Anda di halaman 1dari 15

UNIVERSIDADE DE SO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CINCIAS HUMANAS Departamento de Letras Orientais Disciplina: Literatura Japonesa VI

Baile de Mscaras
A crtica ao imperialismo norte-americano em Cocktail Party

Jos Maurcio de Faria Ferreira Yoshitake NUSP 2369093 Noturno

Introduo
Segundo Steve Rabson escreve no prefcio do livro em que publica sua traduo de duas novelas okinawanas (RABSON, p. 23), os norte-americanos ofereceram livros e filmes sobre os EUA para a apreciao popular em centros de convivncia, durante plena ocupao militar em Okinawa. Fizeram festas de Independncia dos EUA (4 de julho) e de Ao de Graas, e serviram bebidas alcolicas, tudo para tentar ganhar (comprar) a simpatia do povo okinawano. Rabson comenta que nem mesmo a bebida apagava o ressentimento do povo em relao aos invasores norte-americanos. O Cocktail Party do ttulo da novela de shiro Tatsuhiro um evento exatamente desta natureza. Neste trabalho, pretende-se explorar alguns aspectos tematizados pelo autor nesta novela e observar alguns efeitos de sentido produzidos pela obra, especialmente aqueles que contribuem para o desmascaramento das relaes sociais e polticas entre o povo okinawano e os estrangeiros de diversas origens presentes na ilha, e observar-se de que maneira a metfora do baile de mscaras projeta o lado negativo do tatemae para outros povos. H tambm crticas severas ao expansivismo militar japons e aos meios brutais e no menos desumanos empregados para este fim pelo Japo, mas pretende-se manter o foco deste trabalho na crtica presente em Cocktail Party ao imperialismo norte-americano, suas motivaes e consequncias.

Brevssimo resumo da obra


Ambientado no incio dos anos 60, Cocktail Party a histria de um homem cuja filha estuprada por um soldado norte-americano. Ele narra a crescente frustrao do pai enquanto luta contra as inquietaes causadas pela lei dos militares estrangeiros e sente o esmagador impacto das realidades polticas de Okinawa do perodo ps-guerra em suas relaes pessoais e institucionais. (RABSON, p. XIII)

Tatemae e Honne
Definio
Tatemae e honne so conceitos japoneses que descrevem o contraste entre os sentimentos verdadeiros de uma pessoa (honne) e o comportamento e as opinies apresentadas em pblico (tatemae). As verdadeiras intenes (honne) do indivduo podem ser contrrias ao que se espera dele em seus papis sociais e circunstncias, por isso so frequentemente mantidas em segredo (tatemae), exceto quando se trata dos amigos mais

ntimos. O tatemae reflete o comportamento esperado pela sociedade japonesa, o qual geralmente no se casa com os honne de cada pessoa (WIKIPEDIA1). O crtico norte-americano naturalizado japons Debito Arudou escreveu recentemente sobre o tema no stio do Japan Times2:
Sem dvida, um observador culturalmente relativstico tentaria justificar esta dinmica destrutiva mudando de assunto ou dando desculpas (tatemae eles mesmos) tais como evitar conflito, manter a harmonia do grupo, evitar constrangimentos, etc. parte tudo isso, a verdade cruel que: Ns, japoneses, no mentimos. Apenas no dizemos a verdade. (ARUDOU)

Pode-se argumentar que existem mscaras sociais em muitas outras sociedades, inclusive no Brasil, mas o tatemae enquanto comportamento japons est enraizado at mesmo institucionalmente, como pode-se constatar na cena em que Omae (Voc) vai tentar dar parte do estupro de sua filha pelo soldado norte-americano Robert Harris, e o oficial lhe diz que preciso entender a situao, e repete a mesma vaga explicao at que Omae entenda que era para ele suportar aquilo em silncio. (TATSUHIRO, p.53) shiro parece haver dividido a narrativa de sua novela vencedora do Prmio Akutagawa com base nos comportamentos distintos do narrador, antes e depois de voltar para casa da festa da amizade na base norte-americana e descobrir que sua filha fora estuprada, como veremos a seguir.

Os personagens e a prtica do tatemae/honne


No se pretende aqui enumerar todos os tatemae/honne dos personagens. Pretende-se apenas um panorama geral apenas para aclarar o quanto este binrio est presente e abordado amplamente na novela.

