Anda di halaman 1dari 39

Aula 09

Curso: Noes de Informtica p/ AFT Professor: Alexandre Lnin

ESTRATGIA CONCURSOS

Ebook Provas 2013


Questes Comentadas de Provas 2013
Ebook com Questes Comentadas da banca CESPE. Contm questes comentadas pelo Professor Lnin (Alexandre Lnin Carneiro).

##19-491.455.060##

Professor Lenin Verso 1.0 ESTRATGIA CONCURSOS

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

Sumrio
INTRODUO....................................................................................................................................................... 2 LISTA DAS QUESTES .......................................................................................................................................... 3 TJDFT DIVERSOS 2013................................................................................................................................... 3 Polcia Federal Escrivo ................................................................................................................................ 5 Ministrio Da Integrao Nacional - Assistente Tcnico Administrativo ........................................................ 9 Ministrio Da Integrao Nacional Analista Superior ................................................................................ 12 GABARITOS ........................................................................................................................................................ 15 QUESTES COMENTADAS ................................................................................................................................. 16 TJDFT DIVERSOS 2013................................................................................................................................. 16 Polcia Federal Escrivo .............................................................................................................................. 21 Ministrio Da Integrao Nacional - Assistente Tcnico Administrativo ...................................................... 29 Ministrio Da Integrao Nacional Analista Superior ................................................................................ 33

##19-491.455.060##

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

INTRODUO

Este E-book contm questes comentadas pelo professor Lnin. So questes sobre Noes de Informtica aplicadas em provas da banca CESPE em 2013. Minha sugesto que voc resolva as questes antes de ler os comentrios, pois assim fixar melhor os assuntos tratados e poder se concentrar mais naquelas questes onde ainda existam dvidas. As dvidas podem ser enviadas para o meu e-mail no Estratgia Concursos: alexandrelenin@estrategiaconcursos.com.br ou no prprio frum da disciplina.

Bons estudos e at j. Lnin

##19-491.455.060##

Total de Questes Comentadas neste E-book: 48 ltima atualizao: Agosto/2013.

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

LISTA DAS QUESTES TJDFT DIVERSOS 2013 Com relao ao ambiente Windows e a aplicativos de edio de textos e de navegao na Internet, julgue os itens seguintes. 1. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q31) No ambiente Windows, a ferramenta Opes da Internet permite a configurao da homepage que ser automaticamente aberta toda vez que o navegador de Internet for executado, sendo possvel tanto digitar o endereo de uma pgina quanto usar o endereo da pgina atual ou de uma pgina padro, ou, ainda, deixar a opo em branco. 2. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q32) No Internet Explorer, a opo de armazenamento de histrico de navegao na Web permite o armazenamento de informaes dos stios visitados e selecionados pelo usurio, de modo que, em acesso futuro, elas sejam encontradas diretamente a partir do menu Favoritos. 3. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q33) Uma lista de distribuio, ou mailing list, um recurso da Internet que permite, por meio de correio eletrnico, que diversos usurios recebam e enviem mensagens para uma lista, cujas assinaturas so gerenciadas por um servidor de listas. 4. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q34) Uma URL contm o nome do protocolo utilizado para transmitir a informao ou arquivo e informaes de localizao da mquina onde esteja armazenada uma pgina web.
##19-491.455.060##

5. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q35) O aplicativo Writer, do BrOffice, utilizado para a edio de textos, no permite a realizao de clculos com valores numricos, por exemplo, clculos com valores em uma tabela inserida no documento em edio. Acerca de redes de computadores e segurana da informao, julgue os itens subsequentes.

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

6. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q36) Autenticidade um critrio de segurana para a garantia do reconhecimento da identidade do usurio que envia e recebe uma informao por meio de recursos computacionais. 7. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q37) Nobreak um equipamento que mantm, durante determinado tempo, em caso de falta de energia eltrica na rede, o funcionamento de computadores que a ele estiverem conectados. 8. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q38) Nas empresas, um mesmo endereo IP , geralmente, compartilhado por um conjunto de computadores, sendo recomendvel, por segurana, que dez computadores, no mximo, tenham o mesmo endereo IP. 9. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q39) A criptografia, mecanismo de segurana auxiliar na preservao da confidencialidade de um documento, transforma, por meio de uma chave de codificao, o texto que se pretende proteger. 10. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q40) Backdoor uma forma de configurao do computador para que ele engane os invasores, que, ao acessarem uma porta falsa, sero automaticamente bloqueados. Com relao ao ambiente Windows e a aplicativos de edio de textos e de navegao na Internet, julgue os itens a seguir. 11. (CESPE/2013/TJDFT/Nvel Superior/Q23) No Windows XP, a funo de gerenciamento do computador permite que diversas atividades de manuteno em computadores locais e remotos sejam realizadas, como, por exemplo, gerenciar recursos compartilhados, visualizar usurios conectados e interromper servios do sistema.
##19-491.455.060##

12. (CESPE/2013/TJDFT/Nvel Superior/Q24) No Windows, quando um cone associado a um arquivo for arrastado para um disco diferente do atual, ser criada uma cpia do arquivo, sendo mantido o arquivo no disco de origem. 13. (CESPE/2013/TJDFT/Nvel Superior/Q25) O Word (vale para Writer) possui recurso de inserir, de forma automtica, sem interferncia do usurio,

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

ndice no documento em edio, o que feito quando so reconhecidos os ttulos dos itens do documento. No que se refere segurana da informao, julgue os itens que se seguem. 14. (CESPE/2013/TJDFT/Nvel Superior/Q26) Worm um software que, de forma semelhante a um vrus, infecta um programa, usando-o como hospedeiro para se multiplicar e infectar outros computadores. 15. (CESPE/2013/TJDFT/Nvel Superior/Q27) A autoridade certificadora, que atua como um tipo de cartrio digital, responsvel por emitir certificados digitais. 16. (CESPE/2013/TJDFT/Nvel Superior/Q28) Firewall um equipamento para redes que armazena e gerencia o software de antivrus, para garantir que toda a rede estar isenta de ataques maliciosos realizados por programas de computador.

