de lajotas, cermicas e pastilhas, mas tambm podem demandar maior tecnologia e mo de obra especializada, como nos revestimentos em pedra decorativa, revestimentos com finalidade acstica ou no inflamvel.

Os grandes eventos esportivos iro demandar, em particular, os revestimentos de quadras esportivas e das arenas de competio, bem como a manuteno desses ambientes. Lembre-se de que esses espaos sero verdadeiros "cartes de visita" dos jogos e podem ser um excelente showroom dos seus servios profissionais.

Concorrncia

Estudo realizado pelo Sebrae em parceria com a Fundao Getulio Vargas (FGV) verificou que 54% das empresas registradas como Prestao de servios de revestimento de pisos e paredes so pequenos negcios.

A concorrncia nesses servios intensa, mas existe a "cultura empresarial" de contratao de pequenos negcios, e as oportunidades de diferenciao so grandes.

O pequeno empresrio deve se atentar para os detalhes, em especial o acabamento dos trabalhos e a inovao no uso de novos materiais e tcnicas de aplicao. Para a qualidade do servio entregue, ou seja, para uma soluo inovadora, o pequeno empresrio dever buscar formas de se destacar na prestao dos seus servios, pois esses so os critrios mais importantes na tica de seleo dos grandes clientes.

12

CONSTRUO CIVIL

Essa diferenciao criar naturalmente uma barreira entrada de concorrentes no capacitados, alm de deslocar a negociao de um preo tipo "comum a todos" para uma negociao baseada em qualidade e capacitao tcnica.

Os grandes eventos esportivos que se aproximam trazem clientes sofisticados, que elevam o patamar dos produtos e servios para nveis de qualidade internacionais. Portanto, o empresrio desse setor deve estar preparado para atuar nesse novo ambiente.

sempre bom conhecer a estrutura dos concorrentes na sua cidade ou regio, avaliando sua capacidade de fornecimento, a qualidade dos produtos vendidos e a qualificao dos profissionais.

Lembre-se de avaliar qual seria o diferencial necessrio com relao a esses concorrentes: preo, qualidade, prazo de entrega, estoques, experincia etc. e elaborar um plano de ao que possibilite o destaque e a visibilidade de sua empresa.

Todo negcio requer uma anlise aprofundada da dinmica do mercado j existente e de que oportunidades esses concorrentes atuais no esto atendendo, mostrando, assim, quais so os nichos de oportunidades e clientes no atendidos para serem mais bemaproveitados.

Fornecedores

Existem vrios fabricantes nacionais, distribuidores e importadores de material de revestimento de pisos e paredes, mas o importante a escolha de parceiros comerciais do prestador de servios.

13

CONSTRUO CIVIL

Procure desenvolver essas parcerias e se inserir nas cadeias produtivas de produtos e servios para o acabamento de grandes obras, pois assim a pequena empresa passa a ser um elo importante na entrega de solues completas aos grandes clientes.

Uma das tendncias desse setor a venda de solues sob medida, com materiais e servios muitas vezes exclusivos e sofisticados.

Procure identificar fornecedores de materiais certificados e que atendam as normas exigidas pelos clientes Os materiais de revestimento so desenvolvidos e aprimorados continuamente, seja no atendimento de requisitos tcnicos, de segurana, de sustentabilidade e impacto ambiental, seja nos aspectos estticos e decorativos.

Acompanhar as tendncias internacionais e os progressos alcanados pelos principais fornecedores uma ferramenta competitiva importante para a busca de diferenciao do pequeno negcio.

Alguns outros fatores so igualmente importantes para a seleo de seus fornecedores:

proximidade; preo e condies de pagamento; prazo e condies de entrega; treinamento para a aplicao do produto; garantia ao cliente.

14

CONSTRUO CIVIL

15

CONSTRUO CIVIL

Os canais de comercializao so, segundo as teorias de marketing, toda e qualquer forma pela qual o cliente tem acesso a nossos produtos ou servios. uma importante estratgia comercial, o que em mercados de maior acirramento da concorrncia tem importncia redobrada.

