Anda di halaman 1dari 173

Plataformas e Superfcies de Trabalho

ANTONIO PEREIRA DO NASCIMENTO

Andaimes (Classificao)
Simplesmente apoiados Fachadeiros Mveis Em balano Suspensos mecnicos Suspensos motorizados Cadeira suspensa

Andaimes Fachadeiros
18. 18.15. 15.20 20. . Os acessos verticais ao andaime fachadeiro devem ser feitos em escada incorporada a sua prpria estrutura ou por meio de torre de acesso. acesso. 18. 18.15. 15.25 25. . Os andaimes fachadeiros devem dispor de proteo com tela de arame galvanizado ou material de resistncia e durabilidade equivalentes, desde a primeira plataforma de trabalho at pelo menos 2,0m acima da ltima plataforma de piso de trabalho com trabalho. trabalho . forrao completa Andaimes Mveis 18. 18.15. 15.26 26. . Rodzios escada de incorporada andaimes devem a ser providos de travas, para evitar sua deslocamentos prpria estrutura acidentais acidentais. . 18. 18.15. 15.27 27. . Os andaimes mveis somente podero ser utilizados em superfcies planas. planas.

ANDAIME FACHADEIRO

Andaimes.
18. 18.15. 15.3. O piso de trabalho dos andaimes deve ter forrao completa, antiderrapante, ser nivelado e fixado de modo seguro e resistente resistente. .

18. 18.15. 15.6. Os andaimes devem dispor de sistema guarda guarda-corpo e rodap, inclusive nas cabeceiras, em todo o permetro, conforme subitem 18 18. .13 13. .5, com exceo do lado da face de trabalho. trabalho . 18. 18.15. 15.8. proibida, sobre o piso de trabalho de andaimes, a utilizao de escadas e outros meios para se atingirem lugares mais altos altos. .

Acidente Fatal: Queda de telhado


Ocorrncia: Vtima: Idade: Empresa: Atividade: 20/04/2001 Pedreiro 28 anos Oficina Mecnica de autos manutenoem telhado

Acidente Fatal: Queda Qued a de telhado

Montagem de um andaime

Barra de travamento transversal

Segmentos laterais

Barra de ligao das bases

terceiro mdulo

As barras de travamento devem ser colocadas de trs em trs mdulos,Segundo no sentido transversal e mdulo opostas entre si de forma a formar um X.

Colocao de tbuas e corrimes

Andaimes Suspensos Mecnicos


18. 18.15. 15.32 32. .3 proibida a fixao de vigas de sustentao nos andaimes por meio de sacos com areia, pedras ou qualquer outro dispositivo similar. similar.

Andaimes Suspensos Mecnicos

Andaimes Suspensos Mecnicos

Os sistemas de fixao e sustentao e as estruturas de apoio dos andaimes suspensos, devero ser precedidos de projeto elaborado e acompanhado por profissional legalmente habilitado Os andaimes suspensos devero ser dotados de placa de identificao, colocada em local visvel, onde conste a carga mxima de trabalho permitida

Acidente Fatal: Queda material de balancim

Acidente Fatal: Queda material de balancim

18. 18.15. 15.31 O trabalhador deve utilizar cinto de segurana tipo pra quedista, ligado ao trava trava-quedas de segurana este, ligado a cabo cabo-guia fixado em estrutura independente da estrutura de fixao de sustentao do andaime suspenso. suspenso.

Andaimes Suspensos Mecnicos

A instalao e a manuteno dos andaimes suspensos devem ser feitas por trabalhador qualificado, sob superviso e responsabilidade tcnica de profissional legalmente habilitado obedecendo, quando de fbrica, as especificaes tcnicas do fabricante. Deve ser garantida a estabilidade dos andaimes suspensos durante todo o perodo de sua utilizao, atravs de procedimentos operacionais e de dispositivos ou equipamentos especficos para tal fim.

18.15. 18. 15.32. 32.1.1 - Em caso de sustentao de andaimes suspensos em platibanda ou beiral da edificao, essa dever ser precedida de estudos de verificao estrutural sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado. habilitado.
Este profissional o engenheiro civil ou tecnlogo em edificaes

ancoragem

18. 18.15. 15.32 32. .2 - A extremidade do dispositivo de sustentao, voltada para o interior da construo, deve ser adequadamente fixada, constando essa especificao do projeto emitido emitido. .