Polcia Federal Escrivo

##19-491.455.060##

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

Considerando a figura acima, que ilustra as propriedades de um dispositivo USB conectado a um computador com sistema operacional Windows 7, julgue os itens a seguir. 23 As informaes na figura mostrada permitem inferir que o dispositivo USB em questo usa o sistema de arquivo NTFS, porque o fabricante Kingston. 24 Ao se clicar o cone , ser mostrado, no Resumo das Funes do Dispositivo, em que porta USB o dispositivo est conectado. 25 Um clique duplo em far que seja disponibilizada uma janela contendo funcionalidades para a formatao do dispositivo USB. Com relao a redes de computadores, julgue os itens seguintes. 26 Se uma impressora estiver compartilhada em uma intranet por meio de um endereo IP, ento, para se imprimir um arquivo nessa impressora, necessrio, por uma questo de padronizao dessa tecnologia de impresso, indicar no navegador web a seguinte url: print://<IP_da_impressora>/<nome_do_arquivo>, em que IP_da_impressora deve estar acessvel via rede e nome_do_arquivo deve ser do tipo PDF. 27 Se, em uma intranet, for disponibilizado um portal de informaes acessvel por meio de um navegador, ser possvel acessar esse portal fazendo-se uso dos protocolos HTTP ou HTTPS, ou de ambos, dependendo de como esteja configurado o servidor do portal.

##19-491.455.060##

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

Com base na figura acima, que ilustra as configuraes da rede local do navegador Internet Explorer (IE), verso 9, julgue os prximos itens. 28 Se o servidor proxy responder na porta 80 e a conexo passar por um firewall de rede, ento o firewall dever permitir conexes de sada da estao do usurio com a porta 80 de destino no endereo do proxy. 29 A opo Usar um servidor proxy para a rede local faz que o IE solicite autenticao em toda conexo de Internet que for realizada. A respeito de tipos de computadores e sua arquitetura de processador, julgue os itens subsequentes.
##19-491.455.060##

30 Diferentemente de um processador de 32 bits, que no suporta programas feitos para 64 bits, um processador de 64 bits capaz de executar programas de 32 bits e de 64 bits. 31 Um processador moderno de 32 bits pode ter mais de um ncleo por processador. Acerca de organizao, processos e gerenciamento de informaes, julgue os itens que se seguem.

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

32 Considere que um usurio de login joao_jose esteja usando o Windows Explorer para navegar no sistema de arquivos de um computador com ambiente Windows 7. Considere ainda que, enquanto um conjunto de arquivos e pastas apresentado, o usurio observe, na barra de ferramentas do Windows Explorer, as seguintes informaes: Bibliotecas > Documentos > Projetos. Nessa situao, mais provvel que tais arquivos e pastas estejam contidos no diretrio C:\Bibliotecas\Documentos\Projetos que no diretrio C:\Users\joao_jose\Documents\Projetos. 33 Ttulo, assunto, palavras-chave e comentrios de um documento so metadados tpicos presentes em um documento produzido por processadores de texto como o BrOffice e o Microsoft Office. Julgue os itens subsequentes, relativos procedimentos, prticas e outros aspectos. a segurana da informao,

34 Se uma soluo de armazenamento embasada em hard drive externo de estado slido usando USB 2.0 for substituda por uma soluo embasada em cloud storage, ocorrer melhoria na tolerncia a falhas, na redundncia e na acessibilidade, alm de conferir independncia frente aos provedores de servios contratados. 35 Considere que o usurio de um computador com sistema operacional Windows 7 tenha permisso de administrador e deseje fazer o controle mais preciso da segurana das conexes de rede estabelecidas no e com o seu computador. Nessa situao, ele poder usar o modo de segurana avanado do firewall do Windows para especificar precisamente quais aplicativos podem e no podem fazer acesso rede, bem como quais servios residentes podem, ou no, ser externamente acessados.
##19-491.455.060##

36 A poltica de mesa limpa e de tela limpa medida essencial para a melhoria do controle de acesso lgico e fsico em um ambiente corporativo seguro. Uma poltica alternativa seria a instalao de um sistema de single-sign-on no ambiente de sistemas de informaes corporativo. 37 A zona desmilitarizada de uma rede (ZDM ou DMZ) o local indicado para a instalao de um gateway de sada de uma sub-rede que adota um esquema de NAT (network address translation) para proteo de seus computadores no momento de acesso Internet. 38 Considere que, visando reduzir o volume de trfego Internet em uma rede corporativa, a administrao da rede tenha instalado um sistema de proxy
Professor Alexandre Lnin Carneiro Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

transparente. Nessa situao, tal proxy no contribuir para o aumento da anonimidade dos usurios dessa rede na navegao Internet. 39 Para tratar um computador infestado por pragas virtuais do tipo pop-up e barra de ferramenta indesejada, mais indicado o uso de aplicativos com funes de antispyware que aplicativos com funo de antivrus. Em ambos os casos, a eficcia da remoo depende da atualizao regular das assinaturas de malwares. 40 Imediatamente aps a realizao de um becape incremental utilizando-se um software prprio de becape, h expectativa de que esteja ajustado o flag archive de todos os arquivos originais que foram copiados para uma mdia de becape.

Ministrio Da Integrao Nacional - Assistente Tcnico Administrativo

janela I Word 2010

##19-491.455.060##

janela II Excel 2010

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

janela III PowerPoint 2010

Com base nas situaes mostradas nas figuras acima, que apresentam janelas do Word 2010, Excel 2010 e PowerPoint 2010 que foram abertas em um computador equipado com sistema operacional Windows 7, julgue os itens subsequentes. 43 Na situao mostrada na janela do Word 2010, para se copiar o ttulo Relatrio em outro local no texto, suficiente se realizar a seguinte sequncia de aes: aplicar um clique duplo no referido ttulo; acionar o boto ; aplicar um clique no local onde o texto deve ser copiado; pressionar e manter pressionado o boto [CTRL] e, em seguida, teclar [V].

44 Para se aplicar a fonte Times New Roman em todo o texto mostrado na janela I, suficiente aplicar um clique duplo em qualquer ponto do texto o
##19-491.455.060##

que permite selecionar todo o texto ; em seguida, acionar o boto , para abrir uma caixa de ferramentas que apresenta uma lista de fontes; e, finalmente, escolher a fonte Times New Roman mostrada nessa lista.