Os pequenos negcios tm o desafio de atuar em mercados que contam com a participao de grandes empresas. Portanto, devem buscar formas diferenciadas de buscar e encontrar os seus clientes.

Para serem competitivas, devem aproveitar o seu menor tamanho e manter estruturas de custos mais enxutas, oferecendo servios diferenciados e personalizados. Qualidade e pontualidade na entrega so fatores estratgicos para o setor.

Muito provavelmente seu cliente ir procurar seus fornecedores via internet ou num cadastro de fornecedores que ele j tenha elaborado. Portanto, ter um site capaz de registrar o interesse demonstrado pelo potencial cliente e dar a ele o meio de contato posterior condio bsica para o funcionamento de sua empresa.

A ao proativa de se cadastrar junto s principais obras da sua regio igualmente importante.

O Sebrae possui vrias formas de auxiliar a sua empresa na identificao dos melhores canais de comercializao de seus servios, como no comrcio eletrnico e nas compras governamentais (ver Bibliografia Complementar).

16

CONSTRUO CIVIL

Aprimore seus conhecimentos sobre esse tema e a logstica de distribuio nos canais de comercializao, consultando a pgina sobre gesto de canais do Sebrae (ver Bibliografia Complementar).

17

CONSTRUO CIVIL

Ter uma estrutura de funcionamento enxuta, gil e eficiente condio para o sucesso em quase todo tipo de negcio.

Nos servios revestimento de pisos e paredes isso tambm verdade. O diferencial de uma pequena empresa a capacidade de responder rapidamente a uma solicitao de um cliente a um custo compatvel com o servio a ser executado.

Mantenha uma equipe pequena e bem-treinada, comprometida com a entrega de qualidade e sempre atenta aos aspectos de segurana do trabalho.

A estrutura para o negcio de prestao de servios de revestimento de pisos e paredes deve estar orientada ao tipo de regio e clientesalvo.

Para as cidades que sero sedes dos jogos e que recebero vrias obras, a estruturao de um estande de vendas deve ser avaliada, pois contar com a presena de um pblico diferenciado e com capacidade para gerar negcios futuros. Esse estande poder ser temporrio, reduzindo os custos de manuteno.

Para outras regies e/ou desenvolvimento econmico obras de infraestrutura em visibilidade dos trabalhos j possam ser desenvolvidas.

para os negcios que venham com o e social proporcionado pelas grandes andamento, deve-se atentar para a realizados e solues inovadoras que

Um estande com exemplos de materiais e acabamentos disponveis,


18

CONSTRUO CIVIL

fotos de servios realizados, contando com pessoal de recepo e orientao ao cliente, um investimento significativo para o pequeno empresrio, mas os resultados podem compensar.

Confira no artigo sobre pontos de venda (ver Bibliografia Complementar) as dicas que o Sebrae oferece para melhorar ainda mais a sua loja ou estande de vendas.

19

CONSTRUO CIVIL

A prestao de servios em construo civil feita diretamente nas obras, e elas esto espalhadas pela sua cidade ou regio.

Apesar de no ser necessrio ter um ponto comercial com visibilidade e fluxo de clientes, importante definir um raio de atuao, ou seja, qual ser regio que o empreendimento estar disposto e apto a atender.

Um estande de vendas numa regio que atrair muitos investimentos, seja pelos grandes eventos esportivos, seja pelos vrios investimentos em infraestrutura no pas, pode ser uma excelente ferramenta para mostrar a qualidade e a inovao dos servios que sua empresa oferece. O revestimento de pisos e paredes implica deslocamento de materiais, por isso a logstica de distribuio, bem como o acesso ao ponto de instalao e armazenamento dos materiais e ferramentas, requer cuidados e anlise que sero importantes para a lucratividade do seu negcio.

20

CONSTRUO CIVIL

Os equipamentos necessrios so, em geral, portteis e pessoais, constituindo-se basicamente das ferramentas profissionais.

Alguns pisos requerem ferramentas especiais ou tambm guias especiais de aplicao. Atente-se para as ferramentas que possam melhorar a produtividade do trabalho e tambm para a utilizao de processos padronizados. Os fornecedores normalmente os fornecem aps treinamento especfico.

