Anda di halaman 1dari 8

V

PROJETO APLICADO II
INSTITUTO POLITCNICO Centro Universitrio UNA

Paredes de Concreto Moldadas in Loco


CURSO: Engenharia Civil Professor TIDIR: Jos de Assis

Bruno Valadares, Douglas Rodrigo, Giovanna Alves, Lisa Martins, Leonardo Reis, Sander Valente, Stener Marcelo, Walter Rabelo, Yuri Carvalho

Resumo: O presente artigo tem por finalidade verificar os desempenhos estrutural, trmico e acstico; o processo de execuo; o nvel de sustentabilidade e a viabilidade econmica do sistema construtivo Paredes de Concreto Moldadas in loco com formas removveis. Portanto, ele visa contribuir para uma mudana de cultura no setor da construo civil brasileiro, que tem adotado a alvenaria de blocos cermicos e de concreto como mtodo predominante.

Palavras-chaves: Paredes de concreto, Edificao em Concreto, Construo Industrializada.

1. Introduo
O atual cenrio econmico brasileiro mostra-se bastante favorvel ao setor da construo civil. No entanto, os fortes investimentos neste setor implicam em aumento da concorrncia entre as empresas e, consequentemente, em desafios determinantes para a sobrevivncia das mesmas. A lucratividade torna-se decorrente da capacidade das construtoras em racionalizar o processo produtivo, reduzir custos, aumentar a produtividade e satisfazer a exigncias do cliente (Souza, 1997). Visando atender enorme demanda habitacional no Brasil, a indstria da construo civil passa por um processo de substituio de tecnologias construtivas
1

usuais, como as alvenarias de vedao e estrutural, por tecnologias construtivas alternativas, como as estruturas de perfis de ao e paredes estruturais de concreto. Entre os principais fatores que favorecem tal tendncia, pode-se citar: o alto custo e a escassez de mo-de-obra especializada; a necessidade de minimizar o tempo de execuo das obras; a busca por maior sustentabilidade no setor da construo civil, uma vez que ele responsvel pela extrao de grande parte dos recursos naturais no renovveis do planeta. Anteriormente, muito utilizado em pases como Chile e Mxico, o mtodo construtivo Paredes de Concreto Moldadas in Loco comea a ser adotado por construtoras conceituadas no mercado brasileiro e se apresenta como um eficiente mtodo de construo alternativa. Trata-se de um sistema construtivo racionalizado que oferece condies tcnicas e econmicas para a produo de unidades habitacionais em grande escala e com alta repetitividade, sem comprometer a qualidade e o conforto, perfeitamente caracterizado como construo

industrializada (CSTA, 2009, p.4). Em 10/05/2012, a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) editou a NBR 16055, que estabelece os requisitos bsicos para as paredes de concreto moldadas in loco, com frmas removveis. No texto referente tal norma contm os seguintes dizeres:
Esta Norma se aplica s paredes submetidas carga axial, com ou sem flexo, concretadas com todos os elementos que faro parte da construo final, tais como detalhes de fachada (frisos, rebaixos), e considera as lajes incorporadas ao sistema por solidarizao com as paredes, tornando o sistema monoltico (funcionamento de placa e membrana).

Para efeito da NBR 16055, considera-se apenas edifcios de at 5 andares, com lajes de vos mximos de 4 m e sobrecarga mxima de 300 kgf/m2, piso a piso mximo de construo de 3 m e dimenses em planta de no mnimo 8 m (ABNT, 2012). importante salientar que para a correta aplicao da NBR 16055 necessrio seguir as exigncias de vrias outras normas da ABNT, citadas no texto da NBR 16055, que complementam a mesma.

2. Reviso Bibliogrfica 2.1 Desempenho Estrutural


O concreto o principal elemento do sistema Parede de Concreto, por isso exige-se uma ateno especial com este componente, levando-se em considerao as especificaes da NBR 12655 (Pinho, 2010).

2.1.1 Tipos
A coletnea de ativos da Associao Brasileira de Cimento Portland (2007/2008, p.45) informa que so remendados quatro tipos de concreto para o sistema construtivo Parede de Concreto, como apresentado na TAB. 1 abaixo:

2.2 Desempenho Trmico


De acordo com Wendler (2009, p. 29) segue consideraes em relao ao desempenho trmico do sistema construtivo Paredes de Concreto:
O pas tem oito zonas bioclimticas definidas pela variao de temperatura e para cada zona so feitas recomendaes sobre tamanho e sombreamento das aberturas e condies gerais de ventilao. A edificao habitacional deve reunir caractersticas que atendam as exigncias de desempenho trmico, considerando-se a regio de implantao da obra e suas respectivas caractersticas bioclimticas e que o desempenho trmico do edifcio depende do comportamento interativo entre fachada, cobertura e 3

piso. Ou seja, depende das caractersticas de todo o ambiente construdo e no s do material das suas paredes.