Miller
Rabson escreve logo no prefcio de seu livro que o interesse norte-americano na ilha unicamente militar, que no existe preocupao com a populao (RABSON, p.X). O papel do Sr. Miller na narrativa aproxima suas aes do tatemae, pois est sempre tentando forar a amizade entre os povos okinawano e japons, ao mesmo tempo em que criou o grupo de estudos de chins e tenta mant-lo unido. Mesmo quando finalmente expe seu honne, quando Omae o pressiona, a confisso no deixa de ser evasiva, ou seja, uma
1

No por acaso que foi utilizada a Wikipedia como fonte. Este tema parece no ser muito abordado no ocidente. 2 No doubt a culturally relativistic observer would attempt to justify this destructive dynamic by citing red herrings and excuses (themselves tatemae) such as "conflict avoidance," "maintaining group harmony," "saving face," or whatever. Regardless, the awful truth is: "We Japanese don't lie. We just don't tell the truth.

desculpa esfarrapada, mais um tatemae: Eu fui forado pela natureza do meu trabalho. (TATSUHIRO, p.74) O tatemae de Miller est a servio da espionagem norte-americana, tratando-se afinal de mera dissimulao para alcanar outros objetivos que passam longe da amizade entre ele e os colegas do grupo de estudos e a paz e amizade entre os povos.

Sra. Miller
Quando consultada sobre sua opinio a respeito da cultura okinawana, a esposa do Sr. Miller diz consider-la japonesa, mas com certa individualidade. Quando questionada sobre qual seria a individualidade, ela diz no saber e ento sai de cena, usando como desculpa o fato de seu papel ser apenas servir comida (TATSUHIRO, p.41). Uma forma prxima do tatemae. Em outra cena, quando Omae desiste de pedir ajuda a Miller e est para deixar o clube, sua mulher expressa seus sentimentos ao pai da menina estuprada, dizendo esperar que a sua filha nao tenha ficado muito chocada (TATSUHIRO, p.56). Esta fala tambm est muito prxima do tatemae, e poderia ser at mesmo confundida com uma ofensa, se levada a srio. Que espcie de pessoa no ficaria chocada ao ser vtima de estupro?

Sun
Figura enigmtica para Watashi, mas que se aproxima de Omae, e expe sua opinio verdadeira em todas as oportunidades. Sun sincero com Ogawa e Omae, a ponto de no se preocupar em praticar tatemae. graas ao constante e agudo honne de Sun que Omae vai-se empoderando e dando voz a seus sentimentos e ideologia ao longo da narrativa.

Ogawa
Este jornalista japons alocado em Okinawa j sabe da atividade de Miller junto inteligncia militar norte-americana, ento expe sua opinio diante dele, mesmo que com ironia. Este personagem oriundo da Ilha Principal pratica o honne majoritariamente. atravs dele, inclusive, que Omae toma conhecimento da farsa arquitetada por Miller.

A filha estuprada
Uma cena curiosa dentro da narrativa justamente a que envolve um honne da menina estuprada. No dia seguinte quele em que levada pela polcia militar norte-americana para prestar depoimento quanto agresso a Harris, a menina relata aos pais que foi liberada no mesmo dia mas preferiu pousar na casa de um ex-colega do que passar um dia inteiro sendo interrogada pelo olhar dos pais. A mulher de Omae fica chocada, pois a filha nunca havia passado uma noite fora de casa antes. Omae, por sua vez, fica desconfiado ao saber que sua filha passou a noite em Koza, uma cidade amplamente aparelhada por boates e meretrcios, ou seja, perde a confiana na menina. (TATSUHIRO, p.70)

Esta situao parece ilustrar a averso dos jovens pela prtica do tatemae, ao mesmo tempo em que coloca na perda de confiana do pai toda a sombra de uma sociedade que clama de suas filhas determinado comportamento, mesmo que isto signifique ocultar fatos dos pais. Pode-se encarar isto como uma crtica de shiro cultura do tatemae.

Lincoln
Personagem aparentemente desprezvel, o mexicano Lincoln sempre que surge em cena, diz coisas no sentido de elogiar a amizade entre os povos e as pessoas de diferentes origens. No possvel discernir se suas falas so sinceras (honne) ou se so apenas para manter as aparncias (tatemae). H um tpico mais adiante que explora o significado desta efmera presena na trama.

Harris
Pela descrio de Watashi no preldio, Harris exerce o tpico papel de amigo da vizinhana (tatemae), mas seu verdadeiro carter e intenes so revelados quando seus estupros so denunciados pelas jovens. O honne da parte dele aparece quando maltrata Omae e Sun que foram ao hospital pedir que ele testemunhasse por conta prpria.