A qualificao da sua equipe fundamental. Certifique-se que sua equipe est preparada e treinada para a utilizao desses equipamentos, que conhea os processos de aplicao dos revestimentos e que tenha a qualidade do servio prestado como seu grande objetivo.

Alm dos equipamentos e ferramentas para a aplicao, os equipamentos de proteo e segurana (EPI) so fundamentais. Exija o seu uso e comprometimento com prticas seguras no desenvolvimento dos trabalhos.

Caso o trabalho envolva aplicao em altura, o que bastante comum, alm das escadas e andaimes, necessrio o uso de cintos de segurana e outros equipamentos de segurana exigidos por norma tcnica.

21

CONSTRUO CIVIL

Os materiais de revestimento esto sempre em evoluo, sendo foco de constantes pesquisas e desenvolvimento. Essa evoluo acontece em vrias reas e atendem a novas exigncias tcnicas ou estticas.

As evolues tcnicas dizem respeito utilizao de novos materiais e novos compostos que trazem vantagens ao cliente na durabilidade e resistncia dos pisos e revestimentos de paredes.

Outra fonte de inovaes tcnicas so aquelas que vm ao encontro de novas normas de segurana, tais como a proteo contra incndio, ou a segurana dos usurios, reduzindo os riscos de quedas e acidentes.

As evolues com fins estticos, alm de trazerem tambm inovaes tcnicas, so marcadas pelas tendncias arquitetnicas contemporneas e que retratam os desejos e gostos dos clientes e pblico-alvo.

Mesmo os materiais mais tradicionais evoluem na forma como so aplicados, obedecendo aos padres da esttica e das tendncias em materiais para decorao.

Materiais reciclados e de baixo impacto ambiental so cada vez mais utilizados.

Procure manter-se atualizado atravs da leitura de revistas e peridicos especializados em construo civil e arquitetura. E consulte periodicamente o site do Sebrae para acompanhar essas evolues.
22

CONSTRUO CIVIL

23

CONSTRUO CIVIL

A necessidade de mo de obra depende do volume de negcios da sua regio, mas podemos adiantar que o principal ser a qualidade e no a quantidade.

Os grandes eventos esportivos e as grandes obras de infraestrutura so grandes demandantes de mo de obra, por isso seu pessoal dever estar bem-preparado e motivado.

Desenvolva o espirito de equipe e o seu comprometimento com a qualidade, com uma atitude proativa e voltada para a segurana no trabalho. Faa do desejo de bem servir ao cliente um desafio aos profissionais que trabalham na sua empresa.

A qualificao e o treinamento de seu pessoal o ponto crtico e alto do seu negcio. O trato com um pblico profissional e experiente requer que seus atendentes e profissionais de campo estejam familiarizados com o negcio, seus produtos e suas caractersticas.

Conhecer bem os produtos comercializados e os servios que so oferecidos pela empresa, saber de suas aplicaes e suas vantagens frente aos concorrentes e ter respostas para dvidas dos clientes so algumas das caractersticas e qualificaes que voc dever desenvolver em seus colaboradores atravs de treinamentos peridicos e do exemplo de comprometimento e dedicao do empresrio.

Mantenha sempre uma equipe pequena, compatvel com o seu volume de negcios. Consulte o artigo sobre equipe de vendas (ver Bibliografia Complementar) para acompanhar os servios que esto disponveis para sua empresa.

24

CONSTRUO CIVIL

25

CONSTRUO CIVIL

O conhecimento dos custos internos da empresa importante para que o empreendedor tenha subsdios para a tomada de deciso e para o conhecimento do lucro resultante das operaes da empresa. A gesto dos custos uma forma eficiente de obter produtividade e reduzir os riscos da atividade empresarial.

Alm do custo de aquisio dos produtos a serem empregados, existem ainda os custos referentes ao pagamento de pessoal nas obras e da administrao da empresa, alm de outros servios que sero necessrios.

Estes gastos so conhecidos como despesas, e sua gesto e controle so estratgicos para manter a lucratividade e competitividade do empreendimento.