No se deve permitir o uso de ponto de ancoragem c/ baixa resistncia Durante a construo dos edifcios no costume deixar pontos de ancoragem definitivos para futura ligao dos cabos de ao de andaimes, etc. etc. Alguns anos aps a construo inevitvel a necessidade de limpar, pintar ou restaurar as fachadas e a no existncia destes pontos de ancoragem, induzem a ancorar os cabos de ao em pontos improvisados, com grande risco de acidentes, motivado pela baixa resistncia mecnica. mecnica.

pontos de ancoragem

18.15. 18. 15.32. 32.3 proibida a fixao de sistemas de sustentao dos andaimes por meio de sacos com areia, pedras ou qualquer outro meio similar

contrapesos

18.15. 32.4 Quando da utilizao do sistema contrapeso, como forma de fixao da estrutura de sustentao dos andaimes suspensos, este dever atender as seguintes especificaes mnimas : a) ser invarivel (forma e peso especificados no projeto); b) ser fixado estrutura de sustentao dos andaimes; c) ser de concreto, ao ou outro slido no granulado, com seu peso conhecido e marcado de forma indelvel em cada pea; d) ter contraventamentos que impeam seu deslocamento horizontal.

Acidente Fatal: Queda Qued a de balancim leve


Ocorrncia: 28/02/1999 Vtimas: 2 LIMPADORES DE VIDRO Idades: 35 e 37 anos Atividade: limpeza de fachada em edifcio Servio: limpeza de fachada, c/ balancim leve suspenso a 22 m do solo. Causa: Causa : pedra de granito da platibanda (mureta do ultimo andar), onde estava fixado o balancim se desprendeu da mureta mureta. . O balancim estava fixado exclusivamente platibanda, Operrios utilizam cinto de segurana, fixado prpria estrutura do balancim balancim. .

Acidente Fatal: Queda Queda de balancim leve

18. 18 .15. 15.46. 46.1.1 Somente podero ser utilizados dispositivos especiais de ao, quando apoiados em beiras de concreto armado, mediante verificao estrutural da platibanda ou beiral da edificao, expressa por escrito por profissional legalmente habilitado. habilitado.

Acidente Fatal: Queda Qued a de balancim leve

Acidente Fatal: Queda Qued a de balancim leve

Acidente Fatal: Queda Qued a de balancim leve

Acidente Fatal: Queda Qued a de balancim leve

Solues alternativas

Solues alternativas

Solues alternativas

Solues alternativas

Solues alternativas

Andaimes Suspensos Motorizados (NR 18.15.45)


NR 18.15.45 - Na utilizao de andaimes suspensos motorizados dever ser observada a instalao dos seguintes dispositivos : a) cabos de alimentao de dupla isolao; b) plugs/tomadas blindadas; c) aterramento eltrico; d) dispositivo Diferencial Residual (D.R.); e) fim de curso superior e batente.

18. 18.15. 15.47 47. .1. Quando utilizado apenas um guincho de sustentao por armao obrigatrio o uso de um cabo de segurana adicional de ao, ligados a dispositivo de bloqueio mecnico automtico, observando observando-se a sobracarga indicada pelo fabricante do equipamento equipamento. .

Andaimes Suspensos Motorizados (NR 18.15.45)


NR 18.15.45. 1 - O conjunto motor deve ser equipado com dispositivo mecnico de emergncia, que acionar automaticamente em caso de pane eltrica de forma a manter a plataforma de trabalho parada em altura e, quando acionado, permitir a descida segura at o ponto de apoio inferior.

Andaimes Suspensos Motorizados (NR 18.15.45)


NR 18.15.45. 2 - Os andaimes motorizados devem ser dotados de dispositivos que impeam sua movimentao, quando sua inclinao for superior a 15 (quinze graus), devendo permanecer nivelados no ponto de trabalho. NR18.15.43.3 - O equipamento deve ser desligado e protegido quando fora de servio.

