Anda di halaman 1dari 9

TRABALHO INTERDISCILINAR DIRIGIDO IV

INSTITUTO POLITCNICO Centro Universitrio UNA

REAPROVEITAMENTO DE JORNAL PARA COMPOSIO DE GESSO


Curso: Engenharia Civil - Professor TIDIR: Jos Pedro D. Filho / Ana Cristina R. de Oliveira Barbara Danielle, Bruno Heeren, Camilla Bem, Cristiano da Silva, Guilherme Julio, Lisa Martins, Stener Marcelo, Tatiane Medeiros, Yuri Carvalho.

Resumo:
Atendendo s exigncias da Resoluo CONAMA n 307/2002 que institui o Sistema de Gesto Sustentvel de Resduos da Construo Civil e Resduos Volumosos desenvolveu-se corpos de prova (CPs) de gesso com acrscimo de diferentes percentuais de jornal reaproveitado. Foram realizados ensaios de resistncia flexo e compresso com os CPs, no Laboratrio de Materiais de construo (LMC) do SENAI, obedecendo s recomendaes das Normas Brasileiras da ABNT (NBRs) pertinentes. Os resultados obtidos demonstraram que as resistncias do gesso, aps o acrscimo de jornal, foram significativamente aumentadas. Palavras-chaves: Sustentabilidade. Gesso, Jornal, Construo Civil, Reaproveitamento,

1. Introduo
A utilizao de produtos ecologicamente corretos na construo civil passou a agregar valor na venda dos empreendimentos. Em razo da conscientizao da populao e das novas leis ambientais, as construtoras procuram equacionar viabilidade econmica e qualidade de vida com a sustentabilidade dos recursos naturais. As alternativas para se alcanar a sustentabilidade vo desde a modernizao e otimizao dos processos de produo, evitando desperdcio de matria-prima, at o reaproveitamento de materiais que seriam descartados incorretamente no meio ambiente. Segundo Adalberto Maluf, coordenador da

Fundao Clinton no Brasil, em informao divulgada no dia 19/05/2009, na Revista Sustentabilidade, o mercado brasileiro de consumo de materiais de construo ambientalmente corretos ou a implementao de obras sustentveis a maior da Amrica Latina (COSTA, 2009). O presente trabalho tem como objetivo testar a eficincia de produtos resultantes do processo de adio de jornal reaproveitado a uma matriz de gesso, com diferentes percentuais envolvendo os dois materiais. Para isto foram realizados testes laboratoriais baseando-se em normas tcnicas da ABNT. Sendo assim, espera-se obter produtos to eficientes quanto ao gesso tradicional, porm com menor custo e maior sustentabilidade.

2. Reviso Bibliogrfica 2.1 Composio Qumica do Gesso


O gesso mineral, termo traduzido do nome mais conhecido

internacionalmente, mined gypsum, pertence classe dos s ulfatos e obtido a partir das rochas gipsferas, que ocorrem na forma dihidratada (CaSO4.2H2O), embora possam ser encontradas e utilizadas em formas menos hidratadas, como a bassanita (CaSO4.0,5H2O) e a anidrita (CaSO4.2H2O) (PORTA, 1997).

2.2 Histrico da Utilizao do Gesso


O gesso um dos materiais que tem grande importncia para a sociedade por possuir vrias aplicaes nas mais diversas reas, como odontologia, agricultura, arquitetura, e, principalmente, na construo civil. Entretanto, a utilizao do gesso como material construtivo, no uma descoberta recente. De acordo com MPGESSO (2005), o gesso um dos mais antigos materiais de construo produzidos pelo homem, como a cal e a terra cota. Em runas na Sria e na Turquia foi verificado o emprego do gesso por volta do 8 milnio a.c.. J na frica, foi descoberto que os brbaros construram barragens e canais, com um gesso de altssima resistncia. Uma carta real de 1292, na Frana, fala da explorao de 18 jazidas de pedra de gesso na regio parisiense.