Alm disso, despesas de aluguel, luz, gua, telefone, condomnio e a manuteno so custos fixos que consomem um montante importante de recursos da empresa. Manter uma estrutura enxuta, com poucos funcionrios e controlar os custos fixos uma forma de tornar a operao mais lucrativa.

26

CONSTRUO CIVIL

O capital de giro so os recursos financeiros, prprios ou de terceiros, necessrios para manter as atividades operacionais da empresa. A gesto do capital de giro que determina a capacidade de saldar os compromissos de curto prazo, como compras produtos para estoque, pagamento de fornecedores, a concesso de crdito, o pagamento de salrios, os impostos e demais encargos.

Alguns fatores contribuem para a reduo da necessidade de capital de giro das empresas. Entre eles, podemos destacar aumentos dos prazos para pagamento de fornecedores e de recebimentos de clientes e reduo dos nveis de estoque.

A necessidade de recursos para capital de giro pode ser satisfeita por recursos prprios ou de terceiros. As instituies financeiras oferecem uma extensa variedade de produtos financeiros com taxas e prazos diferenciados. importante que o empreendedor tenha conhecimento dos custos destas operaes para que esteja apto a negociar e obter melhores condies no financiamento. Para isso, importante pesquisar junto s diversas instituies financeiras pblicas e privadas, promovendo visitas constantes e consultas aos balces de atendimento do Sebrae da regio.

27

CONSTRUO CIVIL

A estabilidade econmica e o advento de uma moeda forte proporcionaram o amadurecimento do mercado financeiro nacional. Este amadurecimento se mostra s empresas em forma de produtos financeiros que atendam suas demandas de curto e longo prazo. A cada dia surgem produtos que exigem do empresrio maturidade na gesto do crdito. Para isso, fazem-se necessrios a realizao de planejamento financeiro e o conhecimento da capacidade de pagamento da empresa.

O mercado nacional possui uma extensa variedade de instituies financeiras privadas com grande portflio de produtos. Sero descritos a seguir alguns produtos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES). Este critrio uma mera simplificao e se justifica pela abrangncia nacional dos produtos desta instituio. Vale ressaltar que os bancos e as agncias de desenvolvimento regionais tambm apresentam produtos bastante competitivos e merecem uma anlise mais aprofundada.

Providos de recursos federais, os recursos geridos pelo BNDES destinam-se ao financiamento de investimentos de longo prazo e, de forma complementar, capital de giro ou custeio. A contratao e a liberao dos recursos so feitas mediante diversos bancos comerciais, bancos de investimento e bancos mltiplos. Em alguns casos, o acesso aos recursos pode ser feito diretamente junto ao BNDES (p.ex., operaes acima de R$ 10 milhes).

Dentre os principais programas de financiamento disponveis maioria dos empreendimentos, destacam-se:

- BNDES Finame: financiamento para produo e aquisio de mquinas e equipamentos novos, de fabricao nacional;
28

CONSTRUO CIVIL

- BNDES Automtico: financiamento a projetos gerais de investimento (equipamentos, obras civis, capital de giro etc.); - BNDES Exim: financiamentos a projetos do setor exportador, tanto na fase pr-embarque quanto na fase ps-embarque. - Carto BNDES: crdito pr-aprovado de at R$ 1 milho destinado s Micro, Pequenas e Mdias Empresas para aquisio de produtos credenciados de diversos tipos.

Para mais informaes, consulte o site do BNDES.

29

CONSTRUO CIVIL

O acesso cada vez mais facilitado a informaes, tanto dentro quanto fora das empresas, tem possibilitado uma administrao mais criteriosa e apurada por parte dos pequenos negcios. No entanto, o que pode ser observado que grande parte destas empresas continua mantendo uma viso imediatista e centralizadora nas questes relativas gesto. Os reflexos deste comportamento so inadimplncia e elevao dos custos operacionais. Os controles financeiros, quando praticados de forma eficiente, disponibilizam aos gestores informaes necessrias ao planejamento e tomada de deciso.

Um bom oramento de caixa considera previses de vendas, compras, despesas e investimentos para perodos futuros. O principal ponto do oramento de caixa a previso das vendas. Estas projees so realizadas a partir da anlise de informaes referentes ao histrico de perodos anteriores, projees de crescimento da economia, expectativa de investimentos, objetivos e metas estratgicos, capacidade produtiva da empresa e sazonalidade.

