Anda di halaman 1dari 1

Timidez pode ser resultado de falhas no crebro, diz estudo

Ana Carolina Prado 20 de maro de 2012 Ficar com as bochechas vermelhas facilmente pode ajudar os tmidos a fazerem sucesso, mas a descoberta de um novo estudo indica al o menos fofo sobre a timidez! "sando ima ens de resson#ncia ma n$tica funcional, pes%uisadores da "niversidade de &anderbilt, nos '"A, descobriram %ue os tmidos podem ter problemas em duas re i(es cerebrais ) a am dala e o hipocampo *, o %ue pode causar problemas de adapta+o a novos ambientes e novos estmulos! Foram analisados tanto adultos inibidos %uanto os desinibidos, %ue foram e,postos a fotos de rostos de pessoas desconhecidas repetidas vezes! -urante a e,posi+o a rostos diferentes, o hipocampo e a am dala eralmente apresentavam uma atividade mais intensa! .as ela tendia a diminuir / medida %ue esses rostos se repetiam e iam se tornando mais familiares! Foi o %ue aconteceu com os mais e,trovertidos ) mas n+o com os tmidos! Para eles, a resposta cerebral era sempre intensa ) ou seja, n+o se habituavam aos rostos mesmo %ue os tivessem visto v0rias vezes! 1e undo a principal autora do estudo, 2ennifer "rbano 3lac4ford, essa falha em se familiarizar ajuda a entender o comportamento tmido e cauteloso %ue $ caracterstico dos indivduos inibidos! 5A%ueles %ue familiarizaram mais lentamente podem achar encontros com novas pessoas al o des astante e evitar novas e,peri6ncias sociais, en%uanto os %ue se ajustam mais rapidamente podem ser mais propensos a buscar novas e,peri6ncias sociais5, disse ela ao 1cience -ail7! 8sso pode, se undo o estudo, ser a causa da sndrome de ansiedade social, problema %ue afeta um a cada dez adultos nos 'stados "nidos e se caracteriza pelo medo cr9nico de certas situa(es sociais!

Atividades
1! <ual $ o tema central do te,to= 2! <ue tipo de te,to $ esse= >! <ue conclus+o a autora tirou sobre a pes%uisa= ?! 1e undo a pes%uisa, o %ue $ sndrome da ansiedade social= :! ;a ima em acima est0 e,plicita uma caracterstica da timidez! 8dentifi%ue*a!

6. ;a ima em acima est0


e,plicita uma caracterstica da timidez! 8dentifi%ue*a!

@! A ima em acima se refere a uma das conse%u6ncias da timidez! 8dentifi%ue*a!

8. Os textos acima apresentam uma caracteristica da timidez. Identifique-a.

B! ',istem pessoas %ue s+o e,tremamente tmidas e tem pavor de %ual%uer contato com a sociedade! .edo, ver onha, bai,a estima, isolamento entre outras s+o caractersticas da timidez e,cessiva! &oc6 apresenta al um tipo de timidez= 'screva abai,o!

10! Abserve o desenho acima e faa um sobre sua principal %ualidade ou defeito! "se os espaos do desenho ao lado!

Anda mungkin juga menyukai