2.3 Gesso na Construo Civil


Na construo civil, o emprego do gesso divide-se em dois grupos bsicos: para fundio e para revestimento. O gesso para revestimento empregado em

paredes, tetos, ambientes internos e secos, enquanto que o gesso para fundio empregado na fabricao de pr-moldados como peas de decorao, placas para forro, blocos reforados ou no com fibras e chapas de gesso acartonado (Drywall). Estudos recentes revelam que nos E.U.A o gesso responsvel por 26% dos resduos oriundos da construo civil, perdendo apenas para a madeira. Isto se deve ao fato da utilizao macia de Drywall nas construes daquele pas (XXVII E.N.E.P). J no Brasil, o gesso um dos ltimos colocados quando se trata de resduos slidos da construo civil. Mas esta realidade pode mudar significativamente no decorrer dos prximos anos. O forte aquecimento na rea da construo civil brasileira carece do emprego de tcnicas to eficientes e confiveis quanto alvenaria. No entanto, com menor tempo de obra, processo de construo a seco, maior facilidade para se reciclar os resduos gerados e tcnicas que no exijam grande especializao de mo de obra. neste contexto que o Dry wall vem ganhando, aos poucos, o mercado brasileiro. Deve-se tambm destacar a economia gerada no transporte ao se empregar o Drywall em detrimento da alvenaria e a influncia positiva nas estruturas das edificaes, reduzindo as cargas verticais e o volume de concreto nas fundaes (LORDSLEEM JNIOR, 2000).

2.4 Resduos Slidos


O Brasil registrou aumento considervel na gerao de resduos slidos urbanos em 2009. Quase 22 milhes de toneladas ainda tm destino imprprio. O Pas gerou mais de 57 milhes toneladas de resduos slidos em 2009, crescimento de 7,7% em relao ao volume do ano anterior. A gerao per capita tambm registrou aumento de 6,6%, volume bem superior ao crescimento populacional, que foi de apenas 1% no ano (Panorama dos Resduos Slidos no Brasil, 2009). Abaixo, o grfico 1 ilustra o crescimento da destinao inadequada de Resduos Slidos Urbanos (RSUs):

2.4.1 Reciclagem de Papel


De acordo com o ProHab (Progresso e Habitao de So Carlos), o custo para a administrao municipal de, aproximadamente, US$ 10 por metro cbico de jornal depositados clandestinamente, incluindo a correo da deposio e o controle de doenas. Estima-se que o custo da reciclagem significa cerca de 25% desses custos. Segundo, D'Almeida & Cahen (1991) um dos problemas da reciclagem industrial de papis usados e aparas sua dependncia do mercado de celulose, cujas flutuaes afetam a estrutura existente para a gerao de matria prima. Uma dificuldade que transparece na quase totalidade dos estudos para reciclagem consiste na variedade de critrios de avaliao e na fragilidade das informaes quantitativas utilizadas, o que dificulta comparaes entre opinies ou resultados. Uma viso global do balano mundial de fibras para a produo de papel importante para a introduo do assunto reciclagem. Estas fibras podem ser comercializadas diretamente sob a forma de papel pronto para o uso de polpa (pasta diversas, inclusive celulose) ou de aparas e papis usados. Outros problemas da reciclagem de papis so: a estrutura da coleta de papis usados e aparas, a extenso territorial do Brasil (que traz dificuldades de transporte), a falta de conscientizao do brasileiro e o uso crescente de materiais que dificultam o reaproveitamento da base fibrosa do papel (DALMEIDA & CAHEN, 1991). No entanto, existe uma estrutura lucrativa para a coleta de papis usados e aparas de indstria, comrcios e escritrios. Abaixo, o grfico 2 ilustra a Evoluo do Consumo Aparente de Papis Reciclveis e Aparas e das Taxas de Recuperao de Papis Reciclveis no Brasil entre os anos de 1998 e 2008.

3. Materiais e Mtodos
.

Quanto ao carter, o trabalho do tipo qualitativo, uma vez que propem novas perspectivas sobre a adio de um material reutilizado para a produo de gesso. Quanto aos fins, do tipo explicativo, pois dentro do contedo ser explicado o processo de obteno de gesso com adio de jornal. Atendendo s exigncias da Resoluo CONAMA n 307/ 2002 que institui o Sistema de Gesto Sustentvel de Resduos da Construo Civil e o Plano Integrado de Gerenciamento de Resduos da Construo, foi desenvolvido um modelo de gesso com acrscimo de diferentes percentuais de jornal. Para medio dos materiais envolvidos na confeco dos corpos de prova (CPs) foi utilizado um recipiente de 0,040 m3. Sendo medido primeiramente o gesso e aps os diferentes percentuais de jornal, que
2