A partir das previses de vendas, estimam-se os custos e as despesas variveis (que variam proporcionalmente em relao ao volume de vendas) como impostos, comisses e os pagamentos aos fornecedores de matrias- primas. importante que o empreendedor esteja atento aos prazos de pagamento e recebimento e para lanar as entradas e sadas de caixa no perodo correto. Tambm importante estar atento s despesas fixas como telefone, energia, aluguel, gua, funcionrios, encargos etc.

Esta viso do futuro auxilia o processo de tomada de deciso por oferecer informaes sobre a gerao de caixa da atividade, proporcionando reflexes sobre a viabilidade de investimentos e possveis "furos de caixa" (descasamento entre entradas e sadas de caixa). A comparao do que foi planejado com o que est ocorrendo periodicamente uma ferramenta de anlise de desempenho importante.
30

CONSTRUO CIVIL

31

CONSTRUO CIVIL

O negcio dos revestimentos de pisos e paredes tem dois requisitos bsicos: funcionalidade e esttica. Esteja atento s necessidades especficas do seu cliente em ambos os aspectos. Para atender aos requisitos funcionais, a qualidade do material e da aplicao essencial. Siga corretamente as normas, especificaes e orientaes dos fornecedores e dos clientes. Evite desperdcios e contribua para ter uma obra mais sustentvel.

Para os requisitos estticos e arquitetnicos, a aplicao deve ser cuidadosa, com ateno aos detalhes, atendendo o projeto especfico. Lembre-se de que o seu servio tem grande visibilidade perante o cliente. uma combinao de tcnica e arte.

Qualidade fundamental. Desenvolva essa mentalidade junto a sua equipe e transforme seus trabalhos em um showroom de sua empresa.

Acompanhe no Sebrae as novidades desse setor.

32

CONSTRUO CIVIL

Para a abertura da empresa sero necessrios registros junto Secretria da Receita Federal, que emitir o CNPJ; Junta Comercial; Receita Estadual, que emitir a Inscrio Estadual (caso a empresa seja sujeita ao ICMS, como empresas do setor de comrcio, transporte ou indstria); Prefeitura Municipal, para obteno de Alvars de Localizao e Alvars de Licena Sanitrios; Secretria da Fazenda; e ao Sindicato Patronal. A empresa ter tambm que cadastrar-se junto Caixa Econmica Federal no sistema Conectividade Social - INSS/FGTS e obter autorizao do Corpo de Bombeiros. O empreendedor deve estar atento ao Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078, de 11/9/1990) e s suas especificaes.

As normas tcnicas de especificao dos produtos devero ser avaliadas junto aos fornecedores dos produtos e especificaes do construtor. A seguir algumas normas tcnicas relevantes para o revestimentos de pisos e paredes:

ABNT NBR 15.799:2010 - Pisos de Madeira Com e Sem Acabamento ABNT NBR 15575 - Norma de Desempenho de Edificaes ABNT NBR 14.050:1998 - Sistemas de Revestimentos de Alto Desempenho, ABNT NBR 16.071-3:2012 - Playgrounds - Parte 3: Requisitos de Segurana para Pisos ABNT NBR6137 - CB102 - Pisos para revestimento de pavimentos ABNT NBR13755 - Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cermicas e com utilizao de argamassa colante Procedimento

33

CONSTRUO CIVIL

34

CONSTRUO CIVIL

Aprender a Empreender

Tcnicas de Vendas

Eficincia Energtica nas Micro, Pequenas e Mdias Empresas

D-olho na Qualidade

Como Vender Mais e Melhor - Mdulo

Como Vender Mais e Melhor - Mdulo 2

Como Vender Mais e Melhor - Mdulo 3

Anlise de Marcado

Controles Financeiros

Contabilidade na Prtica

Anlise e Planejamento Financeiro


35

CONSTRUO CIVIL

Formao de Preos

Gesto de Pessoas

Empretec

Click Marketing

Central de Oportunidades

Rede Comrcio Brasil

Rodadas de Negcios

36

CONSTRUO CIVIL

O setor de construo civil apresenta vrias feiras e exposies de interesse aos servios de revestimentos de pisos e paredes, seja para entender as tendncias do setor, seja para o contato com fornecedores e clientes. Procure estar atualizado com os eventos na sua regio.