Oficial
Outra figurao interessante da cultura do tatemae na novela a descrio que Omae faz dos olhos do oficial e dos empregados okinawanos que observam Watashi perdido na base de dez anos atrs. O olhar do oficial era o mesmo dos empregados da base e gritava silenciosamente: no posso fazer nada por voc (TATSUHIRO, p.54). Enquanto as circunstncias e papis desempenhados pelos compatriotas os impediam de se posicionar ativamente em favor do Watashi perdido na base em 1953 e buscando justia em 1963, os olhares expressavam o honne.

Sr. Fink
Um dos exemplos mais eloquentes de crtica de shiro ignorncia dos norteamericanos instalados em Okinawa, dentre os muitos presentes em Cocktail Party a efmera apario de um certo Sr. Fink. O personagem entra em cena durante a festa, logo aps o mexicano Lincoln compartilhar com o narrador-personagem okinawano o quanto deve ser terrvel para um convidado perder uma criana em seu pas. O Sr. Fink, que o gerente de uma companhia local de importao de automveis, se intromete e diz algo mais ou menos assim:
Agora que tudo terminou, eu realmente no consigo imaginar um okinawano envolvido em um crime contra uma criana norte-americana. Ns tivemos uma greve na nossa companhia

e os lderes do sindicato ficavam to ansiosos em manter as relaes boas que pareciam quase acomodados demais. (TATSUHIRO, p.49)

Watashi (Eu) encara o comentrio como sendo aparentemente uma tentativa bajulao. As aparncias enganam. Primeiro, o Sr. Fink parece ignorar que por trs do tatemae reconhecido por ele da parte dos lderes do sindicato, existe o honne, que a real motivao para a greve. Segundo, se levarmos em conta o fato histrico de que Caraway, o Alto Comissrio em exerccio de 1961 a 1964 (perodo que engloba 1963, data fictcia dos eventos narrados em Cocktail Party) havia colocado restries at mesmo na atividade sindical dos trabalhadores de base (RABSON, p.16), a fala do Sr. Fink sai do campo da bajulao e comea a se aproximar da ironia. Terceiro, Rabson relata que sob as ordens do mesmo Caraway, trabalhadores piqueteiros eram recebidos por fileiras de policiais ou at mesmo por policiais militares munidos de rifles armados com baionetas na porta de seus trabalhos (RABSON, p.16), o que tira a afirmao do Sr. Fink do campo da ironia e a leva para o cinismo. Quarto, se consultarmos o verbete fink no dicionrio, encontraremos como sinnimo o termo strikebreaker, ou seja, fura-greve, no bom portugus. Tendo estes quatro aspectos levados em considerao, fica claro o desprezo e a falta de alteridade do empregador norte-americano de ento (simbolizado pelo Sr. Fink) em relao aos trabalhadores okinawanos, quando refletimos detidamente sobre sua fala. No resta dvidas de que esta fala um tatemae.

Prelude e Aftermath, e os narradores Watashi e Omae


A parte central do desenvolvimento desta novela est na transformao do foco narrativo, que um antes e outro aps o conhecimento do estupro de sua filha por parte do narrador. Ao longo do Prelude, tudo narrado em primeira pessoa, com o foto narrativo centrado em Watashi. Ao longo de todo o Aftermath, o foco narrativo em segunda pessoa. Analisemos, portanto, as caractersticas deste personagem que o narrador, ao longo do Prelude e do Aftermath, em termos de tatemae/honne.

Prelude
O preldio a primeira parte da novela, em que o narrador comparece ao Cocktail Party, e d sinais claro de estar acomodado com o sistema de ento. Dois honne de Watashi marcam o estado de alienao em que se encontra o cidado okinawano. O primeiro relata de que forma ele est realmente anestesiado atravs das esmolas oferecidas pelo Sr. Miller, e o trecho em que Watashi est empolgado porque ver a mulher do Sr. Miller, que muito bonita e sensual, e tomar bebidas alcolicas boas e de graa (esmola), as quais no tinha acesso fora da base. Watashi relata ainda que apreciava comer as refeies baratas (esmola) do clube militar e se sentia privilegiado, escolhido (TATSUHIRO,

p.35). O segundo honne quando Watashi diz no ver motivo para um okinawano raptar uma criana norte-americana (TATSUHIRO,p.48). Este tipo de pensamento deixa claro que ele ainda no havia sentido as consequncias da ocupao de maneira prxima, visceral. O comportamento social de Watashi durante o Cocktail Party fortemente conduzido pela prtica do tatemae. Quando Morgan est levantando questes polmicas (processo de aculturao, de manipulao de fatos histricos), Watashi prefere encher a boca de carne de peru para evitar o constrangimento de dar sua opinio (TATSUHIRO,p.37). Quando Morgan cita o livro de Kerr, Watashi prefere ficar calado a comentar que o autor escrevera tal obra com objetivo manipulatrio (TATSUHIRO, p.37). Quando Ogawa cita o relato de mes afogando filhos na novela chinesa Waves, Watashi comea a falar que isto tambm ocorreu em Okinawa, mas prefere mudar de assunto (TATSUHIRO, p.40).

