Anda di halaman 1dari 73

RACIOCNIO LGICO EM EXERCCIOS

Professor: Brunno Lima E-mail: brunnolima@euvoupassar.com.br Facebook: www.facebook.com/brunno.lima.144

MDULO VII: PRINCPIOS DE CONTAGEM E PROBABILIDADE

REVISO

REVISO DE CONTEDOS

QUESTES DE CONCURSOS

(ASSISTENTE EM CINCIA E TECNOLOGIA 1-MCTI/AGOSTO DE 2012-CESPE)

Com 7 cientistas de uma universidade sero formados dois grupos de pesquisa grupo I, com 4 cientistas, e grupo II, com 3 cientistas para estudar diferentes aspectos de um mesmo problema. Em cada grupo, um dos cientistas ser o lder do grupo. Diante dessa situao, julgue os dois itens que se seguem.

(ASSISTENTE EM CINCIA E TECNOLOGIA 1-MCTI/AGOSTO DE 2012-CESPE)

01) H mais de 50 maneiras distintas de se escolher 2 cientistas para serem os lderes dos grupos.

(ASSISTENTE EM CINCIA E TECNOLOGIA 1-MCTI/AGOSTO DE 2012-CESPE)

02) Aps escolha do lder de cada grupo, sero iguais a quantidade de maneiras distintas de se distriburem os 5 cientistas restantes nos dois grupos e a quantidade de maneiras distintas de se selecionarem 3 cientistas para compor o grupo I.

(ANALISTA LEGISLATIVO - CMARA DOS DEPUTADOS -ATRIBUIO: TCNICO EM MATERIAL E PATRIMNIO/JUNHO DE 2012-CESPE)

A Mesa Diretora da Cmara dos Deputados, responsvel pela direo dos trabalhos legislativos e pelos servios administrativos da Casa, compe-se de Presidncia presidente, 1. e 2. vice-presidentes e de Secretaria 1, 2, 3 e 4 secretrios e 1, 2, 3 e 4 suplentes , devendo cada um desses cargos ser ocupado por um deputado diferente, ou seja, um mesmo deputado no pode ocupar mais de um desses cargos. Supondo que, por ocasio da composio da Mesa Diretora, qualquer um dos 513 deputados possa assumir qualquer um dos cargos na Mesa, julgue os trs itens a seguir.

03)

(ANALISTA LEGISLATIVO - CMARA DOS DEPUTADOS -ATRIBUIO: TCNICO EM MATERIAL E PATRIMNIO/JUNHO DE 2012-CESPE)

O nmero correspondente quantidade de maneiras diferentes de se compor a Mesa Diretora da Cmara dos Deputados pode ser expresso por 513!/502!.

04)

(ANALISTA LEGISLATIVO - CMARA DOS DEPUTADOS -ATRIBUIO: TCNICO EM MATERIAL E PATRIMNIO/JUNHO DE 2012-CESPE)

Sabendo-se que, entre os 513 deputados, 45 so do sexo feminino, ento o nmero correspondente quantidade de maneiras distintas de se compor a Mesa Diretora de forma que pelo menos um dos 11 cargos seja ocupado por deputada pode ser expresso por 45!/34!.

05)

(ANALISTA LEGISLATIVO - CMARA DOS DEPUTADOS -ATRIBUIO: TCNICO EM MATERIAL E PATRIMNIO/JUNHO DE 2012-CESPE)

Existem menos de 125.000.000 de maneiras diferentes de se escolher a Presidncia da Mesa Diretora da Cmara dos Deputados.

(AGENTE DE POLCIA FEDERAL/MAIO DE 2012-CESPE) Dez policiais federais dois delegados, dois peritos, dois escrives e quatro agentes foram designados para cumprir mandado de busca e apreenso em duas localidades prximas superintendncia regional. O grupo ser dividido em duas equipes. Para tanto, exigese que cada uma seja composta, necessariamente, por um delegado, um perito, um escrivo e dois agentes. Considerando essa situao hipottica, julgue os trs itens que se seguem.

06) (AGENTE DE POLCIA FEDERAL/MAIO DE 2012-CESPE) Se todos os policiais em questo estiverem habilitados a dirigir, ento, formadas as equipes, a quantidade de maneiras distintas de se organizar uma equipe dentro de um veculo com cinco lugares motorista e mais quatro passageiros ser superior a 100.

