Anda di halaman 1dari 3

Curso: Anual Noturno Disciplina: Direito Civil Professor: Gustavo Nicolau Data: 14.02.

2011 Viso Panormica do Direito Civil

Parte Geral Direito Civil Parte Especial

Parte Geral So 3 livros: - Pessoas - Bens - Fatos Jurdicos

Parte Especial So 5 livros: - Obrigaes - Empresa - Coisas (posse e direitos reais) - Famlia - Sucesses

Formas de se obrigar juridicamente (s quando existe uma reao estatal para o seu descumprimento): contrato, lei ou ato ilcito.

Correlao com o Processo Civil: Parte Geral: Elementos da Ao: fundamentos jur. Pessoas Partes Bens Pedido Fatos Jurdicos Causa de pedir (fatos e Pedido)

Parte Geral: Condies da ao: Parte Geral: Competncia

Pessoas Legit. Partes

Bens Pedido Jur. Possvel

Fatos Jurdicos Interesse de agir

Pessoas Pessoa

Bens Valor

Fatos Jurdicos Matria

O direito civil se correlaciona com o processo civil de maneira lgica e coerente.

Por questes didticas, iniciaremos pelo estudo da prescrio (art. 189, CC) e decadncia (art. 207, ss CC), que fica no livro III.

Prescrio e Decadncia Questes: 1. Por que a lei estabelece prazos para o exerccio de direitos? Buscando a segurana jurdica. No seria adequado permitir que litgios em potencial ficassem infinitamente abertos na sociedade.

2. Por que a lei civil criou dois prazos com natureza e regras diferenciadas? Porque existe no mbito do direito civil duas espcies de direitos subjetivos e no seria possvel estabelecer o mesmo prazo para ambos.

3. Por que correto afirmar que os prazos prescricionais so tpicos de sentenas condenatrias enquanto que os prazos decadenciais so tpicos de sentenas constitutivas (positivas ou negativas)?

Espcies de direito: 1. Direitos a uma prestao Para o seu direito se efetivar voc tem que pedir ajuda a outra parte, que tem que prestar alguma coisa para voc. Precisa da colaborao alheia, sendo passvel de ser violado pela no colaborao. Ex. Para eu receber uma dvida eu preciso que o devedor me pague. A prestao pode ser: dar, fazer, no fazer. Nessa primeira categoria de direitos, o titular depende necessariamente do comportamento da outra parte. Seja esse comportamento um dar, um fazer ou um no fazer. Essa 1 caracterstica revela, numa primeira anlise, a dependncia que o titular do direito tem em relao ao devedor. E isso leva a segunda caracterstica do direito a uma prestao que a possibilidade desse direito ser violado, afinal basta que o devedor no faa o que era para ser feito, no d o que era para ser dado ou faa o que no era para ser feito ( evidente que haver conseqncias jurdicas decorrentes desse descumprimento, mas o que importa para este momento saber que o direito passvel de ser violado). Exemplos de direitos a uma prestao: O direito do locador de receber aluguel; direito de o mutuante receber o valor; o direito do advogado de receber seus honorrios; o direito de o segurado receber o valor ajustado na hiptese de sinistro; o direito de o aluno receber a prestao de servio educacional, etc. A violao do direito a uma prestao faz surgir a pretenso do titular, que significa a possibilidade jurdica de o titular pedir uma providencia jurisdicional para, enfim, efetivar o seu 2

direito. Essa pretenso nasce aps a violao do direito e s ento, com o direito + a pretenso que a sociedade est ameaada e s ento o direito civil precisa tomar providncias para pacificar a sociedade. A soluo fornecida para tanto eliminar aps certo prazo a pretenso mantendo vivo o direito a uma prestao, que j no serve para muita coisa e j no ameaa mais a sociedade. Ler art. 189!! Art. 189. Violado o direito, nasce para o titular a pretenso, a qual se extingue, pela prescrio, nos prazos a que aludem os arts. 205 e 206.

Concluso: A prescrio o fenmeno jurdico que extingue a pretenso que nasceu da violao do direito a uma prestao.

2. Direitos potestativos - (prxima aula)

Anda mungkin juga menyukai