45 Caso se aplique um clique duplo na barra de ttulo na janela I, o documento ser fechado.

46 Na situao da planilha mostrada na janela II, considere que a clula D2 deva apresentar a mdia aritmtica dos valores que se encontram nas clulas
Professor Alexandre Lnin Carneiro Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

B2 e C2. Nesse caso, suficiente que o usurio clique na clula D2, digite nessa clula a expresso =mdia(B2:C2) e, em seguida, tecle [ENTER].

47 Na situao mostrada na janela III, caso o usurio selecione a palavra Concluso e, em seguida, acione o boto fonte dessa palavra. , ser aumentado o tamanho da

A figura acima mostra uma janela do navegador Internet Explorer aberta em um computador equipado com o sistema operacional Windows 7. A respeito dessa janela e de conceitos e aplicativos associados Internet, julgue os itens seguintes.
##19-491.455.060##

48 Na situao mostrada na figura, ao se clicar o boto , ser aberto um aplicativo de correio eletrnico que permitir o envio de uma mensagem ao responsvel pela pgina da Web atualmente em exibio (www.unb.br).

49 Na situao mostrada na figura, ao se clicar a ferramenta , ser acionado o modo annimo de navegao, que evita que o navegador guarde, no histrico, as pginas da Web visitadas.

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

50 Na situao mostrada na figura, ao se clicar o boto , ser iniciado procedimento de anlise da confiabilidade da pgina da Web em exibio, que procurar avaliar o risco de infeco do computador por vrus ou outras ameaas digitais.

Ministrio Da Integrao Nacional Analista Superior

janela I Windows Explorer

janela II Word 2010

##19-491.455.060##

janela III Excel 2010

janela IV PowerPoint 2010

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

Com relao s situaes mostradas nas figuras acima, que apresentam janelas do Windows Explorer, Word 2010, Excel 2010 e PowerPoint 2010 que foram abertas em um computador equipado com sistema operacional Windows 7, julgue os itens a seguir. 35 Na situao ilustrada na janela I, os arquivos encontram-se na pasta . , ,

36 Na situao ilustrada na janela III, ao se clicar a clula B1, se pressionar e manter pressionada a tecla [CTRL] e se clicar a clula B3, ser selecionado o grupo de clulas formado apenas pelas clulas B1 e B3.

37 Na situao ilustrada na janela II, para se aplicar negrito ao trecho Prezado Senhor Fulano de Tal, suficiente selecionar esse trecho, pressionar e manter pressionada a tecla [CTRL] e, em seguida, teclar [N].

38 Na situao ilustrada na janela IV, o acionamento do boto iniciar o processo de insero de um novo eslaide na apresentao.

permite

##19-491.455.060##

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

A figura acima mostra uma janela do navegador Internet Explorer aberta em um computador equipado com o sistema operacional Windows 7. Em relao a essa janela e aos conceitos e aplicativos associados Internet, julgue os itens seguintes. 39 Ao se clicar o boto , o navegador exibir a parte oculta do texto que se encontra esquerda da imagem mostrada na pgina www.integracao.gov.br.

40 O acionamento do boto

permite atualizar a pgina em exibio.

##19-491.455.060##

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

GABARITOS

TJDFT DIVERSOS - 2013


GABARITO 1 X 11 C 2 E 12 C 3 X 13 E 4 C 14 E 5 E 15 C 6 E 16 E 7 C 17 8 E 18 9 C 19 10 E 20

Polcia Federal Escrivo


GABARITO 23 E 33 C 24 C 34 E 25 E 35 C 26 E 36 E 27 C 37 E 28 C 38 C 29 E 39 C 30 C 40 C 31 C 41 32 E 42

Ministrio Da Integrao Nacional - Assistente Tcnico Administrativo


GABARITO 43 C 44 E 45 E 46 C 47 C 48 E 49 E 50 E

Ministrio Da Integrao Nacional Analista Superior


##19-491.455.060##

GABARITO 35 E 36 C 37 C 38 E 39 E 40 E

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

QUESTES COMENTADAS TJDFT DIVERSOS 2013 Com relao ao ambiente Windows e a aplicativos de edio de textos e de navegao na Internet, julgue os itens seguintes. 17. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q31) No ambiente Windows, a ferramenta Opes da Internet permite a configurao da homepage que ser automaticamente aberta toda vez que o navegador de Internet for executado, sendo possvel tanto digitar o endereo de uma pgina quanto usar o endereo da pgina atual ou de uma pgina padro, ou, ainda, deixar a opo em branco. COMENTRIOS A banca anulou esta questo porque entendeu que a redao no permitiu um julgamento objetivo. Inicialmente, a banca entendeu que a questo estava correta. Porm, deve ter se esquecido que o ambiente Windows permite, sim, alterar a pgina inicial no item descrito (encontrado no painel de controle), mas isto funciona para o Internet Explorer. Se o usurio utilizar outro navegador, a regra da pgina inicial definida no painel de controle no se aplica. GABARITO: ANULADA. 18. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q32) No Internet Explorer, a opo de armazenamento de histrico de navegao na Web permite o armazenamento de informaes dos stios visitados e selecionados pelo usurio, de modo que, em acesso futuro, elas sejam encontradas diretamente a partir do menu Favoritos. COMENTRIOS
##19-491.455.060##

O item est errado. O histrico no armazena informaes dos sites visitados, apenas os endereos dos sites. preciso que o usurio adicione as pginas que desejar nos Favoritos, caso queira encontra-las no menu Favoritos posteriormente. A ideia que as pginas mais visitadas, ou aquelas que o usurio deseje lembrar o endereo posteriormente, fiquem armazenadas nos Favoritos e no todas as navegadas. Afinal, favorito algo preferido, certo? GABARITO: E. 19. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q33) Uma lista de distribuio, ou mailing list, um recurso da Internet que permite, por meio de correio eletrnico, que diversos usurios recebam e enviem