Aftermath
Aps tomar conhecimento de que sua filha fora estuprada por seu vizinho, um soldado norte-americano a quem considerava pacato, simptico e inofensivo, o comportamento do narrador d uma virada. A partir dali, passa a referir a si mesmo como Omae (you, voc), narrando suas peripcias a partir da segunda pessoa. Aliada a esta mudana no foco narrativo, e ao contrrio de Watashi, Omae no pratica o tatemae, pelo contrrio, torna-se absolutamente transparente e passa a subverter a ordem vigente da manuteno da frgil paz e amizade entre os nativos okinawanos e os convidados estrangeiros, para ilustrar o contraste atravs do tatemae do mexicano Lincoln. No corpo do Aftermath possvel listar ao menos 15 honne de Omae. O intuito aqui no ser de mencionar exaustivamente todos os honne de Omae para as pginas deste trabalho, mas apenas com um exemplo, possvel perceber plenamente o tom da mudana de postura do narrador personagem em sua relao com os norte-americanos ocupantes da ilha. Quase no final da novela, quando o Sr. Miller convocou o narrador para um almoo no clube a fim de jogar panos quentes na provvel reao negativa dos okinawanos frente priso por sequestro da faxineira adolescente okinawana inocente, Omae o surpreende dizendo que a grande amizade construda pelo prprio Sr. Miller, que espio a servio do exrcito norte-americano, baseada em falsas premissas e diz que vai colocar um fim neste baile de mscaras. Omae diz que decidiu processar Robert Harris pelo estupro de sua filha, e a seguir explica a Sun, diante de Miller e Ogawa, que a justia que quer que seja feita no contra apenas um nico norte-americano, mas sim contra toda a farsa que o prprio Cocktail Party (TATSUHIRO, p.75).

Mscaras da Manipulao
Antropologia recproca e a falta de alteridade

No prembulo de sua coletnea de artigos de introduo cultura japonesa pelo olhar de uma antropologia recproca, Hisayasu Nakagawa, japons nativo, explica que morou muitos anos na Frana, e viveu um vai-e-vem entre Japo e Europa, o que lhe deu, portanto:
"(...) uma posio intermediria que me possibilita no s observar o Japo com distanciamento, mas tambm considerar a Frana sem recorrer a clichs. Vejo os dois pases sob um duplo-enfoque nipo-francs." (NAKAGAWA, p.11)

Steve Rabson no apenas traduziu esta novela e Child of Okinawa de Higashi Mineo. Rabson agiu em conformidade com o pensamento de Nakagawa, e viajou para Okinawa a fim de viver a realidade e explorar a documentao nas bases militares norte-americanas. shiro, por sua vez, polemiza em Cocktail Party diversas situaes em que os personagens, histricos ou no, acabam agindo ou julgando pessoas e situaes com base em concluses provenientes de experincias de no-reciprocidade. possvel elencar diversas cenas e, que esta ignorncia resulta em falta de alteridade, e na pior (ou melhor) das hipteses, acaba frustrando planos literalmente maquiavlicos de figuras importantes do cenrio poltico da poca, como ser mostrado a seguir:

A tese do okinawano acomodado


Rabson escreve que o General MacArthur, em 1948, caracterizou o okinawano como simplrio e disse que recebendo alguma esmola, ficariam felizes ao viver em uma base norte-americana. Afirma tambm que os norte-americanos criam que o povo okinawano era acomodado e estava satisfeito com as esmolas e por isso nunca exigiriam a devoluo da ilha. Rabson classifica este pensamento como pura iluso (RABSON, p.7). No por acaso, a ltima declarao do narrador de Cocktail Party que mesmo sabendo que perder tanto o processo de estupro contra o soldado Harris, quanto o de defesa de sua filha como agressora, nos tribunais no haver iluses (TATSUHIRO, p.77). o okinawano shiro desmascarando a falsa tese macarthuriana forjada a um hemisfrio de distncia. Vale lembrar tambm o incidente da Caverna dos Negros, em que camponeses okinawanos mataram trs soldados norte-americanos afrodescendentes e depositaram os corpos em uma caverna de 15 metros de profundidade. Segundo relatos3, os soldados norteamericanos eram to confiantes na impotncia dos okinawanos que mesmo indo todo fim-desemana estuprar mulheres no vilarejo, iam desarmados.