A seguir, alguns eventos de grande repercusso nacional.

Expo Revestir http://www.exporevestir.com.br/2013

Construweek Feira da Empreendimentos Imobilirios http://www.construweek.com.br

Construo,

Decorao

Construir - Feira Internacional da Construo http://www.feiraconstruir.com.br

Rio Infraestrutura - Feira de Produtos e Servios para Obras de Infraestrutura http://www.rioinfra.com.br

Expocon - Feira de Fornecedores da Construo Civil http://www.feiraexpocon.com.br


37

CONSTRUO CIVIL

Construfair - Feira de Produtos para Construo Civil e Mercado Imobilirio http://www.construfair.com.br

Feicon http://www.feicon.com.br

Na Bibliografia Complementar est disponvel um documento com o calendrio das feiras e exposies mais importantes no Brasil, em vrios setores, organizadas por calendrio, setor econmico e regio.

38

CONSTRUO CIVIL

Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) http//www.abnt.org.br

Associao Nacional dos Revestimento (Anfacer) http://www.anfacer.org.br

Fabricantes

de

Cermica

para

Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) http//www.bndes.gov.br

Cmara Brasileira da Indstria de Construo (CBIC) http//www.cbic.org.br

Central de Oportunidades - Sebrae http://www.sebrae2014.com.br/centraldeoportunidades/

Click Marketing - Sebrae http://www.clickmarketing.sebrae.com.br

Editora PINI http://www.piniweb.com.br


39

CONSTRUO CIVIL

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) http//www.inmetro.gov.br

Instituto Paulista de Tecnologia (IPT) http//www.ipt.br

Sebrae Nacional http//www.sebrae.com.br

Sindicato da Indstria da Construo Civil do Estado de So Paulo (Sinduscon/SP) http//www.sindusconsp.com.br/ Verifique o site do Sinduscon de sua regio

40

CONSTRUO CIVIL

O setor de construo civil apresenta vrias feiras e exposies de interesse aos servios de revestimentos de pisos e paredes, seja para entender as tendncias do setor, seja para o contato com fornecedores e clientes. Procure estar atualizado com os eventos na sua regio.

A seguir, alguns eventos de grande repercusso nacional.

Expo Revestir http://www.exporevestir.com.br/2013

Construweek Feira da Empreendimentos Imobilirios http://www.construweek.com.br

Construo,

Decorao

Construir - Feira Internacional da Construo http://www.feiraconstruir.com.br

Rio Infraestrutura - Feira de Produtos e Servios para Obras de Infraestrutura http://www.rioinfra.com.br

Expocon - Feira de Fornecedores da Construo Civil http://www.feiraexpocon.com.br


41

CONSTRUO CIVIL

Construfair - Feira de Produtos para Construo Civil e Mercado Imobilirio http://www.construfair.com.br

Feicon http://www.feicon.com.br

Na Bibliografia Complementar est disponvel um documento com o calendrio das feiras e exposies mais importantes no Brasil, em vrios setores, organizadas por calendrio, setor econmico e regio.

42

CONSTRUO CIVIL

BRASIL. Brasil Global Net. Calendrio brasileiro de exposies e feiras 2013. Disponvel em: http://www.brasilglobalnet.gov.br/arquivos/ Publicacoes/CalendarioFeiras2013p.pdf .

MEDEIROS, Jonas Silvestre; SABBATINI, Fernando Henrique. Tecnologia e projeto de revestimentos cermicos de fachadas de edifcios.

NORMAS tcnicas revestimentos. Edifique. Disponvel em: http://www.edifique.arq.br/norm_tec_revest.htm.

SEBRAE. Comrcio eletrnico. Disponvel em: http:// www.sebrae.com.br/setor/comercio-eletronico.

Construo civil. Disponvel em: http:www.sebrae.com.br/setor/construo-civil.