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

mensagens para uma lista, cujas assinaturas so gerenciadas por um servidor de listas. COMENTRIOS A banca anulou esta questo. Motivou sua deciso pelo uso da expresso mailing list, dizendo que ela pode ter vrios sentidos. Eu at acredito que a melhor seria ter usado o termo lista de discusso ou grupo de discusso. Falar apenas em lista de distribuio ou mailing list leva a pensar em um cadastro de e-mails muito comuns nas empresas, onde o usurio faz uma assinatura para receber mensagens da entidade. Quando os usurios enviam e-mails para um servidor que se encarrega de distribuir na lista, temos o servio de grupo de e-mails. A ideia simples e funciona como um programa de computador de armazena uma base de dados contendo os endereos de correio eletrnico dos participantes da lista e quando um participante envia uma mensagem para a lista esta encaminhada aos demais. GABARITO: ANULADA. 20. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q34) Uma URL contm o nome do protocolo utilizado para transmitir a informao ou arquivo e informaes de localizao da mquina onde esteja armazenada uma pgina web. COMENTRIOS Item correto. URL (Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos) o que conhecemos como endereo web. O problema que este conceito est sempre amarrado a outros e representa uma viso do que chamamos de espao de endereamento. Imagine que voc queira acessar um livro que est na casa de um amigo, em um local especfico. Dependendo da situao, voc poderia dizer apenas o endereo do seu amigo dentro do nosso mundo (rua, nmero, bairro, cidade, estado, pas). Desta forma, voc referencia ao todo (ao domnio) do seu amigo. L existem vrios objetos e servios (recursos) e, se pudesse acessar diretamente o livro, ento deveria acrescentar o local na casa onde est o livro. Por exemplo, acrescentando uma barra (/) ao endereo e indicando o cmodo e nome do livro.
##19-491.455.060##

assim o URL. Alm do domnio, ele padroniza a forma de indicar, dentro do domnio, onde est o recurso desejado e mais, indica ainda a forma de acessar o recurso (protocolo). Assim: <protocolo://> <domnio> </local/local.../> <recurso> GABARITO: C.

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

21. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q35) O aplicativo Writer, do BrOffice, utilizado para a edio de textos, no permite a realizao de clculos com valores numricos, por exemplo, clculos com valores em uma tabela inserida no documento em edio. COMENTRIOS Errado! O Writer permite, sim, clculos com valores numricos em suas tabelas. No um programa especialista em tabelas, mas possui algumas frmulas que podem ser utilizadas. GABARITO: E. Acerca de redes de computadores e segurana da informao, julgue os itens subsequentes. 22. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q36) Autenticidade um critrio de segurana para a garantia do reconhecimento da identidade do usurio que envia e recebe uma informao por meio de recursos computacionais. COMENTRIOS Cuidado. A autenticidade para quem envia. Ela garante a procedncia da mensagem, no que quem recebeu o destinatrio correto. GABARITO: E. 23. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q37) Nobreak um equipamento que mantm, durante determinado tempo, em caso de falta de energia eltrica na rede, o funcionamento de computadores que a ele estiverem conectados. COMENTRIOS Nobreak um equipamento que fornece energia aos equipamentos ligados a ele caso ocorra alguma interrupo no fornecimento normal. Normalmente ele possui baterias que so acionadas em caso de falta de energia. Item correto.
##19-491.455.060##

GABARITO: C. 24. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q38) Nas empresas, um mesmo endereo IP , geralmente, compartilhado por um conjunto de computadores, sendo recomendvel, por segurana, que dez computadores, no mximo, tenham o mesmo endereo IP. COMENTRIOS Nada disso. possvel o compartilhamento de endereo IP, mas isto no significa que os computadores tero o mesmo endereo IP. Cada qual tem seu endereo, mas compartilha um endereo vlido na Internet. O

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

compartilhamento refere-se apenas ao endereo que acessa a rede Internet e no ao endereo do prprio computador. GABARITO: E. 25. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q39) A criptografia, mecanismo de segurana auxiliar na preservao da confidencialidade de um documento, transforma, por meio de uma chave de codificao, o texto que se pretende proteger. COMENTRIOS Perfeito. A criptografia auxilia o processo de segurana, dificultando acesso ao texto original. O texto modificado por algoritmos que usam chaves no processo de modificao do texto original. GABARITO: C. 26. (CESPE/2013/TJDFT/Tcnico Judicirio-Administrativa/Q40) Backdoor uma forma de configurao do computador para que ele engane os invasores, que, ao acessarem uma porta falsa, sero automaticamente bloqueados. COMENTRIOS A afirmao est equivocada. Ao contrrio, backdoor uma falha na segurana, uma porta dos fundos aberta, que permite aos invasores invadir o sistema. Diversos fatores podem deixar esta porta aberta: falhas em programas, software maliciosos, m configurao etc. GABARITO: E. Com relao ao ambiente Windows e a aplicativos de edio de textos e de navegao na Internet, julgue os itens a seguir. 27. (CESPE/2013/TJDFT/Nvel Superior/Q23) No Windows XP, a funo de gerenciamento do computador permite que diversas atividades de manuteno em computadores locais e remotos sejam realizadas, como, por exemplo, gerenciar recursos compartilhados, visualizar usurios conectados e interromper servios do sistema.
##19-491.455.060##

COMENTRIOS Correto. O gerenciamento do computador permite, sim, realizar as atividades descritas no item. GABARITO: C. 28. (CESPE/2013/TJDFT/Nvel Superior/Q24) No Windows, quando um cone associado a um arquivo for arrastado para um disco diferente do atual,

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

ser criada uma cpia do arquivo, sendo mantido o arquivo no disco de origem. COMENTRIOS verdade. Se as unidades so diferentes, ento realizada, por padro, uma cpia do arquivo. Mas se for na mesma unidade, ento o arquivo arrastado movido. GABARITO: C. 29. (CESPE/2013/TJDFT/Nvel Superior/Q25) O Word (vale para Writer) possui recurso de inserir, de forma automtica, sem interferncia do usurio, ndice no documento em edio, o que feito quando so reconhecidos os ttulos dos itens do documento. COMENTRIOS O Word possui recursos de controle de ndices, porm p preciso a interferncia do usurio tanto para inserir o ndice, quanto para marcar (estilos) os itens que faro parte do ndice. GABARITO: E. No que se refere segurana da informao, julgue os itens que se seguem. 30. (CESPE/2013/TJDFT/Nvel Superior/Q26) Worm um software que, de forma semelhante a um vrus, infecta um programa, usando-o como hospedeiro para se multiplicar e infectar outros computadores. COMENTRIOS No verdade. Worms so programas parecidos com vrus, mas que na verdade so capazes de se propagarem automaticamente atravs de redes, enviando cpias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms apenas se copiam, no infectam outros arquivos, eles mesmos so os arquivos!!). Alm disso, geralmente utilizam as redes de comunicao para infectar outros computadores (via e mails, Web, FTP, redes das empresas etc).
##19-491.455.060##

GABARITO: E. 31. (CESPE/2013/TJDFT/Nvel Superior/Q27) A autoridade certificadora, que atua como um tipo de cartrio digital, responsvel por emitir certificados digitais. COMENTRIOS Isso mesmo. Guarde isso. A AC como nosso cartrio, confirmando a autenticidade por meio dos certificados digitais. GABARITO: C.