07) (AGENTE DE POLCIA FEDERAL/MAIO DE 2012-CESPE) H mais de 50 maneiras diferentes de compor as referidas equipes.

08) (AGENTE DE POLCIA FEDERAL/MAIO DE 2012-CESPE) Se cinco dos citados policiais forem escolhidos, aleatoriamente e independentemente dos cargos, ento a probabilidade de que esses escolhidos constituam uma equipe com a exigncia inicial ser superior a 20%.

(SOLDADO DA PM-CE/FEVEREIRO DE 2012-CESPE) Para o policiamento ostensivo e ininterrupto de uma cidade, o comando local estabeleceu a escala de 24 horas de planto por 48 horas de folga para cada policial local e, em cada planto, por razes de segurana, determinou que nenhum policial poder trabalhar sozinho. Com base nas informaes da situao hipottica acima apresentada, julgue os trs itens que se seguem.

09) (SOLDADO DA PM-CE/FEVEREIRO DE 2012-CESPE) Caso o comando local disponha de 12 policiais e 4 deles devam estar de planto a cada dia, ento, nesse caso, haver mais de 500 maneiras distintas de se escolher a equipe que trabalhar no primeiro dia.

10) (SOLDADO DA PM-CE/FEVEREIRO DE 2012-CESPE) Para que a escala atenda ao estabelecido, o comando local necessita de, pelo menos, 6 policiais.

11) (SOLDADO DA PM-CE/FEVEREIRO DE 2012-CESPE) Considere que, entre os 12 policiais do comando local, sejam sorteados dois prmios distintos e que um mesmo policial no receba os dois prmios. Nesse caso, existem mais de 100 maneiras distintas de se distriburem esses prmios.

(ANALISTA LEGISLATIVOINFORMTICA-ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEAR/DEZEMBRO DE 2011-CESPE)

Cartes pr-pagos ganham novos consumidores no Brasil

O uso de cartes de crdito pr-pagos deixou de ser apenas uma opo para quem vai viajar para fora do pas. O sistema, utilizado por turistas que recorrem aos bancos e s financeiras para no carregar no bolso altas quantias em moedas estrangeiras, passou a valer tambm para quem no tem conta-corrente e deseja fazer gastos apenas dentro do pas.

A novidade tem chegado rapidamente ao mercado. Das oito instituies financeiras consultadas pela reportagem, sete j implantaram o sistema e uma est com o projeto em fase de aprovao. Para as empresas, trata-se de uma evoluo dos cartes tradicionais, pois os pr-pagos tm maior alcance. Podem ser usados, por exemplo, pelo pblico jovem, por ser uma maneira mais prtica de se repassar a mesada. No Brasil, 39,5% das pessoas adultas no tm conta-corrente. Por isso, so vistas como as possveis interessadas em adotar o dinheiro de plstico, sem correr o risco de perder o controle.
Internet: <www.correioweb.com.br> (com adaptaes).

A partir do texto acima, julgue os dois itens a seguir. 12)


(ANALISTA LEGISLATIVOINFORMTICA-ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEAR/DEZEMBRO DE 2011-CESPE)

Considerando as sete instituies financeiras que j implantaram o servio de carto de crdito pr-pago, se um cliente desejar contratar esse servio com trs delas, ele poder escolh-las de mais de 40 maneiras distintas.

13)

(ANALISTA LEGISLATIVOINFORMTICA-ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEAR/DEZEMBRO DE 2011-CESPE)

Infere-se das informaes do texto que a probabilidade de uma pessoa adulta selecionada ao acaso, no Brasil, possuir conta-corrente superior a 60%.

(ESCRITURRIO-BANCO DE BRASLIA/OUTUBRO DE 2011-CESPE)

Em uma cidade, 1.000 habitantes foram entrevistados a respeito de suas relaes com os bancos A e B. Dos entrevistados, 450 eram correntistas apenas do banco A, 480 eram correntistas do banco B, 720 eram correntistas de apenas um desses bancos e o restante no era correntista de nenhum desses 2 bancos. A respeito dessa pesquisa, correto afirmar que a probabilidade de um dos entrevistados

14) (ESCRITURRIO-BANCO DE BRASLIA/OUTUBRO DE 2011-CESPE) ser correntista dos 2 bancos superior a 0,20.

15) (ESCRITURRIO-BANCO DE BRASLIA/OUTUBRO DE 2011-CESPE)


no ser correntista de nenhum dos bancos igual a 0,08.

