Anda di halaman 1dari 4

Aula: 01 - Porque Filosofia na formao de professores?

Aula: 01 Temtica: Porque Filosofia na formao de professores? Esta primeira aula tem como ttulo uma questo que est diretamente relacionada a outras como: afinal, o que Filosofia? Para que serve? Para que aprender Filosofia em cursos de Licenciatura? Assim, para tentar responde-las, temos que primeiramente ter em mente do que estamos falando: o que Filosofia? A palavra filosofia grega e atribui-se sua inveno ao filsofo grego Pitgoras de Samos (sculo V a. C). composta por duas outras palavras: philo (aquele ou aquela que tem um sentimento amigvel) derivada de philia, que significa amizade e amor fraterno; e sophia (sabedoria) derivada de sophs, sbio. Dessa forma, podemos dizer que filosofia a amizade pela sabedoria e filsofo o que tem amor, amizade, ao saber. Num contexto histrico, podemos verificar que a Filosofia foi o incio da tentativa de explicao racional, sistemtica e reflexiva do universo, da natureza e do homem, quando antes esta era composta pelo pensamento mtico[1].
[...] a Filosofia surgiu quando alguns pensadores gregos se deram conta de que a verdade do mundo o dos humanos no era algo secreto e misterioso, que precisasse ser revelado por divindades a alguns escolhidos, mas que, ao contrrio, podia ser conhecida por todos por meio das operaes mentais de raciocnio, que so as mesmas em todos os seres humanos (CHAU, 2011, p.29).

Ou seja, a verdade no estaria nos deuses, mas no prprio mundo e no homem. Assim, a partir da Filosofia que se torna possvel a existncia das diversas cincias que hoje conhecemos como Biologia, Matemtica, Qumica, Psicologia, dentre outras. Tendo em vista que toda cincia pretende ser conhecimento verdadeiro; obtido por procedimentos rigorosos de pensamento; pretende agir sobre a realidade e fazer progressos nos conhecimentos, corrigindoos e aumentando-os (CHAU, 2011). O conhecimento das diferentes cincias nasce, portanto, de problemas filosficos[2] que impulsionam a investigao e busca pela verdade[3], ainda que esta no seja eterna e imutvel. a curiosidade infantil que impulsiona a indagao e viso crtica[4] do mundo, como diria Scrates, considerado o pai da Filosofia, pois so as crianas que participam de novas experincias a cada instante questionando a realidade, sem o vcio e conformao da viso adulta. Esta seria ento, a postura filosfica.
A atividade filosfica , portanto, uma anlise, uma reflexo e uma crtica. Essas trs atividades so orientadas pela elaborao filosfica de ideias gerais sobre a realidade e os seres humanos. Portanto, para que essas trs atividades se realizem, preciso que a filosofia se defina como busca do fundamento (princpio, causas, e condies) e do sentido (significao e

finalidade) da realidade em suas mltiplas formas, indagando o que essas formas de realidade so, como so e por que so, e procurando as causas que as fazem existir, permanecer, mudar e desaparecer.[...] A filosofia no cincia: uma reflexo sobre os fundamentos da cincia, isto , sobre procedimentos e conceitos cientficos. No religio: uma reflexo sobre os fundamentos da religio, isto , sobre as causas, origens e formas das crenas religiosas. No arte: uma reflexo sobre os fundamentos da arte, isto , sobre os contedos, as formas, as significaes das obras de arte e do trabalho artstico. No sociologia nem psicologia, mas a interpretao e avaliao crtica dos conceitos e mtodos da sociologia e da psicologia. No poltica, mas interpretao, compreenso e reflexo sobre a origem, a natureza e as formas do poder e suas mudanas. No histria, mas reflexo sobre o sentido dos acontecimentos inseridos no tempo e compreenso do que seja o prprio tempo (CHAU, 2011, p.26).

Ora, se a filosofia reflexo[5] sobre diversos aspectos constituintes da formao existencial, social, poltica, social e cultural humana, a um que-fazer humano, no h como separ-la da educao. A educao j se manifestava juntamente com a formulao das primeiras teorias filosficas. E, praticamente todos os textos fundamentais da filosofia clssica implicam, na explicitao de seus contedos, uma preocupao com a educao (SEVERINO, 1990). Dessa forma, a histria da educao e a Filosofia se entrelaam. Vamos segunda questo, ento, para que serve a filosofia? Sua amplitude discursiva, ou seja, ela consegue refletir e dialogar sobre tudo no se contentando com a superficialidade do conhecimento (no objetiva, mas radical- busca a raiz); sua postura questionadora, muitas vezes incmoda para poderes polticos e tirnicos (haja vista sua retirada do ensino nas escolas no perodo ditatorial no Brasil), unidas ao fato de historicamente ser acessvel a um pequeno grupo cujas principais preocupaes no fossem a sobrevivncia, mas o pensamento e compreenso do real fazem da filosofia algo distante do que se considera til para o senso comum[6]. Quando questionamos para que serve algo, nos referimos a uma utilidade; de alguns atributos que garantam um retorno (mais imediato possvel). Em nossa sociedade atual, til o que nos concerne prestgio, poder, fama e riqueza (CHAU, 2011). De fato, a filosofia, o conhecimento de sua histria e sistematizao racional e crtica no nos ser til desta forma, mas:
Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for til; se no se deixar se guiar pela submisso s ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for til; se buscar compreender a significao do mundo, da cultura, da histria for til; se conhecer o sentido das criaes humanas nas artes, na cincia e na poltica for til; se dar a cada um de ns e a nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas aes numa prtica que deseja a liberdade e a felicidade para todos for til, ento podemos dizer que a Filosofia o mais til de todos os saberes de que os seres humanos so capazes (CHAU, 2011, p.26).