ANDAIMES MOTORIZADOS (DISPOSITIVOS DE SEGURANA)


GUARDA-CORPOS DISPOSITIVOS DE NIVELAMENTO ATERRAMENTO ELTRICO D.D.R (DISPOSITIVO DIFERENCIAL RESIDUAL) FIM DE CURSO SUPERIOR E INFERIOR PLUGS/TOMADAS BLINDADAS CABOS DE ALIMENTAO DE DUPLA ISOLAO DISPOSITIVO MECNICO DE EMERGNCIA PARADA DE DE EMERGNCIA BOTOEIRA DE COMANDO DE OPERAO COM ATUAO POR PRESSO CONTNUA

ANDAIMES MOTORIZADOS (Cuidados)


QUEDA DE ARGAMASSA NOS CABOS/MOTORES INSPEO PERIDICA NO SISTEMA DE FIXAO INSPEO PERIDICA NOS CABOS DE SUSTENTAO ISOLAMENTO DA REA SOB OS ANDAIMES PROXIMIDADE DE REDE ENERGIZADA QUALIFICAO E TREINAMENTO DOS OPERADORES EXAMES MDICOS PARA TRABALHOS EM ALTURA EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL

Plataformas de Trabalho com sistema de movimentao vertical em pinho e cremalheira e plataformas hidrulicas
18.15.46 - As plataformas de trabalho com sistema de movimentao vertical em pinho e cremalheira e as plataformas hidrulicas devero observar as especificaes tcnicas do fabricante quanto montagem, operao, manuteno, desmontagem e s inspees peridicas, sob a responsabilidade tcnica de profissional legalmente habilitado.

Plataformas de Trabalho com sistema de movimentao vertical em pinho e cremalheira e plataformas hidrulicas
18.15.47 - Em caso de equipamento importado, os projetos, especificaes tcnicas e manuais de montagem, operao, manuteno, inspeo e desmontagem devero ser revisados e referendados por profissional legalmente habilitado no pas, atendendo o previsto nas normas tcnicas da ABNT ou de entidades internacionais por ela referendadas, ou ainda outra entidade credenciada pelo Conmetro.

Plataformas de Trabalho com sistema de movimentao vertical em pinho e cremalheira e plataformas hidrulicas (Responsabilidades)
NR 18.15.47.1 - Os manuais de orientao do fabricante, em lngua portuguesa, devero estar disposio no canteiro de obras ou frentes de trabalho. NR 18.15.47.2 - A instalao, manuteno e inspeo peridica dessas plataformas de trabalho devem ser feitas por trabalhador qualificado, sob superviso e responsabilidade tcnica de profissional legalmente habilitado.

Plataformas de Trabalho com sistema de movimentao vertical em pinho e cremalheira e plataformas hidrulicas (Treinamento)
NR 18.15.47.3 - O equipamento somente dever ser operado por trabalhador qualificado. NR 18.15.47.4 - Todos os trabalhadores usurios de plataformas devero receber manual de procedimentos para a rotina de verificao diria. NR 18.15.47.4.1.1 - Os usurios devero receber treinamento para a operao dos equipamentos

Plataformas de Trabalho com sistema de movimentao vertical em pinho e cremalheira e plataformas hidrulicas (EPI)
NR 18.15.47.5 - Todos os trabalhadores devero utilizar cinto de segurana tipo pra-quedista ligado a um cabo guia fixado em estrutura independente do equipamento, salvo situaes especiais tecnicamente comprovadas por profissional legalmente habilitado.

PLATAFORMAS DE TRABALHO COM SISTEMA DE MOVIMENTAO VERTICAL EM PINHO E CREMALHEIRA E HIDRULICAS

CARACTERSTICAS BSICAS:
CARGA MNIMA DO PISO DE TRABALHO DE 150 KGF/M2 VELOCIDADE EXTENSES TELESCPICAS ESTAIAMENTO ESPECIFICAES DO FABRICANTE/LOCADOR MANUAL EM PORTUGUS ANCORAGEM DA TORRE A PARTIR DE 9,00 M

PLATAFORMAS DE TRABALHO COM SISTEMA DE MOVIMENTAO VERTICAL EM PINHO/CREMALHEIRA E HIDRULICAS

DISPOSITIVOS DE SEGURANA:
GUARDA-CORPOS SINALIZAO SONORA DISPOSITIVOS MECNICOS DE EMERGNCIA DISPOSITIVOS DE NIVELAMENTO ATERRAMENTO ELTRICO PARADA DE EMERGNCIA ISOLAMENTO DA REA PATOLAMENTO/TRAVAMENTO DO CHASSI