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

32. (CESPE/2013/TJDFT/Nvel Superior/Q28) Firewall um equipamento para redes que armazena e gerencia o software de antivrus, para garantir que toda a rede estar isenta de ataques maliciosos realizados por programas de computador. COMENTRIOS Nada disso. Basicamente, o firewall um sistema para controlar o acesso s redes de computadores, desenvolvido para evitar acessos no autorizados em uma rede local ou rede privada de uma corporao. Pode ser desde um software sendo executado no ponto de conexo entre as redes de computadores ou um conjunto complexo de equipamentos e softwares. GABARITO: E.

Polcia Federal Escrivo

##19-491.455.060##

Considerando a figura acima, que ilustra as propriedades de um dispositivo USB conectado a um computador com sistema operacional Windows 7, julgue os itens a seguir. 23 As informaes na figura mostrada permitem inferir que o dispositivo USB em questo usa o sistema de arquivo NTFS, porque o fabricante Kingston. Comentrios

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

Esta afirmao est errada. No existe relao entre o sistema de arquivos (NTFS) e a marca do dispositivo (Kingston). Gabarito: E. 24 Ao se clicar o cone , ser mostrado, no Resumo das Funes do Dispositivo, em que porta USB o dispositivo est conectado. Comentrios Esta questo no foi bem clara. Clicar em qual cone? Se clicar no cone do controlador USB, sim, mostrar em qual porta est conectado no campo do resumo das funes. Mas se eu clicar no cone do prprio dispositivo (Kingston Data Traveler...) ser mostrado o nome do fabricante e o local em que est conectado, mas o dispositivo apontar para o controlador e no para a porta. No ficou claro, ento deveria ser anulada. Atualizado em ago/2013. A banca optou por anular a questo, como imaginvamos. Gabarito: X. 25 Um clique duplo em far que seja disponibilizada uma janela contendo funcionalidades para a formatao do dispositivo USB. Comentrios Afirmativa errada. Um clique duplo abre a janela com as propriedades associadas ao dispositivo. Gabarito: E. Com relao a redes de computadores, julgue os itens seguintes. 26 Se uma impressora estiver compartilhada em uma intranet por meio de um endereo IP, ento, para se imprimir um arquivo nessa impressora, necessrio, por uma questo de padronizao dessa tecnologia de impresso, indicar no navegador web a seguinte url: print://<IP_da_impressora>/<nome_do_arquivo>, em que IP_da_impressora deve estar acessvel via rede e nome_do_arquivo deve ser do tipo PDF.
##19-491.455.060##

Comentrios ERRADO! Se a impressora est compartilhada e o usurio tiver permisso para usar a impressa, ento esta ser uma impressora disponvel para impresso. Para utiliz-la, basta escolher a tal impressora quando for imprimir. As afirmaes sobre url e nome do arquivo no procedem. Gabarito: E.

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

27 Se, em uma intranet, for disponibilizado um portal de informaes acessvel por meio de um navegador, ser possvel acessar esse portal fazendo-se uso dos protocolos HTTP ou HTTPS, ou de ambos, dependendo de como esteja configurado o servidor do portal. Comentrios Sim, claro. A regra vale tanto para intranet, quanto para Internet. Os protocolos para acesso via WEB (no caso de portais) o HTTP, sendo que o HTTPS a verso segura deste mesmo protocolo. Qual deles ser ofertado aos usurios (ou se ambos) depender das configuraes do servidor. Gabarito: C.

Com base na figura acima, que ilustra as configuraes da rede local do navegador Internet Explorer (IE), verso 9, julgue os prximos itens.
##19-491.455.060##

28 Se o servidor proxy responder na porta 80 e a conexo passar por um firewall de rede, ento o firewall dever permitir conexes de sada da estao do usurio com a porta 80 de destino no endereo do proxy. Comentrios Correto. Faz sentido, no? Se existe uma conexo micro <-> firewall <-> servidor proxy e este ltimo atende na porta 80, ento aquele que procura o atendimento (estao do usurio) deve procurar este atendimento na mesma porta, no mesmo? Neste caso, como existe um filtro intermedirio, entre a estao e o proxy, lgico imaginar que o filtro deve permitir esta conexo na mesma porta. Gabarito: C.

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

29 A opo Usar um servidor proxy para a rede local faz que o IE solicite autenticao em toda conexo de Internet que for realizada. Comentrios Na verdade no. Um servidor proxy funciona como um intermedirio entre o navegador do usurio (computador do usurio) e a Internet. Ele tambm tem uma tima funo de acelerar a navegao guardando localmente pginas navegadas (quando queremos uma determinada pgina, se esta estiver guardada no proxy, ento no ser preciso baixar a pgina da Internet). Alm disso, o proxy tambm cria filtros de conexo, no permitindo qualquer tipo de requisio dos computadores (filtrando tipos de contedo, por exemplo). Mas, quando o acesso local, ento no precisaramos do proxy, certo? Por isso existe esta opo do IE Usar um servidor proxy para a rede local, para que, mesmo localmente, possamos usar o servidor proxy na navegao. No existe relao direta com a autenticao. Gabarito: E. A respeito de tipos de computadores e sua arquitetura de processador, julgue os itens subsequentes. 30 Diferentemente de um processador de 32 bits, que no suporta programas feitos para 64 bits, um processador de 64 bits capaz de executar programas de 32 bits e de 64 bits. Comentrios Sim! Em geral assim que funciona. Os processadores com recursos mais avanados mantm compatibilidade com os mais antigos, mas estes, claro, no conseguem utilizar as novidades simplesmente por no possuir os recursos necessrios. Gabarito: C.
##19-491.455.060##

31 Um processador moderno de 32 bits pode ter mais de um ncleo por processador. Comentrios Sim, perfeitamente possvel. Existem processadores de 32 bits com mais de um ncleo. Gabarito: C. Acerca de organizao, processos e gerenciamento de informaes, julgue os itens que se seguem.