16) (ESCRITURRIO-BANCO DE BRASLIA/OUTUBRO DE 2011-CESPE) ser correntista apenas do banco B inferior a 0,25.

(CARGOS DE NVEL MDIO-TCNICO-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE)

Entre os 6 analistas de uma empresa, 3 sero escolhidos para formar uma equipe que elaborar um projeto de melhoria da qualidade de vida para os empregados da empresa. Desses 6 analistas, 2 desenvolvem atividades na rea de cincias sociais e os demais, na rea de assistncia social. Julgue os dois itens que se seguem, relativos composio da equipe acima mencionada.

17) (CARGOS DE NVEL MDIO-TCNICO-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE) Se os 2 analistas que desenvolvem atividades na rea de cincias sociais fizerem parte da equipe, ento a quantidade de maneiras distintas de se compor essa equipe ser superior a 6.

18) (CARGOS DE NVEL MDIO-TCNICO-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE) Se a equipe for formada por 2 analistas da rea de assistncia social e 1 analista da rea de cincias sociais, ento ela poder ser composta de 12 maneiras distintas.

21) (AGENTE ADMINISTRATIVO-MS/2008-CESPE) Sabe-se que, no Brasil, as placas de identificao dos veculos tm 3 letras do alfabeto e 4 algarismos, escolhidos de 0 a 9. Ento, seguindo-se essa mesma lei de formao, mas utilizando-se apenas as letras da palavra BRASIL, possvel construir mais de 600.000 placas diferentes que no possuam letras nem algarismos repetidos.

(JORNALISTA-ATIVIDADE: REPORTAGEM CINEMATOGRFICA OU FOTOGRFICA-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE)

Uma empresa jornalstica realizar processo seletivo para preencher 3 cargos de direo de jornalismo, de produo, de fotografia , 4 cargos de coordenao de fotografia jornalstica social, esportiva, cultural e policial , alm dos assistentes, um para cada diretoria ou coordenao. Supondo que haja 27 candidatos e que todos eles possuam as habilidades necessrias para assumir qualquer um dos cargos e que cada cargo ser ocupado por apenas um profissional, julgue os trs itens que se seguem.

22) (JORNALISTA-ATIVIDADE: REPORTAGEM CINEMATOGRFICA


OU FOTOGRFICA-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE)

Se os 4 candidatos mais bem classificados no processo seletivo forem ocupar os cargos de coordenao, ento, conhecidos esses 4 mais bem classificados, a quantidade de maneiras distintas de distribu-los nos cargos de coordenao ser inferior a 20.

23) (JORNALISTA-ATIVIDADE: REPORTAGEM CINEMATOGRFICA


OU FOTOGRFICA-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE)

Considerando que os ocupantes dos cargos de direo e de coordenao sejam escolhidos antes dos assistentes, ento, a quantidade de maneiras distintas de serem escolhidos os 4 assistentes que podero assumir qualquer coordenao ser superior a 5.000.

24) (JORNALISTA-ATIVIDADE: REPORTAGEM CINEMATOGRFICA


OU FOTOGRFICA-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE)

A quantidade de maneiras diferentes de serem escolhidos os 3 diretores superior a 20.000.

(JORNALISTA-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE) Dos 24 reprteres que buscam notcias para um telejornal local, metade sai s ruas em busca de notcias todos os dias e cada um tem a obrigao de trazer redao exatamente uma matria. A outra metade permanece na redao, editando suas matrias e planejando as atividades do dia seguinte. Das 12 matrias que chegam diariamente redao, em razo de limitaes de tempo, apenas 10 vo ao ar. O editor chefe escolhe, pela ordem, aquelas de maior impacto, seguidas daquelas que daro maior audincia. Antes, porm, de ir ao ar, cada matria passa pelos seguintes processos de controle de qualidade: 1. relevncia; 2. adequao ao tempo; 3. reviso lingustica; 4. diagramao do texto.

Esse controle de qualidade feito por 4 profissionais, todos capacitados para realizar qualquer dos processos de controle e, em cada dia, cada um realiza apenas um dos processos. Com base nessa situao, julgue os trs itens a seguir. 25) (JORNALISTA-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE) O editor chefe dispe de 12!/2 maneiras diferentes de escolher as 10 notcias que iro ao ar.