SINALIZAO E DELIMITAO DA REA DE TRABALHO

Plataformas de Trabalho com sistema de movimentao vertical em pinho e cremalheira e plataformas hidrulicas (Cuidados bsicos)
NR 18.15.47.6 - O equipamento deve estar afastado das redes eltricas ou estas estarem isoladas conforme as normas especficas da concessionria local. NR 18.15.47.9 - So proibidas a improvisao na montagem de trechos em balano e a interligao de plataformas. NR 18.15.47.25 - proibido realizar qualquer trabalho sob intempries ou outras condies desfavorveis que exponham a risco os trabalhadores. NR 18.15.47.26 - proibida a utilizao das plataformas de trabalho para o transporte de pessoas e materiais no vinculados aos servios em execuo.

Cadeira Suspensa

Cadeira Suspensa(NR 18.16)


Sustentao da cadeira suspensa pode ser feita por meio de cabo de ao ou fibra sinttica; Sistema dotado com dispositivo de descida com dupla trava de segurana(corda); Cadeira suspensa deve ter o nome do fabricante e o CNPJ; Especificaes da corda; Ensaio conforme ISO 2307/1990.

Cadeira Suspensa 18. 18.15. 15.49. 49. Em quaisquer atividades em que no seja possvel a instalao de andaimes, permitida a utilizao de cadeira suspensa (balancim individual) individual). .

18 18. .15 15. .50 50. . A sustentao da cadeira deve ser feita por meio de cabo de ao ou fibra sinttica. sinttica. 18 18. .15 15. .51 51. . A cadeira suspensa deve dispor de de: : a e b) sistema dotado com dispositivo de subida e descida com dupla trava de segurana(cabo de ao) e de descida para fibra sinttica ; c) requisitos mnimos de conforto previstos na NR 17 Ergonomia; Ergonomia ; d) sistema de fixao do trabalhador por meio de cinto. cinto. 18 18. .15 15. .52 52. . O trabalhador deve utilizar cinto de segurana tipo prapra-quedista, ligado ao travatrava-quedas em cabocabo-guia independente. independente .

18.15 18. 15. .53 53. . A cadeira suspensa deve apresentar na sua estrutura, em caracteres indelveis e bem visveis, a razo social do fabricante e o nmero de registro respectivo no CNPJ. CNPJ .

1 capa Tranado externo em multifilamento de poliamida. 2 capa alerta visual em filamento de polipropileno ou poliamida na cor amarela Quando a segunda camada aparecer (amarela) indica que a camada superior est desgastada, devendo-se ento substituir a corda. 3 capa Alma central torcida em multifilamento de poliamida. Fita de identificao Constando: NR 18.16.5 - ISO 1140 /1990 e nome do fabricante com CNPJ.

Montagem da corda de poliamida Para atendimento da NR-18

18. 18 .15. 15.54. 54. proibida a improvisao de cadeira suspensa. suspensa.

Exemplos de cadeirinhas irregulares (improvisadas (improvisadas) )


Estas cadeirinhass permitem a movimentao no sentido de descida A maioria das cadeirinhas cadeirinhasutilizadas em servios de fachada so de fabricao artesanal artesanal. . So consideradas, pelos trabalhadores, mais fceis de utilizar, pois so mais leves e muito mais baratas, porm so perigosas e proibidas proibidas. .