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

32 Considere que um usurio de login joao_jose esteja usando o Windows Explorer para navegar no sistema de arquivos de um computador com ambiente Windows 7. Considere ainda que, enquanto um conjunto de arquivos e pastas apresentado, o usurio observe, na barra de ferramentas do Windows Explorer, as seguintes informaes: Bibliotecas > Documentos > Projetos. Nessa situao, mais provvel que tais arquivos e pastas estejam contidos no diretrio C:\Bibliotecas\Documentos\Projetos que no diretrio C:\Users\joao_jose\Documents\Projetos. Comentrios A afirmao est incorreta. No temos a pasta C:\Bibliotecas no Windows 7. Pelo menos, no por padro. Bibliotecas no so pastas. Parecem pastas, mas so objetos que guardam caractersticas semelhantes e servem para facilitar a visualizao de diversos arquivos e pastas, mantendo-os no local de origem. Geralmente, a pasta em que os arquivos mostrados no Windows Explorer esto localizados aparece na barra de ferramentas, que mostra o caminho de pastas para se chegar pasta mostrada. No caso em anlise, teramos \Bibliotecas\Documentos\Projetos se Bibliotecas fosse, de fato uma pasta. Mas no . As Bibliotecas, por padro, so apenas reunies de contedos das pastas Documentos, Imagens, Msicas, Vdeos e outras definidas pelo usurio. O contedo das pastas, bem como a localizao, continuam os mesmos. O local padro para as pastas dos usurios : C:\Users\Nome_do_Usurio. Para estar certo da localizao preciso olhar para as propriedades da pasta, pois isto depender do ambiente instalado. Em rede, por exemplo, mais comum que a pasta Documentos seja uma juno da pasta C:\Users\<login>\Documents com a pasta C:\Users\Public\Documents Gabarito: E. 33 Ttulo, assunto, palavras-chave e comentrios de um documento so metadados tpicos presentes em um documento produzido por processadores de texto como o BrOffice e o Microsoft Office.
##19-491.455.060##

Comentrios A afirmao estaria correta se a banca informasse quais so os processadores de texto. BrOffice e Microsoft Office no so processadores de texto, so pacotes de aplicativos para escritrio que incluem processadores de texto (BrOffice Writer e Microsoft Office Word). Por isso, esta questo deveria ser anulada, pois causa confuso ao no citar os nomes dos processadores corretamente. Gabarito: C. Julgue os itens subsequentes, relativos procedimentos, prticas e outros aspectos. a segurana da informao,

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

34 Se uma soluo de armazenamento embasada em hard drive externo de estado slido usando USB 2.0 for substituda por uma soluo embasada em cloud storage, ocorrer melhoria na tolerncia a falhas, na redundncia e na acessibilidade, alm de conferir independncia frente aos provedores de servios contratados. Comentrios Afirmao equivocada. Falando em cloud storage, estamos falando em armazenamento na rede mundial. Estaramos trocando um equipamento local por um remoto, contratando um servio para ficar responsvel pelo armazenamento dos dados. Se contratamos um servio, ento no teremos a independncia citada ao final da frase. Gabarito: E. 35 Considere que o usurio de um computador com sistema operacional Windows 7 tenha permisso de administrador e deseje fazer o controle mais preciso da segurana das conexes de rede estabelecidas no e com o seu computador. Nessa situao, ele poder usar o modo de segurana avanado do firewall do Windows para especificar precisamente quais aplicativos podem e no podem fazer acesso rede, bem como quais servios residentes podem, ou no, ser externamente acessados. Comentrios Esta afirmao est correta. O Firewall do Windows com Segurana Avanada permite configurar e exibir regras detalhadas de entrada e sada, e integrar com o protocolo IPsec (IP seguro). Estas configuraes envolvem a especificao de aplicativos que podem fazer acesso rede e outros detalhamentos conforme descrito na questo. preciso ser um membro do grupo Administradores ou do grupo Operadores de Rede para usar o Firewall do Windows com Segurana Avanada.
##19-491.455.060##

Gabarito: C. 36 A poltica de mesa limpa e de tela limpa medida essencial para a melhoria do controle de acesso lgico e fsico em um ambiente corporativo seguro. Uma poltica alternativa seria a instalao de um sistema de single-sign-on no ambiente de sistemas de informaes corporativo. Comentrios A poltica de mesa limpa prega que a mesa de trabalho deve ficar livre de itens que podem comprometer a segurana. Papis de trabalho, equipamentos, dispositivos de armazenamento etc. Da mesma forma, a tela limpa uma ao

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

preventiva contra possveis comprometimentos dos dados em tela visveis a pessoas no autorizadas. Um sistema single-sign-on aquele onde o controle de acesso centralizado. Um s registro para todos os sistemas e at para o acesso fsico. Mas as duas coisas no so excludentes, uma no alternativa outra. Aplicar o single-sign-on no exclui a necessidade de mesa limpa e tela limpa. A afirmativa errou neste ponto. Gabarito: E. 37 A zona desmilitarizada de uma rede (ZDM ou DMZ) o local indicado para a instalao de um gateway de sada de uma sub-rede que adota um esquema de NAT (network address translation) para proteo de seus computadores no momento de acesso Internet. Comentrios Esta questo gerou bastante polmica e acabou por ser anulada pela banca. No meu entendimento, estaria mesmo errada, pois o local apropriado para o gateway que faz o nat de uma sub-rede na prpria sub-rede. Observe que este gateway possui os endereos dos micros da sub-rede e, portanto, deve ficar protegido. Seria melhor ter colocado um proxy / firewall de aplicao na DMZ. J o NAT serve para dar acesso Internet para computadores que no possuem endereo vlido. Assim, o NAT reescreve os endereos IP de origem para que computadores internos tenham acesso rede mundial. Gabarito: X. 38 Considere que, visando reduzir o volume de trfego Internet em uma rede corporativa, a administrao da rede tenha instalado um sistema de proxy transparente. Nessa situao, tal proxy no contribuir para o aumento da anonimidade dos usurios dessa rede na navegao Internet. Comentrios
##19-491.455.060##