O Tratado de So Francisco
Rabson vai afirmar que no final das contas, o Tratado de So Francisco foi nada mais, nada menos, do que um eco da voz do General MacArthur, que dizia que os okinawanos viveriam mais felizes sob uma base militar norte-americana do que sob o Japo. Os norte-

Cave of the Negroes incident. Disponvel em: http://en.wikipedia.org/wiki/ Cave_of_the_Negroes_incident. Acessado em 26/11/2012.

americanos acreditavam que okinawanos pediriam a adeso de sua ilha aos EUA. Ao contrrio disto, o dia da assinatura do tratado ficou conhecido entre os okinawanos como o Dia da Vergonha (RABSON, p.10). Nakagawa vai abordar a questo da identidade do japons e da lngua japonesa enquanto fenmenos lococntricos, ou seja, vinculados e dependentes do local em que se est (NAKAGAWA, p.25-30). Embora no seja o foco do trabalho corrente, a ignorncia deste conceito por parte do imperialismo norte-americano o fez subestimar a importncia do espao para o japons (incluindo-se a o povo okinawano), como bem ilustrado em Bones4, por exemplo, uma outra novela okinawana. shiro parece ilustrar de certa forma o quanto a fria de Omae recai sobre quem ocupa Okinawa no momento presente, e no quem ocupou no passado ou ainda poderia vir a ocupar no futuro (como afirmava ao povo okinawano a chantagista e manipuladora propaganda norte-americana), quando no auge do conflito, o chins Sun afirma que Omae estava destruindo tudo o que ele tentou conseguir, e recebe como resposta que Robert Harris destruiu isso, junto com o Sr. Miller e o Sr. Morgan (TATSUHIRO, p.75), ou seja, os norte-americanos. Esta resposta de Omae a Sun emblemtica, e ser abordada mais detidamente a seguir.

Comportamento norte-americano em terra ocupada


Cocktail Party apresenta uma realidade baseada em fatos histricos que desmascara ao leitor o procedimento nefasto do norte-americano que ocupa Okinawa. Conforme j citado anteriormente, Omae diz que no ele quem destri a amizade entre o povo okinawano e os estrangeiros, mas sim Harris, Miller e Morgan. possvel observar o foco da crtica de shiro Tatsuhiro em uma trplice simbologia da agresso norte-americana (criminalidade, manipulao e injustia) atravs destes trs personagens, respectivamente. Embora cada um dos trs faa referncia nesta anlise a uma forma especfica de agresso, estas (e outras) agresses no so exclusivas de cada um deles.

Harris (Criminalidade)
Conforme Rabson, os soldados enviados para a ocupao de Okinawa eram a escria do exrcito norte-americano. Transferidos de outros locais devido incompetncia ou ao comportamento inadequado, a pssima qualidade do material humano resultou em ampla proliferao de crimes e corrupo envolvendo militares norte-americanos na ilha (RABSON, p.3). Piv de todo o conflito da novela, o soldado Robert Harris simboliza uma caracterstica peculiar e perene dos militares norte-americanos enviados a Okinawa ao estuprar a vizinha adolescente e sua prpria namorada: a criminalidade. difcil ler a novela e no deixar
4

Novela de Tsuyoshi Shima publicada em 1973. A trama desta novela gira em torno da relao tradicional do okinawano com o solo, assim como o apagamento desta tradio, em grande parte atravs do processo de aculturao.

de lembrar do estupro cometido em 1995 pelo soldado norte-americano Marcus Gill, em companhia dos colegas Kendrick Ledet e Rodrico Harp contra uma menina okinawana de doze anos. Um fato recente5 corrobora com a simbologia de Harris sobre a criminalidade: o prprio Ledet, aps retornar aos EUA depois de cumprir pena de trabalhos forados at 2003, estupra e mata (aparentemente nesta ordem) uma jovem universitria, depois se mata.

Morgan (Injustia)
Alm de propagar as ideias presentes no livro de Kerr, que segundo o personagem Ogawa so manipulaes a fim de formar opinio que abalize a dominao norte-americana de Okinawa, Morgan dispara o processo de revolta de Omae contra o duplo sistema judicirio da ilha, que protegia os estrangeiros e oprimia os okinawanos. quando o mexicano Lincoln d a notcia de que Morgan havia acusado de sequestro a faxineira que protegera seu filho conduzindo-o segurana de seu prprio lar que Omae tem sua derradeira indignao contra a injustia e decide militar contra isto (TATSUHIRO, p.72). A figura de Morgan, portanto, simboliza a injustia perpetrada pelo norte-americano que atravs de seu tribunal militar separado, de sua fachada admnistrativa civil USCAR6 (RABSON, p.14) e da figura desptica do Alto Comissrio (RABSON, p.15), inocenta os militares que humilham, roubam, estupram e assassinam civis okinawanos; diante de uma enfraquecida justia local que no tem fora para inocentar civis como a prpria faxineira acusada por Morgan ou a filha estuprada do narrador, que agride Harris aps ser estuprada.