Ser que a questo ttulo desta aula j pode ser respondida? Talvez precise de mais de uma primeira aula, ou de uma primeira unidade para que voc mesmo chegue a possveis respostas.

Por enquanto, ficamos com a citao de Guzzo (2006) acerca da Filosofia da Educao: por meio dela que o educador poder adquirir pressupostos e conceitos que fundamentem uma boa argumentao docente, passando da educao do senso comum para uma atitude crtica e filosfica em relao s questes que envolvem o ensino e os processos educacionais. At a prxima aula em que conceituaremos a Filosofia da Educao. Notas: A cada aula tero algumas notas de rodap que serviro como um glossrio para que possam melhor compreender conceitos e termos em sua contextualizao filosfica, no deixem de ler! At a prxima aula!
[1] Pensamento mtico: pensamento que aceita o mito (mitologia) como verdade. Diferente da

concepo atual de mito como uma mentira ou lenda, o mito uma narrativa sobre a origem do mundo e de tudo que nele existe, aceita por grandes civilizaes, principalmente as Antigas, como nica resposta verdadeira da realidade. Dentre tais civilizaes, a grega. A palavra mito vem do grego, mythos, e deriva de dois verbos: mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e do verbo mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar). Para os gregos, mito um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem a narrativa como verdadeira porque confiam naquele que narra; uma narrativa feita em pblico, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. E essa autoridade vem do fato de que o narrador ou testemunhou diretamente o que est narrando ou recebeu a narrativa de quem testemunhou os acontecimentos narrados (CHAU, 2011). No livro Teogonia (Teo= deus; gonia= origem), Hesodo, poeta grego, tem reproduzido de forma escrita a narrao acerca da origem do Universo e deuses, segundo a mitologia grega.
[2] O conceito de problema filosfico ser melhor discutido na aula 4. [3] Verdade: esta que orienta e movimenta a prpria filosofia, porm a verdade um valor, o que

significa dizer que o verdadeiro confere s coisas um sentido que elas no teriam se fossem consideradas indiferentes verdade e falsidade, ou seja, a verdade um atributo dado a realidade conforme perspectiva de determinado sujeito observador. Assim, no existe verdade absoluta e imutvel porque supostas verdades, com o passar do tempo ou em outro espao, pode no mais o ser. A existncia de Poseidon (deus dos mares) era verdade aos gregos antigos, e hoje? Deixou de ser? H alguns sculos acreditvamos que a Terra era o centro do universo (geocentrismo), com a teoria heliocntrica (o sol o centro do sistema), a verdade mudou. Quanto a concepo do termo verdade, podemos encontrar diferenas tambm nas diferentes lnguas. Em grego, altheia (o que se manifesta ou se mostra para os olhos, o no esquecido); em latim, veritas (refere-se preciso, ao rigor e exatido de um relato, a fidelidade ao que realmente aconteceu) e, em hebraico se diz emunah (significa confiana, uma crena fundada na esperana e na confiana em uma promessa, ao que ser ou vir, sua forma mais elevada a revelao divina). (CHAU, 2011)
[4] Crtica: palavra proveniente do grego; possu trs sentidos principais: 1) capacidade para julgar,

discernir e decidir corretamente; 2) exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem prejulgamento; 3) atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artstica ou cientfica (CHAU, 2011, p. 19).
[5] Reflexo: (in. Reflection; fr. Rflexion; ai. Rflexion; it. Riflession) em geral, o ato ou o processo por

meio do qual o homem considera suas prprias aes. Este conceito foi determinado de trs maneiras, a saber: I) como conhecimento que o intelecto tem de si mesmo; 2) como conscincia; 3) como abstrao. (ABBAGNANO, 1998, p.837).
[6] Senso Comum: um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experincias, vivncias

e observao do mundo. uma forma de conhecimento vulgar ou popular. Caracteriza-se por conhecimentos empricos (sensveis) acumulados ao longo da vida e passados de gerao em gerao. um saber que se baseia no modo comum e espontneo de assimilar informaes e conhecimentos teis no cotidiano. Tambm faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que so tidos como verdades e seguidos pelo povo.

Anda mungkin juga menyukai