foi

rasgado

com

as

mos

em

pedaos,

aproximadamente, de 0,5 cm . Aps, o jornal e o gesso da primeira amostra, 10% de jornal, foram mergulhados numa recipiente com 0,012m3 de gua potvel e misturados com as mos at formar uma massa homognea. O produto resultante foi modelado com o auxlio de uma forma nas medidas de 70x60x1 cm. A mistura com outros percentuais de jornal, 20 % e 30%, aconteceu da mesma forma e sucessivamente. Aps a secagem dos CPs, por 21 dias, eles foram cortados, obedecendo s dimenses previstas nas NBRs pertinentes a cada teste, e destinados ao Laboratrio de Materiais de Construo (LMC) da Unidade Paulo de Tarso SENAI. L, foram submetidos aos ensaios de resistncia flexo e compresso, tambm obedecendo s recomendaes das NBRs pertinentes. Esperou-se chegar a um produto que apresentasse as seguintes caractersticas: maior resistncia mecnica em relao ao gesso convencional, que reduzisse os custos com matria-prima e com maior grau de sustentabilidade. Abaixo, fotos 1 e 2 com a realizao dos ensaios:

4. Resultados Experimentais
Os ensaios mais comumente realizados pelos fabricantes de placas de Drywall com CPs de gesso so os de resistncia flexo e compresso. Em se tratando de paredes de Drywall, o ensaio de resistncia flexo o de maior importncia, uma vez que estas paredes podem sofrer cargas laterais, que tendem a flexion-las e quebr-las. Abaixo, tabelas 1 e 2 apresentando os resultados dos ensaios realizados no LMC da Unidade Paulo de Tarso - SENAI:

5. Concluso
Os ensaios realizados com os corpos de prova, resultantes do processo de adio de jornal reaproveitado a uma matriz de gesso, comprovam que o material resultante possui maior resistncia, tanto quanto flexo quanto compresso, em relao ao gesso convencional. Alguns resultados, como do teste de Resistncia Flexo, demonstraram certa incoerncia, pois o CP com 30% de jornal aumentou sua resistncia em relao ao de 20%, sendo que este havia diminudo sua resistncia em relao ao de 10%. Tal fato pode ser explicado pela confeco dos

CPs ter sido realizada de forma manual, tanto no processo de rasgagem dos jornais quanto no processo de mistura dos materiais envolvidos. Outro fato relevante foi a falta de uma frma especfica para confeco dos corpos de prova. Para se obter resultados mais precisos devero ser realizados ensaios mais detalhados, a fim de se encontrar o ponto timo de percentual de adio de jornal ao gesso, a melhor granulomtrica do resduo de jornal e a melhor forma de se misturar os componentes. Como ilustra a figura 1, em ensaios laboratoriais realizados pela Ass. Brasileira de Fabricantes de Chapas de Drywall (ASBFCD), utilizando-se paredes de drywall menos espessas e com menor massa em relao a uma parede de alvenaria foi possvel obter o mesmo desempenho isolante acstico (60 dB). Segundo Mrio Castro, diretor da ASBFCD, o desempenho acstico tem sido largamente negligenciado no Brasil. Ele complementa: O Drywall o nico sistema construtivo de vedaes internas em uso no Brasil que conta com um completo conjunto de normas para projeto e montagem, que tambm contemplam o aspecto acstico (ASBFCD, 2011). Segundo a ASBFCD, o Corpo de Bombeiros estabelece nveis de resistncia ao fogo em 30, 60, 90 ou 120 minutos. Uma parede de Drywall com 73 mm de espessura se enquadra na categoria CF 30 (ou seja, corta-fogo 30 minutos). J uma parede com 120mm est na categoria CF 60 (corta-fogo 60 minutos). Essas duas paredes atendem, praticamente, totalidade das paredes residenciais (ASBFCD, 2011). Sabe-se que o papel ( jornal ) tambm possui satisfatria propriedade isolante acstica. Quanto esta propriedade e outras, como propriedade isolante trmica e nveis de resistncia ao fogo se faz necessrio ensaios especficos para se verificar como se comporta o novo produto (MENDONA, 2000). No entanto, o presente trabalho objetiva apenas confirmar o aumento da resistncia flexo e compresso do produto resultante do gesso acrescido de jornal. Espera-se que a aprovao da Poltica Nacional de Resduos Slidos resulte em investimentos significativos em novas tecnologias, tanto por parte do governo quanto da iniciativa privada, visando a modernizao dos processos de produo, a reciclagem de resduos slidos e a conscientizao da sociedade em favor de hbitos de vida mais sustentveis.