De acordo com Caram (2006, p. 86) segue consideraes em relao ao desempenho trmico do sistema construtivo Paredes de Concreto:
De acordo com Relatrio de Avaliao do desempenho trmico de Sistema Construtivo em Concreto de Alto Desempenho Estrutural Leve CADEX, realizado pela USP, em agosto de 2006, conforme simulaes computacionais, foi verificado que tal sistema ATENDE NA MAIORIA DOS CASOS, AS EXIGNCIAS MNIMAS DOS USURIO. As trs cidades avaliadas, So Paulo, So Carlos e Santos contemplam Capital, centro do Estado e litoral e esto situadas em Zonas Bioclimticas distintas (3, 4 e 5).

2.3 Desempenho Acstico


De acordo com Wendler (2009, p.30):
Os nveis de rudos admitidos na habitao devem proporcionar isolamento acstico entre o meio externo e interno, bem como entre unidades distintas (mnimo de 45dB) e complementarmente entre cmodos de uma mesma unidade (mnimo de 30dB). O conforto acstico depende da massa das paredes que a relao entre a massa especifica e a espessura das paredes. Tambm importante adequar todo processo construtivo como esquadrias para obter boa vedao e caixas de eltrica na parede (deixam a espessura muito pequena).

2.4 Desempenho contra Incndios


De acordo com ABCP (2007, p. 70), segue abaixo exigncias ABNT NBR 15575 relativo segurana contra incndios:
Baixa probabilidade de incio de incndio; alta probabilidade de os usurios sobreviverem sem sofrer quaisquer danos fsicos; reduzida extenso de danos propriedade e vizinhana imediata ao local de origem do incndio. Com relao aos requisitos estabelecidos na Norma, 4

as paredes tm, como principal funo, minimizar a propagao do incndio, assegurando estanqueidade e isolamento. No caso de paredes com funo estrutural, como o sistema em paredes de concreto, estas respondem ainda por minimizar o risco de colapso estrutural da edificao em situao de incndio. Os ensaios previstos na Norma foram realizados em paredes executadas com concretos N e L1: L1 - CCE_FURNAS-DCT.T.15.005.2003-R1 - Anexo E (Laston Italiana SPA) Material no combustvel; N - DCT.C.15.003.2006-R0 item 5.3.2 ASTM E119 Temperatura na face no exposta (item 5.3.2.1.4) atende Norma Resistente ao fogo por 125 min atende Norma. Durabilidade aps 10 ciclos atende Norma. Comentrio: O sistema de paredes de concreto um dos melhores para a segurana contra incndio. Material incombustvel e de baixa transmisso.

2.5 Nvel de Sustentabilidade


A conscincia da sociedade em relao ao ambiente atribui uma importncia cada vez maior em relao aos insumos para construo civil e a seus impactos no meio. Decises em favor de produtos e de sistemas construtivos so influenciadas por aspectos tcnicos, econmicos e tambm ecolgicos. De fato, o concreto no gera emisses, no requer conservantes txicos e apresenta satisfatria resistncia ao fogo, consumindo menos energia na sua produo em comparao com a maioria dos demais insumos de construo. (Disponvel em: http://www.abcp.org.br/, visitado em 10/05/2012)

2.6 Viabilidade Econmica


De acordo com a Editora Pini (2009), para se chegar a uma estimativa de custo, tomando-se como referncia o projeto bsico do 1 pavimento padro popular, com rea de 35m, do Programa Minha Casa, Minha Vida, foi substituda a alvenaria estrutural por parede de concreto estrutural. Quando comparada ao sistema com alvenaria, a execuo de um nico imvel com paredes de concreto
5

pode chegar a ser 12% mais caro. No entanto, em grande escala, o mtodo construtivo parede de concreto apresenta maior viabilidade econmica, demandando de menos tempo para a execuo. Isto implica em uma reduo significativa nos custos indiretos, que chegam a 10% contra 15% do sistema tradicional. J as eliminaes do reboco e do emboo podem representar reduo de at 4% nos custos diretos. Pode-se citar ainda como vantagens a minimizao de desperdcios de materiais e energia no canteiro e a otimizao da mo de obra, alm do maior controle da qualidade no processo de execuo.

3. Materiais e Mtodos
O estudo em questo tem carter qualitativo e buscou apresentar percepes e entendimento sobre paredes de concreto e suas aplicaes. Quanto aos fins, o trabalho do tipo explicativo, pois nele se explica como o processo de construo atravs de paredes de concreto. Quantos aos meios, o trabalho foi elaborado com o uso de fontes primrias e secundrias utilizando-se de artigos tcnicos cientficos, Normas Tcnicas da ABNT, livros, revistas e sites confiveis que abordam o assunto sobre vrias perspectivas, a fim de investigar a veracidade das informaes.