Equipes de vendas. Acesso a mercados. Disponvel em: http://www.s ebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/venda-melhor/equipede-ve ndas.

Feiras de negcios. Acesso a mercados. Disponvel em: http://www.s ebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/divulgue-seusprodutos/fe iras-de-negocios.

Gesto de canais. Acesso a mercados. Disponvel em: http://www.seb


43

CONSTRUO CIVIL

rae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/distribua-seus-produtos/g estao-de-canais.

Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Disponvel em: http:// www.sebrae.com.br/customizado/lei-geral.

Pontos de venda. Acesso a mercados. Disponvel em: http://www.seb rae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/venda-melhor/ponto-deven da.

Vendas para o governo: como vender. Acesso a mercados. Disponvel em: http://www.sebrae.com.br/customizado/acesso-amercados/venda-melhor/venda-para-o -governo/como-vender.

SEBRAE/ES. Cartilha de segurana e sade na trabalho na construo civil. Disponvel em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/b ds/bds.nsf/d086c43daf01071b03256ebe004897a0 /03d850dcd28d556 983257459006fde8f/$FILE/Cartilha%20Seguranca%20Trabalho_FINA L.pd f.

TCNICAS de construo civil. De Mitilo Projetos e Construes. Disponvel em: http://www.demilito.com.br/apostila.html.

44

CONSTRUO CIVIL

I DOCUMENTAO GERAL NATUREZA DA OPORTUNIDADE GERADA AO A ATENDER O REQUISITO Oportunidade de Negcio: O item necessrio para a consolidao imediata de contratos e vendas. Sua inexistncia impede o aproveitamento da oportunidade

REQUISITOS PARA CONTRATAO Contrato social e suas alteraes, registrados na Junta Comercial CNPJ Inscrio Municipal Inscrio Estadual Alvar de funcionamento Nota Fiscal Nota Fiscal Eletrnica Comprovao Opo para o Simples Nacional (apenas para optantes) IRPJ Certides negativas de dbitos tributrios federais, estaduais e municipais Certido Negativa da Dvida Ativa da Unio Certido negativa de Dbito com a Seguridade Social Certificado de Regularidade de Situao do FGTS Declarao de Inexistncia de dbito junto ao Sindicato local Inexistncia de restries junto Serasa Inexistncia de restries junto ao Cadin Certides negativas de concordatas e falncias Certides referentes a processos cveis e executivos fiscais Cadastro como fornecedor Certificado de Garantia de atendimento aos requisitos legais

45

CONSTRUO CIVIL

aplicveis Relao de Empregados na prestao de servios de campo (funo, RG,CPF,CTPS) Acordo coletivo de trabalho GPS/Obra GPS/ Empresa Folha de Pagamento ASO admissional e demissional Exame anual de sade fsica/mental dos funcionrios Certido de entidade profissional competente NATUREZA DA OPORTUNIDADE GERADA AO REQUISITOS QUE FAZEM ATENDER O REQUISITO DIFERENA NA HORA DA CONTRATAO ltimo balano Oportunidade de Relatrio de Auditoria Externa Aprimoramento: Registro de Acidentes Ao atender o requisito a empresa adquire um aprendizado, se torna mais competitiva e passa a ter maior oportunidade de conquistar novos negcios e expandir seu mercado e rea de atuao. Em algumas localidades em que a nota fiscal eletrnica no obrigatria, este requisito torna-se classificatrio. No caso de a empresa ter empregados No caso de a empresa ter empregados No caso de a empresa ter empregados No caso de a empresa ter empregados No caso de a empresa ter empregados No caso de a empresa ter empregados