26) (JORNALISTA-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE) Considere que Pedro, Paulo, Joana e Maria sejam os responsveis pelos processos de controle de qualidade das matrias jornalsticas e que eles tenham se organizado de maneira que, em determinado dia, Pedro tenha executado o 1. processo, Paulo, o 2., Joana, o 3. e Maria, o 4.. Com base nessa situao, correto afirmar que, se, a cada dia, essa equipe se organiza de forma diferente para a execuo desses processos, ento, para que a organizao observada no primeiro dia se repita, sero necessrios, pelo menos, 30 dias.

27) (JORNALISTA-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE) Considere que, a cada dia, a sada dos reprteres s ruas em busca de notcias no dependa das atividades exercidas no dia anterior. Nesse caso, a quantidade de maneiras distintas de se selecionarem os reprteres que iro s ruas em busca de notcias em determinado dia igual a 24!/12!.

(ADVOGADO-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE) Uma pesquisa de opinio, para verificar a viabilidade das candidaturas de um candidato a prefeito e de um candidato a vereador de determinado municpio, entrevistou 2.000 pessoas: 980 responderam que votariam apenas no candidato a prefeito; 680 responderam que votariam apenas no candidato a vereador ou que no votariam em nenhum dos dois candidatos. Considerando essa situao, julgue os trs itens que se seguem.

28) (ADVOGADO-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE) A probabilidade de um entrevistado, escolhido ao acaso, ter respondido que votaria nos dois candidatos igual a 0,17.

29) (ADVOGADO-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE) A probabilidade de um entrevistado, escolhido ao acaso, ter respondido que votaria no candidato a prefeito superior a 0,68.

30) (ADVOGADO-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE) Se a probabilidade de um entrevistado, escolhido ao acaso, ter respondido que votaria no candidato a vereador for igual a 0,40, ento 220 dos entrevistados responderam que no votariam em nenhum dos dois candidatos.

(ANALISTA JUDICIRIO-REA: APOIO ESPECIALIZADO-ESPECIALIDADE: ANLISE DE SISTEMAS-TRE-ES/JANEIRO DE 2011-CESPE)

Uma escola promove, anualmente, um projeto para incentivar a participao de seus alunos nos processos eleitorais. A cada ano, so escolhidos 5 professores, que orientaro um grupo de 100 alunos em vrias atividades. No incio deste ano de 2011, a escola conta com 35 professores, dos quais 15 j participaram do projeto em anos anteriores; dos 800 alunos matriculados, 300 j participaram do projeto em outras oportunidades e 600 j so eleitores.

Com base na situao apresentada acima, julgue o item a seguir. 31) (ANALISTA JUDICIRIO-REA: APOIO ESPECIALIZADO-ESPECIALIDADE:

ANLISE DE SISTEMAS-TRE-ES/JANEIRO DE 2011-CESPE)

Se, em 2011, a equipe dos orientadores ser formada apenas por professores que ainda no participaram do projeto, ento a quantidade de maneiras distintas de se formar a equipe de professores orientadores superior a 15.500.

(ANALISTA DE SISTEMAS-TJ-RR/MAIO DE 2011-CESPE) Uma pesquisa a respeito da viabilidade de utilizao dos sistemas de processamento de dados A e B, com 10 analistas, produziu o seguinte resultado: 2 especialistas foram favorveis utilizao dos 2 sistemas; 5, favorveis utilizao do sistema B; 9, favorveis utilizao do sistema A ou do sistema B; e o restante foi favorvel no utilizao dos 2 sistemas. Supondo que a deciso acerca da utilizao ou no desses sistemas baseie-se unicamente nas opinies desses analistas, julgue os prximos trs itens:

34) (ANALISTA DE SISTEMAS-TJ-RR/MAIO DE 2011-CESPE) A probabilidade de o sistema A ser utilizado superior a 0,5. 35) (ANALISTA DE SISTEMAS-TJ-RR/MAIO DE 2011-CESPE) A probabilidade de que nenhum dos sistemas seja utilizado igual a 0,1. 36) (ANALISTA DE SISTEMAS-TJ-RR/MAIO DE 2011-CESPE) A probabilidade de que apenas o sistema B seja utilizado inferior a 0,2.