Miller (manipulao)
Miller o smbolo mximo da manipulao em Cocktail Party. Ele cria o grupo de estudos de chins, para o qual convida um japons (Ogawa), um chins (Sun) e um okinawano (Watashi), com o objetivo especfico (embora secreto) de obter informaes para a inteligncia militar norte-americana, para a qual trabalha. Todas as aes de Miller so calculadas para resultar em maior entrosamento (Cocktail Party), amizade entre os povos (grupo de estudos) e jogar panos quentes nos envolvidos em conflitos para que no ganhem propores que possam comprometer a permanncia militar norte-americana em Okinawa (procura demover Omae da ideia de processar Harris, procura
5

ALLEN, David. Former Marine who sparked Okinawa furor is dead in suspected murder-suicide. Disponvel em: http://www.stripes.com/news/former-marine-who-sparked-okinawa-furor-is-dead-insuspected-murder-suicide-1.53269, acessado em 26/11/2012. 6 Esta sigla particularmente cnica, pois apesar da USCAR ser de fato apenas uma fachada da administrao militar norte-americana da ilha (United States Civil Administration of Ryukyu Islands), a soa como um trocadilho: U.S. care, o que significaria algo como Assistncia norte-americana. Lembra a frase escrita na fachada do edifcio da indstria Monstros S.A.. do filme de animao homnimo de 2001 da Pixar: We scare because we care, ou seja, Ns assustamos porque nos preocupamos. o norte-americano fazendo piada sobre seu prprio terrorismo, que sempre possui como justificativas a liberdade e a democracia.

jogar panos quentes sobre a indignao de Omae pela acusao de Morgan, etc).. O comportamento manipulatrio de Miller nesta novela simboliza e remete ao prprio Kerr, autor do livro citado por Morgan, ao Comodoro Perry, que 110 anos antes de 1963 faria um brinde amizade entre os povos de Okinawa e dos EUA, e pelas costas solicitava a ocupao militar da ilha antes que algum o fizesse e que seria fcil convencer a populao se explorassem a questo moral dos abusos que o japons cometera no passado (RABSON, p.6). Remete tambm ao prprio General MacArthur, conforme comentado anteriormente.

Lincoln, o smbolo da subservincia ao imperialismo


Lincoln o soldado mexicano que aparece apenas trs vezes na novela, e parece ser uma personagem de pouca importncia para a mensagem transmitida por shiro Tatsuhiro em Cocktail Party. Uma primeira leitura da novela atrai a ateno sobre o crculo Narrador / MIller / Ogawa / Sun, o que trava o conflito politicamente entre Okinawa / EUA / Japo / China. Em uma segunda leitura, o personagem Lincoln passa a perturbar, exatamente por parecer estar fora deste crculo. Entretanto, se pararmos para pensar que o termo pejorativo gringo, altamente utilizado pelo povo brasileiro para se referir aos norte-americanos, foi conferido a eles pelos mexicanos em tempo de guerra, surgindo como produto do metaplasmo sofrido pela frase green go home, parece que enxergamos a ponta do iceberg. Pelo menos um tero do territrio norte-americano, a poro sul e sudoeste, foi tomada violentamente do Mxico, atravs de genocdio contra as etnias autctones que habitavam a regio h milhares de anos e guerras sangrentas contra os mexicanos. A ttulo de exemplo, o processo de anexao do estado do Texas se deu da seguinte forma7: 1) envio de tropas, genocdio indgena, guerra contra os mexicanos e ocupao militar norte-americana em 1836; 2) fomento norte-americano pela independncia do Texas em relao ao Mxico, para a consolidao de uma Repblica do Texas; 3) anexao do Texas como mais um Estado dos Estados Unidos da Amrica. Tudo este processo acontecendo em meados do sculo XIX, pouco antes da sugesto de ocupao de Okinawa do Comodoro Perry presidncia dos EUA. O processo de anexao do Texas (assim como outros estados norte-americanos), portanto, assemelha-se muito com o esforo gringo em Okinawa. Compreende-se, assim, a expectativa por parte dos gringos de que o povo okinawano clamasse pela anexao de sua ptria aos EUA. Compreende-se tambm, ento, por que interessava tanto aos norteamericanos jogar o povo okinawano contra o povo japons, fomentando-os assim independncia: unicamente para ser anexado a posteriori. Mais uma vez, as bandeiras da liberdade e da democracia tremulando maquiavelicamente em mos norte-americanas. Se olharmos para a desculpa ou motivao poltica interna usada pelo imperialismo norte-americano em meados do sculo XIX para o avano das Treze Colnias at a costa