Mais uma questo anulada pelo CESPE. De fato, foi preciso fechar um olho para concordar com o gabarito preliminar, pois pareceu exagerado dizer que o proxy em nada contribuiria para a anonimidade do usurio. Uma das funes do proxy funcionar como um cache da internet, armazenando dados acessados para fornec-los aos solicitantes de forma mais eficientes. Neste caso podem at ser chamados de proxy de cache. O proxy transparente aquele que obriga os usurios a usarem o proxy para realizar seus acessos. O proxy intercepta as conexes, ainda que o navegador no esteja configurado para utiliz-lo. Desta forma possvel impor regras de acesso e permitir a obteno de dados estatsticos mais precisos. Em outras palavras, o proxy transparente uma arquitetura que permite que o navegador

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

cliente no saiba da existncia do proxy. Ele o navegador acha que est solicitando o recurso diretamente ao servidor original, porm o proxy encarrega-se de capturar e processar a solicitao. Este tipo de proxy vai impor o uso do proxy aos usurios, mas no aumentar a anonimidade na navegao. Porem dizer que no contribui no aumento do anonimato, dependeria da situao em que se encontrava antes do proxy, certo? Muita gente imagina que este proxy no impede a conexo direta, mas ele intercepta as conexes. Logo, o navegador pensa que est atuando diretamente (aumentando a anonimicidade das aes dos usurios), mas no est. O acesso ir passar pelo proxy transparente. Gabarito: X. 39 Para tratar um computador infestado por pragas virtuais do tipo pop-up e barra de ferramenta indesejada, mais indicado o uso de aplicativos com funes de antispyware que aplicativos com funo de antivrus. Em ambos os casos, a eficcia da remoo depende da atualizao regular das assinaturas de malwares. Comentrios Poderia at ser verdade, mas a banca anulou a questo. Acontece que as pragas citadas na questo no so vrus. So softwares maliciosos, mas no so vrus. Para estes tipos de programas o melhor so os programas com funes antispyware mesmo. Porm, h que se considerar que atualmente os aplicativos no realizam apenas um papel, mas sim vrios, na defesa do sistema. Gabarito: X. 40 Imediatamente aps a realizao de um becape incremental utilizando-se um software prprio de becape, h expectativa de que esteja ajustado o flag archive de todos os arquivos originais que foram copiados para uma mdia de becape.
##19-491.455.060##

Comentrios Sim, de fato. Estes programas ajustam a propriedade de arquivamento (flag archive) para informar que os arquivos j foram copiados em um backup. Gabarito: C.

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

Ministrio Da Integrao Nacional - Assistente Tcnico Administrativo

janela I Word 2010

janela II Excel 2010

janela III PowerPoint 2010


##19-491.455.060##

Com base nas situaes mostradas nas figuras acima, que apresentam janelas do Word 2010, Excel 2010 e PowerPoint 2010 que foram abertas em um computador equipado com sistema operacional Windows 7, julgue os itens subsequentes. 43 Na situao mostrada na janela do Word 2010, para se copiar o ttulo Relatrio em outro local no texto, suficiente se realizar a seguinte sequncia de aes: aplicar um clique duplo no referido ttulo; acionar o boto ; aplicar um clique no local onde o texto deve ser copiado; pressionar e manter pressionado o boto [CTRL] e, em seguida, teclar [V].

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

Comentrios Corretssimo. Clicar 2x no ttulo ir selecionar a palavra Relatrio. bom salientar que em se tratando de mais de uma palavra, frase ou pargrafo, clicar duas vezes no resolveria. Para selecionar uma frase preciso segurar a tecla CTRL ao clicar em algum ponto da frase e para selecionar o pargrafo preciso clicar 3x. O boto mostrado justamente boto copiar, que envia os dados selecionados para a rea de transferncia, permitindo colar na sequncia (selecionar o local por meio de clique e, depois, usar a combinao Ctrl+V). Gabarito: C.

44 Para se aplicar a fonte Times New Roman em todo o texto mostrado na janela I, suficiente aplicar um clique duplo em qualquer ponto do texto o que permite selecionar todo o texto ; em seguida, acionar o boto , para abrir uma caixa de ferramentas que apresenta uma lista de fontes; e, finalmente, escolher a fonte Times New Roman mostrada nessa lista. Comentrios No, isto est errado. O cone mostrado permite selecionar a cor da fonte e no a fonte que ser utilizada. Alm disso um clique duplo no texto seleciona apenas a palavra clicada e no o texto todo. Para selecionar todo o texto usamos o Cltr + T ou, via mouse, clicamos 3x com o ponteiro na margem esquerda da pgina. Gabarito: E.

45 Caso se aplique um clique duplo na barra de ttulo na janela I, o documento ser fechado.
##19-491.455.060##

Comentrios Errado. Um clique duplo na barra de ttulo Maximiza / Restaura a janela. Se a janela j est maximizada, restaura. Caso contrrio, maximiza. Gabarito: E.

46 Na situao da planilha mostrada na janela II, considere que a clula D2 deva apresentar a mdia aritmtica dos valores que se encontram nas clulas

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

B2 e C2. Nesse caso, suficiente que o usurio clique na clula D2, digite nessa clula a expresso =mdia(B2:C2) e, em seguida, tecle [ENTER]. Comentrios Correto. Nem precisamos olhar a imagem. Para calcular a mdia entre clulas, basta usar a funo mdia. Neste caso, devemos selecionar a clula que armazenar o resultado e digitar =mdia(clulas). No lugar de clulas, inserimos as clulas que faro parte do clculo. Se for um intervalo, basta inserir a clula do canto superior esquerdo, seguida de :, seguida da clula do canto inferior direito. Gabarito: C.