4. Resultados Experimentais
Para correta montagem das formas necessrio uma primeira laje nivelada, sendo ela a fundao do tipo radier, que consiste numa fundao simples, porm eficiente, prtica e de rpida execuo, alm de no ser exigido uma consultoria mais aprofundada do solo. Quanto ao sistema de armazenamento de gua, o mtodo construtivo Paredes de Concreto assemelha-se com o mtodo Alvenaria Estrutural: 60% da gua so colocados no reservatrio inferior e os 40% no superior. utilizado um sistema de moto-bomba, tubulao de recalque, vlvulas p e criva, bias, entre outros, para interligao dos reservatrios de gua. Nos Anexos, em estudo realizado pela Construtora Tenda, o Quadro 1, sintetiza o processo de produo, Vantagens e Desvantagens do sistema construtivo Parede de Concreto; a Tabela 2, com Anlise Financeira, compara os custos entre os sistemas construtivos Alvenaria Estrutural e Parede de Concreto;
6

os demais grficos do anexo, apresentam cronograma fsico, e compara o peso dos grupos por sistema construtivo.

5. Concluso
Neste estudo comparativo entre os sistemas construtivos Parede de Concreto Moldadas in Loco e Alvenaria Estrutural verificou-se que habitaes executadas com o mtodo construtivo Paredes de Concreto moldadas in Loco apresentam maior viabilidade econmica, desde que adotado em larga escala. A padronizao dos projetos de Parede de Concreto tambm garante maior agilidade na execuo em relao alvenaria. O alto nvel de industrializao do sistema Parede de Concreto demanda de menor quantidade de mo-de-obra especializada. No que se refere aos confortos trmicos e acsticos, o sistema construtivo Parede de Concreto tambm atendeu s exigncias impostas por normas pertinentes. Quanto segurana contra incndio, o sistema construtivo Paredes de Concreto mostrou-se como um dos mais eficientes em dados revelados nos ensaios realizados pela ABNT. E, por fim, o alto grau de racionalizao da produo do sistema construtivo Parede de Concreto garante menor desperdcio de matriaprima em relao ao sistema construtivo Alvenaria Estrutural e, consequentemente, um maior nvel de sustentabilidade.

6. Referncia Bibliogrfica
ABCP 2009. Sustentabilidade do Concreto. Disponvel em: http://www.abcp.org.br/conteudo/sustentabilidade/sustentabilidade-do-concreto. Acessado em 10/04/2012. ABCP 2007/2008. Parede de Concreto - Coletnea de Ativos. Associao Brasileira de Normas tcnicas. Norma 16055. Parede de concreto moldada no local para construo de edificaes - Requisitos e procedimentos. Primeira edio 10.04.2012. Vlida a partir de 10.05.2012.

CARAM, Rosana Maria. Relatrio - Avaliao do desempenho trmico de Sistema Construtivo em Concreto de Alto Desempenho Estrutural Leve CADEX. Agosto de 2006. So Carlos. CSTA, GERALDO ANTONIO. Porque utilizarmos paredes de concreto. In: CONCRETE SHOW. O SISTEMA PAREDE DE CONCRETO NA CONSTRUO HABITACIONAL BRASILEIRA, 2009, So Paulo. Seminrio. MISURELLI, HUGO; MASSUDA, CLOVIS. Paredes de Concreto. Revista Tchne, Ed. 147, ano 17, junho/2009. PINI. Guia da construo. Ed.98. Setembro/2008. Disponvel em <http://revista.construcaomercado.com.br/guia/habitacao-financiamentoimobiliario/98/custo-de-habitacao-com-parede-de-concreto-150785-1.asp>. Acesso em: 10/05/2012. PINHO, Dino de Tarso Pinheiro. Fortaleza 2010. Sistema Coinstrutivo Parede de Concreto - Um Estudo de Caso. Universidade Federal do Cear - Centro de Tecnologia Engenharia Civil. Revista Tchne, 2012, edio 140. Ary Fonseca Jr., gerente de Edificao da ABCP. Disponvel em: <http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/140/paredes-deconcreto-117015-1.asp>. Acessado em : 05/05/2012. SOUZA, Roberto de; Abiko, Roberto. So Paulo, 1997. Metodologia para Implantao de Sistema de Gestao Da Qualidade. Boletim Tcnico - Srie BT/PCC/190. Escola Politcnica da USP. Departamento de Eng. de Construo Civil. WENDLER A. Sistema Construtivo Parede de Concreto: Um sistema com bom desempenho. In: Concrete Show, 2009. So Paulo. Disponvel em: http://www.abcp.org.br/conteudo/wpcontent/uploads/2010/08/02_Sistema_com_bom_desempenho_MITOS_-E_VERDADES_Wendler.pdf. Acessado em: 07/04/2012. Construtora Tenda. Estudo de Viabilidade do Sistema Construtivo Parede de Concreto Moldadas in Loco. Belo Horizonte. 2012.
8

Anda mungkin juga menyukai