SCHLACHTER, Alexis. Cunto le debe Estados Unidos a Mxico?. Disponvel em: http:// www.walterlippmann.com/docs611.html. Acessado em 26/11/2012.

oeste, chegaremos ao que ficou conhecido como Manifesto Destino8. Trata-se de lavagem cerebral atravs de fanatismo religioso, que dizia que Deus havia eleito a raa norte-americana como um novo povo de Israel9 para dominar o mundo. Quatro anos aps o Comodoro Perry afirmar que se os EUA no dominassem Okinawa, outros o fariam, ao tomar posse da presidncia estadunidense, James Buchanan diria com todas as letras em seu discurso10:
"A expanso dos Estados Unidos sobre o continente americano, desde o rtico at a Amrica do Sul, o destino de nossa raa (...) e nada pode det-la".

Neste ano corrente de 2012, 155 anos aps Buchanan, Mitt Romney, presidencivel norte-americano, ostentaria discurso com o mesmo vis baseado em fanatismo religioso na abertura de sua campanha eleitoral11:
"Deus no criou este pas para que fosse uma nao de seguidores. Os Estados Unidos no esto destinados a ser apenas um dos vrios poderes globais em equilbrio. Os Estados Unidos devem conduzir o mundo ou outros o faro."

Lincoln, portanto, no um personagem acidental. O fato de ser mexicano e possuir o nome de um presidente gringo, o fato de chamar os invasores norte-americanos de Okinawa (e do Texas, do Arizona, de Nevada, etc..., ou seja, do prprio Mxico!) de convidados (TATSUHIRO, p.49), o fato de passar a notcia da injusta acusao de sequestro contra a adolescente okinawana, soam como uma provocao por parte de shiro. Uma espcie de alerta, de crtica ao comportamento passivo em relao ao imperialismo norte-americano em processo na ilha. Lincoln, portanto, um smbolo da subservincia ao imperialismo norteamericano, um modelo a ser evitado.

Zacarias de la Rocha: o anti-Lincoln


Em contraste ao mexicano de nome de gringo Lincoln, o msico contemporneo Zacarias de la Rocha, ativista poltico e membro do Exrcito Zapatista de Libertao Nacional (EZLN), norte-americano e possui nome e ascendncia mexicanos. Enquanto o Lincoln literrio parece ter sido projetado por shiro para representar o quo ridculo e subserviente seria o okinawano seguir praticando o tatemae em prol da amizade com o invasor norte-americano, Zack de la Rocha compe letras de protesto antiimperialista, como a da msica Calm like a bomb12. O ttulo desta msica poderia muito bem
8

Manifesto Destino. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Destino_Manifesto. Acessado em 26/11/ 2012. 9 Curiosamente, acaba de ser publicada (no dia (25/11/2012)) uma relevante matria no stio do jornal O Estado de So Paulo relacionando o sionismo ao imperialismo norte-americano. 10 Manifesto Destino. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Destino_Manifesto. Acessado em 26/11/ 2012. 11 Idem. 12 Letra na integra: http://www.ratm.net/lyrics/cal.html

resumir o estado psicolgico de Sun, que guardou por dcadas o estupro de sua esposa por parte dos soldados chineses em segredo como tatemae. Poderia resumir tambm a condio de Omae ao descobrir que o Cocktail Party na verdade apenas um baile de mscaras, assim como seu grupo de estudos de chins e sua to estimada amizade com Miller. Calm like a bomb expressa em poucas palavras a tenso explosiva (destrutiva, nas palavras de Arudou) a que se pode chegar atravs do binrio tatemae/honne. Muitos trechos da msica dialogam com o Cocktail Party, o que configura nada mais, nada menos do que um paralelo entre Mxico e Okinawa, ambos vtimas do mesmo agressor imperialista. Logo no incio, o letrista se apresenta como o filho sem-terra dos nativos que outrora eram os legtimos habitantes do Mxico: I was born landless This is tha native son Em seguida, relata caminhar atravs de um cenrio tipicamente de ps-guerra, referindo-se tanto ao genocdio indgena quanto ao aftermath da guerra entre Mxico e EUA: Stroll through tha shanties And tha cities remains Same bodies buried hungry But with different last names