47 Na situao mostrada na janela III, caso o usurio selecione a palavra Concluso e, em seguida, acione o boto fonte dessa palavra. Comentrios O boto mostrado na questo o Aumentar Fonte. Ele aumenta o tamanho do texto selecionado (ou da posio do cursor) para a prxima unidade padro. No aumenta de 1 em 1, mas sim conforme o padro de tamanhos. Veja o padro clicando na caixa tamanho da fonte, ao lado esquerdo do boto citado. Gabarito: C. , ser aumentado o tamanho da

##19-491.455.060##

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

A figura acima mostra uma janela do navegador Internet Explorer aberta em um computador equipado com o sistema operacional Windows 7. A respeito dessa janela e de conceitos e aplicativos associados Internet, julgue os itens seguintes. 48 Na situao mostrada na figura, ao se clicar o boto , ser aberto um aplicativo de correio eletrnico que permitir o envio de uma mensagem ao responsvel pela pgina da Web atualmente em exibio (www.unb.br). Comentrios No verdade. Clicar no boto casa em qualquer navegador remete -nos ao endereo armazenado como pgina inicial. Equivale a dizer que queremos ir para o local indicado como inicial no navegador. Nos dias atuais, pode ser uma pgina, um grupo de pginas ou, at, uma pgina em branco.
##19-491.455.060##

Gabarito: E.

49 Na situao mostrada na figura, ao se clicar a ferramenta , ser acionado o modo annimo de navegao, que evita que o navegador guarde, no histrico, as pginas da Web visitadas. Comentrios O cone da estrela indica FAVORITOS e abre o painel de favoritos no IE. um painel mostrado esquerda, que permite gerenciar os favoritos e, em outras

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

abas, os feeds (tambm chamados de feeds RSS, feeds XML, contedo agregado ou feeds da Web, possuem contedo atualizado com frequncia e publicado por um site) e histricos. Gabarito: E.

50 Na situao mostrada na figura, ao se clicar o boto , ser iniciado procedimento de anlise da confiabilidade da pgina da Web em exibio, que procurar avaliar o risco de infeco do computador por vrus ou outras ameaas digitais. Comentrios Nada disso. O boto da roda dentada o boto ferramentas. Ele abre o menu ferramentas para que possamos, principalmente, configurar o aplicativo. Gabarito: E.

Ministrio Da Integrao Nacional Analista Superior

##19-491.455.060##

janela I Windows Explorer

janela II Word 2010

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

janela III Excel 2010

janela IV PowerPoint 2010

Com relao s situaes mostradas nas figuras acima, que apresentam janelas do Windows Explorer, Word 2010, Excel 2010 e PowerPoint 2010 que foram abertas em um computador equipado com sistema operacional Windows 7, julgue os itens a seguir. 35 Na situao ilustrada na janela I, os arquivos encontram-se na pasta Comentrios Observe, na barra de endereos do Windows Explorer, a localizao dos arquivos mostrados. A ltima pasta da lista a pasta Escritrio. nesta pasta que esto localizados os arquivos mostrados. Item errado. Gabarito: E.
##19-491.455.060##

, .

36 Na situao ilustrada na janela III, ao se clicar a clula B1, se pressionar e manter pressionada a tecla [CTRL] e se clicar a clula B3, ser selecionado o grupo de clulas formado apenas pelas clulas B1 e B3. Comentrios Correto. O CTRL permite selecionar vrios objetos, ainda que no sejam adjacentes. A observao mais importante no uso do CTRL ao selecionar clulas que ao pressionar a tecla CTRL as clulas j selecionadas faro parte do grupo selecionado. Por exemplo, se estamos na clula J34 e clicamos na clula B1

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

aps teclar CTRL, ento as clulas J34 e B1 formam um grupo selecionado. Mantendo o CTRL pressionado e clicando em outras clulas, estas sero includas no grupo. Portanto, para garantir que apenas as clulas X1 e X5 faam parte do grupo, preciso selecionar a primeira sem clicar em CTRL e depois selecionar as demais segurando o CTRL (ou pelo menos pressionando CTRL antes de clicar). Gabarito: C.

37 Na situao ilustrada na janela II, para se aplicar negrito ao trecho Prezado Senhor Fulano de Tal, suficiente selecionar esse trecho, pressionar e manter pressionada a tecla [CTRL] e, em seguida, teclar [N]. Comentrios Correto. A combinao CTRL+N aplica (ou desaplica) o negrito. bom observar que se o texto selecionado j est em negrito, ento o negrito ser retirado! Gabarito: C.

38 Na situao ilustrada na janela IV, o acionamento do boto iniciar o processo de insero de um novo eslaide na apresentao. Comentrios

permite

A banca j comentou a questo quando alterou o gabarito: O cone apresentado no item permite iniciar o processo de insero de novo leiaute, e no de novo eslaide. Dessa forma, opta-se pela alterao do gabarito.
##19-491.455.060##

Gabarito: E.

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

A figura acima mostra uma janela do navegador Internet Explorer aberta em um computador equipado com o sistema operacional Windows 7. Em relao a essa janela e aos conceitos e aplicativos associados Internet, julgue os itens seguintes. 39 Ao se clicar o boto , o navegador exibir a parte oculta do texto que se encontra esquerda da imagem mostrada na pgina www.integracao.gov.br. Comentrios Negativo. A seta para a direita o boto avanar. O boto Avanar habilitado a partir do momento que se volta a uma pgina j visitada utilizando o boto Voltar. Sempre que voltamos, uma lista com a sequncia de pginas visitadas armazenada e o boto avanar permite-nos navegar adiante nesta lista. Gabarito: E.
##19-491.455.060##

40 O acionamento do boto Comentrios

permite atualizar a pgina em exibio.

Nada disso, esta afirmao est errada. O boto mostrado o boto de feed. Os feeds (tambm chamados de feeds RSS, feeds XML, contedo agregado ou feeds da Web, possuem contedo atualizado com frequncia e publicado por um site.

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Ebook Questes Comentadas da Banca CESPE

Questes aplicadas em 2013

Segundo a Microsoft, os feeds so usados por sites de notcias e blog, mas tambm para distribuir outros tipos de contedo digital, incluindo imagens, arquivos de udio ou vdeos. E continua: o Internet Explorer pode descobrir e exibir feeds quando voc visitar sites. Voc tambm pode assinar feeds a fim de procurar automaticamente e baixar atualizaes para exibir depois. Alm disso, quando voc adiciona um Web Slice sua Barra Favoritos, voc assina automaticamente o feed associado. Gabarito: E.

##19-491.455.060##

Professor Alexandre Lnin Carneiro

Verso 1.2 /Mar-2013

Anda mungkin juga menyukai