(GESTOR DE ATIVIDADE JORNALSTICA-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE)

O estafe de uma nova instituio pblica ser composto por 15 servidores: o diretor-geral, seu secretrio executivo e seus 2 subsecretrios 1 de assuntos administrativos e 1 de fomento , 4 diretores de administrao e finanas, de infraestrutura, executivo e de pessoal e, ainda, sete assessores ligados a esses cargos. Para a composio desse estafe, dispe-se de 20 pessoas, todas igualmente qualificadas para assumir qualquer um dos cargos vagos. Entretanto, por motivos internos, apenas 5 delas podem assumir cargos de direo. As pessoas escolhidas para os cargos de assessoria desempenham funes similares.

Considerando a situao acima, julgue os cinco itens que se seguem. 37) (GESTOR DE ATIVIDADE JORNALSTICA-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE) Supondo que j tenham sido preenchidos todos os cargos de direo, de secretrio executivo e de subsecretrios, a quantidade de maneiras distintas de se escolherem as pessoas para preencher os sete cargos de assessores superior a 700.

38) (GESTOR DE ATIVIDADE JORNALSTICA-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE) A quantidade de maneiras distintas de se escolhem as pessoas para preencher os 15 cargos de modo que as restries internas sejam respeitadas igual a 15!/7!.

39) (GESTOR DE ATIVIDADE JORNALSTICA-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE) Se os motivos internos no existissem, a quantidade de maneiras distintas de se escolherem as pessoas para preencher os 15 cargos seria igual a 20!/7!.

40) (GESTOR DE ATIVIDADE JORNALSTICA-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE) A quantidade de maneiras diferentes de serem preenchidos os cinco cargos de direo superior a 100.

41) (GESTOR DE ATIVIDADE JORNALSTICA-EBC/SETEMBRO DE 2011-CESPE) Supondo que j tenham sido preenchidos os cargos de direo, a quantidade de maneiras distintas de se escolherem as pessoas para preencher os cargos de secretrio e de subsecretrio superior a 3.000.

43) (TCNICO JUDICIRIO-TRE-MG/MARO DE 2009-CESPE) Se, no departamento de recursos humanos de uma empresa em que trabalhem 5 homens e 4 mulheres, for preciso formar, com essa equipe, comisses de 4 pessoas com pelo menos 2 homens, a quantidade de comisses diferentes que podero ser formadas ser a) superior ou igual a 200. b) superior ou igual a 170 e inferior a 200. c) superior ou igual a 140 e inferior a 170. d) superior ou igual a 110 e inferior a 140. e) inferior a 110.

(AUDITOR FISCAL DO TESOURO MUNICIPAL-PMV/MAIO DE 2007-CESPE)

Para formar-se um anagrama, permutam-se as letras de uma palavra, obtendo-se ou no uma outra palavra conhecida. Por exemplo, VROAL um anagrama da palavra VALOR. Com base nessas informaes, julgue os prximos quatro itens, relacionados aos anagramas que podem ser obtidos a partir da palavra VALOR.

44) (AUDITOR FISCAL DO TESOURO MUNICIPAL-PMV/MAIO DE 2007-CESPE) O nmero de anagramas distintos inferior a 100.

45) (AUDITOR FISCAL DO TESOURO MUNICIPAL-PMV/MAIO DE 2007-CESPE) O nmero de anagramas distintos que comeam com VL igual a 6.

46) (AUDITOR FISCAL DO TESOURO MUNICIPAL-PMV/MAIO DE 2007-CESPE) O nmero de anagramas distintos que comeam e terminam com vogal superior a 15.

47) (AUDITOR FISCAL DO TESOURO MUNICIPAL-PMV/MAIO DE 2007-CESPE) O nmero de anagramas distintos que comeam com vogal e terminam com consoante superior a 44.

48) (TCNICO JUDICIRIO-TSE/2007-CESPE) Para aumentar a segurana no interior do prdio do TSE, foram distribudas senhas secretas para todos os funcionrios, que devero ser digitadas na portaria para se obter acesso ao prdio. As senhas so compostas por uma sequncia de trs letras (retiradas do alfabeto com 26 letras), seguida de uma sequncia de trs algarismos (escolhidos entre 0 e 9). O nmero de senhas distintas que podem ser formadas sem que seja admitida a repetio de letras, mas admitindo-se a repetio de algarismos, igual a a) 263 10 9 8. c) 26 25 24 10 9 8. b) 263 103. d) 26 25 24 103.