Zacarias qualifica a ao imperialista como abutres e ladres, alm de denunciar que o povo dominado torna-se explorado, prisioneiro ou at mesmo escravo. These vultures rob everything Leave nothing but chains A certa altura, a msica se abre para falar no apenas do Mxico, mas declara que o mesmo ocorre no mundo inteiro e de maneira similar. Vai falar dos interesses econmicos (bank) como real motivao, e do Destino Manifesto como mito religioso, ambos causando a morte. Pick a point on tha globe Yes tha pictures tha same There's a bank There's a church a myth and a hearse O fecho da msica remete diretamente situao ocultada pelo tatemae j mencionado do Sr. Fink, o fura-greve, e expe a situao precria dos povos que vivem sob o jugo do imperialismo norte-americano (capitalismo): em caso de protesto, o cidado tem o direito de obedecer e a polcia tem o direito de matar: There's a strike and a line of cops outside of tha mill

There's a right to obey And there's a right to kill.

Concluso
Atravs da novela Cocktail Party, shiro publica diversas crticas ao povo okinawano e japons, aos militares que atuam sob qualquer tipo de bandeira, e aos governos japons e americano. Nota-se destacadamente que uma das mensagens presentes no texto que o tatemae no apenas utilizado para humilhar e dominar mais facilmente quem o pratica, conforme visto na pessoa de Watashi no Prelude, quanto ridculo e absurdo que se continue praticando aps a dominao, conforme ilustrado intensamente pelo mexicano Lincoln, o grande anti-modelo de comportamento oferecido por shiro para o povo okinawano. Como modelo a ser seguido, pde-se reconhecer em Omae o honne e a indignao e reao contra todas as injustias perpetradas pelo dominador. Toda a ao em Cocktail Party parte do desvelo, do reconhecimento das estruturas de hipocrisia e manipulao. Watashi alienado, passivo e acomodado. At que a opresso se apresenta sem mscara diante dele quando Harris estupra sua filha, e a voz da conscincia de Watashi ganha fora e se faz ouvir a partir de ento, brilhantemente figurada como um outro Watashi, que agora se refere a si mesmo como Omae, ou seja, a voz da auto-crtica, o despertar para a realidade, a supresso da alienao. A partir do Aftermath, um novo mundo se descortina, e o narrador descobre que tudo o que ele viveu at ento no passava de um baile de mscaras. Finalmente, pode-se olhar para o Cocktail Party como um baile de mscaras, onde a verdade e as reais intenes esto escondidas pela manipulao e hipocrisia por parte dos norte-americanos, que possuem o status de convidados, graas ao tatemae do povo okinawano, japons (e at chins), que calado, suprime sua verdade e assiste passivamente aos abutres pilharem suas terras, suas tradies e suas vidas. esta a paisagem da Okinawa ocupada do ps-guerra que shiro Tatsuhiro legou a seus compatriotas, na esperana de que abandonem o modelo ruim e sigam o bom caminho.

Bibliografia
NAKAGAWA, Hisayasu. Introduo Cultura Japonesa: Ensaio de Antropologia Recproca. Trad. do Francs por ABREU, Estela Dos S. So Paulo: Martins, 2008. RABSON, Steve. Prefcio e Introduo. In: Okinawa: Two Postwar Novellas (Japan Research Monograph 10). Berkeley: University of California, 1989. TATSUHIRO, shiro. Cocktail Party. In: Okinawa: Two Postwar Novellas (Japan Research Monograph 10). Trad. do Japons por RABSON, Steve. Berkeley: University of California, 1989.

Da internet: ALLEN, David. Former Marine who sparked Okinawa furor is dead in suspected murder-suicide. Disponvel em: http://www.stripes.com/news/former-marine-who-sparked-okinawa-furor-is-deadin-suspected-murder-suicide-1.53269, acessado em 26/11/2012. ARUDOU, Debito. The costly fallout of tatemae and Japans culture of deceit. Disponvel em: http://www.japantimes.co.jp/text/fl20111101ad.html. Acessado em 24/12/2012. SCHLACHTER, Alexis. Cunto le debe Estados Unidos a Mxico?. Disponvel em: http:// www.walterlippmann.com/docs611.html. Acessado em 26/11/2012. WIKIPEDIA, Cave of the Negroes incident. Disponvel em: http://en.wikipedia.org/wiki/ Cave_of_the_Negroes_incident. Acessado em 26/11/2012. __________, Honne and Tatemae. Disponvel em: http://en.wikipedia.org/wiki/ Honne_and_tatemae. Acessado em 24/12/2012. __________, Manifesto Destino. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Destino_Manifesto. Acessado em 26/11/2012.

Anda mungkin juga menyukai