6. Referncias
ABIKO, A. K. et al.. Tecnologias apropriadas em construo civil. In: Tecnologia e materiais alternativos de construo. FREIRE, Wesley Jorge e BERALDO, Antonio Ludovico. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003. ANGULO, S. C. Produo de concretos com agregados reciclados.Trabalho de Concluso de Curso (Engenharia Civil) Departamento de Construo Civil,Universidade Estadual de Londrina. Londrina. Londrina, 1998. 86p. ASBFCD ASSOCIAO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE CHAPAS PARA DRYWALL. Brasil (Org.). Disponvel em: <www.drywall.org.br>. Acesso em: 26 mai./ 2011. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - ABNT. Gesso para Construo Civil - especificao: NBR 13207/94. CONAMA Conselho Nacional do Meio Ambiente. Ministrio do Meio Ambiente. Resoluo n 307 de 5 de julho de 2002. Disponvel em: <www.mma.gov.br/port/conama/res/res02/res30702.html>. Acesso em: 23 mar/2009. CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DE PERNAMBUCO. Gipsita. (Srie Recursos Minerais). Recife, 1966. cap. 1, p. 1-7. COSTA, FERNANDA DALLA. Fundao Clinton v mercado da construo sustentvel no Brasil como promissor. Revista Sustentabilidade, maio/2009. D' ALMEIDA, M. L. O.; CAHEN, R. Reciclagem de papel. O papel, pg. 131-135. Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal FAEF- Departamento de Engenharia Florestal. Nov./1991. GOLDMAN, PEDRINHO. Introduo ao Planejamento e Controle de Custos na Construo Civil. INSTITUTO DE PESQUISA TECNOLGICA - IPT. Referncias Tcnicas n. 12. e 13 - So Paulo, SP. Editora PINI LTDA, 2 edio, jun/1991. JOHN, V. M. Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado para Resduos. In: WorkShop - reciclagem e Reutilizao de Resduos como Materiais de Construo. So Paulo, 25 e 26/nov/96. So Paulo: ANTAC, PCC-USP, 1996, p. 21-30.

KNAUF DO BRASIL. Dilogo Construtivo. Ano 4 - n. 14, abr./2001 LORDSLEEM JNIOR, A. C.; Execuo e inspeo de alvenaria racionalizada, pg. 104. So Paulo, Jan./2000. MAGALHES VEROSA, A. C. T. Dissertao de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. rea de Tecnologia Estudo de Fibras Vegetais, Mucilagem de Cacto e Gesso em Componentes Construtivos. Braslia, DF. Maio/2009. MENDONA, RAFAEL CAMPAGNARO. Papis Isolantes, Universidade Estadual do Oeste do Paran. Nov./2000. MPGESSO Minerao Pernambucana de Gipsita Ltda. Brasil. Disponvel em: <www.mpgesso.com.br>. Acesso em: 06 mai./2006. Panorama dos Resduos Slidos no Brasil 2009. Associao Brasileira de Empresas de Limpeza Pblica e Resduos Especiais (ABRELPE). Dep. De Pesquisa e Desenvolvimento em Resduos DPDR, jan./2009. PORTA, J.. Methodologies for the analysis and characterization of gypsum in soils: review. Geoderma, v. 87, p. 31-46, 1997. SABBATINI, F. H. O Processo de Produo das Vedaes Leves de Gesso Acartonado. In: Seminrio de Tecnologia e Gesto na Produo de Edifcios: Vedaes Verticais. SO Paulo, 1998, v. 1, p. 67-94. XXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO - A Energia que move a produo: Um dilogo sobre Integrao Projeto e Sustentabilidade. Uso da Gipsita na Construo Civil e Adequao para AP+L. Foz do Iguau, PR, Brasil, 09 a 11 de outubro de 2007.

Anda mungkin juga menyukai