(POLICIAL RODOVIRIO FEDERAL/JANEIRO DE 2004 CESPE) Considere que a tabela abaixo mostra o nmero de vtimas fatais em acidentes de trnsito ocorridos em quatro estados brasileiros, de janeiro a junho de 2003.

A fim de fazer um estudo de causas, a PRF elaborou 1.405 relatrios, um para cada uma das vtimas fatais mencionadas na tabela acima, contendo o perfil da vtima e as condies em que ocorreu o acidente. Com base nessas informaes, julgue os cinco itens que se seguem, acerca de um relatrio escolhido aleatoriamente entre os citados acima.

49) (POLICIAL RODOVIRIO FEDERAL/JANEIRO DE 2004 CESPE) A probabilidade de que esse relatrio corresponda a uma vtima de um acidente ocorrido no estado do Maranho superior a 0,2.

50) (POLICIAL RODOVIRIO FEDERAL/JANEIRO DE 2004 CESPE) A chance de que esse relatrio corresponda a uma vtima do sexo feminino superior a 23%.

51) (POLICIAL RODOVIRIO FEDERAL/JANEIRO DE 2004 CESPE) Considerando que o relatrio escolhido corresponda a uma vtima do sexo masculino, a probabilidade de que o acidente nele mencionado tenha ocorrido no estado do Paran superior a 0,5.

52) (POLICIAL RODOVIRIO FEDERAL/JANEIRO DE 2004 CESPE) Considerando que o relatrio escolhido corresponda a uma vtima de um acidente que no ocorreu no Paran, a probabilidade de que ela seja do sexo masculino e de que o acidente tenha ocorrido no estado do Maranho superior a 0,27.

53) (POLICIAL RODOVIRIO FEDERAL/JANEIRO DE 2004 CESPE) A chance de que o relatrio escolhido corresponda a uma vtima do sexo feminino ou a um acidente ocorrido em um dos estados da regio Sul do Brasil listados na tabela inferior a 70%.

54) (ESCRITURRIO-BANCO DO BRASIL-SELEO 003/JUNHO DE 2008CESPE) Uma pesquisa, realizada com 900 pessoas que contraram emprstimos bancrios e tornaram-se inadimplentes, mostrou a seguinte diviso dessas pessoas, de acordo com a faixa etria.

A partir da tabela acima e considerando a escolha, ao acaso, de uma pessoa entre as 900 que participaram da referida pesquisa, correto afirmar que a probabilidade de essa pessoa ter de 41 a 50 anos de idade, sabendo-se que ela tem pelo menos 31 anos, superior a 0,5.

55) (TCNICO DE INFORMTICA-MPE-RR/JUNHO DE 2008-CESPE) Os nmeros de cadastro dos clientes de uma loja sero compostos de 10 algarismos. Em cada nmero de cadastro, o algarismo 0 dever aparecer 4 vezes, o algarismo 1, 3 vezes, o algarismo 5, 2 vezes, e o algarismo 7, 1 vez. Nessa situao, a quantidade de clientes que podero ser cadastrados ser superior a 15.000.

56) (ESCRITURRIO-BANCO DO BRASIL-SELEO 001/JUNHO DE 2007-CESPE) Considere que o BB tenha escolhido alguns nomes de pessoas para serem usados em uma propaganda na televiso, em expresses do tipo Banco do Bruno, Banco da Rosa etc. Suponha, tambm, que a quantidade total de nomes escolhidos para aparecer na propaganda seja 12 e que, em cada insero da propaganda na TV, sempre apaream somente dois nomes distintos. Nesse caso, a quantidade de inseres com pares diferentes de nomes distintos que pode ocorrer inferior a 70.

57) (ESCRITURRIO-BANCO DO BRASIL-SELEO 001/JUNHO DE 2007-CESPE) Considere que um decorador deva usar 7 faixas coloridas de dimenses iguais, pendurando-as verticalmente na vitrine de uma loja para produzir diversas formas. Nessa situao, se 3 faixas so verdes e indistinguveis, 3 faixas so amarelas e indistinguveis e 1 faixa branca, esse decorador conseguir produzir, no mximo, 140 formas diferentes com essas faixas.

58) (ESCRITURRIO-BANCO DO BRASIL-SELEO 001/JUNHO DE 2007-CESPE) H exatamente 495 maneiras diferentes de se distriburem 12 funcionrios de um banco em 3 agncias, de modo que cada agncia receba 4 funcionrios.

Anda mungkin juga menyukai