ANDAIMES ESPECIAIS

Sistemas de esperas de ancoragem

DECRETO N 46.076 DE 31/08/2001. POLICIA MILITAR DO ESTADO DE S. PAULO - CORPO DE BOMBEIROS Edificao c/ + 23 m deve possuir ao menos 1 ponto de ancoragem, p/ cada fachada, na ltima laje e c/ acesso fcil aos bombeiros e ocupantes da edificao edificao. . Ponto de ancoragem ancoragem: : dispositivo p/ ancoragem de cordas p/ retirada de vtimas e acesso de bombeiros bombeiros. . Deve ser de material resistente a intempries, no provocar abraso ou esforos cortantes nas cordas e resistir a esforos de trao de 3.000 Kgf

Portaria n. 157, de 10 de abril de 2006


18.15.56.1 As edificaes com no mnimo 4 pavimentos ou altura de 12 metros, a partir do nvel do trreo, devem possuir previso para a instalao de dispositivos ancoragem de equipamentos de sustentao de andaimes e de cabos de segurana para uso de proteo individual, a serem utilizados nos servios de limpeza, manuteno e restaurao de fachadas

Portaria n. 157, de 10 de abril de 2006


18.15.56.2 Os pontos de ancoragem devem : Estar dispostos de modo a atender todo o permetro da edificao; Suportar uma carga pontual de 1.200 kgf; Constar no projeto estrutural da edificao; Ser constitudos de material resistente s intempries como ao inoxidvel ou de material de caractersticas equivalentes.

Portaria n. 157, de 10 de abril de 2006 Esta Portaria dever ser exigida 180 dias aps os projetos aprovados pelos rgos competentes

eng Gianfranco Pampalon

PLATAFORMAS AREAS (TIPOS)


ARTICULADAS MASTROS TELESCPICAS TESOURAS REBOCVEIS

18.14.19 proibido o transporte de pessoas por equipamento de guindar no projetado para este fim .

PLATAFORMAS AREAS DE TRABALHO AUTO-PROPELIDAS

MANUAL DE RESPONSABILIDADES PARA DISTRIBUIDORES, PROPRIETRIOS, USURIOS, OPERADORES E LOCATRIOS DA ANSI A 92.5 - 1992

PLATAFORMAS AREAS DE TRABALHO


Proposta baseada na ANSI/SIA A 92.5 Definio de inspees: Pr-entrega Pr-arranque No local de trabalho Treinamento dos operadores Responsabilidades de fabricantes/locadores/proprietrios/operadores

Plataformas areas de trabalho (Cuidados)


Os usurios devero possuir e fornecer cpias dos manuais de operao e manuteno do equipamento; Realizar inspeo anual; Realizar inspeo visual diria; Realizar no local do trabalho; Em localidades de risco devero ser aprovadas em conformidade da ANSI/NFPA 505-1987; Treinamento dos operadores; Guarda de registros.

Servios em telhados

Servios em telhados

Servios em telhados

Servios em telhados 18. 18 .18. 18.1. Para trabalhos em telhados, devem ser usados dispositivos que permitam a movimentao segura dos trabalhadores, sendo obrigatria a instalao de cabocabo-guia de ao, para fixao do cinto de segurana tipo prapraquedista. quedista .

cabocabo -guia de ao

cinto de segurana prapra-quedista

18.18. 18. 18.4. proibido o trabalho em telhado c/ chuva ou vento, bem como concentrar cargas num mesmo ponto ponto. .

servios sobre o telhado exigem um planejamento prvio, devendo ser verificado: O tipo de telha, seu estado e resistncia; Materiais e equipamentos necessrios realizao dos trabalhos; Definio de trajeto sobre o telhado, deslocamento racional, sinalizao e isolamento da rea prevista para iamento e movimentao de materiais; Definio dos locais para instalao de cabocabo-guia de ao para possibilitar uso do cinto de segurana e; Controle mdico e qualificao tcnica dos trabalhadores para os servios.
Trabalhadores devem ser orientados que proibido qualquer tipo de carga concentrada sobre as telhas, visto que o motivo principal de graves acidentes acidentes. .

TRABALHOS DIVERSOS Servios de manuteno em torres/antenas de telecomunicaes e de transmisso de energia eltrica apresentam grandes riscos de quedas

Exemplos de manuteno em torres de telecomunicao

Uso de cinto de segurana em trabalho em altura

Exemplo de torre de telecomunicao

Exemplos de manuteno em torres de telecomunicao

reas de carga e descarga com caminhes


Trabalho de carregamento em caminhes, principalmente, durante a operao de cobrir a carga com lona, sem a devida proteo contra quedas, o principal responsvel por graves acidentes nesta rea. exemplos de sistema de fixao de cabo guia para utilizao de cinto de segurana

Anda mungkin juga menyukai