Anda di halaman 1dari 3

Foras intermoleculares Foras de interao entre as molculas

Quando duas molculas se aproximam h uma interao de seus campos magnticos o que faz surgir uma fora entre elas. o que chamamos de fora intermolecular. Essas foras variam de intensidade, dependendo do tipo da molcula polar ou apolar! e, no caso das polares, de quo polares elas so. Observao importante: " teoria cintica dos gases assume que a dist#ncia entre as molculas to grande que no existe fora de atrao entre elas. Em estado l$quido e s%lido as molculas esto muito pr%ximas e a fora atrativa pode ser o&servada. on x molcula polar' a fora mais forte e sua magnitude pode ser compat$vel a de uma ligao covalente.

Molcula polar x molcula polar' (corre entre molculas polares da mesma su&st#ncia ou de su&st#ncias diferentes, am&as polares. Esta fora muito conhecida como dipolo x dipolo ou dipolo-permanente.

Ligaes de hidrognio' Quando ligado a um tomo pequeno e de forte eletronegatividade ), ( ou *!, o hidrog+nio forma liga,es polares muito fortes. -eus p%los interagiro fortemente com outras molculas polares, formando uma forte rede de liga,es intermoleculares.

Molcula polar x molcula apolar' .onhecida como interao dipolo x dipolo induzido, ocorrem porque molculas polares dipolos permanentes! conseguem distorcer a distri&uio de carga em outras molculas vizinhas, atravs de polarizao induzida. /ma interao desse tipo uma interao fraca.

Essas intera,es so responsveis, por exemplo, pela solu&ilidade de gases como o ( 2 apolar! em gua. Molcula apolar x molcula apolar' ( movimento dos eltrons permite que, em determinado momento, molculas apolares consigam induzir um dipolo em sua molcula vizinha e esta, uma vez polarizada, d+ seq0+ncia ao efeito. Essas foras foram perce&idas pelo f$sico polon+s )ritz 1ondon, que sugeriu que molculas apolares poderiam se tornar dipolos temporrios. Essas foras ficaram conhecidas como foras de disperso ou foras de London. Onde atuam as foras intermoleculares " fora intermolecular responsvel por alguns fen2menos muito comuns, como acapilaridade e a tenso superficial. Quando pegamos uma toalha de papel e colocamos apenas uma de suas pontas em contato com a gua. "p%s alguns instantes, toda a toalha est 3mida. Essa 4su&ida4 da gua por algumas superf$cies ou tu&os capilares muito finos! chamada de capilaridade. ( fato de uma agulha flutuar so&re a superf$cie da gua mesmo sendo mais densa que ela e o caminhar de um inseto so&re a gua s% poss$vel pela tenso superficial, uma espcie de fina camada que se forma nos l$quidos. Ponte de Hidrognio -e no existissem as pontes de hidrog+nio, a gua teria seu ponto de e&ulio perto de 567 o., o que tornaria sua exist+ncia imposs$vel na 8erra.

Anda mungkin juga menyukai