46

CONSTRUO CIVIL

No caso de a empresa ter empregados

II DOCUMENTAO ESPECFICA REQUISITOS PARA A NATUREZA DA CONTRATAO OPORTUNIDADE GERADA AO ATENDER O REQUISITO Conformidade com Normas do Inmetro Certificado de Qualidade do Oportunidade de Negcio: Fornecedor ou laboratrio competente o item necessrio para a Certificado Baseado no Programa consolidao imediata de Brasileiro da Qualidade e contratos e vendas. Sua Produtividade do Habitat (PBQP- inexistncia impede o H) aproveitamento da oportunidade Evidncias de que possui mecanismos de controle de qualidade e de gesto de seus processos (planilhas e registros) Certificaes de Qualidade (ISO 9000/9001, por exemplo) Comprovante de Cadastramento de Subempreiteiros no Crea Certificado de Treinamento da Equipe para realizao do servio EPI conforme requisitos mnimos da legislao (Certificado de Aprovao CA) Recibos de Entrega e treinamento de uso dos EPI Atestado de capacidade tcnica Licenciamento no mbito da Sistema Brasileiro de Avaliao de Conformidade (Sbac) Atendimento ao Cdigo Nacional de Trnsito Cadastro de veculo transportador na ANTT Certificado de higienizao REQUISITOS QUE FAZEM NATUREZA DA DIFERENA NA HORA DA OPORTUNIDADE GERADA AO CONTRATAO ATENDER O REQUISITO Comisso Interna de Preveno
47

CONSTRUO CIVIL

de Acidentes (Cipa) Oportunidade de Documentao de Sistema de Aprimoramento: Segurana Ao atender o requisito a empresa adquire um aprendizado, se torna mais competitiva e passa a ter maior oportunidade de conquistar novos negcios e expandir seu mercado e rea de atuao. III SUSTENTABILIDADE REQUISITOS PARA CONTRATAO No h requistos obrigatrios Oportunidade de Negcio: o item necessrio para a consolidao imediata de contratos e vendas. Sua inexistncia impede o aproveitamento da oportunidade REQUISITOS QUE FAZEM DIFERENA NA HORA DA CONTRATAO Treinamento e conscientizao de colaboradores Gesto de resduos/emisses Declarao de no contratao de menores NATUREZA DA OPORTUNIDADE GERADA AO ATENDER O REQUISITO

A NATUREZA DA OPORTUNIDADE GERADA AO ATENDER O REQUISITO

Oportunidade Aprimoramento:

de

Ao atender o requisito a empresa adquire um aprendizado, se torna mais competitiva e passa a ter maior oportunidade de conquistar novos negcios e expandir seu mercado e rea de atuao. IV CATEGORIA GESTO REQUISITOS PARA CONTRATAO

A NATUREZA DA OPORTUNIDADE GERADA AO ATENDER O REQUISITO Nvel de atendimento do cliente Oportunidade de Negcio:
48

CONSTRUO CIVIL

Cumprimento de prazos Condies de pagamento Capacidade instalada/limite de produo Treinamentos especficos na rea Pessoal qualificado em rea tcnica REQUISITOS QUE FAZEM DIFERENA NA HORA DA CONTRATAO Poltica de qualidade Planejamento de vendas Planejamento financeiro Planejamento de marketing Planejamento logstico Planejamento estratgico Controle de produto no conforme Assistncia Tcnica Acesso a fontes de financiamento Indicadores financeiros (p.ex.: liquidez corrente, rentabilidade do patrimnio lquido, endividamento, etc.) Gerenciamento de custos Negcios eletrnicos Posicionamento estratgico em mecanismos de busca Estrutura de TI Anlise de mercado Cadastro de clientes Uso de Benchmarking Histrico de servios prestados Atuao estratgica com parceiros Poltica de remunerao varivel Plano de carreira para funcionrios Acompanhamento de clima organizacional Gesto do conhecimento Programas de treinamento interno Programas de treinamento

o item necessrio para a consolidao imediata de contratos e vendas. Sua inexistncia impede o aproveitamento da oportunidade

NATUREZA DA OPORTUNIDADE GERADA AO ATENDER O REQUISITO

Oportunidade Aprimoramento:

de

Ao atender o requisito a empresa adquire um aprendizado, se torna mais competitiva e passa a ter maior oportunidade de conquistar novos negcios e expandir seu mercado e rea de atuao.

49

CONSTRUO CIVIL

externo Treinamento operacional para partida e multiplicadores Avaliao de controle de riscos Planejamento para identificao de perigos Aes corretivas Poltica de segurana e sade ocupacional Aes preventivas

50

Powered by TCPDF (www.tcpdf.org)

Anda mungkin juga menyukai